ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

'Tô nem aí, ninguém agride de graça', diz juiz à vítima de violência doméstica em SP

Foto: Reprodução

Vítima de violência doméstica, uma mulher precisou escutar frases absurdas de um juiz durante uma audiência on-line referente a um processo de alimentos (audiência de pensão) com guarda e visitas aos filhos menores de idade em uma Vara de Família de São Paulo. As informações foram obtidas pela reportagem do ‘Papo de Mãe’, blog da Uol. Além da mulher e do juiz que presidia a sessão, participaram da audiência o ex-companheiro da vítima e um promotor de justiça, que nada fez para impedir a humilhação contra a moça, que já precisou, por duas vezes, de medida protetiva. Por ser vítima de violência doméstica do ex-companheiro em um inquérito com base na Lei Maria da Penha, na audiência, o juiz citou a lei e chegou a fazer ameaças contra a mulher caso ela voltasse a fazer Boletim de Ocorrência contra o ex. “Eu tiro a guarda da mãe”, disse. O juiz também tentou reaproximar o ex-casal, mesmo sabendo do histórico de violência, e afirmou que “ele [o ex-companheiro] pode ser um figo podre, mas foi uma escolha sua e você não tem 12 anos”, desdenhando das agressões no relacionamento e sugerindo que a vítima abrisse mão das medidas protetivas. Apesar de advogados ouvidos pela reportagem afirmarem que o correto é o juiz se referir aos participantes da audiência pelo nome, o magistrado chamou, por diversas vezes, a mulher de “mãe” ou “manhê”. Veja os vídeos:

- Vídeo 01

- Vídeo 02

- Vídeo 03



Mais 2 milhões de doses da Coronavac chegam a São Paulo nesta sexta

Foto: Reprodução l TV Globo

O governo de São Paulo recebeu mais duas milhões de doses da vacina Coronavac nesta sexta-feira (18). Testado contra a Covid-19, o imunizante criado pelo laboratório chinês Sinovac é desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. Segundo informações do G1, o avião que transportava essa nova carga pousou por volta das 6h26 no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Essa já é a terceira remessa de encomendas, a segunda com vacinas prontas, que vem da China. Depois de mudar mais uma vez a estratégia, o Butantan decidiu que vai solicitar o registro da vacina para uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não mais o registro definitivo. Se tudo seguir como planejado pelo governo paulista, a campanha de imunização terá início no dia 25 de janeiro.



Casos ativos da Covid-19 na Bahia sobem pelo segundo dia consecutivo

Foto: Divulgação

Os casos ativos da Covid-19 subiram pelo segundo dia consecutivo na Bahia, segundo o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) no fim da tarde de quinta-feira (17). Depois de crescer de 11.302 na terça para 11.859 na quarta, agora o número de contaminados pulou para 12.719 no estado. Com 4.920 novos casos e 29 mortes em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, a Bahia chegou a 461.026 casos confirmados e 8.720 óbitos desde o início da pandemia, que teve seu primeiro registro no estado no dia 6 de março, em Feira de Santana. A taxa de ocupação em leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento de adultos com Covid-19, por outro lado, teve redução na Bahia, de 80% para 77%, segundo os dados da Sesab.



STF permite que estados comprem vacina diretamente de farmacêuticas

Foto: Reprodução

O ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal autorizou nesta quinta-feira (17) que estados, Distrito Federal e municípios comprem a vacina da Covid-19 diretamente das farmacêuticas. A decisão segue na esteira que permitiu ao governo do Maranhão comprar diretamente a vacina em caso de descumprimento do plano nacional de vacinação. O fundamento do ministro foi o mesmo aplicado ao pedido feito pelo governador maranhense, Flávio Dino: “no caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, recentemente tornado público pela União, ou na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença, poderão dispensar às respectivas populações as vacinas das quais disponham, previamente aprovadas pela Anvisa”. Ou ainda se a Anvisa não expedir a autorização competente, no prazo de 72 horas, os estados e cidades “poderão importar e distribuir vacinas registradas por pelo menos uma das autoridades sanitárias estrangeiras e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países” e “quaisquer outras que vierem a ser aprovadas, em caráter emergencial”.



