ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


De ponta a ponta, Hamilton vence na China e lidera o campeonato ao lado de Vettel

nglês da Mercedes dominou a corrida em Xangai, não sendo ameaçado em nenhum momento. Vettel foi o 2º e Verstappen, em grande prova de recuperação, fechou o pódio. Massa termina em 14º De ponta a ponta

ranquilo, assim pode ser definido o 54ª triunfo de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Neste domingo, o inglês não deu chances para os adversários e liderou do começo ao fim o GP da China, garantindo a primeira vitória dele na temporada, igualando Sebastian Vettel na liderança do campeonato. O alemão da Ferrari, por sua vez, teve que remar para recuperar posições perdidas no box, e finalizou a prova na segunda colocação. Saindo de 16º, Max Verstappen deu show, ultrapassou por dentro, por fora e no final segurou o companheiro Daniel Ricciardo para conquistar um valioso terceiro lugar. Entre os considerados "segundos pilotos", Kimi Raikkonen lutou contra um problema no torque do motor Ferrari e encerrou a corrida na quinta colocação. Já Valtteri Bottas errou sozinho durante a bandeira amarela, e se viu obrigado a fazer uma prova de recuperação, levando o carro 77 da Mercedes a um modesto sexto lugar. Completaram o Top 10, Carlos Sainz em sétimo, Kevin Magnussen em oitavo e a dupla da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon, em nono e décimo respectivamente. Felipe Massa largou mal e ao final da primeira volta já tinha caído de sexto para décimo. O brasileiro não se encontrou na corrida, e recebeu a bandeirada na 14ª colocação, à frente apenas da Sauber de Marcus Ericsson, entre os carros que completaram a prova. Fernando Alonso, por sua vez, mais uma vez tirou tudo o que podia da frágil McLaren, passando grande parte da prova entre os dez primeiros. No final, porém, o espanhol se viu obrigado a abandonar o GP da China em razão de um problema com a homocinética no carro da escuderia britânica. A Fórmula 1 volta daqui a uma semana, em Sakhir, com o GP do Bahrein. O primeiro treino livre será no dia 14 de abril às 8h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. A prova acontece na manhã de domingo às 12h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

(Foto: Reprodução/Twitter)


Seis coisas que o Stalkscan revela sobre você — ou alguém — no Facebook

Veja detalhes de tudo que o Stalkscan revela sobre você no Facebook (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Stalkscan é um site que promete revelar todas as suas informações que estão públicas ou liberadas para amigos no Facebook. Apesar de parecer simples, a ferramenta permite conferir detalhes que você não lembrava que estava expondo na rede social, como lugares que frequenta, religião, eventos que marcou presença e grupos fechados que participa. Esses dados podem ser analisados por empresas, caso esteja tentando conseguir um emprego ou, até mesmo, por alguém que está realmente "stalkeando" sua vida, como o nome da plataforma sugere.A seguir, confira seis coisas que o Stalkscan revela sobre você — ou alguém — e veja tudo que qualquer pessoa pode descobrir na rede social além dos tradicionais posts, fotos e vídeos. Por usar um recurso do próprio Facebook, o Graph Search, o site mostra tudo de acordo com a privacidade ativada para quem busca. Ou seja, se você for amigo de quem está pesquisando provavelmente terá mais informações do que um desconhecido. Assim, tente usar um perfil mais distante do seu, caso queira ver tudo que é publico e qualquer um pode visualizar.



Eleição de diretórios do Partido dos Trabalhadores na Bahia ocorre neste domingo (09)

(Foto: Reprodução)

A eleição para presidência dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores na Bahia ocorre neste domingo (9), a partir das 9h. Também acontece a escolha dos 310 delegados que ficarão responsáveis por eleger a mesa diretora do diretório estadual do partido, durante o Congresso Estadual de maio. Já neste evento serão eleitos os delegados que escolherão a diretoria da Executiva Nacional. Cerca de 60 mil petistas de 308 cidades deverão ir às urnas neste domingo. Em Salvador, mais de 15 mil filiados ao PT são esperados em 20 zonas. Os candidatos ao diretório municipal são Danielle Ferreira, estudante de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da chapa 'Optei'; Gilmar Santiago, ex-vereador e da chapa 'Muda PT'; e Paulo Mota, vice-presidente do Diretório Municipal e da chapa 'Força da Militância'. O governador Rui Costa e o ex-ministro Jaques Wagner, duas grandes lideranças do partido, não se manifestaram sobre a eleição, mas, de acordo com o A Tarde, Rui defende que o PT saia unido dessa eleição. O presidente estadual do partido, Everaldo Anunciação, afirmou à publicação que a meta desse Processo de Eleições Diretas (PED) é criar condições para disputar 2018. "A volta de Lula à Presidência, à reeleição de Rui Costa ao governo e garantir uma vaga do Senado para Wagner", detalhou. 



