ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: MP pede para que a Embasa amplie a lista de agrotóxicos que são monitorados pela empresa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) irá solicitar que a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) e os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) ampliem a lista dos agrotóxicos que são monitorados para incluir as substâncias identificadas na nota técnica lançada esta semana no Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA). Além disso, a promotora de Meio Ambiente Luciana Khoury divulgou que irá se reunir com os promotores do consumidor das regiões para debater o assunto. Depois, o encontro será com a Embasa, para ver quais medidas podem ser tomadas. O gerente de controle de água dos afluentes da Embasa, Fabrício Tourinho, afirmou que o MP deveria fazer um estudo com as amostras colhidas para verificar a quantidade de agrotóxico presente nessas regiões e se eles apresentam riscos à saúde. “O simples fato de estar usando (o agrotóxico) não significa que há um risco para a população. O Ministério da Saúde fez um estudo com mais de 800 agrotóxicos e determinou que apenas 27 apresentavam algum tipo de risco se passassem de determinada concentração. Isso deve ser levado em consideração”, destacou. Fabrício Tourinho reitorou que as milhares de amostras colhidas pela Embasa nos últimos anos atestam que não há a presença de agrotóxico na água. A promotora Luciana Khoury acatou a sugestão e determinou a criação de um grupo para fazer a análise nas amostras coletadas para verificar a concentração dos agrotóxicos na água.



Palmas de Monte Alto: Cipe Sudoeste encontra celular dentro de sandália durante revista surpresa em celas da delegacia

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

Na manhã da última quarta-feira (03), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste) apreendeu, três aparelhos celulares, durante revista surpresa, na carceragem da Delegacia de Palmas de Monte Alto. Segundo informações passadas ao 97NEWS, a Guarnição da Cipe foi solicitada pelo representante da Delegacia e pela Guarnição local da PM para ajudá-los em uma revista em duas celas, com doze presos. Durante a revista, os aparelhos foram encontrados, e para surpresa dos policiais, um dos aparelhos foi localizado dentro de uma sandália. O material foi apresentado para o Delegado de plantão que tomará as medidas cabíveis.



Ministério Público divulga nota técnica e aponta que monitoramento de agrotóxicos é insuficiente em pelo menos 60 cidades da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) divulgou nesta quinta-feira (4) uma nota técnica, no Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA), em que aponta que o monitoramento de defensivos agrícolas na água é insuficiente em pelo menos 60 cidades - ou seja, em 15% da Bahia. Realizado a partir das ações do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de 2017 a 2019, coordenado pelo MP-BA em conjunto com órgãos federais e estaduais, além do Comitê de Bacia do São Francisco, Segundo o site Correio, o estudo analisou tecnicamente a contaminação da água potável por pesticidas em cidades abastecidas pelas bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Paraguaçu. Os agrotóxicos utilizados nas duas bacias foram mapeados pelo MP-BA, através dos núcleos de Defesa da Bacia do São Francisco e da Bacia do Paraguaçu, e comparados com as substâncias que são analisadas obrigatoriamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), ligada ao governo do estado, e pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto, que seguem determinação do governo federal. Ainda segundo o site Correio, o estudo, somente 20% dos agrotóxicos usados na região estão sendo analisados pelos órgãos competentes. Os 80% restantes são pesticidas que não têm monitoramento obrigatório pela regra do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa ainda identificou que dois princípios ativos cujo monitoramento obrigatório é pelo MS não são verificados pela Embasa: o Mancozebe e a Permetrina. A Portaria de Consolidação nº 5/2017 do MS determina o monitoramento obrigatório de 27 princípios ativos de agrotóxicos para determinar se a água é segura para o consumo humano. Após a nota técnica, o MP-BA concluiu que as empresas deveriam incluir novos princípios ativos na lista de substâncias a serem analisadas. Só este ano, o Ministério da Agricultura autorizou o uso de 239 novos agrotóxicos para “aumentar a concorrência” do agronegócio.



