ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Próximos dias podem ser de fortes chuvas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ás reas de instabilidade estão ganhando força e vão persistir sobre a Bahia e Minas Gerais nos próximos dias. A presença de uma frente fria na região sudoeste estimula a formação de nuvens carregadas. O fim de novembro e o início de dezembro pode ser de chuva em Brumado, a partir desta quinta-feira (30) até o dia 09 de dezembro, conforme previsão do Climatempo. Neste período, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 30ºC, com Sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite em alguns dias e outros com tempo chuvoso durante todo o dia e a noite. Há possibilidade ainda de chuvas fortes.





Comunidade Católica do Esconso realiza festa em honra e louvor à Imaculada Conceição; participe

(Fotocomposição: 97NEWS)

A Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Homero da Costa Ataíde, Bairro Esconso, convidar a toda a população brumadense para a festa em honra e louvor à Padroeira Nossa Senhora Imaculada da Conceição, que será realizada entre os dias 07 e 10 de dezembro. Na programação irão constar Missas, Louvor, Orações, Circuito Bíblico, Alvorada Festiva, Procissão, Atrações Musicais e Barracas Típicas. É um evento tradicional e que, neste ano de 2017, vem ser muito representativo, já que é integrada às comemorações dos 300 anos de encontro da Imagem da Imaculada Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.



Brumado: Autor de homicídio em 2012 é absolvido pelo Conselho de Sentença

(Foto: 97NEWS)

Gilmar Alves dos Santos foi pronunciado pela prática de homicídio simples (art. 121, caput, do Código Penal), o qual ocorreu no dia 18 de março de 2012, por volta de 19h30min, na Rua Virgílio Ataíde, 627, em Brumado, sendo que o denunciado, agindo com animus necandi, ou seja, de forma intencional, efetuou disparos de arma de fogo contra Carlos André Santiago dos Santos, causando-lhe as lesões descritas no laudo cadavérico de fls. 20/21.  Ainda de acordo com os depoimentos, naquela data o acusado encontrou-se com a vítima Carlos André, que supostamente queria brigar com Jorge Marcos Alves de Oliveira, irmão do acusado. Ao adentrar na residência da genitora o acusado teria tido sua blusa segura pela vítima, que, segundo informações daquele, pretendia causar confusão. O acusado não lhe deu muita atenção; porém, a vítima não soltou a blusa do denunciado, este a empurrou e teria recebido tapa no rosto, razão pela qual ambos entraram em luta corporal, momento em que o réu pegou uma arma de fogo que, segundo ele, teria caído da cintura da vítima,  e efetuou disparos em Carlos André, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após todos os procedimentos inerentes ao rito judicial, foi realizado nesta terça-feira (28) o Tribunal do Júri no Fórum Duarte Moniz, onde foi reconhecido a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria, mas com a resposta ao quarto quesito, o Conselho de Sentença respondeu afirmativamente, absolvendo o acusado, sendo o processo arquivado. 



Tiro de Guerra 06/024 recebe visita de Orientação Técnica

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (29), o Tiro de Guerra 06/024 e a 18ª Junta de Serviço Militar (18ª JSM) de Brumado recebeu a visita do 1° Ten Dielson dos Santos, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), 18ª Circunscrição de Serviço Militar. A visita teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da 18ª JSM e do Tiro de Guerra de Brumado, divulgar as diretrizes do Comando, transmitir orientações ao secretário da Junta do Serviço Militar e ao instrutor do Tiro de Guerra, retirar dúvidas quanto à nova sistemática de alistamento militar e comissão de seleção.  Na oportunidade o 1º Ten Dielson, Chefe do PRM orientou sobre os procedimentos a serem adotados no alistamento on line, na emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), além de procedimentos na comissão de seleção e operação do novo formato do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL).

 



Recomendação da Anvisa diz que vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença

Foto: Reprodução

A Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar nesta quarta-feira (29) que a vacina da dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não seja tomada por quem nunca teve a doença. A partir de agora, a imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus. A "Dengvaxia", fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, passou por testes de segurança. De acordo com informações preliminares, que precisam de uma análise mais completa dos estudos, alguns indivíduos apresentaram formas mais graves da doença após a aplicação – isso ocorreu em pessoas que não haviam tido um contato prévio com o vírus. Por enquanto, a bula será atualizada. A Anvisa disse que irá analisar os resultados completos para se posicionar novamente. Todas as diretrizes para vacina de dengue, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dizem que é necessário um acompanhamento dos pacientes dos testes iniciais por mais quatro anos. A Anvisa passou a recomendar, portanto, que pessoas que não tenham apresentado a doença não se vacinem. O órgão esclarece que o risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro.



PMDB realiza convenção municipal para eleger novo diretório em Brumado

Foto: Reprodução

Acontece nesta quinta-feira (30) a convenção partidária do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) do município de Brumado, eleição para o diretório do biênio 2018-2019. O presidente do diretório municipal, Emanoel Araújo Lima, "Manelão", convida os filiados do partido e simpatizantes do PMDB para participarem convenção Partidária que será realizada na área de eventos do restaurante Fornália, situado na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), com inicio a partir das 14hs horas e término as 19hrs. O atual presidente, usou as redes sociais para convidar os filiados, “reforço o convite a todos os simpatizantes do PMDB, que compareçam e prestigie a nossa eleição municipal, pois o PMDB que é um partido que tem história em nosso país e no nosso município, sendo o maior partido do Brasil e é aquele que representa, verdadeiramente, a vontade do povo brasileiro e do povo brumadense”, comentou Manelão.



Soy loco por tri, América! Grêmio vence Lanús de novo e é campeão da Libertadores

Foto: Reprodução

Pela terceira vez, a América do Sul é preto, azul e branca. Depois de 22 anos, o Grêmio volta ao topo do continente, e de forma incontestável. Segura, sofrendo poucos riscos e com golaços, a equipe tricolor confirmou o título da Libertadores ao bater o Lanús por 2 a 1 no Estádio Ciudad de Lanús - Néstor Díaz Pérez, nesta quarta-feira (29). No confronto de ida da final, os brasileiros já tinham triunfado por 1 a 0 em Porto Alegre. Fernandinho e Luan marcaram ainda no primeiro tempo para os visitantes. Sand, de pênalti, descontou na etapa final, mas nada que ameaçasse a vitória e o título do adversário. Com a conquista, o Grêmio iguala-se a São Paulo (1992, 1993 e 2005) e Santos (1962, 1963 e 2011) como time brasileiro com mais títulos da Libertadores. Somente quatro clubes possuem mais taças: Independiente (7), Boca Juniors (6), Peñarol (5) e Estudiantes (4). Os gaúchos tinham ficado no lugar mais alto do continente em 1983 e 1995. A última vez que um brasileiro havia levantado o troféu do principal torneio de clubes da América do Sul tinha sido em 2013, quando o Atlético-MG superou o Olímpia na decisão. Além disso, o título faz de Renato Gaúcho o primeiro brasileiro a erguer o troféu da competição na condição de jogador e técnico. Já o Lanús, fundado em 1915, é frustrado em sua primeira final de Libertadores na história.



Homem sob surto psicótico agride idoso a pauladas até a morte, em Urandi

Tragédia ocorreu no final desta manhã (29). Vítima foi identificada. Agressor tem 25 anos e sofre de problemas mentais (Fotos: Reprodução)

Nesta quarta-feira (29), um idoso identificado como Termicio Nunes Cerqueira, 65 anos , foi morto a pauladas na Rua Bahia em Urandi. De acordo com informações apuradas, o autor do homicídio foi Adeilson Cerqueira Morais, de 25 anos que segundo informações sofre de problemas mentais e teria surtado levando resultando na morte do ancião. Adeilson foi preso em flagrante pela polícia Militar e conduzido a Delegacia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) compareceu ao local, entretanto, seu Termicio já estava morto. O corpo do idoso foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Guanambi, onde passará por necropsia. A Polícia Civil já está investigando o caso.



Barra da Estiva: Preso homem que atirou em criança de 6 anos

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Após a realização de várias diligências que foram realizadas nesta terça-feira (28), pelas Polícias Civil e Militar com a finalidade de efetuar a prisão de Guilherme Souza dos Santos, conhecido como "Gordinho, de 19 anos, o qual tinha a seu desfavor um mandado, o mesmo não foi encontrado. Só que nesta quarta-feira (29), o acusado se entregou, tendo o delegado Marco Antônio Torres, presididido o Inquérito Policial e representou pela decretação da prisão preventiva de Guilherme, em razão do referido ter atingido a tiros uma menina de 6 anos de idade e agredido brutalmente a avó da garota, fato ocorrido no dia 10/06/2017, por volta das 05:00 horas, no Bairro das Nações, em Barra da Estiva/BA. O fato aconteceu após Guilherme, juntamente com mais dois comparsas, terem se desentendido com o pai da criança durante os festejos juninos deste ano. A criança foi atingida no abdômen e o projétil ficou alojado em seu fêmur, sendo que sua avó paterna fora barbaramente agredida à coronhadas por Guilherme. O pai da criança conseguiu fugir e nao foi atingido pelos tiros deflagrados. Ambos os comparsas de Guilherme acabaram morrendo depois da prática do referido crime. Um deles foi assassinado pelo avô paterno da criança baleada e o outro meliante morreu em confronto com uma guarnição da CIPE Sudoeste. Guilherme permanecerá custodiado na carceragem da DT de Barra da Estiva à disposição da Justiça.



Prefeito de Conquista é vítima de estelionato; ele teve vários cheques passados na cidade

O próprio prefeito tentou fazer Boletim de Ocorrência na tarde de hoje, quarta-feira (29), mas sistema do Disep estava fora do ar (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Cerca de 20 cheques de uma conta-corrente do prefeito Herzem Gusmão (PMDB) foram fraudulentamente retirados do banco e ao menos alguns chegaram a ser distribuídos pela cidade. O Banco do Brasil, instituição financeira responsável pela conta-corrente, detectou a fraude e sustou os cheques de numeração 850001 a 850020. O prefeito tentou fazer Boletim de Ocorrência na tarde de hoje, quarta-feira (29), mas o sistema do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) estava fora do ar. Assim que o sistema retornar, a queixa-crime será formalizada e Herzem continuará tomando todas as medidas administrativas e judiciais possíveis. 



Zé Raimundo defende reposição salarial para policiais e professores

(Foto: Divulgação)

O deputado Zé Raimundo (PT) relatou o projeto de lei do Executivo que repõe as perdas dos soldos de policiais militares e dos vencimentos dos policiais civis, aprovado ontem (28), por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa.  Ao defender a aprovação da matéria, ele ressaltou que a reposição vai representar um dispêndio de R$33 milhões este ano e de R$342 milhões em 2018. O plenário aprovou também o PL que trata dos vencimentos do Magistério. De acordo com projetos de lei, os reajustes ficarão entre 6% e 10%, representando uma alteração na estrutura remuneratória do Magistério e da Segurança Pública, com a possibilidade de promoção por meio de qualificação.  “Vale ressaltar que a grave crise econômica nacional tem feito outros estados atrasarem salários de servidores, enquanto em nosso estado o governador Rui Costa mantém a folha em dia e ainda garante o ajuste salarial para essas duas importantes categorias”, comparou Zé RaimundoO deputado lembrou ainda que todas as categorias dos servidores têm seus planos de carreira estruturados nos governos petistas e, portanto,  esses PCS continuarão possibilitando ajustes e benefícios. Zé Raimundo também se destacou na sessão de ontem, quando defendeu a aprovação de todos os 12 projetos de parlamentares que entraram em votação, o que foi acatado pelo plenário.



Brumado: Sindicato dos Comerciário inicia campanha salarial 2017/2018

Foto: Reprodução

O Sindicato dos Comerciário de Brumado, Poções e região iniciou na manhã nesta segunda-feira (27) a campanha salarial na cidade de Brumado. Com o tema “Todos em Defesa da Valorização Profissional” a equipe do Sindicato, conduzida pelo presidente, Joilson Pereira, percorreu o comércio da cidade apresentando para os trabalhadores do comercio, a proposta do sindicato para a negociação da convenção coletiva. Na oportunidade convidou os trabalhadores para a grande assembleia geral extraordinária que será realizada no dia 11 de dezembro na sede do Sindicato, situada no município de Poções, as 19h.

 

Na assembleia será discutida e aprovada a pauta de reivindicação da convenção coletiva de trabalho 2017/2018. Ao participar da campanha, os trabalhadores do comercio estarão não só contribuindo para o fortalecimento da luta e a garantia dos seus direitos, como também estará concorrendo a uma moto 0Km que será sorteada durante a assembleia geral e transmitida ao vivo através das nossas redes sócias, para que todos os trabalhadores dos 35 municípios que o sindicato representa possam acompanhar e participar das decisões da campanha salarial. 



Ranking do Inep aponta que índices das faculdades Uneb, Uefs, Ifba, Unifacs e Ucsal são insatisfatórios

Foto: Luciano Santos l Conteúdo 97NEWS

Um ranking com a avaliação das universidades, faculdades e centro universitários brasileiros a partir dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) foi divulgado nesta terça-feira (28), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na lista, seis universidades baianas receberam nota quatro, e foram consideradas excelentes. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi a primeira colocada no estado, seguida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), Instituto Federal do Recôncavo da Bahia (IFBaiano) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), todas avaliadas com nota 4. Na contramão, outras cinco instituições da Bahia receberam nota 3, avaliação considerada insatisfatória pelo Ministério da Educação, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A nota do IGC varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas.



Brumado: Público masculino responde bem à mobilização do Novembro Azul

Foto: Divulgação

Diversas atividades de promoção à saúde, previstas na programação do ‘Novembro Azul’, atraíram o público masculino, neste mês de novembro, às Unidades de Saúde de Brumado, tanto na sede como nos distritos. Palestras e rodas de conversa, especialmente sobre o câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, solicitação de exames, avaliação de saúde bucal, orientação para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e atividades físicas foram algumas das atividades realizadas com a participação de homens de todas as idades. O aposentado Antoniel dos Santos Lima (66), morador de Ubiraçaba, constantemente realiza acompanhamento de saúde no posto, com a equipe. Então, nesta terça (28), ele não ficou de fora quando soube da programação especial, destinada a cuidados com a saúde dos homens e prevenção às doenças. A enfermeira Thaís Lima, relembra que os cuidados à saúde dos homens devem ser realizadas por eles, não só nas campanhas, mas sim, durante todo ano. “A nossa campanha do ‘Novembro Azul’ se esmera em alertar não apenas sobre a prevenção ao câncer de próstata, mas também convidar o público masculino a cuidar mais da saúde de maneira geral. Ao contrário das mulheres, os homens ainda não incorporaram a prevenção e os cuidados no dia a dia e, por isso, acabam adoecendo mais. Por isso nós queremos chamar a atenção da população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde e a busca constante por prevenção e acompanhamento médico”, destaca. Mais de 140 homens paraticiparam da atividade, nesta terça na Unidade de Saúde Raimundo Fernandes Santos. 

Sobre a doença


As estatísticas do câncer de próstata no Brasil assustam: é o segundo tipo de tumor que mais atinge os homens e o que mais mata os brasileiros acima de 50 anos. O preconceito e a falta de informação acerca da importância da prevenção da doença são os principais fatores que elevam o índice de mortalidade entre homens. Atualmente, estima-se que um brasileiro morre a cada meia hora em decorrência do câncer de próstata. Já em casos de diagnóstico precoce, as chances de cura do paciente chegam a 90%. A prevenção do câncer de próstata deve começar cedo, com hábitos de alimentação saudável e exercícios físicos. O consumo de álcool e o tabagismo são fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores na próstata. Entre os exames preventivos, o principal é o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um importante marcador tumoral para identificação da doença.

 



Rio do Antônio: Suspeita de adulteração de livro de frequência do Poder Legislativo por parte de vereador virá caso de Polícia

O vereador Alexandre Leite Alves é suspeito de adulterar o livro de frequência da Casa Legislativa (Fotocomposição: 97NEWS)

O pequeno município de Rio do Antônio vem protagonizando ultimamente vários fatos interessantes, os quais muitas vezes viram manchetes da imprensa baiana. Desta feita um incidente, que teve o seu registro efetuado nesta terça-feira (28), tendo o gabinete da presidência da Câmara de Vereadores como cenário, deverá também ter uma forte repercussão, já que o mesmo acabou virando caso de polícia. Segundo o boletim de ocorrência, o vereador Alexandre Leite Alves (PSD), de acordo com o relato da secretária da Casa Legislativa, Elisabeth Soares Paca de Souza, teria solicitado uma verificação no livro de frequência e, diante disso, como é, segundo a funcionária, um direito do mesmo, ela permitiu, só que, por um descuido, o vereador teria assinado a sua frequência no dia 06 de novembro, na qual, segundo o mesmo boletim, ele estava ausente. Ato contínuo, após verificação da presidência da Casa, teria ficado clara a adulteração, o que reforçou a abertura da investigação por parte da Polícia Civil. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, Alexandre Leite Alves, que, inclusive é filho do prefeito Deca (PSD), estaria correndo um sério risco de perder o seu mandato, já que segundo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, o edil que faltar a terça parte das sessões durante o ano será sumariamente cassado. Já foi aberto um inquérito policial para apurar se houve ou não o ato doloso por parte do vereador, pois o caso está ainda meio obscuro, lembrando que agora, caso fique comprovada . Tentamos contato com a Câmara de Vereadores de Rio do Antônio na busca de um posicionamento do vereador Alexandre Alves, mas não conseguimos êxito. Segundo as últimas informações a mesa diretora da Casa Legislativa já estaria estudando a abertura de uma CPI para apurar o fato, que, caso seja confirmado pode incorrer também na quebra de decoro parlamentar.

O boletim de ocorrência que foi gerado após o fato (Foto: 97NEWS)


População denuncia a retirada de equipamentos da UBS em Guanambi após inauguração

Foto: Reprodução

Um vídeo feito por uma moradora de Guanambi e compartilhado nas redes sociais está causando a maior polêmica na cidade. De acordo com a denúncia, um dia após a inauguração da Policlínica Regional e da Unidade de Saúde Eurivaldo Cardoso pelo governador Rui Costa, na última sexta (24), os equipamentos foram retirados sem nenhuma justificativa. Nas imagens, é possível ver funcionários de uma empresa terceirizada carregando os móveis e colocando em um caminhão. “Aqui foi só para mostrar que o governador inaugurou, mas tiraram tudo do postinho de novo”, critica a mulher que faz o registro. O fato ocorreu no Bairro Ipiranga. Em nota a imprensa da região, o governo informou que, na verdade, os móveis, não só da UBS do Bairro, mas de outras unidades da cidade, foram deslocados temporariamente para dar apoio a Feira de Saúde e Cidadania, que aconteceu no último sábado (25) e domingo (26), no Centro Administrativo, onde mais de 9 mil atendimentos foram realizados para a população, em uma parceria entre a Sesab e a Secretaria Municipal de Saúde. Os móveis foram utilizados nos gabinetes dos vereadores, e em tendas montadas para o atendimento. Na manhã dessa segunda-feira (27), o mesmo caminhão que aparece na referida filmagem, já estava recolhendo os móveis das unidades, para recolocar nos locais de origem.



Brumado: Comerciante é brutalmente agredido por bandidos; o fato gerou revolta e indignação na população

O comerciante foi surpreendido com a chegada dos bandidos que iniciaram imediatamente a agressão (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

A insegurança pública vem sendo uma "fratura" cada vez mais "exposta", promovendo um clima de medo e terror na população. Em Brumado, apesar das autoridades classificarem o município como "pacato", já que os índices de violência, proporcionalmente, são menores de muitas cidades da Bahia, a situação é de extrema preocupação, ainda mais nessa época de final do ano, onde, historicamente a criminalidade é bem mais ativa. Na manhã desta quarta-feira (29), um novo incidente veio confirmar essa tese de "terra sem lei", onde, dois elementos, visivelmente alterados, caminham em direção a um estabelecimento comercial que fica na Praça Teófilo Alves de Lima, ao lado do Mercado Municipal, e, de forma instantânea, após darem uma "gravata" na vítima, intensificam a agressão ao proprietário, o qual, inclusive, já foi, várias vezes, vítima de roubos. As cenas são de uma selvageria brutal, que, infelizmente é cada vez mais comum nos dias de hoje. Imediatamente as imagens circularam de forma frenética pelos aplicativos de mensagens eletrônicas, o que gerou uma forte revolta, com vários comentários que expressaram a profunda indignação por essa situação de falta de pulso do governo do estado em reforçar as Polícias. Em Brumado, o déficit do contingente policial é gritante e pouca coisa, ou quase nada, vem sendo feito para reverter a situação. Existe sim uma luz no fim do túnel, já que é dada como certa a instalação de uma base da CIPE/Sudoeste no município, o que iria inibir a ação criminosa, mas, até lá, a população e, especialmente os comerciantes, continuam vulneráveis à ações como essa que ocorreu. Segundo as últimas informações os meliantes, durante a fuga, deixaram cair uma arma, a qual foi pega por um popular e entregue na delegacia (foto abaixo). Veja também o vídeo revoltante: 

A arma que foi recuperada e que estavam com os bandidos (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Absurdo: Querem tirar o título de Patrono da Educação Brasileira do mestre Paulo Freire

(Divulgação)

Convidados da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) condenaram, nesta terça-feira (28), a sugestão legislativa que pede a retirada do título de Patrono da Educação Brasileira dado à Paulo Freire. A SUG 47/2017 pede a revogação da lei que conferiu a titulação à Paulo Freire em 2012. De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da matéria na CDH, a sugestão “é filha da ignorância”, pois apenas o desconhecimento do trabalho de Paulo Freire levaria alguém a propor “uma sugestão tão absurda, estúpida e insensata”. A senadora reafirmou que seu parecer será pela rejeição da proposta, pois, segunda ela, por ser professora, sua posição não poderia ser outra. A educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo e representante do Coletivo Paulo Freire, afirmou na audiência que o pedagogo foi “diminuído e desprezado a um nível jamais visto” pela sugestão legislativa.



Brumado: Estudantes interessados já podem se cadastrar no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior

Foto: Reprodução

Já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Brumado o Portal da Educação,  para os estudantes interessados que querem cadastrar-se no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES (Clique Aqui), instituído pela Lei nº 1.810, de 28 de setembro de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 5.011, de 2017. O programa tem o objetivo de conceder uma bolsa de estudo mensal aos estudantes de baixa renda que morem fora do município. O estudante precisa ter bom desempenho escolar e estar regularmente matriculado e cursando o ensino superior em universidade pública. Para inscrição no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior, os estudantes deverão manifestar interesse em sua participação mediante cadastramento através do site e entregar os documentos comprobatórios na Central dos Conselhos, situada à Rua Iluminato Lôbo, 33 - Centro, local vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc. Caberá à Sesoc comprovar, por meio de visita de assistente social, a real situação financeira da família do beneficiário, bem como observar semestralmente os inscritos, comprovando a frequência escolar igual ou superior a 75% e o desempenho escolar de 75% de aprovação nas disciplinas cursadas no semestre. O PAEES promove o incentivo e a participação em curso de nível superior.