ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Energia movida a vento vai gerar 24 mil empregos até 2023

Foto: Daniel Simurro | 97NEWS

Até 2023, a energia eólica produzida na Bahia deverá gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos nas cidades onde os parques eólicos estão e serão instalados. A implantação dessas estruturas termina por gerar inúmeros benefícios diretos e indiretos para as comunidades, a exemplo da regularização dos títulos de terra, o pagamento de arrendamento para agricultores, construção de poços, entre outros. Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) demonstram que as contratações surgem em todas as etapas, desde o desenvolvimento de projeto, manufatura, construção e montagem, operação e manutenção e ensino e pesquisa. O estudo também aponta que existem carreiras para todos os graus de formação, desde profissionais com ensino médio e fundamental até engenheiros com especializações no trabalho em altitudes. Os municípios que mais têm investimentos provenientes de parques eólicos são Sento Sé, com 25 usinas; Caetité (21 usinas), Morro do Chapéu (16); Campo Formoso (13) e Gentil do Ouro (11). Atualmente, o Estado conta com 138 parques em 12 municípios. Cada megawatt produzido são gerados 15 empregos diretos e indiretos por ano. Cerca de 50% desses empregos dizem respeito ao processo de construção e montagem desses parques, fato que congrega profissões dos mais variados níveis. Até 2023 a perspectiva é a de que sejam criados mais 91 parques eólicos na Bahia. As empresas que mais investem no estado são a Renova, com quase 7 bilhões em investimento em 93 parques, seguida da ENEL, com a metade deste valor, cerca de 3,6 bilhões, com 29 parques. Depois a CER, com 18 parques, GPEXPAN e ENGIE com 11 parques.  Todas as empresas aceitam currículos em seus sites. No Brasil, a fonte eólica é responsável por cerca de 10% de toda a geração de energia produzida. A cidade de Caetité conseguiu gerar 8.109 postos de trabalho ao longo da implantação dos parques eólicos.



Mulher é espancada pelo companheiro com peso de musculação em Jacobina

Foto: Reprodução l Augusto Urgente

Uma mulher de 29 anos foi socorrida pela Polícia Militar no início da tarde desta segunda-feira (21), no bairro Felix, em Jacobina, após ser agredida pelo seu companheiro. Ela foi levada para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho com lesões no rosto, mas consciente, orientada e estável. O homem, que não teve o nome divulgado, está sendo procurado pela Polícia Militar. Segundo a polícia, Aline Tinel, 29 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na Rua São Domingos. De acordo com populares, a mulher foi atingida no esposo e rosto com um "halter", um peso de musculação de academia, sofrendo cortes e suspeita de fraturas. À polícia os moradores disseram que ouviram gritos de socorro e quando saíram na rua se depararam com Aline irreconhecível perdendo bastante sangue. A PM realizou buscas ao acusado, mas sua prisão ainda não aconteceu. Também não foi divulgado o estado de saúde da vítima.



Ministro anuncia a concessão da Fiol, ferrovia que liga Caetité ao porto de Ilhéus

Foto: Reprodução l Agência Sertão

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas anunciou o que chamou de "retomada do transporte ferroviário" com a concessão de três novas ferrovias. Entre elas está a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), uma linha de integração entre Caetité e Ilhéus para março. "Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025", afirmou o ministro. As concessões foram prometidas entre 2019 e o início de 2020. 



Após aprender ginástica olímpica na internet, baiano de 11 anos é aprovado no Bolshoi

Foto: Reprodução l Instagram

Sem nunca ter feito aulas de balé, o baiano Gabriel Serrano, de 11 anos, foi aprovado no Bolshoi, no ano passado, e está prestes a se mudar para Joinville (SC), onde está localizada a sede da escola no Brasil. Para isso, a mãe dele, que é confeiteira, desenvolveu uma série de atividades para arredar dinheiro. Além da viagem, o montante irá custear os primeiros dias da família na nova cidade. Gabriel é do município de Seabra, na Chapada Diamantina. O garoto prodígio e os outros dois irmãos - um menino de 14 anos e uma menina de 16 - irão começar uma nova vida, ao lado da mãe, Andrea Serrano. Segundo o G1, a nova rotina inclui, além das aulas no Bolshoi - que são restritas a Gabriel -, outras escolas e uma casa nova. Gabriel viaja no dia 1º de fevereiro. As aulas no Bolshoi e na nova escola começam no dia 11. No dia 21, os irmãos do menino e a mãe dele se mudam. Neste começo, Andrea Serrano estima precisar de R$ 10 mil. Além de vaquinha virtual, um jantar beneficente e outras atividades foram criadas para arrecadar o dinheiro. Na internet, mais de R$ 7 mil já foram doados. A mãe de Gabriel conta que, apesar de nunca ter feito aulas de balé, o garoto faz atividades musicais, teatrais e físicas, como circo, há mais de 5 anos. 

