ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Desaparecimento de adolescente de 16 anos permanece sob mistério em Poções

(Fotos: Divulgação)

O sumiço de uma adolescente intriga moradores de Poções e amplifica a aflição da família de Fernanda Gotardo dos Santos, de 16 anos. A garota saiu de casa na manhã da última segunda-feira (30), não retornou e não foi mais vista. Desesperados com o desaparecimento da jovem, após 24 horas, os pais decidiram abrir um boletim de ocorrência. Eles teriam recebido um telefonema de Fernanda, dizendo que estava em poder de um caminhoneiro e que não sabia em qual cidade estava. A Polícia apura se a jovem foi vítima de sequestro ou se resolveu ir à uma “aventura”. Existe também a hipótese de o “caminhoneiro” não existir. Nenhuma hipótese é descartada, inclusive a relação da jovem com os familiares é investigada. Nesse meio tempo, quem souber paradeiro de Fernanda deve ligar para o 190 da PM ou entrar em contato pelo número (77)3431-3832 ou (77) 99989-0168 (Conselho Tutelar).



Finados: Cemitérios recebem limpeza em Brumado

Cemitério Senhor do Bonfim já recebeu a limpeza (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Com a aproximação do dia dos finados nesta quinta-feira, dia 2, os brumadenses como todos os anos, tem a tradição católica muito forte de reverenciar os entes queridos que já não fazem mais parte do mundo físico. Por conta disso, os cemitérios municipais já passam por manutenções para que em duas épocas do ano, Finados e Semana Santa, a população possa visitar os túmulos. Uma empresa prestadora de serviços, iniciou nesta terça-feira (31), uma ampla limpeza e capina nos cemitérios, Senhor do Bonfim, no centro da cidade, e cemitério Santa Inês, na BA-148. O 97NEWS acompanhou o trabalho dos funcionários que não deixaram de expressar a satisfação em contribuir para o cuidado com um dos locais públicos que é mais respeitado pelos brumadenses. 

Cemitério Jardim Santa Inês recebeu nesta terça a manutenção (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Piripá: Delegado diz que mais de 30 armas e 100 veículos foram levados de delegacia durante protesto

(Foto: Reprodução TV Sudoeste)

Mais de 30 armas de fogo e cerca de 100 veículos, entre carros e motocicletas, foram furtados da delegacia de Piripá, no sudoeste da Bahia, durante um protesto de moradores contra o delegado da cidade, Florisvaldo Nery da Cruz, na madrugada desta terça-feira (31). A informação foi divulgada ao G1 pelo próprio delegado. Conforme Cruz, a polícia está tentando identificar os autores dos furtos. O delegado disse que os veículos roubados, que estavam apreendidos, estavam estacionados no fundo da delegacia. Com relação às armas furtadas, o delegado disse que foram de calibres diversos. "Eram todas armas que tinham sido apreendidas, tiradas das mãos do crime. Agora, voltaram novamente para as mãos de criminosos", destacou. No ato, a fachada da delegacia foi pichada e as instalações destruídas. Além disso, alguns carros apreendidos que estavam no local foram queimados. Os moradores que realizaram a manifestação contra o delegado dizem que ele não estaria mais abrindo investigações, efetuando prisões, nem enviando os processos à Justiça. Na quarta-feira passada, populares já tinham feito outro protesto na cidade contra o titular. O delegado disse, no entanto, que o ato foi feito por pessoas ligadas a um grupo político da cidade, depois que ele teria aberto investigação sobre corrupção no município. "É um movimento que começou pela Câmara (de Vereadores) e pelo Executivo contra o delegado", afirmou o investigador, que já contabiliza 15 processos administrativos abertos por denúncias de moradores.  Florisvaldo Nery da Cruz afirma que atua na cidade desde o ano de 2006 quando começou a investigação da suposta prática de corrupção na prefeitura. "O problema é que sou um delegado diferenciado, não aceito propina e combato a corrupção. E nesse combate à corrupção comecei a atuar e tive alguns resultados, inclusive busca e apreensão das pastas de documentos de prestação e contas do prefeito", contesta. O delegado disse que sofreu duas transferências do cargo na cidade e só retornou no ano de 2011. Florisvaldo também reclama da falta de condições para que consiga atuar e combater a ocorrência de crimes na cidade. Ele diz que ele trabalha sozinho na delegacia, sem nenhum escrivão. O município teria ainda dois policiais militares. O delegado afirma que a delegacia só conta com uma viatura, um aparelho de fax e uma linha de telefone. "A ineficiência da Polícia Civil decorre da omissão do estado. Hoje sou reduzido como fazedor de ocorrência. Sou delegado 24h por dia, moro na cidade", disse.



Secretária dos Direitos Humanos é exonerada após criticar portaria do trabalho escravo

Foto: Reprodução

A secretária nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Flávia Cristina Piovesan, foi exonerada do cargo pelo ministro da Casa Civil Eliseu Padilha. Flávia teve sua exoneração publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º). Recentemente, a agora ex-secretária criticou a portaria do Ministério do Trabalho que modificava regras de combate e fiscalização do trabalho escravo. A medida do governo Michel Temer foi suspensa posteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de uma liminar expedida pela ministra Rosa Weber. Flávia Piovesan afirmou que a portaria era uma ofensa à Constituição Federal, ao Código Penal e aos tratados de direitos humanos ratificados pelo Brasil com outros países. A portaria alterou a definição de conceitos importantes para caracterizar a situação de trabalho análoga à de escravidão, como os de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas à de escravo, passando a exigir, por exemplo, que para a caracterização do trabalho escravo houvesse a restrição da liberdade de locomoção do trabalhador ou o uso de segurança armada para reter o trabalhador no local de trabalho.



Projeto de Zé Raimundo que define critérios para nomes de ruas e escolas é aprovado na CCJ

(Foto: Divulgação)

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou hoje (31),por unanimidade, o projeto de lei  de autoria do deputado Zé Raimundo para normatizar a denominação de ruas, escolas, prédios e bens públicos na Bahia. Ele propõe critérios para essa prática de homenagear fatos históricos, personalidades e os bens culturais e naturais. Na sessão que aprovou o PL 20.650/2013, o autor lembrou que teve o maior cuidado de examinar e estudar a matéria, tendo enviado cópias para os colegas que quisessem tirar dúvidas. O projeto de Zé Raimundo, que é professor e doutor em História, é recheado de dados pesquisados, reveladores das distorções, excessos e ilegalidades, que segundo ele ferem a legislação federal (Lei nº. 6.454/77). Revela, por exemplo, que entre as 10 maiores cidades baianas, ruas e avenidas levam nomes de pessoas vivas, como do ex-governador Paulo Souto. De acordo com a justificativa do deputado para o PL, dar nome de pessoa viva a um patrimônio público atenta contra a administração pública e pratica a propaganda ostensiva e permanente. “A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público, móveis ou imóveis, tem sido uma preocupação das autoridades que zelam pelo que é de todos, certamente para impedir a privatização do patrimônio público, ou com outras palavras, a sua patrimonialização”, argumenta. Zé Raimundo defende a preservação da memória coletiva nos bens públicos, mas estabelece no seu projeto critérios mais objetivos para essa prática, como o que atribui a cada um dos poderes a definição de suas homenagens. Ou seja, móveis e imóveis do Poder Judiciário serão denominados por lei de iniciativa do Tribunal de Justiça, e a mesma regra será aplicada nos poderes executivo e legislativo. O projeto também exige justificativa a respeito do nome indicado, com a biografia e a relação das obras e ações do homenageado, especialmente com a correlação entre a sua trajetória e a denominação a ser atribuída.



Jovem desaparecido desde sábado é encontrado morto em Bom Jesus da Serra

Corpo de Adelson Oliveira Nascimento, 32 anos, em avançado estado de decomposição, foi reconhecido pela mesma roupa em que foi visto pela última vez (Foto: Reprodução)

O jovem que estava desaparecido desde sábado (28) foi encontrado morto na noite desta terça-feira (31). O corpo de Adelson Oliveira Nascimento, 32 anos, foi encontrado à 1 km da sede de Bom Jesus da Serra, na estrada que liga a cidade ao Aniceto (zona rural onde o mesmo morava). O corpo foi localizado dentro do mato, à cerca de 15 metros da estrada, e o mesmo ainda estava de calça e sapatos. Adelson era filho de um homem conhecido por Côco, e sempre estava em festividades da região. A Polícia Militar informou que não possível saber a causa da morte, já que o corpo estava em avançado estado de composição e boa parte já havia sido consumida por urubus. O reconhecimento foi possível pelas vestimentas. 



Projeto de regulamentação do Uber é alterado e volta para a Câmara

Marcos Oliveira/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou com alterações, nesta terça-feira (31), o projeto (PLC 28/2017) para regulamentar os serviços de transporte que usam aplicativos, como Uber, Cabify e 99. Foram 46 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção. O relator de Plenário, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), acatou três das 20 emendas apresentadas e o texto volta para análise da Câmara dos Deputados. Duas das mudanças aprovadas foram decididas por acordo dos líderes partidários. Elas retiram a obrigatoriedade do uso de placas vermelhas e a exigência de que o condutor seja proprietário do veículo. Também foi aprovada emenda que atribui ao município apenas a competência para fiscalizar o serviço dos aplicativos. A prefeitura não terá o papel de autorizar o exercício da atividade como estava previsto no texto original da Câmara. — O aplicativo será obrigado a mandar para a prefeitura a sua base de dados, o seu cadastro. A prefeitura vai ter acesso a quantos são os motoristas do Uber, onde estão e quem são. Se houver alguma dúvida do poder público em relação a algum ponto, ele entra em contato com o Uber e decide se a pessoa sai do serviço ou continua — explicou o relator. Com essa alteração, caiu o ponto principal do PLC 28/2017, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que estabelecia que empresas como o Uber são prestadoras de serviço público, dependentes de regulamentação, e que os motoristas precisariam de permissão para trabalhar.  Pelo texto, cada município (e o governo do Distrito Federal) cobrariam os devidos impostos. O texto ainda prevê que os motoristas devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B (automóvel, caminhonete, utilitário) ou superior; inscrição como contribuinte individual no INSS; e contratação de seguros de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). A favor do projeto da Câmara, os senadores do PT Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Humberto Costa (PE) declararam que o partido não quer a extinção do Uber. No entanto, eles defenderam a regulamentação do serviço para proteção dos direitos dos trabalhadores e dos usuários. Eles ainda criticaram a empresa pelo valor percentual cobrado dos motoristas. — Não pode o Uber entrar aqui e achar que pode levar 25% do trabalhador, até porque o motorista é responsável pela manutenção do carro, pelo seguro, pela gasolina. Não tem direito trabalhista, não paga INSS, não vai ter direito à previdência e ainda tem que pagar 25% para usar uma plataforma? — questionou Gleisi Hoffmann. Contra o PLC 28, os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Reguffe (sem partido–DF) entendem que a proposta é uma forma de estatizar o serviço dos aplicativos e interfere na livre escolha dos usuários, podendo reduzir a oferta, causar desemprego e restringir o uso do transporte pelo aplicativo. — O PLC tem viés intervencionista em atividade privada. Não estamos tratando de concessão pública, não devemos ultrapassar o limite do bom senso. Não afastemos a capacidade empreendedora e a liberdade das pessoas decidirem



Livramento: MP investiga qualidade dos serviços prestados pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo

Os serviços das referidas empresas estariam deixando a desejar segundo os usuários (Foto: Reprodução)

O Ministério Público estadual recomendou aos representantes das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo que, em dez dias, prestem informações sobre o cumprimento das metas de qualidade dos serviços de voz e dados oferecidos aos usuários no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo o promotor de Justiça Millen Castro, autor da recomendação, as operadoras devem comunicar as medidas já adotadas neste ano e as previstas para serem implementadas quanto à melhoria dos serviços prestados na cidade. O MP recomendou ainda ao representante da Vivo que, no mesmo prazo, esclareça à população o que causou, em outubro deste ano, as constantes quedas em seu sinal e adote providências urgentes para regularizar os serviços de voz e dados prestados aos usuários locais, bem como proponha medidas compensatórias para os clientes prejudicados. “Durante o mês de outubro, a Vivo apresentou constantes falhas em seu sinal na cidade, deixando milhares de clientes sem efetuar e atender ligações e sem usar dados móveis”, destacou Millen Castro. Ele recomendou ainda à população que, para aferição da satisfação dos usuários, participe da pesquisa realizada pelo MP, entregando formulário na Promotoria de Justiça ou remetendo pelo email [email protected], relatando eventuais falhas nos serviços das operadoras de celular.



Festa de Halloween com dançarinos nus vira caso de polícia no interior do Ceará

Festa de Halloween com dançarinos nus vira caso de Polícia em Umari, no Ceará (Foto: Reprodução)

Os conselheiros tutelares da cidade de Umari, a 400 km de Fortaleza, denunciaram uma festa em que dois dançarinos realizaram performances com nudez na presença de crianças e adolescentes. De acordo com o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Ceará, Eulógio Neto, a apresentação aconteceu durante uma festa de Halloween no sábado (28), no Centro de Integrado de Idosos, um prédio da prefeitura cedido para fazer o evento. Um vídeo do evento viralizou nas redes sociais. A polícia investiga o caso e duas pessoas foram detidas. A Polícia Civil de Icó investiga o vídeo da festa e deteve dois organizadores. “Recebemos a denúncia por meio de conselheiros tutelares de Umari. Eles pediram para a polícia local tomar providências. Já que a cidade não tem delegacia, o caso foi encaminhado para Icó, cidade vizinha”, afirmou um policial que conversou com o G1. Os dois produtores afirmaram, em depoimento para a polícia, que contrataram dois dançarinos da cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Duas pessoas estão foragidas.  O conselheiro disse ainda que um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi feito e o documento será encaminhado para o Ministério Público do Ceará (MP-CE) para que o órgão tome providências. O G1 entrou em contato por telefone com o gabinete da prefeitura de Umari para se pronunciar sobre o caso. Em nota a prefeitura disse que no espaço, informa que o imóvel em questão é sempre usado na realização de eventos festivos, por ser o único espaço disponível na cidade, sendo os organizadores responsáveis objetivamente por toda prática exercida no interior do imóvel. Ainda de acordo com a nota, a prefeitura diz que caso tenha sido realizado qualquer tipo de transgressão penal, cível ou administrativa, a gestão recomenda punição cabíveis. A prefeitura finalizou informando que a Casa do Idoso Mãe Dôrete, os eventos particulares, com exceção de aviversários, casamentos e eventos religiosos.



UBS Joaquim de Castro Donato encerra Outubro Rosa com caminhada pelo bairro

(Fotos: Divulgação)

Durante todo o mês de outubro, várias atividades com o tema saúde da mulher foram realizadas na Unidade Básica de Saúde - UBS Joaquim de Castro Donato em celebração ao Outubro Rosa. A Enfermeira Marilene Gonçalves e a Médica Yelenis Miguez solicitaram mais de 100 mamografias. Além disso, ao longo do mês, as equipes da unidade e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf promoveram atividades na Sala de Espera Outubro Rosa a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e de útero, palestras educativas sobre o tema, bem como foi realizado um mutirão de três dias de exames preventivos. Nesta terça-feira (31), a campanha foi encerrada com uma caminhada pelo bairro, salão de beleza para as mulheres, lanche e solicitação de mais mamografias. A Enfermeira Marilene Gonçalves fez questão de agradecer a toda equipe da UBS, à Secretaria Municipal de Saúde e a todos os parceiros envolvidos na realização e organização da campanha. 

(Fotos: Divulgação)


Cristo está acima deste tipo de debate, diz juiz em decisão que nega suspensão de peça com travesti representando Jesus

(Foto: Reprodução)

O juiz da 11ª Vara Cível e Comercial de Salvador, Benício Mascarenhas Neto, indeferiu o pedido de suspensão da peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que traz como protagonista um Cristo travesti. A decisão foi expedida na segunda-feira (30). Após uma liminar ter impedido a encenação no Espaço Cultural Barroquinha, a apresentação ocorreu no Teatro do ICBA, na Avenida Sete de Setembro. “A peça, ao retratar Jesus Cristo de forma diversa, em relação a sua sexualidade, quis corporificar em um homem, incontestável, em outro, que sofre preconceitos diários, em suas diversas formas. Em nenhum momento, percebi qualquer ato que pudesse desqualificar Jesus Cristo, ao contrário, faz uma comparação atual do sofrimento deste magnífico homem, com outro de sexualidade diversa da sua, mostrando a incompreensão e a intolerância humana”, diz o magistrado em seu despacho. Em sua decisão, o juiz argumenta que Jesus Cristo está “acima deste tipo de debate, que nada acrescenta e só traz sofrimento e rejeição a quem é discriminado por sua opção sexual”. Ele acrescenta também que a “intolerância, seja de que tipo for, não ajuda em nada. Acredito na liberdade de expressão, desde que não incita ao ódio ou a discriminação, o que não é o caso em debate nesta autos”. Por fim, ele decide que “diante do exposto, entendo prejudicada a liminar e, mesmo que não estivesse, indeferiria o pedido”.



MPF/BA: Solenidade apresentou novo procurador-chefe e novo procurador Regional Eleitoral na Bahia

Fábio Loula e Cláudio Gusmão assumiram a chefia do MPF/BA e a função Eleitoral em outubro. Imagem: MPF/BA

Os procuradores da República Fábio Conrado Loula, Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente, Cláudio Alberto Gusmão Cunha e Ovídio Augusto Amoedo Machado assumiram os cargos de chefe do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e substituta e procurador Regional Eleitoral na Bahia e substituto, respectivamente, no início de outubro. A solenidade alusiva à transmissão de cargos para o biênio 2017-2019 foi realizada na última quinta feira, 19 de outubro, na sede do órgão em Salvador e contou com a participação de diversas autoridades, além de membros e servidores do MPF.  Além dos membros da nova chefia e do Eleitoral, compuseram a mesa diretora o procurador-chefe do MPF/BA no biênio 2015-2017, Oliveiros Guanais de Aguiar Filho; o procurador Regional Eleitoral na Bahia substituto, Ovídio Augusto Amoedo Machado; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia, José Edivaldo Rocha Rotondano; a procuradora-Geral de Justiça adjunta, Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza; a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia Regina Helena Ramos Reis, representando a presidente do TJ, Maria do Socorro Barreto Santiago; e o juiz Federal Fábio Moreira Ramiro, representando a diretora do Foro da Justiça Federal na Bahia, Cláudia Oliveira. Em seu discurso, Loula destacou como desafio à gestão as restrições decorrentes do novo regime fiscal, o que afirmou que demandará uma postura mais austera e eficiente, com soluções criativas por parte dos órgãos públicos. “Precisamos continuar a combater os abusos, a corrupção, e sempre promover a dignidade da pessoa humana, pois não agimos por conveniência, mas por convicção. O Ministério Público tem a missão constitucional de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis, contando, sempre, com o indispensável apoio da sociedade. O Ministério Público sem a sociedade não é nada. Afinal, as conquistas não são de uma instituição, mas da sociedade como um todo”, completou. O novo procurador Regional Eleitoral afirmou que a transparência no processo eleitoral deve ser de interesse de todos, cidadãos e instituições, pois seus reflexos, positivos ou negativos, no cenário político, atingem toda a sociedade. Gusmão comentou, ainda, a estratégia a ser adotada diante das mudanças na legislação eleitoral, das crescentes demandas processuais e do reduzido número de membros atuando na área eleitoral: “A Procuradoria Regional Eleitoral deverá adotar uma série de estratégias, como, e sobretudo, na relação com os diversos órgãos que, de alguma forma, possuem atribuição na área eleitoral. Nesse ponto, destaco a absoluta necessidade de estreitamento da articulação com o Ministério Público do Estado, especialmente os promotores eleitorais; com a Polícia Federal, a fim de otimizarmos as investigações de crimes eleitorais, particularmente quando envolvem autoridades com foro por prerrogativa de função; com a Polícia Militar, cujo trabalho é absolutamente fundamental para a viabilizar as eleições; e com outros órgãos, como os tribunais de contas”. Em 2 de outubro, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deu posse aos procuradores-chefes e aos procuradores regionais eleitorais de todas as unidades do Ministério Público Federal, na PGR (Procuradoria-Geral da República), em Brasília. A solenidade realizada no último dia 19 marcou a transição da chefia e da área Eleitoral no estado. Durante a cerimônia, o servidor Alex Esteves, da Assessoria Jurídica do MPF/BA, fez um discurso em homenagem aos procuradores Oliveiros Guanais e Juliana de Azevedo Moraes. O chefe do órgão entre os anos de 2015 e 2017 e a respectiva substituta receberam, ainda, placas de homenagem do servidor Danilo Seoane Caldas Nascimento, secretário Estadual do MPF/BA, e da procuradora da República Nara Soares Dantas Kruschenwsky, respectivamente.

Solenidade marcou a transferência dos cargos com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais (Foto: Divulgação)


Tensão em Piripá: Contra delegado, população queima veículos e depreda delegacia

Foto: Vágner Santos.

A sede da delegacia da cidade de Piripá, no sudoeste da Bahia, foi destruída na madrugada desta terça-feira (31), em protesto contra o delegado, Florisvaldo Nery da Cruz. A fachada do imóvel da delegacia foi pichada e as instalações foram destruídas. Objetos também foram roubados e carros foram queimados em frente à delegacia. Segundo os moradores, o delegado Florisvaldo não estaria mais abrindo investigações, efetuando prisões, nem enviando os processos à Justiça. Na quarta-feira passada, eles já tinham feito outro protesto na cidade contra o titular. O G1 procurou a assessoria da Polícia Civil, que ficou de se pronunciar sobre o caso. O delegado disse que o ato desta terça-feira (31) foi feito por pessoas ligadas a um grupo político da cidade, depois que ele teria aberto investigação sobre corrupção no município. “É um movimento que começou pela Câmara (de Vereadores) e pelo Executivo contra o delegado”, afirmou. Ele afirma que atua na cidade desde o ano de 2006 quando começou a investigação da suposta prática de corrupção na prefeitura. “O problema é que sou um delegado diferenciado, não aceito propina e combato a corrupção. E nesse combate a corrupção comecei a atuar e tive alguns resultados, inclusive busca e apreensão das pastas de documentos de prestação e contas do prefeito”, contesta. O delegado disse que sofreu duas transferências do cargo na cidade e só retornou no ano de 2011. Florisvaldo também reclama da falta de condições para que consiga atuar e combater a ocorrência de crimes na cidade. Ele diz que ele trabalha sozinho na delegacia, sem nenhum escrivão. O município teria ainda dois policiais militares. O delegado afirma que a delegacia só conta com uma viatura, um aparelho de fax e uma linha de telefone. “A ineficiência da Polícia Civil decorre da omissão do estado. Hoje sou reduzido como fazedor de ocorrência. Sou delegado 24h por dia, moro na cidade”, disse. 

Foto: Vágner Santos.


Malhada de Pedras: Beto Ventura é escolhido para comandar núcleo da AUCIB e já sai em defesa da Guarda Municipal

Beto Ventura irá comandar o núcleo da AUCIB em Malhada de Pedras (Foto: 97NEWS)

Após uma assembleia realizada pela presidência da AUCIB - Auditoria Pública Cidadã da Bahia, no último dia 23, no município de Malhada de Pedras, ficou definido, por aclamação, que o comando do núcleo da entidade ficará a cargo do ex-vereador Beto Ventura. Tendo um histórico de combatividade, Ventura já iniciou a sua jornada se comprometendo a realizar o trabalho de auditoria da coisa pública com o máximo de responsabilidade. Ele foi ouvido pelo 97NEWS e já iniciou a sua função saindo em defesa dos membros da Guarda Municipal, que segundo ele vêm sendo prejudicados, pois ainda não estão recebendo o adicional noturno e nem de periculosidade. "A Guarda Municipal de Malhada de Pedras precisa de uma urgente atualização, pois hoje o município possui apenas 8 guardas, o que é um número limitado para garantir a preservação do patrimônio público" argumentou e continuou dizendo que "no período noturno somente 2 guardas fazem a ronda e, o que é pior, não existe qualquer transporte para o trabalho, pelo menos uma motocicleta eles deveriam ter, ainda mais agora que os furtos na cidade vêm aumentando". Ventura ainda destacou que "foi protocolado um requerimento por parte da Guarda Municipal solicitando o pagamento desses direitos, mas não houve uma resposta oficial, somente uma alegação que o estatuto do funcionalismo não dá esse direito, então por isso ele não pode ser pago, o que acabou ocasionando uma queda de braço" e emendou declarando que "esse estatuto é de 1.998, então está arcaico e obsoleto e já deveria ter passado por uma ampla reformulação, além do que uma lei municipal não pode se sobrepor à uma federal". E finalizou disparando que "então diante disso iremos ir à luta com todo o empenho para que os guardas municipais de Malhada de Pedra possam receber os seus direitos".



Prefeitura de Brumado informa que irá recorrer da decisão que suspendeu os cargos do Edital 05/2017 e que vai começar a convocar os cargos que não foram suspensos

A Prefeitura Municipal de Brumado irá recorrer da reforma da sentença judicial que suspendeu a convocação dos candidatos que participaram do Edital 05/2017 para os cargos de enfermeiro, psicólogo e farmacêutico. A informação foi obtida pelo 97NEWS junto à Procuradoria Geral do Município, que tomará esse posicionamento objetivando que o planejamento para as contratações que visam a otimização da área de saúde seja finalizado. Outra informação importante é que os outros cargos que não sofreram a decisão de suspensão de autoria da juíza de Direito Dra. Adriana Pastorele da Silva Quirino Couto serão prontamente convocados. Vale ressaltar que existe um Recurso de Agravo de Instrumento ao TJ-BA por parte do Ministério Público de Brumado, no qual é recomendado o cancelamento total do certame. Com isso fica um suspense no ar, mesmo para os que serão convocados, pois somente com a decisão de instâncias maiores é que o impasse poderá ser resolvido.



Brumado Sunset: Natal em alto astral; aproveite o lote promocional relâmpago

(Divulgação)

O clima vai ser de alegria e alto astral na capital do minério durante o Natal que irá ser marcado pelo Brumado Sunset, uma festa diferenciada que terá grandes atrações: Naiara Azevedo; Léo Magalhães; Seu Maxixe; Yara Vellasco; Fann Estourado e Dj Rafa Gouveia. Realizado pela Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções, o Brumado Sunset irá acontecer no dia dia 23 de dezembro, no Parque de Exposições Gilson Brito. Então não perca a oportunidade e já garanta o seu ingresso no Lote Relâmpago com Pista a R$ 50,00 e Camarote Open Bar a R$ 140,00. Corra agora mesmo aos pontos de venda e garanta já o seu ingresso no Bar Do Rey; Tiazinha Distribuidora; Posto Meira; Boutique Sandes E Padaria Kí Pão e meia Entrada em Tiazinha Distribuidora. E a galera de Livramento poderá adquirir os ingressos na Decore Festas e Embalagens; Restaurante Trindade e Sofía Comissária. Então o seu encontro com a boa música e com a diversão de qualidade já está marcado e será no dia 23 de dezembro no Parque de Exposições Gilson Brito que será o palco da alegria. Brumado Sunset, uma festa diferenciada que vai deixar o seu Natal ainda mais feliz.



Em decisão reformada, Justiça de Brumado suspende contratação de enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos por meio de Processo Seletivo Simplificado

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Fruto de uma representação feita pela AUCIB no dia 21 de agosto de 2017 ao Ministério Público da Bahia, a Ação Civil Pública nº. 8001194-89.2017.8.05.0032 contra  o município de Brumado, por possível ato de improbidade administrativa, teve uma reforma na decisão. Apesar de inicialmente negar o pedido de liminar feito pelo promotor de Justiça Dr. Ruano em 21 de setembro 2017, mantendo a realização do Processo Seletivo nº. 005/2017. A promotoria pública de Brumado entrou com um Agravo de Instrumento contra a decisão da Juíza Drª. Adriana  Pastorele que indeferiu a suspensão do REDA. Só que a referida Juíza reformou parcialmente sua decisão e na última quinta-feira (26) determinou que o município de Brumado se abstenha, de forma imediata, de convocar os candidatos para os cargos de Enfermeiro, Farmacêutico e Psicólogo. Segundo o teor da decisão, a meritíssima alegou que pode ter existido uma possível violação aos princípios da moralidade e eficiência, que devem nortear a administração pública. Confira abaixo o teor da decisão: 

(Divulgação: 97NEWS)


Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil; estupros aumentaram 3,5% em 2016

(Foto: Reprodução)

Uma mulher foi assassinada a cada duas horas em 2016 no Brasil, segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (30). No ano passado, o Brasil atingiu o recorde de assassinatos: 61.619. Em números absolutos, 4.657 mulheres perderam a vida no país. Apesar disso, apenas 533 casos foram classificados como feminicídios mesmo após lei de 2015 obrigar registrar mortes de mulheres dentro de suas casas, com violência doméstica e por motivação de gênero.“Temos que ter uma rede ampla de atendimento para a mulher. Esse é um dos motivos para a subnotificação tão grande de feminicídios. O crime é o desfecho fatal de uma série de violências”, diz Olaya Hanashiro, consultora-sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.  Para a diretora-executiva da entidade, Samira Bueno, a presença de mulheres nas polícias é muito baixa, o que também prejudica o número de registros. “Não faz sentido ter uma corporação com 90% de homens e 10% de mulheres”, diz. O presidente da Associação Nacional dos Praças (Anaspra) e integrante do Fórum, Elisandro Lotin, completa dizendo que as poucas policiais ainda sofrem assédio sexual e moral nas instituições. O Mato Grosso do Sul é o estado com maior taxa de mortes de mulheres do país: 7,6 por 100 mil habitantes - 102 mulheres foram assassinadas no estado no ano passado, aumento de 22,9% se comparado ao ano anterior.



Porque a 'saída do armário' de Kevin Spacey irritou celebridades, ativistas e fãs

Foto: BBCBrasil.com

Se Kevin Spacey tivesse saído do armário há um ano, as reações provavelmente teriam sido muito diferentes das que ocorreram nesta segunda-feira (30). O fato de uma das maiores celebridades de Hollywood assumir ser homossexual em um momento em que isso ainda é considerado como algo que prejudica as bilheterias de cinema provavelmente seria comemorado por muitos, especialmente pela comunidade LGBT. Mas Spacey só assumiu após acusações de que teria assediado sexualmente um ator de 14 anos em 1986. Anthony Rapp disse ao site Buzzfeed que foi convidado pelo ator para uma festa e que ele parecia estar bêbado no momento do incidente. Em uma nota publicada em seu perfil de Twitter, o ator de House of Cardspediu desculpas, afirmando não se lembrar do episódio. Em seguida, disse que "essa história me encorajou a abordar outras questões da minha vida". E continuou: "Eu amei e tive encontros românticos com homens durante toda a minha vida, e agora escolho viver como um homem gay". Mas desde então, ele foi duramente criticado por celebridades, ativistas e até fãs nas redes sociais. Muitos o acusaram de usar sua sexualidade como "cortina de fumaça" para tirar a atenção das alegações de assédio sexual.  "Ele não tem passe livre (para o assédio) simplesmente porque é gay", disse Josh Rivers, editor da revista britânica Gay Times. "Um suposto comportamento predatório é condenável não importa a sexualidade da pessoa." Para Rivers, "Kevin Spacey escolheu o momento errado para afirmar sua sexualidade, especialmente no momento em que está sendo acusado de algo muito ofensivo." Segundo Rapp, Spacey o levou para sua cama durante a festa e deitou em cima dele, mas ele conseguiu se desvencilhar da situação. Nesta segunda-feira, em meio à polêmica, a Netflix anunciou que a sérieHouse of Cards será cancelada após a próxima temporada. Em comunicado à revista americana TV Line, executivos da empresa disseram estar "muito preocupados" com as notícias sobre o ator. Eles afirmaram, no entanto, que a decisão de cancelar a série havia sido tomada antes das revelações de Rapp e Spacey.



Tristeza: Corpo de jovem morta em briga de casal é trasladado para Boquira, no Sudoeste baiano

(Foto: Reprodução)

Está sendo trasladado neste momento para Boquira, no Sudoeste da Bahia, o corpo da jovem Andressa Silva Gouveia, de 22 anos. O clima em sua cidade natal é de profunda consternação e perplexidade. Andressa estava fazendo faculdade em São Paulo, orientada pela mãe. E nas horas vagas, cuidava das crianças de uma amiga que conheceu naquele estado. Antes da tragédia, Andradessa havia confidenciado à mãe o desejo de retornar à Bahia, pois não havia se adaptado à nova realidade paulistana. “Há um mês, ela pediu para voltar para a nossa cidade, Boquira na Bahia, e eu não deixei. Queria que ela terminasse o curso. E olha o que aconteceu”, desabafou Ana Maria logo após liberar o corpo da filha no Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande (SP). O corpo da jovem será levado para a cidade de Boquira-BA, com previsão para chegar na noite desta segunda-feira (30), o enterro deve acontecer nestaa terça (31) no cemitério do município.