ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Brasil: Com 13% dos focos de incêndios, Bahia lidera 'ranking do fogo'

Foto: Reprodução l INPE

A Bahia foi o estado que mais registrou focos de incêndio no mês de setembro deste ano, com 6.491 formações, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado foi responsável por 13% dos focos de todo o país, seguido por Mato Grosso (11,3%) e Minas Gerais (11,2%). O período, já batizado de "temporada de incêndios" devido ao clima mais propício às queimadas, tem por regra uma quantidade maior de focos. No entanto, os números da Bahia em setembro mais que triplicaram entre 2020 e 2021. No último ano, no mesmo período, foram registrados 1.918 focos. O Corpo de Bombeiros Militar na Bahia realiza o monitoramento dos incêndios florestais. No momento, são pelo menos 16 municípios monitorados, com focos principalmente no oeste do estado. O fogo, quando se espalha, prejudica áreas de conservação e até aldeias indígenas. Na Chapada Diamantina, voluntários passaram a se mobilizar para ajudar a controlar os incêndios. Chamados de brigadistas voluntários, eles se organizam em grupos junto a autoridades oficiais e monitoram os focos.  



WhatsApp, Instagram e Facebook ficam instáveis e saem do ar

Foto: Reprodução

Por volta das 12h30 desta segunda-feira (4), algumas das principais redes sociais, todas pertencentes ao mesmo grupo, apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar. O facebook, instagram e Whatsapp deixaram de funcionar. No WhatsApp, usuários relatam que não conseguem enviar ou receber mensagens. As empresas ainda não se pronunciaram sobre o que teria causado essa interrupção. Milhares de usuários reclamaram das interrupções em outras redes sociais fora do grupo. O site DownDetector, que reúne reclamações, registrou pico de problemas no WhatsApp a partir das 13h, com mais de 52 mil relatos.



Brasil: Após um mês internado, ex-jogador Pelé recebe alta

Foto: Reprodução l Rede Social

O ex-jogador de futebol Edson Arantes Nascimento, Pelé, de 80 anos, recebeu alta hospitalar nesta quinta (30). Ele estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, após passar por uma cirurgia para remover um tumor no cólon direito. Segundo o Boletim médico ele "encontra-se estável e seguirá em quimioterapia, após a cirurgia de retirada de tumor no intestino, realizada em 04 de setembro". Pelé foi hospitalizado em 31 de agosto para fazer exames anuais de rotina que haviam sido adiados em 2020, em razão da pandemia de Covid. Durante o procedimento, o tumor foi identificado.



Programa prevê R$ 300 milhões em compra de gás para famílias de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (29) que vai destinar R$ 300 milhões para a criação de um programa social de apoio a famílias de baixa renda para compra de insumos essenciais, durante 15 meses, com foco no gás de cozinha. A verba foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal. De acordo com a companhia, o formato do programa está em fase final de estudos, assim como a definição do critério de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e a busca de parceiros para captação de investimentos. Ainda não está claro como se dará esse auxílio e os critérios para as pessoas receberem o benefício. Existe a possibilidade de um fundo ser criado para que outras empresas participem do projeto, informou a Petrobras. Segundo a empresa, "o programa visa alinhar a atuação social da empresa ao praticado por outros players de mercado e se justifica pelos efeitos da situação excepcional e de emergência decorrentes da pandemia da Covid-19". “Somos uma empresa socialmente responsável e comprometida com a melhoria das condições de vida das famílias, particularmente das mais vulneráveis. A pandemia e todas as suas consequências trouxeram mais dificuldades para as pessoas em situação de pobreza. Tal fato alerta a Petrobras para que reforce seu papel social, contribuindo ainda mais com a sociedade”, disse o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, em nota distribuída pela empresa. O anúncio foi realizado no momento em que a estatal é criticada por lideranças políticas, por conta de sua política de preços que segue o mercado internacional.



PIX: Bancos poderão bloquear recursos de usuários por 72 horas em caso de suspeita de fraude

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Banco Central (BC) divulgou na terça-feira (28) que as instituições financeiras que suspeitarem de fraudes poderão bloquear os recursos suspeitos da conta do usuário recebedor por até 72 horas. A medida passa a valer a partir de 16 de novembro. Segundo o BC, essa medida vai permitir que a instituição financeira faça uma análise "mais robusta" da possivel fraude "aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que foram vítimas de algum crime". A instituição deverá avisar ao usuário recebedor do bloqueio. Outra medida anunciada pelo BC é a obrigação da notificação de infração, mesmo para transações em que pagador e recebedor tenham conta na mesma instituição. Atualmente, a notificação é facultativa.



Ambev aumento preços de seus produtos

Foto: Reprodução

Depois da carne, do arroz, do feijão e do leite, agora é hora da cerveja subir de preço. A cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, acaba de aumentar o preço da bebida. A partir desta sexta-feira (1º), haverá aumento de 5% a 6% em chope e cervejas, incluindo embalagens descartáveis. Outros comunicados falam de repasses desde esta segunda (27) ou a partir de sábado (2). O reajuste deve vir alinhado com a inflação acumulada nos último 12 meses, em torno de 10%. A Ambev afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que se trata de um aumento natural, que ocorre todo ano. A empresa afirma que houve reajuste no ano passado, mesmo em meio ao período mais crítico da pandemia, com parte dos bares e restaurantes fechados. Mas, neste caso, o aumento não atingiu as embalagens retornáveis, diz a cervejaria. Agora, o aumento é generalizado, para diversas embalagens e marcas. 



Brincadeira de mal gosto: Ciclista sofre acidente após ter bumbum apalpado

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma jovem de 25 anos, caiu da bicicleta após ser vítima de importunação sexual enquanto pedalava, em Palmas (Paraná). O fato foi registrado no último domingo (26). No entanto, as Imagens de câmeras de segurança só foram divulgadas nesta terça-feira (28), dois dias depois. As imagens mostram Andressa Lustosa, sendo apalpada no bumbum pelo carona de um veículo Gol branco. Logo depois, a jovem se desequilibra e cai da bicicleta. Após o ocorrido, a vítima registrou um boletim de ocorrência. “Infelizmente, foi muito pior do que eu imaginava! Nós mulheres não temos um minutos de paz! Sai de casa para andar de bicicleta e volto toda machucada pra casa por uma atitude covarde dessas! Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.. estou bem, só quero que paguem pelo o que fizeram”, escreveu a jovem nas redes sociais. Conforme a Polícia Civil, o caso é investigado como importunação sexual e lesão corporal. Até o momento, o motorista do carro e o passageiro ainda não foram identificados. Veja o vídeo:

 



Presidente da Petrobras diz que não haverá mudança na política de preços da empresa

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, diz que não há mudança na política de preço dos combustíveis durante uma apresentação ao vivo pela Internet. “Continuamos trabalhando da forma como sempre. A maneira que a Petrobras acompanha o preço da paridade internacional do [petróleo tipo] Brent, as mudanças em relação ao câmbio, a análise permanente para ver se isso são [fatores] conjunturais ou estruturais, essa mudança não existe”, disse. A participação média da Petrobras no valor do litro da gasolina, que chega a R$ 7 em algumas cidades brasileiras - é de cerca de R$ 2. Da mesma forma, o valor da parte da estatal no litro do diesel é de R$ 2,49 e, no preço do botijão de 13 kg do gás de cozinha, é de R$ 46,90.  Segundo Silva e Luna, há um conjunto de fatores que impacta diretamente o país, “quase como uma tempestade perfeita”: crise da pandemia, período de baixa afluência hídrica com impacto na energia e uma elevada alta nas commodities, incluindo petróleo e gás. Segundo a estatal, do total do preço do litro da gasolina, somente 34% são referentes à Petrobras e os outros 66% são formados por outros componentes de custo, incluindo impostos e margem de lucro das empresas. No caso do diesel, a parcela da empresa fica em 52%, sendo os demais 48% relativos aos demais fatores de mercado. Na formação do preço do botijão de gás GLP de 13 kg, a Petrobras fica com 48% do preço, com os outros 52% ficando por conta das empresas de envase, distribuição, revenda e impostos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).