Jhonatan de Araújo foi selecionado no Bolshoi — Foto: Arquivo Pessoal

Como se não bastasse, o menino aprimorou o potencial físico com movimentos de ginástica olímpica, que desenvolveu sozinho após assistir vídeos na internet. De acordo com o G1, o talento do menino foi reconhecido pelo Bolshoi no ano passado. Uma amiga da família, que tem uma escola de dança em Seabra, sugeriu que Gabriel participasse da seletiva, junto com uma aluna dela. A professora acompanhou os meninos. Contudo, somente Gabriel passou. A conquista do garoto é motivo de orgulho para a família, em especial para a mãe coruja. Além de Gabriel, um outro garoto baiano foi selecionado no Bolshoi, sem nunca ter feito balé. Ele participou da primeira seletiva de última hora. A irmã iria concorrer a uma vaga, mas a família se atrasou e a menina perdeu a seletiva. Com isso, surgiu a ideia de inscrever o garoto. Jhonatan de Araújo, de 10 anos, mora em Salvador com os pais e três irmãos. A família também vai se mudar para Joinville (SC) neste ano. Para conseguir o dinheiro necessário, eles montaram um esquema parecido com o da família de Gabriel: uma vaquinha virtual. A vaquinha, que será encerrada na segunda-feira (21), tinha o objetivo de arrecadar R$ 10 mil. Contudo, mais de R$ 38 mil já foram doados para a família.

 



Câmera de fotógrafo flagra tentativa de assalto contra ele mesmo na Lavagem do Bonfim em Salvador

Foto: Reprodução l Vídeo

Um fotógrafo teve três dedos fraturados durante uma tentativa de assalto durante a Lavagem do Bonfim, realizada na quinta-feira (17), em Salvador. Uma das câmeras da vítima registrou todo o momento da ação. Segundo o G1, Paulo Ribeiro trabalhava com a equipe e monitorava, com o celular, as imagens de uma câmera que ele instalou em uma área mais alta. Nas imagens, é possível ver o momento em que dois homens se aproximam do fotógrafo e um deles dá um tapa no celular que a vítima tem na mão. Logo depois, o segundo criminoso segura Paulo, para que ele não consiga pegar o aparelho que havia caído no chão. Mulheres que estavam próximas do fotógrafo no momento da ação, entretanto, pegam o celular antes de um dos bandidos e devolvem à vítima. Um homem que vê a confusão chega a dar socos em um dos ladrões, mas eles conseguiram fugir.



Caetité: Homem é preso após agredir namorada em via pública; ação do acusado foi filmada e compartilhada em redes sociais

Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem identificado como Valter Vieira de Carvalho Neto, 20 de anos de idade, foi preso na noite de quinta-feira (17), no Centro de Caetité, após agredir fisicamente em via pública a namorada de 19 anos de idade. De acordo com o site Sudoeste Bahia, as agressões tiveram início na Praça Jairo Pontes e continuaram na Rua Getúlio Vargas, onde o acusado foi detido pela Polícia Militar (PM), acionada por pessoas que testemunharam o fato. A ação do agressor foi registrada através de imagens e amplamente compartilhadas nas redes sociais. Conforme informações da polícia, o acusado é contumaz na prática de agressão contra a garota. Em outra ocasião, a mãe dela acionou a PM informando que a filha estaria sendo agredida, mas com a chegada dos policiais a jovem negou o fato e não tinha qualquer lesão para configurar o crime da lei Maria da Penha. Desta vez, preso em flagrante, Valter foi encaminhado para o plantão da Polícia Civil na Delegacia Territorial de Guanambi, onde permanece custodiado e irá responder pela lei Maria da Penha. Veja o vídeo:



Agricultor de Santa Maria da Vitória denuncia que teve olho perfurado por médium durante cirurgia espiritual em Goiânia

Foto: 97NEWS

Um agricultor de 80 anos procurou a Polícia Civil na quarta-feira (16) para denunciar que teve o olho perfurado pelo médium Antônio Miguel Rodrigues, investigado pela morte de pacientes durante após atendimentos espirituais em Aparecida de Goiânia e na Bahia. A defesa do médium classificou as declarações do idoso como "um festival de inverdades". Também disse que o homem foi vítima de um acidente há 17 anos enquanto fazia uma roçagem em sua propriedade e que, no tratamento, Antônio usou as mãos em imposição de prece e uma gaze esterilizada. O médium também disse que é inocente das acusações de morte de pacientes. O agricultor Pedro Pereira mora em Santa Maria da Vitória e procurou o médium em agosto do ano passado para tratar um problema de visão no olho direito. Porém, ele teve o olho perfurado e perdeu a visão. O idoso disse que pagou R$ 250 pelo tratamento. Segundo o agricultor em depoimento à polícia, ele precisou até vender as vacas que tinha para conseguir se manter. “Houve uma lesão corporal de natureza gravíssima. A vítima disse que foi operado com instrumento que ele não soube identificar o que era, mas que tinha cerca de 30 cm e que teve o seu olho perfurado”, relatou a delegada Cybelle Tristão, responsável pelas investigações.



Cerca de 200 salas serão implantadas para tratamento de pé diabético em municípios da Bahia

Foto: Divulgação

A falta de controle do diabetes ocasionou mais de seis mil amputações de pés na Bahia entre 2010 a 2018. Diante desse quadro, o Governo da Bahia vai implantar 200 salas para o tratamento do pé diabético e feridas complexas em todo o estado. Uma portaria que define os critérios para isso foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16). Essas amputações são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, considerando as elevadas taxas de internação hospitalar. Mas, por outro lado, dados do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) apontam que um bom programa de prevenção é capaz de reduzir as amputações em até 85% e que ações preventivas devem ser difundidas entre a população no nível assistencial mais próximo, que é a Atenção Básica. A portaria publicada na quarta prevê que cada município poderá implantar uma Sala de Pé Diabético de referência municipal, cuja atribuição será a de realizar a gestão do leito de feridas; fazer a inspeção sistemática dos pés; orientar os métodos de descarga e uso de palmilha; realizar o desbastamento de calosidades; e realizar pesquisa de pulso periférico. Os municípios habilitados a implantar a Sala de Pé Diabético serão os 200 primeiros a enviarem o Termo de Adesão, contido na portaria e devidamente preenchido com os dados solicitados. As gestões municipais devem encaminhar a documentação para o endereço eletrônico [email protected] até 60 dias após a data da publicação. Serão priorizados os municípios com população superior a 20 mil habitantes.



Menina morre após se engasgar com pedaço de carne em Mundo Novo

Foto: Arquivo pessoal / Reprodução

Uma menina de dois anos morreu asfixiada na terça-feira (15), após ter se engasgado com um pedaço de carne, no povoado de Mundo Novo, em Eunápolis. Segundo o portal Radar64, o acidente teria acontecido quando Hadassa Gomes Reis almoçava com a mãe. A mãe da criança, Vanessa Gomes, de 22 anos, teria tentado tirar o alimento com os dedos antes de levá-la ao posto de saúde, mas não teve êxito. Os profissionais na unidade também não conseguiram desobstruir as vias aéreas da menina. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, quando chegaram ao local, conseguiram retirar o alimento. A vítima, que estava inconsciente, não resistiu mesmo com as tentativas de reanimação. O velório e o sepultamento da criança aconteceram na tarde desta quarta-feira (16), no Cemitério de Mundo Novo. O caso é investigado pela delegacia de Eunápolis.