Brumado: Município registra a 42ª morte por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quinta-feira (17), o município de Brumado registrou 3.538 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10.578. Entre os diagnósticos: 04 internações, 42 óbitos, 298 pacientes em tratamento e 6.113 recuperados. No momento, 208 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.983 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brumado: Com o impedimento de embarque e desembarque na garagem da Novo Horizonte, taxistas poderão ser remanejados para outros pontos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No dia 08 de dezembro, a garagem da empresa de transportes de passageiros Novo Horizonte, localizada no bairro São Felix, em Brumado, foi interditada porque estava realizando embarque e desembarque de passageiros sem as devidas autorizações. Em uma ação conjunta da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Ministério Público, Agerba, Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, a empresa foi lacrada e impedida de realizar a atividade, exceto os serviços de manutenção e garagem. No entanto, durante a semana, diversos questionamentos surgiram por conta da ação. Um deles, partiu dos próprios taxistas que atuam no local há várias décadas. Segundo a categoria, com a falta de passageiros no local, como é que eles vão sobreviver e sustentar suas famílias. Para responder esses e outros questionamentos, o 97NEWS ouviu o superintendente de trânsito da SMTT, João Paulo. Segundo o gestor da pasta, a categoria pode ficar tranquila, porque os profissionais vão ser realocados. "Esses taxistas que estão no ponto 06 da Novo Horizonte, eles vão ser remanejados para o Terminal Rodoviário ou para outros lugares onde possuem pontos de táxi com área vaga", disse o superintendente. Já os taxistas que atuam no ponto de número 42 do Terminal Rodoviário afirmam que ainda não há uma demanda grande de clientes para receber outros colegas. Ao site 97NEWS, o taxista Manoel Silva, que já tem 30 anos de profissão, destacou todos precisam trabalhar, no entanto, 14 taxistas no local será inviável se isso acontecer. "Aqui tinha dez, mas foram saindo por falta de corridas. Mesmo vindo os ônibus pra cá, quinze táxi aqui não vai dá pra fazer nada", disse Silva. 



Ibicoara: Homem de 51 anos morre após levar golpes de picareta na cabeça

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 51 anos foi morto com golpes de "picareta" -- ferramenta semelhante ao martelo que consiste em uma cabeça de metal pontiaguda fixada na ponta de um cabo comprido de madeira. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (17), no município de Ibicoara. Segundo a Polícia Militar, Valdir Moura Couto foi encontrado no bairro Canjerana por volta de 00h30 com perfurações no crânio. A suspeita é de homicídio. Ainda conforme a PM, o Departamento de Polícia Técnica foi acionado e realizou coleta de provas no local. O Instituto Médico Legal (IML) encaminhou o corpo de Valdir a unidade de Brumado. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar quem, e por quais motivos matou Valdir.

 



Bahia ocupa a primeira posição em transplante renal no Nordeste

Foto: Divulgação

A Bahia realizou 224 transplantes de rim entre os meses de janeiro e novembro deste ano, sendo 217 de doador cadáver e 7 de doador vivo. O estado ocupa a primeira posição em número do procedimento no Nordeste e a sétima no país. De acordo com a enfermeira Carolina Sodré, coordenadora de Central de Órgãos do Estado, apesar da pandemia do novo coronavírus, iniciada no mês de março, foi possível realizar um número expressivo de transplante de órgãos na Bahia, com a efetivação de 123 doações de múltiplos órgãos e 323 de córneas. “Durante a pandemia de Covid-19, a Central de Transplantes vem adotando todas as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos responsáveis, garantindo a continuidade do programa de transplante, sendo o único Estado do Nordeste que não interrompeu suas atividades de transplante renal e hepático, bem como manteve o serviço de acolhimento, entrevista familiar e captação de órgãos, garantindo o direito das famílias que tinham a intenção de ser doadoras”, revela Carolina Sodré. A coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Rita Pedrosa, ressalta os resultados alcançados pela Bahia nas atividades de transplantes, destacando que a Bahia foi o único estado brasileiro a não interromper o procedimento durante a pandemia. “Apesar das dificuldades vivenciadas nesse momento de pandemia, o Estado manteve-se firme, inclusive credenciando novos serviços”, pontuou Rita Pedrosa.



