ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação

Brumado: Ambulância atropela e mata cavalo na BA-262

36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar

Dr. Igor Malaquias foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Bahia: Governador anuncia redução de 3 mil para 1,5 mil pessoas em eventos

Brumado: Presidente da Câmara testa positivo para Covid pela 3ª vez

Policiais civis aprovam estado de greve na Bahia

Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é hackeado

Prefeitura de Brumado vai iniciar reformas em casas atingidas pelas chuvas

Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Rio do Pires

Turismo nacional fechou novembro com faturamento de R$ 14,7 bilhões

Casal com criança de colo é flagrado com 14 kg de maconha e cocaína na Bahia

Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima segunda

Faustão é diagnosticado com Covid-19 e programa é suspenso na Band

Você sente muita fome a noite? Nutricionista da Clínica Mais Vida explica os motivos e o que fazer para diminuir



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2013"

Brumado: Ventania forte arranca telhados de várias casas no Bairro Jardim de Alá

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A tarde de quarta-feira (13/11), por volta das 14:30hs, foi de desespero para moradores do bairro Jardim de Alá. Uma ventania muito forte arrancou os telhados de algumas casas. O resultado foi um enorme susto e muito prejuízo. Segundo a aposentada Maria de castro Leite, 66 anos, que teve o telhado da casa arrancado, “eu estava sozinha em casa, quando começou um barulhão, só vi telhado voando, o susto foi grande, achei que minha casa ia abaixo, graças a Deus só durou alguns segundos”.

A casa vizinha de D. Maria também teve o teto arrancado com a intensidade dos ventos.

Na comunidade, ninguém sabe dizer exatamente quantas casas foram atingidas.



Médicos alertam mulheres para vacinas que podem evitar o câncer de útero

Ginecologistas alertam que vacina contra o HPV em meninas a partir de nove anos e mulheres adultas até 55 anos ou mais pode evitar o câncer do colo do útero, o segundo tipo de câncer mais prevalente no Brasil e que a cada ano faz  mais de quatro mil vítimas fatais. A importância de determinadas vacinas na mulher adulta e outros relevantes temas estão sendo debatidos durante o 55º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, que iniciou ontem e encerra sábado (16), no Centro de Convenções da Bahia, promovido pela Sociedade de Ginecologia da Bahia (Sogiba). De acordo com a médica Nilma Antas Neves, presidente do Comitê de Vacinas da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) deve se ressaltar que para a mulher adulta existe vacinas, as quais deve tomar  e deixar de lado o conceito de que vacina é só para criança e uma mulher não precisa. “O principal alerta é de que se não for tomada problemas graves podem ocorrer”, alertou. A ginecologista nomeia as vacinas fundamentais para mulheres: a vacina mais indicada de HPV, doença sexualmente transmissível , pode ser aplicada “a partir dos 9 anos de idade  e não tem limite superior, até mais de 55 anos”, argumentou a especialista, acrescentando que o principal foco desta vacina é de que as mulheres antes e depois de  terem relação sexual podem se prevenir de doenças que podem adquirir no decorrer de relacionamentos.A especialista explica que com a mudança do comportamento sexual tem ocorrido alta prevalência de infecção por HPV em mulheres na fase madura, por isso, a imunização é tão importante.  Ela esclarece que a vacina é importante mesmo para as mulheres que já tiveram relação sexual, pois elas  vão se proteger dos tipos para os quais ainda não foram infectadas e prevenir a reinfecção dos tipos que já estiveram expostas. O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. 

A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. No Brasil é o segundo câncer  prevalente e que a cada ano faz  mais de quatro mil vítimas fatais. Outra vacina importante é a da Hepatite B, que é transmitida pela relação sexual e objetos contaminados como alicates de unha. “Esta doença pode levar ao câncer de fígado”, adverte a médica. A especialista acrescenta duas vacinas fundamentais para a gestante: contra gripe e coqueluche. Esta última, caso não o faça “a mulher pode levar à morte o recém-nascido “. Ela destaca que a vacinação é importante em todas as fases da vida, mas antes da gestação ela tem  valor especial, já que algumas doenças podem ser transmitidas da mãe para o feto ou recém-nascido, como é o caso da coqueluche, que tem apresentado um aumento acentuado no número de mortes em recém-nascidos em todo o mundo. Neste caso, a vacina tríplice bacteriana previne que a mãe contraia a coqueluche e a transmita ao bebê. Também há outras vacinas importantes para a mulher como a contra a meningite Meningocócica e Hepatite A. 

Por: Tribuna

CONTINUE LENDO


Brumado: Bandidos continuam desafiando a polícia e mais um correspondente bancário é assaltado

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Mais um correspondente bancário assaltado, o fato aconteceu nesta quarta-feira (13/11), na Rua Osvaldo Cruz, no centro da cidade. Segundo relatos da funcionária do correspondente da Caixa Econômica, por volta das 16hs um homem entrou no estabelecimento portando uma arama e anunciou o assalto, como não havia dinheiro o indivíduo pegou um notebook, e ao sair ameaçou as funcionárias, pedindo que não avisassem a polícia.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia que seguirá com investigação para tentar chegar a autoria do crime.



Brumado: PSF do Bairro São Félix promove palestra sobre câncer de próstata

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta quarta-feira (13/11), no PSF Dr. Arlindo Magno Stanchi, do Bairro São Félix, aconteceu uma palestra de prevenção ao câncer de próstata, visando a saúde do homem.

Agentes de saúde saíram pelo bairro divulgando sobre a Campanha Novembro Azul e convidando homens acima dos 45anos para comparecerem a unidade de saúde para palestra sobre o tema. Mais de cinquenta compareceram para ouvir o médico que abordou o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo Dr. Lívio Almeida, médico do PSF, a maioria dos homens não faz o exame por conta do preconceito que ronda o temido exame de toque, que é essencial para a prevenção do câncer de próstata.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele).  O homem deve começar a se preocupar a partir dos 45 anos.
O  exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
 



Ministros do STF decidem pela prisão de Dirceu e os demais réus condenados

Os ministros do  Supremo Tribunal Federal (STF)  decidiram nesta quarta-feira (13), por maioria (seis votos a cinco), pela execução imediata da pena imposta a vários condenados no processo do mensalão, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; o ex-presidente do PT e deputado licenciado José Genoino; o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o operador do mensalão, Marcos Valério.

Após muita discussão e dúvidas entre os próprios ministros, o Supremo entendeu que os réus terão de iniciar o cumprimento da pena pelos crimes dos quais não recorreram por meio dos embargos infringentes (recursos ao qual têm direito réus que obtiveram pelo menos quatro votos favoráveis nas condenações). Os infringentes só serão julgados no ano que vem.

A decisão foi tomada em questão de ordem apresentada pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, que sugeriu que 22 dos 25 condenados passassem a cumprir as penas de prisão ou prestação de serviços. Outros quatro ministros concordaram com essa tese, mas outros seis consideraram que não pode ser executada a pena referente a crime que ainda é motivo de questionamento.

Pelo menos 16 condenados terão de cumprir a pena de imediato: os sete que não entraram com embargos infringentes em nenhum dos crimes pelos quais foram condenados, além dos que usaram os infringentes para questionar somente parte das penas.

O Supremo terá agora de contabilizar quais foram os réus que deixaram de questionar punições por meio dos infringentes.

Assim, se um réu recebeu menos de quatro votos favoráveis e mesmo assim resolveu apresentar embargos infringentes, ele não poderá ser preso pelo crime que questionou no recurso. Isso porque o Supremo entendeu que quem tem recurso pendente de julgamento em determinado crime não pode começar a cumprir a pena.

Se um réu deixou de questionar alguma das condenações, terá de iniciar o cumprimento da pena por aquele crime.

Ao final do julgamento, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que somente "cerca de três ou quatro" dos 25 condenados não iniciarão de imediato o cumprimento da pena.

Perguntado se o ex-ministro José Dirceu teria de começar a cumprir a pena desde já – uma vez que questionou por meio de embargos infringentes somente a condenação por formação de quadrilha e não a condenação por corrupção ativa – o ministro respondeu: "Certamente sim".

Barroso explicou ainda que a decisão sobre a expedição dos mandados de prisão ficará a cargo do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. A assessoria de imprensa do Supremo informou que nesta quinta-feira será feita uma verificação de quantos condenados terão de iniciar o cumprimento das penas imediatamente e quantos aguardarão em liberdade o julgamento dos embargos infringentes. Só depois disso serão expedidos mandados de prisão.