Polícia prende estelionatário acusado de aplicar golpes na Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Na tarde desta quarta-feira (16), a polícia militar prendeu na Chapada Diamantina um estelionatário com mandados de prisão nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso. Rodrigo Jesuíno dos Santos Oliveira, conhecido como ‘Acaba Mundo’, foi preso quando tentava aplicar mais um golpe na Bahia. Segundo a PM, ele foi identificado num restaurante à beira da rodovia BR-242, em Itaberaba, saindo do veículo Toyota Hilux, placa ONO-7679, de Goiânia. “Apuramos as acusações e identificamos os mandados em abertos que ele possui em outros estados”, dissea Polícia. Ainda segundo a polícia, ‘Acaba Mundo’ já tinha passagem por tráfico de drogas, roubo de gado e, também, por envolvimento com roubo de veículos. 



MP-BA quer que prefeitura de Vitória da Conquista melhore pavimentação de ruas da cidade

Foto: Richardson

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou esta semana que o Município de Vitória da Conquista tome as medidas necessárias para realizar a pavimentação asfáltica de ruas localizadas no Loteamento Jardim Guanabara, no bairro Felícia, na cidade de Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia. Segundo o MP-BA, a recomendação é para promover melhorias na infraestrutura urbana do bairro. Ainda segundo o MP-BA, as ações são de responsabilidade do prefeito da cidade, Herzem Gusmão (MDB), da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). O município tem o prazo de 90 dias para cumprir com as exigências. Além disso, eles devem executar, em 30 dias, "serviços de patrolamento com acréscimo de cascalho" como forma de tentar minimizar as dificuldades dos transeuntes da localidade. Responsável pela ação, a promotora de Justiça Guiomar Miranda de Oliveira Melo indica na portaria que a falta de cumprimento da recomendação "poderá acarretar medidas de responsabilização, cíveis ou criminais".



Bahia: Jovem de 16 anos casa em hospital após dar à luz: bebê acompanhou a cerimônia

Foto: Reprodução l Correio da Cidade

Vanessa da Paz Machado, de 16 anos, estava com o casamento marcado há seis meses, a adolescente entrou em trabalho de parto poucas horas antes da cerimônia, no último sábado (12). Depois da surpresa, o casamento acabou ocorrendo na recepção do hospital onde a noiva deu à luz, e contou com a ilustre presença do recém-nascido. O fato curioso ocorreu na cidade de Santo Estêvão. Por volta das 5h30 do sábado (12), Vanessa começou a sentir as dores do parto e foi levada para o Hospital no centro da cidade. Quando saiu de casa, na zona rural, ela não imaginava que o pequeno Wanderson Benjamim nasceria, já que o parto estava previsto para o dia 21 de janeiro. A jovem deu à luz às 18h30, onze horas depois das primeiras dores. Wanderson chegou com 50 centímetros e 2,6 kg. Ao longo do dia, a família já havia negociado realizar o casamento no hospital. A cerimônia só dependia do nascimento de Wanderson. O pequeno veio ao mundo em um parto natural, sem complicações. Com isso, a mamãe e o bebê foram liberados pelos médicos para a união. Vanessa e o noivo se casaram às 20h. Segundo o G1, ao lado de 50 familiares e amigos, além de funcionários do hospital, Vanessa selou o compromisso com o marido. Com direito a vestido de noiva, juiz de paz, dama de honra e alianças "entregues" por Wanderson, a cerimônia durou cerca de 20 minutos. 

 

Foto: Reprodução l Correio da Cidade

Após a cerimônia, mãe e filho voltaram para o quarto do hospital. Enquanto isso, Anderson foi para a casa da família de Vanessa, para receber os outros convidados do casamento, que aguardavam no local onde a festa iria ocorrer antes da mudança de planos. Vanessa e Wanderson só receberam alta no domingo (13). Ao chegar em casa, a noiva ainda posou para fotos ao lado do marido e do filho. Wanderson é o primeiro filho do casal, que está junto há dois anos. Ainda de acordo com o G1, Vanessa e Anderson se conheceram em uma praça da cidade e não se separaram mais. O casamento era um sonho dos dois, antes mesmo da descoberta da gestação, em abril do ano passado. Agora, a família está morando na casa dos pais de Vanessa. Anderson conta que a mãe dele, que é avó coruja, viaja cerca de 7 km entre o centro da cidade, onde mora, até a zona rural, para ver o neto. São as avós de Wanderson que ajudam nos cuidados ao recém-nascido, já que os pais não têm experiência. Ao lado da família, o pequeno transborda amor.



