ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"



"O 2 de julho nunca foi tão atual", afirma Waldenor

Foto: Divulgação

Neste 2 de julho, o deputado federal Waldenor Pereira participou das comemorações aos 194 anos de independência da Bahia em Salvador, ao lado do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner, da senadora Gleisi Hoffman e de outras importantes lideranças políticas da Bahia. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que "no dia de hoje, é preciso relembrar a luta e participação da Bahia na consolidação da independência do Brasil. O 2 de julho nunca foi tão atual e devemos nos inspirar nesses exemplos do passado para reestabelecer a democracia plena no nosso país, lutando por diretas já e pelos nossos direitos". Waldenor participou dos festejos pelas ruas da capital baiana, iniciados no Panteão, bairro da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras de Salvador, da Bahia e do Brasil e com a saída dos carros do Caboclo e da Cabocla do Pavilhão 2 de julho, símbolos da luta dos baianos contra as tropas portuguesas.



Detran-BA inicia recadastramento de veículos com placas de final 8

(Foto: Reprodução)

Os proprietários de veículos registrados em Salvador, com placas de final 8, devem estar atentos ao recadastramento obrigatório no sistema do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), durante o mês de julho. O procedimento sem custo deve ser feito pelo site do órgão (acesse aqui). A palavra-chave para acessar o formulário é o Código de Endereçamento Postal (CEP). Se o endereço for reconhecido, basta o motorista atualizar os dados e aguardar e-mail e SMS confirmando o sucesso da operação. Caso contrário, será necessário se dirigir a uma das unidades do Detran para concluir o procedimento. "A grande maioria tem conseguido fazer pela internet. De forma presencial, temos dois guichês exclusivos para o recadastramento, na nossa sede, e atendemos também na Rede SAC. É muito importante que as pessoas colaborem para não enfrentar transtornos no futuro", ressalta o coordenador da Central de Atendimento do Detran, Ítalo Nunes. A medida pretende dar celeridade à entrega de documentos e coibir fraudes. O departamento está dando a oportunidade para que todos os proprietários de veículos façam a atualização cadastral, para evitar a falta de recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e aplicação de multa, por não informar alteração de endereço.



Árvore cai e esmaga BMW na cidade de Jacobina

BMW ficou danificada após a queda da árvore | Reprodução: Augusto Urgente

Uma árvore caiu e esmagou um carro modelo BMW na manhã desta deste sábado, 1º, na cidade de Jacobina (a 358 km de Salvador). O incidente aconteceu por volta das 11h15, atrás da antiga Câmara de Vereadores da cidade. Outros dois veículos, modelos Vectra e Montana, também foram atingidos. Segundo o blog do Augusto Urgente, alguns jovens lavavam os veículos no local, mas conseguiram correr antes de a árvore cair. Os carros ficaram danificados. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com o blog, populares já haviam relatado que parte do tronco da árvore estava podre e apresentava risco às pessoas que passavam pelo local.

Ao menos três carros foram atingidos (Foto: Reprod


Helicóptero do governador faz pouso de segurança no sul da Bahia

(Foto: SECOM)

O governador Rui Costa cumpre agenda de trabalho nesta sexta-feira (30) no sul do estado. Dentro dos compromissos, estava prevista uma visita às obras da barragem do Rio Colônia, no município de Itapé, mas, devido ao mau tempo, o governador não conseguiu chegar de helicóptero até o local..Rui chegou a decolar de Ilhéus na manhã de hoje em direção a Itapé, mas, por causa do tempo ruim, o piloto da aeronave precisou fazer um pouso de segurança em um campo de futebol. Rui registou o momento em sua página no Facebook (http://tinyurl.com/ycpllanf) . Depois que as condições climáticas normalizaram, o governador seguiu então para Itabuna, onde já estava marcada para ocorrer a entrega da sede da Ronda Maria da Penha.



Greve Geral: Sindicato dos Bancários confirma paralisação das atividades

Foto: Conteúdo l 97News

O Sindicato dos Bancários da Bahia confirmou nesta última terça-feira (27) que a categoria vai participar da greve geral marcada para esta sexta (30). O presidente da entidade, Augusto Vasconcelos, disse em entrevista a imprensa que agências bancárias de todo o estado devem estar fechadas. A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 19 e ratificada nesta terça. "O entendimento é de que a greve vai ser forte para dar uma resposta aos ataques aos direitos trabalhistas. Essa é uma decisão nacional", declarou Vasconcelos. O presidente do sindicato ressaltou que só vai poder mensurar a adesão ao movimento no dia da greve geral.



