ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Atletas de Caetité conquistam quatro medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu em São Paulo

Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Malhada de Pedras

Corpo de advogado desaparecido é encontrado na zona rural de Caculé

Gabinete de Segurança Institucional autoriza avanço de projetos de exploração de ouro na Amazônia

Morre Mila Moreira, 72, uma das primeiras modelos a se tornar atriz no Brasil

Encanador acha milhões em parede de igreja no Texas

'Entre o Carnaval e a vida dos baianos, eu fico com a vida e saúde dos baianos' diz Rui Costa

Vereadora Verimar do Sindicato, em audiência com o secretário da SERIN, discute proposta para asfalto que liga Brumado ao Distrito de Terra Vermelha

Os melhores aromatizantes para ambientes você encontra na Império Utilidades

Brasil: 75% das famílias têm dívidas, aponta Mapa do endividamento

Tem novidade na Gel Sol, sua representante Intelbras na Bahia

Brumado: Vida saudável é na Bete Fruits, venha conferir

Ministério da Saúde oferece mais de 21 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Judiciário da Bahia inaugura varas em duas cidades baianas

Pax Nacional fecha parceria com Fisioterapeuta e Quiropraxista; e tem descontos para associados

Novas regras da Tarifa Social devem beneficiar mais de 11 milhões de pessoas

Polícia extermina plantação com mais de 18 mil pés de maconha em Curaçá

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

SAC passa a oferecer serviços da ADAB em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Desde a última semana, a nova unidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) passou a atender a produtores rurais da região no SAC de Brumado. Entres os serviços oferecidos no local estão emissão de Ficha Sanitária Animal, abertura de pré-cadastro de produtor rural, declaração de vacina contra a Brucelose e Febre Aftosa, além de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). O posto funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, e fica situado no centro da cidade, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. A estimativa de demanda para a nova unidade é de 300 atendimentos por mês. Para não interferir no andamento da campanha contra a Febre Aftosa, a agência mantém o funcionamento do escritório antigo até o final do mês, na Avenida Marechal Deodoro, também no centro.



Prefeita ostentação do Nordeste é condenada a seis anos de prisão por desvio de R$ 3,5 milhões

Foto: Reprodução l Rede Social

A ex-prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Leite da Silva foi condenada a seis anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto por desvio de R$ 3,5 milhões em contratos superfaturados para execução de obras de infraestrutura em estradas vicinais da zona rural do município. Segundo denúncia do Ministério Público (MP) do Maranhão, os serviços foram contratados por licitação fraudulenta. Outras seis pessoas denunciadas pelo MP por envolvimento na fraude também foram condenadas. Entre os condenados está o ex-marido de Lidiane Leite, Humberto Dantas dos Santos, que obteve a pena de oito anos e sete meses de reclusão no regime fechado. A decisão judicial ainda cabe recurso. Lidiane Leite ficou conhecida como “ex-prefeita ostentação”. Ela obteve notoriedade depois que começou a ser acusada pelo Ministério Público por atos de corrupção na administração municipal, entre os anos de 2012 e 2015, ao mesmo tempo em que aparecia redes sociais ostentando roupas caras em festas, carros de luxo e passeios em lanchas e motos aquáticas. Ela se diz perseguida por adversários políticos.



Salvador lidera o interesse de turistas no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

Salvador lidera o interesse de turistas no Brasil, enquanto a Flórida (EUA) é o destino preferido no exterior neste Verão. Esse é o resultado de um levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que abarca 82% das empresas de grande e médio porte do setor e que foi divulgado nea quita-feira (21) pela Folha de S. Paulo. Além da orla marítima, entre as opções de visitação que mais atraem os turistas estão os equipamentos culturais e turísticos. Em outubro deste ano, a revista norte-americana Condé Nast Traveller, uma das principais do setor, colocou Salvador como o quarto entre os dez melhores destinos turísticos para 2020. Além da publicação da Condé Nast Traveller, a capital baiana foi destaque dos principais veículos do mundo e de revistas especializadas em turismo, como o The New York Times, Forbes, El País, National Geographic, Holland Herald e Archtecture Digest, dentre outras.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



A loja Marcelo Esportes está aberta em horário especial neste sábado (23)

