ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2018"

Desclassificação de empresa vencedora da licitação não alterará cronograma da implantação da Zona Azul de Brumado

Os prazos para a implantação do sistema de Zona Azul não serão alterados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A confirmação da desclassificação da empresa vencedora do processo licitatório para a implantação da Zona Azul de Brumado criou uma projeção de uma demora maior para que o sistema seja implantado na cidade. Buscando esclarecer a nova situação, falamos com o superintendente do SMTT, engenheiro André Cardoso, que, inicialmente explicou os motivos da desclassificação dizendo que “a empresa entrou no certame como micro empresa do Simples, só que isso acabou sendo desmentido, pois a segunda colocada entrou com recurso e provou que isso não era verdade, pois o faturamento era muito maior para essa modalidade, o que implicou na automática desclassificação”. Questionado se será necessária a abertura de uma nova licitação, Cardoso respondeu que “não haverá essa necessidade, pois a segunda colocada, que é uma empresa de Salvador, inclusive, já assumiu a responsabilidade e já começou a realizar os procedimentos”. Sobre a alteração nos prazos de instalação da Zona Azul, ele fez questão de garantir que “o cronograma não será alterado e a nova empresa já tem ciência disso, tanto que está correndo contra o tempo para que até o final do ano tudo esteja pronto para o início do serviço que será uma grande evolução para o trânsito em Brumado”.



Coelba abre inscrições para vagas de estágio em Brumado e outras 10 cidades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foram abertas na última segunda-feira (5) as inscrições para o Programa de Estágio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Ao todo, são 70 vagas, em diversas áreas, para as cidades de Brumado, Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas, Valença, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Vitória da Conquista. Os interessados em participar do processo devem ter a previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, além de disponibilidade de 24 ou 30 horas semanais -- com o máximo de seis horas por dia de estágio. Podem participar da seleção, estudantes de todos os cursos superiores, especialmente os de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e correlatos, Comunicação Social - Propaganda, Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Economia, Direito, Matemática e Estatística, e de todas as Engenharias.?? Os interessados em participar do processo de seleção têm até 5 de dezembro para fazer as inscrições, através do site (Clique aqui). Durante a seleção, os candidatos passarão por testes online, triagem curricular, vídeo entrevista, dinâmica presencial, painel com executivos e entrevista individual. As primeiras contratações serão realizadas no mês de fevereiro de 2019.



Hábitos saudáveis ajudam a evitar câncer de Próstata; 68 mil novos casos surgem no país

Foto: 97NEWS

O câncer de próstata é um dos tipos mais frequentes da doença que atinge os homens por todo o país. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 68 mil novos casos dessa doença para os anos de 2018 e 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de aproximadamente 66 casos novos para  cada 100 mil homens. Mas a boa noticia é que  existem formas de prevenção contra essa doença. São hábitos simples, mas que podem ajudar a salvar vidas. Segundo os médicos, para evitar o câncer de próstata, vida saudável, alimentação balanceada, exercícios físicos e evitar engordar. A obesidade hoje, já é sabida, que com as complicações naturais como aumento de colesterol, como aumento das taxas glicêmicas levando à diabetes, essa descompensação é um fator predisponente para o câncer de próstata. O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que  grande parte dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Se você sentir dificuldade em urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, deve procurar um médico urologista o quanto antes. E lembre-se, vida saudável.



Divulgação do resultado final pelo MEC do Curso de Medicina para Brumado vem coroar a luta do prefeito Eduardo Vasconcelos

O prefeito Eduardo Vasconcelos comemorou mais uma grande conquista de suas administrações (Foto: 97NEWS)