CONTINUE LENDO


Estudante de Macarani, morre em briga dentro da escola

Foto: Macarani Urgente

Um adolescente de 15 anos morreu e um jovem ficou ferido durante briga em uma escola no município de Macarani, no Sudoeste Baiano, na noite de terça-feira (12). De acordo com informações da polícia, Honório Sá Barreto, de 15 anos, foi esfaqueado no pescoço e na coxa. O adolescente morreu dentro da Escola Estadual Normal São Pedro. O amigo da vítima, Max William Alves Batista dos Santos, 19, foi ferido na perna, mas não corre risco de morrer. O adolescente, o jovem e mais dois colegas entraram no colégio para agredir o estudante Wallas Silva Fernandes Lima, de 20 anos. O jovem reagiu e acabou ferindo o adolescente e o amigo. Ainda segundo a polícia, o grupo aproveitou a realização de uma feira cultural aberta ao público, realizada na escola, para entrar no local onde Lima estuda. O jovem de 20 anos vinha sendo perseguido pelo grupo há dois dias, após uma briga. O aluno compareceu espontaneamente à delegacia da cidade, nesta quarta-feira (13), acompanhado de familiares. Sem passagens pela polícia, o jovem foi ouvido e, antes de ser liberado, indiciado por homicídio e tentativa de homicídio. A polícia apura quem levou a faca utilizada nos crimes para o colégio. Caso fique provado que o grupo portava a arma, Max e o outro adolescente podem responder por ameaça e tentativa de homicídio.



Filho de vereadora é executado em Barreiras

Foto: Divulgação

Caio Crisostomo Macêdo Antônio, de 18 anos, foi executado em frente à residência de um amigo, na tarde de quarta-feira (13), na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia. De acordo com informações da polícia, dois homens chegaram em uma moto, estacionaram próximo ao local e o carona se aproximou, sacou uma pistola ponto 40 e efetuou vários disparos contra as vítimas. Caio é filho da vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB). Alvejado com pelo menos oito tiros, o jovem não teve tempo de reagir e morreu na calçada ao lado do veículo. Já o amigo que o acompanhava foi encaminhado para o Hospital do Oeste, onde permanece internado. De acordo com a unidade de saúde ele foi atingido por um tiro no nádega e deverá passar por cirurgia para a retirada do projétil. Testemunhas informaram que após o assassinato, o autor retirou o capacete da cabeça e fotografou o corpo usando um aparelho celular, e logo em seguida, fugiu na garupa da moto. A Polícia Militar fez ronda na área tentando localizar os criminosos, mas não obteve êxito. No bolso de Caio a polícia encontrou R$ 11.470,00. O delegado Francisco Carlos de Sá investiga a motivação assim como a autoria do crime. O corpo e um aparelho celular que ele usava foram encaminhados para exames do Departamento de Polícia Técnica (DPT), no Complexo Policial de Barreiras.



José Dirceu esfria a cabeça em Itacaré

Foto: Divulgação

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) definia o destino de 21 dos acusados no processo do mensalão, o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado no processo por formação de quadrilha, esfriava a cabeça em Itacaré, no sul baiano. Na sessão desta quarta (13), na qual foi decidida a prisão imediata de parte dos condenados no esquema de corrupção, o petista ganhou o direito de apresentar embargos infringentes – apesar da primeira condenação, ele será julgado novamente pelo crime. O político chegou em Itacaré na última segunda-feira (11) e deve ficar até o feriado da Proclamação da República (15) – data comemorativa para lembrar a destituição do imperador dom Pedro II e a instauração da forma republicana federativa presidencialista. O local onde Dirceu está com a família abriga hotéis de luxo e residências de alto padrão. A única forma de acesso é por uma rodovia estadual e para chegar à localidade é preciso atravessar um ramal de estrada de chão batido por onde circulam apenas pessoas autorizadas. Ninguém entra no local sem passar pelos seguranças. As praias são praticamente privativas e a região é protegida por reservas de mata atlântica e é praticamente impossível se chegar pela areia.

Por: Bahia Notícias



Brumado: Caminhão carregado de maracujá tomba na BR-030

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um caminhão carregado com maracujá tombou na madrugada desta quinta-feira(14)na BR-030 nas proximidades da Cimpor (fábrica de cimentos). Segundo a Policia Rodoviária Federal,  o motorista perdeu o controle do veiculo, quando um outro carro trafegava em sentido contrário com os faróis altos, dificultando a visibilidade, e numa curva o condutor perdeu o controle do veículo que veio a tombar. Mesmo com a gravidade do acidente, o motorista não sofreu ferimentos.
.



Brumado: Vem ai a 1ª Cavalgada da Solidariedade

No dia 15 de dezembro em Brumado acontece a 1ª Cavalgada da Solidariedade. O evento será realizado na Apae, em Brumado, e as camisas já estão á venda por R$20  e mais um quilo de alimento não perecível.

Participe deste evento beneficente e ainda se divirta ao som de  Serginho Cardoso e Bonde Apaixonado. 

Mais Informações pelo (77) 9968-2527.



Everaldo é eleito presidente do PT da Bahia

O petista Everaldo Anunciação foi eleito o novo presidente estadual da legenda com 74,45% dos votos, segundo a direção do PT baiano. O resultado final confirmou as expectativas anteriores ao pleito, de uma vitória com mais de 70%. O percentual assemelha-se ao conseguido por Jonas Paulo na última eleição para a presidência da sigla na Bahia, em 2009. O segundo colocado no pleito deste ano foi Ernesto Marques, ex-assessor do governador Jaques Wagner, com 20,1% dos votos. O jornalista atuou no processo como principal opositor da gestão de Jonas Paulo, considerado por ele um desastre. Em seguida, apareceram Wanderson Pimenta (1,8%), Lourival José (1,66%) e Hipólito Brito (1,41%).



Câmara de Vereadores de Aracatu reprova aquisição de Ambulância para a cidade

Foto: Jornal Relato

A sessão da Câmara de Vereadores de Aracatu do dia 11 de outubro foi marcada pela rejeição de um projeto enviado à Câmara pelo atual Prefeito Sérgio Maia. O projeto autorizava a administração municipal a realizar um financiamento oferecido pelo Governo do Estado, através da Desenbahia, para aquisição de uma ambulância, já que foi colocado à disposição dos pequenos municípios o empréstimo em até 48 meses. Como se trata de aquisição de empréstimo pelo município, este só pode ser concretizado com a aprovação da Câmara de Vereadores. Contudo, foi rejeitado por cinco votos a quatro. Os votos contrários foram da base de oposição ao Prefeito Sérgio Maia.



Vitória da Conquista: PRF apreende mais de 2 mil Kg de carne sem refrigeração em caminhão

Foto: Divulgação

O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 2.500 kg de carne sendo transportadas irregularmente em um caminhão na manhã desta terça-feira (12), na BR 116, no município de Vitória da Conquista.  No compartimento de carga do veículo, que tinha placas do Estado de Minas Gerais, os policiais encontraram, cortes de frango e salsicha, sem sistema de refrigeração, o que poderia vir a comprometer a saúde pública caso fossem ingeridos. A abordagem ao veículo ocorreu no KM 866 da rodovia. A mercadoria apreendida foi encaminhada a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB) para incineração. 



Mesmo com candidato único a Presidente e chapa de unidade, o PED em Brumado teve clima de disputa

Contando com um único candidato a Presidente e uma chapa de unidade, o PED em Brumado teve disputas. Cada um dos 152 eleitores que compareceram às urnas teve o voto disputado por diferentes correntes e tendências internas, uma vez que na cédula de votação que os petistas de Brumado tiveram de escolher seus votos constavam 6 candidatos a Presidente Nacional, 8 chapas de diretório nacional, 5 candidatos a Presidente Estadual e 5 chapas de diretório estadual.

A força representada pela ex-deputada Marizete Pereira e o ex-vice-governador Edmundo Pereira teve na figura do ex-vice-prefeito José Luiz Ataíde o maior articulador no PED, acompanhando as candidaturas defendidas pelo deputado Waldenor Pereira e o coletivo Reencantar, grupo político do Chefe-da-Casa Civil do Governo Wagner, Rui Costa. O grupo apoiava a candidatura de Everaldo Anunciação para a presidência estadual do PT e Paulo Teixeira para a presidência nacional do PT.

