ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


Brumado: Após 7 anos da primeira reportagem estação de 'decantação' da Vila Presidente Vargas continua abandonada

Foto: Reprodução l Vídeo l 97NEWS

Em abril de 2013, a reportagem do 97NEWS visitou a Estação de Decantação, localizada na Vila Presidente Vargas a pedido dos moradores da localidade, que sofriam com o esgoto sendo jogado na sarjeta. De lá para cá, já se passaram sete anos e nada foi feito. A proposta da estação construída na Vila consistia em um processo de separação de misturas heterogêneas. Os componentes do sistema apresentavam diferentes valores de densidade e através da ação da gravidade são separados, o componente de maior densidade sedimenta ao fundo da unidade. Ainda na época, a reportagem mostrou o abandono do local com estruturas danificadas, tanques com buracos na laje e encanação comprometida. Com uma área de 150m², o local servia como pasto para animais. Como mencionado no início, há cerca de 7 anos, a obra continua abandonada e não vai ser utilizada pela Embasa no projeto de esgotamento do município. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, na audiência pública, que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) realizou no início do ano em Brumado, o analista de projetos da Embasa, Ricardo Azevedo, esclareceu que a estação não pode ser aproveitada pela Embasa, porque segundo ele, a estrutura já está defasada para os modelos atuais. "Hoje existem sistema de tratamento muito mais simplificado. Outro fator é a legislação ambiental, que está muito mais exigente", comentou. Sobre o esgoto da Vila que hoje é direcionado para o Rio do Antônio como acontece em toda a cidade, Azevedo destacou que, "o lançamento do esgoto com a qualidade inadequada no rio, vai de encontro ao que a gente quer, que é justamente tentar tirar o esgoto bruto, que corre a céu aberto, e levar para uma estação que tem a capacidade de tratá-lo adequadamente”, finalizou. Reveja a reportagem:

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário