ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Dono de pousada é preso por cultivar pés de maconha dentro de pousada

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na tarde desta terça-feira (20/12) o dono de uma pousada na Península de Maraú, no Sul da Bahia, foi preso em flagrante por cultivar pés de maconha dentro da pousada, em que ele é dono. O local é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia durante o verão e conhecido pelas piscinas naturais das praias da região. De acordo com a polícia civil, no imóvel, foram encontrados 19 vasos com pés de maconha, três mudas plantadas no terreno, além tabletes de maconha prontos para venda. O suspeito, que tem 44 anos, foi preso por volta das 9h. Ainda no imóvel, foi encontrada uma uma estufa com iluminação especial para o cultivo das plantas. O dono da pousada será indiciado por tráfico de drogas. Ele foi levado para a Delegacia de Maraú, onde, permanece custodiado. A droga apreendida, foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, onde será periciada.

 



Bahia: Doença misteriosa já atinge 18 pessoas

Foto: Divulgação

O número de pessoas que apresentam os sintomas de uma doença ainda não identificada que está assustando os baianos subiu para 18, de acordo com balanço da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).  O órgão informou que mais sete casos foram detectados. A doença provoca fortes dores musculares e deixa a urina preta. Os primeiros casos da doença foram atendidos em Salvador entre os dias 02 e 10 de dezembro. As investigações estão sendo feitas pela Sesab, pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), à cargo do professor e pesquisador Gúbio Soares, que analisa algumas amostras de material colhido. Somente na próxima semana o resultado da pesquisa pode ser divulgado. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Isabel Guimarães, explicou que os sanitaristas estão realizando um levantamento aprofundado sobre os pacientes para detectar pontos comuns que possam indicar a origem do problema. Até então, a única coincidência é a ingestão do peixe olho-de-boi, ou arabaiana, na maioria dos casos adquirido em praias do litoral norte da Bahia. Os sintomas começaram a surgir horas após os pacientes terem comido o peixe. Inicialmente, a Sesab pensou se tratar de uma doença transmitida por gotículas, já que os primeiros pacientes pertenciam a uma mesma família, e o quadro clínico apresentado é compatível com uma variante da Síndrome de Mialgia Epidêmica, também conhecida como Doença de Bornholm. Enquanto os especialistas tentam detectar o que está provocando o problema, o presidente da Associação de Pescadores de Guarajuba e Monte Gordo, Raimundo da Cruz, diz que vendedores ambulantes da região estariam comercializando pescado misturado com formol. O objetivo é tentar passar um peixe, nem sempre pescado na hora, como fresco, além de enganar os turistas sobre a espécie do pescado. "Eles oferecem um tipo, como se fosse outro, o turista acaba comprando gato por lebre", diz ele.



Bahia: Homem espanca e cega cachorro em Itambé após flagrar animal em quintal

Foto: Divulgação / Polícia Civil 21ª COORPIN

Um homem de 33 anos foi preso após espancar e cegar os dois olhos do cachorro de uma vizinha, no município de Itambé, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da delegacia da cidade, o vira-lata estava no quintal do agressor, atraído por uma cadela que estava no cio. O homem foi levado até a delegacia na sexta-feira (9/12), mesmo dia da agressão, e liberado após assinar um Termo de Ocorrência Circunstanciado (TCO). “Infelizmente a legislação não dá flagrantes para esse tipo de delito. Isso é um absurdo, mas pessoas que agridem animais conseguem sair impunes. Nós agimos rapidamente, localizamos ele, fizemos a prisão, mas quando chega na delegacia, ele apenas presta depoimento, assina o termo e está livre”, explicou Paulo Ruscas, policial civil que efetuou a prisão. Ainda de acordo com a polícia, ao encontrar o cachorro no quintal, o homem o espancou e usou uma barra de ferro para furar os olhos do animal. Vicente, como é chamado o vira-lata, foi jogado na rua após ser agredido. Populares reconheceram o cachorro como sendo de uma outra moradora da região, e acionaram a polícia. “Uma coisa bárbara. Ele não só bateu, como cegou o animal por um motivo fútil. Vicente foi encontrado em um estado muito triste, abatido, não comeu e nem bebeu enquanto esteve conosco”, disse o policial, que informou ainda que o cachorro já foi devolvido à dona. O cachorro foi resgatado pelos policiais, que prestaram os primeiros socorros e encaminharam o animal para uma clínica. Em depoimento para polícia, o agressor confessou o crime, e alegou que estava se defendendo do cachorro, que havia invadido o quintal para tentar mordê-lo. O homem que espancou o animal é dono de uma cadela. Após ser liberado da 21ª Coorpin, o homem não foi visto mais pela cidade.



