ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Brumado: Morador do bairro Olhos D`água reclama de poeira e matagal na Rua Francisco Alves

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há cerca de 17 anos a situação é a mesma. Todos os dias, enfrentamos poeira, e quando chove a lama, além do matagal na Rua Francisco Alves de Oliveira, no Bairro Olhos D'água, em Brumado. O vigilante, Marlon dos Santos, de 38 anos, diz que o local fica cheio muriçocas, formigas, escorpiões e até cobra por ser uma área muita densa de matagal. De acordo com Marlon, o problema acontece ha vários anos. "Quantas ruas em Brumado estão sendo calçadas, sem se quer ter um morador, e aqui ha 17 anos vivemos nessa situação", reclama. Ele conta que não importa a estação, a terra sempre atrapalha. "Quando é calor nossas casas são invadidas por uma poeira sem tamanho, e com a chuva, a rua se transforma em um lamaçal que não conseguimos nem subir com os carros". Ele diz que já entrou em contato com a infraestrutura, que atendeu o pedido apenas na limpeza no ano passado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Nós conversamos e eles limparam a rua umas duas vezes, depois disso nunca mais", salienta. O vigilante espera que com a implantação do Parque da Cidade, a infraestrutura do local possa mudar. "Esse terreno da frente, pertence a prefeitura, já vi várias matérias falando sobre um Parque que vai ser construído nessa área, tomara que saia do pepel", finalizou o vigilante Marlon Santos. A Secretaria de Infraestrutura informou ao 97NES que "limpa as ruas do bairro sempre após o período das chuvas, evitando que o mato se espalhem ou se acumulem nas ruas causando incômodo para a vizinhança". Ainda de acordo com a pasta, "assim que as previsões não apontarem mais chuvas, os trabalhos de capina retornarão a todo vapor".



Taisan Auto homenageia a todas as mulheres pelo dia 8 de Março

Foto: Divulgação

Parabéns por ser mulher, por ser determinada, guerreira, batalhadora, sonhadora, companheira, verdadeira, inteligente, parceira, dedicada, emotiva. Parabéns as mulheres sensíveis e espetaculares. Ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver. É ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo. Parabéns pelo seu dia. Feliz Dia das Mulheres! Uma homenagem da Taisan Auto, pelo dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher.



Pesquisa aponta que apenas 18% dos brasileiros estão com as contas “no azul”

Foto: Conteúdo l 97News

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC) aponta que apenas 18,4% dos brasileiros estão com as contas no azul, com sobra de recursos para consumir ou fazer investimentos. De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (7), 40,1% dos entrevistados apontam estar no “zero a zero”, sem sobra e nem falta de recursos. Já 37,9% assumiram estar no vermelho e não conseguir pagar todas as contas com a renda que possuem. Os demais não souberam opinar. Segundo os entrevistados, as principais razões para estarem no vermelho foram os preços altos e a dificuldade de pagar as contas (53,8%); a redução da renda (26,7%); a perda do emprego (18,2%); e a perda de controle dos gastos (12,2%). O levantamento foi feito no último mês de fevereiro. De acordo com o órgão, quase a metade (49,4%) dos consumidores manifestaram a intenção de reduzir gastos no orçamento. Apenas 8,4% disseram que planejavam aumentar o valor de suas compras. Para 40,4%, os gastos devem se manter estáveis. Os demais não souberam opinar. A pesquisa revelou ainda que 22% dos brasileiros tiveram crédito negado em janeiro – último mês com dados disponíveis – ao tentarem parcelar uma compra em estabelecimentos comerciais ou contratar serviços a prazo.