Brumado: Polícia Civil age rápido e elucida duplo latrocínio que vitimou pai e filho

Um dos participantes do crime brutal foi apresentado pela Polícia (Foto: Divulgação 20ª COORPIN)

A Polícia Civil conseguiu, em menos de 48 horas (dia 06), desvendar a autoria dos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) que aconteceram na última quarta­feira (05), na zona rural do município de Brumado. Os crimes vitimaram os agricultores Adão de Souza Lobo, de 65 anos, e seu filho Paulo Sérgio de Souza Lobo, de 37 anos. Eles foram brutalmente assassinados, quando receberam vários golpes de facão e tiveram seus corpos queimados. No último dia 06, os Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender Lucas Lage de Almeida, vulgo "Batatão", de 19 anos, o qual confessou a prática do delito. Os outros dois autores foragidos são Juliano Soares Pereira, vulgo "Titibull", de 18 anos, e um outro adolescente de 17 anos. Importante salientar que os jovens autores passaram a noite fazendo uso de álcool e drogas e tentaram invadir outras residências próximas à das vítimas. A ferocidade do ataque e multiplicidade dos golpes deixaram perplexos até os mais experientes policiais envolvidos na investigação. A Polícia Civil continuará intensificando as buscas no intuito de prender os outros autores e conta com o apoio da sociedade brumadense para que possa atingir o êxito total na apuração dos delitos.



Pastor é preso acusado de estuprar menina de 12 anos para ‘quebrar feitiço’

Ele mandava mensagens para jovens dizendo que elas precisavam fazer sexo com “homem de Deus” para tirar feitiço do corpo (Foto: Reprodução)

Um pastor de 47 anos foi preso em Campos Novos, em Santa Catarina, na quinta-feira (6), acusado de estuprar uma menina de 12 anos que frequentava a igreja dele. Além disso, ele é suspeito de enviar mensagens para outras duas garotas, na tentativa de abusar delas também. Segundo investigação policial, o pastor convenceu a menina de que ela estava enfeitiçada e deveria ter relações sexuais com ele para resolver o problema. O pastor disse à menina que Deus iria dar a ela uma missão. Dias depois, ele enviou uma mensagem para o celular da garota afirmando que ela sofria com um feitiço e que para quebrá-lo precisava ter relações sexuais pelo menos sete vezes com um homem de fé que fosse casado. Ela então o procurou em busca de orientação e os abusos aconteceram. O delegado Luis Eduardo Machado Córdova afirmou que a situação aconteceu no ano passado. Depois de estuprar a menina, ele tentou ainda abordar duas outras. Confira a reportagem: 



Não deixe para a última hora: Reserve já o seu Vatapá e o Caruru da Semana Santa

(Divulgação)

A Semana Santa é uma das datas mais reverenciadas pelos cristãos, que vem acompanhada de uma mesa farta e de comidas típicas, as quais acompanham as tradições de cada região. No Nordeste, especificamente no sertão, algumas tradições são muito antigas e, até hoje, são mantidas por famílias que fazem questão de se reunir em torno desta data tão representativa. Dentre as tantas tradições existe uma que, em Brumado, é cada vez mais presente na mesa das famílias, que é o Vatapá e o Caruru da Semana Santa e, esta iguaria, tem como representantes máximas na capital do minério a baiana de acarajé Sirlene (foto abaixo) e sua mãe Dona Rita, as quais são consideradas por muito como as grandes mestras destes quitutes dos deuses, já que o tempero e a qualidade são de máxima qualidade. Então você que deseja ter em sua mesa durante o cerimonial da Semana Santa em 2016 este prato extremamente delicioso e saudável pode ligar para os números, (77) 9.990-8440 ou 3441-5304, ou se preferir pode se dirigir ao endereço Rua Milamon Reis Leite, 72 (Próximo ao colégio Modelo), Bairro das Flores a partir das 11:30hs.

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


R$ 5 milhões são disponibilizados para pagamento de gratificação de 6 mil policiais

Foto: Carol Garcia/ Gov Ba

Mais de seis mil policiais militares, civis e técnicos que atuam em 16 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) na Bahia e conseguiram reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), na comparação 2016/2015, serão beneficiados com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). O governo disponibilizou R$ 5,2 milhões para as gratificações. O anúncio do pagamento foi dado pelo governador Rui Costa por meio de suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (7). Ao todo, 6.363 policiais serão premiados. Desses, 5.370 militares, 979 civis e 14 do DPT. Os valores, que variam de R$ 866 a R$ 1.857, vão ser pagos pelo Governo do Estado, em folha adicional, no mês de maio. A lista de unidades vencedoras será publicada na edição deste sábado (8) do Diário Oficial do Estado. Neste mesmo dia, será publicado ainda o projeto de lei que flexibiliza a premiação máxima para mais unidades. Essa medida só será válida para o próximo prêmio, que será pago em outubro. 



Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 36 milhões neste sábado (08)

(Divulgação)

Um novo sorteio da Mega-Sena será realizado, neste sábado (8), pela Caixa Econômica Federal (CEF), no município de Cantagalo, no Rio de Janeiro. O prêmio agora é de R$ 36 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas. O sorteio do concurso 1.919 vai ser iniciado às 20h. A probabilidade de ganhar varia com o número de dezenas jogadas e o tipo de aposta realizada. Com uma aposta mínima de R$ 3,50, por exemplo, a probabilidade de levar o prêmio é de 1 em 50.063.860. Já para uma aposta com 15 dezenas, que é o máximo permitido, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de ficar milionário é de 1 em 10.003. Os jogos podem ser feitos em qualquer lotérica do país até às 19h do dia do sorteio.



Novas Tendências: Soldado blogueira tem cabelo vermelho e é modelo plus size

Para eu manter meu equilibrio é preciso ter identidade, olhar no espelho e amar muito aquela pessoa. Eu não sei se conseguiria se fosse diferente', diz a soldado (Foto: Arte: G1 BA)

A blogueira, design de moda, costureira, modelo plus size, mãe, dona de casa e policial. Moradora de Salvador, a soldado baiana Lívia Chaves concilia todas essas atividades. Há 14 anos na Polícia Militar, hoje ela atua no Corpo de Bombeiros Militar do Estado e trabalha no setor de desenvolvimento e modernização do fardamento da corporação. Dona de uma personalidade forte, a PM, que tem o cabelo vermelho, conta que não abriu mão da identidade visual quando entrou na Polícia Militar. Com a cobertura da farda, a cor dos cabelos até passa despercebida, mas, para ela, o importante é se reconhecer. "Quando eu comecei a pintar [o cabelo de vermelho], não havia nenhuma especificação [sobre a coloração do cabelo no regulamento da PM] e, como trabalho com a cobertura, não chama muita atenção. Quando eu entrei na PM, já tinha mechas loiras", revelou Lívia. Para a soldado, que é mãe de uma jovem de 19 anos, é importante desconstruir padrões para que todos vivam bem na sociedade. “Nunca nenhum comandante superior fez oposição ao meu estilo pessoal. Para eu manter meu equilibrio é preciso ter identidade, olhar no espelho e amar muito aquela pessoa. Eu não sei se conseguiria se fosse diferente", disse..

 

A soldado afirmou ainda que, no trabalho, procura "entrar e sair do quartel, sempre da maneira mais discreta possível". Apesar de hoje trabalhar na área administrativa, Lívia já atuou também na parte operacional da Polícia Militar, nas ruas. Ela trabalhou em 5 unidades diferentes da PM em Salvador e região metropolitana.

