ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2021"

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira (15) a redução do intervalo da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca de 12 semanas para oito semanas. Com isso, fica a cargo dos municípios o ajuste dos calendários de segunda dose a partir da disponibilidade do imunizante. Segundo a pasta, foram enviadas doses para concluir o ciclo vacinal de todas as vacinas ofertadas em todo o país. No total, foram disponibilizadas a estados e municípios 310 milhões de doses. Tiveram o ciclo vacinal concluído até esta sexta-feira 103,7 milhões de pessoas. A população vacinável, com 12 anos ou mais no país, soma 180 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, a nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19 envolve a conclusão do ciclo vacinal de quem recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer e as doses de reforço para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Um desafio dentro dessa fase é regularizar a situação de quem tomou somente a primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, 19,3 milhões de pessoas estão com a dose atrasada para a conclusão do esquema vacinal.



Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), assume o governo estadual neste sábado (15), devido às viagens do governador Rui Costa (PT) e seu vice, João Leão (PP), ao exterior. Menezes deve permanecer interinamente no cargo até no máximo o dia 29, quando Rui retorna à Bahia. O governador viajou na sexta-feira (15). Segundo informações, dois de seus destinos devem ser Emirados Árabes Unidos e Casaquistão. Nos Emirados Árabes, a intenção é que o governador se reúna com a diretoria do fundo árabe que comprou a Refinaria Landulpho Alves da Petrobras. Já o vice-governador, que estará em Portugal e na França entre os próximos dias 17 e 31 de outubro, em uma missão internacional que visa atrair novos investimentos para a Bahia, com foco na produção de vinhos.



MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, da cidade de Guanambi, pertence a esposa do atual secretário de planejamento da cidade, o que contraria um dos artigos da Licitação, e os princípios da moralidade, impessoalidade e isonomia. Diante disto, o órgão recomendou que a gestão anule a locação do imóvel. A promotora Tatyane Miranda Caires recomendou que a anulação seja imediata. "A Lei de Licitações proíbe a participação em licitação de servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação, vedando, portanto, a participação de agentes políticos, tais como chefes do Poder Executivo, os seus secretários municipais, além dos membros do Poder Legislativo", disse. Ainda de acordo com a promotora, a vedação da legislação abrange "quaisquer situações onde haja conflitos de interesses e, nesse caso, o Secretário Municipal, beneficiário também da contratação, participa ativamente das decisões políticas da gestão, cabendo-lhe, inclusive, acompanhar e controlar a execução de contratos e convênios celebrados pelo Município, além de estudar e analisar o funcionamento e organização dos serviços da Prefeitura". No documento, o MP recomenda ainda que a cidade se abstenha de realizar novas contratações diretas quando se tratar de locação de imóvel pertencente a servidor público, agente político ou não, ainda que por meio de parentes (cônjuge/companheiro, parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau). 



Brumado tem 100,3% de doses aplicadas na população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com 10.382.125 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.54% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. Cerca de 6.250.392 pessoas estão imunizadas com as duas doses ou a dose única, ou seja, 49% do público alvo, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

 

 

Foto: Reprodução

Em Brumado, 51.264 receberam a primeira dose ou dose única da vacina, o que corresponde a 100,3% da população acima de 12 anos, conforme dados Secretaria de Saúde do Estado. Já a segunda dose foi aplicada em 73,9% da população.



Bahia: Menino de 11 anos cria simulador para jogos de celular com materiais recicláveis

