Brumado: PSF do Bairro São Félix promove palestra sobre câncer de próstata

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta quarta-feira (13/11), no PSF Dr. Arlindo Magno Stanchi, do Bairro São Félix, aconteceu uma palestra de prevenção ao câncer de próstata, visando a saúde do homem.

Agentes de saúde saíram pelo bairro divulgando sobre a Campanha Novembro Azul e convidando homens acima dos 45anos para comparecerem a unidade de saúde para palestra sobre o tema. Mais de cinquenta compareceram para ouvir o médico que abordou o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo Dr. Lívio Almeida, médico do PSF, a maioria dos homens não faz o exame por conta do preconceito que ronda o temido exame de toque, que é essencial para a prevenção do câncer de próstata.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele).  O homem deve começar a se preocupar a partir dos 45 anos.
O  exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.