Bahia: Após redução do ICMS, governo anunciará aumento do número de voos

Foto: Divulgação

Depois da publicação do decreto que reduz a cobrança o ICMS de querosene de aviação, o governador Rui Costa (PT) anuncia nesta sexta-feira (5) o aumento do número de voos na Bahia. A divulgação para a imprensa será feita com participação de representantes de três companhias aéreas, no gabinete do governador, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Também participam do ato os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, do Turismo, Fausto Franco, e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Este será o primeiro evento do governador após a ausência no Dois de Julho e a missão internacional na Espanha, onde foram estabelecidas parcerias para atração de novos investimentos para a Bahia.



Bahia: Estudante com síndrome de Down fica trancada por seis horas em escola

Foto: Reprodução

Uma estudante que tem síndrome de Down ficou trancada sozinha dentro de um colégio estadual em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, na segunda-feira (1º). A mulher, de 29 anos, ficou por quase seis horas dentro da unidade, após a direção cancelar o dia de aula e fechar a escola, sem perceber que a estudante estava em uma das salas. A mãe da mulher foi ao local buscar a filha no final da tarde e ficou desesperada ao encontra-la trancada no colégio. A Guarda Municipal foi acionada e a mulher foi retirada do local cerca de uma hora depois de ser encontrada, após os cadeados do colégio terem sido arrombados. A Secretaria Estadual da Educação (SEC) disse que “irá apurar o caso para a adoção das medidas cabíveis”.



Cachaça de Abaíra será protegida em acordo do Mercosul

Foto: Divulgação

A cachaça da cidade de Abaíra na Chapada Diamantina, está na lista dos produtos brasileiros levados pelo Mercosul nas negociações do acordo com a União Europeia (UE), assinado na semana passada. Com a medida, o governo brasileiro pediu que bebida e outros bens exclusivamente brasileiros não possam ser replicados com o mesmo nome na Europa. Além da cachaça de Abaíra, outras cidades que produzem a bebida também estão incluídas na lista dos 61 itens, como é o caso dos municípios de Paraty no Rio de Janiro e Salinas em Minas Gerais. A medida do governo federal prevê que as bebidas e outros bens exclusivamente brasileiros não possam ser replicados com o mesmo nome na Europa. Por outro lado, a relação de produtos típicos europeus protegidos no Brasil saltará de sete para 357, depois da conclusão do acordo comercial. 



Feira: Caminhoneiro é detido com três toneladas de maconha escondida em farinha

Foto: Divulgação l PRF

Um caminhoneiro foi preso na sexta-feira (28) após ser flagrado transportando mais de três toneladas de maconha, em um trecho da BR-116, em Feira de Santana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material estava escondido em sacas de farinha na carroceria do caminhão, e foi localizado com a ajuda de um cão farejador durante uma fiscalização da rodovia. Segundo a PRF, os responsáveis pela droga chegaram a usar naftalina para tentar disfarçar o cheiro da maconha, mas, mesmo assim, o cachorro conseguiu farejar o material. Conforme a PRF, o condutor do caminhão revelou que a maconha teria saído do Paraná e seguia para Sergipe. O caso está sob investigação. O condutor, o caminhão e a droga foram encaminhados para a Polícia Federal em Salvador.



Helicóptero com Rui Costa faz pouso não programado por conta de tempo instável

Foto: Divulgação

O helicóptero em que estava o governador Rui Costa precisou fazer um pouso de precaução nesta sexta-feira (28) em Uruçuca, no Litoral Sul do estado. De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, a medida foi tomada em razão do tempo instável na reunião. Após o pouso, Rui seguiu de carro para Ipiaú, onde participa neste momento do lançamento da TVE digital. No local, ele também inaugura os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água das localidades de Córrego de Pedra, Cajueiro e Passa com Jeito. Em seu Instagram, o governador escreveu. "Gente, tá tudo bem. Não houve pouso forçado, mas tivemos que pousar em Uruçuca pra seguir de carro até Ipiaú. Deu até pra tirar selfie com os majores Eduardo e Carvalho", comentou na rede social Rui Costa.