Após discussão com PM em micareta na BA, cantor e vereador Igor Kannário será indiciado por desacato

Foto: Reprodução

O cantor e vereador Igor Kannário prestou depoimento à polícia, sobre a discussão com uma policial militar na Micareta de Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador, em maio deste ano. O cantor esteve na delegacia do município no final da manhã desta terça-feira (27). Segundo o delegado João Uzzum, coordenador da Polícia Civil em Feira, Kannário alegou ter agido sob "violenta emoção". Ele será indiciado por desacato a funcionário público. A discussão entre Kannário e a policial ocorreu no último dia da Micareta de Feira. De cima do trio, durante a apresentação na festa, Kannário afirmou ter mais autoridade do que a PM, pelo fato de ser vereador na capital baiana. As declarações dele foram filmadas e o vídeo repercutiu nas redes sociais. Na época, o cantor postou nota em uma rede social, onde se disse abismado e surpreendido com o que viu do alto do trio elétrico, e que precisou parar de tocar várias vezes por causa da violência policial. Conforme Uzzum, o vereador disse no depoimento desta terça que reprovou a atitude da policial, mas que não teve intenção de ofender a PM e nem a corporação. O G1 procurou o cantor Igor Kannário para comentar o caso, por meio de sua assessoria, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem. Conforme o delegado João Uzzum, o crime de desacato prevê pena de seis meses a dois anos de detenção, mas, por ser considerado crime de menor potencial ofensivo, existe a possibilidade de penas alternativas, que vão desde prestação de serviços comuntários a pagamento de cestas básicas. Kannário chegou na delegacia por volta das 10h desta terça-feira, acompanhado do advogado. De acordo com Uzzum, o depoimento dele foi necessário para a conclusão das investigações do desacato a funcionário público em exercício da profissão. O cantor faltou à primeira audiência que estava marcada para o dia 20 deste mês.



Utinga: Delegacia do interior baiano é selecionada pelo Prêmio Innovare

Foto: 97NEWS

O objetivo da Seleção Pública é premiar projetos sociais que promovam benefícios ao Sistema Judiciário Brasileiro. Segundo informações do SINDPOC, essa é a primeira delegacia a ser selecionada na premiação. O Prêmio Innovare, promovido pela Fundação Roberto Marinho e o Conselho Nacional de Justiça, selecionaram na categoria "Justiça e Cidadania" o Projeto Social " Apoio ao Conselho Tutelar e Ministério Público",  inscrito pela Delegacia Territorial de Utinga, que pertence a 12° Coordenadoria de Itaberaba, Chapada Diamantina. A Comissária Julgadora do Prêmio Innovare é composta por ministros do Supremo Tribunal Federal, STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores e advogados. O Instituto Innovare tem a finalidade de premiar ações do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e de advogados que contribuam para a efetividade e democratização do Sistema Judiciário Brasileiro. O investigador Assis Castro de Oliveira, da Delegacia de Utinga, autor do projeto que foi selecionado pela Innovare, explica que a iniciativa, desde 2015, acompanha os casos de  denúncias que envolvem crimes de violência doméstica e abusos de incapazes (crianças, adolescentes, deficientes físicos e idosos) nos distritos e povoados da região de Utaberaba. "O interior tem uma carência maior desse tipo de ação. Esse projeto demonstrou a boa vontade dos servidores em resolver esse crimes de abuso. Foi um trabalho de equipe!", comemorou o investigador, lembrando ainda que os casos foram encaminhados ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar. Uma visita técnica ao município será agenda pela Comissão Julgadora do Instituto como próxima etapa da Seleção Pública. O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, parabeniza a iniciativa do investigador Assis e da Delegacia de Utinga." Esse  Projeto  demonstra que a Polícia Civil tem vários talentos que não são valorizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Fomenta à inovação e reafirma o compromisso dos policiais civis com a sociedade brasileira. Queremos avançar na qualidade do serviço que prestamos ao país", pontua Marcos Maurício.