Os demais petistas estavam divididos entre as candidaturas de Rui Falcão, Valter Pomar e Markus Sokol para Presidente Nacional do PT, e Ernesto Marques e Lourival Tranquilo para Presidente Estadual do PT. Ernesto, apoiado por um coletivo de petistas históricos, levou a melhor em Brumado, com cerca de 54% dos votos válidos, seguido por Everaldo Anunciação, com 42% dos votos válidos. A chapa estadual apoiada por Ernesto venceu em Brumado com 50% dos votos válidos e a chapa nacional “Partido é Para Todos, na Luta”, que dá suporte a Ernesto Marques e Rui Falcão, foi a mais votada entre os petistas brumadenses, com 47,8% dos votos válidos.

O candidato a Presidente Nacional do PT pela chapa “Mensagem ao Partido”, deputado Paulo Teixeira, foi o mais votado individualmente, com 57 votos. Rui Falcão, atual presidente do PT Nacional, obteve 53 votos, seguido por Valter Pomar, com 22 e Markus Sokol, com 7 votos.

As apurações parciais indicam que Rui Falcão será eleito Presidente Nacional do PT com larga maioria, bem como aponta-se o favoritismo, na Bahia, da candidatura de Everaldo Anunciação, que reuniu o maior arco de alianças entre as correntes internas do PT baiano.



2013 pode ser o 7º ano mais quente desde 1850, aponta agência da ONU

Foto: Divulgação

O ano de 2013 tem tudo para ser considerado pela Organização Meteorológica Mundial como o sétimo mais quente desde 1850, quando foram iniciadas as medições deste tipo pela instituição. De janeiro a setembro, a temperatura global subiu 0,48º C acima da média registrada entre 1961 e 1990. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (13) durante coletiva de imprensa em Varsóvia, na Polônia, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 19. O documento afirma que os nove primeiros meses do ano aparecem, ao lado de 2003, no sétimo lugar entre os mais quentes da história e pode ser considerado um dos dez mais quentes já registrados. Enquanto em 2012 as temperaturas extremas foram registradas nos Estados Unidos, em 2013 o calor foi mais intenso na Austrália. O texto confirmou ainda que nível do mar tem subido, em média, 3,2 mm anualmente desde que as medições por satélite foram iniciadas, em 1993. A taxa é considerada "um novo recorde" pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o relatório, a taxa observada de aumento do nível do mar entre 2001 e 2010 era de 3 mm e a média observada no século passado foi de 1,6 mm de elevação ao ano.

Para Michel Jarraud, secretário-geral da organização, as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono (CO2)  e outros gases de efeito estufa atingiram níveis máximos de emissões em 2012 e “nós esperamos que eles atinjam níveis sem precedentes, mais uma vez, em 2013. Isso significa que estamos comprometidos com um futuro mais quente”, explicou.

Segundo ele, o nível dos oceanos subiu 20 centímetros apenas no século passado “fazendo com que as populações costeiras fiquem mais vulneráveis a tempestades. Vimos isso com consequências trágicas nas Filipinas”, disse o porta-voz da organização meteorológica. Até o início de novembro deste ano, foram registrados 86 ciclones tropicais, de tufões a furacões no Atlântico. O índice se aproxima da média registrada entre 1981 e 2010, quando, anualmente, ocorreram 89 grandes tempestades. Entre as tempestades registradas este ano está o tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas e causou destruição em muitas cidades do país.

CONTINUE LENDO


Jazida de ferro é encontrada em fazenda no município de Itororó

Foto: Divulgação

Uma jazida de ferro foi encontrada na Fazenda Pancadinha, propriedade localizada em uma estrada vicinal nos limites entre Itororó e o distrito de Itati, no sudoeste baiano. Há alguns meses os proprietários foram procurados pelas empresas Bio-Gold e Sondagem Brasileira, após estudos via satélite, que comprovaram a existência de uma jazida na região. A mineradora Bio-Gold foi autorizada a começar os estudos necessários para que se confirme a localização exata, largura, cumprimento e profundidade da jazida. Os técnicos da companhia precisaram abrir estradas para que todo o maquinário conseguisse chegar próximo ao local onde o minério foi encontrado. Homens trabalham na área e já estão na segunda fase do processo de identificação do minério. Ainda não há uma data prevista para o início da extração. Porém, estima-se que isso possa acontecer daqui a cinco anos. Empresas de outros países, como Canadá e China, também estão interessadas em explorar a região, que pode ter uma jazida estimada em quatro mil metros quadrados. 

