ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2019"

Candidatos relatam descumprimento do Edital no concurso público do município de Aracatu

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Após polêmica envolvendo o concurso público da Prefeitura Municipal de Aracatu que aconteceu no dia 15 de setembro deste ano, no qual foi marcado por confusão, onde candidatos aos cargos do quadro efetivo ficaram revoltados com o fechamento dos portões antes do horário estipulado. Na ocasião, houve bate-boca, porém o exame seguiu normalmente. A discussão começou quando um funcionário da empresa que aplicava as provas foi questionado sobre o fechamento dos portões 11 minutos antes. Conforme os concorrentes, os organizadores, ao serem questionados, não informaram o motivo. Segundo eles, um funcionário até tentou localizar no edital o horário limite de fechamento dos portões, mas não conseguiu e por isso causou a revolta de algumas pessoas. Passados 31 dias do concurso, uma nova polêmica surgiu e, a redação do 97NEWS foi procurada mais uma vez pelos candidatos, no qual eles relatam a falta de respeito da empresa Seleta Concursos no cumprimento dos prazos do Edital. "A empresa, vem atropelando o edital e arrotando descasos com os candidatos que fizeram o referido certame", relatam. 

Segundo o cronograma, o resultado das provas objetivas seriam divulgados no último dia 04 deste mês - Foto: Reprodução

Segundo eles, durante a realização das provas, foi encontrado um gabarito de matemática no banheiro da Escola Maria da Glória que seria de um candidato e deveria estar no envelope para correção, mas, pasmem estava no lixo do banheiro e, este caso pode ser testificado por várias pessoas na cidade", afirmam. De acordo com os concorrentes, várias provas de ciências vieram com mais de 5 questões totalmente em branco. Além disso, de acordo com os participantes, a empresa não apresentou os recursos dos gabaritos, o que segundo eles, descumprindo as regras com os candidatos que entraram com recursos administrativos, e ferindo o princípio da publicidade. "Essa empresa vem descumprindo o prazos estipulado no edital deixando os candidatos sem respostas e sem lançar novo cronograma, não atendem as ligações na empresa, ferindo o princípio da eficiência", relatam. Conforme os participantes, o resultado, segundo cronograma do edital, está atrasado em 12 dias úteis. "Isso é uma tremenda ausência de respeito. A cidade também não tem nenhum vereador que possa representar o povo, e fazer denuncias mais concretas junto ao Ministério Público", reafirmam os concursados. (Veja o cronograma)



Renan Rocha recebe título de Empresário destaque do ano

Foto: Divulgação

O jovem empresário Renan Rocha foi premiado com o título de Empresário do Ano pela TP Publicidade. Renan que é proprietário do Grupo Quartzolar se destaca com a sua visão ampla para negócios, buscando aperfeiçoamento nos maiores eventos voltados para o seu ramo de negócios que são Argamassa e Rejunte. "Essa premiação reforça o amor que tenho por meu trabalho. Quero continuar fazendo o progresso para minha querida Brumado e região e vou retribuir esses votos com respeito, gerando progresso para toda região. Obrigado povo de Brumado" disse Renan Rocha.



Bahia: Aspra é interditada após operação do Ministério Público

Foto: Divulgação

Todas as sedes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares (Aspra) em Salvador e no interior do estado foram interditadas por determinação da Justiça baiana e estão sendo alvo de uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), com apoio dah Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar, para cumprimento de mandado de busca e apreensão. A decisão da Justiça atende a pedido formulado pelo MP, que sustentou que a entidade tem realizado assembleias incitando movimento paredista da classe dos policiais, afrontando o artigo 142 da Constituição Federal, e causando grave risco à segurança pública e à coletividade. A operação acontece além de Salvador, Guanambi, Vitória da Conquista. e mais 17 cidades. Na operação, estão sendo interditadas as sedes e, apreendedendo documentos, computadores e dinheiro, também foi determinado o bloqueio das contas da entidade. Vinte promotores de Justiça participam da ação. Possível atentado que será investigado pela Secretaria de Segurança Pública.



Brumado: Dias 25 e 26 acontece no Centro Educacional Monteiro Lobato, a 21ª Gincana Estudantil

Foto: Divulgação

Nos dias 25 e 26 de outubro acontecerá a XXI Gincana Estudantil do Centro Educacional Monteiro Lobato. Com o tema "O mundo encantado de Walt Disney”, a equipe "Valente” convida toda a população brumadense para que prestigie as belíssimas apresentações e o cumprimento das demais provas. Na sexta-feira (25) a partir das 19 horas, a entrada será 1 kg de alimento não perecível + convite e no sábado (26) às 8 horas, a entrada é franca. Contamos com a presença e torcida de todos!



Brumado: Coordenadora do CAPS enaltece unidade e diz, 'conheçam o Centro de Atenção'

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Em funcionamento desde 2003, e há 6 anos localizado na Rua Osvaldo Cruz, centro de Brumado, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1) Monsenhor Antônio Fagundes é uma referência regional. Atendendo cerca de 60 pacientes por dia, a unidade atende de 07h da manha, e segue até as 16h. Em entrevista ao 97NEWS, a coordenadora do Centro, Liliane Martins destacou que logo de início, é servido um completo café da manhã aos pacientes. "Eles chegam cedo, tomam café, banho, realiza a higiene bucal, recebem a medicação e, além disso, tem o lanche da manhã que é servido as 10h. Geralmente é uma fruta ou um suco, e ao meio dia, é servido o almoço. Em seguida, as 13h, eles descanção no dormitório e, seguem as terapias do dia. E no periodo da tarde, tem mais um lanche", ressalta Martins. Com atendimentos às segundas, quartas e quintas, a coordenadora relata que nas terças-feiras, dia reservado aos pacientes que passam pelo psiquiatra, o CAPS chega a atender cerca de 150 pessoas por dia. Segundo Liliane, uma grande novidade do Centro de Atenção, é o atendimento itinerante, que acontece na zona rural do município, que já chegou em torno de 500 pacientes cadastrados. Sendo o carro chefe do CAPS, a coordenadora fez questão de frisar os trabalhos desenvolvidos pela oficina de artesanato. "Graças a Deus, recebemos recentemente mais uma artesã. Além disso, mais uma farmacêutica que veio para somar e liberar mais controlados na nossa unidade, então aumentou a demanda e mais profissionais estão chegando", disse a coordenadora ao site. 

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Ainda segundo Liliane Martins a saúde mental no município tem crescido absurdamente. "De dez anos para cá, o número de casos tem aumentado em Brumado", frisou. Questionada sobre as denúncias feitas por um familiar, que através de carta relatou no qual um funcionário estaria manipulando os pacientes a realizarem serviços de limpeza, a coordenadora do CAPS fez questão de desmentir o fato. "Essa situação nunca aconteceu e nem vai acontecer no CAPS. Quem tem tem dúvidas de como funciona a unidade, ela não é fechada, estamos de portas abertas para a população, venha nos conhecer. Eu não vejo motivo para este tipo de alarde, porque eles fazem as atividades por livre e espontânea vontade, a pedido dos próprios pacientes", relata a coordenadora que ainda acrescentou que o paciente fica livre para fazer o que quiser no que envolve suas atividades. "Inclusive eu tenho uma paciente aqui que trabalhava com alimentação, e por conta do tratamento teve que sair, mas em um evento aqui da unidade, ela pediu para participar na produção dos alimentos. Quer dizer é um serviço da cozinheira, porém a paciente estava interessada em fazer, e ela saiu emocionada daqui. Então eu vou impedir este paciente de fazer o que gosta, o CAPS não é meu, nem dos funcionários, é deles. Então se ela tem capacidade de fazer, porque não?", indagou Martins. Por fim, Liliane ainda questionou, "quem se sentiu ofendido em relação há algum assunto interno da unidade, que procure a direção. Venha para o CAPS, venha conhecer nosso trabalho. Inclusive os pacientes adoram receber visitas. Então quando alguém entra aqui pela primeira vez, fica maravilhado. Porque ainda existe muito preconceito, eles acham que aqui é um lugar perigoso, e não é", esclareceu Liliane Martins, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1) de Brumado.