Operação São João: Redução de 20% nas mortes em rodovias baianas

Foto: Arquivo/97news

A Operação São João, que finalizou na manhã desta segunda-feira (26) pela Polícia Militar, registrou redução no número de mortes nas rodovias estaduais na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço divulgado pela PM, ocorreram 33 acidentes de trânsito com 20 vítimas com ferimentos leves, nove com ferimentos graves e quatro vítimas fatais – uma redução de 20% das mortes na estrada em relação a 2016, mas aumento de 33% no número de feridos leves e 50% no de feridos graves. O primeiro acidente com vítima fatal aconteceu no último sábado (24): um motociclista morreu após atropelar um animal na BA-758, por volta das 18h30. As outras mortes ocorreram no domingo (25): um homem atingindo por uma caminhonete no km 25 na BA-099; a passageira de uma motocicleta que tombou no km 24 da BA-523, por volta das 17h30; um condutor de um veículo que colidiu com um obstáculo físico e capotou no km 193 da BA-234, por volta das 19h. Durante a operação, a PM abordou 8.228 pessoas e 5.504 veículos, sendo 1.141 autuados e 86 retidos. As ações resultaram também no recolhimento de 25 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e de 33 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Nos quatro dias de operação, 547 veículos foram flagrados em excesso de velocidade por radares estáticos e móveis e duas pessoas foram conduzidas às delegacias por dirigirem sob efeito de bebida alcóolica. 



Quina de São João tem 12 apostas vencedoras; cada uma vai receber R$ 11,6 milhões

Foto: Divulgação/ Caixa Econômica Federal

O prêmio de R$ 139,4 milhões da Quina de São João será dividido por 12 apostas que venceram o concurso 4.412, realizado na noite deste sábado (24). Cada uma delas receberá R$ 11.622.069,29. As dezenas sorteadas foram: 06 - 07 - 13 - 14 - 26. De acordo com a Caixa Econômica Federal, as apostas vencedoras foram feitas em São Paulo (três), Manaus, Brasília, Aparecida de Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte, Teresina, Marialva (PR), Rio de Janeiro e Passo Fundo (RS). A Quadra teve 4.311 acertadores, e cada um levou R$ 2.516,56. Outros 236.205 apostadores ganharam no Terno. O prêmio é de R$ 69,06 para cada. Por fim, o Duque paga R$ 1,87 para cada um dos 4.786.382 ganhadores. Para o próximo sorteio da Quina, na próxima segunda-feira (26), a estimativa de prêmio é de R$ 600 mil. A aposta mais simples custa R$ 1,50.



Acidente envolvendo ônibus da Águia Branca provoca morte na BR-101

Ocupante de um veículo de passeio, totalmente destruído pelo impacto com o coletivo, teve morte instantânea, segundo a PRF (Foto: Reprodução)

Um pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em mais uma colisão envolvendo um ônibus da Viação Águia Branca e um veículo modelo Uno, desta vez no km 135 da BR-101, em Linhares, Norte do estado, no início da noite desta sexta-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 17h30, próximo à balança de fiscalização do município. Um dos ocupantes do Uno morreu no momento da colisão. O outro foi encaminhado ao Hospital Rio Doce em estado grave. O Uno, com placas de Rondônia, ficou completamente destruído. O veículo ficou partido e pedaços da lataria ficaram espalhados pela rodovia. Segundo a PRF e os Bombeiros, cerca de 40 pessoas estavam no ônibus, contando com o cobrador e o motorista. Ninguém se feriu.



Festas privadas dos principais destinos do São João terão 52% de atrações de fora do forró

Foto: Reprodução

Não há dúvidas que o São João é uma das épocas mais aguardadas pelos baianos. Passado o Carnaval, o público começa a se organizar para colocar a sandália de couro e dançar o baião, xote, xaxado e até quadrilha. Esta é a ideia, pelo menos. Porém, em 2017, um movimento vem chamando a atenção nas redes sociais. Como em uma partida de futebol, de um lado estão os forrozeiros do Nordeste, que podem ser chamados de “raiz”, enquanto do outro as atrações intituladas como “intrusas”, por não terem ligação direta com a história do movimento musical. É o caso dos sertanejos, arrocheiros, pagodeiros, axezeiros e até funkeiros, que serão figuras significativas em comemorações públicas e privadas neste período. Por isso, forrozeiros como Flávio José, Targino Gondim e Elba Ramalho levantaram a bandeira pela tradição, e, na briga por espaço de ritmos, a sertaneja Marília Mendonça acabou batendo o pé, ou melhor, “não arredando o pé” e envolvendo-se em uma polêmica com o cantor cearense Alcymar Monteiro. Só na Bahia, a dona do hit “Infiél” irá se apresentar em quatro cidades. Outras sertanejas que também têm encontrado espaço, as gêmeas Maiara e Maraísa estarão em cinco cidades baianas, fazendo dobradinha de shows em dois dias. O baiano Léo Santana é outro artista que tem incomodado os forrozeiros e amantes da festa de interior. O artista se destacou na folia carnavalesca com o hit “Santinha” e tem invadido as principais festas de camisa do estado em junho.