Nesta terça-feira, dia 06 de novembro, a história escreveu mais uma página importante para o futuro educacional de Brumado, com a divulgação do resultado final do Curso de Medicina, que vem coroar um trabalho que se iniciou por meio do prefeito Eduardo Vasconcelos no ano de 2005, quando assumiu pela primeira vez o comando do município.  Com dois grandes desafios pela frente, de tornar o município um grande polo regional, foi iniciado um grande planejamento nesse sentido, que preconizava uma total transformação da área de saúde, que naquela época contava com um hospital precário e uma mentalidade muito atrasada de que todos os serviços tinham que ser realizados em Vitória da Conquista e Salvador. O enfrentamento teve como elementos principais a coragem, o arrojo e a determinação na busca, primeiramente de reestruturar o Hospital Magalhães Neto, que estava sob o domínio do estado, então, diante disso, gradualmente começaram a serem implantadas as mudanças, que passaram pela ampliação estrutural, em sequência com a implantação de um centro cirúrgico, que fez com que médicos fossem contratados a “peso de ouro” e pela busca de um grande sonho de todos os brumadenses, que, na época, parecia uma utopia, que era a instalação de uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva, que hoje é uma realidade. Neste planejamento também constava a vinda de um Curso de Medicina para Brumado, pois a dificuldade na contratação de médicos era outro gargalo a ser resolvido. Diante disso, o chefe do executivo intensificou as suas ações nesse sentido, as quais acabaram se arrefecendo assim que ele deixou a prefeitura, já que a gestão que o substituiu em 2013, não deu continuidade a esse planejamento, deixando-o praticamente estagnado. Ao reassumir o cargo de prefeito em 2017, Eduardo resolveu oxigenar o projeto e com um planejamento estratégico e muito eficaz, tendo o apoio do deputado federal Arthur Maia, voltou a intensificar as suas ações que começaram com a aprovação do nome de Brumado pelo MEC para receber o curso, depois com a vinda do Ministro da Educação para fazer o anúncio oficial e, ontem, os esforços foram totalmente coroados, com a divulgação do Edital por parte do MEC do Resultado Final (clique). A projeção é a mais positiva possível, porque setores prioritários como a Educação e Saúde serão muito beneficiados com a vinda do Curso de Medicina que trará importantes avanços para a economia e para a área de serviços. São novos tempos para Brumado que são resultado de muita luta, obstinação e uma visão futurista das gestões de Eduardo Vasconcelos, que comemorou o anúncio do resultado, que vem celebrar mais uma ação virtuosa em prol do desenvolvimento e progresso do município.



Feminicídio: Homem é preso por matar mulher grávida a facadas na frente dos 2 filhos em Barreiras

Foto: Divulgação

Um homem foi preso suspeito de matar a facadas a companheira grávida na cidade de Barreiras, durante uma briga. O crime ocorreu na noite do último sábado (3), dentro do apartamento onde o casal morava. Segundo a polícia, os dois filhos do casal, um criança de 2 e outra de 4 anos, presenciaram o homicídio. De acordo com a polícia, depois do crime, o suspeito, Rafael Silva dos Santos, de 25 anos, fugiu com o filho menor para o município de Igaporã. Ainda de acordo com a polícia, o homem confessou o homicídio contra a companheira Girlane Santana Silva, de 20 anos. Segundo a polícia, no dia do crime, PMs foram acionados e encontraram a jovem morta dentro de um dos quartos da casa. Para a polícia, vizinhos disseram somente ter ouvido uma briga com gritos e, logo em seguida, viram o suspeito sair da residência com o filho caçula do casal, de 2 anos. O outro filho do casal, de 4 anos, também estava no imóvel no momento do crime. A criança apresentava respingos de sangue nas pernas, que, segundo a polícia, seriam da mãe. A criança, ainda de acordo com a polícia, foi acolhida pelos vizinhos porque não haviam outros parentes no local do crime. A Polícia Civil informou que o suspeito deverá responder pelo crime de feminicídio.