Incêndio supostamente criminoso atinge área do Parque Nacional na Chapada Diamantina

Foto: Henrique Martins

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado no município de Mucugê, enfrenta dois grandes focos de incêndio que está deixando os moradores da região em alerta. De acordo com José Antônio Pereira, presidente da Brigada Voluntária Marchas e Combate, as chamas tiveram início no último domingo (4) entre as localidades de Morro do Miguel e o Monte do Zeca. O fogo foi controlado na noite de terça-feira (6), após dois dias, mas as equipes de combate continuam nas localidades atuando no rescaldo para evitar o reacendimento das chamas. Segundo Pereira ao G1, o incêndio tem características criminosas e destruiu uma área considerável do parque. "Nos parece que é um incêndio para renovação de pastagem, que tem a ver com a criação de animais. A gente vem cobrando da administração do parque a fiscalização, porque são casos que se repetem. Estamos atuando para enxugar gelo. Não temos ainda a dimensão da área exata da destruição agora, porque acabamos de controlar o fogo", relatou. Ações de rescaldo e monitoramento da área afetada fizeram parte dos trabalhos da brigada nesta quarta (7).



Mulheres estudam mais, ganham menos e gastam mais tempo com familiares, diz IBGE

Foto: Reprodução

As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Esses e outros dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (07), no estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”. Vários fatores contribuem para as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, segundo pesquisa. Em 2016, as mulheres dedicavam, em média, 18 horas semanais a cuidados de pessoas ou afazeres domésticos, 73% a mais do que os homens (10,5 horas). A diferença chegava a 80% no Nordeste (19 contra 10,5). Para o IBGE, isto explica, em parte, a proporção de mulheres ocupadas em trabalhos por tempo parcial, de até 30 horas semanais, ser o dobro da de homens (28,2% das mulheres ocupadas, contra 14,1% dos homens).



Barra da Estiva: Professor é morto a tiros próximo de sua residência

Foto: reprodução / Facebook

Um professor foi morto a tiros na noite de terça-feira (06), após uma suposta tentativa de assalto em frente a sua casa na cidade de Barra da Estiva. Zemário Luz Caires foi baleado por volta das 22h. Ele foi  encaminhado ao  Hospital Suzi Zanfretta, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. As investigações estão por conta da Polícia Civil. Ainda não se sabe a motivação e autoria do crime.



Pesquisa aponta que assédio e violência sexual são os maiores problemas das brasileiras

Foto: Reprodução

O assédio e a violência sexual são apontadas por uma pesquisa da Ipsos, divulgada nesta quarta (07), como as maiores preocupações das mulheres. O estudo foi realizado em 27 países. Quase 20 mil pessoas foram ouvidas para o estudo na África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, Espanha, EUA, França, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Sérvia, Suécia e Turquia. No ranking global, as três maiores preocupações listadas pelas mulheres foram assédio sexual com 32%; violência sexual, com 28%; e violência física, com 21%. No entanto, essa ordem se alterou no Brasil: violência sexual é o maior medo das brasileiras, com 47%; seguida de assédio sexual, com 38%; e violência física, com 28%. Abuso doméstico é o quarto maior problema das brasileiras e de mulheres do mundo todo. Já a igualdade salarial é a quinta maior fonte de preocupação das mulheres ao redor do globo e a sexta no nosso país. Mas é a principal em países desenvolvidos como Alemanha, Suécia, Bélgica e Grã-Bretanha.



Brumado: Óticas Sol lançam promoção especial para o mês das mulheres

Foto: Divulgação

As Óticas Sol lançam para o mês das mulheres mais uma promoção: a cada compra realizada, concorra a um lindo óculos da grife "Thommy Hilfiger", o cliente recebe 50% de desconto, armações e óculos a partir de R$ 50 e tudo em até 10x sem juros. Óticas Sol oferecem um mix de produtos, com as principais marcas do mercado nacional e internacional. As Óticas Sol parabenizam todas as mulheres e ainda as convidam para conferir toda linha de lentes, armações e óculos de sol feminino. Óticas Sol, preço, prazo e qualidade, na Rua Euclides da Cunha, 65, Centro. Informações (77) 3441- 1396 / 9 8102-5896.