Mãe presa por tentar vender filho de 12 anos alegou ter raiva do filho poe ele ter sito fruto de estupro

(Fotos: Divulgação)

A mulher que foi presa por tentar vender o filho de 12 anos em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, revelou em depoimento à polícia que venderia o adolescente por raiva, porque o garoto é fruto de um estupro. O homem suspeito de negociar a compra do garoto, um idoso de 71 anos, foi preso no fim da manhã desta terça-feira (15), na cidade de Botuporã, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, ele já tinha passagem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. De acordo com o delegado e coordenador regional da Polícia Civil, Alexandre Haas, que investiga o caso, Maria Roque Rocha disse também ser revoltada com a mãe dela. A polícia não tem informações sobre quem teria estuprado a mulher. Maria Roque Rocha mora em Botuporã e viajou na sexta-feira (11) para Santa Maria da Vitória, com o intuito de vender o filho. Ainda em depoimento, a mulher disse que a criança seria levada para uma outra família brasileira que está morando no Japão. Ela contou que, com a venda do menino, receberia R$ 5 mil na rodoviária e outros R$ 65 mil quando o garoto chegasse no país asiático. O delegado, entretanto, contestou a versão da mulher e afirmou que a história de que ele seria levado para o Japão foi um pretexto que o aliciador inventou para iludir o menino. O garoto é filho único e está na casa de um tio. Ele será acompanhando pelo Conselho Tutelar.



Decreto facilita acesso a armas em 100 cidades que não bateram 'cota' de homicídios na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A mudança da abrangência, de municipal para estadual, em uma das regras do decreto que regulamenta e flexibiliza a posse de armas no Brasil, vai permitir que cidadãos de 100 cidades baianas com índices anuais de homicídio abaixo do considerado mínimo no texto adquiram armas de fogo. Segundo o site Bahia Notícias, um dos critérios do texto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (15) permite o porte de armas para “residentes em áreas urbanas com elevados índices de violência, assim consideradas aquelas localizadas em unidades federativas com índices anuais de mais de dez homicídios por cem mil habitantes, no ano de 2016, conforme os dados do Atlas da Violência 2018”. Ainda de acordo com o site, das cem cidades baianas listadas com índice abaixo do considerado mínimo com base no Atlas da Violência 2018, além de Abaíra, outros 46 municípios aparecem sem registro de homicídios no ano de 2016, que foi a referência para o levantamento. Além do índice de homicídios da unidade federativa, o decreto estabelece também como critérios para a comprovação da "efetiva necessidade" de possuir arma em casa a necessidade de ser agente público (ativo ou inativo) de categorias como agentes de segurança, funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), agentes penitenciários, funcionários do sistema socioeducativo e trabalhadores de polícia administrativa; Ser militar (ativo ou inativo); Residir em área rural; Ser dono ou responsável legal de estabelecimentos comerciais ou industriais; e ser colecionador, atirador e caçador, devidamente registrados no Comando do Exército. Por fim, aqueles interessados em adquirir uma arma precisarão ainda comprovar existência de cofre ou local seguro para armazenamento, em casas nas quais morem crianças, adolescentes ou pessoa com deficiência mental.

 



Jequié: Homens arrancam testículos de cachorro no meio da rua

Foto: Reprodução l Jequié Urgente

Se o cachorro é amigo, o homem não é amigo do cachorro, pelo menos para três homens, que utilizaram uma faca para arrancar os testículos do animal no meio da rua na cidade de Jequié. A denúncia foi feita por internautas nas redes sociais, no qual expõe um vídeo gravado no bairro do Jequiezinho. Segundo o site Jequié Urgente, na gravação é possível ver um cachorro de pequeno porte, sendo segurado por três suspeitos, que arrancam seus testículos no meio da rua, com a presença de dezenas de pessoas. A polícia civil investiga o crime.