 



Bahia: Alunos terão 1h a mais de aula no Ensino Médio a partir de 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A carga horária dos estudantes da rede estadual será ampliada em 200 horas, passando de 800 h/ano para 1 mil h/ano. A mudança, que será implantada a partir de 2020, está prevista na Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio em todo o país. Essa é a nova estratégia da Secretaria Estadual da Educação (SEC) para tentar melhorar o desempenho do Ensino Médio da Bahia. Segundo a pasta, ainda está em discussão se essa hora a mais será no começo ou no final das aulas. A inspiração para a mudança, surgiu analisando outros países. O prazo para a conclusão do estudo é novembro deste ano e não está descartada a possibilidade de contratar mais professores. O baixo desempenho do Ensino Médio na Bahia consta no Anuário da Educação divulgado anteontem, pelo movimento Todos pela Educação, em parceria com a Editora Moderna. O levantamento mostrou que apenas 4,7% dos estudantes desse ciclo de ensino têm proficiência adequada em Matemática.  O Anuário traz também que a Bahia é o 5º estado que menos investe por estudante, são cerca de R$ 3 mil por aluno. A SEC informou que o aporte financeiro por aluno é menor na Bahia na comparação com outros estados por conta da quantidade de estudantes, o que diminui o investimento per capita (por pessoa). 



Bahia: Nenhuma escola da rede pública aparece entre as 100 primeiras no ENEM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A primeira escola estadual da Bahia no ranking das instituições com as melhores médias gerais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aparece na posição 115. O Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista, apresentou o melhor desempenho da rede pública de ensino da Bahia com média geral 592,16. Os dados foram divulgados pelo Inep na quinta-feira (27) e computados pela startup de educação Evolucional. A instituição de ensino baiana com a melhor média geral, considerando todas as escolas do estado, foi o Colégio Bernoulli, com média 706,55 e a posição 17 no Brasil inteiro. O ranking baiano segue com o Colégio Helyos, de Feira de Santana, no segundo lugar com média geral 691,39 e ocupando a posição 40 nacionalmente; com o Colégio Acesso, também de Feira, com 690,05 e sendo o 43 do Brasil; seguido pelo Anchieta, com média 671,05 e 114º colocado em nível nacional. A primeira escola pública da lista é uma instituição federal e aparece na 10ª posição em âmbito estadual e 496ª no nacional, o Colégio Militar de Salvador, com média geral 642,84.



Motorista é flagrado transportando cerveja em ambulância

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um motorista de ambulância foi flagrado no município de Valença, no sul do estado, transportando engradados de cerveja no fundo do veículo. O flagrante ocorreu durante os festejos de São João, quando fotos feitas por testemunhas foram compartilhadas em redes sociais. Ao tomar conhecimento do caso, a Prefeitura de Valença informou em nota que repudia o comportamento do motorista e que solicitou o desligamento do servidor. No comunicado, a prefeitura diz ainda que estão sendo tomadas providências cabíveis no sentido de preservar o bem público e sua utilização, que deve ser exclusivamente para servir ao que se destina.



Feriado de Corpus Christi e São João registrou 16 mortes nas rodovias estaduais, diz PRE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na terça-feira (25), aponta que as rodovias baianas tiveram 16 mortes nos feriados de Corpus Christi e São João. Uma operação especial foi realizada nas rodovias entre os dias 20 e 25 de junho. No São João de 2018 foram registrados 22 acidentes com 6 mortes. A maior parte das vítimas, este ano, morreu na BA-502, em um acidente entre uma van e uma carreta, no trecho entre as cidades de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Oito pessoas morreram na batida que aconteceu na quinta-feira (20), quando começou a Operação São João 2019, e três sobreviveram. Na manhã de domingo (23), outras duas pessoas morreram na mesma rodovia, depois que um caminhão de coleta de lixo invadiu uma feira de fogos de artifício no trecho da cidade de Muritiba. A PRE detalhou que, dos 31 acidentes, 17 tiveram vítimas. Além das vítimas que morreram, 14 pessoas tiveram ferimentos graves. Ainda de acordo com a PRE, 7.407 veículos foram abordados durante os dois feriadões. Desse total, 347 foram retidos. Durante as abordagens, 1.746 pessoas fizeram o teste do etilômetro, também conhecido como teste do bafômetro. Desse total, 25 deram positivo. Além disso, a polícia recolheu 53 carteiras de habilitação e apreendeu 54 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Na região de Brumado, cerca de 1500 pessoas foram abordadas, 353 autuações de trânsito foram realizadas e 01 condução à delegacia por embriaguez ao volante foi efetuada - detectada com o uso do etilômetro (foram 382 testes). A PRE informou ainda que foi utilizado o radar em apoio à operação e muitas pessoas foram conduzidas por estarem acima da velocidade permitida na via. 341 veículos foram retidos por alguma irregularidade, no próprio carro ou do condutor, no período. Também foram registrados dois acidentes com vítimas fatais. Apesar das fatalidades. Durante a operação, a PRE também apreendeu 13 kg de drogas na região de Ibitira, em Rio do Antônio.