Desastre nuclear em Caetité e a tragédia de Mariana em Minas Gerais; irresponsabilidade gerencial

O vazamento ocorreu no tambor circulado. As setas indicam que o DUA (concentrado de urânio), por sua densidade, assentou no piso e nos roletes (Foto: IBAMA)

O Instituto do Meio Ambiente (IBAMA) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estiveram na mineração de urânio, em Caetité, sudoeste da Bahia, onde foram “conferir” as proporções da tragédia que está sendo chamada de “Mariana subterrânea”, numa alusão ao rompimento da barragem da Samarco, que, há cerca de um ano, destruiu a bacia do Rio Doce e matou 21 pessoas em Minas Gerais, na maior catástrofe ambiental do país. Há uma diferença entre Mariana, onde o mar de lama tóxica correu, à vista de todXs, por Minas, Espírito Santo e litoral da Bahia, e Caetité, onde o liquido mortal se espalha pelo subsolo, escondido de todXs! Mas as semelhanças entre as duas desgraças não são meras coincidências: ambas estão envoltas em silêncios e sigilos criminosos; licenciamentos obscuros; omissão e conivência dos órgãos de fiscalização e controle, em todos os níveis; desinformação e desrespeito com as comunidades do entorno da mina e até denúncias de corrupção. A fábrica que o Programa Nuclear Brasileiro montou em Caetité para concentrar o minério extraído pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é considerada uma bomba-relógio, desde sua construção pela Odebrecht (“fisgado” pela operação Lava Jato) e empreiteiras terceirizadas. Os fatos, mais uma vez, mostram que a obra correu “solta”, sem o rigor e a fiscalização técnica exigidas para manipulação de produtos de extrema periculosidade, como é o caso do urânio. Isto explica, em parte, os vazamentos em série, de licor ou pó radioativos, ocorridos na unidade de concentrado de urânio da INB, celebrizada pela insegurança técnico-operacional, incompetência, irresponsabilidade gerencial (denunciadas por seus órgãos de controle), inadequação da estrutura da planta industrial e seus obsoletos equipamentos. O acidente aconteceu em outubro de 2012, mas até hoje preocupa os órgãos ambientais. (Por Zoraide Vilasboas/Articulação Antinuclear Brasileira)

Área do armazenamento, minutos após o acidente.


Chapada Diamantina: Governo Federal irá liberar R$ 5 milhões para construção de Barragem na região

Foto: Divulgação

O Ministério da Integração liberou nesta terça-feira (6), R$ 5 milhões dos R$ 13 milhões referentes à primeira parcela dos investimentos para a construção da Barragem de Baraúnas. A confirmação do repasse foi feita pelo próprio Ministro Hélder Barbalho para o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto. A barragem, cujo valor total alcança investimentos da ordem de R$ 54 milhões, vai beneficiar 65 mil pessoas. O prazo para o término da obra é de 18 meses. A Barragem de Baraúnas tem como principal finalidade o abastecimento de água para as populações das sedes municipais de Seabra , Boninal, Mucugê, Palmeiras e parte do município de Piatã, contemplando, também, 180 hectares de irrigação, além da regularização da vazão do Rio Cochó. (Por: Bahia Toda Hora)



