ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2021"

Delegacia Virtual adiciona crime de maus-tratos contra animais

Foto: Reprodução

Os registros de ocorrências de maus-tratos contra animais passaram a poder ser feitos pela internet. A inclusão do tipo de crime pela Delegacia Virtual foi feito na última segunda-feira (18). A mudança facilita e agiliza não só a denúncia, como a investigação dos casos, explica o procurador jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-Ba), Thiago Mattos. "É uma inovação em relação ao crime de maus-tratos, vai ficar muito mais fácil para investigar. Antes, as pessoas tinham que se locomover para uma delegacia especializada, que trata desse tipo de crime, então até comparecer à delegacia era dificil. Agora, na Delegacia Digital, basta registrar, aí vão validar o boletim de ocorrência e, se estiver com as condições exigidas, ele é encaminhado para a delegacia competente. As informações pedidas são básicas, de acordo com orientações normais mesmo de qualquer denúncia", diz. No site (veja aqui), o usuário seleciona o estado onde o fato ocorreu e, com o cadastro do governo, seleciona o tipo de crime que deseja comunicar. Entre as opções, agora há a de “maus-tratos contra animais”, que ocorre quando alguém fere, mutila, realiza experiência dolorosa ou cruel em animais.



Presidente da Câmara de Brumado recepciona vereadores de Rio do Antônio

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (18), os vereadores do município de Rio do Antônio, Ivani Neves, Salvador Matos e Carlos Tadeu, estiveram em Brumado visitando as dependências da Câmara Municipal, no qual foram recepcionados pela presidente da Casa Legislativa, a Verimar Dias da Silva Meira (PT), a "Verimar do Sindicato". Durante a visita os parlamentares do município vizinho à Brumado acompanharam de perto dos trabalhos dos vereadores da Capital do Minério. Ainda na visita ao Legislativo brumadense, os parlamentares de Rio do Antônio se mostraram solidários a situação onde a presidente foi vítima de fake news.



Poções: Dois homens são denunciados por agredir cachorro até a morte

Foto: Divulgação

Dois homens foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na última terça-feira (19), por maus tratos e abuso que causaram a morte de um cachorro pitbull. O animal, conhecido como Hulk, foi violentado após ter atacado uma criança no município de Poções. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite chegou a tentar realizar um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), porém os denunciados não compareceram à audiência. Ruano Leite pede que os denunciados sejam condenados a reparar os danos causados pela morte do animal, por meio de pagamento fixado pela Justiça, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais e Código Penal. Na denúncia, o promotor explica que um dos denunciados pelo crime, praticado no dia 24 de outubro de 2020, era o cuidador do animal, cabendo a ele, inclusive, evitar que o cão “tivesse fugido de casa e atacado a criança”. Após o animal ter escapado dos seus cuidados, atacando a criança, em cena que foi filmada e viralizou nas redes sociais, o denunciado e outras pessoas imobilizaram o animal, tendo ele e o outro denunciado praticado atos de abuso e maus-tratos, “com intensa crueldade e sofrimento”, causando a morte do cão, cujo corpo foi jogado em um lixão próximo ao local onde as agressões tiveram início. As lesões causadas à criança também estão sendo investigadas pelo MP, por meio de outra Promotoria de Justiça.



PF cumpre mandados judiciais contra grupo de contrabando de cigarros e Conquista e Rio do Antônio

Foto: Divulgação l PF

Seis mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (21) em Vitória da Conquista e no município de Rio do Antônio. Intitulada de Operação Independência, a ação tem como objetivo combater crimes relacionados ao contrabando de cigarros na região. Segundo a Polícia Federal (PF), a investigação teve início em maio do ano passado, quando a Polícia Militar prendeu em flagrante dois homens que transportavam “grande quantidade de cigarros”. Ainda segundo as investigações, os cigarros contrabandeados são de origem do Paraguai e tinham como destino inicial Vitória da Conquista, quando os suspeitos foram identificados. Ainda conforme a Polícia Federal, com o objetivo de evitar também a fiscalização pelos órgãos de controle, a carga contrabandeada era dividida em diferentes veículos. Os envolvidos vão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa. 