Serviço do Disque-Denúncia passa a ser disponibilizado na internet e permite envio de fotos e vídeos de suspeitos

Foto: Reprodução

O Disque-Denúncia, vinculado à Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), passa, a partir desta terça-feira (25), a receber informações da população também pela internet, em site criado para disponibilização do serviço. Com isso, conforme a SSP-BA, a população poderá, a partir de agora, enviar, de forma anônima, fotos e vídeos de de criminosos e situações ilegais para ajudar nas investigações da polícia. O Disque-Denúncia recebe há 13 anos informações da população por telefone, através do 181, no interior -- os números continuam disponíveis para relatos de denúncias. Agora, também com o serviço online, segundo a SSP, o canal deverá auxiliar ainda mais o trabalho investigativo policial. No site (Clique Aqui) do Disque-Denúncia, ao clicar no ícone “Denuncie Aqui”, o cidadão escolhe o tipo de crime que ele quer relatar e preencher um formulário com as informações solicitadas. Dentre elas, estão local, referência, pessoas envolvidas, características, entre ourtos. Quanto maior a quantidade de informações a pessoa obtiver da situação, maior será a ajuda à polícia para investigar e solucionar o caso. No entanto, há alguns cuidados que o cidadão tem que tomar na hora de coletar essas informações, ressaltando que “as pessoas só devem produzir as imagens se estiverem seguras, sem se expor”. 



Bahia fica em penúltimo lugar em pesquisa que mede conclusão do ensino superior

Foto: Divulgação

A Bahia ocupa a penúltima colocação entre os estados brasileiros na pesquisa que mede o índice de conclusão do ensino superior. De acordo com o Correio, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,1% dos baianos concluíram a faculdade em 2018. O número só não é superado pelo Maranhão, que no mesmo período somou apenas 8,6% entre os alunos que puderam concluir os estudos do mesmo grau. Abaixo da média nacional, que é de 16,5%, o dado referente a Bahia aumentou somente 0,2% entre 2017 e 2018, sendo superado por Alagoas e Pará. Além disso, conforme divulgado pela Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-Contínua), um terço dos baianos não só possuem acesso limitado ao ensino superior, como também não possuem nenhuma outra atividade educacional e não trabalham.



1/3 população baiana não estuda, não trabalha e não faz faculdade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia tem o segundo pior índice de adultos com ensino superior completo no Brasil. Segundo dados divulgados na quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 1 em cada 10 adultos baianos (10,1%) concluiu o terceiro grau em 2018. Com esse percentual, a Bahia ficou acima apenas do Maranhão, onde só 8,6% dos adultos terminaram a faculdade. A taxa do estado ficou abaixo da média nacional, de 16,5% das pessoas de 25 anos ou mais de idade com curso superior completo em 2018. No estado, o percentual de adultos com nível superior praticamente não mudou entre 2017 (9,9%) e 2018 (10,1%). Nesse período, o estado foi ultrapassado por Alagoas (de 8,4% em 2017 para 10,3% em 2018) e Pará (de 9,1% para 10,7%).



Governo da Bahia confirma adesão a garantia safra de 2020

Foto: 97NEWS

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, revelou que o plano safra da Bahia está garantido até o próximo ano, já tendo sido assinado pelo governador Rui Costa. De acordo com o titular da SDR, o agricultor do estado não sofrerá nenhum dano. Até 2018 a Bahia participava do pagamento do seguro safra, compartilhando com agricultor e as prefeituras. Segundo o governo, a idéia é otimizar os custos do estado com essas e outras atividades, devido a perca de recursos do governo federal. Na terça-feira (18), foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a destinação de R$ 222,74 bilhões para financiar a safra dos anos de 2019 e 2020, além de R$ 1 bilhão em subsídio ao seguro rural e R$ 1,85 bilhão em apoio a comercialização de produtos.