Celebrações do Dia do Engenheiro serão marcadas por reflexão e debate

Foto: Divulgação

2016 não foi um ano fácil para a Engenharia. As denúncias envolvendo a operação lava-jato e a crise econômica instalada no Brasil geraram mau tempo para o setor, que amargou demissões em massa, falências de empresas e escândalos diversos envolvendo gigantes. O Conselho Regional de Engenharia de Agronomia da Bahia (Crea-BA), atento ao clima de instabilidade, resolveu transformar as celebrações em torno do Dia do Engenheiro deste ano em esclarecimentos sobre o momento ruim, mostrando caminhos para o reerguimento do segmento na Bahia e no Brasil por meio da palestra “A engenharia Pavimenta o Novo Ciclo”, que será proferida no dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Hotel Fiesta, em Salvador, pelo engenheiro e professor de Gestão de Carreira e marketing pessoal, Ênio Padilha. De acordo com dados da Federação Nacional dos Engenheiros, em 2015 o número de engenheiros demitidos foi superior ao de profissionais contratados. Só a construção civil perdeu 480 mil postos de trabalho. Isso inclui não só engenheiros, mas técnicos e operários. O panorama era outro entre 2003 e 2013, quando a engenharia viveu o ápice na contratação, que chegou a 87%. Em sua palestra Ênio Padilha pretende fazer uma abordagem sobre crise e mercado sob o ponto de vista técnico e histórico. “A ideia é dar uma noção de como enxergar esse momento e o que precisa ser feito para evitar sofrimento nas próximas crises, que são cíclicas”, enfatiza. Para o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, a proposta do Conselho este ano é também propor uma reflexão sobre a engenharia que queremos a partir de agora para o Brasil. “Vamos comemorar a data com informação e com um norte para os nossos profissionais não só entender e superar a crise, mas também tirar proveito dela”, observa. Para participar do evento, é necessário fazer inscrição por meio do número (71) 3453-8912 e e-mail: [email protected]. Ascom-Crea-Ba



Homem do Ano: ACM Neto é eleito como a personalidade de 2016

Foto: Valter Pontes/AGECOM

O prefeito ACM neto foi escolhido o Homem do Ano pelo prêmio "GQ Men of the Year", na categoria Personalidade. De acordo com a revista GQ Brasil, foi considerada a boa avaliação de seu mandato em um contexto composto pela Operação Lava Jato, crise econômica e descrença na classe política. “Reeleito prefeito de Salvador, a terceira maior capital do país, com 74% dos votos, após sua primeira gestão ter sido aprovada por mais de 80% da população”, afirma a GQ, que destaca ainda o crescimento que ele alcançou dentro do DEM, que o teria qualificado como um dos líderes da nova direita no país. Em entrevista à publicação, Neto ressalta que encontrou a cidade em "caos administrativo" quando tomou posse. “Conseguimos virar o jogo, organizar a prefeitura, melhorar os serviços públicos e realizar obras importantes. Tudo isso com recursos próprios”. Informações: BN



Comitê do Contas 2016; MODERA participa da última plenária

Foto: Divulgação

Encerrando o seu cronograma de reuniões em 2016, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC realizou a sua XXI Plenária Ordinária, no último dia 24 de novembro, na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Sub-Bacia do Rio Brumado, Região do Alto Contas. O Comitê é um órgão normativo, deliberativo e consultivo voltado para a gestão das águas da Bacia do Rio das Contas e tem uma composição paritária de trinta membros, correspondente aos segmentos poder público, usuários diretos de água e sociedade civil. Os principais itens discutidos na Plenária foram: a proposta do Encontro de Prefeitos com o Comitê, apresentação do Plano de Ação 2016/ 2018, a elaboração do Plano de Bacia, os conflitos pelo uso das águas dos açudes do DNOCS e os projetos das barragens do agronegócio em Piatã. 