Homens ofereceram R$ 8 mil a policiais para não serem presos por tráfico de drogas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Quatro suspeitos de tráfico foram capturados na noite do último domingo (13) após tentarem subornar policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) na região da Cidade Baixa em Salvador. Com o quarteto, os policiais apreenderam um quilo de cocaína. Larissa Santos Paixão, 23 anos, Miller de Jesus Dantas, 25, foram flagrados após denúncia anônima, com cocaína e um simulacro. Miller, que estava em condicional por roubo, ofereceu R$ 2 mil para os policiais. A dupla apontou a casa de Larissa, situada na rua Professor Gerônimo de Albuquerque, no Uruguai, como ponto de embalo dos entorpecentes. Lá os PMs encontraram Ramon Leno Souza das Virgens, 28, que empacotava cocaína, e Edilson Cândido da Silva, 41. Na tentativa de evitar a prisão, Ramon também ofereceu R$ 6 mil em suborno para os policiais. De acordo com o comandante da 17ª CIPM, major PM Everton Monteiro, os criminosos chegaram a oferecer R$ 8 mil para serem liberados. Com o quarteto foram apreendidos mais de um quilo de cocaína, um simulacro de garrucha, duas balanças, um relógio, três celulares, uma corrente e R$ 16. 



Homem é preso suspeito de estuprar as próprias netas no sul da Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Valdívio Pereira Freire, 52 anos, foi preso na última sexta-feira (11), suspeito de estuprar as próprias netas, duas meninas de 11 e sete anos. O crime teria acontecido no município de Jucuruçu, no Sul da Bahia, na mesma cidade em que ele foi preso. De acordo com o Correio, a denúncia foi feita por familiares das duas crianças em setembro do ano passado. As vítimas disseram para a polícia que sofreram os abusos por diversas vezes e não contaram aos pais, na época, porque eram ameaçadas de morte pelo avô. Valdívio segue preso, à disposição da Justiça.



Detran divulga lista de motoristas que podem perder CNH na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

Foi divulgada a lista dos motoristas que podem perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Bahia. Segundo Departamento de Trânsito do estado (Detran), após esgotadas as tentativas de notificação por correspondência, a relação dos condutores infratores foi divulgada por meio do Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira (10). De acordo com o Detran, para os condutores relacionados na lista, será instaurado processo administrativo com objetivo de suspensão do direito de dirigir por transgressão às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. O condutor relacionado ainda poderá entrar com uma defesa (escrita, datada e assinada, acompanhada de cópia de identificação civil contendo a assinatura) no CAPH-DETRAN/BA, até o dia 31 de janeiro.

 



Mulher denuncia marido por agressão a pauladas e incêndio; suspeito fugiu

Mulher denuncia marido por agressão e incêndio em Juazeiro — Foto: Ronaldo Silva

Uma mulher de 38 anos denunciou casos de agressões feitos pelo marido, na madrugada deste sábado (12), em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo Maria Soleneide, o companheiro a agrediu com pauladas na cabeça e colocou fogo na casa em que o casal morava. O filho deles de 4 anos estava dentro do imóvel e queimou o pé. De acordo com Maria Soleneide, o casal, que estava junto há 14 anos, discutiu porque o homem não aceitava o fim do relacionamento. A mulher contou que eles estavam separados há três meses, por causa dos ciúmes que ele apresentava. "[Ele] me bateu, pegou um pau e furou minha cabeça. Ele disse que se eu denunciasse, ia colocar fogo na nossa casa, mas eu não acreditei. Fui denunciar para a polícia, mas não deu tempo, tive que voltar porque a casa tava pegando fogo", contou Maria Soleneide. Segundo Maria, o homem colocou fogo na casa e fugiu. O filho do casal estava deitado na cama e se machucou quando abriu a porta. Maria Soleneide informou que passou a ocorrência para policiais militares, que foram na casa dela. Ela foi orientada a prestar queixa na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), na segunda-feira (14).

 



Blogueiro da Bahia faz campanha para Bolsonaro, mas perde cargo em ‘despetização’

(Foto: Divulgação)

O blogueiro e radialista Sigisvaldo Vilares dos Santos está na lista da “despetização” do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). O democrata decidiu demitir todos os funcionários públicos com cargos de confiança que, segundo ele, têm ligação com os governos do PT. Só que Sigisvaldo Vilares é filiado desde 2008 ao PSC de Barreiras, na Bahia. Ligado ao deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), ele era funcionário comissionado da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência, mas foi demitido no último dia 7 de janeiro, segundo a revista Piauí. Como muitos no seu partido, Sigisvaldo Vilares fez campanha aberta para Bolsonaro, e chegou a convidá-lo pessoalmente para visitar sua cidade, Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.