 



Tanhaçu: Duplicação da Ponte sobre Rio de Contas no distrito de Sussuarana é concluída

Foto: 97NEWS

A duplicação da Ponte sobre o Rio de Contas, que liga o município de Tanhaçu ao distrito de Sussuarana, foi comcluída, e na manhã desta terça-feira (15), liberada à população. O equipamento vai beneficiar moradores das cidades de Contendas do Sincorá, Barra da Estiva, além de Tanhaçu e Ituaçu. Além disso, contribuirá como vetor econômico no escoamento da produção agrícola, pecuária e  minério da Região Sudoeste. Com investimento de aproximadamente 6 milhões, a ponte possui 140 metros de extensão. Segundo o governo do estado, a expectativa é de que aproximadamente 500 veículos passem por dia na rodovia. No trecho, também foi finalizada a adequação de traçado da rodovia BA-142, no trecho que compreende a entrada e saída da ponte, motivada pela duplicação. As intervenções ampliam a capacidade de segurança para os usuários que utilizarem o trajeto, permitindo mais conforto durante as curvas.  



Clínica Mais Vida firma importante parceria com o neuropediatra Dr. José Antônio

Foto: Divulgação

A neuropediatria engloba o tratamento, acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal. A Clínica Mais Vida, sempre buscando o seu principal objetivo: oferecer o melhor em qualidade e diversidade nas especialidades – firmou parceria com o Dr. José Antônio, graduado pela UFBA, residência no Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e especialista em Neuropediatria, que passará a atender na Clínica. Dr. José Antônio destaca que muitas doenças descobertas na fase adulta podem ter sido iniciadas ainda quando crianças, desta forma se faz necessário o acompanhamento deste os primeiros sintomas. A neuropediatria trata casos de epilepsia, paralisia cerebral, dores de cabeça, crianças portadoras de deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, distúrbios de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, entre outras. Destaca que as primeiras observações no desenvolvimento da criança são realizadas pelo pediatra, que posteriormente encaminhará ao neuropediatra, quando será buscará o diagnóstico para tratamento e acompanhamento, para que possa obter a cura, ou, em outros casos, condições para uma melhor qualidade de vida. Portanto, ao menor sinal de alguma alteração no desenvolvimento da criança busque um especialista. Dias de atendimento 18 e 25 de Outubro. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Projeto de R$ 5 milhões que prevê a implantação de energia solar em escolas do município é retirado de pauta mais uma vez na sessão do legislativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Projeto de Lei (023/2019) votado em março deste ano, pela Câmara de Vereadores, mas que acabou sofrendo alterações e foi colocado em pauta novamente, desta feita, para ser votado pelo Legislativo na sessão de segunda-feira (14), mais uma vez foi retirado de pauta. A alegação, "esta substanciada no Regimento Interno da Câmara". De autoria do Poder Executivo, a abertura de crédito adicional especial, iria ser colocado em votação na noite de segunda, só que, por uma prerrogativa do presidente Leonardo Vasconcelos, o mesmo foi retirado de pauta, que segundo ele, com base ao artigo 59, no qual reza que, “o prefeito municipal poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa, considerados relevantes, os quais deverão ser apreciados no prazo de 30 dias. Caso não ocorra a deliberação o projeto será obrigatoriamente incluído na Ordem do Dia, para que se ultime sua votação, sobrestando-se a deliberação sobre qualquer outra matéria, exceto veto e leis orçamentárias”. Ainda segundo o presidente da Câmara, o Art. 118 preconiza que as proposições poderão tramitar em regime de urgência especial ou de urgência simples. "O regime de urgência especial implica que a matéria seja deliberada em votação final dentro de no máximo duas sessões, devendo os prazos para pareceres e apresentações de emendas serem reduzidos para metade do prazo previsto neste Regimento, e a não concessão de vistas. Conforme o presidente do Legislativo, "caso as Comissões não emitam parecer na matéria tratada em regime de urgência especial, o Presidente da Câmara no dia previsto para votação final da matéria, suspenderá a Sessão na Ordem do Dia e determinará que as comissões em conjunto emitam o parecer e se prossiga a deliberação na mesma sessão". Ainda conforme o presidente da casa, "o projeto foi retirado de pauta e deverá voltar na próxima sessão e, como é de caráter de urgência, poderá ter apenas uma votação". O Projeto de Lei prevê emprestimo via bancário de R$ 5 milhões para instalação de energia solar nas escolas do município. 



Prédio residencial desaba em Fortaleza; entre 10 e 15 pessoas ficaram entre os escombros

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (15), um prédio residencial desabou, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza (CE). Segundo Corpo de Bombeiros, entre 10 e 15 pessoas ficaram entre os escombros; uma morte foi confirmada. Ruas no entorno do edifício foram isoladas. Um vídeo mostra a nuvem de poeira formada no momento da queda. Testemunhas do desabamento relatam que viram pessoas dentro do edifício, e em ruas próximas, no momento do desabamento. Logo após a construção ruir, pessoas foram vistas correndo para longe do condomínio. Segundo moradores do bairro, o prédio tinha sete andares, incluindo a cobertura. Algumas pessoas que passavam pelo local e que sofreram ferimentos foram encaminhadas para algumas clínicas próximas ao prédio. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estão no local.



