ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


BA-262: Van que saiu de Jânio Quadros capota em curva próximo ao povoado da Jiboia

Os passageiros levaram um grande susto (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma van que seguia em destino à Vitória da Conquista, acabou capotando na BA-262, nas proximidades do povoado de Jiboia, em um trecho popularmente conhecido como Serra do Engano. O acidente ocorreu por volta das 06h desta quinta-feira (27). A van que saiu do município de Jânio Quadros estava com vários passageiros, que, segundo as primeiras informações, tiveram apenas ferimentos leves, apesar do susto. 

 



Promoter faz protesto bem humorado contra o aumento dos preços dos combustíveis em Brumado

O promoter Marcos Antônio Cardoso e o seu protesto bem humorado contra o aumento do preço dos combustíveis (Foto: Reprodução Facebook)

O promotor de eventos Marcos Antônio Cardoso, o famoso "Kezinha", é conhecido em Brumado e região pela sua originalidade, franqueza e por suas ações nos campos sociais e políticos. Sempre buscando exercer a sua cidadania, ele vem escrevendo uma história de sucesso que comprova que quando existe a força de vontade se é capaz de mudar situações negativas. Desta feita, "Kezinha" resolveu fazer um protesto bem humorado contra o aumento dos preços dos combustíveis que está causando revolta em muita gente. Usando um meio de transporte tão conhecido do sertanejo que é a popular carroça, ele postou nas redes sociais uma fato com uma legenda argumentando que "fica aqui o meu protesto contra o aumento abusivo do preço dos combustíveis em Brumado. Substitui o meu carro pela carroça por tempo indeterminado". A postagem está viralizando e vem refletir o sentimento de indignação dos condutores brumadenses que já protestavam contra os preços que são considerados os maiores da região e, agora, com o novo aumento, ficaram ainda mais salgados. 



Moradores e comerciantes da Exupério Pinheiro Canguçu cobram faixas de pedestres e semáforo no local

A via é o principal elo para a saída para Livramento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O crescimento urbano da cidade de Brumado trouxe consigo alguns desafios, sendo o ordenamento do trânsito um dos maiores deles. Nesta última década alguns avanços foram conquistados, mas ainda existe um longo caminho para se chegar à "avenida do esperado". Alguns locais da cidade carecem ainda de uma maior sinalização e, sistematicamente, solicitações nesse sentido vêm sendo enviadas à nossa redação. A última delas tem como base a Rua Exupério Pinheiro Canguçu, localizada no centro da cidade e que é uma das vias que concentram um grande tráfego de veículos. De acordo com moradores e comerciantes, a segunda parte da via, por ser a principal saída para Livramento, é bastante movimentada por vans e ônibus, o que dificulta ainda mais a vida dos condutores. O grande fluxo de veículos, segundo eles, vem provocando acidentes, principalmente devido a falta de faixas de pedestres. Eles relatam que o tráfego no local aumentou bastante após a instalação do SAC, da Uneb, além da grande movimentação de moradores da zona rural que vêm para a cidade realizar compras.  "Não é caro para o município pintar uma faixa, ou até mesmo colocar um semáforo no local”, argumentou Eduardo Reis, frentista de um posto de combustíveis. Eles esperam que a administração municipal se sensibilize com a situação e logo disponibilizem faixa de pedestres e semáforos no local. 

A movimentação na via é cada vez maior e com isso o risco de acidentes vem aumentando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Acusações sem provas em grupos de Whatsapp deverão provocar ações em série na Justiça

(Imagem Ilustrativa)