Brasileiros criam casco 3D para jabuti e entram no Guiness Book

Foto: Divulgação

Uma equipe de especialistas brasileiros entrou para o livro Guiness World Records de 2022, após reconstruir um casco de jabuti em 3D e implantá-lo no animal. A jabota (fêmea de jabuti) foi vítima de um incêndio no Cerrado, em Brasília, quando perdeu a sua carcaça de proteção. O desenvolvimento, a impressão em 3D da prótese e a cirurgia foram realizados por médicos veterinários, cirurgiões dentistas, designer e artista plástico voluntários. As peças levaram entre 28 a 50 horas cada para serem reveladas e, posteriormente, montadas, para formar o casco. O projeto foi finalizado em um mês. Hoje, a jabota vive em uma chácara especial para animais silvestres em Brasília. 



Profissionais de saúde receberão dose de reforço contra a Covid, diz ministro da Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na sexta-feira (24), que foi aprovada a dose de reforço da vacina contra Covid para profissionais de saúde. A terceira dose será administrada preferencialmente com a Pfizer, para quem tomou o imunizante há mais de seis meses. A decisão acompanha a orientação sobre dose de reforço para idosos. "Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Essa já é a maior campanha de vacinação da história do Brasil", escreveu nas redes sociais. 



Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 7 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O concurso 2.412 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta sábado (25) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito. A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas,  a probabilidade de se tornar um milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.



Brasil: Bolsonaro afirma que extrapolou durante discursos nas manifestações de 7 de Setembro

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, em entrevista à revista Veja, que extrapolou durante discursos golpistas nas manifestações de 7 de Setembro e que muitos de seus apoiadores esperavam que ele "chutasse o pau de barraca". Ao explicar o seu recuo com uma carta escrita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB), porém, disse que preferiu "acalmar tudo". Segundo ele, não há chance de "melar a eleição", como já chegou a ameaçar. "Esperavam que eu fosse chutar o pau da barraca. Você imagina o problema que seria chutar o pau da barraca", disse Bolsonaro, que ainda afirmou na entrevista que não convocou as manifestações. Porém, vale lembrar que o presidente incentivou os atos nas semanas anteriores, adotando um tom golpista. Ao dizer que extrapolou em algumas falas em São Paulo, Bolsonaro não explicou quais. "Eu vinha falando que estamos lutando por liberdade e comecei a falar uns quinze dias antes que estaria na Esplanada e em São Paulo. Mas em São Paulo, quando eu falei em negociar, eu senti um bafo na cara. Extrapolei em algumas coisas que falei, mas tudo bem", disse. Questionado se a crise com o Judiciário estava superada, Bolsonaro disse que não é "Jairzinho paz e amor", mas que a "idade dá certa maturidade". "Depois das manifestações de 7 de Setembro, houve a reação do STF. Teve o telefonema do Temer, ele falou para mim: 'O que a gente pode fazer para dar uma acalmada?'. Respondi que o que eu mais queria era acalmar tudo", disse.



Vítima de câncer, morre ator Luis Gustavo aos 87 anos

Foto: Reprodução l TV Globo

O ator Luis Gustavo Blanco morreu, no domingo (19), aos 87 anos, em Itatiba, cidade de São Paulo. Ele foi vítima de um câncer no intestino, com o qual lutava contra desde 2018. Luis Gustavo nasceu na Suécia, mas fez história na TV brasileira. Após ter feito o personagem Beto Rockfeller na novela da TV Tupi, em 1968, ele fez a sua estreia na Globo em 1976. Já na emissora, o artista ficou conhecido com as suas atuações marcantes como o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em ‘Ti Ti Ti’, o músico cego Léo em ‘Te Contei?’ e o playboy Ricardo em ‘Anjo Mau’, todas escritas por Cassiano Gabus Mendes. O ator começou a carreira trabalhando atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista. Depois, se tornou assistente de direção de vários programas. No teleteatro TV Vanguarda, fez a sua estreia como ator na peça ‘Mas Não se Matam Cavalos’, de Horace McCoy, e, desde então, não abandonou mais a interpretação. “Luis Gustavo sempre se dedicou à comédia. Dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto”, diz a nota da Globo, sobre a morte do ator. Luis Gustavo deixa a sua esposa Cris Botelho e seu filhos Gustavo Vidal Blanco e Jéssica Vignolli Blanco.