Eduardo cumpre palavra e começa a viabilizar a recuperação das pontes que fazem ligação com Livramento via Itaquaraí

O prefeito de Brumado, que é engenheiro civil, fez as medições preliminares (Foto: Divulgação)

A situação das pontes e passagens molhadas que fazem a ligação entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, tendo como via de acesso os distritos de Itaquaraí e Iguatemi, foram objeto de inúmeras veiculações na mídia regional, nas quais ficou claro as condições de alta precariedade dos equipamentos públicos. Diante disso, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), se prontificou a buscar uma solução por meio de uma parceria entre os dois municípios, mas isso ficou um pouco emperrado, já que o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro (REDE), devido aos entraves que aconteceram por ocasião da formação do consórcio regional de saúde e da implantação da UTI, começou a dificultar uma relação harmoniosa com Brumado. Mas, mesmo assim, o chefe do executivo brumadense está fazendo questão de cumprir a sua palavra e já começa a acertar os detalhes com um interlocutor que é considerado um político muito forte de Livramento, o presidente da Câmara de Vereadores, Cidão Aracatu (DEM). Os dois acompanhados do vice-prefeito de Brumado Édio Pereira (PC do B) de vereadores e do engenheiro Danilo Alves estiveram primeiramente visitando a ponte sobre o Rio São João, onde foi firmada a parceria para a reforma da mesma. Também foram visitadas a passagem molhada da Fazenda Traíras e a ponte de Gameleirinha. Ainda não há uma previsão para o início das obras, já que tem que ter aprovação das duas Casas Legislativas, mas espera-se que esse ano elas ainda aconteçam.

A situação das pontes da região é precária (foto: Divulgação)


Denúncias de desperdício de merenda em escola de Arrecife são esclarecidas pela SEMEC

O bilhete que acabou circulando e gerando as especulações de desperdício de merenda, as quais foram esclarecidas pela SEMEC (Fotocomposição: 97NEWS)

Denúncias de desperdício de merenda escolar, que por sinal foram feitas no ano de 2017, voltaram a ganhar repercussão. Segundo os denunciantes a sobra da merenda escolar fornecida aos alunos da Escola Miguel Mirante, que fica localizada no Distrito de Arrecife em Brumado, estaria sendo dada aos porcos, quando poderia ser passada aos necessitados. A denúncia que acabou circulando por meio de um bilhete falava que as sobras saíam da escola em baldes sem que houvesse a mínima fiscalização por parte da empresa. Diante disso, a atual secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde rapidamente se prontificou a esclarecer o assunto. Segundo ela, “os alunos sempre se alimentam muito bem e, quase sempre repetem, já as sobras sujas, que diante da vigilância sanitária não próprias para o consumo humano, realmente são dadas aos animais, já que a empresa responsável autorizou a doação”. Ela encerrou garantindo que “nunca houve problemas, de alimento insuficiente para os alunos, valendo a ressalva de que a merenda é escolar. Se os denunciantes passam por situação de vulnerabilidade social que procurem a Sesoc, para receber as doações de alimentos de forma correta, pois o município possuí um plano de atendimento nesse sentido”.



‘Nós abominamos a venda de senhas na Central de Marcação. O número de senhas é suficiente’; garantiu secretário ao 97NEWS

A venda de senhas na Central de Marcação e Regulação voltou a acontecer (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Mais uma vez a venda de senhas na Central de Marcação e Regulação volta à cena midiática, mostrando que os “espertalhões de plantão” estão sempre prontos para ludibriar suas vítimas indefesas. Eles primeiramente criam um clima contra o sistema, fazem o cartão da família, vão aos guichês sem previsão e, por último, se aproveitam da fragilidade das pessoas que precisam fazer exames com certa rapidez e dão o “bote” vendendo as senhas por quantias que giram em torno dos R$ 50,00, chegando em alguns casos atingir a R$ 100,00, com o detalhe que isso é por exame, ou seja, temos uma quadrilha especializada atuando no local. Diante disso entramos em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres que de pronto disparou que “nós abominamos esse tipo de comportamento, de pessoas com péssimas intenções se aproveitando da inocência de pacientes que estão vulneráveis para criar um clima de terror e assim obter lucro indevido”. Ele ainda fez questão de destacar que “o número de senhas oferecidos diariamente é totalmente suficiente, não precisa pânico, todos serão atendidos”. E finalizou subindo o tom ao desabafar que “aqueles que comprovarem a denúncia da venda de senhas liguem para a ouvidorias (do SUS e do município) e façam a denúncia, pois o sigilo é absoluto e ninguém será identificado”.