Fabricação de carros do mundo inteiro pode parar até o fim do ano

Foto: Divulgação

No Brasil e no mundo, fabricar carros em 2021 se tornou complicado. A falta de semicondutores e chips tem colocado diversas marcas contra a parede, diminuindo ou parando completamente a produção ou ainda reduzindo a quantidade de itens de série. Mas a situação vai piorar ainda mais a um ponto catastrófico até o fim do ano. Segundo o Financial Times, a indústria automotiva a nível global pode parar completamente até o final do ano. E dessa vez a culpa vai bem além dos semicondutores. A extração de magnésio está comprometida e a produção de ligas de alumínio, que usa esse elemento químico, pode parar completamente. E a indústria desses metais está em crise. A China é hoje a maior produtora desses recursos, sendo responsável por 85% de toda liga de alumínio usada no mundo. Porém, o país está enfrentando uma crise energética. Por lá, as fábricas se viram obrigadas a fechar para conservar energia para as pessoas. Na Europa, o magnésio deve acabar até novembro, o que afetará diretamente a produção dos carros. Resta saber como o Brasil vai lidar com a crise que está por vir. Atualmente algumas marcas tentam se recuperar da falta de semicondutores, enquanto outras fecharam fábricas temporariamente. 



Volta a chover na Região Sudoeste e INMET divulga boletim com 'Alerta Amarelo'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma frente fria que surgiu atuando na Região Nordeste e Sul do país provocou mudanças no clima. Esse cenário favoreceu para a chuva que começou a cair na madrugada desta quinta-feira (21) na Bahia. Assim como boa parte do Estado, em Brumado, pelos próximos três dias chove bastante. Na Região Sudoeste, o tempo também segue fechado para à próxima semana, o que favorece a colheita do umbu na caatinga, por exemplo. Entre esta quinta e até o próximo sábado (23), Brumado poderá receber de 30 a 40 mm de chuva. De acordo com as previsões, poderá haver pancadas de chuva até o início do mês de novembro. A média da temperatura será entre 23°C à 28°C. No entanto, segundo a previsão do tempo, as chuvas podem perder força entre 25 a 31 de outubro. Na Bahia, o INMET publicou um aviso iniciando hoje (21) com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Reprodução


Auxílio Brasil de R$ 400 será pago a partir de novembro

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), confirmou, na quarta-feira (20), que o Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família e Auxílio Emergencial) será oferecido a famílias em situação de vulnerabilidade no valor de R$ 400 mensais. De acordo com ele, o benefício será pago a partir de novembro. "O presidente determinou que nenhuma das famílias beneficiárias receba menos de 400. Estamos tratando da área social e econômica para que essa necessidade do povo ocorra também seguindo a responsabilidade fiscal", disse Roma. A decisão do governo Bolsonaro seria divulgada na terça-feira (19), mas foi adiada após a repercussão negativa do novo valor entre a equipe econômica da gestão.



Bahia: Sesab destaca que Decreto do Estado sobre obrigatoriedade do uso de máscaras é soberano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Assim que virou notícia no âmbito Estadual e Nacional, o Decreto (nº 5.584) da Prefeitura Municipal de Brumado, o qual desobriga o uso da máscara, com exceção apenas para o acesso às escolas Municipal e Particulares, além de pessoas com sintomas gripais e com o vírus ativo, a Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se manifestou sobre o Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem partido). Segundo a secretária estadual de saúde, Tereza Paim, o decreto estadual que recomenda e torna obrigatório o uso de máscaras em áreas comuns segue valendo em todo o território baiano. “Os municípios precisam se adequar ao decreto estadual. Se quiserem diminuir isso, eles serão responsáveis pela vida das pessoas”, declarou. Ela ressalta que recomendações que não são baseadas em evidências científicas estão equivocadas. “Nós recomendamos o uso da máscara reiteradamente. Isso está em todos os nossos protocolos. Países que se precipitaram e desobrigaram o uso da máscara tiveram que voltar atrás. Não chegamos a esse momento”, afirmou. A secretária disse ainda que somente quando o Estado atingir 80% da população com o esquema vacinal completo será possível dispensar algumas medidas contra a Covid-19. 



Loja utilizava estratégia para discriminar clientes negros no Ceará

Foto: Reprodução

Uma loja do Ceará está sendo investigada pela Polícia Civil do Estado por descriminar clientes negros em uma unidade localizada em um shopping de Fortaleza. Segundo as investigações, a rede de lojas de departamento Zara montou um sistema que utilizava câmeras e códigos. Testemunhas disseram a Polícia que o código "Zara zerou" era disparado no alto-falante da loja quando entrava um cliente fora do padrão desejado pela loja. Eram alvos do alerta pessoas negras e julgadas como "mal vestidas". As investigações começaram quando uma delegada da polícia cearense, Ana Paula Barrroso, uma mulher negra, foi barrada por funcionários quando tentava acessar o interior da loja. O gerente da loja foi indiciado pelo crime de racismo. Em nota, a Zara Brasil respondeu que "não teve acesso ao relatório da autoridade policial até sua divulgação nos meios de comunicação, quer manifestar que colaborará com as autoridades para esclarecer que a atuação da loja durante a pandemia Covid-19 se fundamenta na aplicação dos protocolos de proteção à saúde, já que o decreto governamental em vigor estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes públicos.