Vacina da Pfizer não foi causa provável de morte de adolescente, diz governo de SP

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de São Paulo chegou a conclusão na sexta (17) que a vacina da Pfizer não foi a causa provável da morte de uma adolescente de 16 anos em São Bernardo do Campo (SP), mas sim uma doença autoimune. A jovem morreu no último dia 2, sete dias após receber o imunizante contra a Covid-19. Na quinta (16), o Ministério da Saúde fez uma orientação para não vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra o novo coronavírus. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tenha mantido a orientação de uso da Pfizer em adolescentes sem comorbidades. "As análises técnicas indicam que não é a vacina a causa provável do óbito e sim a doença identificada com base no quadro clínico e em exames complementares, denominada púrpura trombótica trombocitopênica (PPT)", diz o governo paulista, que irá submeter os resultados à Anvisa. De acordo com a secretaria, a doença autoimune é rara e grave, e não há nenhum relato até o momento que aponte o quadro como evento adverso ligado ao imunizante da Pfizer. A análise divulgada nesta sexta foi feita por 70 profissionais e reuniu especialistas em hematologia, cardiologia e infectologia, além de atuantes em centros de referência para imunobiológicos especiais do estado. Também colaboraram especialistas dos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo.

 



Anvisa mantém orientação sobre vacinação de adolescentes e contraria determinação do MS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na aquinta-feira (16), o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades contra a covid-19 (veja aqui). No entanto, no mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado em que diz não ver razão para mudar as condições aprovadas pelo órgão para a vacina da Pfizer. “Com os dados disponíveis até o momento, não existem evidências que subsidiem ou demandem alterações da bula aprovada, destacadamente, quanto à indicação de uso da vacina da Pfizer na população entre 12 e 17 anos”, diz a Anvisa. No comunicado, a Anvisa diz que investiga o caso do adolescente paulista morto após ser vacinado com uma dose da Pfizer, um dos episódios que chamou a atenção para possíveis efeitos. A agência ressalta que ainda não há uma relação de causa encontrada entre a morte e a aplicação da vacina. Os dados obtidos ainda são “preliminares” e precisam ser analisados para confirmar ou descartar uma suposta relação entre os dois episódios, disse a Anvisa. A Anvisa lembra que a aprovação do uso da vacina da Pfizer em adolescentes levou em consideração estudo com 1.972 pessoas nessa faixa etária, com eficácia de 100% nos grupos avaliados.



Ministério da Saúde suspende por cautela vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos

Foto: Reprodução l Youtube

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em coletiva na tarde de quinta-feira que a campanha de vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos foi suspensa por cautela, após a notificação de um caso adverso grave, com a morte de um adoelscente que tomou a vacina da Pfizer. A campanha de vacinação para os adolescentes sem comorbidades estava programada pelo Ministério da Saúde para começar nesta quarta-feira (15), mas muitos municípios já haviam iniciado a vacinação desse público, a exemplo de Brumado. O ministro informou que, por questão de cautela, o esquema vacinal desses adolescentes deve ser suspenso. “Aqueles sem comorbidades, independente da vacina que tomaram, param. Não tomam a segunda dose, por questão de cautela. Aqueles com comorbidade que tomaram a Pfizer vão continuar o programa vacinal”, disse Queiroga. O ministro ainda destacou que apenas a vacina da Pfizer está autorizada pela Anvisa para aplicação nos adolescentes, mas algumas cidades aplicaram imunizantes de outros laboratórios. “Os adolescentes com comorbidade que tomaram vacina diferente da Pfizer param por aí. Independente da vacina. Não vou autorizar a intercambialidade de vacinas para esse público”, declarou Marcelo Queiroga. Segundo dados apresentados na coletiva, 3.538.528 de adolescentes já foram vacinados no Brasil. Na Bahia, foram 101.033 jovens entre 12 e 17 anos imunizados.