Segundo o secretário o número de senhas colocados à disposição dos usuários é suficiente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


‘Farra do Chafariz’: Prefeitura de Brumado já estuda medidas de impacto para evitar que o fato se repita

A prefeitura já estuda medidas cabíveis para coibir este tipo vandalismo (Foto: Reprodução l Vídeo)

A forte onda de calor que vem atingindo Brumado provocou no último final de semana um episódio que ficou conhecido como a “Farra do Chafariz”, no qual, dezenas de jovens, mostrando certa alteração protagonizaram cenas de vandalismo num dos principais cartões postais da cidade, a Praça Coronel Zeca Leite. As cenas que viralizaram nas redes sociais mostram os jovens utilizando o reservatório onde fica o chafariz, - que foi, inclusive, recentemente reformado -, como se fosse uma piscina pública. Muitos brumadenses se revoltaram com a situação, que beira à baderna, postando sua indignação nas redes sociais. O 97NEWS noticiou o fato, o que acendeu ainda mais as “chamas das contestação”. Diante disso procuramos o coordenador da Guarda Municipal, Jussimar Santos, o qual declarou que “já estava aqui me mobilizando para agendar uma reunião com o secretário João Nolasco para buscar uma solução para que fatos como esses não venham a se repetir”. Questionado sobre o novo planejamento de colocar os guardas para fazer as rondas nas praças públicas como foi anunciado no início do ano, ele respondeu que “foi somente para garantir a segurança da decoração de natal, depois voltamos aos nossos postos”. E ainda salientou que “com a mudança da segurança patrimonial para empresas terceirizadas, muitos guardas irão sem definição de local, então vamos pedir para que eles venham a fazer a ronda contínua nas praças”. Também falamos com o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim que garantiu que “realmente foi um episódio reprovável, mas iremos tomar as providências devidas para que isso não volte a ocorrer. Já estamos em estudo com um sistema de vídeo monitoramento que seria uma solução viável para a questão. Vamos sentar e achar a melhor solução para garantir o patrimônio da praça Zeca Leite que é um dos locais mais visitados em Brumado”.



Confirmado: Morte por suposta reação à vacina foi causada pela febre amarela

Fotos: Agência Pública

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) constatou que um dos casos de morte por reação à vacina contra a febre amarela, que era investigado, era, na verdade, mais um registro de óbito por causa da doença. A paciente, uma mulher de 76 anos de Ibiúna, no interior paulista, já estava infectada pelo vírus quando foi vacinada. O grupo, formado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Medicina da USP, está fazendo a confirmação de casos de febre amarela por meio de análises de autópsias realizadas pelo Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC). “A paciente tomou a vacina e, no dia seguinte, apresentou os sintomas, mas ela já tinha sido infectada pelo vírus. A vacina demora dez dias para começar a proteger contra o vírus. Se ela tivesse se vacinado antes, estaria viva”, afirma Paolo Zanotto, professor do Departamento de Microbiologia do ICB da USP. Nos últimos dois meses, quase 70 autópsias de pacientes com suspeita de ter contraído a doença foram analisadas pela equipe. Segundo o diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP Paulo Saldiva, a equipe começou um projeto com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) há quatro anos com o objetivo de desenvolver técnicas menos invasivas para realizar autópsias, utilizando equipamentos de ponta, como o primeiro equipamento de ressonância magnética para corpo inteiro com campo de 7 Tesla da América Latina, chamado Magnetom 7T MRI.