Para muitos o Whatsaap seria uma "terra sem lei", mas, esse pensamento, além de estar totalmente errado, ainda por cima, pode trazer prejuízos financeiros aos que comungam desta falácia. Em Brumado, assim como na grande maioria das cidades da região, os grupos no Whatsapp são um grande sucesso, um solo fértil para factóides que viralizam de uma forma assustadora, propagando inverdades e acusações sobre aqueles que, de uma hora para outra, são transformados em vilões cruéis e insensíveis. Esse foi o cenário de uma situação que acabou virando caso de Polícia e que irá, consequemente para a Justiça, podendo se tornar a maior ação em série da área judicial da história do município, já que centenas de pessoas podem estar envolvidas. O caso em questão teria ocorrido no último final de semana, onde um homem teve a sua foto divulgada juntamente com a forte acusação de que ele teria abusado de uma criança. As informações rapidamente circularam e, pessoas, sem qualquer prova do fato, começaram a imputar sobre o acusado severos julgamentos, o que teria gerado, para piorar ainda mais a situação, um linchamento e depredação da residência onde o homem residia. Instruído por pessoas que ficaram indignadas com o fato, o acusado, que garante que irá provar a sua inocência, já foi a Depol e um inquérito já foi instaurado e assim que ficar comprovada a sua inocência, ele irá ingressar na Justiça com uma série de ações reparatórias. A agravante é que, além da acusação sem provas, o homem acabou sendo agredido e tendo a sua residência apedrejada. 



Unidade da Ortodontic Center completa um ano em Brumado

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (28), a unidade da Ortodontic Center completa um ano em Brumado. Um coquetel está programado para os clientes e amigos que visitarem as instalações do centro odontológico. A Ortodontic Center é uma rede de clínicas odontológicas especializada em ortodontia. A unidade de Brumado conta com uma estrutura adequada para dar todo o conforto aos clientes. A Ortodontic Center é a melhor e mais completa rede odontológica do Brasil, voltada ao atendimento ortodôntico e também possui um time de profissionais qualificados atuando em outras áreas da odontologia. Isso garante a você, um atendimento completo. Visite a unidade, na Avenida Guilherme Dias, 209, (ao lado da Coelba) e veja as novidades de aniversário. Ordodontic Center, sorrir é a nossa marca, telefone (77)3441-5583. Acesse o nosso site www.ortodonticcenter.com.br.



Luto em Conquista: Morre Moacir Figueira, a voz e a tradição da Exposição Agropecuária

Com profundo pesar lamentamos o falecimento de Moacir Figueira, há décadas o locutor oficial da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (27). Além de Vitória da Conquista, “Seu Moacir” também emprestava sua voz em eventos semelhantes, em várias partes do país. Razões do falecimento de Seu Moacir ainda não foram divulgadas. Sepultamento deve ocorrer ainda nesta tarde. 



Cenas Fortes: Namorada tenta socorrer adolescente vítima de emboscada

(Foto: Reprodução)

Fortes imagens  mostram o adolescente caído em via pública, momentos após ser baleado no Conjunto Jacarandá, no Bairro Miro Cairo, zona oeste de Vitória da Conquista. O crime aconteceu por volta das 20 horas desta quarta-feira (26). Segundo testemunhas, o menor, que ainda não teve a identificada revelada oficialmente, foi abortado por dois elementos, que começaram a atirar. Sem chances de defesa, ele caiu no local, agonizando. Populares que o conheciam correram para chamar familiares. No vídeo, uma moça aparentando ser a namorada do jovem grita “amor.. amor…”, como se tentasse acordá-lo, sem ter ideia da gravidade do que estava acontecendo. Assista com cautela . Cenas fortes: Equipes da PM e do SAMU chegaram ao local, socorreram o adolescente, mas ele foi à óbito quando deu entrada do HGVC. Corpo foi encaminhado ao IML da cidade, onde aguarda liberação.



Lava Jato: 42ª Fase já está em andamento

(Foto: Reprodução)

Polícia Federal está nas ruas desde as primeiras horas desta quinta-feira (27) para cumprir a 42ª fase da Operação Lava Jato.  A última fase da operação foi batizada de Poço Seco e ocorreu em maio deste ano.Desta feita um grande esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas deve ser desbaratado pelos agentes da PF. 



27 de julho é o Dia Nacional do Motociclista

Foto: Divulgação

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado no dia 27 de julho. A data passou a ser comemorada oficialmente em 1982, pela Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM). Como essa data já constava em algumas agendas, a ABRAM adotou o dia 27 de julho como o Dia Nacional do Motociclista, atuando imediatamente para sua efetiva difusão em todo país. O 97NEWS parabeniza a todos os motociclistas pelo seu dia. 



