ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

Equipes de Saúde de Brumado realizam monitoramento rápido de cobertura vacinal

Foto: Ilustrativa

Com o objetivo de definir ações de vacinação, melhorar a cobertura vacinal no município e aumentar a imunidade da população, reduzindo a incidência de doenças, a Secretaria de Saúde Municipal realiza Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal. A atividade é recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Trata-se de uma atividade de campo, feita a partir da visita casa a casa, na qual o comprovante de vacinação do residente que faz parte do público-alvo pré-definido é avaliado para vacinas pendentes. A ação, é uma sequência da campanha de vacinação infantil no município. As equipes de agentes comunitários, técnicas de enfermagem e enfermeiras vão nas casas de cada família para conversar, verificar a carteira de vacinação, aplicar vacinas que eventualmente faltarem ou orientar para ida ao posto de referência. Esse levantamento irá subsidiar os profissionais de Brumado no planejamento, execução e avaliação da aplicação das vacinas do calendário nacional. “Isso permite analisar os diferentes motivos pelos quais a população deixa de tomar uma vacina e implementar ações que garantam a imunoproteção de toda a população”, explica a Enfermeira da Atenção Básica, Graça Carvalho. De acordo com a Secretaria, esse monitoramento faz parte de uma avaliação de crianças maiores de 06 meses a 04 anos e 11 meses, sabendo assim, se o público alvo tomou ou não as vacinas indicadas nas campanhas.



Aumento de empregos no setor de serviços é sinal de recuperação econômica, dizem especialistas

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Dos setores da economia, o de serviços foi o que apresentou o melhor resultado na geração de empregos em setembro, quando foram criados 60 mil e 900 postos de trabalho. É o que consta no último levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na avaliação dos economistas, os números do último mês referentes à empregabilidade foram satisfatórios. De acordo com Caged, é impossível a economia crescer bem e o emprego crescer bem se o setor de serviços for mal. A indústria vai bem, a agropecuária vai bem, se o setor terciário da economia formal, que é o que mais emprega, vai ter pouco emprego de qualquer forma. Então, o aparecimento de uma geração consistente de empregos no setor de serviços, é um bom sinal para a economia, visto que é um setor muito importante não só na atividade econômica, mas principalmente no emprego. No recorte por regiões, o destaque foi para o Nordeste, onde foram criadas 62 mil e 100 vagas de emprego formal. Depois, aparecem o Sudeste, o Sul, o Norte e o Centro-Oeste, todos com números positivos. No nordeste o crescimento pode está ligado as atividades econômicas locais, como indústrias e fábricas. No Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho, foram criadas mais de 137 mil vagas com carteira assinada em setembro. O resultado foi o melhor para o mês desde 2013.



Justiça Eleitoral de Brumado desmente fake news do 'Horário de Verão' e garante que urnas estão sendo ajustadas para o segundo turno

Toda a equipe da Justiça Eleitoral da Comarca de Brumado está realizando os últimos ajustes para o segundo turno das eleições (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O mesmo processo de gravação de mídia e preparação das urnas que foi utilizando no primeiro turno estão, novamente, sendo gerados para este segundo. A equipe do 97NEWS esteve no Fórum Eleitoral de Brumado e falou com o juiz Dr. Rodrigo Britto que garantiu que o processo está sendo realizado de forma muito satisfatório e a finalização da gravação das mídias e o teste dar urnas, inclusive com algumas auditorias, estará sendo concluído até no máximo sexta-feira (26), garantindo assim a normalidade da votação nos municípios de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu. “Tudo está dentro da normalidade e o mesmo sucesso da votação do primeiro turno em Brumado se repetirá no segundo, consolidando assim esse importante momento democrático para o país”, destacou o juiz. Questionado sobre as notícias que circularam sobre as urnas poderem estar sintonizadas com o horário de verão, ele respondeu que “é mais uma fake news para tentar fazer confusão, pois, primeiramente o horário de verão se iniciará no dia 4 de novembro e, principalmente, as urnas não tem qualquer ligação com sistemas de horários, o controle fica por conta do mesário, o que garante também a lisura do processo”.



‘A Embasa é uma tragédia anunciada’, relata prefeito de Brumado se referindo ao aprofundamento da crise hídrica no município

O prefeito Eduardo Vasconcelos vem tendo uma queda de braços histórica com a Embasa (Foto: 97NEWS)

Uma ação que foi dada entrada no Ministério Público nesta quarta-feira (24) tendo como autor a Prefeitura Municipal de Brumado e como alvo a Embasa, vem comprovar que o aprofundamento da crise hídrica no município, que atinge não somente o meio rural, mas, agora, a zona urbana, prejudicando inclusive as escolas municipais, em especial as que funcionam em Tempo Integral que, ao que tudo indica, não deverão ter aula nos próximos dias, já que as sucessivas interrupções no abastecimento sinalizam nesse sentido. Com isso a queda de braços se intensificou, o que pode ter novos desdobramentos, ainda mais que existe a previsão de que na próxima gestão do governador Rui Costa, a Embasa poderá ser integralmente privatizada, o que é visto como um avanço, já que atualmente ela vem deixando a desejar em vários municípios do estado. 

O município entrou com uma ação no Ministério Público contra a empresa já que as escolas municipais vêm sendo prejudicadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos que não vem poupando críticas severas à empresa, “a Embasa é uma tragédia anunciada e, agora, novamente dá mais um atestado de sua incompetência com as essas sucessivas interrupções no fornecimento”. Ele ainda fez questão de explicar que “essa ação não é contra o estado, que isso fique bem claro, mas é para buscar o retorno da normalidade dos serviços, já que os prejuízos ao aprendizado são cada vez maiores, tanto que em várias escolas, caso não volte a água ainda hoje, não haverá condições de se ter aula, fazendo com que milhares de alunos voltem para as suas casas”. A ação será analisada pelo Ministério Público que poderá encontrar uma saída para o impasse. Vale ressaltar que em seus comunicados sobre a suspensão dos serviços a Embasa comunica que o motivo é a realização de serviços de manutenção preventiva, mas, para o prefeito “isso é muito vago e não passaria de um subterfúgio para não atestar a sua incompetência”.



Intermunicipal 2018: Jogo válido pelas oitavas de final entre Brumado e Itamaraju será no sábado (27)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Campeonato Intermunicipal 2018 chegou na sua reta final e decisiva. Após os jogos do final de semana, foram conhecidas as classificadas para as oitavas de final e agora são apenas 16 Seleções na briga pelo título do torneio, entre elas, está a Seleção de Brumado. Devido ao segundo turno das eleições que acontece no domingo (28), os confrontos de ida foram antecipados para o próximo sábado (27). A seleção brumadense enfrenta o time de Itamaraju, jogando em casa no Gilbertão, as 15h. A tabela das oitavas foi divulgada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Os jogos de sábado em todo estado serão jogos de ida. Já a rodada de volta foi marcada para o dia 4 de novembro. A seleção de Brumado vem se destacando no campeonato e, se depender dos jogadores, as chances de uma semi-final será realidade no futebol da Capital do Minério.

 



Brumado: Deputado derrotado Benito Gama usou cota da Câmara para se hospedar em hotel brumadense durante atos de campanha

Foto: Reprodução l Câmara dos Deputados

O candidato derrotado na tentativa de reeleição, o deputado federal Benito Gama (PTB-BA) usou a cota parlamentar para se hospedar em um hotel de Brumado, no dia 1° de outubro. A eleição foi dia 7. Conforme dados da Câmara Federal, Benito pagou R$ 110 em uma diária no Hotel Terceiro Milênio, localizado na BR-030. Na rede social, o parlamentar postou uma foto na cidade com a legenda: “Obrigado, amigos de Brumado pelo apoio à nossa campanha 1400”. Na rede uma internauta ainda comentou. “Foi muito bom participar desta reunião, ver algumas propostas do meu Candidato Federal @benitogama e, TB voto pra estadual @taissagama”. A Câmara disponibiliza o uso da cota para hospedagem, desde que tenha fim para atividade parlamentar. Questionado pelo Bahia Notícias, Benito negou uso para campanha. “Fui organizar a base política. Não fui fazer eleição. Não fui votado lá. Votação política não. Não teve nenhum ato político. Foi do mandato. Faço política naquela região”, justificou. Em Brumado o candidato teve 439 votos. Ainda segundo o site, o deputado também se hospedou no dia anterior no Livramento Palace Hotel, na cidade de Vitória da Conquista. Na cidade, usou duas diárias e pagou R$ 741,95.



Homem é baleado após pegar arma de segurança na agência bancária do Bradesco em Vitória da Conquista

Na hora dos tiros ouve correria e muitos clientes ficaram assustados (Foto: 97NEWS)

Na manhã desta quarta-feira (24), um homem em que vive nas ruas foi baleado após trocar tiros com seguranças da agência bancária do Bradesco em Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, no Sudoeste da Bahia. Na ação, ninguém ficou ferido. De acordo com a Polícia, o homem entrou na agência com o objetivo de abordar os clientes. O segurança do banco, ao ver a situação, teria solicitado ao suspeito que se retirasse do local, conduzindo o rapaz para a porta do estabelecimento. Nesse momento, aproveitando a proximidade com o segurança, o rapaz conseguiu sacar a arma e disparou várias para dentro da agência. Em seguida, os outros seguranças atiraram contra ele, sendo o mesmo atingido. A Polícia Militar foi acionada e, sem seguida conteve o suspeito que mesmo baleado, ainda tentou fugir. O homem que ainda não foi identificado, foi levado para o Hospital Geral da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Foto: 97NEWS


Eleições OAB: Brumado terá chapa única

O advogado Kleber Lima Dias (segundo da direita para à esquerda) conquistou o consenso e apoios importantes (Foto: 97NEWS)

O conceituado advogado Dr. Kleber Lima Dias foi o único a apresentar chapa para concorrer à eleição da OAB em Brumado. Com o nome “Avança OAB Brumado” e número 8686, a chapa será formada pelo Dr. Kleber Lima Dias como presidente, Dra. Riza Natália Moreira como vice-presidente, Dr. Ivan Meira como tesoureiro, Dra. Aline Meira como secretária-Geral e Dra. Mabe Anjos como secretária-geral Adjunta. A chapa conta com o apoio declarado do atual Presidente da OAB local, Dr. Osvaldo Laranjeira, e do Conselheiro Estadual, Dr. Acioli Viana.  As eleições para a OAB Brumado e a nível estadual ocorrerão no dia 21 de novembro, oportunidade em que os advogados escolherão os seus representantes pelos próximos 3 anos.



Projeto de modernização do Poder Legislativo será concluído até dezembro, garante Léo Vasconcelos

O ritmo dos serviços está intenso para o que o prazo seja cumprido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecido por seu arrojo administrativo e por sua visão moderna de gestão, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), está intensificando o macro projeto de modernização da Casa da Cidadania. Em 2004, ele surpreendeu a todos ao finalizar um projeto de grande ousadia, ao construir uma nova sede do Poder Legislativo, a qual seria uma das maiores da Bahia, com uma estrutura invejável para a época. Passados 14 anos, Léo Vasconcelos voltou a mostrar sua visão contemporânea de gestão, ao executar um mega projeto de modernização, o qual está sendo realizado em 3 etapas. Quem passar pela Praça Abias Azevedo poderá contemplar os funcionários trabalhando a todo vapor numa reestruturação completa da frente do prédio, que ficará de “cara nova”, em tons de azul e branco. Em contato com o presidente, ele informou que as obras devem ser concluídas até dezembro, sendo a última etapa a da modernização administrativa na área de gabinetes. Será feita uma cerimônia especial de entrega da nova estrutura à população, onde deverá ser feita a entrega dos títulos de cidadão brumadense aos agraciados com a honraria. 

A nova estrutura é moderna e funcional (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Prefeito de Livramento ignora parceria com Brumado e realiza por conta própria obra de recuperação de ponte que faz divisa entre os dois municípios

O prefeito Ricardo Ribeiro fez questão de divulgar fotos na obra (Foto: Divulgação)