Lívia tem uma rotina corrida e, para dar conta de tudo, ela tem a ajuda de planilhas. No Corpo de Bombeiros Militar, a soldado trabalha em um esquema de plantão de 12h, com folga de 36h. Fora isso, ela já foi modelo plus size, desfilou, fez calendários e ganhou o concurso virtual Madame Plus Size Brasil 2016.

Filha de costureira e amante da costura desde menina, Lívia também trabalha com a confecção de faixas para eventos de moda e alimenta um blog onde escreve sobre moda, comportamento, dicas culturas, dentre outros assuntos. “Fazer tantas coisas me faz feliz, isso me instiga como pessoa” ressaltou.

Além de soldado, Laís é blogueira, design de moda, costureira e modelo plus size (Foto: Jorge Cordeiro/Secretaria de Segurança Pública)

Formada em moda desde 2009, Lívia viu no convite para fazer parte da Comissão de Identidade Visual do Corpo de Bombeiros uma oportunidade de conciliar a atividade militar com a formação acadêmica. A soldado desenvolve design para o fardamento da instituição com novas cores, formas, logomarca e modificações nos sapatos e nos chapéus, de modo que proporcionem maior conforto e durabilidade, e que principalmente se tornem mais agradáveis para os plantões de 24 horas.

Ao G1, Lívia contou que o trabalho feito vai além da moda de uma maneira geral. "A moda é tecnologia também, é ergonomia, é uma questão de estudar o biotipo e trazer uma modelagem para aquela pessoa. O foco principal é ergonomia, confortabilidade, usabilidade e durabilidade. Imagina se esse uniforme fosse desconfortável", destaca a soldado.

Atualmente Lívia também trabalha com colegas na produção de uma identidade visual nova para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que foi desvinculado da Polícia Militar do Estado em novembro de 2014. Na ocasião, a soldado, que ainda faz parte da PM, foi cedida ao Corpo de Bombeiros.

CONTINUE LENDO


Governo discute norma para barrar mais de um sindicato por categoria, diz ministro

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante audiência da Comissão Especial da Reforma Trabalhista na Câmara (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou, em entrevista ao G1, que o governo discute uma regulamentação com o objetivo de impor restrições ao registro de sindicatos criados para representar parcela de uma categoria já representada por outro sindicato em atividade. Nogueira disse que "está sendo avaliado" se essa regulamentação também atingiria sindicatos em funcionamento que se enquadram nesse mesmo perfil. "Tem sindicato constituído por categoria e tem sindicato por estabelecimento de negócio. Por exemplo: comerciário que trabalha em uma loja de determinada marca em um shopping é o mesmo comerciário que trabalha [em lojas] na rua. Não pode ter sindicato dos trabalhadores do shopping e da rua", disse o ministro. De acordo com Nogueira, para autorizar a criação de novos sindicatos o ministério observará o princípio constitucional da unicidade sindical. "Se fugir disso [se a categoria já estiver representada por outro sindicato], não pode se criar um sindicato", afirmou. Questionado se a regulamentação atingiria somente novos pedidos de criação de sindicatos ou também aqueles em atividade, o ministro primeiro afirmou que "a lei vigora a partir da sua promulgação". Assim, somente novos pedidos seriam alvo da restrição. Mas depois Nogueira disse que "está sendo avaliado" se a restrição poderá atingir também os sindicatos já em atividade ou autorizados a funcionar. De acordo com o Ministério do Trabalho, o Brasil tem atualmente 16.517 sindicatos com cadastro ativo. Desses, 11.327 representam trabalhadores e 5.190 são patronais. Questionado a respeito da posição do governo sobre a contribuição sindical, que está entre os temas que podem ser incluídos pelos deputados dentro dos debates da reforma trabalhista, Nogueira disse que o governo "não vai se manifestar sobre isso no momento." "O governo está trabalhando para criar um marco regulatório da atividade sindical, propondo a criação de um conselho de autorregulação, com deliberação bipartite [representantes de empregados e empregadores]", disse o ministro. Ele afirmou, porém, que "a representação sindical é importante para servir de contrapeso no mundo do trabalho" e que "os sindicatos prestam serviços extraordinários de defesa da categoria que representam".