Segurança: Governo vai tirar policiais do serviço administrativo e colocar jovens do programa `Primeiro Emprego´

Foto: Divulgação/Ascom/PM

O governo estadual vai lançar hoje (30) o programa "Primeiro Emprego", que vai dar oportunidade de trabalho a nove mil jovens formados na Rede Estadual de Educação Profissional. Na segurança pública estadual, a gestão garantiu emprego para 446 jovens que vão desempenhar atividades em áreas como administração, contabilidade, informática e recursos humanos. Os contratados vão atuar em todo o estado, nos centros integrados de comunicação, nos chamados de urgência por telefone e vão ajudar a melhorar a qualidade do atendimento à população na Bahia. Segundo o governador Rui Costa, policiais do serviço administrativo vão para as ruas, garantindo ainda mais a segurança da população. Com a entrada dos jovens, 230 policiais militares, 86 bombeiros, 95 profissionais do Departamento de Polícia Técnica e 35 da Superintendência de telecomunicações (Stelecom) serão relocados para suas atividades nas ruas e deixarão de exercer funções administrativas.



Bahia: Operação desarticula 'cartel' de empresas que fraudavam licitações

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deflagrou, no início da manhã desta segunda-feira (28), a operação "Quali", que busca desarticular uma organização criminosa envolvida com a prática de fraudes em licitações em Salvador e interior do estado. São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão temporária e 6 de condução coercitiva em Salvador e Lauro de Freitas. A ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP (Gaeco), com o apoio do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco) e do Centro de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil. Segundo o MP-BA, os alvos da operação são empresas, cujos nomes não foram divulgados, que atuam no ramo de impressos gráficos. As companhias formaram um "cartel" para vencerem licitações em órgãos públicos estaduais e municipais, de acordo com a investigação. A promotoria não divulgou quais os órgãos envolvidos. Conforme as investigações, o grupo criminoso atua há anos na capital e no interior da Bahia, vencendo licitações com preços superfaturados em diversos órgãos. O superfaturamento, conforme o MP, é de cerca de 20% do valor do serviço. A estimativa é de que milhões de reais já foram retirados dos cofres públicos por conta das fraudes.



Bahia: Bancários fazem manifestação no BB nesta sexta-feira (25)

Foto: Arquivo/97news

Os bancários realizarão nesta sexta-feira (25) uma manifestação contra o fechamento das agências e redução de cargos anunciados pelo Banco do Brasil em todo o país. Essa medida arbitrária tem causado espanto em toda a população, que acompanhou o crescimento da lucratividade do BB nos últimos anos. Somente em 2015, foram R$ 14,4 bilhões de lucro (registrando um aumento de 28% em relação ao ano anterior), resultado do trabalho diário dos bancários. Cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados. Além disso, os trabalhadores que fazem o apoio das agências, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Para a população, que paga altos juros e tarifas, o resultado é claro: mais filas, aumento no tempo de espera e mais dificuldade para conseguir atendimento. O corte de funcionários precariza as condições de trabalho. O banco informou que 18 mil funcionários serão dispensados através do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). Com menos trabalhadores, aumentarão as cobranças para o cumprimento das metas, a sobrecarga de trabalho e, por consequência, os casos de adoecimento físico e mental.



Bahia: 141 mil beneficiários do Bolsa Família terão cadastro revisado

Foto: Luciano Santos/97News

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que seja feita a revisão de 141.481 cadastros do Bolsa Família na Bahia. Um projeto do MPF intitulado “Raio-X Bolsa Família” aponta que estes beneficiários receberam irregularmente mais de R$ 536 milhões do programa. A investigação sugere que empresários, servidores públicos e estelionatários usaram dados de pessoas falecidas para receber o dinheiro. Entre as cidades baianas com mais casos suspeitos de irregularidade estão São Francisco do Conde, Tremedal, Ipecaetá, Gongogi e Itaju do Colônia. Para o MPF, a Bahia foi estado que mais repassou recursos para beneficiários suspeitos. Entre 2013 e maio de 2016 o prejuízo com as irregularidades somaria mais de R$ 3,3 bilhões. O estado foi o que teve mais cartões do Bolsa Família bloqueados e o segundo em benefícios cancelados, depois que o governo federal identificou rendas superiores às exigidas no programa. Em todo país, foram expedidas recomendações para que 4.703 prefeituras realizem visitas domiciliares aos beneficiários suspeitos.