Foto: Divulgação

A loja Marcelo Esportes divulgou ontem o horário de atendimento especial para este sábado (23), por conta da final da Libertadores entre Flamengo e River. Com o horário estendido até as 16h, a direção da Marcelo Esportes informou que possui um infinita variedade de camisas, shortes, vestidos, roupas infantis e diversos acessórios do seu time do coração. Visite a Marcelo Esportes e veja as promoções especiais e, além disso, concorre à prêmios. Marcelo Esportes inova e trás os últimos lançamentos da moda feminina com diversos modelos e times do Brasil e do Mundo. Visite a loja, na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães (próximo a Pax Nacional). Whatsapp (77) 99944-9086. Marcelo Esportes, o esporte mais perto de você.

Foto: Divulgação


Assessoria de Gugu Liberato confirma morte do apresentador nesta sexta (22)

Foto: Reprodução

O apresentador Gugu Liberato, de 60 anos, morreu nesta sexta-feira (22), em Orlando, nos Estados Unidos. A informação veio da assessoria de imprensa do comunicador da Record TV. Ele estava internado desde a ulrima quinta-feira  (21) no hospital Orlando Health, quando sofreu uma queda em casa e bateu a cabeça. A informação foi confirmada em nota pela assessoria de imprensa de Gugu.  "Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos", diz o texto. Ele foi levado para o hospital inconsciente e teve morte cerebral. A pedido da família, o neurocirurgião de Gugu viajou até os Estados Unidos para examiná-lo.  Antônio Augusto Moraes Liberato nasceu em São Paulo e se consagrou um dos apresentadores mais celebrados da televisão brasileira. Começou a carreira no SBT, ainda adolescente, trabalhando na produção do Domingo no Parque, de Silvio Santos. O primeiro grande sucesso de auditório na televisão dele foi o Viva a Noite, exibido aos sábados, entre 1982 e 1992. Em 1988, começou a dividir a grade de domingo do SBT com Silvio Santos, no comando de programas como Passa ou Repassa e TV Animal. Entre 1993 e 2009, Gugu encabeçava no Domingo Legal uma acirrada disputa de audiência com o Domingão do Faustão, da Globo. Simultaneamente, entre 1991 e 1996, ainda apresentou o Sabadão Sertanejo, posteriormente substituído pelo Sabadão (1997 – 2002). A estreia na Record TV aconteceu em agosto de 2009, no dominical Programa do Gugu (exibido até junho de 2013). Um dos destaques foi o quadro Escolinha do Gugu, inspirado na Escolinha do Professor Raimundo.  O humorístico resgatou personagens clássicos, além de novos atores no elenco.  Em fevereiro de 2015, ele voltou ao ar na emissora, desta vez às quartas-feiras, no Gugu. A atração ficou no ar até 2017. Em 2018, o apresentador assumiu como titular do Power Couple Brasil e comandou a estreia do Canta Comigo. A segunda temporada ainda está no ar na emissora, com final prevista para 4 de dezembro. A atração já foi totalmente gravada. Além da carreira na TV e inspirado no sucesso dos Menunos, na década de 1980, Gugu lançou os grupos Dominó e Polegar. Ainda na área musical, lançou quatro álbuns: Viva a Música (1986), Gugu (1994), Gugu cantando Com Você (1999) e Gugu Para Crianças (2002). No cinema, fez participações ao lado de nomes como Xuxa e Os Trapalhões. Gugu deixa mulher, a médica Rose Miriam di Matteo, e três filhos: João Augusto, de 17 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 15 anos. 



Brumado: Final única da Libertadores entre Flamengo e River mobiliza comércio da 'Capital do Minério'

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Contraditada por muitos no mercado, a final única da Copa Libertadores tem criado um movimento pouco comum em Brumado. Comerciantes e vendedores ambulantes têm gerado uma mobilização acima do normal para a cobertura do jogo deste sábado (23). Logicamente que a presença do Flamengo na decisão após 38 anos também conta bastante, mas o fato é que a partida que decidirá o campeão do torneio mais importante da América do Sul no fim de semana tem ajudado o comércio a se mobilizar mais. A maior prova disso está no centro da cidade, onde bandeiras e camisas do rubro-negro são vistas em 'varais' improvisados pelos camelôs que vieram de São Paulo para a Bahia, de olho nas vendas. "As vendas melhoraram 100% aqui na cidade, e daqui para sábado acaba às mil camisas que nós trouxemos", disse Felipe Henrique. As vendas também aumentaram nas lojas especializadas de materiais esportivos, para o comerciante Marcelo Maurício, desde o Brasileirão as vendas de camisas do Flamengo tem sido razoável, mas segundo ele, com a grande decisão, a procura passou ser ainda maior. "Eu costumo dizer que o Flamengo é uma potencia tão grande que movimenta a economia do Brasil. Nós vimos ai muitas pessoas em busca dos produtos do time nessa final histórica da Libertadores", relata o empresário. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

