ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Mesmo com candidato único a Presidente e chapa de unidade, o PED em Brumado teve clima de disputa

Contando com um único candidato a Presidente e uma chapa de unidade, o PED em Brumado teve disputas. Cada um dos 152 eleitores que compareceram às urnas teve o voto disputado por diferentes correntes e tendências internas, uma vez que na cédula de votação que os petistas de Brumado tiveram de escolher seus votos constavam 6 candidatos a Presidente Nacional, 8 chapas de diretório nacional, 5 candidatos a Presidente Estadual e 5 chapas de diretório estadual.

A força representada pela ex-deputada Marizete Pereira e o ex-vice-governador Edmundo Pereira teve na figura do ex-vice-prefeito José Luiz Ataíde o maior articulador no PED, acompanhando as candidaturas defendidas pelo deputado Waldenor Pereira e o coletivo Reencantar, grupo político do Chefe-da-Casa Civil do Governo Wagner, Rui Costa. O grupo apoiava a candidatura de Everaldo Anunciação para a presidência estadual do PT e Paulo Teixeira para a presidência nacional do PT.

Os demais petistas estavam divididos entre as candidaturas de Rui Falcão, Valter Pomar e Markus Sokol para Presidente Nacional do PT, e Ernesto Marques e Lourival Tranquilo para Presidente Estadual do PT. Ernesto, apoiado por um coletivo de petistas históricos, levou a melhor em Brumado, com cerca de 54% dos votos válidos, seguido por Everaldo Anunciação, com 42% dos votos válidos. A chapa estadual apoiada por Ernesto venceu em Brumado com 50% dos votos válidos e a chapa nacional “Partido é Para Todos, na Luta”, que dá suporte a Ernesto Marques e Rui Falcão, foi a mais votada entre os petistas brumadenses, com 47,8% dos votos válidos.

O candidato a Presidente Nacional do PT pela chapa “Mensagem ao Partido”, deputado Paulo Teixeira, foi o mais votado individualmente, com 57 votos. Rui Falcão, atual presidente do PT Nacional, obteve 53 votos, seguido por Valter Pomar, com 22 e Markus Sokol, com 7 votos.

As apurações parciais indicam que Rui Falcão será eleito Presidente Nacional do PT com larga maioria, bem como aponta-se o favoritismo, na Bahia, da candidatura de Everaldo Anunciação, que reuniu o maior arco de alianças entre as correntes internas do PT baiano.



Comentários

  • Joilson Bergher

    "No Partido dos Trabalhadores a discórdia política é que dá vida a essa partido mas é inegável sua seriedade, autenticidade de base e independência, pois além de não aceitar alianças contrárias aos seus princípios, seus integrantes repudia os demais partidos por esta prática nefasta."

Deixe seu comentário