 



Cenas fortes: Mulher é executada enquanto bebia cerveja com amigos em Feira de Santana

(Foto: Boca de Zero Nove)

Subiu para oito o número de homicídios registrados pela polícia neste final de semana em Feira de Santana. A Polícia Civil em Feira de Santana, através do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou na noite do último domingo (13) um crime de homicídio contra Tatiane França, 26, que residia no conjunto George Américo. A vítima estava entre amigos, em um bar, na expansão do bairro Feira IX, quando foi vítima de dois tiros na cabeça e faleceu na hora. Não houve outras vítimas em decorrência dos tiros. O suspeito é considerado foragido da Polícia. O levantamento cadavérico foi realizado por investigadores do DHPP e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para onde o corpo seguiu para os exames legais. Cidade registrou 8 municípios apenas neste final de semana. Em 2016 já foram assassinadas 311 pessoas. 



Itororó: Falso dentista é preso e diz que já atuava há 40 anos

Foto: Reprodução/CRO-BA

Um idoso foi preso no exercício ilegal da profissão de dentista em Itororó, no Médio Sudoeste baiano, nesta terça-feira (8). Amilton Dalvi, de 68 anos, foi detido em flagrante em uma ação conjunta do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) e da Polícia Militar. Em depoimento, o acusado disse que já atuava como falso dentista há 40 anos. Quando recebeu voz de prisão, o idoso atendia uma senhora. Aos integrantes do CRO-BA e da PM, o idoso alegou que trabalhava fazendo próteses, mas fiscais do CRO-BA encontraram no balde de lixo diversos dentes recém-extraídos.  O autor e a paciente foram conduzidos para a delegacia para lavratura dos procedimentos cabíveis. O falso dentista vai responder pelo exercício ilegal da profissão de odontologia. Caso seja condenado, pode pegar de seis meses a dois anos de prisão. Os equipamentos do acusado foram apreendidos. Não há informações sobre o local onde os itens foram levados.



Passageiros registram fotos de baratas em ônibus da Viação Novo Horizonte que faz a linha de Salvador a Urandi

Foto: Daiane Caires/Whatsapp/97News

Uma passageira da Viação Novo Horizonte, registrou em foto no dia 03/11 várias baratas no corredor do ônibus, quando ela embarcava no terminal rodoviário de Salvador. Daiane Caires vinha na linha, Salvador a Urandi, e disse a nossa reportagem que na poltrona 39 em que ela estava sentada era o ninho do inseto. Daiane chegou a reclamar com o motorista, mas o mesmo não tomou nenhuma providência. Segundo Caires, "essa empresa não respeita os passageiros e não deixa outras empresas fazerem um bom trabalho. O que vemos é um monopólio e os passageiros ficam a mercê desta empresa”. Finalizou Daiane Caires.



Vaqueiros acampam no CAB antes de sessão sobre vaquejada em Salvador

Foto: Divulgação/Tatiana Azeviche/BBC

Um grupo de vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas ocupa o Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Avenida Paralela, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (7). Os manifestantes vão participar de uma sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou inconstitucional a prática da vaquejada no país. Além dos trabalhadores de vaquejada, alguns animais também estão no local. A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo dentro de uma área estabelecida e marcada por cal. O grupo ocupa o CAB desde domingo (6), quando realizou uma cavalgada que partiu da Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, até o Centro Administrativo. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 6 de outubro derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Apesar de se referir ao Ceará, a decisão serve de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais. Caso algum outro estado tenha legalizado a prática, outras ações poderão ser apresentadas ao STF para derrubar a regulamentação. Na Bahia, a vaquejada no estado é Patrimônio Cultural Imaterial. O projeto foi aprovado em 2014 e a lei sancionada no mesmo ano. Em 2015, a atividade foi regulamentada como esportiva e cultural. A lei unifica as regras para a realização de vaquejadas e cavalgadas, ao estabelecer normas de realização dos eventos através do controle e prevenção sanitário-ambientais, higiênico-sanitárias e de segurança em geral, além de estipular a doação de 2% do valor da premiação aos fundos beneficentes dos animais. Conforme a Associação de Vaquejadas da Bahia (ABV), as vaquejadas criam 150 mil empregos diretos e 250 mil indiretos no estado. Além disso, a atividade gera uma receita de R$ 250 milhões por ano.