A tensão entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, que se originou com a formação do consórcio regional para a vinda para a região da Policlínica de Especialidades do Governo do Estado, pois se iniciou uma “queda de braços” para o local que iria ser construída a obra, teve um novo capítulo nesta terça-feira (23), já que o prefeito Ricardo Ribeiro (REDE), o “Ricardinho” resolveu realizar as obras de reparo da ponte que fica situada na região da Comunidade de Malhadinha, divisa entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, por conta própria. A “queda de braços” ficou ainda mais evidente, pois, o chefe do executivo livramentense continuou o tom desafiador ao comentar a obra, onde ele citou que “a referida ponte precisava de reparos há alguns anos. Estive reunido, em algumas oportunidades, com o prefeito e prepostos do município vizinho, porém não chegamos há um consenso. Visto que o principal prejudicado com o problema era a população local, assumimos a obra, os custos e iniciamos os serviços de recuperação do buraco que estava impossibilitando o trânsito, além disso, reforçaremos a estrutura com ferro e concreto, melhorando a segurança da mesma, tudo com recursos próprios, há 1/6 (um sexto) dos valores que nos foi apresentado pelo município vizinho”. Com essa ação o clima de enfrentamento, já que a leitura sobre a obra é que está se colocando “remendo novo em roupa velha”, só se arrumando um pedaço da ponte, quando a obra seria para uma reestruturação total, o que explicaria o orçamento maior. Segundo fontes ligadas ao prefeito, os serviços foram feitos com urgência, já que o período de chuvas está prestes a se iniciar. Só que como foi feita de forma paliativa, pode ser que não suporte nem esse tempo, pois outros locais também tinham que ser reparados, já que a estrutura estaria bem danificada.  



Em nova inspeção da ADAB no Mafrirb, mais um animal tem suspeita de tuberculose

Um nódulo caseoso, típico pra Tuberculose, foi encontrado no animal, o que reforçou a suspeita de estar impróprio para o consumo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em mais uma fiscalização de rotina no Mafrirb – Matadouro e Frigorífico de Brumado, a inspeção da ADAB encontrou um animal oriundo da cidade de Livramento de Nossa Senhora com suspeita de estar impróprio para o consumo. Na vistoria feita nesta terça-feira (23), foram encontrados abcessos pelo fígado e estômago e, encontrado um nódulo caseoso, que reforça os indícios de Tuberculose, mas somente com o exame laboratorial que poderá ser feita a devida comprovação. Vale ressaltar que o Mafrirb vem observando criteriosamente todas as normas sanitárias e que as inspeções fazem parte deste processo, mas que a responsabilidade dos animais é dos seus respectivos proprietários, cabendo ao estabelecimento fazer somente o abate e os processos consequentes. Segundo o médico veterinário da ADAB, Clemente Fernandes Alves, "a grande questão é mostrar para a população de Brumado e região os grandes riscos do consumo de carnes de animais que são abatidos de forma clandestina” e continuou argumentando que “aqui no matadouro, como podemos ver, temos um controle de qualidade rigoroso. Mas, e se esse animal fosse revendido em locais que não compram carne de origem?, os riscos de se contrair doenças seria grande". O veterinário ainda deixou bem claro que os animais que são encontrados com suspeitas de qualquer abcesso, são imediatamente encaminhados para o setor de graxaria ou para serem incinerados. Ele ainda fez questão de acender ainda mais o alerta à população declarando que "como não fazer inspeção? É mais do que preciso, indispensável, pois, caso isso não aconteça, os consumidores poderão estar levando pra casa uma carne ou um fígado com esta qualificação. Todo cuidado é pouco. Abate clandestino não!". Em conversas anteriores, o veterinário tinha apontado para um déficit na vacinação por parte dos pecuaristas da região de Livramento de Nossa Senhora, o que, fez crescer essa possibilidade com as últimas inspeções que evidenciaram a suspeita de tuberculose e outras doenças nos animais que são trazidos para o abate no Mafrirb.



Presidente do Legislativo de Brumado será oficializado hoje; posse de Girsom Ledo deverá acontecer na sessão de sexta-feira (26)