Vítimas de acidente com ônibus em MG são enterradas na Bahia

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

As 11 vítimas do acidente envolvendo um ônibus que capotou na BR-251, em Minas Gerais, foram enterradas na quarta-feira (21), na cidade Euclides da Cunha, a cerca de 300 km de Salvador. Antes do velório, cinco delas foram homenageadas em uma missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no município. Segundo a Paróquia, cerca de 2 mil pessoas, entre familiares e amigos, compareceram à cerimônia. O evento foi marcado por muita emoção. De acordo com a Paróquia, após a missa, os corpos dos homenageados foram encaminhados para a zona rural da cidade, onde foram enterrados. As outras 6 vítimas do acidente tiveram os corpos levados diretamente para os cemitérios da região e não participaram da missa. Além deles, ao menos 19 pessas ficaram feridas no acidente, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A maioria foi atendida no hospital de Salinas, em Minas Gerais, e seguiram viagem para Euclides da Cunha, em um veículo fretado pelo dono do ônibus envolvido no acidente. Outras quatro vítimas ficaram internadas. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

 

Acidente

 

O acidente ocorreu próximo a cidade de Salinas, na madrugada desta segunda-feira (19). O ônibus, que havia saído de São Paulo em direção à Euclides da Cunha, saiu da pista e capotou a cerca de 870 quilômetros de chegar ao destino. O motorista que dirigia o ônibus fugiu após o capotamento.



Queda na temperatura: Inverno começa hoje (21) e segue até setembro

Foto: Arquivo/97news

O inverno começou oficialmente à 1h24min de hoje em todo o Hemisfério Sul. A previsão para os primeiros dias da estação é de temperatura mais baixa em Brumado, por influência de uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. A queda nos termômetros intercalará com alguns momentos de temperatura agradável e a possibilidade de ondas de calor intenso no inverno. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade. O período também se caracteriza pela chegada de massas de ar frio, procedentes do Sul do continente, que derrubam as temperaturas. Essa queda pode provocar formação de geadas no Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e de planalto no Sul do país; e friagem em Rondônia, no Acre e sul do Amazonas. Com a redução das chuvas, diminui a umidade do ar, que favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, assim como a ocorrência de doenças respiratórias.



Bom Jesus da Lapa se torna maior produtor nacional de bananas

Foto: Reprodução

A Bahia agora é a primeira produtora de bananas do país. Segundo a última medição do IBGE, o município de Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado, produziu 171 mil toneladas de banana em 2015, o que aumentaram a colheita do estado. A produção é 32% maior do que a auferida em 2012, quando o estado era o quarto produtor nacional do fruto. Os dados de 2016 ainda não foram computados. Um dos fatores que alavancaram a safra foram investimentos em infraestrutura, como a recuperação de estradas internas, e adoção de equipamentos modernos no projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa.



Caso Bárbaro: Criança de 2 anos morre após ser estuprada; padrasto é suspeito

Foto: José Carlos Ferreira

Uma criança de dois anos morreu nesta sexta-feira (16), após ser vítima de estupro na cidade de Paulo Afonso, no norte do estado, segundo informações da Polícia Civil do município. O principal suspeito é o padrasto da criança, de 59 anos, que está preso. A mãe da menina foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Até a publicação desta reportagem, ela não havia sido liberada. Segundo a polícia, a criança morava junto com o suspeito e mãe. A menina foi levada para um hospital da cidade após desmaiar em casa. Conforme a família relatou à polícia, a equipe médica que atendeu a criança disse que a criança tinha sinais de abuso sexual e agressão. O corpo da menina foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Paulo Afonso. A polícia ainda não deu detalhes da investigação.



Dias D`Ávila: Jovem de 22 anos é torturada e encontrada morta em carrinho de mão

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma jovem de 22 anos foi encontrada morta em um carrinho de mão no município de Dias D' Ávila, na região metropolitana de Salvador. A vítima, identificada como Raquel de Jesus Santos, foi localizada na Rua do Pinho, próximo a um centro de recuperação, com sinais de tortura. Segundo o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) das Polícias Civil e Militar, o caso ocorreu na quarta-feira (14) e é investigado pela 25ª Delegacia Territorial (DT / Dias D'Ávila). Além de sinais de tortura, a vítima apresentava marcas de tiros na cabeça. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas da polícia.



Grave acidente na rodovia BR-324 deixa saldo de duas vítimas fatais

O condutor da caminhonete era proprietário de um dos mais badalados restaurantes de Petrolina. O motorista do gol que partiu ao meio residia em Nova Fátima (Fotos: Calila Notícias)

Uma colisão no inicio da noite desta quarta-feira, 14, na BR 324 trecho que liga a cidade de Nova Fátima a Gavião deixou duas vítimas fatais e uma ferida. Segundo informações os dois motoristas morreram na hora. O acidente envolveu um Gol placa de Nova Fátima que estava sendo conduzido por um homem conhecido por Evandro de Lelí morador de Nova Fátima e uma caminhonete. Este outro veículo era dirigido por um empresário de prenome Cesar, proprietário do restaurante Bera D’água na Orla de Petrolina. O impacto da colisão foi tão forte que o Gol partiu ao meio. Na caminhonete estava também a esposa do empresário que está grávida e ficou presa as ferragens. Ela foi socorrida para um hospital e até o fechamento dessa reportagem não havia informação sobre seu estado de saúde e de seu bebê. O casal saiu de Salvador com destino a Petrolina. Equipes da Polícia Técnica e rabecão de Jacobina compareceram ao local para remover os corpos para o IML.

(Foto: Calila Notícias)


Bahia: Quatro toneladas de produtos importados, estimado em R$ 5 milhões, são apreendidos

Foto: Divulgação

Quatro toneladas de mercadorias irregulares foram apreendidas no aeroporto de Salvador. As mercadorias, provenientes de Miami, nos Estados Unidos, foram avaliadas em R$ 5 milhões. Nos documentos encontrados pela Receita Federal, somente R$ 20 mil seriam declarados. A apreensão ocorreu nesta última segunda-feira (12), mas as informações só foram divulgadas nesta quarta-feira (14). Os produtos foram importados por uma indústria baiana do ramo de materiais plásticos, que declarou a carga como “partes e peças de máquinas”. Durante a fiscalização, os auditores identificaram produtos como equipamentos médicos de alto valor, computadores, smartphones, vinhos, suplementos alimentares, cosméticos, relógios, roupas, óculos de sol, equipamentos de pesca e peças automotivas. De acordo com a Receita Federal, as mercadorias estavam separadas em caixas com nomes e códigos, que seriam dos possíveis destinatários das encomendas. Os produtos serão encaminhados para perdimento, que é quando não há a possibilidade de reaver os bens administrativamente, por causa da fraude e falsa declaração de conteúdo. Os responsáveis serão representados pela Receita ao Ministério Público e poderão responder pelo crime de descaminho, com pena de até quatro anos de reclusão.



Acordo garante a manutenção dos serviços de internet em toda a Bahia

(Foto: Reprodução)

O risco de os baianos ficarem sem internet acabou. Em reunião que acabou no final da tarde de ontem, e contou com a presença de representantes da Coelba, do sindicato que representa as empresas de internet no estado da Bahia, e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as partes chegaram a um acordo que impede a paralisação do serviço, que estava previsto para ocorrer nesta terça-feira. Em comunicado, a Coelba informou que haverá a extensão do prazo para 90 dias para a reordenação dos cabos de provedores de internet nos postes da capital. Um dos entraves entre a companhia e o sindicato era justamente com relação era com relação ao tempo, inicialmente de 30 dias. Ainda segundo a empresa, as regras são oriundas de resoluções da Anatel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) do ano de 2014.“A Coelba não está realizando corte indevido de cabos de empresas de internet em Salvador. O trabalho de reordenamento das fiações nos postes da distribuidora foi iniciado no final de 2015 e consiste na identificação, retirada de cabos inativos e equipamentos instalados à revelia, coordenação e monitoramento das ações de regularização do cabeamento das telecomunicações e de organização das situações como emaranhados de fios, exposição de riscos de acidentes e poluição visual”, explicou a nota. A TB tentou entrar em contato com o sindicato, mas não teve sucesso.