De acordo com o comerciante, o item mais procurado ainda é a camisa oficial, mas a busca por outros acessórios também tem aumentado. "Temos uma diversidade em materiais esportivos, hoje se vende shortinhos, vestidos, roupas para bebê, enfim, de homem à mulher os acessórios são diversos", comenta o lojista. A "onda rubro-negro" também tem chegado na área de alimentação e bebidas. Para se ter uma ideia, açougueiros e distribuidoras de bebidas reforçaram os pedidos, na expectativa das vendas para este fim de semana. "Graças a Deus as vendas de carne aumentou, o brumadense vai fazer churrasco na final. Só aqui no meu açougue tive um aumento de 30% e, eu acredito que para amanhã, aumente ainda mais, tanto que já mandei matar mais quatro novilhas", disse confiante Carlos Valério, açougueiro do Mercado Municipal. Por fim, bares em Brumado têm oferecido promoções para os torcedores acompanharem a partida nos estabelecimentos. 



Agricultores baianos relatam dificuldades no transporte legal de animais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A dificuldade já dura mais de 60 dias e tem implicado ações de venda, compra ou simples transferências dos animais para abate ou para exposições e leilões, relatam os pecuaristas ao site Bahia Notícias. Segundo os empresários, as Guias de Trânsito Animal (GTA) para transportar os gados de um local para o outro não são possíveis porque não conseguem imitir o documento. Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), o problema ocorre porque o órgão não consegue acesso ao Siapec, que é o sistema que gerencia o banco de dados da movimentação agropecuária baiana. Ainda segundo o órgão, em setembro foi encerrado o contrato com a empresa SM Solução para Gestão da Informação, antiga administradora do Siapec, mas, segundo a Adab, a empresa agora se recusa a entregar as senhas de acesso, desobedecendo uma ordem judicial. A consequência disso é instabilidade nas funções do sistema e, por consequência, dificuldades no trabalho dos pecuaristas. Além disso, a Adab reforça que o problema pode comprometer o andamento da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, que chega ao fim no próximo dia 30. Ainda assim, a agência ressalta que está tomando as providências cabíveis com a Procuradoria-Geral do Estado (PGR) para que a situação seja regularizada.



Bahia registra maioria das prisões por reconhecimento facial no Brasil

Foto: Divulgação l SSP/BA

A Bahia lidera o ranking das ocorrências com 52% dos registros, seguida de Rio de Janeiro (37%), Santa Catarina (7%), Paraíba (3%) e Ceará (1%). No total, 151 pessoas foram detidas de março a outubro deste ano em cinco estados com o uso de tecnologia de reconhecimento facial. O levantamento foi realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, grupo criado em maio para coletar indicadores, portanto, não são divulgados oficialmente, como episódios de racismo, operações policiais e chacinas. Segundo o estudo, o perfil dos presos por reconhecimento facial segue uma tendência da população carcerária do país como um todo: 90% eram negros, 88% homens, com idade média de 35 anos e abordados principalmente por tráfico de drogas (24%) e roubo (24%). Esses dados dizem respeito aos casos em que essas informações estavam disponíveis. O alerta é emitido quando a pessoa filmada pela câmera tem certo grau de semelhança com alguém que é alvo de um mandado de prisão em aberto. Esse grau de semelhança, porém, tem que ser calibrado, porque se for alto pode inviabilizar os alertas e se for baixo pode provocar muitos falsos positivos.