Foto: Reprodução l TV Subaé

Um garoto de 11 anos, é visto pelos pais, Jutay Bispo e Gisleide Brito, como um pequeno inventor. Isso porque Jhonatan Brito, filho do casal, criou um simulador para jogos de celular utilizando materiais recicláveis. Ele e a família moram na zona rural de Antônio Cardoso, a cerca de 189 quilômetros de Salvador. "Usei um cabo de vassoura, parafusos, papelão e barbante. Você encaixa o celular nele e vira o volante, que no jogo vira também", explica o menino. Antes da invenção, Jhonatan jogava com o celular nas mãos, no entanto, o menino sentia cãibras com frequência devido ao tipo de jogo. O simulador não foi a primeira experiência do pequeno inventor. Segundo a mãe, Gisleide Brito, o menino costuma fazer brinquedos com materiais como latas de alumínio, palitos de churrasco, papelão, entre outros. "Desde pequeno que ele pega as coisas e começa a fazer [os brinquedos]. No início eu não gostava, porque era muita bagunça, mas com o tempo eu fui deixando. Aí veio a pandemia, ele ficou fora da escola e começou a pegar as latinhas para fazer [brinquedos]", afirmou a mãe de Jhonatan ao site G1.

Foto: Reprodução l G1

Segundo Gisleide, as criações do menino ganharam as redes sociais. Ele criou um perfil em uma rede social e começou a postar fotos das invenções. "A gente começou a postar [na internet] e o pessoal gostou", disse a mãe. Conforme o G1, uma tia viu uma das publicações e decidiu comprar o brinquedo. "Eu fiz, tirei foto e postei. Aí minha tia pediu e meu pai levou. Com o dinheiro eu comprei mais materiais", disse o menino. A mãe do garoto ainda acompanha de perto as produções por segurança, já que ele faz uso de tesouras e alicates. Além disso, ela comprou materiais de proteção. "Comprei luva para ele não cortar a mão, porque ele já se machucou, cortando a mão", explicou. Para o pai, o pequeno é sinônimo de orgulho e felicidade. "Eu fico muito feliz, por ver a idade que ele tem. Quando vou trabalhar que chego, encontro muita coisa diferente que ele faz", disse orgulhoso.



SSP-BA recebe empresas para contratação de câmeras corporais

Foto: Divulgação l SSP/BA

Representantes de cinco empresas especializadas em tecnologia participaram, na manhã desta sexta-feira (15), de uma audiência pública realizada para apresentar as especificações dos equipamentos e serviços de contratação das câmeras corporais acopladas às fardas para serem utilizadas pelos diversos profissionais das forças da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O evento, realizado no auditório do Centro de Operações e Inteligência - 2 Julho, no Cab, contou com a participação de integrantes do Ministério Público, Casa Civil, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado e Secretaria da Fazenda. Estavam presentes Darla, Huawei, Reitera, Motorola, Axon, além da participação da sociedade civil. O coronel Renato, superintendente de Telecomunicações da SSP, enfatizou que a tecnologia servirá para a proteção de todos, policiais e população. " O mecanismo permite um controle das ações, evolução técnicas, auxílio em tempo real, formação de evidências. Essa audiência é uma preocupação da pasta em fazer um processo claro e sólido", concluiu. O projeto passará por novas etapas até ser licitado. Os equipamentos devem ser disponibilizados para os policiais já nos primeiros meses de 2022.



Psicóloga Paula Machado aborda o tema: Sabemos lidar com as perdas?

Foto: Divulgação

O novo cenário mundial, do novo vírus da COVID-19, fez reverberar algo que esteve sempre presente, contudo, um grande tabu: a morte. Entretanto, citarei um ponto mais especifico dessa situação: o luto. E fica a questão do título, se sabemos lidar com as perdas. Talvez, nunca saberemos. A psicóloga Paula Machado observa que as fases do luto são componentes essenciais do processo de aceitação das perdas. É um tanto peculiar como temos consciência da finitude da nossa existência, mas não é costumeiro estar pronto para ela, falar sobre ela... Salienta que as perdas normalmente causam lágrimas, arrependimentos, desespero, e são reações normais, esperadas e necessárias para aliviar a tristeza causada pela morte de alguém querido. Todavia, será que elas seriam mais brandas se houvesse a compreensão e a aceitação da morte? A psicóloga alerta que o processo de luto ainda é um tabu. Ele é um processo que se inicia a partir da perda de uma pessoa querida ou de algo querido (lembrando que luto é uma ruptura, um fim com algo que direcionamos amor/apego). A pessoa enlutada entra em um estado de recolhimento, onde passa por uma trajetória emocional complexa, logo após a perda. 