Brumado: Adolescentes são flagrados tomando banho no chafariz da Praça Cel. Zeca Leite

Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais um vídeo gravado durante o período da noite do último fim de semana por um internauta onde aparecem vários adolescestes tomando banho no chafariz da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) que recentemente passou por uma grande revitalização por meio da prefeitura. A estrutura que ganhou uma nova pintura, assim como tratamento especial na água, deveria servir para embeleza a praça, que é um dos cartões postais do município, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. No vídeo é possível ver vários jovens dentro do chafariz que acabou servido como “piscina”, num gesto de total falta de respeito com o patrimônio publico. O Código Penal Brasileiro diz, que, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia cabe pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, Lei (Nº 2.848/40). 



Turmas do Maternal em plena atividade na Rede Municipal de Brumado

As mudanças são facilmente perceptíveis (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, decidiu inovar em 2018 com a abertura das turmas do Maternal. Decisão importante, tendo em vista que é uma faixa de idade de extrema importância para o desenvolvimento da criança. As experiências vividas nessa idade são o alicerce do edifício moral e cultural futuro da criança. Utilizando essa forma de pensar, a gestão Educar para Libertar está colocando em prática a acertada decisão em relação às turmas de maternal. O sucesso é facilmente perceptível aos olhos de todos os envolvidos, que destacam que a secretaria desenvolveu uma ótima estrutura, onde, por exemplo, todas as turmas estão sendo atendidas por um pedagogo e um auxiliar, disponibilizando um acompanhamento completo para as crianças. Isso apenas comprova o salto que a educação pública municipal está dando para atender melhor nossas crianças.

O lúdico ocupa um espaço importante no aprendizado (Foto: Divulgação)


Em viagem à Brasília, prefeito Eduardo obtém a confirmação que obras da Fiol retornarão a Brumado no primeiro semestre de 2019

Audiência com o Ministro dos Transportes Maurício Quintela (Foto: Divulgação)

Quem acompanha a história política de Brumado nos últimos 20 anos conhece as transformações que foram acontecendo no município, as quais acabaram trazendo um novo fôlego de progresso e desenvolvimento. No ano de 2005, após assumir a prefeitura de Brumado, o até então engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos começou a elaborar vários planejamentos para atrair grandes empreendimentos para o município. Dentre as inúmeras ações nesse sentido, uma teve um destaque especial, que foi a luta incansável para que uma das obras mais importantes para o futuro a região viesse a ser integrada a Brumado. A obra em questão foi a FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste, que, a princípio não passaria pelo município, mas, após uma luta tenaz de Vasconcelos, a ‘capital do minério’, acabou sendo integrada ao lote IV da ferrovia, com as obras iniciadas em 2013, o que descortinou um dos períodos mais progressistas para a cidade, que viveu momentos econômicos muito positivos, com um bom imobiliário, com a criação de milhares de postos de trabalho e um forte aquecimento do mercado de materiais de construção. As obras que estavam a todo o vapor, acabaram sido atingidas pela vil corrupção que assolou o país, então, diante disso foram paralisadas em julho de 2015 e, até agora, estão dessa forma. Em sua terceira gestão, o prefeito Eduardo Vasconcelos, assim como fez em 2005, voltou a buscar de forma incessante que eles retornassem e que viessem a ser finalizadas, já que como um grande visionário que é sabe da importância deste empreendimento. 

O presidente do PSB, Márcio Moreira (esquerda), o diretor-presidente da Valec, Mario Mandolfo e o prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Divulgação)

Diante disso ele foi à Brasília na última semana, acompanhado do chefe de gabinete Amarildo Bonfim e do presidente do PSB, Márcio Moreira, para iniciar a materialização desse objetivo e, na quinta-feira (01) teve uma audiência com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintela. Na referida reunião participou o deputado federal Erivelton Santana. Já na sexta-feira (02), a comitiva brumadense se reuniu com o diretor-presidente da Valec, Mario Mandolfo que garantiu que as obras serão retomadas em Brumado no primeiro semestre de 2019. Nas referidas audiências também foram solicitadas um material importante, as aduelas, para serem instaladas nas passagens de água das estradas vicinais do município, o que trará um ganho na qualidade das mesmas. O prefeito voltou muito otimista da viagem e, rapidamente, relatou ao 97NEWS que “a garantia que as obras da Fiol irão retornar para Brumado já é um grande motivo de comemoração, pois sabemos da sua importância e do impacto positivo que ela causa na economia, não só de nossa cidade, mas como da região”.  