Economia baiana vai receber a injeção de R$ 4,26 bilhões com pagamento de servidores públicos estaduais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo do Estado vai injetar R$ 4,26 bilhões na economia da baiana, em cerca de 30 dias, com o pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O montante corresponde à quitação das folhas de novembro, dezembro e do 13º salário. O aporte financeiro vai ajudar a aquecer a economia do Estado, criando um efeito multiplicador diante do cenário de estagnação pelo qual o país atravessa na pandemia. A Secretaria da Administração (Saeb) quitou a folha do mês de novembro no dia 30, totalizando o valor de R$ 1,48 bilhão, pago para 270 mil servidores do Estado, somados àqueles em atividade, aos aposentados e aos pensionistas. No dia 18 de dezembro, conforme tabela publicada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) no começo deste ano, será quitada a segunda parcela do 13º salário, um montante de aproximadamente R$ 1,32 milhão pago para o funcionalismo (ativos, inativos e pensionistas). Já a folha de pagamento de dezembro, para aposentados e pensionistas, será antecipada para o dia 29 deste mês, enquanto os ativos recebem no dia 30, totalizando um montante estimado em R$ 1,44 bilhão. Somados os valores das duas folhas de pagamento com a quitação do 13º salário, o governo injeta o total de R$ 4,26 bilhões na economia baiana, em cerca de trinta dias. O montante vai ajudar a movimentar o mercado, em forma de consumo das famílias, pagamentos, investimentos, dentre outros. 



Decreto aumentará valor do estacionamento rotativo e o número de ruas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Por meio do decreto (nº 5.388), a prefeitura de Brumado voltará a restabelecer o contrato inicial entre a administração pública e a empresa Zadar -- que administra a Área Azul. De acordo com o documento, as cláusulas contratuais originais serão restabelecidas, o que significa que todas as ruas que foram isentas de cobrar o valor deverão ser incluídas novamente na área de atuação da empresa. Além disso, outras vias foram incluídas no contrato, ou seja, saindo de 1.800 vagas para 2.600 em janeiro de 2021. O decreto dispõe ainda sobre o aumento do valor a ser cobrado pela Zadar, passando de R$ 1,80 para R$ 2 nas vagas de carro. E de R$ 0,50 para R$ 0.60 nas vagas de motos. O decreto passará a vigorar a partir do dia 15 de Janeiro de 2021.Veja as ruas:

Avenida Antônio Mourão Guimarães; Rua Antônio Viana, Avenida Centenário; Rua Coronel Tibério Meira;  Rua Carlos Teixeira; Rua Camilo R. Vasconcelos; Rua Dr. Mário Meira; Rua Dr. Marcolino Moura; Rua Ernesto Carneiro Ribeiro; Rua Exupério Pinheiro; Rua Euclides da Cunha; Rua Joana Angélica; Rua Maria Lobo,; Rua Marcolino Rizério; Rua Marechal Deodoro; Rua Nina Rodrigues; Rua Osvaldo Cruz; Rua Oflávio Silveira Torres; Praça Francisco S.Meira; Praça Armindo Azevedo; Praça Teófilo Alves de Lima; Rua Tiradentes; Rua Sargento Antenor; Rua Sebastião dos Santos Leite; Rua Tibúrcio da Silva Leite; Rua Teodoro Sampaio; Travessa São Bento; Travessa Juvenal Machado; Rua Virgílio Ataíde; Rua Wilson Ribeiro Gonçalves; Praça Teófilo Alves de Lima (Estacionamento Confinado do Mercado Municipal). 

CONTINUE LENDO


Brumado: Após apelo da comunidade, empresa tampa buracos e repinta faixas na BA-943

Foto: Reprodução l Vídeo

No início do mês de dezembro, o morador Donimar Leite gravou um vídeo mostrando a situação da menor rodovia do Estado da Bahia, a BA-943, que liga o distrito de Itaquaraí, em Brumado, a BA-148. Na época, o morador mostrou parte do trecho de seis quilômetros que recebeu sinalização e pintura horizontal feita por uma empresa contratada pelo Governo do Estado. No entanto, algo incomum chamou atenção dos moradores, porque a pintura foi feita em cima de buracos no asfalto. “Eu fui lá ver se era verdade, uma lambança. Como que um órgão pode fazer um serviço desse? Isso é desperdiçar o nosso dinheiro”, ressaltou Leite no vídeo gravado no início do mês. Após a repercussão do vídeo nas redes sociais e na imprensa local, ou seja, cerca de dez dias depois, a empresa fez a correção, tampou os buracos e pintou a rodovia novamente. "Vim aqui para mostrar a via que foi restaurada. A gente cobra, mas também agradece quando é feito. Obrigado a imprensa e a empresa por corrigir o erro", disse Donimar Leite. A rodovia é a principal rota de acesso ao Distrito, sendo usada por moradores e também pela agricultura, sendo o distrito um dos principais produtores de umbu, manga e maracujá.