Flórida: Filho de Gugu é amparado na porta de hospital e mulher do apresentador passa mal

Foto: Reprodução l Rede Social

Após o acidente sofrido por Gugu Liberato na quinta-feira (21), o filho mais velho do apresentador, João Augusto, de 18 anos, chegou chorando ao hospital onde o pai está internado e teve que ser amparado pelos amigos. A mulher do apresentador, Rose Miriam Di Matteo, passou mal e está sob cuidados médicos. As informações são da TV Bandeirantes. A mãe de Gugu, Maria do Céu, de 90 anos, também está em Orlando, nos Estados Unidos, para acompanhar o estado de saúde do filho. O apresentador, de 60 anos, sofreu um acidente em sua casa em Orlando, na Flórida, e está internado em observação, por 48 horas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista na noite de ontem (21). Nas redes sociais, famosos lamentaram o acidente sofrido por Gugu Liberato e publicam mensagens de apoio.



Brumado: Família pede ajuda para encontrar Brumadense que está desaparecido desde o último sábado (16)

Foto: Divulgação

A família de Gabriel da Silva Correia, de 24 anos, que está desaparecido desde o último sábado (16), pede ajuda da população de Brumado e Região para encontrá-lo. O jovem falou com amigos ainda no sábado informando que iria fazer uma viagem com destino à Brasília (DF), em companhia de outro amigo que não teve o nome revelado. Em conversa com o 97NEWS, Elizeu, outro amigo do caminhoneiro, contou que na madrugada de domingo (18), o motorista, por volta de 00h15 estava on line no aplicativo de mensagens, mas, no domingo (17) pela manhã, ele já não estava mais. Ainda segundo o amigo, o carro em que Gabriel da Silva estava foi encontrado esta semana carbonizado na BR-020 próximo ao município de Correntina (BA). "O carro que ele viajou com o amigo dele foi encontrado carbonizado no trevo da BR-020, mas nenhum dos corpos foram encontrados. A família dele que mora em Brumado foi até Correntina, mas não conseguiu informações do paradeiro do jovem", relatou Elizeu, amigo de Gabriel. De acordo com a família, Correia atualmente mora em São Paulo, mas sempre vem na Bahia em viagens de caminhão. Qualquer informação sobre o paradeiro de Gabriel basta entrar em contato pelos telefones (77)  98123-2015 / (11) 99509-7609 / (11) 93047-4017, ou diretamente com a Polícia Militar através do 190.



Brumado: TCM aprova contas do prefeito Eduardo Vasconcelos com ressalvas e multa gestor em R$ 4 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou na quinta-feira (21) com ressalvas, as contas da Prefeitura Municipal de Brumado, na administração de Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). As contas são relativas ao exercício de 2018. Segundo o TCM, "as contas apresentaram ressalvas devido a omissão de documentos quanto à disponibilidade pública, tímida cobrança da dívida ativa e cancelamento de dívida sem a documentação probatória devida; ausência de notas explicativas; e irregularidades apontadas no acompanhamento da execução orçamentária". Ainda segundo o TCM, o conselheiro Fernando Vita se absteve no julgamento, por não concordar com a aplicação das regras da Instrução nº 003, do TCM, que exclui do cálculo dos gastos com pessoal e despesas com a remuneração de servidores envolvidos na execução de programas federais. De acordo com o TCM, o município respeitou o limite máximo para despesa com pessoal, que representou 43,53% da receita corrente líquida, abaixo do limite máximo de 54%. Os índices constitucionais foram respeitados, representando em educação (29,37%), saúde (34,84%) e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (80,05%). Conforme o TCM, o gestor foi multado em R$ 4 mil pelo relator do parecer, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias. A decisão cabe recurso.



Polícia apreende mais de 6 mil carteiras de cigarros contrabandeados na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na noite da última terça-feira (19), policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu na BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, cerca de 6.286 carteiras de cigarros contrabandeados. Segundo informou a PRE ao site 97NEWS, a ação aconteceu por volta das 21h30 na altura do km 251 da rodovia, onde em uma abordagem de rotina, os policiais verificaram um veículo Fiat Palio com placas de Jaguaquara (BA), no qual em seu interior foi encontrado vários pacotes de cigarros de diversas marcas. Ainda segundo a PRE, o condutor do veículo identificado como Carlito Lago da Silva não apresentou nota fiscal da mercadoria e foi constatado que os produtos eram de origem ilícita. A Polícia não informou para onde a carga seria levada. De acordo com a PRE, o condutor, o veículo e a mercadoria foram encaminhados para a Delegacia de Brumado.

Foto: Manu Nunes l 97NEWS


Galvão Bueno passa bem após sofrer infarto no Peru

Foto: Reprodução l TV Globo

Na manhã de quinta-feira (21), o narrador Galvão Bueno, de 69 anos, teve que ser atendido em Lima no Peru, após passar mal. Os médicos que atenderam Galvão na clínica em Lima, informaram que o narrador chegou ao hospital com um quadro de infarto e passou por cateterismo. De acordo com o G1, ele se mostrou consciente e bem disposto e, com isso, não precisará a colocação de stents. Porém, o comunicador deverá ficar em observação no CTI entre 24 e 48 horas. Galvão viajou para Lima para narrar a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate, que acontece no sábado (23). Segundo uma nota divulgado a imprensa, "todos nós torcemos por uma rápida recuperação. No próximo sábado, Luis Roberto será o narrador da final da Libertadores", diz a nota.



Assessoria de Gugu Liberato nega morte de apresentador

Foto: Reprodução

A assessoria de imprensa de Gugu Liberato enviou um comunicado na noite desta quinta-feira (21) para esclarecer as informações que circulam a respeito do estado de saúde do apresentador, que sofreu um acidente em casa.  "Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas", diz parte da nota oficial. Ainda segundo a porta-voz de Gugu, os familiares do artista chegaram em Orlando, nos Estados Unidos, às 19h30 desta quinta e vão conversar com a equipe médica responsável. Na sexta-feira (22), um novo boletim sobre o estado de saúde de Gugu será divulgado "primeiramente à família". O apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação. "Assim como todos os familiares, amigos, fãs e profissionais de imprensa, estamos confiantes em sua recuperação e agradecemos as manifestação de apoio", diz a nota.



Apresentador Gugu Liberato é internado em estado grave após acidente doméstico

Foto: Divulgação

O apresentador Gugu Liberato foi internado em estado grave após sofrer um acidente doméstico nesta quinta-feira (21), em sua mansão localizada em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. A informação do acidente foi confirmada pelo jornalismo da Record News. O apresentador estava colocando enfeites de Natal na parte externa da casa, onde moram seus filhos João Augusto, de 17 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15 anos, quando caiu de uma altura de quatro metros e bateu com a cabeça em uma quina. Levado às pressas ao hospital mais próximo, o apresentador foi internado em estado muito grave. De acordo com as primeiras informações, Gugu está em observação. Um comunicado oficial da família será enviado à imprensa. Todos embarcaram nesta manhã, em um vôo para Orlando, para acompanhar todo o trâmite de perto.

Matéria atualizada as 21h26min.



Brumado poderá ter novos distritos no Censo de 2020 com imagens de mapeamento aéreo

Vista aérea da comunidade de Samambaia - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura de Brumado poderá criar novos distritos no município. A proposta, segundo a administração municipal, tem como objetivo contribuir para uma gestão mais específica e focada no desenvolvimento do potencial de cada região, foi promulgada na Câmara de Vereadores. Mas essas áreas serão definidas por meio do Censo 2020, através de imagens de mapeamento aéreo feito pela própria prefeitura. A medida prevê a criação de métodos para incentivar a atração de novos empreendimentos para os locais, a regulamentação das áreas que serão transformadas em distritos. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) afirmou que oferecerá ao IBGE, durante a realização do Censo 2020, as imagens de mapeamento aéreo necessárias para oficializar a criação dos distritos de Samambaia, Umburanas e Arrecife. "Através das imagens, os coordenadores poderão identificar os limites dos distritos, bem como levantar demais informações pertinentes", disse ao site. Segundo o gestor, se a Câmara achar conveniente, o Município poderá encaminhar um projeto para aprovação do legislativo determinando os limites de cada localidade.