Juíza do Trabalho é ameaçada por dono de funerária por bloqueio de contas em Paulo Afonso

Foto: Ilustrativa

A juíza do Trabalho, Mirella Mendes Grassi Muniz, titular da Vara de Paulo Afonso, foi ameaçada por um empresário da cidade, inconformado com uma decisão judicial. José Roberto da Silva, proprietário de uma funerária, na última sexta-feira (21) fez confusão e pediu para falar com a juíza, que não estava. O empresário ameaçou voltar na segunda-feira (24) para reclamar com a juíza e calculista. A ameaça foi levada a conhecimento da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar. A juíza conta agora com ajuda de dois agentes de segurança. O tribunal ainda vai apurar a situação e avaliar as instalações. Essa foi a segunda ameaça feita por José Roberto à juíza. A primeira foi no mês passado. A juíza Mirella Mendes determinou o bloqueio da conta do dono da funerária para o pagamento de dívidas trabalhistas. Com um histórico de passagens pela polícia, o empresário vai responder a inquérito aberto pela delegada local, que vai enviar o caso também à Justiça Federal. José Roberto da Silva já foi processado por tentativa de homicídio e está livre sob fiança. Com essa nova ocorrência, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deve pedir a prisão dele. Em outubro de 2016, ele foi preso por xingar a proprietária da funerária concorrente. Ele chegou a quebrar tudo no local.



Brasil: Começa nesta quinta o pagamento do PIS-Pasep 2017-2018

Foto: Conteúdo l 97News

Começa a ser depositado nesta quinta-feira (27) o abono salarial PIS-Pasep 2017-2018. No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, e no do Pasep é para servidores públicos com final da inscrição 0. De acordo com o calendário, quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberá o PIS ainda no ano de 2017. Já os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre de 2018. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de R$ 79 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2016. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.



Zé Raimundo manifesta apoio a Wagner

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Zé Raimundo manifestou a "mais profunda solidariedade"  a Jaques Wagner, em contundente pronunciamento na sessão plenária de hoje (27), na Assembleia Legislativa da Bahia.  Ele afirmou que a Bahia confia no ex-governador, pelo que ele fez para o estado e representa para o país. O deputado disse que ficou surpreso com a ação da Polícia Federal sobre um processo que tramita desde 2013, sem novos desdobramentos, e que pela combinação com a atuação da imprensa televisiva, que chegou à casa do governador antes mesmo dos policiais federais, pareceu coisa armada.  "O ex-governador está sendo alvo de uma trama política que não sabemos exatamente de onde vem, mas desconfiamos" , afirmou Zé Raimundo, falando também em nome do deputado federal Waldenor Pereira e, segundo enfatizou, representando também companheiros de partido nas regiões de atuação do seu mandato, no Sudoeste e na Serra Geral, além do Médio São Francisco.



Justiça anula liminar que suspende aumento do PIS/Cofins sobre combustíveis

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Federal (TRF-1), sediado em Brasília, decidiu há pouco anular a decisão que suspendeu o aumento das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, anunciado pelo governo na quinta-feira (20). A decisão foi proferida pelo desembargador Hilton Queiroz, presidente do tribunal, que atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a suspensão do reajuste. No recurso, a AGU informou à Justiça que a liminar impede que o governo federal arrecade diariamente R$ 78 milhões. Mais cedo, antes da decisão que derrubou a cobrança, o juiz Renato Borelli, que concedeu a liminar, cobrou da Agência Nacional do Petroleo (ANP) o cumprimento de sua decisão e fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.



Casa da Tapioca: Venha conhecer esse reino das delícias em Brumado

(Foto: Divulgação)

Se você ainda não conhece a variedade de produtos da Casa da Tapioca não sabe o que está perdendo, pois é um verdadeiro reino das delícias com mais de 50 tipos de tapiocas doces e salgadas; mais de 20 tipos de lanches e sanduíches e, agora, com uma grande novidade, o hambúrguer caseiro, composto de 140g de carne selecionada e saborosa. A Casa da Tapioca trabalha com dois fornecedores de Açaí que são considerados os melhores do Brasil. Então você está esperando o que, peça já seu cardápio pelo celular 77 9.9953-2215 ou pelo aplicativo Whatsapp. 



Caso Regimalço: Polícia Civil divulga foto de co-autor do assassinato

A Polícia Civil solicita o apoio da população para que possa efetuar a prisão do indivíduo Antônio Júnior de Jesus, de 34 anos, um dos autores do assassinato de Regimalço dos Santos Mirante, de 37 anos, fato ocorrido no dia 22 de julho, na região rural próximo a Umburanas, município de Aracatu. Antônio é morador do município de Tanhaçu, mas se encontra atualmente foragido. As informações do paradeiro do referido indivíduo podem ser passadas via página da Polícia Civil no Facebook, ou pelos telefones 181, 197, 190 ou 77 3441-844.



TJ diz que reajuste das taxas judiciárias segue ‘tendência nacional’

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirmou, por meio de nota, que o reajuste das taxas judiciárias do Estado segue uma “tendência nacional, possibilitando que litigantes com causas de menores valores sejam menos onerados, corrigindo o efeito regressivo da incidência das taxas sobre as ações”. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que aumentou os valores das taxas. Ainda segundo o tribunal, o estudo para compor a nova tabela de custas levou em considerações os seguintes fatores: “precificação dos novos itens criados nas tabelas com taxas justas para os usuários e as serventias; atualização dos valores dos itens vigentes pelo índice inflacionário IPCA (IBGE) acumulado até a vigência da nova tabela em março/2017, estimado em 9,00%; cálculo dos valores observando o princípio da prudência; e busca da suficiência arrecadatória para manutenção das atividades do TJBA”.



Menina de 13 anos tenta assaltar ônibus e esfaqueia motorista no DF.

(Fotos: Reprodução)

Uma menina de 13 anos foi apreendida após tentar assaltar passageiros de um ônibus e esfaquear o motorista com uma faca de cozinha em Samambaia, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 13h, quando a adolescente embarcou no ônibus como se fosse passageira. Ao suspeitar da jovem, o motorista fechou a porta logo depois que ela entrou, deixando três pessoas de fora. Neste momento, segundo a PM, ela começou a esfaquear o homem no braço e na perna, e só parou quando o cobrador conseguiu segurá-la. Passageiros ajudaram a conter a adolescente e a levaram até o Terminal de Samambaia Norte, onde a polícia foi acionada. Uma menina de 13 anos foi apreendida após tentar assaltar passageiros de um ônibus e esfaquear o motorista com uma faca de cozinha em Samambaia, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 13h, quando a adolescente embarcou no ônibus como se fosse passageira. Ao suspeitar da jovem, o motorista fechou a porta logo depois que ela entrou, deixando três pessoas de fora. Neste momento, segundo a PM, ela começou a esfaquear o homem no braço e na perna, e só parou quando o cobrador conseguiu segurá-la. Passageiros ajudaram a conter a adolescente e a levaram até o Terminal de Samambaia Norte, onde a polícia foi acionada. 



Redução da fertilidade masculina pode levar à extinção humana

Entre os homens da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia a concentração de espermatozoides caiu 52,4% e a contagem total de células reprodutivas no esperma diminuiu 59,3%. (iStockphoto/G