 



Viralizou: Vaca é pendurada por chifres e patas ao ser transportada em caçamba na Bahia

Foto: Reprodução l Youtube

O instinto de crueldade de alguns “seres humanos” não tem limite. Extrapola o senso mínimo da racionalidade. Esta semana viralizou nas redes sociais, um vídeo mostrando uma vaca sendo transportada do município de Caém para o município de Saúde, localizado no centro norte baiano. A vaca aparece pendurada na parte de trás de uma caçamba, amarrada pelas patas e chifres. O vídeo foi encaminhado para a 4º Promotoria de Justiça de Jacobina, para que o caso fosse investigado. A promotoria informou que diante do teor da denúncia, o caso será encaminhado para a Delegacia de Polícia para que o crime seja apurado. O transporte de animal na parte externa de veículos, que não são específicos a essa finalidade, é considerado infração grave segundo o artigo 235 do Código Brasileiro de Trânsito com penalidade de multa.

 

 



Prefeitos de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho têm bens bloqueados pela Justiça

(Fotos: Reprodução)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA), a Justiça Federal determinou liminarmente a indisponibilidade dos bens dos prefeitos de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho. Eures Ribeiro Pereira e Ítalo Rodrigo Anunciação da Silva são acusados de fraudes em licitações que resultaram no prejuízo de R$ 12.218.323,54 em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Além dos gestores, quatro servidores dos municípios, dois particulares e duas empresas também tiveram seus bens bloqueados. A decisão foi assinada em 25 de outubro. De acordo com a ação de improbidade administrativa, ajuizada pelo procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, trata-se de um esquema continuado, entre 2013 e 2016, envolvendo fraudes e superfaturamentos, que acarretou em ilegalidades em diversas licitações no município de Bom Jesus da Lapa. À época do fatos, Ítalo Rodrigo Anunciação era empresário e controlador das empresas envolvidas no esquema, tornando-se prefeito de Serra do Ramalho em 2017, com apoio de Eures Ribeiro. Além dos gestores, estão envolvidos nas irregularidades: Gelson Dourado Filho, controlador Interno do município de Serra do Ramalho e representante da empresa Prestação de Serviços, Transportes e Locação (PSTL) nas licitações fraudadas; Fábio Nunes Dias, ex-secretário de Transportes e atual secretário de Infraestrutura e Serviços de Bom Jesus da Lapa; Marcondes Barbosa Ferreira, pregoeiro e presidente da Comissão Permanente de Licitação de Bom Jesus da Lapa; Mário Abreu Filardi, empresário e “assessor de fato dos dois prefeitos”; Eudes Matos Dias, ex-pregoeiro e ex-secretário de Administração de Bom Jesus; Isaac Cézar Franca, sócio-administrador da Serviços de Transporte, Locação e Construções (STLC); e as empresas PSTL e STLC. O MPF requer, além dos pedidos liminares deferidos pela Justiça, a condenação dos envolvidos por enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação aos princípios da Administração Pública, condutas previstas na Lei 8. 429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

Provas robustas – Na ação, o procurador descreve minunciosamente as inúmeras evidências das ilegalidades cometidas que comprovam o esquema fraudulento. O MPF se baseou na análise dos documentos relacionados aos procedimentos licitatórios citados, em informações do Departamento Estadual de Trânsito, da Junta Comercial do Estado da Bahia e do Ministério do Trabalho e Emprego; de relatórios da Polícia Federal e da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara de Vereadores do Município de Serra do Ramalho; de depoimentos de motoristas, testemunhas e informantes; de dados bancários e fiscais (sigilosos) etc.

Afastamento dos gestores – Além dos pedidos deferidos pela Justiça, o MPF pediu o afastamento dos dois prefeitos. O órgão justifica que os gestores poderão atrapalhar as investigações, com a destruição ou a ocultação de documentos e a intimidação de testemunhas. Quanto ao gestor de Bom Jesus da Lapa, foi apontada, ainda, a existência de outras investigações em curso, destacando indícios de irregularidades em contratos de fornecimento de cartuchos, materiais gráficos e de informática, aquisição de combustíveis, reforma e construção de escolas e quadras escolares, dentre outras; além de evidências de uso do cargo público para enriquecimento ilícito, para chantagear professores e para embaraçar a fiscalização pelos órgãos de controle. A Justiça, porém, não acolheu o pedido, por entender que não há prova atual de que os prefeitos possam atrapalhar o andamento da ação de improbidade. Da decisão, cabe recurso.