O presidente do Legislativo de Brumado deverá dar posse ao suplente Girsom Ledo já nesta sexta-feira (26) | Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Em contato com o presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (PDT), o mesmo informou que tomou conhecimento da possibilidade da posse do suplente de vereador Girsom Ledo, que estaria sem partido, por meio da imprensa local, já que estava em viagem de trabalho. Ledo substituirá temporariamente o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB) que se afastou para tratamento de saúde. Ele explicou que “fui comunicado que nesta quarta-feira (24) será feita a comunicação oficial por meio da justiça e já pedimos à nossa secretaria que faço todo o encaminhamento pertinente, pois tem que ser feita checagem de toda a documentação necessária para que o suplente possa ser devidamente empossado”. Questionado sobre a previsão ele respondeu que “estando tudo em ordem, devemos dar a posse já na sessão desta sexta-feira, que deveremos, inclusive, transformar em extraordinária, já que a oficialização se dará hoje às 11h”. Vasconcelos ainda lembrou que “temos 45 dias ainda de período legislativo, ou seja, cerca de 6 sessões e o suplente poderá atuar até lá, inclusive podendo ter o seu voto para a escolha da mesa diretora, porém não poderá ser votado”.



Zé Raimundo avalia contas do governo e elogia destaque da Bahia no ranking dos maiores investidores

(Foto: Divulgação)

O Governo Rui Costa destinou um total de R$ 9,2 bilhões em projetos estruturantes, construção de estradas e obras para minimizar os efeitos da seca, figurando a Bahia entre os três estados com que mais investiram, de janeiro de 2015 a agosto de 2018. A capacidade de investimento e o equilíbrio fiscal das contas, apesar da crise econômica, foram analisadas pelo deputado Zé Raimundo, que na condição de membro titular das Comissão de Finanças, Orçamento e Controle, acompanhou apresentação das contas do governo, feita hoje (23) pelo secretário da Fazenda Manoel Vitório. “Contrariando a tendência de crise da maioria dos estados, o governador Rui Costa conseguiu fazer uma gestão equilibrada e desafiadora. Muitos estados sequer conseguem pagar os salários em dia”, avaliou Zé Raimundo. Além disso, completou, o governo investiu em projetos estruturantes, como os corredores de tráfego de Salvador, com os quais ‘Rui vai entrar para a história entre os governadores que mais fizeram pela infraestrutura urbana da nossa capital”. E ainda investiu no interior do estado, como destacou, citando especialmente a região Sudoeste, com obras e ações de melhoria da saúde, a construção de estradas e as diversas ações para minimizar a seca, como construção de barragens, adutoras e sistemas de água. De acordo com Vitório, no ranking de investimentos a Bahia ficou atrás apenas do Rio Janeiro, que foi beneficiado com recursos federais por conta das Olimpíadas, e de São Paulo, o estado mais rico. A manutenção da capacidade de investimento, segundo o secretário, reflete o equilíbrio fiscal assegurado pelo governo baiano ao longo do período 2015-2018, apesar da persistência dos efeitos da crise econômica e da redução proporcional nas transferências da União. Ele explicou que o equilíbrio fiscal tem sido possível por conta da melhoria contínua da arrecadação de impostos estaduais e o controle dos gastos públicos. Foi a última apresentação de Vitório neste ano na Assembleia Legislativa, cumprindo exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que obriga a exibição do exercício fiscal a cada quadrimestre.



Ceasa de Brumado promoverá impulso importante para a economia local

O Ceasa de Brumado será no antigo Derba, ao lado do Mercado Municipal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo a força de sua economia na área mineral, Brumado vem expandindo outras vertentes, sendo que um dos que mais vem evoluindo é o setor de serviços, o que é um grande filão da atualidade, que vem mudando a realidade de muitas cidades brasileiras. Na região sudoeste temos o exemplo de Vitória da Conquista que ser fortaleceu muito economicamente devido à grande amplitude de serviços nas mais diversas áreas, atraindo uma potencial clientela de 400 mil pessoas. Atualmente com vários segmentos em vias de ser “estrangulados”, a “capital do sudoeste”, como é conhecida eufemisticamente, vem abrindo a brecha para que Brumado possa seguir o mesmo caminho e se tornar um forte polo regional. Neste sentido, no esteio do sucesso dos agronegócios, a administração municipal vem buscando a modernização do setor e, dentro deste cenário futuro, está em franco andamento o projeto de criação do Ceasa, que já tem até local definido, o antigo DERBA. 

