Equipes técnicas da Sema, Cerb e CAR visitam Brumado para a etapa de manutenção e monitoramento dos sistemas de dessalinização

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Do dia 25 de outubro até 10 de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza Encontros Regionais para Monitoramento e Manutenção do Programa Água Doce (PAD) na Bahia. As atividades acontecem nos municípios de Brumado, Serrinha, Juazeiro, Jacobina e Jeremoaba, onde técnicos da Sema, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) escutam as comunidades beneficiadas para avaliar a situação das obras civis, dos sistemas de dessalinização e dos arranjos institucionais e acordos de gestão. O PAD é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenado na Bahia pela Sema e executado pela Cerb/SIHS. A Sema assinou contrato de R$ 7,7 milhões com a CAR para prestar o serviço técnico de monitoramento e manutenção dos sistemas de dessalinização em 295 localidades da região semiárida do Estado da Bahia, sendo 145 da primeira etapa e 150 da segunda etapa, ainda em implantação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A atividade de monitoramento inclui os componentes Mobilização social (revisão dos acordos de gestão junto às comunidades), Obra civil (avaliação das condições e manutenção da infraestrutura civil) e Equipamento de dessalinização (manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos). A cada etapa, a metodologia prevê três momentos: diagnósticos nas localidades e elaboração os projetos executivos dos sistemas de dessalinização; implantação dos sistemas de dessalinização, através das obras civis e instalação dos dessalinizadores, da construção dos acordos de gestão compartilhada e das oficinas do componente sustentabilidade ambiental; e o monitoramento e manutenção dos sistemas, incluindo todos os componentes técnicos do PAD (obras civis, mobilização social e sustentabilidade ambiental).