Durante esse tempo, é comum que a pessoa enlutada aparente estar sempre triste, tenha crises de choro, se recuse a sair de casa e perca o interesse em atividades que antes amava. Da mesma forma, ela pode alimentar um conjunto de emoções e expressá-las de maneira que nem sempre são racionais, tais como: culpa, frustração, irritabilidade, desânimo, angústia, medo e desespero. Importante saber que as fases do luto não são vividas linearmente, cada indivíduo passa por essa experiência de modo singular. Não há regras para viver o luto. É comum ter negação, normalmente, a reação imediata ao ouvir a notícia da morte de alguém amado é rejeitá-la. A pessoa enlutada não acredita nem quer tentar acreditar na possibilidade de ter perdido um ente querido, então, rejeita a própria realidade. Tem um caráter de protegê-la de uma verdade inconveniente. Paula Machado pontua que o sujeito pode ser acometido por um grande sofrimento, o qual pode se prolongar por semanas ou meses. A pessoa enlutada chora, repensa as suas decisões e experiências de vida, se isola de familiares e amigos, podendo desenvolver um transtorno de depressão profundo e não conseguir chegar ao estágio de aceitação da morte. E é neste momento que a pessoa enlutada compreende a sua nova realidade, constituída pela ausência de quem partiu. Aceitar a perda não significa seguir a vida como se a pessoa amada nunca tivesse existido, não é esquecer os momentos partilhados e nem enterrar lembranças calorosas em um canto da mente. Portanto, aceitar significa conviver pacificamente com a perda. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

CONTINUE LENDO


Brumado: Um ano depois, 'funileiro' termina veículo inspirado no modelo WT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde a infância, o funileiro Wilson Teixeira Santos, 60 anos, criava miniatura de carros antigos. Mas, o seu maior sonho era transformar as miniaturas em tamanho real. E o sonho se tornou realidade. Sem nenhuma formação na área de engenharia mecânica, o funileiro começou em 2020 (veja aqui) um projeto que finalizou em outubro deste ano, ou seja um ano depois. O veículo inspirado no modelo WT, dos anos 1914/1915 foi se desenvolvendo aos poucos. "Meu projeto começou com muita solda, martelo e chapa de aço e hoje, com motor, transmissão e outros acessórios já está pronto", contou. O desafio agora é legalizar o carro para que ele possa dirigir por ai. "Isso se o [Detran] deixar”, disse Santos ao 97NEWS. 

Em 2020 o carro ainda estava em construção - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele contou que para começar a construir o automóvel, comprou o motor de um antigo Chevette, pneus de charrete, e um chassis que serviu de base para o modelo. Segundo o funileiro, que é dono de uma ficina mecânica no centro de Brumado, mesmo que seu modelo não seja 100% perfeito ao modelo WT, seu sonho foi realizado. "Eu não estou levando em conta a aparência da época, os traços faz parte", afirma Teixeira. Com um vermelho reluzente, o dono da réplica, contou que pretende ficar com o carro e não tem intenções de vender. “Minha intenção é legalizar para andar nas ruas de Brumado”, disse.

 

Em outubro deste ano o carro foi finalizado - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Operação Nossa Senhora Aparecida: PRF apreende cerca de R$ 2,5 milhões em drogas nas estradas da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta sexta-feira (15) o balanço da operação realizada durante o último feriadão. Foram mais de 70 kg de crack apreendidos nas estradas e quase 10 kg de cocaína que tinham como destino a cidade de Porto Seguro. A PRF estimou que o valor das apreensões chegaria a R$2,5 milhões. O traficante foi preso em flagrante. A PRF também destacou que 31 pessoas foram detidas por crimes diversos e, ainda, 32 comprimidos de anfetaminas foram apreendidos. Ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao volante, manuseio do aparelho celular enquanto dirige e motociclistas sem capacete foram as outras infrações citadas pela PRF com maior número de incidência durante o feriado. No total, ainda foram recolhidos 315 veículos ao pátio da PRF por diferentes irregularidades.



Brumado: Após bloqueio de moradores, SMTT remove pneus de via no Apertado do Morro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde da última terça-feira (12), uma das principais vias de acesso a comunidade de Lameirão e condomínios particulares em Brumado, foi bloqueada parcialmente com pneus por moradores do bairro Apertado do Morro (veja aqui). Segundo a comunidade, várias reclamações foram feitas aos órgãos competentes sobre a alta velocidade de motociclistas na via, mas de acordo com eles, nada foi feito. Conforme os moradores, as crianças estão sendo impedidas de brincar na localidade por medo de acidentes. "A velocidade que eles [motoqueiros] desenvolve aqui na via é de mais. Agora não, porque o Trânsito e a reportagem está aqui eles passam devagar. Mas assim que vocês saírem eles passam voando", disse um morador da localidade. Conforme o morador, após a terraplanagem das ruas, a situação ficou ainda pior. "Foi bom que tirou os buracos da rua, mas agora eles querem voar quando passam pelo bairro", diz. Outra moradora afirmou ao site 97NEWS que no bairro moram idosos, crianças e pessoas com deficiência física. "A gente já fez vários quebra-molas, a prefeitura vai e remove. Colocamos pneus e agora foi e removeram também, gente tem crianças aqui. Meu neto não podem brincar no parquinho por conta desse motoqueiros aqui", disse Célia. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Diante da situação, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foi até o local e orientou os moradores a realizar um Abaixo Assinado e por meio de ofício, encaminhar ao órgão para que medidas sejam tomadas. "Viemos aqui no local, já conhecemos essa situação dos moradores, mas é preciso que eles se manifestem através de um Abaixo Assinado, porque só a partir dai, vamos desenvolver junta a Prefeitura um projeto para este local", disse Diego Evangelista, superintendente da SMTT. Ainda segundo o superintendente, a manifestação da comunidade é válida, mas existem meios legais. "Hoje nós temos a ouvidoria da SMTT, tem a manifestação via documentos, então só assim para buscarmos uma solução. Nesse momento os pneus vão ser removidos e encaminhados ao pátio do setor de trânsito", concluiu Evangelista.



Bahia: No combate a violência doméstica e tráfico de drogas, Polícia deflagra ação no interior

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) em todo o interior baiano a segunda fase da Operação Unum Corpus (um corpo, em  latim). As ações envolvem todas as 26 Coordenadorias de Polícia. Entre os crimes combatidos estão os contra o patrimônio, os de gênero, além de tráfico de drogas e os chamados violentos letais intencionais. A diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegada Rogéria Araújo, disse que a população pode ajudar através do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP) através do 181, do qual não precisa de identificação do informante. “Com o sentimento de pertencimento e união traduzido no próprio título dessa operação, estamos mais uma vez realizando ações com o objetivo principal de coibir à criminalidade e à violência no interior da Bahia”, afirmou a delegada. A operação mobiliza centenas de policiais no cumprimento dos mandados judiciais.



Brumado: Presidente da Câmara é vítima de fake news e denuncia crime à Polícia Cívil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais uma vez, a atual Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), a "Verimar do Sindicato", foi vítima do machismo estrutural por ocupar o maior cargo na Casa Legislativa do município. Segundo a assessoria da vereadora, na última quinta-feira (14), circulou em grupos de conversa do whatsapp uma fake news (notícia falsa) contra a parlamentar com o objetivo de difamá-la. Ainda conforme a assessoria, contra a ação criminosa, Verimar registrou um Boletim de Ocorrência. Oriunda da luta no campo, em defesa da agricultura familiar e educação, e especialmente, pela igualdade de direitos da mulher, Verimar tem sido constantemente atacada por pessoas que não aceitam a vereadores na Presidência da Casa Legislativa. "O que aconteceu com a presidente da Câmara é mais um exemplo de como a sociedade está longe de superar o machismo e a exclusão de gênero nos espaços de poder ainda é uma triste realidade", diz a Nota. De acordo com a publicação, "a trajetória política de Verimar é forjada na luta por direitos e justiça social, o que resultou na sua eleição como vereadora de Brumado, após uma atuação significativa no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, não foi levada em consideração por seus opositores e críticos, já que a consideram incapaz para o pleito apenas por ser mulher".