Indisponibilidade de bens – A Justiça determinou o bloqueio de bens dos dois gestores, além de Mario Abreu Filardi, Eudes Matos Dias, Fábio Nunes Dias e da empresa PSTL, até o montante de R$ 12.218.323,54, e de Marcondes Barbosa Ferreira, Gelson Dourado Filho, Isaac Cézar França e da empresa STLC até o total de R$ 8.713.278,54.

Afastamento de outros servidores públicos – Gelson Dourado Filho, Marcondes Barbosa Ferreira e Fábio Nunes Dias ficarão afastados dos respectivos cargos públicos pelo prazo de 180 dias, durante o qual não poderão frequentar ou acessar as dependências das duas prefeituras municipais e respectivas secretarias, sob pena de multa pessoal de R$ 70 mil. Se entender necessário, o MPF poderá requerer a prorrogação desse prazo.

Proibição de acesso a prédios públicos – Mário Abreu Filardi e Eudes Matos Dias também não poderão frequentar ou acessar as dependências das prefeituras municipais de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho e suas respectivas secretarias, sob pena de multa pessoal R$ 70 mil.

Números para consulta processual na Justiça Federal na Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa (os processos possuem publicidade restrita em razão da existência de dados submetidos a sigilo legal):

CONTINUE LENDO


SBT revive slogan que foi hit na época da ditadura: 'Brasil, ame-o ou deixe-o'

(Imagem: Reprodução)

O SBT começou a exibir hoje (6), durante os intervalos comerciais da emissora, uma série de vinhetas de caráter nacionalista. Em uma delas, após apresentar imagens de pontos turísticos do Brasil, um locutor anuncia, em off, a frase "Brasil, ame-o ou deixe-o", repetida à exaustão durante o período da ditadura militar. Em outras versões, diferentes frases encerram as vinhetas: "Brasil de encantos mil", "Pra frente Brasil" e "Eu te amo, meu Brasil".De acordo com o site Notícias da TV, a ideia de veicular as chamadas partiu do próprio Silvio Santos, sinalizando, assim, uma espécie de apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro. Procurada, a assessoria de comunicação do canal informou que não comentará o assunto.



Equipes técnicas da Sema, Cerb e CAR visitam Brumado para a etapa de manutenção e monitoramento dos sistemas de dessalinização

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Do dia 25 de outubro até 10 de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza Encontros Regionais para Monitoramento e Manutenção do Programa Água Doce (PAD) na Bahia. As atividades acontecem nos municípios de Brumado, Serrinha, Juazeiro, Jacobina e Jeremoaba, onde técnicos da Sema, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) escutam as comunidades beneficiadas para avaliar a situação das obras civis, dos sistemas de dessalinização e dos arranjos institucionais e acordos de gestão. O PAD é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenado na Bahia pela Sema e executado pela Cerb/SIHS. A Sema assinou contrato de R$ 7,7 milhões com a CAR para prestar o serviço técnico de monitoramento e manutenção dos sistemas de dessalinização em 295 localidades da região semiárida do Estado da Bahia, sendo 145 da primeira etapa e 150 da segunda etapa, ainda em implantação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A atividade de monitoramento inclui os componentes Mobilização social (revisão dos acordos de gestão junto às comunidades), Obra civil (avaliação das condições e manutenção da infraestrutura civil) e Equipamento de dessalinização (manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos). A cada etapa, a metodologia prevê três momentos: diagnósticos nas localidades e elaboração os projetos executivos dos sistemas de dessalinização; implantação dos sistemas de dessalinização, através das obras civis e instalação dos dessalinizadores, da construção dos acordos de gestão compartilhada e das oficinas do componente sustentabilidade ambiental; e o monitoramento e manutenção dos sistemas, incluindo todos os componentes técnicos do PAD (obras civis, mobilização social e sustentabilidade ambiental).



Polícia prende suspeito de liderar golpe de pirâmide financeira que pode ter lesado milhares de pessoas em Riacho de Santana

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Juiz da Vara Crime da Comarca de Riacho de Santana, a 170 km de Brumado, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (06), a operação batizada como “Deus do Egito”. Na operação, foi preso Janderson Alves Santana, que segundo a justiça, é responsável por ter aplicado diversos golpes na população. Segundo a denúncia, Janderson enganava as vítimas utilizando a “Pirâmide Financeira”, que é considerada crime contra a economia popular, ou seja, "obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos. Art. 2º, inciso IX, punível com 6 meses a 2 anos de detenção. De acordo com a polícia, o prejuízo causado pelo golpe chega a R$ 3 milhões. Após o mandado de prisão, Janderson foi preso no Bairro Pernambuco, na cidade de Caetité. Conforme a polícia civil, a operação contou com o apoio da 24ª Coorpin de Bom Jesus da Lapa, 22ª Coorpin de Guanambi e da 94ª Coorpin de Caetité. A polícia investiga agora qual era o destino do dinheiro subtraído das vítimas nesses dois anos de golpe do homem que é suspeito de liderar o golpe da Pirâmide Financeira na cidade.



Final Feliz: jovem macaubense que estava desaparecida é encontrada em Vitória da Conquista

Yvina foi encontrada trazendo grande alívio para amigos e familiares (Foto: Divulgação)

A jovem Yvina Bittes, natural de Macaúbas, que estava sumida há dias, deixando amigos e familiares extremamente preocupados, foi encontrada na tarde desta terça-feira (06) em Vitória da Conquista. Ele ficou estes dias na casa de uma amiga, buscando superar um crise emocional. Segundo informações a jovem havia entrado em contato informando os motivos de ter ‘sumido’, mas isso não foi confirmado por parentes que relataram à imprensa que ela teve que ser hospitalizada, mas, que, apesar do susto, passa bem.



Bahia: Carro é flagrado pela PRF a 206 km/h na BR-242 entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação l PRF

Na última segunda-feira (05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um veículo à 206 km/h na BR-242, entre os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. Segundo a PRF, o registro da situação vai resultar em uma multa de trânsito gravíssima, multiplicada por três vezes, no valor de R$ 880,41. O veículo Crevroleth Cruze, transitava na rodovia em um trecho de pista simples, onde o limite sinalizado é de 100Km/h. Ainda segundo a PRF, o proprietário do veículo ou o condutor indicado ainda receberá sete pontos no prontuário da CNH e suspensão do direito de dirigir, conforme o artigo 218 do CTB. O prazo dessa suspensão varia de dois a oito meses, mas pode chegar a um ano e meio, em caso de reincidência. Excesso de velocidade é uma das principais causas de morte nas rodovias federais. De acordo com a PRF, qualquer usuário que presenciar situação de risco ou imprudência nas rodovias federais pode acionar a polícia através do telefone de emergência 191.

 



Moradores da Travessa dos Namorados insatisfeitos com a ação da prefeitura em reduzir meio metro de praça

Operários iniciaram a obra de redução na manhã desta terça-feira (06) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

O desenvolvimento estrutural de uma cidade passa sempre por modificações, muitas das quais, no momento, geralmente desagradam a população, que não consegue fazer uma projeção progressista para diversas ações que são implementadas, muitas vezes debaixo de muita reclamação. Foi esse o enredo que aconteceu no final da manhã desta terça-feira (06) na Travessa dos Namorados, localizada no Bairro Baraúnas. Segundo os moradores a prefeitura municipal estaria realizando uma ação arbitrária ao fazer uma obra de redução da praça. Eles alegam que a obra acabará com o lazer do local, onde fica a Igreja São Vicente de Paula. Segundo o morador que se identificou apenas como Paulo, o qual reside no local há cerca de 20 anos, “a prefeitura nunca fez nada aqui e a reforma foi feita pela comunidade e, agora, depois de pronta a obra, está sendo destruída. Isso é revoltante, pois até as crianças ficaram sem espaço para brincar”. Outra reclamação, segundo eles, é que a árvore vai ficar no meio da rua, podendo causar acidentes.