Ilhéus: Cabanas de praia serão derrubadas, e não cabe mais recurso

Foto: Arquivo/Luciano Santos

Donos de barracas têm até 30 dias para retirar os pontos de venda. A notificação determinou a derrubada de cabanas de praia na orla de Ilhéus, Litoral Sul baiano. A ordem é da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e foi enviada nesta quarta-feira (2) para os comerciantes e causou tensão, já que os pontos de vendas representam um setor importante do turismo local. Em caso de desobediência, os vendedores serão multados. Pelo que foi informado não cabe mais recursos. Segundo informações, o prefeito eleito Marão (PSD) terá que tentar ganhar um prazo na SPU ou tentar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) para resolver o impasse.



Maranhão: Vereadora eleita é flagrada fazendo sexo dentro de cartório

Foto: Reprodução/Whatsapp/97news

Um verdadeiro escândalo tomou conta das redes sociais no município de Dom Pedro, interior do estado do Maranhão, nos últimos dias. De acordo com o site da região, Meionorte.com, a vereadora do PDT, Fernanda Hortegal que foi eleita no mês passado, foi filmada mantendo relações sexuais dentro do cartório eleitoral do município. De acordo com o site, a vereadora ficou conhecida por ser flagrada mantendo relações sexuais com um de seus amantes na porta de casa, na época ela era casada com um médico. Após a traição o médico ficou com o celular da esposa e descobriu vários vídeos “picantes” de Fernanda. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a gravação no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção. A data e o horário que foi gravado, provam que ela estava em horário de expediente. A publicação ainda informa que a vereadora foi procurada para saber sua versão na história, mas, ela não foi encontrada.



Bahia: Incêndio atinge distrito de Mato Grosso, em Rio de Contas na Chapada Diamantina

Foto: Leitor 97NEWS/Whatsapp

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de mata do distrito de Mato Grosso, que pertence à Rio de Contas, na Chapada Diamantina. De acordo Secretaria do Meio Ambiente do município, o fogo foi percebido por moradores no final da tarde de domingo (30), em um local próximo à Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Barbado. Equipes de brigatistas começaram o trabalho de combate às chamas na manhã desta segunda-feira (31). Parte do incêndio foi controlada, no entanto, em voo pela região, os brigadistas identificaram que outra área foi atingida. Conforme a secretaria, o trabalho para debelar as chamas contiuna e um helicóptero também na operação. Ainda não há informações sobre a extensão atingida pelo fogo. O local já foi atingido pelo fogo em outras ocasiões, uma delas foi no ano de 2011. Ainda não há suspeitas do que provocou o incêndio. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) devem ir ao local para fazer perícia e assim identificar as causas do incêndio. 

Foto: Leitor 97NEWS/Whatsapp


Bahia: Em busca de curso para ACC, donos de cinquentinhas voltam a protestar

Protesto de condutores de cinquentinhas em frente ao Detran, em Salvador, nesta segunda-feira (Foto: Mauro Anchieta/TV Bahia)

Condutores de motocicletas conhecidas como "cinquentinhas" voltaram a fazer uma manifestação na manhã desta segunda-feira (31), em via marginal à Avenida ACM, em frente à sede do Detran, em Salvador. O grupo se reuniu por volta de 9h, mas não chegaram a fechar as pistas. Eles denunciam a falta de oferta de cursos mas autoescolas para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que será obrigatória a partir de hoje (1º). Na semana passada, os condutores já tinham feito uma mobilização para denunciar a situação, e chegaram a bloquear pistas em frente ao Detran. A partir de agora para quem for pego conduzindo "cinquentinha" sem habilitação será de infração gravíssima com multa agravada, que é multiplicada por 3. Assim, como a penalidade para infração gravíssima será de R$ 293, a cobrança por rodar sem habilitação chegará a R$ 880,41. O veículo também poderá ser apreendido. Para guiar "cinquentinha" é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a ACC, um documento pouco conhecido do público.