Irmãos apontados como maiores fornecedores de drogas da região Nordeste são localizados em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l SSP-BA

Três irmãos que estavam sendo investigados pelo tráfico internacional de drogas foram localizados, na última terça-feira (19), nas cidades de Irecê e Vitória da Conquista. Durante a ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e do Rio Grande do Norte, dois deles morreram. O terceiro foi preso. De acordo com as investigações, a operação denominada 'Sinaloa', foi deflagrada para cumprir mandados de prisão preventiva. Um dos homens, de 35 anos, teve a ordem judicial cumprida em uma academia, em Vitória da Conquista. A instituição informou que o suspeito estava com a prisão decretada pela Justiça Federal do Paraná. O trio suspeito de narcotráfico era apontado como um dos maiores fornecedores de drogas da Região Nordeste, chegando a comercializar mais de R$ 30 milhões em maconha. Após a prisão do primeiro alvo, os policiais se deslocaram para a cidade de Barra para cumprirem os outros dois mandados. Ainda de acordo com a PC, as equipes foram recebidas a tiros pelos suspeitos. Houve confronto e os dois irmãos ficaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. Na operação foram apreendidas duas pistolas, munições e um carro. Outras quatro pessoas da mesma família já haviam sido presas no Rio Grande do Norte, durante operações anteriores realizadas pela Deicor em setembro de 2020 e junho deste ano. 

 

 



Grande Festival de Prêmios acontecerá na Praça da Prefeitura no próximo sábado (23)

Foto: Divulgação

No próximo sábado, dia 23, a partir das 18h acontece mais um Grande Festival de Prêmios Robertinho Motos. Um evento que já contemplou e realizou o sonho de centenas de pessoas, e desta vez, poderá realizar o seu! Nesta edição, serão sorteados 4 grandes prêmios. No 1° Prêmio: uma poupança no valor de R$ 7.000,00. Já no 2° Prêmio: 1 Moto Pop 110i 0km. Além do 3° Prêmio que trás uma poupança no valor de R$7.000,00 e no 4° Prêmio: 1 terreno localizado na Vila Presidente Vargas. O evento acontecerá na Praça da Prefeitura em Brumado será transmitido pela rádio Alternativa FM 97,9. Vale lembrar que os participantes presentes na Praça deverão seguir todos os protocolos como utilização de máscaras, distanciamento e uso de álcool em gel. Reserve a sua cartela com um dos comissários, na loja Robertinho Motos, carro de divulgação ou na Praça Armindo Azevedo.



'O povo merece': Defende Lula com Bolsa Família no valor de R$ 600

Foto: Reprodução l O Antagonista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rechaçou a proposta do governo Bolsonaro de pagar um valor médio de R$ 400 por meio do Auxílio Brasil e defendeu que o benefício seja de R$ 600. “Eu estou vendo agora Bolsonaro dizer que vai dar um auxílio emergencial de R$ 400 que vai durar até o final do ano que vem. E tem muita gente dizendo 'não, a gente não pode aceitar porque é um auxílio emergencial eleitoral'. Não, eu não penso assim”, afirmou Lula a imprensa baiana. O petista lembrou que o PT defende, há cinco meses, o retorno do auxílio emergencial de R$ 600 e diz não ver motivos para o partido criticar o aumento do benefício concedido às famílias. Lula se diz a favor que o partido continue pleiteando o aumento do auxílio para R$ 600 “porque o povo merece”. O presidente Jair Bolsonaro determinou que o Auxílio Brasil, nome dado à nova versão do Bolsa Família, chegue a R$ 400, valor superior aos R$ 300 do auxílio emergencial. O benefício criado para aliviar os efeitos econômicos da pandemia acaba no próximo dia 31.