STF derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer

Foto: Divulgação

Sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. Comercializadas como facilitadores do processo de emagrecimento, as medicações citadas teve a lei que permitia a produção, comercialização e consumo derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (14). O relator, ministro Nunes Marques, votou a favor da validade do texto. Durante a sessão, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso também votaram a favor, e Edson Fachin, contra. Para a maioria do STF, cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomar uma decisão sobre o assunto. Os ministros também citaram que outros países proíbem as substâncias, por potenciais danos à saúde. A lei foi sancionada em 2017 pelo então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na condição de presidente da República em exercício. Pela lei aprovada pelo Congresso, os medicamentos podem ser vendidos mediante receita médica específica. A ação foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) contra a Lei 13.454/2017. A entidade alega que há efeitos colaterais das substâncias no organismo. Segundo a CNTS, há risco de que pacientes recorram a esses medicamentos "acreditando nas promessas de resultados que cientificamente não só foram desmentidas, mas podem colocar em grave risco a sua saúde, especialmente dos diabéticos e hipertensos".



Salvador: PM apreende armamento e drogas durante evento de paredão

Foto: Divulgação

A Polícia Militar apreendeu grande quantidade armamentos e drogas durante operação realizada na quinta-feira, na região do Arenoso, em Salvador. Todo o material apreendido foi apresentado no quartel do comando geral da PM, nos aflitos. O comandante do policiamento regional da capital, Coronel Adalberto Piton, afirma que as ações serão intensificadas. Dentre as armas apreendidas está um fuzil, uma espingarda, uma submetralhadora artesanal, além de carregadores de armas de diversos tipos. Dentre as drogas, aproximadamente dois mil  pinos de cocaína, dezessete quilos e meio de maconha, dois quilos de pasta-base, balanças de precisão e outros materiais ilícitos.



Durante live, Bolsonaro volta a defender 'kit covid'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na quinta-feira (14), em mais uma live semanal de sua agenda nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou que os medicamentos contra a Covid-19, da Pfizer e Astrazeneca, teriam a mesma eficácia dos medicamentos indicados no "kit-covid", divulgado pelo governo como forma de combate a infecção. "A Astrazeneca e a Pfizer estão lançando um comprimidinho. Com meia dúzia daquele outro da caixa azul, o outro para combater piolho, mas o problema é que custa muito barato. Com R$ 10 reais você resolve seu problema. O novo remédio da Aztrazeneca, deve ter um nome pomposo, esse combate um monte de coisa. Combate a mesma do nosso brasileiro para combater piolho, não é o mesmo princípio ativo. Se não tiver o que você toma no Brasil, você compra esse outro. Tem muita gente a serviço disso no Brasil. Cadê os checadores? Não vai rotular isso como fake news?", disse. 



Bahia: Cerca de 14 mil processos de suspensão de CNHs serão arquivados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, 14.715 processos de suspensão do direito de dirigir foram arquivados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), após mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As informações são do site Bahia Notícias. Em abril deste ano, a pontuação necessária para fazer com que o motorista perca a carteira dobrou, passando de 20 para 40 pontos. Mas, só serão beneficiados quem não tenha cometido apenas uma infração gravíssima. Caso o condutor de 20 pontos tiver duas infrações gravíssimas, o processo será aberto. No entanto, se tiver só uma, ele tem o benefício de 30 pontos e caso não tenha nenhuma vai ter os 40 pontos. Os motoristas que foram beneficiados com a mudança serão informados pelo Correio e devem começar a receber notificações a partir de novembro. Segundo dados do Detran, entre os anos de 2016 e 2020, 43% dos processos de suspensão do direito de dirigir no estado foram para condutores de moto. A maioria das infrações registradas foram por falta do uso do capacete pelo piloto ou passageiro. A recusa ao teste de alcoolemia também ganha destaque, correspondendo a cerca de 30% dos processos.



