ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2017"

Simões Filho: Homem é sequestrado e morto brutalmente após demitir funcionário

Foto: Divulgação l PM/BA

Um homem foi encontrado morto, nesta quarta-feira (19), dentro do porta-malas de um carro, na cidade de Simões Filho. O corpo foi encontrado carbonizado, com as pernas amputadas e com o crânio perfurado. Segundo informações dos familiares da vítima, o administrador Alailson da Silva Santos havia sido ameaçado de morte por um ex-funcionário, após demiti-lo do frigorífico onde trabalhava há mais de vinte anos como encarregado de produção. Testemunhas relataram que viram a vítima sendo abordada por quatro homens encapuzados e armados, quando dirigia seu veículo, na última terça (19). O dono do frigorífico que Alailson trabalhava, negou que houve demissão nos últimos 30 dias na empresa. O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Simões Filho. Alailson deixa uma esposa e três filhos.



Rui Costa diz que Policlínica Regional de Brumado dependerá apenas dos prefeitos da região

O governador Rui Costa fez questão de afirmar que somente com a união dos prefeitos que a Policlínica Regional de Saúde virá para Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em seu pronunciamento final na visita a Brumado nesta quinta-feira (21), o governador Rui Costa, aproveitou a oportunidade para falar sobre a possibilidade da implantação da tão aguardada Policlínica Regional de Especialidades, a qual também deverá atender os 21 municípios pactuados. Após ter inaugurado a terceira unidade em Guanambi, nesta sexta-feira (22), Rui irá inaugurar a quarta unidade em Jequié, e no primeiro semestre, do ano que vem serão entregues mais seis, totalizando dez unidades na Bahia. "Estamos buscando chegar a um entendimento entre prefeitos de municípios da região" relatou Costa. No fim do evento, em uma reunião à portas fechadas, realizada no Auditório da Prefeitura, com os 21 prefeitos da região, foram citados critérios básicos para a implantação da Policlínica, que terá a obrigatoriedade do rito de um consórcio entre os municípios, que somaria algo em torno de 500 mil habitantes. A formalização desse consórcio e, consequentemente, a construção e funcionamento dessa grande obra em Brumado, que por ter melhor localização e por já ser referência regional na área de saúde, agora muito mais forte com os novos leitos das UTIs, poderá ter o fim da angústia de milhares de pacientes e seus familiares, que viajam até 600 km em busca de tratamentos de média e alta complexidade. 

A reunião foi tensa e os prefeitos dos municípios de Livramento e Paramirim continuaram contrários a instalação em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Se instalada, a Policlínica contará com especialidades, equipamentos de ponta, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. Segundo informações passadas ao 97NEWS por fontes seguras, na reunião com os gestores, a proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão dividir o custo restante. Mas a decisão, que já teria virado um desafio para o governador Rui Costa, foi adiado mais uma vez, uma vez que os prefeitos dos municípios de Paramirim e Livramento de Nossa Senhora, confirmaram as previsões e não aceitaram a instalação do investimento estimado em R$ 12 milhões em Brumado. O questionamento feito pelos dois gestores, são de que, tanto Livramento, como Paramirim estão mais centrados em relação aos outros municípios que irão participar do consórcio. 

O prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado do vice-prefeito Édio Pereira, muito confiantes na vinda da Policlínica para Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O questionamento se centralizou que, com o rateio dos 60% entre os municípios para a manutenção da unidade, não vai diminuir os custos com a logística dos mesmos e isso não garante a redução nos custos com o atendimento médico à população. O que se percebeu na reunião, além do entusiasmo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que está na briga para fazer de Brumado uma referência na saúde regional, foi que, com o sinal vermelho dos dois municípios, o Governador Rui Costa marcou para janeiro de 2018 a próxima reunião para definir de vez o impasse. "Só depende da união dos prefeitos, para tornar realidade esse sonho, fortalecer as instâncias locais e regionais com o processo de descentralização, formando vínculos de cooperação e de gestão compartilhada na área em que a população mais clama e necessita" ressaltou o prefeito brumadense.

O impasse pode fazer com que Brumado perca a Policlínica (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Ex-prefeito Aguiberto Lima Dias comemora a inauguração da UTIs do HMPMN

O ex-prefeito Aguiberto Lima Dias comemorou a inauguração da UTI (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Brumado teve um dos seus maiores sonhos materializado nesta quinta-feira (21) com a inauguração das UTIs do Hospital Professor Magalhães Neto. No rol dos vários políticos que se empenharam para que esse sonho se tornasse realidade está o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o qual também contribuiu para que isso acontecesse, já que agora Brumado irá contar com serviço de alta complexidade. Tendo como seu secretário de saúde, o farmacêutico Claudio Feres, o qual continua como titular da pasta, Aguiberto também se mobilizou para que as UTIs pudessem entrar em operação, realizando uma série de procedimentos durante a sua gestão que foi de 2013 até 2015, que contribuíram para a culminância do projeto. Ele fez questão de estar presente ao momento da inauguração e não escondeu a sua alegria, já que também foi um agente positivo nessa luta. Questionado pelo 97NEWS sobre o seu futuro político e se ele poderá ser candidato em 2018 para buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa ele se limitou a dizer "estamos estudando as mais variadas possibilidades, na hora certa vamos divulgar o nosso posicionamento". Outro fato que chamou a atenção dos presentes, especialmente dos veículos de imprensa locais que estavam presentes ao evento na Praça Coronel Zeca Leite, é que foram citados os nomes dos prefeitos e ex-prefeitos de todas as cidades da região, mas o de Aguiberto não foi citado, o que acabou criando um clima de mal-estar. Segundo informações colhidas pela nossa equipe, a falha foi de responsabilidade da Casa Civil do Governo da Bahia, que foi a responsável pela organização do evento.



SEMEC realiza certificação do `IV Concurso de Escritores Escolares´

Foto: Reprodução

A emoção tomou conta da solenidade de certificação da quarta edição do Concurso de Escritores Escolares de Poesia e Redação 2017, que ocorreu na tarde desta última terça-feira (19), na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado. O concurso foi um projeto da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o qual a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - SEMEC abraçou e incentivou a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O Projeto visa estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, por meio da sensibilização, mobilização e premiação de textos em prosa e verso. Nesta quarta (20) na edição do concurso, participaram 1.170 inscritos, em mais de 60 cidades da Bahia. Mais uma vez, Brumado esteve presente nas premiações, foram 141 alunos com suas produções textuais selecionadas e uma produção premiada. 

Para homenagear estes Pequenos Escritores Escolares, a SEMEC realizou uma singela solenidade para entrega dos certificados aos alunos selecionados, durante a qual estiveram presentes os alunos, pais, professores, diretores, parceiros da Educação e a Secretária Municipal de Educação. Além dos alunos selecionados, homenageados, a aluna Jocimara Chaves Ribeiro, de 14 anos, que estuda no 8º Ano, da Escola Municipal Miguel Mirante, povoado de Arrecife, que foi destaque na produção textual, categoria Poesia, do Ensino Fundamental II, também esteve presente com seus pais e recitou a poesia intitulada “Sobre Crianças, Pipas e Sonhos”. Fazendo uma bela analogia sobre a infância da maioria das crianças brasileiras.  A aluna Jocimara esteve presente em Salvador, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim Ribeiro, e sua Professora de Língua Portuguesa, Adriana da Cruz Silva, no dia 13 de dezembro, no Foyer do Teatro Castro Alves, juntamente com mais 17 alunos de diversos municípios baianos para cerimônia de premiação.



Inauguração da UTIs de Brumado: Um marco histórico da Saúde Pública

O momento do descerramento da placa inaugural da UTI (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Foram precisos apelos incessantes da população e, até a perda de vidas, para que um dos grandes sonhos dos brumadenses, que era a inauguração das UTIs, adulto e neonatal, se tornasse realidade. A cristalização ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), durante a visita do governador Rui Costa (PT) a Brumado, o qual, de forma oficial, inaugurou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Magalhães Neto. O descerramento da placa inaugural ocorreu juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que, com muita obstinação, lutou de forma incessante para que a UTI se materializasse. Durante a visita às instalações foi destacada a qualidade dos equipamentos e do padrão estético da unidade. Agora, após a inauguração, a dúvida do funcionamento, que ainda é objeto de desconfiança de muitos ainda, foi prontamente dissipada pela administração municipal que garantiu que, após a visita, será feito o processo de desinfecção e, já nesta sexta-feira (22), os pacientes poderão dar entrada na unidade. Segundo informações as vagas da UTI adulta já estariam praticamente preenchidas, o que já demonstra que a lotação, que é de 10 vagas para cada modalidade, deverá estar sempre no máximo.

A qualidade dos equipamentos e o padrão estético das UTIs foi exaltado por todos (Foto:


Verão tem início nesta quinta com temperaturas elevadas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O verão teve início às 14h28 (horário de Brasília) desta quinta-feira (21), e a previsão é de temperaturas elevadas em Brumado, conforme o site Clima Tempo. As temperaturas devem variar entre 21°C e 33°C - mais altas que no ano passado, quando a máxima não passou de 30°C nos primeiros dias da estação. De acordo com os meteorologistas essa elevação das temperaturas já pode ser notada já no final da primavera, prinicpalmente na região Nordeste, e isso é a característica do verão. Outra coisa que o brumadense já vem notando, é que teremos dias mais longos e com maior claridade, por conta da maior radiação nesse lado do hemisfério nesse período. Isso quer dizer que, o dia amanhece mais cedo e o sol se põe mais tarde. Ainda segundo os especialistas, em outras épocas do ano, temos o pôr-do-sol por volta das 17h30. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No verão, o sol se põe depois das 18h. A população tem que ficar atenta sobre o aumento na incidência de radiação solar, característico do verão, onde ocorre a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Essa condição, segundo o Clima Tempo, pode ser observada na previsão para esta quinta-feira e para a sexta (22), quando os IUVs deverão oscilar de 12 a 13 em Brumado. Esses números indicam que os IUVs estão na categoria “Extrema”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, recomendam-se cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, a exemplo do uso de protetor solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários entre as 10 e as 16 horas, quando os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

 



Brumado: Após inaugurar UTI, Rui Costa confirma Esgotamento Sanitário e Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia

O governador chegou a Brumado às 10h para uma extensa programação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A expectativa era grande para a visita do governador Rui Costa a Brumado nesta quinta-feira (21), a qual, acabou tendo a sua confirmação de forma positiva, já que após inaugurar a UTI do Hospital Magalhães Neto, o chefe do executivo baiano, durante o seu pronunciamento oficial confirmou mais duas grandes obras para o município que são a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, que terá o seu início em fevereiro de 2018 com o começo da construção estação de tratamento. A obra será feita de forma modular, ou seja, em partes. Outra grande necessidade também será contemplada que irá atender também alguns outros municípios da região, que é execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Foi confirmada também por Rui Costa a extensão de rede de abastecimento para atender os distritos de Arrecife, Umburanas e Ubiraçaba, sendo que a licitação será já realizando em janeiro do próximo ano. 

O governador Rui Costa falou à imprensa destacando todo o processo que desencadeou na inauguração da UTI (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A visita que foi avaliada de forma muito positiva, que contou com a presença de um grande número de prefeitos e autoridades da região, se iniciou com a inauguração do anel viário que dá acesso ao Campus do IFBA e, em seguida, o governador juntamente com o secretário estadual de saúde, Fábio Villas-boas, o prefeito Eduardo Vasconcelos, o vice-prefeito Édio Pereira e os deputados Waldenor Pereira e Daniel Almeida descerraram a placa inaugural da UTI do Hospital Magalhães Neto. Dando continuidade a agenda, foram feitos os pronunciamentos na Praça Coronel Zeca Leite. No final Rui Costa anunciou uma nova visita a Brumado em fevereiro de 2018 para várias outras inaugurações, inclusive do Presídio, que até o momento está vetado pelo Ministério do Trabalho, o que, no entendimento do governador chega a ser ilegal. "Nesse país que virou de cabeça para baixo, tudo pode acontecer, pois não é admissível uma obra tão grandiosa como essa que é um marco para o setor de segurança pública ficar barrada por uma decisão de uma juíza do trabalho", destacou. 

O governador fez um pronunciamento muito firme garantindo as grandes conquistas para o município (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após esse cerimonial, foi realizada uma reunião que se estendeu além do esperado, para se bater o martelo sob o consórcio regional de sáude, rito obrigatório para que Brumado possa receber a sua Policlínica de Especialidades. A reunião teve atritos e o resultado final ainda não foi divulgado, mas, segundo informações o impasse se acentuou, sendo feitas até exigências ao governador por parte de alguns prefeitos que se opõe ao fato de Brumado ser a sede do consórcio. Para finalizar foi servido um grande almoço de confraternização para celebrar o momento histórico para Brumado.

A reunião para a conclusão do consórcio regional de saúde foi realizada sob um clima de tensão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


IBGE: Analfabetismo entre pretos e pardos é mais que o dobro do que entre brancos

Foto: Reprodução

O Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos. A taxa de analfabetismo das pessoas com 15 ou mais anos de idade foi estimada em 7,2% em 2016, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua): Educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O analfabetismo é mais agudo entre pretos e pardos, onde a incidência de analfabetos é mais que o dobro do que entre brancos. Na população de cor branca, quatro em cada 100 pessoas eram analfabetas. Entre os pretos ou pardos, 10 em cada 100 eram analfabetos. A situação fica mais grave com o avanço da idade. De cada dez pessoas pretas ou pardas com 60 anos ou mais, três são analfabetas. Entre os brancos, há apenas um idoso analfabeto a cada dez. No entanto, o Plano Nacional de Educação – PNE instituído pela Lei n. 13.005, de 2014, previa uma redução da taxa de analfabetismo para 6,5%, em 2015, feito alcançado apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Região Nordeste tinha a maior taxa de analfabetismo (14,8%), mais de quatro vezes superior às taxas estimadas para as Regiões Sudeste (3,8%) e Sul (3,6%). Na Região Norte, o analfabetismo foi de 8,5% e, no Centro-Oeste, 5,7%. A meta do Plano Nacional de Educação prevê uma erradicação total do analfabetismo ao final da vigência do Plano, em 2024.



Boa Notícia: IPVA na Bahia ficará até 6,8% mais barato em 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os proprietários de carro na Bahia podem comemorar com os novos valores para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo uma tabela divulgada nesta quarta-feira (20), pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), os valores serão reduzidos para o próximo ano. A pesquisa para decidir os novos valores foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), baseado nos preços utilizados em outubro de 2017. “A queda nos valores do IPVA ocorre em decorrência do mercado, que está pressionando os preços dos veículos usados para baixo”, disse o diretor de Arrecadação da Sefaz, Augusto Guenem. Anualmente, a frota tributável do Estado gira em torno de R$ 1,9 milhão de veículos, no entanto, Guenem alerta “que o valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado”.



Confira a programação de visita do Governador Rui Costa em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

O governador Rui Costa chega a Brumado hoje (21), por volta das 9h no Aeroporto Socrates Mariani Bittencourt, localizado na BR-030, cerca de 19km do centro da cidade. Em seguida, se desloca para a obra de pavimentação realizada em frente ao IFBA. Dando continuidade a programação, na oportunidade, ele inaugura o módulo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, que inclusive após a inauguração, entrará em funcionamento imediatamente. Ainda pelas ruas da cidade, Rui faz uma visita à Feira da Saúde, onde acontecem as ações de oftalmologia e odontologia. Antes de subir ao palco principal na Praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura), o governador entregará certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 100 mil Alevinos de tambaquis para criadores de peixes. De acordo com a assessoria do Governo, a expectatica é que, cerca de 10 mil pessoas compareçam ao evento.

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Unidade de Saúde Joaquim de Castro Donato realiza atividade em alusão ao Dezembro Vermelho

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (19), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim de Castro Donato realizou uma atividade em alusão ao Dezembro Vermelho, campanha de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS. Vários usuários da unidade compareceram à iniciativa e puderam esclarecer suas dúvidas. Na oportunidade, a Enfermeira Marilene Gonçalves Ribeiro, a Médica Yelenis Miguez, a Psicóloga Tamires, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, além de demais membros da equipe, falaram sobre as infecções sexualmente transmissíveis, suas formas de contágio e prevenção. 



Fique ligado: Uneb divulga gabarito preliminar do Vestibular 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade Federal da Bahia (Uneb) divulgou nesta quarta-feira (20), o gabarito preliminar do Vestibular 2018. Para ter acesso a publicação, o candidato deverá acessar o site da instituição. O gabarito final poderá ser divulgado a partir do dia 18 de janeiro. As provas do processo seletivo foram aplicadas no domingo (17) e na segunda-feira (18), em Salvador e no interior do estado. Segundo a Uneb, participaram do primeiro dia de provas 34.366 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor do que o registrado em vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos concorrem a 4.069 vagas distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas para os semestres 2018.1 e 2018.2.



Brumado: Tudo pronto para receber o governador Rui Costa; inauguração da UTI é o centro das atenções

Tudo pronto para receber o governador (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A tão esperada visita do governador Rui Costa (PT) a Brumado irá acontecer na manhã desta quinta-feira (21). Após praticamente um ano, a vinda do chefe do executivo baiano está sendo acompanhada de um clima de muita positividade, já que, um dos maiores sonhos da população brumadense, que era a implantação da UTI - Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Magalhães Neto, irá, finalmente se concretizar com o ato de inauguração oficial. Um grande número de autoridades de toda a região deverá também vir a Brumado para recepcionar o governador e sua comitiva. A equipe do 97NEWS esteve agora pouco na Praça Coronel Zeca Leite, onde será feita a cerimônia oficial e verificou que os últimos ajustes estão sendo feito pelas equipes do estado e do município para que tudo saiu conforme o cronograma oficial. Além da UTI, o governador Rui Costa poderá estar anunciando também duas outras grandes obras para o município, que são a construção do sistema de esgotamento sanitário e a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, inclusive, como se cogita nos bastidores, até com a assinatura da ordem de serviço. A chegada de Rui Costa a Brumado deverá acontecer às 09h no Aeroporto Socrátes Marianne Bittencourt e, em seguida, a comitiva irá fazer visitas a vários locais, culminando na cerimônia oficial.

o centro das atenções da visita está na inaguruação da UTI (Foto: Divulgação)


'A quem interessa a retirada do projeto do Título de Cidadão ao juiz Genivaldo Guimarães?', declara Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro fez indagações quanto a retirado do projeto de pauta (Foto: 97NEWS)

A sessão de encerramento dos trabalhos do Legislativo de Brumado acabou reservando um momento de tensão, que acabou acentuando a disputa entre a situação e oposição. Tudo se concentrou no Projeto de Resolução 023/2017, que iria conceder o Título de Cidadão Brumadense ao juiz da Comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, de autoria do vereador Zé Ribeiro (PT). O projeto que iria ser votada na última sessão foi transferido para hoje (20), mas, por um ofício encaminhado pelo líder do prefeito, o vereador Rey de Domingão (PDT), que foi acatado pela presidência, o projeto foi retirado de pauta juntamente com um outro do mesmo gênero. Sem que fossem dadas maiores explicações, segundo o parlamentar, a sessão continuou, mas ele mesmo fez questão de pedir explicações sobre a retirada, do projeto de pauta, as quais não foram dadas pela mesa diretora. O vereador entrou em contato com a redação do 97NEWS, após a sessão e disparou que "eu nunca vi uma arbitrariedade tão grande como essa dentro de nossa Casa Legislativa". Ele ainda argumentou que "como que um trabalho revolucionário e tão siginificativo feito pelo Dr. Genivaldo desde 2011, que transformou o nosso Poder Judiciário, dando um dinamismo e uma grande resolutividade, pode ser tratado dessa forma, retirado de pauta sem maiores explicações?" e subindo o tom disparou que "a quem interessaria essa retidada do projeto? Deixo essa indagação no ar". 



Veículo de distribuidora cai em buraco na Praça Heráclito Cardoso

A cena chamou a atenção (Foto: 97NEWS)

As chuvas que caíram nos últimos dias em Brumado causaram vários estragos nas vias públicas de Brumado e, na tarde desta quarta-feira (20), um veículo pertencente à uma distribuidora de bebidas da cidade acabou caindo num buraco na Praça Heráclito Cardoso. Segundo informações o fato aconteceu por volta das 17h40m, quando o veículo acabou sendo "tragado" pela buraco na via. Vale ressaltar que o local vem apresentando problemas históricos relativos a rompimento de rede de esgotamento pluvial, tanto que nos últimos dias vários comércios da área de alimentação ficaram fechados, tendo prejuízos por causa do péssimo odor e também das condições precárias da infraestrutura da via. O fato chamou a atenção de populares que se uniram para retirar o veículo. O proprietário confirmou que entrará com ação contra o município para que os danos materias sejam reparados. Fica o alerta para os condutores que passarem pelo local, que, inclusive, não teve uma sinalização para evitar que acidentes acontecessem.

O proprietário informou que entrará com ação contra o município (Foto: 97NEWS)


Brumado: Segurança é reforçada para visita do Governador Rui Costa e rotina da cidade muda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Toda a segurança na cidade de Brumado foi reforçada para receber nesta quinta-feira (21), a visita do governador do Estado Rui Costa (PT), que vai inaugurar o módulo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto. Em seguida, Rui faz uma visita à Feira da Saúde, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), onde acontecem as ações de oftalmologia e odontologia ao lado da Biblioteca Jarbas Passarinho. Ainda no município, o governador faz a entrega de 2.140 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), inaugura a pavimentação asfáltica no trecho de acesso ao IFBA e encerra agenda entregando 100 mil Alevinos de tambaquis para criadores de peixes do município. Diversas autoridades, entre eles, deputados, prefeitos e vereadores, são aguardados para o evento de encerramento que acontecerá na Praça Cel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Esta quinta-feira, 20, será um dia bastante atípico para os moradores de Brumado. O grande esquema de segurança que desembarcou na cidade, provou grandes mudanças na movimentação. Hotéis, restaurantes, pousadas, lojas, todos estão lotados. Uma forte movimentação de policiais militares, civis, equipes especiais mudou a rotina da cidade. Amanhã por exemplo, algumas ruas da cidade serão fechadas, repartições estaduais não funcionarão durante toda a manhã, devido o evento. 

O Ten. da CIPE/Sudoeste Arão Durval falou com nossa equipe (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O 97NEWS falou com exclusividade com Tenente da CIPE/Sudoeste, Arão Durval, que ressaltou o trabalho dos setores de segurança no município. "Nós teremos nesta quinta-feira a presença do Governador do Estado, e a nossa missão é dar total apoio a presença do nosso chefe do executivo. E vamos dar todo o suporte necessário para que toda essa visita ocorra da melhor maneira possível." O oficial esclarece ainda os métodos que serão utilizados pela equipe e a forma como ela deve estar distribuída para minimizar possíveis problemas durante o evento. "Ha sempre um planejamento das ações por parte dos poderes, reuniões envolvendo os representantes das Polícias Militar e Civil e a Segurança do Governador, são realizadas, e um esquema, de segurança é montado para que tudo ocorra bem." Destacou Durval. O 97NEWS também aproveitou o momento para saber do Tenente como anda o trabalho da CIPE na região Sudoeste. “O trabalho, que a companhia vem realizando em Vitória da Conquista e região sudoeste, inclusive em Brumado, tem sido um sucesso, a CIPE vem contribuindo muito com a pacificação, através de um policiamento humanizado, dando total credibilidade para que o cidadão de bem sinta-se seguro." 



Conceição do Jacuípe: Bebê é degolado durante trabalho de parto

Foto: Reprodução

Na última segunda-feira, dia 11 de dezembro, a dona de casa Renata dos Santos, 28 anos viveu talvez o maior trauma da sua vida durante seu trabalho de parto no hospital municipal de Conceição do Jacuipe. Segundo relato dos prórpios parentes que ela iniciou o trabalho de parto normal e que a criança chegou a colocar a cabeça pra fora do corpo da mãe, ainda com vida e chorando segundo acompanhante da gestante mas morreu asfixiada e precisou ser decapitada para ter corpo retirado e não comprometer a vida da mãe. No dia do parto, ela chegou à unidade de saúde por volta do meio dia, e logo foi atendida. O médico informou à família que a gestante estava com dois centímetros de dilatação e pediu para aguardar. Quando  estava com sete centímetros de dilatação o parto foi iniciado. Por volta das 16h30, a equipe do hospital começou a arrumar a paciente na ambulância e informaram que a gestante seria enviada para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, porque não conseguiram retirar a criança da mãe. Já o atestado de óbito diz que a criança morreu por hipoxia fetal, ou asfixia, por conta do trabalho de parto prolongado. O diretor administrativo do hospital informou que o parto cesáreo não é realizado na unidade de saúde. A secretária de Saúde de Conceição do Jacuípe, Zenaildes Lisboa, disse que está abrindo uma sindicância para apurar o caso e adotar as medidas cabíveis. 



Ônibus da Viação Novo Horizonte se envolve em grave acidente na `Serra do Saco´ em Barreiras

Foto: Whatsaap l 97NEWS

No fim da tarde desta terça-feira (19), e na manhã desta quarta (20) dois grave acidente acabou envolvendo quatro veículos, na Serra do Saco na cidade de Barreiras. Segundo as primeiras informações, o primeiro acidente aconteceu entre uma carreta carregada com cachaça e um veículo de passeio, que acabaram se chocando. Não há informações se houve vítimas com ferimentos graves. O segundo acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), desta vez, envolvendo um ônibus da Viação Novo Horizonte e uma carreta que transportava fertilizantes. O que chamou a atenção de todos, é que, por um milagre, como pode ser visto nas fotos, o motorista do coletivo saiu ileso do acidente, apesar da cabine do ônibus ter sido destruída. Apenas o cobrador e dois passageiros teve ferimentos leves.

Foto: Whatsaap l 97NEWS


Cipe Sudoeste apreende adolescente e entorpecentes no Bairro Irmã Duce

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (20), após denúncia anônima pelo 190, informando que uma residência do Bairro Irmã Duce, na Rua C, estaria sendo usada como ponto de tráfico de drogas. Diante das informações, uma guarnição do Cipe Sudoeste, que está em Brumado se deslocou até o local, onde o proprietário da residência permitiu a entrada dos policiais, e foi constatado que um adolescente estava em posse de 88 gramas de substância semelhante a maconha (44 petecas), 10 gramas de substância semelhante a maconha (1 torrão), um aparelho Celular Samsung, 54 gramas de substância semelhante a cocaína (27 pinos) e 36 gramas de substância semelhante a cocaína (36 pinos). Os enterpecentes e os envolvidos foram encaminhado a sede da 20ª Coorpin de Brumado.



Brumado: Agentes de Endemias alertam para possível surto de Dengue no início de 2018

A Delegacia de Polícia Territorial de Brumado está com vários focos do mosquito transmissor da Dengue (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A zona de conforto é um dos grandes aliados do aedes aegypts, que é não dá tréguas e, por isso, exige um combate constante. Com a queda das últimas chuvas, vários locais na cidade se transformaram em focos do mosquito, especialmente os cemitérios, a delegacia, a área do mercado municipal e áreas descobertas. O 97NEWS ouviu vários agentes que confirmaram essa situação e ainda fizeram um grave alerta citando que "se não for feito o trabalho de borrifação desses focos, poderemos ter, muito possivelmente um surto de Dengue na cidade a partir de janeiro de 2018". Eles ainda relataram fatos preocupantes dizendo que "o trabalho de prevenção realmente está deficitário, pois antes eram cerca de 60 agentes em campo, agora temos somente 22, mais cinco supervisores, o que é insuficiente para fazer a cobertura de todo o perímetro urbano". Questionados sobre a situação da zona rural, eles subiram o tom ao citar que "aí nem se fala, pois o último trabalho de prevenção e borrifação dos focos foi realizado em dezembro de 2014, ou seja, já tem 3 anos que nada foi realizado nesse sentido". 

Os cemitérios municipais são outros locais onde ficou constatado vários focos do mosquito (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Eles estiveram na sede da 20ª Coorpin e constataram 8 focos nos veículos que estão no pátio, o que é visto como fato preocupante e faz com que uma borrifação urgente seja realizada, assim como nos dois cemitérios municipais, onde dezenas de focos foram constatados. Vale ressaltar que o combate à Dengue não pode ficar somente a cargo do poder público, pois é uma luta de todos, então a participação de toda a população é vital eliminando os possíveis criadouros dentro das residências, para que a doença não se prolifere. Em Brumado, devido a não ter aparecido casos nesse ano de 2017, criou-se um relaxamento, o que pode contribuir mesmo para um aparecimento de um surto na cidade.