 



Brumado: Motorista tem prejuízo de R$ 600 após passar por quebra-molas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motorista perdeu dois pneus do carro após passar por um quebra-molas no Bairro Apertado do Morro 1, em Brumado. O primeiro prejuízo foi na noite de terça-feira (19) quando ele retornava para a comunidade do Apertado do Morro 2. Já na manhã desta quarta-feira (20), ele estourou o segundo pneu. O homem, que mora na comunidade vizinha, seguia pela via para levar a esposa ao trabalho no centro da cidade. Ele estima que o prejuízo seja de mais de R$ 600. Na última semana, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) removeu um bloqueio na via feito pelos moradores (veja aqui). Em visita aos moradores, o superintendente de trânsito, Diego Evangelista orientou aos moradores que eles fizessem um abaixo assinado, e por meio de oficio, encaminhassem a solicitação da comunidade ao órgão competente. A revolta dos moradores é pela alta velocidade desenvolvida na via, principalmente por motociclistas.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No entanto, sem que haja um planejamento no local, os moradores constroem quebra-molas ou bloqueiam a via. Segundo o motorista do veículo que teve o prejuízo, os moradores estão jogando entulhos na via, o que pode acabar provocando um acidente grave. "Aqui não é aterro, esses quebra-molas tem pedaços da cerâmica, pedaços de mármore, pontas de concreto. Se algum motociclista cair aqui, vai ser um acidente feio", disse. Ainda na manhã desta quarta, o condutor acionou a Polícia Militar. Em seguida ele foi orientado a registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia. "Eu fiz um boletim, porque alguém pode se machucar aqui. Sabemos da necessidade dos moradores, mas eles estão fazendo o protesto de forma irregular", afirma o motorista que preferiu não se identificar. A reportagem do 97NEWS questionou a SMTT sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, a solicitação não foi respondida.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Major Mário Cabral destaca ações da Polícia Militar durante seu comando na 34ª CIPM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Inserção de mais dois distritos, melhor adequação da escala de serviço, melhorias nas condições de trabalho e combate direto ao crime organizado. Esses foram os desafios do ex-comandante da 34ª Companhia independente da Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, Major PM Mário Cabral. O major esteve a frente do comando da unidade por quase três anos. Durante sua passagem pela 34ª CIPM, ele destacou os desafios enfrentados, no qual a Companhia possui uma das tropas mais atuantes da Polícia Militar, na Região Sudoeste. "Foi um desafio na qual tivemos uma redução drástica em termos de violência, tráfico de drogas, homicídios, assaltos", diz. Segundo o Major, em Brumado eram em média, de dez a doze assaltos por dia, direcionados a roubos de celulares. "Nesse período conseguimos reduzir a quase zero, então foi muito positivo", comentou ao site 97NEWS. Conforme Cabral, o trabalho da Polícia Militar era feito de maneira preventiva e repressiva. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o Major, essa atuação rendeu elogios a tropa. "Nós tínhamos uma tropa comprometida com o bem comum, que é a segurança do cidadão", diz. Além do trabalho ostensivo da PM, o Major também destacou o apoio da Polícia Civil e do Poder Judiciário. "A Polícia Civil teve um papel papel fundamental nas prisões de criminosos. Sem esquecer de mencionar o Poder Judiciário que acelerou os processos judiciais para o andamento das prisões", disse Cabral. Para o comandante, a população brumadense também teve um papel fundamental no cumprimento dos Decretos durante a pandemia da Covid-19. "A população de Brumado e Região estão de parabéns pelo apoio dado durante as restrições. Não foi fácil pra ninguém, inclusive para os policiais que ficaram expostos ao vírus, mas isso não nos deixou menos a vontade pra trabalhar", comentou. Por fim, ele disse que aguarda o Comando Geral da Polícia Militar designá-lo para outro desafio.

 



Bombeiros seguem no combate a incêndios no oeste; Chapada tem novo foco

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros segue no comabate aos incêndios florestais nas regiões oeste e norte do estado, além da Chapada Diamantina. Na área da Chapada, nesta quarta-feira (20), os bombeiros atuam para debelar um foco no município de Ibipitanga, bem como a manutenção do monitoramento da região como um todo. No momento, a guarnição continua realizando o combate direto em Barreiras, totalizando 7 km de linha de chamas debeladas. Em Barra, também segue o combate, com o apoio das aeronaves. Em Wanderley, os bombeiros também combate os incêndios. E em Miguel Calmon/Parque Sete Passagens, o efetivo está dividido em seis equipes de trabalho que atuam em pontos distintos. Em algumas áreas as árvores com copas altas, mata fechada, dificultam a ação dos bombeiros. As quatro aeronaves permanecem com o lançamento de água e realizando o monitoramento.