Bandidos ateiam fogo em carro com jornalista da TV Bahia dentro

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite da última segunda-feira (17), o repórter da TV Bahia Jony Torres sofreu uma tentativa de assalto na cidade de Esplanada. De acordo com informações da Polícia, os bandidos trancaram o jornalista na mala do próprio carro e atearam fogo ao veículo, mas Jony conseguiu escapar destravando uma das portas. Em depoimento a Polícia, o jornalista contou que estava passando uns dias na fazenda que tem no local. Jony tinha saído da fazenda para fazer um lanche e deixou o celular em casa. Na volta, ele foi surpreendido por dois bandidos, que estavam em uma moto, quando precisou diminuir a velocidade por causa de uma linha férrea que tem na região. 

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

Jony Torres contou que os criminosos queriam o celular, mas ele estava sem. O jornalista entregou apenas carteira e os bandidos ficaram irritados. "Foi mais uma violência psicológica que física", disse o jornalista. "Pediram o celular, como eu não tinha, começaram a dizer que era alemão, que tinha cara de policial", relata. Foi quando um deles disse, "não vou gastar minha bala com ele. E me colocaram no porta-malas e puseram fogo no carro”, explicou o jornalista a imprensa.



Em cinco meses, governador Rui Costa gastou R$ 22 milhões com diárias, diz jornal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um levantamento feito pelo site Metrópoles diz que em apenas cinco meses, os gastos do governador Rui Costa com o pagamento de diárias em viagens chegaram a R$ 22 milhões. Segundo o site, Rui, seus secretários e demais autoridades do Executivo gastaram com deslocamentos, pernoites e outros. O site também revelou que o estado da Bahia foi o que menos gastou, ao contrário de outros estados como: São Paulo (R$ 167,4 milhões), Pernambuco (R$ 81,9 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 31,9 milhões) e Minas Gerais (R$ 23,7 milhões). Os dados foram atualizados em abril deste ano. Em média, o Palácio do Buriti e demais órgãos da administração direta desembolsaram R$ 43,4 mil diariamente até o último dia 10 de junho, levantou o site Metrópoles. 



Mata de São João: Quatro morrem em acidente com 4 veículos na BA-093

Foto: Reprodução l Graer

Na manhã desta terça-feira (18), quatro pessoas morreram e pelo menos três ficaram feridas em um acidente que envolveu quatro veículos na rodovia BA-093 de Mata de São João. A batida envolveu uma Kombi, uma carreta, um carro e um ônibus. Segundo o site Bahia Notícias, um dos mortos foi o motorista da Kombi. O veículo ficou destruído com o impacto, e objetos de passageiros ficaram espalhados pela via. Os feridos foram levados por ambulâncias da empresa que administra a rodovia e do Samu para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Uma viatura do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) também participou do resgate. Não há mais informações sobre o estado de saúde dos feridos.



Modelo e pivô do escândalo com Neymar movimenta aeroporto de Ilhéus

Foto: Reprodução l Whatsapp

Na segunda-feira (17) o aeroporto de Ilhéus ficou bastante movimentado com a chegada da modelo Najila Trindade, que diz ter sido estuprada pelo jogador Neymar. Na companhia do seu novo advogado, o criminalista ilheense Cosme Araújo, a modelo embarcou para São Paulo. Durante seu embarque no Aeroporto Jorge Amado, Najila despertou olhares dos curiosos e flashes de sites da região. A modelo que é da região de Dário Meira, passou o fim de semana nas praias de Ilhéus e Una. Najila alcançou fama mundial após acusar o jogador Neymar de estupro. De acordo com ela, o atleta teria pago sua viagem e estadia em Paris, na França, depois de terem combinado encontro. Desde o início de maio, Najila levou o craque da Seleção Brasileira da página de esporte para o noticiário policial com a acusação de estupro, que, segundo ela, teria sido cometido na capital francesa.