Anestesista Dr. Felipe Neves na Clínica Master

Foto: Divulgação

A avaliação pré-anestésica é uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico. Nesta consulta, o médico anestesista entrevista o paciente para se informar sobre suas condições físicas e psicológicas e para conhecer todas as informações de interesse clínico sobre o paciente como, se há doenças pré-existentes, se o paciente é portador de alguma alergia, se fez ou faz uso de medicamentos, obtendo informações sobre o nome e dose diária utilizada deste medicamento, se o paciente já se submeteu anteriormente a alguma cirurgia onde foi necessário a utilização de anestesia e qual a cirurgia (ou procedimento) que este paciente irá realizar e/ou a que será submetido. De acordo com a resolução 1802/2006 do CFM a avaliação pré- anestésica é obrigatória a todos os pacientes. É durante a avaliação e/ou consulta pré-anestésica que o anestesista informa o paciente sobre os cuidados que deverão ser tomados antes, durante e depois da realização do procedimento. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente anestesista Dr. Felipe Neves. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado: Leite que chega estragado na casa do consumidor é culpa dos proprietários de mercearias e supermercados, diz ADAB

O leite armazenado no freezer acaba perdendo devido a mudanças na temperatura (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Não é de hoje que irregularidades são constatadas pelos consumidores, quando compram ou recebem o leite pasteurizado em casa. Na última ação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Brumado, os vendedores de leite, os famosos "leiteiros", foram obrigados a se adequarem, no que se refere ao transporte do laticínio, sendo exigidos a usarem caixas térmicas e colocarem gelo durante o transporte, resolvendo então a questão do acondicionamento do produto. Mas outra questão veio ao debate pelos consumidores brumadenses, em várias denuncias que chegaram a nossa redação. Os consumidores relataram que ao comprarem leite em supermercados e mercearias, o produto tem validade, mas quando é fervido em casa, sofre fermentação - no interior é chamado de coalhamento do leite. 

Em alguns estabelecimentos, o laticínio é armazenado de maneira correta (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Tentando debater e saber mais sobre a denúncia, a equipe do 97NEWS falou com o gerente da ADAB/Brumado, Alexandro de Arruda Monteiro, no qual o mesmo relatou que, durante fiscalização feita em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, encontrou irregularidades no armazenamento e comercialização do produto. "Após o laticínio Leite Bom do Sertão ter se adequado as normas exigidas no armazenamento feito pelos profissionais que vedem o leite de porta em porta, percebemos que o problema continuou, foi ai então que passamos a fiscalizar, os supermercados, mercearias e padarias, onde constatamos que durante o período da noite, os donos dos estabelecimentos para economizarem energia elétrica, desligam os freezeres, fazendo com que o leite de saquinho perdesse", relatou Monteiro.

Alexandro também alertou para o problema da carne comercializada (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O gerente da ADAB também fez um outro alerta muito importante, desta feita, sobre a questão da carne, uma vez que após a construção do matadouro particular, e as constantes apreensões nos abates clandestinos feitos pelo órgão na zona rural, muitos consumidores optam por uma carne legalizada vendida nos supermercados, açougues e outros estabelecimentos, porque a carne está armazenada em um balcão frigorífico, sendo assim, é  uma carne de boa qualidade. Mas nem tudo é o que parece ser, de acordo com Alessandro, as ilhas ou freezeres que acomodam a carne, também estão sendo desligados a noite. "Nós constatamos também que os donos desses estabelecimentos, estão desligando o equipamento durante a madrugada, e colocam a carne ou derivado dela, expostos ao tempo, e isso diminui o tempo de conservação desse produto, uma vez que não há mais refrigeração, para mante-lo condicionado e protegido à possíveis bactérias," disse o gerente da ADAB. Ainda segundo a ADAB, nenhum dos responsáveis pelos estabelecimentos foram notificados, apenas um alerta verbal foi feito, mas que o órgão em parceria com a Vigilância Sanitária de Brumado está nas ruas fiscalizando, e se, qualquer comerciante for pego comercializando leite ou carne de maneira inadequada, será punido com os rigores da lei. 