Por: BN



Incomparável, inconfundível, imperdível, Brumado Indoor 4ª edição

Como nos anos passados, nesta 4ª edição, a produção do Brumado Indoor 2013, na qualidade de Ney Eventos Empreendimentos, mais uma vez estará trazendo para nossa cidade nomes de peso como Saulo, Pablo, Torres da Lapa, DJ Pantera e o DJ Rafa Gouveia. Amantes do Brumado Indoor contarão com uma mega estrutura de som, iluminação de última geração, Boate ao ar livre, Camarote Open Bar e Boate, gente bonita e muita folia. O evento terá início às 16h no espaço de entretenimento  Planet show 2, a sua área top de eventos.

A comissão organizadora do evento avisa aos interessados que a partir de segunda-feira (11/11), os valores dos ingressos sofrerão acréscimo, pois será vendido o segundo lote.



Produzido na Bahia, novo carro mundial da Ford será lançado nesta quarta em Camaçari

O modelo que sucederá o Ecosport como carro global da Ford será apresentado nesta quarta-feira (13), no Polo Industrial Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O projeto do veículo foi anunciado em janeiro de 2012 e desenvolvido no centro de engenharia da montadora na Bahia. A solenidade de lançamento terá participação do governador Jaques Wagner, dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, dos Transportes, Cesar Borges, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, além dos presidentes da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e da Ford do Brasil e América do Sul, Steven Armstrong. Sem revelar maiores detalhes, a assessoria de imprensa da empresa informou apenas que o automóvel é “compacto e totalmente remodelado”. Com a produção do novo modelo, a capacidade da fábrica baiana passará de 250 mil para 300 mil unidades por ano. 

 



Polícia acha material de magia negra ao invés de corpo durante exumação em Mucuri

Foto: Liberdadenews.com.br

A Polícia Civil de Mucuri, no sul da Bahia, acompanhou uma exumação nesta terça-feira (12) e, ao invés de achar o corpo de uma criança, se deparou com materiais semelhantes aos usados em rituais de magia negra. "Dentro, tinha uma galinha preta, três corações bovinos, velas preta e vermelha, uma foto desbotada e uma camisa de algodão com gola redonda, além de uma pimenta", diz o delegado Charlton Fraga, que apura a situação. Ele explica que instaurou inquérito no dia 31 de outubro deste ano para investigar o enterro de uma criança na cidade. Fraga diz que recebeu uma notificação da Justiça pedindo investigação para o caso de uma família que solicitava o atestado de óbito de um bebê, de pouco mais de um ano, que já tinha sido enterrado. A polícia investiga se a criança existe ou foi inventada.

"A mãe e avó da criança fictícia procuraram o coveiro para fazer sepultamento. Marcaram e não foram. No outro dia, à noite, quando o coveiro já tinha saído, fizeram o enterro. Daí o coveiro foi cobrar a declaração de óbito e nada. Elas foram ao cartório, mas a criança não tinha a certidão de nascimento. A tabeliã ficou desconfiada por não saber o lugar e a causa da morte, fez um relatório e mandou para a juíza, que me repassou e eu instaurei inquérito", explica o delegado. O coveiro e o administrador do cemitério já foram interrogados. Na quarta-feira (13), o delegado pretende ouvir as duas mulheres. "Em conversas preliminares com a mãe da criança, ela afirma que a criança existe. Não sei se inventaram a história para justificar o feitiço", avalia. Fraga diz que precisa descobrir se a criança existe ou não. "Se não existir, a mãe responde por registro de nascimento inexistente. Se existe, preciso saber onde está e se está viva", aponta.

Por:G1



Brumado: Distribuidora de bebida é assaltada em plena luz do dia no Bairro São Félix

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta tarde de terça-feira (12/11), uma distribuidora de bebidas localizada no Bairro São Félix, foi vítima de assalto com arma de fogo.

Segundo informações, um homem alto aparentando ter 25 anos entrou no estabelecimento portando uma arma de fogo, agindo com violência ameaçou as pessoas que estavam no local, e sempre exigindo que lhe entregassem todo dinheiro. No momento que o dono da distribuidora foi entregar o valor, um cliente tentou correr para os fundos do estabelecimento, então o assaltante atirou na direção do homem, que conseguiu se esconder atrás de umas caixas de cerveja.

Posteriormente o bandido evadiu-se do local, levando o dinheiro que tinha no caixa e tomou rumo ignorado. A polícia foi acionada, e fez buscas pelo local, porém o suspeito não foi encontrado.