A área é grande e irá abrigar a estrutura que será de 3 andares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em vias de ser operacionalizado, o secretário municipal de planejamento, André Cardoso, juntamente com o administrador do Mercado Municipal, Manoel Gonsalves, vem visitando vários Ceasas da Bahia e, recentemente, estiveram em Feira de Santana para conhecer detalhes e absorver experiências positivas para que possam ser implantadas aqui. Segundo eles Brumado, assim que o Ceasa estiver em funcionamento deverá receber inicialmente 200 caminhões de produtos ao mês, mas, esse número deverá ter um aumento gradual, o que, paralelamente, deverá aumentar a oferta de emprego e renda do setor. Segundo Cardoso, o projeto está em fase de conclusão e está orçado em R$ 6 milhões e deverá ser realizado em etapas, onde o município irá buscar parcerias com o Estado e a União, já que é uma quantia muito alta. A obra, que é grandiosa e fortalecerá muito o setor, terá uma estrutura de 3 andares, tendo uma ligação com o Mercado Municipal, deverá ser iniciada em 2019 e não há prazo estipulado para o seu término.



Mulher simula sequestro para viajar com amante que conheceu no facebook

Foto: Divulgação

Uma mulher de 28 anos, fingiu o próprio sequestro para tentar despistar os dias de paixão com um amante em Mato Grosso. Alline Figueiredo da Cruz saiu de casa na última quarta-feira (17), dizendo que iria ao shopping em Várzea Grande para participar de um curso na área da beleza. Já na quinta-feira (18) sem o retorno da jovem, familiares procuram uma delegacia para comunicar o desaparecimento. Desde a comunicação do suposto desaparecimento, a polícia fazia buscas pela cabeleireira. Alguns familiares de Alline chegaram a receber telefonemas no dia seguinte ao desaparecimento, onde um homem se identificou como sequestrador. Durante todo o final de semana a polícia ouviu depoimentos e investigou pistas do suposto sequestro. A Polícia Técnica fez perícia no carro da mulher que foi encontrado abandonado na capital. De acordo com o G1, na noite do último domingo (21), Alline pediu ajuda da Polícia Militar. Ela relatou ter sido rendida por três criminosos armados que a obrigaram a seguir com eles em outro automóvel, sendo mantida trancada no quarto de uma residência durante quatro dias. Porém, contrariando o que Alline disse no depoimento, testemunhas contaram à polícia que viram ela tomando cerveja em uma lanchonete, acompanhada de um homem. Diante desta e de outras contradições, a polícia pressiono Alline, que acabou confessando, que simulou um sequestro para ficar com o amante dela, Marcelo de Souza Arruda, que ela havia conhecido pelo Facebook. A mulher também contou a polícia, que na noite de quarta ela havia bebido bastante com Marcelo, perdendo o horário de volta para a casa, e que acabaram decidido viajar para uma propriedade rural no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, onde os dois tramaram o falso sequestro para ficarem juntos por mais tempo. Segundo a polícia, Alline e Marcelo foram autuados por falsa comunicação de crime.



Prefeitos da Chapada Diamantina se reúnem para achar saídas para a crise hídrica que atinge a região

A reunião aconteceu na sede da CERB em Salvador (Foto: Ascom Cerb)

A implantação de uma série de políticas públicas para amenizar os efeitos da seca na Chapada Diamantina foram discutidas durante a manhã desta terça-feira (23/10/2018). A reunião que aconteceu na CERB (Companhia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia), em Salvador, discutiu a revitalização e sustentabilidade da Bacia do Rio Paraguaçu. Provocado pelo ex-prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, o encontro contou com a participação do deputado estadual Angelo Almeida (PSB) e representantes de órgãos como CERB, Embasa, INEMA, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Casa Civil. Prefeitos do território também estiveram presentes como João Lúcio (Andaraí), Joyuson Vieira (Utinga), Elter Bastos (Wagner), Marcão (Lençóis) e Marcos da Mota (Lajedinho). Entre as ações foi apontada a construção de barragens no Rio Utinga. “Nossa seca já dura oito anos e precisamos de ações emergências, mas também a longo prazo. O objetivo dessa reunião é efetivar essas ações e garantir dias melhores para os agricultores familiares e produtores”, afirmou Wilson Cardoso. As demandas apresentadas pelo coletivo serão encaminhadas ao governador Rui Costa pela Casa Civil. O deputado Angelo Almeida afirmou que vai lutar pela efetivação das ações junto ao governo do estado. “Nós assumimos um compromisso com a Chapada Diamantina. Com isso, nos comprometemos também em atuar para a resolução da crise hídrica que vive a região. Diante de todo sua trajetória de trabalho pela Bahia, tenho certeza que o governador Rui Costa será sensível à causa”, declarou o parlamentar.