Brumado: Sindsemb homenageia os professores com mensagem de agradecimento e valorização

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindsemb/Brumado emitiu na manhã desta sexta-feira, 15, uma nota comemorativa de agradecimento aos professores municipais pelo Dia do Professor. A Diretoria mencionou principalmente as adversidades e força dos educadores diante as mudanças provocadas pela pandemia, que paralisou as aulas presenciais e para driblar os desafios do isolamento, eles encontraram na tecnologia uma alternativa para manter o vínculo com os alunos e prosseguir com o cronograma de estudos. O presidente, Jerry Adriano citou a importância de cada um para a formação de uma educação de qualidade em Brumado. "Extremamente importantes no exercício do seu ofício, pois são profissionais que formam outros, além de serem capazes de iluminar mentes e sensibilizar corações, quando se pautam em proporcionar a construção do conhecimento, pois os verdadeiros educadores não impõem o que sabem, mas criam as condições para que os educandos aprendam", disse Adriano. O Sindsemb lembra ainda que neste mês de outubro, no dia 28 é comemorado o Dia do Servidor, momento que todos os servidores municipais receberão uma homenagem especial de agradecimento aos serviços prestados a população brumadense. 

 



STJ autoriza retorno de Maurício Barbosa ao cargo de delegado da PF

Foto: Divulgação

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, determinou o retorno do ex-secretário de Segurança Pública da Bahia Maurício Barbosa e Gabriela Macedo aos cargos de delegados da Polícia Federal e Civil. Os dois foram afastados durante a última fase da Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças judiciais no Oeste baiano. A ação foi realizada em dezembro de 2020, quando Maurício ainda era secretário da SSP-BA, e Gabriela chefe de gabinete da pasta. Segundo o portal Bahia Notícias, os dois delegados fizeram um requerimento ao ministro, alegando que há prejuízo com o afastamento e pedindo a revogação das medidas cautelares. Afirmaram que "verdadeiramente não existiam fundadas razões para a determinação de busca e apreensão domiciliar", baseados em "argumentos genéricos e insubsistentes" do Ministério Público Federal (MPF). O MPF opinou pelo indeferimento do pedido dos investigados. Na decisão, Og Fernandes considerou que como as irregularidades estão atreladas exclusivamente ao vínculo com a SSP, é possível autorizar o retorno dos delegados a seus respectivos cargos. 



Major Leila Silva realiza visita institucional a presidente da Câmara de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (14), em mais uma visita institucional à repartições públicas, a Major PM Leila Silva, Comandante da 34ª CIPM/Brumado, visitou as instalações da Câmara Municipal de Brumado. Na ocasião, ela foi recepcionada pela Presidente da Casa, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), a "Verimar do Sindicato". A visita da Comandante aos órgãos público tem o objetivo a aproximação da Polícia Militar com representantes constituídos pela sociedade se faz importante para buscar atender melhor as demandas sociais da população. Vários assuntos foram abordados durante a visita: dentre eles, a violência contra a mulher. 

 



Brumado: TOR apreende produtos eletrônicos sem nota fiscal na BR-030

Foto: Divulgação l CIPRv

Na manhã desta quinta-feira (14), uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, apreendeu diversos produtos eletrônicos sem nota fiscal. Segundo a Companhia, durante uma abordagem na BR-030, trecho entre Brumado e Caetité, a guarnição abordou dois ônibus interestaduais que vinham do Estado de São Paulo. Em um dos bagageiros foi localizado uma caixa de papelão contendo vários produtos eletrônicos contendo apenas a guia de pagamento do frete e a declaração de conteúdo e valor. 

Foto: Divulgação l CIPRv

De acordo com a CIPRv, ao realizar a busca no compartimento de carga do outro veículo, foi localizado em uma caixa 300 Modens de internet e 300 carregadores de celular, também sem a devida regularidade fiscal. Ao todo, 808 produtos eletrônicos sem nota fiscal foram apreendidos. Todo o material, juntamente com um representante da empresa de ônibus foram conduzidos à delegacia para as medidas cabíveis fossem adotadas.