(Reprodução)


Adolescente é executada com cinco tiros na cabeça em Itambé

O corpo de Lara de Jesus Santos, 14 anos. foi encontrado já sem vida às margens da BA-634, rodovia que liga Itambé a Ribeirão do Largo. Ela teria envolvimento com o tráfico de drogas (Fotos: Reproduçã

Mais um homicídio violento na cidade de Itambé, choca a população pela natureza do crime (execução), por se tratar de uma adolescente.Lara de Jesus Santos, 14 anos (Larinha) foi executada com cinco tiros na cabeça, na Vila União, Bairro Felipe Achy, por volta das 22h00, desta sexta-feira (7). O corpo da jovem foi encontrado já sem vida às margens da BA-634, rodovia que liga Itambé a Ribeirão do Largo. O Samu foi acionado, mas, só pôde confirmar o óbito. Não há ainda informações a cerca do assassinato de Lara, mas, segundo relatos de pessoas que conhecem a vítima, Lara teria envolvimento com o tráfico de drogas na cidade, como usuária. As polícias Civil, Militar e GCM realizam diligências a fim de identificar e prender o autor do crime. Policiais civis da DT local e peritos do DPT de Itapetinga estiveram na localidade para proceder o levantamento cadavérico e perícia de local. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Itapetinga para procedimentos de autópsia. Esse é o primeiro homicídio do mês de abril e o sexto do ano, somente na sede.



Baiano apresenta estudo em Harvard com letra de Robyssão `Quem Banca é o Viado´

Foto: Composição l 97news

O baiano Tedson Souza levou sua pesquisa de doutorado, que analisa “os bofes” e “as bichas” nas músicas baianas, para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O pesquisador e jornalista apresentará um dos capítulos de sua tese no próximo sábado (8). “Com a questão da Lei Antibaixaria, eu resolvi trabalhar pra saber se os homens representados nas letras eram realmente machistas, misóginos. Eu fui pro campo do pagode baiano pra trabalhar com isso. A pesquisa ainda está em andamento. O capítulo que eu apresento trata da relação entre os homens e os homens negros que são homossexuais, travestis e transexuais. É um capítulo com base na música de Robyssão, ‘Quem Banca é o Viado’”, explicou Souza. Após apresentar seu estudo, o baiano ficará nos EUA por seis meses para fazer um estágio doutoral na Brown University.



Zé Ribeiro volta a solicitar a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses em Brumado

O vereador Zé Ribeiro tem uma luta histórica para a implantação de um Centro de Zoonoses em Brumado (Fotocomposição: Daniel Simurro)

Sempre comprovando uma sintonia fina aos principais anseios da população brumadense, o vereador Zé Ribeiro (PT), volta a apresentar uma indicação muito importante, a qual tem como objeto a implantação de um CCZ - Centro de Zoonoses em Brumado, a qual, é ainda mais pertinente, já que a situação de animais errantes nas vias e praças públicas do município vem atingindo níveis extremamente preocupantes. O parlamentar que sempre lutou pela implantação de um Centro de Controle de Zoonoses Municipal, tendo feitos indicações sistemáticas às últimas administrações, volta a reiterar a sua indicação, que se mostra mais do que urgente. 
 

É comum se flagrar em Brumado matilhas de cães errantes vagando pelas ruas da cidade, desta feita passando bem em frente à sede do Legislativo (Foto: Lúcio Cruz | Assessoria Parlamentar Vereador Zé Ribeiro)

 

Segundo a justificativa apresentada pelo vereador na última década o número de animais que perambulam pela cidade aumentou de forma assustadora, trazendo assim inúmeros transtornos para a população. Ele ainda argumenta que “um centro de controle é imprescindível para a saúde pública, pois irá proporcionar a remoção de animais em risco de morte, como também os que forem diagnosticados com doenças transmissíveis, os quais irão receber o tratamento devido e depois encaminhados para a adoção”. Ele ainda ressalta que “no centro serão desenvolvidas atividades de controle das populações animais, que agora, conta com o apoio de uma lei federal nesse sentido, o que é um ganho importante nessa luta”. E finaliza dizendo que “esperamos contar com a sensibilidade do gestor municipal para que seja implantado o quanto antes o CCZ, pois esse é outro grande anseio da nossa população. Além do que com a implantação o combate à tríplice endemia na cidade também será muito potencializado”. Confira abaixo a indicação feita pelo vereador ao Executivo Municipal: 