Campeonato de Veteranos: Confira as equipes classificadas para as semi-finais

Foto: Divulgação

O Campeonato de Veteranos está cada vez mais próximo da sua reta final. No último sábado (12), foram definidas as 4 equipes classificadas para as semi-finais da competição. As equipes são as seguintes: Umburanas/Flu Master; Vasquinho; União Futebol Clube e Mancha Verde. Duas partidas foram definidas para definir os finalistas. No próximo sábado (19), as 15h no estádio Gilbertão, se enfrentam Umburanas/Flu Master e Vasquinho no primeiro jogo da semi-final. Os duelos continuam, e no sábado seguinte, dia 26, entram em campo União Futebol Clube e Mancha Verde. Após as semi-finais, a grande final dos Veteranos acontecerá no dia 03 de novembro, domingo as 09h da manhã. Para os jogos da semi-final e da final, a comissão organizadora destaca que a entrada será 1 kg de alimento. Participe, valorize o futebol brumadense.



Brumado: Menor é apreendido após ameaçar vizinhos com faca

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na segunda-feira (14), a Polícia Militar foi acionada via CICOM após moradores relatarem que um jovem estava ameçado vizinhos com uma faca no bairro Novo Brumado. Segundo informou a PM ao site 97NEWS, por volta das 14h, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) se deslocou até a Rua Jovina Maria Soares, do referido bairro, e constatou que um adolescente, de 14 anos, estava alterado. Segundo informou os moradores à Polícia, o menor havia arremessado óleo doméstico no vizinho, um senhor de 57 anos, que sofre de transtorno mentais. Conforme os vizinhos, o menor também ameaçou os demais moradores, com uma arma branca, do tipo peixeira. A guarnição então recolheu a faca e conduziu as partes à Delegacia para registro do ato infracional.



Brumado: Moradores do bairro Dr. Juracy relatam dificuldades para marcar exames; Sesau diz que vai aumentar oferta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Residencial Brisas, os moradores do bairro Dr. Juracy esperavam que a demanda da UBS Dr. Paulo Fernando O. Vargas fossem diminuindo e, o atendimentos na unidade melhorasse. Mas de acordo com a moradora, Adriana Barbosa, a situação não abrandou. "Nós tínhamos um problema de super lotação na UBS do bairro Dr. Juracy, e com a construção do posto no residencial, pensávamos que fosse melhorar o atendimento aqui [UBS], mas quando vim marcar um exame na manhã de hoje [sexta-feira], não consegui, porque fui informada que apenas cinco moradores poderiam ser atendidos por agente de saúde", afirma a moradora. Segundo os moradores que procuraram a redação do 97NEWS, com a limitação, fica inviável ir todos os dias a unidade de saúde, pelo fato de muitos trabalharem ou serem dona de casa. "Temos filhos dentro de casa, outras trabalham, então como é que vamos vir todos os dias aqui tentar uma vaga", lamenta Barbosa. Ainda segundo a moradora, antes não haviam limite de atendimento. "Antes qualquer pessoa marcava o exame, tinha os dias de cada médico atender, e agora tá assim né, por agente de saúde", comenta a dona de casa. Ainda segundo ela, com o atendimento delimitado por área, eles vão demorar semanas para conseguir marcar uma consulta. "Antes, se morava sete ou até mais moradores em uma rua, se ele conseguisse pegar a senha, marcava a consulta, agora limitando cinco atendimentos por cada agente, fica difícil". Conforme os moradores, cada agente de saúde responde por cerca de dois ou até mais bairros, e que apenas 5 senhas não é suficiente para atender uma demanda que antes era de 40 a 50 senhas por dia. "Cada agente de saúde responde por dois ou três bairros, é uma extensão muito grande. Tem gente que está chegando na fila as 10h da manhã, para ser atendido as 14h, com medo de não conseguir atendimento", relata a moradora do bairro Esconso, Geise Brito que á atendida na UBS do bairro Dr. Juracy. De acordo com o secretário de saúde, Claudio Feres, "a divisão foi uma forma de garantir atendimento às pessoas que moram distante da unidade", disse ao 97NEWS. Ainda segundo Feres, “de qualquer forma, vou tentar fazer uma nova divisão da área para ficar relativamente igual, lá são duas equipes”, acrescentou o secretário ao site.



Brumado: Uneb abre inscrições para vestibular 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX de Brumado, abriu as inscrições para o vestibular 2020. A instituição oferece vagas para cursos de graduação na modalidade presencial e à distância. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 100. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no edital (aqui) do processo seletivo.

 

 



Bahia registra mais de 20 mil mortes em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos

Foto: Luciano Santos l 97News

Entre 2009 e 2018, a Bahia registrou 24.479 mortes em acidentes de trânsito, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a Sesab, até outubro deste ano, foram registrados 1.481 óbitos causados por acidentes de trânsito. Além disso, a secretaria destaca que cerca de 40% das internações hospitalares no estado são por causa de acidentes, na maioria das vezes envolvendo motocicletas. A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a incluir os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública, em novembro de 2017. Segundo a Sesab, entre 1° de janeiro e 8 de outubro de 2017, foram registrados 16.822 vítimas de acidente de trânsito, média superior a 59 casos por dia. O órgão, 75,1% das vítimas eram homens e 57,1% deles tinham entre 20 e 39 anos. No cálculo, o órgão leva em conta atendimento médico-hospitalar, seguros de veículos, danos a infraestruturas e perda ou roubo de cargas. Na Bahia, entre 1° de janeiro de 2015 e 4 de outubro deste ano, as despesas com internação hospitalar custaram R$ 50 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). O montante não contabiliza medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses, o que multiplicaria o valor em mais de 10 vezes.

 



Vem ai mais uma edição da feira do empreendedor em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

A Feira do Empreendedor é um evento que acontece em Brumado desde 2018, realizado pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). É o projeto que tem como missão proporcionar um ambiente que fomente o empreendedorismo, promova conhecimentos e apresente ideias para a abertura de novos negócios e o fortalecimento das empresas existentes. O evento é direcionado para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Potenciais Empresários e Empreendedores, e Produtor Rural. Para este ano, a segunda edição que também tem o apoio da prefeitura municipal, será realizado em um novo espaço, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário. A coordenadora do Sebrae de Brumado, Jéssica Lopes, destacou que o evento veio para estimular o comércio local. “O dia do empreendedor precisa ser comemorado e por que não realizar um evento voltado para esse público? Tanto para que a gente possa estimular negócios, que nem é tanto o foco do evento, mas para fomento do empreendedorismo mesmo”, disse ao 97NEWS. No evento, pequenos empreendedores terão a oportunidade de oferecerem seus produtos e serviços, inclusive na agricultura familiar, que é muito forte em Brumado. "O evento contará com palestras, praça de alimentação, atrações musicais, desfile de moda e entretenimento para crianças", destacou Lopes. A feira será promovida nos dias 25 e 26 deste mês. A entrada é gratuita.



Bahia entra em alerta contra a peste suína

Foto: Reprodução

Após notificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Divisão de Sanidade dos Suídeos, da confirmação de um foco já saneado de 'Peste Suína Clássica' (PSC), no estado de Alagoas, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) designou o deslocamento de uma equipe para estado alagoano, a fim de tomar conhecimento dos detalhes da contaminação e providências adotadas para conter a disseminação e evitar que a doença chegue à Bahia. O MAPA recomenda a fiscalização do trânsito de suínos, material genético suíno, produtos e subprodutos de origem suína, efetuadas pelos postos fixos e equipes móveis de fiscalização, com maior atenção na região limítrofe da zona livre de PSC. Os 32 animais da propriedade de Taipu foram sacrificados após diagnosticados com a doença. Outras propriedades da região estão sendo investigadas para que seja afastada qualquer suspeita. 



Brumado: Insatisfeitos com poeira, moradores bloqueiam entrada de caminhões em obra pública

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

Os caminhões que entram e saem do campo de futebol Bela Vista, no bairro São Felix, em Brumado, têm prejudicado os moradores da região, principalmente aos que moram no bairro Jardim de Alah. A poeira que os caminhões levantam não é um problema que prejudica só a saúde, mas também suja os móveis e até prejudica o trabalho do jovem técnico de informática, Carlos Eduardo. “Você não consegue trabalhar de tanta poeira. Fechei a loja porque poderia danificar os computadores dos meus clientes de tanta poeira”, reclamou. Em obra desde a última semana, o campo Bela Vista teve cerca de 30 cm de terra removida, por conta das pedras que havia no local. Só que ao longo desses dias a situação tem piorado segundo os moradores, após a prefeitura despejar caçambas de terra no local, e segundo eles, não há um carro pipa molhando a obra para amenizar a situação. A moradora Vânia destacou que é de competência da prefeitura molhar a obra, no entanto, um vizinho que trabalha com um caminhão pipa que estava sendo prejudicado molhou o local por alguns dias. “Nós estamos fazendo comida mais cedo e cobrindo as panelas com lençol para não comer poeira”, relata a moradora. 

 

Foto: Huan Nunes l 97NEWS

O filho caçula de Bruna Aparecida, que também é dona de casa e mora em frente ao campo, foi parar no hospital por problemas respiratórios durante a noite. Agora, tem que usar inalador todos os dias e tomar vários remédios por dia. "Nós não somos contra o esporte e a obra, agora desde que molhe o campo ou coloque um muro no local", comentou Aparecida. Para chamar a atenção das autoridades quanto ao problema, os moradores da região fecharam o acesso por algumas horas. “Fechamos com intuito de revindicar uma medida paliativa, da molhagem do campo para amenizar a poeira”, explicou Vânia. Os funcionários da prefeitura ficaram por algumas horas parados por conta do manifesto. A Polícia Militar foi acionada e conversou com os moradores sobre o direito de ir e vir, e a via foi liberada. Em contato com o secretário de infraestrutura, Douglas Malheiro, ele salientou que medidas já foram tomadas para amenizar a poeira no local. "Já conversamos com a equipe e vão buscar otimizar isso", disse ao site.

Foto: Huan Nunes l 97NEWS


Rio de Contas: Veículo com sete pessoas cai em ribanceira na Serra das Almas na BA-148

Foto: Whatsapp l 97News

Na noite de segunda-feira (14), um acidente foi registrado na BA-148, na altura da Serra das Almas, no município de Rio de Contas. Segundo apurou o site 97NEWS, a Toyota SW4 que transportava sete pessoas da mesma família caiu em uma ribanceira, por volta das 20h, após a família retornar de um passeio em um sítio, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas. Segundo as primeiras informações, o motorista perdeu o controle da direção no trecho conhecido como “Curva do S” e caiu na ribanceira. Os ocupantes do veículo são do Distrito de Itanagé, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a polícia, cinco adultos e duas crianças ficaram feridas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu as vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Livramento de Nossa Senhora. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. 

 



Homem é encontrado morto no Bairro Jardim de Alah, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um catador de materiais recicláveis identificado como Antônio Manoel da Rosa foi encontrado morto no final da tarde desta segunda-feira (14), na Rua Piloto Marcos, no Bairro Jardim de Alah, em Brumado. Segundo informou a polícia militar ao 97NEWS, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) foi informado sobre o caso. Ao chegar ao local a PM já encontrou uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a qual constatou o óbito por morte natural de Antônio. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia. O corpo de homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. 



Bahia tem situação de emergência decretada por causa das manchas de óleo em praias do estado

Foto: Reprodução l Itana Alencar l G1

O governador da Bahia em exercício, João Leão, assinou na tarde desta segunda-feira (14) o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para seis municípios do estado que foram atingidos por manchas de óleo no litoral. Segundo o site G1, a assinatura contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual. “A finalidade desse decreto é que nós possamos comprar todos os materiais necessários para conter e recolher essas manchas que estão chegando na praia. Quem é que vai ficar com esse óleo que a gente vai recolher? A ideia nossa é entregar esse óleo para a Petrobras, que é quem entende de petróleo", disse o governador. João Leão também falou sobre a suspeita de uma mancha de óleo de 21km quadrados a 100km da costa de Alagoas, que foi descartada após monitoramento aéreo especializado realizado por equipes da Petrobras e por imagens de satélites do Ibama. "Uma das coisas importantes [do decreto] são os voos de helicópteros para a gente verificarmos se essa mancha que viram por mancha satélite existe. A Bahia conta com 25 pontos de contaminação espalhados pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. A mancha de óleo chegou ao Rio Pojuca, na região de Itacimirim, que fica na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador.