ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado


Conselho de Ética da Câmara começa 2018 com caso Lúcio Vieira Lima

(Foto: Reprodução)

O Conselho de Ética da Câmara vai começar 2018 com a missão de analisar o caso do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB), alvo de uma representação da Rede e do PSOL – neste ano, todos os cinco processos abertos para apurar a conduta dos deputados foram arquivados. As siglas pedem a cassação do mandato irmão de Geddel Vieira Lima em razão das investigações sobre as malas de dinheiro encontradas pela Polícia Federal (PF) em um apartamento de Salvador. A PF encontou indícios de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa da parte dos irmãos. O Conselho irá estudar, portanto, os atos de quebra de decoro parlamentar, como recebimento de vantagens indevidas e perturbação da ordem das sessões da Câmara, por exemplo. As punições variam desde censura escrita até cassação.



Servidores administrativos e policiais civis da 20ª Coorpin semeiam solidariedade em Brumado

Foto: 97NEWS

Sexta-feira, as vésperas de feriado é dia de descanso. Não para os servidores da 20ª Coorpin, que acordaram cedo e reuniram-se na sede da instituição, e deslocaram-se para creche Casulo Pequeno Polegar, no Centro de Assistência Integral a Crianças (Caic), nesta sexta-feira, 22. Na programação, muito amor e generosidade. Cada policial civil e servidor administrativo conseguiu com doações de empresários de Brumado levar brinquedos a dezenas de crianças da creche. O evento, objetivou levar alegria para crianças carentes do Caic, com entrega de brinquedos, balas e pirulitos, sob comando do Papai Noel, policial trajando as vestes do “bom velhinho”. 

O delegado titular da Delegacia Territorial, que pertence a 20ª Coorpin, Leonardo Soares, disse que, “esse momento é muito gratificante, pois não há nada melhor que fazer bem ao próximo, sem escolher a quem. Meu coração transborda de emoção e só posso agradecer a todos pelo sucesso deste evento”. Um dos investigadores disse que o evento renova esperanças. “Não viemos trazer nada, viemos buscar... calor humano, felicidade. Aqui não está o policial, mas o servidor, que está para servir”, fazendo, na oportunidade, a entrega simbólica de um presente para uma criança da creche”, frisou.



Inacreditável: Com quase meio quilômetro, China inaugura ponte de vidro mais longa do mundo

Foto: Reprodução/Reuters

A ponte de vidro mais longa do mundo, com 488 metros de extensão e suspensa a uma altura de 218 metros, foi inaugurada ontem na província de Hebei, informou nesta segunda-feira (25) o canal estatal "CCTV". Construída pela empresa Bailu Group, ela foi aberta numa cerimônia com a presença de, aproximadamente, 3 mil turistas, que puderam experimentar a vertiginosa sensação de andar por uma ponte de piso transparente entre dois penhascos no Parque Hongya. O chão da ponte é formado por 1.077 placas de vidro de apenas quatro centímetros de espessura, que ficam penduradas em uma estrutura reforçada por 12 cabos, totalizando 126 toneladas, capazes de suportar terremotos de até 6 graus de magnitude e furacões de força 12, a maior na Escala de Beaufort. "A nossa ponte foi projetada para aguentar mais de 3 mil pessoas, mas para garantir a segurança de todos os turistas só aceitamos a 600 ao mesmo tempo", destacou à "CCTV" Yang Shaobo, diretor da empresa responsável pela obra.

Ele afirmou vários operários irão inspecionar diariamente o estado da ponte e guardas vão ajudar os visitantes que possam ter medo de passar pela estrutura, que, conforme enfatizou, é "completamente segura". Até agora, a ponte de vidro mais longa do mundo era uma de 430 metros no Parque Natural de Zhangjiajie, também na China. Apesar de perder em distância, o lugar que inspirou as Montanhas Aleluia do filme "Avatar", continuará ostentando o recorde de mais alta, já que está suspensa a 300 metros.



Itapetinga: Polícia apreende 2,5 toneladas de carne irregular

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Cerca de 2,5 toneladas de carne bovina irregular foram apreendidas na zona rural de Itapetinga. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a ação é parte da Operação Carro de Boi, que combate furto, roubo e abate clandestino de gado. Além da carne no caminhão, outros seis animais abatidos foram encontrados no chão de terra de uma fazenda da região. A propriedade fica às margens da BA-670, no Km 18, na região do Palmeira, zona rural de Itapetinga. Ainda segundo a SSP-BA, o motorista do caminhão fugiu, mas a polícia já representou pelo pedido de prisão dele, que já foi identificado. A Polícia também informou que a carne era manuseada sem condições sanitárias corretas e com indícios de ter sido roubada. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis, outros locais e grupos estão sendo investigados por crimes ligados ao gado, em toda a Bahia, principalmente no interior do estado. A apreensão ocorreu na última sexta-feira (22).



MG: Colisão de caminhonete, carreta e ônibus deixa 12 mortos; coletivo ia para Guanambi

Foto: Divulgação l PRF

Subiu para 12 o número de mortos em acidente envolvendo um ônibus, um caminhão-cegonha e uma caminhonete na rodovia MGC-122, em Mato Verde, no norte de Minas. O caso foi registrado na tarde deste sábado (23). Testemunhas afirmam que o ônibus transportava passageiros de São Paulo com destino a Guanambi. Segundo a Polícia Rodoviária o veículo atuava clandestinamente. Os veículos pegaram fogo e os corpos de sete pessoas que morreram na colisão ficaram carbonizados. Os feridos foram socorridos para hospitais da região. As testemunhas também relatam que o acidente teria sido provocado pela caminhonete, uma F-250, que atingiu a carreta após uma ultrapassagem, indo para a contramão e bateu de frente com o ônibus.



Fiéis celebram Natal com missa em Brumado

Fotos: Ezequias Júnior / PASCOM

Famílias brumadenses lotaram a igreja Matriz, em Brumado, na noite de domingo (24), véspera de Natal. Com agradecimentos e pedidos de paz e harmonia, a missa do galo, da Paroquia Bom Jesus, foi presidida pelo Pe. Cleonídio. "É uma alegria imensa poder assistir a missa do Natal, aqui na igreja Matriz", disse uma das fiéis. A noite era de reflexão e preparação do espírito para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. "Junto com Deus as coisas melhoram para nós todos. O Brasil tá precisando de paz e harmonia", disse o radialista Tote Lima, que estava presente na missa. Emocionados com a celebração, os católicos relembraram o significado do Natal, como a professora Vera Matos, que foi com a família. "É o momento em que nosso Deus nos deu Jesus Cristo como Salvador. E Natal para nossa família é presente, É ele no meio de nós a vida toda", disse ela. Os turistas aproveitaram o momento para também visitar a igreja, que é uma tradição de todo brumadense que mora fora, e é devoto do padroeiro da cidade.



Levantamento aponta que 23 delegacias na Bahia dividem presos por facção

Foto: Reprodução

Das 413 delegacias do estado visitadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público – ao todo, a Bahia tem 499 delegacias – 23 dividem os presos considerando as organizações criminosas às quais eles pertencem. Segundo informações do jornal Correio, os dados integram levantamento feito pelo órgão e divulgado no último dia 18, com base em informações de 2016, no qual a Bahia ocupa o primeiro lugar – as duas capitais com maior número de facções, o Rio de Janeiro está em segundo lugar, com 12 unidades em que os presos são distribuídos conforme suas facções, e São Paulo, em sexto, com 5 unidades. O terceiro estado com mais delegacias que separam os presos por facção é Mato Grosso do Sul (10), seguido do Paraná (8) e por Amazonas e Goiás, que empatam com 7 unidades. Ainda segundo o Correio, a divisão se estende ao sistema prisional: Comando da Paz (CP), Caveira e Bonde do Maluco (BDM) foram alocadas em cinco unidades do Complexo da Mata Escura, a exemplo do que acontece nos bairros de Salvador e nas cidades da Região Metropolitana. Vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb), a delegada Patrícia Oliveira cita um relatório da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) que aponta que 2.775 presos ainda estavam custodiados nas delegacias baianas. “Ou seja, 20% dos presos dos 14.236 presos na Bahia, quando na verdade não deveríamos ter nenhum”, declara. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou em nota que os presos são relacionados às facções no decorrer das investigações, mas não confirmou a separação por organização criminosa. A pasta ainda ressaltou que as celas das delegacias já foram esvaziadas, em paralelo às inaugurações de novos presídios no estado.



Parceria entre Anitta e J Balvin poderá ser tema da música da Copa

Foto: Reprodução / Capricho

Há algumas semanas, Anitta divulgou alguns detalhes sobre a próxima parceria que fará com o colombiano J Balvin, a música Machika. Agora, fãs especulam que a canção poderá ser a música-tema da Copa do Mundo 2018, tudo por conta de algumas imagens vazadas da gravação do clipe. Uma das imagens divulgadas nas redes sociais mostram bandeiras de diversos países hasteadas, enquanto um vídeo mostra dançarinos fazendo coreografias com uma bola de futebol. Anitta e J Balvin são parceiros de longa data no mundo da música Há dois anos, a cantora brasileira participou de uma versão remix de Ginza e, em novembro, ela lançou a faixa Downtown, cantada com o colombiano. Ainda não se sabe quando Machika será lançada.



Conta de luz pode aumentar 9% em 2018

Foto: Ilustrativa

Um levantamento feito pela TR Soluções mostrou que, em 2018, a conta de energia terá um reajuste bem acima da inflação, em 2018. Os motivos desses valores seriam as chuvas insuficientes e aumento dos encargos sociais. Segundo informações publicadas no jornal Folha de São Paulo desta segunda-feira (25), as tarifas devem fechar o ano com alta de 14% e aumentar 9,4% em 2018. Na região Sul do país, a alta pode chegar a 10,7%.



Brumado: Unopar deseja a todos um Natal de muita paz e amor

Foto: Divulgação

Amigos, desejo que você tenha no olhar, o encantamento da vida, que você tenha no coração a plenitude do amor, que você acredite na grandeza de Deus, no destino do mundo, na beleza da vida, nos sonhos e na esperança. A Unopar acredita em seus sonhos, e, em 2018 continuaremos ao seu lado. Feliz Natal e Boas Festas!

 



Mensagem de Boas Festas do Vereador Lek Cabeleireiro

(Divulgação)

Amigos e amigas da nossa querida Brumado. Mais um ano que chega ao fim, mas como todo ciclo, cada final é também um novo começo e desta forma vamos encarar o ano de 2018 com muita esperança no coração, desejando um ano maravilhoso a todos os brumadenses.

Venho agradecer a cada um que fez parte da minha vida neste ano de 2017 e enfrentou todas as dificuldades junto comigo, desde a minha equipe de trabalho, a cada um de vocês que me apoia, seja no contato diário ou pelas redes sociais. Agradeço a Deus e a Minha família querida que é a base da força deste vereador. 

Desejo a cada brumadense um Natal de Luz, que seja muito mais simbólico do que apenas presentes, e sim, um momento de reflexão e compartilhamento de amor e carinho e que este sentimento possa se alongar durante todo o ano. 

Que 2018 seja o ano de suas vitorias e que deus cubra de bênçãos essa cidade que amamos, e que merece muito nosso cuidado. 

Como representante do povo de Brumado renovo meu compromisso com cada um de vocês em atuar em prol da população, principalmente daqueles mais carentes, e que em 2018 sejamos felizes e tenhamos muita fé em Deus. Abraço carinhoso do vereador do povo, Lek Cabeleireiro.





Saída temporária: Geddel e envolvidos em escândalos de corrupção passam Natal na cadeia ou em prisão domiciliar

(Foto: Reprodução)

Envolvidos em um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil vão passar o Natal na cadeira ou em prisão domiciliar, entre eles os empresários Joesley e Wesley Batista e Marcelo Odebrecht, além de políticos como Eduardo Cunha e Paulo Maluf. Após dois anos, o empresário Marcelo Odebrecht vai poder comer a ceia de Natal em casa. Situação semelhante é do doleiro Lucio Funaro, que na semana passada conseguiu prisão domiciliar. Já o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho está em uma situação mais confortável. Foi beneficiado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes. Um habeas corpus que deixou livres o ex-governador e sua esposa, Rosinha Matheus, sem tornozeleira, sem restrições. O ex-ministro Geddel Vieira Lima e o deputado federal Paulo Maluf estão na penitenciária da Papuda. Eles vão passar o Natal apenas com os companheiros de cela. As empresas que fornecem alimentação aos presos mudaram o cardápio neste domingo e tanto Geddel como Maluf vão comer arroz com passas, tutu de feijão, batata e carne assada. Visitas só serão liberadas na quarta-feira. O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral também passará por situação semelhante. Já sua esposa, Adriana Ancelmo foi beneficiada com prisão domiciliar.  Joesley e Wesley Batista passarão a noite trancados na cela sozinhos. Eduardo Cunha está no Complexo Médico Penal em Pinhais, sem visitas. Antonio Palocci também terá o mesmo tratamento. Ressalta-se que o presidente Michel Temer assinou decreto do indulto de Natal que prevê a redução e até mesmo a extinção da pena. Para condenados por corrupção que já tiverem cumprido um quinto da pena podem passar pela última vez o Natal na cadeia. O decreto foi criticado por integrantes da Operação Lava Jato que apontaram que o indulto “facilita a concessão de perdão total da pena a condenados por crime de corrupção”



A história do motoqueiro que foi livrado da morte e passa hoje o Natal com a família

O motociclista foi parar embaixo do caminhão. Apesar do susto, ele conseguiu sair de baixo do veículo sozinho e saiu andando (foto: Reprodução)

Um motociclista conseguiu escapar apenas com arranhões depois de ser atropelado por um caminhão, nesta quinta-feira (21), em Campina Grande. As câmeras de segurança de um mercadinho registraram o momento do acidente. Assista ao vídeo acima. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Francisco Ernesto do Rego e Getúlio Cavalcanti, no Jardim Paulistano. As imagens mostram que o caminhão esperava a vez para cruzar a avenida. Quando ele tenta passar, a moto que seguia na Getúlio Cavalcanti e tinha a preferência bate na lateral do veículo. O motociclista foi parar embaixo do caminhão. Apesar do susto, ele conseguiu sair de baixo do veículo sozinho e saiu andando, apenas mancando. “Eu fiquei desesperado do grito do rapaz. Quando a gente tentou colocar, ele já tava em pé, do outro lado”, relatou o auxiliar de serviços gerais do mercadinho, Luciano Cruz. A vítima do acidente foi o cortador de granito Josicleu Rodrigues. Ele tinha saído do trabalho para almoçar em casa quando a colisão aconteceu. Ele foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas teve apenas ferimentos leves. “Pra mim, o bem fundamental não são os bens materiais, não. Fundamental é estar aqui, contando a história, com meus filhos. Não tem explicação, não. Eu tenho duas datas de aniversário agora: 7 de fevereiro e 21 de dezembro”, declarou Josicleu. Veja a reportagem: