Brumado: Após inaugurar UTI, Rui Costa confirma Esgotamento Sanitário e Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia

O governador chegou a Brumado às 10h para uma extensa programação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A expectativa era grande para a visita do governador Rui Costa a Brumado nesta quinta-feira (21), a qual, acabou tendo a sua confirmação de forma positiva, já que após inaugurar a UTI do Hospital Magalhães Neto, o chefe do executivo baiano, durante o seu pronunciamento oficial confirmou mais duas grandes obras para o município que são a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, que terá o seu início em fevereiro de 2018 com o começo da construção estação de tratamento. A obra será feita de forma modular, ou seja, em partes. Outra grande necessidade também será contemplada que irá atender também alguns outros municípios da região, que é execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Foi confirmada também por Rui Costa a extensão de rede de abastecimento para atender os distritos de Arrecife, Umburanas e Ubiraçaba, sendo que a licitação será já realizando em janeiro do próximo ano. 

O governador Rui Costa falou à imprensa destacando todo o processo que desencadeou na inauguração da UTI (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A visita que foi avaliada de forma muito positiva, que contou com a presença de um grande número de prefeitos e autoridades da região, se iniciou com a inauguração do anel viário que dá acesso ao Campus do IFBA e, em seguida, o governador juntamente com o secretário estadual de saúde, Fábio Villas-boas, o prefeito Eduardo Vasconcelos, o vice-prefeito Édio Pereira e os deputados Waldenor Pereira e Daniel Almeida descerraram a placa inaugural da UTI do Hospital Magalhães Neto. Dando continuidade a agenda, foram feitos os pronunciamentos na Praça Coronel Zeca Leite. No final Rui Costa anunciou uma nova visita a Brumado em fevereiro de 2018 para várias outras inaugurações, inclusive do Presídio, que até o momento está vetado pelo Ministério do Trabalho, o que, no entendimento do governador chega a ser ilegal. "Nesse país que virou de cabeça para baixo, tudo pode acontecer, pois não é admissível uma obra tão grandiosa como essa que é um marco para o setor de segurança pública ficar barrada por uma decisão de uma juíza do trabalho", destacou. 

O governador fez um pronunciamento muito firme garantindo as grandes conquistas para o município (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após esse cerimonial, foi realizada uma reunião que se estendeu além do esperado, para se bater o martelo sob o consórcio regional de sáude, rito obrigatório para que Brumado possa receber a sua Policlínica de Especialidades. A reunião teve atritos e o resultado final ainda não foi divulgado, mas, segundo informações o impasse se acentuou, sendo feitas até exigências ao governador por parte de alguns prefeitos que se opõe ao fato de Brumado ser a sede do consórcio. Para finalizar foi servido um grande almoço de confraternização para celebrar o momento histórico para Brumado.

A reunião para a conclusão do consórcio regional de saúde foi realizada sob um clima de tensão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)