Alguns bancos tiveram que ser retirados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando maiores esclarecimentos sobre a situação, obtivemos informações seguras que o prefeito Eduardo Vasconcelos esteve no local e recebeu o consenso da direção da referida igreja que entendeu que a obra não estava de acordo com as normas estruturais vigentes e que somente alguns moradores estavam protestando, sendo que a motivação seria muito pequena, pois na verdade está sendo retirado somente meio metro da praça. O objetivo da ação é justamente fazer valer a lei vigente em todo o Brasil em que toda a rua tem que ter no mínimo 7 metros de largura, o que não acontecia no local.  Então, a administração municipal estaria somente valer a lei e, numa análise mais ampla da situação, meio metro não impedirá o lazer na praça, já que o espaço é maior como dá para se notar nas fotos. A medida será efetivada em toda a cidade, pois para que o macro projeto de urbanização da cidade de Brumado, que preconiza todas as vias públicas pavimentadas, seja operacionalizado é necessária essa medida de observar o mínimo de 7 metros para as ruas. Então, novas situações como essas poderão ocorrer, mas, mesmo que não haja o entendimento momentâneo, o futuro mostrará que a ação foi em nome do progresso da cidade, pois cidades que conseguiram manter as suas vielas têm que ter o devido tombamento histórico, o que não seria ainda o caso de Brumado.

Por esse ângulo dá para se visualizar bem a redução que visa deixar a rua com 7 metros de largura (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ecocardiograma é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Carlos Junqueira

Foto: Divulgação

O ecocardiograma é feito para monitorar a hipertensão, avaliar doenças que possam estar afetando as válvulas cardíacas e a aorta torácica, além de cardiopatias congênitas e o estado do coração após um infarto do miocárdio. O exame é realizado por médicos cardiologistas especializados em ecocardiografia. O Centro Médico São Gabriel conta com o especialista Dr. Carlos Junqueira. Agende sua consulta!  (77) 3441-1502 / 99925-8807. Praça dos Meiras, 164, Centro, Brumado.



MP-BA move ação contra Ponto Frio e Microsoft por oferta enganosa em site

Foto: Reprodução

As empresas Ponto Frio e Microsoft foram acionadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por publicidade enganosa e por violarem o direito do consumidor à transparência da informação. Segundo ação civil pública ajuizada nesta segunda-feira (5), pela promotora de Justiça Joseane Suzart, a Ponto Frio veiculou um anúncio publicitário na Microsoft Store, no site do MSN, de um kit mouse e teclado sem fio com valor anunciado de R$ 129, quando o real preço de venda do produto era de R$ 169 na página eletrônica da Ponto Frio. De acordo com o Bahia Notícias, na ação, a promotora solicita à Justiça decisão liminar que determine alterações nos dois sites para que as informações aos consumidores sobre ofertas de produtos sejam precisas e verdadeiras, inclusive com identificação do fornecedor, além da disponibilização de número do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Conforme Suzart, as empresas desrespeitaram as regras do comércio eletrônico, pois não forneceram informações sobre as condições integrais da oferta. Ao Bahia Notícias, a promotora afirmou que a divergência entre os valores atribuídos a um mesmo produto “demonstra uma falta de fidelidade em relação ao pré-contrato estabelecido por meio da oferta”. 