Brumado: Projeto social 'Ação do Reino' será realizado no bairro São Felix em dezembro

Foto: Divulgação

Formado por pessoas cristãs, um grupo de amigos tiveram a iniciativa de desenvolver um trabalho social em Brumado. O evento denominado "Ação do Reino" acontecerá no dia 14 de dezembro, entre 14h e 22h, na Rua da Abolição no bairro São Félix. Como principal objetivo, propagar o amor de Cristo através da ação social, no evento serão distribuídas de cestas básicas à famílias carentes, brinquedos e lanches. Além disso, Ação do Reino terá palestras com profissionais de saúde, assistente social, cabeleireiros dentre outras atividades. E para encerrar as atividades, grande culto de gratidão a Deus. Interessados em contribuir com o projeto pode fazer doações em brinquedos, alimentos e cestas básica pelo telefone ou whatsapp (77) 99978-7786 falar com Fabrício Matos.



Especialista em psiquiatria fala sobre os problemas com a dependência química e a necessidade da busca do tratamento

Foto: Divulgação

A dependência química é a relação do indivíduo com determinadas substâncias, as dificuldades que tem de parar de consumir ou consumir com consciência, a tolerância, precisando cada vez mais para atingir o clima desejado,  abstinência, quando tenta parar ou diminuir e começa a sentir a falta, o organismo não funcionando normalmente, apresentando tremores, alucinação, insônia, distúrbios, não consegue mais parar, consumindo em diversos horários, passando a frequentar lugares que possam fornecer as substâncias desejadas. O especialista destaca que dependência química é um transtorno crônico, sendo considerado dependente o indivíduo que não sabe mais realizar o uso com moderação, não tem mais o limite e a noção de quando parar, sem que isso venha a interferir em sua vida e na sociedade. “Um consumo desregrado”. O paciente chega a situação de não ter mais autocontrole e sem discernimento sobre seus atos, tendo comportamento de risco, podendo nesse momento ser indicado a internação. Porém, busca-se realizar o tratamento, só definindo pela internação como última opção. “Na psiquiatria não existe uma forma definida para os tratamentos, tudo deve ser individualizado, tendo o cuidado de ouvir para poder se buscar o tratamento mais adequado. A escuta é fundamental”, salienta o psiquiatra. Crianças e adolescentes estão cada dia mais envolvidos com as drogas lícitas e ilícitas, assim como com jogos e quanto mais cedo esse envolvimento os prejuízos serão maiores, principalmente nos mais jovens, sendo maior o risco do desenvolvimento de transtornos de humor, ansiedade, esquizofrenia, depressão, bipolaridade, podendo ser irreversíveis. “O melhor tratamento é o amor e o carinho, quanto mais verdadeiro, sem julgamentos, sem perseguição, os resultados serão, com certeza, maiores e com sucesso. Pontua que é necessário acabar com os tabus de uma forma geral”. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Dia dedicado a saúde do homem foi promovido em UBS do bairro das Flores

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O "Novembro Azul", é um mês dedicado à campanhas de prevenção ao câncer de próstata, ação esta dedicada aos homens assim como o "Outubro Rosa" que, é dedicado as mulheres. Os eventos espalhados por todo o país lembra a importância que o homem tem que ter com sua saúde, principalmente aos que tratam o assunto com preconceito e, que pouco procura uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar exames de rotina. Muitos alegam falta de tempo por conta do trabalho, e outros, ainda pelo "machismo". Mas com as campanhas preventivas sendo debatidas ao longo dos anos, o "tabu" vem se quebrando e o sexo masculino tem aderindo aos eventos de conscientização. Como é o caso do dia 'D' que foi realizado no último dia 14 deste mês na UBS Newton Alves, localizada no bairro das Flores. Segundo a enfermeira Adriana Áurea, representante da unidade de saúde, a quantidade de participantes surpreendeu a todos e superou as expectativas. "É extremamente gratificante perceber a mudança de postura dos homens em ralação ao cuidado com a saúde. Apesar  das estatísticas evidenciarem o acesso dos homens no serviço de saúde, em sua grade maioria,  através da atenção  especializada, quando o problema de saúde já está instalando e apresentando sintomas, a atenção básica tem desempenhado papel importante na sensibilização desse público quanto aos cuidados periódicos e preventivos", disse a enfermeira. Ainda segundo ela, a equipe abordou neste dia temas como: alcoolismo, tabagismo, violência, andropausa, fimose , ginecomastia e o câncer de próstata. Foram também realizadas avaliações e solicitações de exames, além de sorteio de brindes. "Foram cerca de 100 participantes, e todos estão de parabéns. Estamos engajados nessa campanha do Novembro Azul", afirmou Adriana Áurea.