Justiça eleitoral de Brumado nega liminar para impedir diplomação de 'Boca'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça eleitoral de Brumado indeferiu a liminar impetrada pelo vereador José da Silva Santos (PSB), contra o candidato eleito Vanderlei Bastos Miranda, o "Boca" (PDT). Em sua decisão, o juiz Genivaldo Alves Guimarães argumentou que a questão precisa ser discutida com maior profundidade, garantindo aos investigados o contraditório e a ampla defesa. Além disso, pontuou que é preciso analisar se o candidato Vanderlei Boca estaria envolvido na alegada fraude ou se todos os investigados, ainda que ignorando a noticiada fraude, poderão sofrer as penalidades previstas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). “Não pode o Judiciário, liminarmente, substituir a vontade popular, impedindo a diplomação. Enfim, sem maiores delongas, diante das consequências que poderiam advir da concessão da liminar e por tratar-se de matéria que provavelmente ainda será objeto de debate legislativo, indefiro o pedido de liminar e, com fundamento no art 22, I “a”, da LC 64/90, determino a notificação de todos os investigados, que deverão receber cópia da inicial e documentos, para que em até cinco dias ofereçam defesa”, sentenciou o juiz. 



Governador confirma fase 3 da testagem da vacina Sputnik V na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, afirmou na quarta-feira (16) a fase três da vacina Russa. "Está confirmada a fase 3 da testagem da vacina Sputnik V na Bahia. Ontem em Brasília", disse o gestor, o Governo da Bahia se reuniu com representantes do governo russo e da União Química, empresa brasileira que vai produzir as vacinas no Brasil, para dar continuidade ao trabalho conjunto. Em paralelo à testagem para certificação da Anvisa, em janeiro a União Química dará início à produção das vacinas para que elas estejam disponíveis assim que a Sputnik V for autorizada. "Já asseguramos 50 milhões de doses, caso seja necessário fazermos a compra", disse o governador. "Nossa Bahiafarma poderá auxiliar a distribuição do imunizante para outros Estados e até mesmo disponibilizar sua estrutura para as etapas finais da produção da vacina. Precisamos da vacina e vamos continuar trabalhando incansavelmente para que baianas e baianos sejam imunizados", afirmou Rui Costa.



Contendas do Sincorá está entre as cidades com os piores PIBs da Bahia

Foto: Divulgação

Um levantamento do Produto Interno Bruno (PIB) referente ao ano de 2018 divulgado na quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela os dez municípios com os maiores PIBs da Bahia, mas também trás os menores do Estado. Entre os maiores, estão: Salvador (R$ 63 bilhões); Camaçari (R$ 23 bilhões); Feira de Santana (R$ 14 bilhões); São Francisco do Conde (R$ 8 bilhões); Vitória da Conquista (R$ 7 bilhões); Lauro de Freitas e Luis Eduardo (R$ 6 bilhões); Simões Filho (R$ 5 bilhões); Barreiras e Candeias (R$ 4 bilhões). Já o ranking das piores cidades, três aparecem na lista. São elas: Ibiquera (R$ 27,7 milhões), Dom Macedo Costa (R$ 32,1 milhões) e Contendas do Sincorá (R$ 36,9 milhões).

Foto: Divulgação


Contas da prefeitura de Caetité é rejeitada pelo TCM

Foto: Divulgação

Na sessão de quarta-feira (16), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitaram as contas do exercício de 2019 da prefeitura de Caetité, de responsabilidade do prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim. O gestor foi punido com multa de R$ 5 mil, em razão das irregularidades apuradas durante a análise técnica das contas. As contas do prefeito Aldo Ricardo Gondim foram reprovadas em virtude da abertura de crédito adicional utilizando indevido remanejamento e transferência na realocação de recursos, sem autorização legislativa, e o não cumprimento de determinações do TCM, inclusive quanto ao ressarcimento, com recursos municipais, de despesas do Fundeb glosadas em exercícios anteriores. O conselheiro Paolo Marconi -- acompanhado pelo conselheiro Fernando Vita -- apresentou voto divergente para acrescentar como causa de rejeição a extrapolação do limite para despesa com pessoal. Isto porque, para eles, que não aplicam a Instrução TCM nº 03 no cálculo desses gastos, o percentual ao final do exercício seria 55,18%, superior, portanto, ao limite de 54% previsto na LRF. Para a maioria dos conselheiros, que aplicam a instrução em seus votos, o percentual alcançou 49,62% da receita corrente líquida do município, cumprindo o que determina a LRF. 

O relatório técnico também apontou diversas irregularidades, como a publicação de decretos em data posterior a sua vigência; baixa cobrança da Dívida Ativa do município; aplicação com desvio de finalidade de recursos oriundos de Royalties, no montante de R$118.862,38; e a não inserção no sistema SIGA, do TCM, de elementos indispensáveis à apreciação das contas. O município apresentou uma receita de R$119.477.136,18, enquanto as despesas empenhadas corresponderam a R$122.014.747,19, revelando um déficit orçamentário da ordem de R$2.537.611,01. Os recursos deixados em caixa ao final do exercício não foram suficientes para cobrir as despesas inscritas como restos a pagar, o que contribui para o desequilíbrio fiscal. A relatoria advertiu a gestora para que adote, desde já, providências objetivando a reversão da situação, tendo em vista que o descumprimento do artigo 42 da LRF no último ano do mandato, por si, repercute no mérito das contas. Em relação às obrigações constitucionais, ela aplicou 25,33% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, superando o mínimo exigido de 25%, e investiu nas ações e serviços públicos de saúde 16,17% do produto da arrecadação dos impostos, sendo o mínimo previsto de 15%. Na remuneração dos profissionais do magistério foram investidos 68,10% dos recursos do Fundeb, também atendendo ao mínimo de 60%. Foi apurado que 42,48% dos professores da educação básica do município estão recebendo salário abaixo do Piso Salarial Nacional do Profissional do Magistério, descumprindo o disposto na Lei nº 11.738/08. Desde de 1º de janeiro de 2019, o piso salarial profissional do magistério com formação de nível médio, para uma carga horária de 40 horas semanais ou proporcional, foi reajustado para R$2.557,74. Deve o prefeito, assim, promover medidas para regularização da matéria. Cabe recurso na decisão.

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Ceia de Natal ficará mais salgada este ano por causa das constantes altas nos preços do frango e do peru

Foto: Luciano Santos l 97News

Em novembro, a inflação registrou o maior patamar para o mês em cinco anos, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. A taxa ficou em 0,89% e teve o grupo de alimentos e bebidas como uns dos principais responsáveis pelo resultado. Alimentos como o tomate, o arroz, o óleo de soja e a carne tiveram alta em novembro e prometem pesar também na composição da Ceia de 2020. Em entrevista ao 97NEWS, o estoquista de um supermercado, Lindomar Gomes, afirmou que o aumento contaminou itens que serão usados na ceia de Natal, principalmente as proteínas: carne bovina, suína e de frango. "Estes itens estão na lista dos alimentos que mais subiram de preço em 2020", disse Gomes. De acordo com ele, a alta nos preços partiu da própria indústria que também sofre com a pandemia. "Essa alta é relevante porque a carne pesa muito no orçamento familiar, por isso qualquer aumento acaba onerando o custo de vida das famílias e a ceia de Natal", comentou. Conforme o estoquista, o reajuste chegou à 30% na pandemia da Covid-19. "O ano passado o quilo do frango era de R$ 4,99. Este ano chegou a R$ 8,50, ou seja, subiu bastante", afirmou. Já o peru, segundo ele, com a baixa procura a empresa preferiu diminuir a compra da ave. "O peru a gente nem investiu muito pra este ano, pela alta dos preços e por conta da baixa procura", disse Lindomar.



Brumado: Quase 300 pacientes estão em tratamento com a Covid-19

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (16), o município de Brumado registrou 3.478 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10.537. Entre os diagnósticos: 5 internações, 41 óbitos, 297 pacientes em tratamento e 3.140 recuperados. No momento, 222 ainda aguardam resultado laboratorial e 5.983 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Situação da Bahia é 'crítica' com endemias de dengue e chikungunya

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia vai chegando ao fim do ano de 2020 com a luz de alerta para as endemias de arboviroses acesa. O estado registrou nesse ano altos índices de casos de Dengue, Chikungunya e Zika enquanto as atenções e preocupações estavam voltadas para a Covid-19. As informações são do site Bahia Notícias. A situação vivenciada pelo estado em relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é considerada “crítica” pelo infectologista e integrante da Vigilância Epidemiológica do estado, Antônio Bandeira. “A dengue a gente se acostumou a não falar de epidemia porque a gente vive numa chamada endemia, já que temos número sempre altos de casos, variando um pouco um ano em relação ao outro. Esse ano além da dengue temos sido campeões na chikungunya”, alertou o médico. O boletim mais recente do Ministério da Saúde (MS) indica que até a segunda semana de novembro a Bahia havia registrado quase 82 mil casos prováveis de dengue. Em todo o país foram 971.136 ocorrências. A taxa de incidência no país é de 462,1 casos por 100 mil habitantes. A região Centro-Oeste apresentou o maior índice com 1.187,4 casos/100 mil habitantes. No Nordeste são 258,6 casos. Já em relação à chikungunya são pelo menos 39.832 casos até agora. O número representa 50,5% do total de ocorrências registradas no país em 2020.  De acordo com o boletim, foram notificados em todo o país 78.808 ocorrências prováveis da infecção. Quanto a Zika, a Bahia apresenta casos ao longo de todas as semanas epidemiológicas do ano de 2020 e concentra 49,1% de todos os casos registrados no país. 

 



Brumado: Moradora mantém tradição da família de montar presépio há 100 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma moradora de Brumado mantém a tradição de montar o presépio há mais de 60 anos. E o cuidado da Maria de Lourdes Meira, 85 anos, com cada peça do presépio é de dar inveja. A tradição do natal é também da família dela. A ideia partiu da avó quando ela ainda era criança, e seguiu com a mãe que não tinha muita paciência em montar as peças e pedia para ela arrumar tudo. Por trás da obra, existe outro significado. Além de representar o nascimento de Jesus Cristo, é uma maneira de mostrar as novas gerações como era a vida no passado e isso tudo, está representado em volta do presépio. "Minha mãe sempre pedia pra eu faze o presépio. Com isso estou até hoje, e enquanto eu aguentar caminhar eu faço", disse ao 97NEWS Lourdes. Segundo ela, a tradição chega a 100 anos e permanecerá. "O presépio mesmo está no centro de nossa família e é tudo no mês de Natal,” conta.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

E para deixar tudo representado, como se fosse naquela época dá trabalho. Ela observa cada detalhe para fazer tudo se iluminar e tocar o coração de cada visitante. Dona Maria de Lourdes ainda ressalta que não importa se o presépio é grande ou pequeno, se está na sala de casa ou na principal igreja da cidade. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em todo Natal. "Isso veio desde a minha vó, quando ela morava na roça. O presépio representa o nascimento de Jesus que veio para nos salvar. Agora compete a nós saber recebe-lo e participar o que Deus mandou", diz Lourdes. O sobrinho Francisco Meira, é um dos parentes que ajuda na montagem do presépio e conta a satisfação da família em poder compartilhar o momento. "Aqui desde criança eu acompanho minha tia, é muito prazeroso. Todos os anos eu venho de Salvador só pra participar", disse ao 97NEWS.

 



Após aprovação de edital para a concessão da FIOL, expectativa é de que leilão ocorra em abril

Foto: Divulgação

O edital para exploração e desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), que contempla um trecho de 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus e Caetité, passando por Brumado, foi aprovado na terça-feira (15), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O próximo passo será a publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (16). A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que o leilão da ferrovia ocorra em abril do próximo ano. O projeto é considerado um importante corredor de escoamento de minério de ferro e os investimentos para a implementação do trecho chega a casa dos R$ 5 bilhões ao longo dos 35 anos de concessão, sendo sua maior parte aplicada nos primeiros cinco anos do contrato em obras remanescentes e complementares. A expectativa da pasta é de que ao longo da concessão sejam gerados mais de 65 mil novos postos de trabalho. De acordo com o Ministério, os estudos preveem uma carga transportada de 18,4 milhões de toneladas nos primeiros anos de operação, podendo chegar a 41,2 milhões de toneladas em 2035. O plano de extensão da ferrovia também prevê uma segunda concessão entre Caetité e Barreiras, visando a produção de grãos do oeste baiano, havendo a possibilidade de integração com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do país.