Moradores da Travessa dos Namorados insatisfeitos com a ação da prefeitura em reduzir meio metro de praça

Operários iniciaram a obra de redução na manhã desta terça-feira (06) | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

O desenvolvimento estrutural de uma cidade passa sempre por modificações, muitas das quais, no momento, geralmente desagradam a população, que não consegue fazer uma projeção progressista para diversas ações que são implementadas, muitas vezes debaixo de muita reclamação. Foi esse o enredo que aconteceu no final da manhã desta terça-feira (06) na Travessa dos Namorados, localizada no Bairro Baraúnas. Segundo os moradores a prefeitura municipal estaria realizando uma ação arbitrária ao fazer uma obra de redução da praça. Eles alegam que a obra acabará com o lazer do local, onde fica a Igreja São Vicente de Paula. Segundo o morador que se identificou apenas como Paulo, o qual reside no local há cerca de 20 anos, “a prefeitura nunca fez nada aqui e a reforma foi feita pela comunidade e, agora, depois de pronta a obra, está sendo destruída. Isso é revoltante, pois até as crianças ficaram sem espaço para brincar”. Outra reclamação, segundo eles, é que a árvore vai ficar no meio da rua, podendo causar acidentes.

Alguns bancos tiveram que ser retirados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando maiores esclarecimentos sobre a situação, obtivemos informações seguras que o prefeito Eduardo Vasconcelos esteve no local e recebeu o consenso da direção da referida igreja que entendeu que a obra não estava de acordo com as normas estruturais vigentes e que somente alguns moradores estavam protestando, sendo que a motivação seria muito pequena, pois na verdade está sendo retirado somente meio metro da praça. O objetivo da ação é justamente fazer valer a lei vigente em todo o Brasil em que toda a rua tem que ter no mínimo 7 metros de largura, o que não acontecia no local.  Então, a administração municipal estaria somente valer a lei e, numa análise mais ampla da situação, meio metro não impedirá o lazer na praça, já que o espaço é maior como dá para se notar nas fotos. A medida será efetivada em toda a cidade, pois para que o macro projeto de urbanização da cidade de Brumado, que preconiza todas as vias públicas pavimentadas, seja operacionalizado é necessária essa medida de observar o mínimo de 7 metros para as ruas. Então, novas situações como essas poderão ocorrer, mas, mesmo que não haja o entendimento momentâneo, o futuro mostrará que a ação foi em nome do progresso da cidade, pois cidades que conseguiram manter as suas vielas têm que ter o devido tombamento histórico, o que não seria ainda o caso de Brumado.

Por esse ângulo dá para se visualizar bem a redução que visa deixar a rua com 7 metros de largura (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)