Relatório mostra efeito da pandemia no mercado de shows no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em 2020, o Brasil teve 15 mil apresentações de shows e espetáculos, segundo o relatório divulgado na quarta-feira (15) pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O número representa queda superior a 80% em comparação a 2019, quando foram registrados cerca de 83 mil espetáculos e eventos por todo o país. Segundo o Ecad, foram coletados dados dos anos de 2021, 2020 e 2019, que apontam o que aconteceu no mercado de eventos musicais, a partir da restrições impostas pela pandemia eventos em todo o país. Ainda em 2020, o total de apresentações caiu para 15 mil, das quais a maioria ocorreu ainda no primeiro trimestre, antes das restrições impostas para impedir a disseminação da covid-19. A paralisação dos eventos presenciais impactou no pagamento de direitos autorais, refletindo a crise econômica gerada pela pandemia. A arrecadação total somou R$ 905 milhões, com distribuições extras e repasse de direitos a eventos no streaming, a distribuição alcançou R$ 947 milhões, beneficiando 263 mil artistas e demais titulares. Já nos seis primeiros meses de 2021, o segmento de shows mostrou queda significativa de mais de 75% no valor do repasse na distribuição de direitos autorais em comparação com o primeiro semestre de 2020. De acordo com o Ecad, o valor representa retração de 19% em comparação a igual período do ano passado, considerando todos os segmentos de distribuição e não apenas os espetáculos. A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, acredita que a vacinação da população acena para novos e positivos tempos para a indústria da música e todos os que vivem dela. “Esse foi um dos segmentos que mais sofreu e é o que mais depende do avanço da vacinação da população, porque promove eventos e atividades que reúnem as pessoas e a música. A expectativa de todos na indústria da música é que haja segurança para a volta dos shows e a retomada do setor”, disse. Segundo a superintendente, o mercado já começa a apresentar sinais de movimento para 2022 no Brasil, apesar das restrições e dos protocolos ainda impostos pela pandemia do coronavírus. 

 



Avião cai em área de mata e sete pessoas morrem no interior de SP

Foto: Reprodução l Corpo de Bombeiros

Sete pessoas morreram após um avião cair em Piracicaba (SP), na manhã desta terça-feira (14). A aeronave caiu em uma área de mata no bairro Santa Rosa. A explosão causou um incêndio no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, no avião bimotor estavam o piloto, o co-piloto e cinco passageiros da mesma família. Todos morreram no local, carbonizados. Em nota, a empresa Raízen confirmou a morte do empresário Celso Silveira Mello Filho, acionista da companhia. Segundo a empresa, também estavam no avião a esposa de Celso, Maria Luiza Meneghel, seus três filhos, Celso, Fernando e Camila, o piloto Celso Elias Carloni e o copiloto Giovani Gulo. O avião havia partido do Aeroporto de Piracicaba com destino ao Pará e caiu logo depois, pouco antes das 9h, em uma área verde.



Brasil recebeu a maior remessa de vacinas entregues pela Pfizer no domingo

Foto: Reprodução

O Brasil recebeu, neste domingo (12), a maior remessa de vacinas contra a Covid entregue pela Pfizer desde o início do acordo com o governo federal. A farmacêutica americana enviou, em quatro voos diferentes, 5,1 milhões de doses. As aeronaves desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A previsão inicial era de três lotes. No entanto, a remessa prevista para sábado (11), com 1.392.300 vacinas, foi remanejada e chegou ao terminal em Campinas às 3h02 de domingo. Os outros três aviões desembarcaram em Viracopos ao longo de dia.



Assim como o feijão, o arroz, um dos queridinhos dos brasileiros teve aumento de 40% em 1 ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um dos alimentos mais consumidos na mesa dos brasileiros, o arroz segue como um dos itens com maior valorização no último ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em julho de 2021 ele acumulou alta de 39,8% nos últimos 12 meses, quatro vezes mais que a inflação no período, de 8,99%, e quase oito vezes o reajuste do salário mínimo do país. Em 2020, o piso salarial do país, definido pelo governo federal, era de R$ 1.045. Em 2021, R$ 1.100, com 5,2% de aumento. Nos últimos 12 meses, portanto, o arroz subiu 7,65 vezes mais que o salário mínimo, afetando diretamente as pessoas com menos renda e que mais consomem o produto.