Alguns balcões frigoríficos são desligados durante a madrugada (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Unopar promove em Brumado palestra 'Carreira em Pauta'

Foto: Divulgação

Acontecerá no dia 13 de março, às 19h, na Unopar de Brumado, o Carreira em Pauta. O carreira em pauta, é um evento gratuito e exclusivo para alunos e convidados e tem por objetivo facilitar o acesso à educação e qualificação dos participantes, estimulando e desenvolvendo novas habilidades e competências profissionais e pessoais. É uma excelente oportunidade para você fazer novos contatos, reciclar seus conhecimentos e aprender mais sobre as tendências do mercado profissional. A palestra será gravada e transmitida com exclusividade, e terá como palestrante a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza: Luiza Helena Trajano, formada em administração, e direito e protagonista do seu próprio sucesso profissional, Luiza Helena Trajano foi eleita uma das mulheres mais influentes do Brasil pela Gazeta Mercantil e também já foi apontada, segundo a revista Forbes, como a terceira mulher de negócios mais poderosa do país. Aproveite ainda, para saber sobre os cursos de Pós-Graduação que o ajudarão evoluir na carreira e atingir seus objetivos profissionais. As inscrições serão realizadas até o dia 13 de março pelo site: carreiraempauta.net.br/polos, para maiores informações entre em contato (77) 3441-7979 ou (77) 99937-7979.



Brumado: `É uma ação totalmente arbitrária, a área continua ocupada´, diz o líder do Movimento Rumo a Moradia ao lado do IFBA

Cerca de 20 homens da Cipe/Sudoeste participaram da ação (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Um dos lideres do Movimento Rumo a Moradia (MRM) do terreno ao lado do IFBA, próximo ao Bairro São José, em Brumado, conhecido apenas pelo prenome de Roberto, considerou a ação de reintegração de posse por parte da prefeitura municipal como arbitrária. Em contato com a nossa redação, por telefone, "Robertinho" como é conhecido, informou que em nenhum momento os ocupantes do terreno receberam por parte da justiça ou pelo setor jurídico do município o aviso de reitegração de posse. "O movimento continuará no terreno, visto que a reintegração de posse, como eles dizem, foi unilateral, apenas da prefeitura, sem registro na comarca local, utilizou o poder de polícia e com o apoio da segurança do estado para pressionar o movimento", diz Roberto. Ainda de acordo com o lider do MRM, o terreno hoje em questão e o próprio Parque de Exposições já foram ocupados há 23 anos atrás pelo movimento. 

As famílias questionaram a ação da prefeitura de Brumado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

"Nesse período, de lá para cá, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) solicitou a medição topográfica de todo o terreno, com intuito de realizar a entrega da posse das terras, mas com as medições erradas, a área consta como devoluta, ou seja sem nenhum posseiro", completou. As famílias que estavam no local diante da possível reitegração de posse do município, relataram a nossa equipe que eles optaram por abrir pequenos lotes para várias famílias utilizarem como moradia. "São 400 famílias em busca do sonho da casa própria, e ai vem o município, que se diz dona do terreno querer tomar isso de nós, não aceitamos", disse uma integrante do movimento. Ainda segundo Roberto, os ocupantes só deixarão o terreno se a prefeitura apresentar uma petição da União dando posse ao Município. "O movimento considera a administração pública irregular tão como os próprios invasores. É uma ação totalmente arbitrária, nós vamos acionar a justiça e saber de onde partiu a ordem para essa desocupação. A área continua ocupada”, finalizou o líder.

O setor jurídico do município acompanhou de perto a reintegração de posse (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)