Brumado: IFBA abre inscrições para seleção do projeto de extensão `Som do Campus´

Foto: Divulgação

O projeto "Som do Campus" tem como objetivo a formação e implantação de um coro de vozes formado por estudantes e visa produzir conhecimento de noções básicas sobre o canto, promover o diálogo e a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, valorizar a importância da música como fundamento de equilíbrio e desenvolvimento integral, construir um processo de educação musical e cultural entre os participantes por meio da formação do Coro de Vozes, e ofertar novas opções de participação, integração, socialização e lazer aos participantes dos eventos comemorativos do IFBA Campus Brumado. De acordo com os objetivos e características do projeto “Som do Campus”, será realizada uma seleção dentre os candidatos inscritos através de entrevista e avaliação vocal, que levará em conta critérios como: afinação; ritmo; identificação do gosto musical e suas preferências e manutenção do equilíbrio do grupo. Serão priorizados candidatos que, com seu ingresso, preservem ou incrementem o equilíbrio do Coro (Sopranos, contraltos, tenores e baixos). As aulas e ensaios ocorrerão às quartas-feiras, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de abril. (Clique aqui). A seleção ocorrerá nos dias 18 e 19 de abril, às 13h30, no auditório do IFBA Campus Brumado. O dia da seleção de cada candidato será confirmado por e-mail ou telefone. Informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.



Ong AFS estará realizando evento de apresentação em Brumado

Foto: Divulgação

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessário para criar um mundo com mais justiça e paz. Neste sábado (8), a partir das 17:00 horas, o AFS Comitê Brumado realizará o AFS Day, evento divulgação que apresentará a organização de uma forma dinâmica e descontraída, aberto ao público, em um estande na Praça Coronel Zeca Leite. A comunidade global AFS abraça as diferenças e acredita que nosso mundo é mais rico e mais interessante por causa delas. Contamos com sua presença. O mundo te espera. O AFS é uma comunidade inclusiva de cidadãos globais: estudantes, famílias e voluntários determinados a construir pontes entre as culturas.

O que é a AFS?


Preparamos e engajamos cidadãos globais


O AFS prepara e engaja futuros líderes e cidadãos globais com habilidades interculturais essenciais do século XXI para engajar, liderar e colaborar efetivamente em diferentes cenários culturais. Nossos programas internacionais de intercâmbio, estudo no exterior e voluntariado são apoiados por jornadas interculturais baseadas em pesquisa, facilitadas por voluntários e funcionários treinados do AFS. Faça parte da nossa comunidade global!


Programas de Intercâmbio do AFS


High School no exterior, Cursos de idiomas, voluntariado no exterior, gap year,  estágios no exterior, intercâmbios de professores e programas de curta duração. Somos pioneiros em Educação Intercultural e oferecemos programas para mais 50 destinos. Descobrir o seu lugar no mundo, aprender a entender e acolher as diferenças, fortalecer laços de amizade e mudar sua maneira de ver o mundo com são alguns dos benefícios de ser um AFSer.


Programas para Famílias Hospedeiras


Hospedar um intercambista do AFS é uma gratificante e significativa aventura de Aprendizagem Intercultural para toda a família. Por meio das experiências compartilhadas no dia-a-dia, vocês aprenderão não só sobre música, literatura e idioma do país de seu visitante, mas também a maneira de solucionar problemas, a importância do tempo, a natureza das amizades, entre outras questões mais profundas de sua cultura. Experimente ver o mundo através dos olhos de um jovem de outro país!


Oportunidades para Voluntários 


Os voluntários locais do AFS são a força motriz dos programas AFS e ativos em todos os níveis – apoiando estudantes e famílias através de suas viagens interculturais AFS, participando de governança e desenvolvimento de políticas e liderando projetos de impacto social com escolas e comunidades locais. Faça parte da mudança!
Oportunidades de Aprendizagem Intercultural e Educação para a Cidadania Global Ajudamos pessoas de todas as idades e origens a desenvolver habilidades de liderança, resolução de problemas, linguagem e interculturalidade necessárias para ter sucesso em uma economia global e fazer uma diferença positiva no mundo.

 

CONTINUE LENDO


Luto: Brumadense que lutou bravamente contra um câncer no cérebro não resiste e vem a falecer em Barretos

O jovem Weverson Gabriel não resistiu e veio a falecer no início da tarde de hoje (Fotocomposição: 97NEWS)

A história do jovem brumadense Welverson Gabriel Santos Meira Lino foi um grande exemplo de fé e amor à vida. Ele que foi diagnosticado com um câncer no cérebro, iniciou em janeiro deste ano uma batalha contra a doença. Transferido para o Hospital do Câncer de Barretos, uma das grandes referências nacionais do setor, Gabriel passou por vários procedimentos arriscados, que culminaram numa cirurgia extremamente delicada para a retirada do tumor que estava numa área muito sensível de seu cérebro. Ele que ainda estava internado no referido hospital, para dar continuidade ao tratamento, acabou tendo o seu quadro clínico agravado nos últimos dias, já que, ele estava se alimentando por meio de uma sonda, o que dificultou a aplicação da quimioterapia. No início da tarde desta sexta-feira (07), por volta das 13h30m, Weverson Gabriel não resistiu e veio a falecer. A notícia causa uma forte comoção, já que inúmeras correntes de orações foram feitas em favor da vida, mobilizando um grande número de pessoas que sempre acreditaram na plena recuperação do jovem. Na noite desta sexta-feira (07), o Grupo Unidas por Edu, que fez o link para que ele fosse transferido para Barretos, confirma que o evento beneficente da noite de hoje que irá acontecer no Clube Social de Brumado, o qual visa arrecadar fundos para a contribuir para a manutenção dos pacientes brumadenses que estão sendo tratados no Hospital do Câncer de Barretos, está mantido já que era um compromisso anteriormente marcado, mas que uma grande homenagem a Weverson Gabriel será feita. O 97NEWS externa os seus sentimentos de pesar à família enlutada. 



Brumado: Sede da extinta Dires acumula 15 meses de alugueis atrasados; valor já chega aos R$ 150 mil

Segundo o proprietário foi feito um novo acordo para sanar a dívida que se avoluma, mas, até agora, não foi cumprido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Após o recente episódio na nova sede do Ciretran Brumado onde a nossa equipe flagrou o corte da energia elétrica no local por falta de pagamento. Mais um capítulo da série "Brumado Esquecida", aconteceu nesta semana, desta feita, tendo como cenário a sede da extinta 19ª DIRES, onde hoje funciona apenas Núcleo de Saúde do Sudoeste da Bahia (NSSB). Segundo o proprietário do imóvel, o governo do estado deve 15 meses de aluguel. ´”O aluguel não está sendo pago desde o início de 2016, e o valor já passa dos R$ 150 mil”, declarou o locador. Ainda de acordo com o proprietário do imóvel, o estado fez uma proposta para quitar as dívidas em parcelas de aditivos a partir do mês de março, mas, até agora, não foi cumprido o prometido. Esse impasse acaba gerando uma queda de braço entre o estado e o município, pois o governo já sinalizou de forma muito forte que pretende usar a área do extinto Derba para instalar vários órgãos estaduais no local, no intuito de diminuir as despesas com aluguel, só que, em contrapartida, o município já solicitou várias vezes do estado o pedido de doação do local, para que o mesmo possa ser transformado em uma central de abastecimento. 



Em entrevista à Rádio Alternativa, Zé Luiz fala sobre a situação do vereador Zé Carlos de Jonas

(Fotocomposição: 97NEWS)

Em entrevista à Rádio Alternativa na manhã desta quinta-feira (06) o representante do diretório do PT Brumado, José Luiz Alves Ataíde, foi duro em seus questionamentos e fez uma crítica severa ao vereador José Carlos de Jonas, que ainda integra os quadros da legenda em Brumado. Segundo Zé Luiz, o vereador Zé Carlos de Jonas tem que sair de "cima do muro", pelo fato do mesmo não comungar com os pensamentos do partido. A quebra de confiança veio depois que o vereador votou a favor dos projetos do atual prefeito Eduardo Vasconcelos. Segundo Zé Luiz, “antes dos projetos serem votados na Câmara de vereadores, o partido fez várias reuniões no sentido de se votar contra os projetos do prefeito Eduardo Vasconcelos, pelo fato do partido não concordar com os mesmos e ter avaliado como contrários aos interesses dos trabalhadores. Sendo então batido o martelo na reunião que os dois vereadores votariam contra, no caso o Vereador José Ribeiro neves, que realmente votou contra, mas o vereador José Carlos de Jonas, não atendeu as diretrizes do PT e votou a favor dos projetos”. Ainda de acordo com José Luiz, “o vereador pode buscar benefícios para o seu município com a situação, mas desde que atenda às necessidades do povo, no caso dos projetos, isso foi de encontro com a ideologia do partido, contra os trabalhadores de Brumado”. Questionado sobre o futuro do vereador, após ele ter votado contra o partido e quais serão as medidas adotadas pelo partido, ele, muito seguro garantiu que “para se expulsar o vereador de um partido, é preciso agir com responsabilidade. Nós estamos fazendo primeiro uma discussão interna na direção, mas, logo, vamos convocar o vereador Zé Carlos de Jonas para uma reunião. É preciso que o vereador tome uma posição daqui para frente e seja franco quanto o seu posicionamento, daí, diante das respostas, iremos tomar a nossa decisão final". Insistindo mais um pouco, os entrevistadores, Emanoel Araújo e Carlos Silva, voltaram a indagar que “diante desta postura tomada pelo vereador, e vista por todos como um alinhamento com o prefeito Eduardo Vasconcelos, o que o diretório de PT Brumado vai fazer?”. Zé Luiz prontamente respondeu que “o prefeito Eduardo Vasconcelos é o nosso adversário comum, pelo seu comportamento e pela forma de governar, não somos radicais, mas, inquestionavelmente, a maioria de suas ações são truculentas, além de ter um egocentrismo gigantesco, tanto que ele nem ouve sua equipe de governo. Então o que acontece é que este possível alinhamento terá que ser muito bem explicado pelo vereador Zé Carlos de Jonas. O partido vai agora para novas eleições de diretório neste fim de semana, e a depender do novo presidente local, vamos cobrar medidas que possam coibir ações de parlamentares que vão de encontro com o partido. Pois há uma cobrança muito grande da população sobre este posicionamento do referido vereador”. E finalizou de forma contundente ao citar que “se o vereador comunga com pensamentos do atual prefeito, são pensamentos singulares e não representam, de forma nenhuma, a filosofia do Partido dos trabalhadores em Brumado”.



Manutenção na rede elétrica afetará abastecimento de água em bairros de Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Arquivo l 97news

A Embasa informa que, para a realização de serviço de manutenção, pela Coelba, na Rede Elétrica localizada na região da Estação de Tratamento de Água de Brumado (ETA-II), no próximo domingo (9), o fornecimento de água será temporariamente afetado em bairros e localidades rurais de Brumado e em Malhada de Pedras. O abastecimento será retomado gradativamente a partir da conclusão dos trabalhos pela concessionária de energia elétrica, previsto para o final da tarde de domingo. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é importante que toda a população economize. Locais afetados: Bairros São Jorge, São Felix, Esmeralda, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Vila Presidente Vargas, Conjunto Habitacional Brisas I, II, III e IV, localidades rurais de Espinheiro, Queimada Grande, Arrasta-Pé, Toca Sul e a cidade de Malhada de Pedras.



Brumado: Tiro de Guerra 06/024 participa de palestra sobre nutrição esportiva

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (7), os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma palestra sobre nutrição esportiva com a nutricionista Dra. Patrícia Martins Coqueiro Leal. Na oportunidade os atiradores puderam sanar dúvidas a respeito de nutrição, treinamento físico, bem como o uso de anabolizantes e suplementos variados. Os integrantes do Tiro de Guerra agradecem a disponibilidade e empenho da palestrante, Dra. Patrícia Coqueiro por cooperar com a formação dos atiradores do Tiro de Guerra. De acordo com o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, essa parceria ajuda sobremaneira o Tiro de Guerra em seus projetos de cidadania e civismo que são voltados para toda a sociedade brumadense. Estamos extremamente felizes por receber apoio daqueles que entenderam a importância do trabalho que o TG vem desenvolvendo em benefício da sociedade brumadense e dos nossos atiradores.

Foto: Divulgação