Geriatra da Clínica Mais Vida alerta sobre a osteoporose, doença silenciosa que afeta os ossos

Foto: Divulgação

A osteoporose é uma doença que aumenta a fragilidade dos ossos, com isso aumentando a chance de fraturas. É uma doença muito comum em idosos, estando presente em muitos casos sem ser percebida. Geralmente não apresenta sintomas, embora possa apresentar dor na coluna. Alguns fatores podem aumentar as chances do aparecimento da osteoporose: - Sedentarismo; - má alimentação; - uso de remédios como o corticoide. A especialista em geriatria recomenda que mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70, assim como pessoa de alto risco devem ser avaliados através de exames a cada dois anos, podendo desta forma definir o tratamento mais eficaz e seguro. O tratamento correto pode evitar fratura do quadril, uma situação que pode levar o paciente ao uso de cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Portanto, procure um especialista e realize os exames. A prevenção é o melhor remédio. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9.9951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Decreto que desobriga o uso de máscara é criticado por especialistas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Decreto (nº 5.584) publicado na última terça-feira (19), a Prefeitura Municipal de Brumado, suspendeu o uso obrigatório de  máscaras de proteção contra a Covid-19. Em entrevista à imprensa local, o secretário de saúde da cidade, Cláudio Soares Feres, justificou que o município já vacinou quase 60% da população com as duas doses da vacina e que não há pacientes internados com a doença. "Fechamos a UTI Covid e o Centro Covid e entendemos que estava na hora de desobrigar a utilização de máscara. Cada cidadão tem a liberdade de escolher se vai utilizar ou não o seu equipamento de proteção individual, independente se ele foi vacinado ou não", disse. No entanto, a Secretaria de Saúde do estado da Bahia reiterou que não há orientação do estado para a suspensão do uso do equipamento de segurança. O prefeito Eduardo Vasconcelos (sem partido) usou uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual estabelece que estados e municípios são autônomos na tomada de decisões no enfrentamento à pandemia. para o gestor, a determinação levou em consideração o fato dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela pasta da Saúde apontar para uma constante diminuição no número de casos ativos da infecção na cidade. Em Brumado, 88,61% da população já recebeu a primeira dose e 58,79%, a segunda dose. Para alguns infectologistas, a estabilização do número de casos é um fator positivo. No entanto, é preciso observar outros fatores para se pensar em liberar a obrigatoriedade do EPI. O Decreto que desobriga o uso da máscara em Brumado foi pauta para vários canais da imprensa baiana e nacional.

 



MEC autoriza funcionamento do curso de Medicina em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação autorizou a criação do curso de medicina em Brumado. O curso será aberto na UniFG, localizada às margens da BA-262. O MEC avaliou satisfatoriamente a sede da UniFG, durante vistoria realizada no final do mês de setembro. Na última terça-feira (19), a comissão de monitoramento do MEC emitiu o seu parecer final sobre a estrutura física, acadêmica e operacional para o funcionamento da faculdade. A equipe de vistoria já fez o credenciamento da instituição, e possivelmente o primeiro vestibular deverá ser realizado ainda neste ano.



Renda média dos trabalhadores brasileiros é a menor em quatro anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os trabalhadores brasileiros com algum tipo de ocupação tiveram a pior renda média no segundo trimestre desde 2017. Em junho deste ano o rendimento médio teve uma queda de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, esse valor ficou em R$ 2.433, contra R$ 2.613, de julho de 2021. O dado é o resultado do levantamento realizado pela consultoria IDados, com base em indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), referentes ao segundo trimestre do ano, nos últimos quatro anos. O estudo leva em consideração a renda real habitual da principal ocupação de quem está inserido no mercado, seja em atividades formais ou informais, já descontada da inflação.



Polícia Civil lança nova plataforma virtual para registrar ocorrências

Foto: Divulgação

As ocorrências atendidas atualmente na Delegacia Digital passam a ser registradas em uma nova plataforma, a partir de ontem (18). A Delegacia Virtual da Polícia Civil ampliou as opções de registros, além de proporcionar mais agilidade no trâmite das ocorrências. A unidade virtual compõe o novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), já implantado em todas unidades da Capital e do interior.  A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, avaliou o avanço para a Polícia Civil e a sociedade. “Trata-se de uma nova era para a polícia judiciária baiana, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Ainda estamos em uma pandemia, a Delegacia Virtual seguirá como uma opção para evitar aglomerações, além de ser também uma importante ferramenta para as mulheres vítimas de violência, que por algum motivo, não podem ir a uma delegacia física. O PPE dará mais agilidade e resolutividade para as nossas demandas”, afirmou. Os usuários do serviço poderão registrar desde perda ou extravio de documentos ou objetos, acidente de trânsito sem vítima, dano, perturbação de sossego, maus-tratos contra animais, desaparecimento e localização de pessoas, até ameaça, via de fato, furto, roubo, estelionato injúria racial e violência doméstica contra a mulher.