Polícia Militar participa da entrega de brinquedos e alimentos para famílias carentes de Ituaçu

A parceria está no segundo ano e vem comprovar o envolvimento com a área social da 34ª CIPM (Foto: Divulgação)

Fortalecendo cada vez mais o seu braço social, a 34ª CIPM vem desenvolvendo uma série de ações solidárias, o que vem contribuindo de forma muito positiva para a desmistificação da imagem de que a Polícia é somente um órgão repressor. Na manhã desta terça-feira (06), o município de Ituaçu, mas especificamente os bairros Avenida Brasil e Rêgo Novo, foram o palco de uma ação social da companhia, a qual foi desenvolvida juntamente com os alunos, professores e diretores da Escola Municipal Juvenal Wanderley. Na oportunidade foram entregues brinquedos e alimentos arrecadados junto à comunidade, dentro do projeto “Sementes Cidadãs” que está em seu segundo ano de atividades. É a Polícia Militar comprovando que o raio de suas ações vai muito mais além do que combater a criminalidade.

Muita emoção no momento da entrega dos brinquedos e dos alimentos (Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Motocicleta vai parar debaixo de caminhão baú em acidente na Exupério Canguçu; condutor teve escoriações nas pernas

Muitos populares estiveram presentes ao local para ver a cena que chama a atenção e poderia ter um desfecho mais trágico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O desrespeito à sinalização em Brumado ainda é muito grande, especialmente por parte dos motociclistas, que, muitas vezes movidos pela impaciência, acabam se arriscando, podendo assim provocar acidentes. Essa foi o caso de um novo episódio deste tipo que ocorreu às 11h50m desta terça-feira (06) no semáforo do cruzamento da Av. Exupério Pinheiro Canguçu com a Rua Nina Rodrigues. A equipe do 97NEWS esteve no local e apurou que o motociclista, que conduzia uma CG 125 preta, de identidade não revelada, acabou, segundo testemunhas, passando o sinal amarelo e não percebeu que um caminhão baú de uma empresa de móveis ainda estava em circulação. 

Agentes de trânsito foram chamados, mas não foram até o local, o que obrigou a Polícia Militar controlar o tráfego (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ato contínuo, ele buscando evitar uma colisão mais grave, tentou de todas as formas frear, mas, acabou não conseguindo, quase indo parar debaixo do caminhão, sendo que a moto acabou indo, gerando uma cena mais impactante. O acidente poderia ter sido mais grave caso ele não conseguisse sair da moto, mas, mesmo assim, foi rapidamente levado para o HMPMN pela equipe do SAMU 192 com escoriações nas pernas. O trânsito ficou complicado no local e teve que ser controlado pela Polícia Militar, já que várias chamadas aos agentes do SMTT não foram correspondidas, já que nenhum agente compareceu ao local, o que gerou várias críticas dos populares presentes.

O motociclista foi levado pelas equipes do SAMU 192 com escoriações nas pernas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Vaca dá à luz bezerro com duas cabeças e filhote morre minutos após nascimento

Foto: Franco Melo/Arquivo Pessoal

Uma vaca criada em fazenda da cidade de Jaguarari, no norte da Bahia, deu à luz um bezerro com duas cabeças, na última sexta-feira (2). O filhote morreu minutos depois do nascimento. Segundo Franco Melo, dono da fazenda, a gestação da vaca não apresentou anormalidades, e ela está bem. "Foi muito assustador", disse o fazendeiro. De acordo com o veterinário Salvador Junior, esse foi um caso em que ocoreu algum problema na gestação de gêmeos siameses. O bezerro nasceu com duas cabeças, pois houve uma fusão de dois animais em um só", disse. Ainda de acordo com Salvador Junior, as chances de sobrevivência de animais siameses é de um parto a cada 100 mil.



Novo protesto contra a Embasa: moradora do Brisa I afirma que está sendo injustiçada

A moradora Eliana Dias afirma que está sendo injustiçada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Embasa vem sendo uma das empresas campeãs de reclamações em Brumado, especialmente na questão do valor das contas. O 97NEWS já veiculou vários registros nesse sentido e, novamente, um novo caso chegou à nossa redação, sendo de mais uma moradora do Conjunto Residencial Brisa I. Segundo relatou a moradora Eliana da Silva Dias (40), as suas contas de água tem vindo em torno de R$ 200,00 o que é um valor muito alto para quem mora numa casa pequena. O fornecimento foi cortado novamente e ela teve que fazer uma campanha de arrecadação junto a amigos e vizinhos para pagar as 3 contas atrasadas que chegaram à casa dos R$ 700,00. “Como que pode vir um valor desses aqui em casa, sendo que em alguns vizinhos a conta é em torno dos R$ 30,00. Eu não consigo entender uma coisa dessas, alguém pode me explicar?”, indagou a moradora. Analisando a sua conta uma coisa chamou a atenção que foi a taxa de esgoto que é de R$ 60,00, um valor alto para quem está em estado de vulnerabilidade social. Segundo apuramos, em algumas residências a taxa é cobrada em outras não, pois, segundo a Embasa, algumas estão ligadas na rede da empresa, que tem coleta de esgoto e outras estão ligadas na rede pluvial do município. Para finalizar a moradora ainda descreveu que “já fui no Pequenas Causas e eles me instruíram a fazer um acordo, mas como posso fazer um acordo com esses valores tão altos, pois eu não tenho lava-jato em casa. Realmente é muito difícil de entender e só pode dizer que estou sendo injustiçada”.

As contas em sua residência têm vindo em torno de R$ 200,00 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: PF deflagra 2 operações contra empresários envolvidos em fraude de R$ 34 milhões; suspeitos recebiam Bolsa Família

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), duas operações simultâneas com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas especializadas em fraudar licitações e desviar recursos públicos que atuavam em diversos municípios da região sul da Bahia. O órgão apura fraude de R$ 34 milhões de empresários que eram beneficiários do Bolsa Família. Conforme o órgão, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão. Os mandados das operações, intiuladas de Sombra e Escuridão e Elymas Magus, de acordo com a PF, são cumpridos em cidades como Aurelino Leal, Camamu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Ituberá, Santo Antônio de Jesus, Ubaitaba e Ubatã. Os suspeitos, segundo a PF, teriam participado de licitações e recebido pagamentos de diversos municípios – em contratos de obras, locação de veículos e transporte escolar – e ainda eram beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Através dos levantamentos realizados, com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) e também da Controladoria Geral da União – CGU, segundo a PF, foi possível comprovar que as empresas não possuíam a mínima capacidade para a execução dos serviços e obras contratadas, os quais eram terceirizados mediante a cobrança de um percentual sobre o valor pago pelas prefeituras. Muitas dessas obras não foram concluídas, a exemplo de creches, unidades básicas de saúde e quadras de esportes.

Foto: Divulgação l PF

Segundo o G1, foi possível identificar, também, que uma outra organização criminosa, com liderança e integrantes diversos, agia em conluio com a primeira, para, da mesma forma, fraudar licitações em prefeituras do interior do estado, disse a PF. A descoberta deu origem à segunda operação, Elymas Magus, na qual se verificou que essa outra organização atuava de forma a “tumultuar” os processos licitatórios, ora participando dos certames para exigir propina das empresas concorrentes para que desistisse, ora fazendo ajustes prévios e combinações para vencer as licitações e posteriormente abandonar os contratos. Conforme apurado pela CGU, os valores repassados pelas prefeituras às empresas investigadas entre 2015 e 2017 chegam a R$ 34 milhões. Os investigados, informou a PF, responderão pelos crimes de participação em organização criminosa, fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva e corrupção ativa. A PF disse que a Operação Sombra e Escuridão foi assim batizada "em uma alusão aos leões de Tsavo, os quais teriam aterrorizado os operários de uma ferrovia que estava sendo construída na região de mesmo nome, no Quênia, atrasando sobremaneira a conclusão da obra e, por conseguinte, o desenvolvimento de toda a região". Já a Elymas Magus, por sua vez, significa “feiticeiro” em latim e o nome foi escolhido, segundo a PF, "porque o líder da organização criminosa agia como um ilusionista, fraudando licitações e tumultuando os processos com a utilização de pelo menos dez empresas".