Um novo estudo, publicado no periódico científico Human Reproduction Update, encontraram dados que podem representar grande redução da fertilidade masculina ao redor do mundo. De acordo com a análise de 185 pesquisas, realizadas desde 1973 até 2011 em diversos países, a quantidade de espermatozoides no esperma dos homens ocidentais diminuiu drasticamente – mais da metade nos últimos 40 anos. Se a tendência continuar, segundo os pesquisadores, isso pode levar à extinção do ser humano. A equipe de pesquisa, liderada por Hagai Levine, epidemiologista da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, observou que entre os homens da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia a concentração de espermatozoides caiu 52,4% e a contagem total de células reprodutivas no esperma diminuiu 59,3%. Para os cientistas, isso representa, em média, uma queda de concentração do esperma de 1,4% ao ano. Segundo Levine, esse é um dos maiores estudos já feitos sobre o tema e os resultados são preocupantes. “Se não mudarmos a forma como estamos vivendo, a maneira como nos relacionamos com o ambiente e os produtos químicos aos quais estamos expostos, eventualmente podemos ter um problema grande relativo à nossa reprodução. E ele pode levar ao fim da espécie humana”, disse o pesquisador à rede britânica BBC. Apesar dos resultados aparentemente graves, poucos estudos foram feitos em homens de África, Ásia e América do Sul desde o primeiro ano de análise. Nesses locais, o declínio também foi observado, mas em ritmo muito mais lento, o que põe em dúvida a questão de uma possível extinção, segundo os críticos. Em outros estudos, que indicaram dados semelhantes, a metodologia foi bastante criticada por especialistas. Entretanto, segundo os pesquisadores da nova análise, Allan Pacey, professor na Universidade de Sheffield, na Inglaterra – e contrário à opinião alarmista sobre a queda da fertilidade humana – admitiu a redução de erros e resolução dos problemas anteriores que a atual pesquisa demonstrou. “O debate não está concluído e ainda há muito trabalho há ser feito. No entanto, o novo artigo de fato é um avanço no sentido de lidar mais claramente com os dados e pode ser um primeiro passo no caminho de elaborar novas pesquisas para entender melhor essa questão”, disse Pacey à BBC.



Câmara de Brumado e microrregião se reúnem para articulação da criação da União Regional dos Vereadores

(Foto: Reprodução)

Com a finalidade de discutirem a criação da União Regional dos Vereadores o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos recebeu na manhã da última terça-feira (25), presidentes de diversas Casas Legislativas da microrregião. Na reunião esteve presente o Diretor de Relações Institucionais da União dos Vereadores da Bahia, Vinicius Costa de Souza, representando também o município de Rio de Contas, salientando que a iniciativa é muito elogiável e com a união dos vereadores as Câmaras serão fortalecidas e os trabalhos dos parlamentares melhor assistidos beneficiando toda comunidade. O presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos que vem desenvolvendo um trabalho dinâmico e sempre em busca de ações que representem a modernização nos serviços prestados à comunidade destacou a importância da criação da entidade na microrregião de Brumado, sendo um antigo desejo dos vereadores da região, visto que já existe em municípios vizinhos como Guanambi e Vitória da Conquista. “Estaremos dando o start para que nossos parlamentares sejam inseridos e as Câmaras assessoradas pela União dos Vereadores da Bahia – UVB”, frisou Léo Vasconcelos. A próxima reunião já foi marcada para o próximo dia 18 de agosto na cidade de Livramento de Nossa Senhora, com a expectativa da presença de 25 Câmaras da microrregião.

 



Elétrica Cristaluz, sua moderna loja na área de produtos elétricos e iluminação

Foto: Divulgação

Inaugurada recentemente em Brumado, a Crsitaluz é a loja para tornar o seu ambiente, tanto residencial como empresarial, muito mais moderno, charmoso e agradável. A Elétrica Cristaluz, traz um mix muito amplo, com uma grande variedade de materiais elétricos e de iluminação, incluindo itens sofisticados, como lustres de cristal exclusivos com leds, que são o grande sucesso do setor de decoração da atualidade. A Cristaluz oferece aos seus clientes um novo conceito, com o que existe de mais moderno no mercado, só que com uma grande diferencial, que são os preços muito atrativos e com condições de pagamento bem flexíveis. Então, vale a pena conhecer o moderno show room e o menu de produtos que é composto por lâmpadas de led, spots, fios, cabos, reatores, disjuntores, interruptores, duchas, plafons, tomadas, cabos, conexões, torneiras, abajures, luminárias, entre outros. Então, agora, antes de decorar a sua casa ou o seu escritório, passe na Cristaluz, que oferece um atendimento diferenciado e muitas opções que se ajustam ao seu orçamento. Cristaluz, loja na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro, próximo a Igreja Matriz, com telefone (77) 9.9979-2778.