Eleições 2018: “Um ‘vento evangélico’ impulsiona a extrema direita” diz jornal Libération

Jornal francês Libération avalia eleição 2018 no Brasil e identificada influência do movimento religioso protestante | Foto: Reprodução

O jornal Libération de terça-feira (23) destacou como os evangélicos, que conquistaram a influência que tradicionalmente era dos católicos, passaram a ter um papel importante na campanha de Jair Bolsonaro. Favorito para vencer a eleição presidencial neste segundo turno, que acontece no próximo domingo (28), o Libé destaca como o candidato trabalha para descreditar seu opositor Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores. “Se você vota para a esquerda, você faz o mal, comete um pecado. Todo evangélico que tem como livro de cabeceira a bíblia não vota para a esquerda. ” O jornal Libération desta terça-feira começa falando deste tipo de mensagem que chega por Whatsapp a milhares de fiéis, como Rita, mulher negra, salário baixo e, segundo o jornal, possuindo o perfil típico de um evangélico. Nos locais de culto e na imprensa evangélica, os pastores estão detonando Fernando Haddad, o candidato do PT à presidência. Rita é simpatizante do PT, mas conservadora como muitos crentes. A jornalista do Libé, Chantal Reyes, diz que percebe como Rita fica constrangida, mas reconhece que a maioria das mensagens são “mentirosas”. Na mira de fake news, Fernando Haddad está sendo acusado, entre outras coisas, de querer despertar precocemente a sexualidade das crianças e até mesmo incentivar a pedofilia e o incesto. Rumores que perseguem o candidato, ex-prefeito de São Paulo, desde que começou a lutar contra a homofobia quando cuidava da pasta da Educação.



Bahia: Casal com 13 filhos usa nomes de jogadores com letra 'R' em homenagem aos craques

Foto: Reprodução

O casal Irineu Cruz e Jucicleide Silva, moradores do município de Conceição do Coité, na Bahia, está na espera do 14º filho. A mulher está grávida de seis meses e, assim como fez com os demais herdeiros, planeja com o marido colocar no novo filho também um nome iniciado com a letra “R”, em homenagem a um jogador de futebol que ainda esteja atuando ou que já tenha pendurado as chuteiras. O último filho do casal, que hoje tem dois anos e três meses, é chamado de Ronaldo. O menino nasceu em julho de 2016. Irineu, de 42 anos, é responsável pela escolha dos nomes. Diz que desde pequeno é fã de futebol, o que justifica o critério usado para nomear os filhos. O primeiro nasceu quando ele tinha 23 anos. Hoje, com a quantidade de filhos que tem, daria para montar até um time de futebol, com reservas. “Vai ser de novo com a letra ‘R’, em referência a algum jogador. Ainda nem comecei pensar, mas com certeza vou manter a mesma regra que adotei para a escolha dos nomes dos outros", comenta. O novo filho se juntará aos irmãos Ronaldo, Robson, Reinan, Rauan, Rubens, Rivaldo, Ruan, Ramon, Rincon, Riquelme, Ramires, Railson e Rafael – eles têm entre dois e 20 anos de idade. A esposa, Jucicleide, de 37 anos, está grávida de seis meses. Ela conta que descobriu o sexo do novo filho na última semana, quando fez o exame de ultrassom. Com o marido, fez um acordo: toda vez que tivesse um filho, o marido seria responsável pela escolha do nome. Caso fosse uma menina, ela, como diz, “tomaria a frente” na escolha. “É diferente e, já que fez com os outros, é legal manter”, diz. A família vive dos “bicos” que Irineu consegue para ganhar dinheiro e também do Bolsa Família. Apesar das dificuldades, Irineu e a esposa não escondem a alegria com a chegada do novo integrante. “Graças a Deus, eu vivo alegre. A minha vida é alegre desde o nascimento, e ter um novo filho é motivo para mais alegria ainda”, finalizou o amante de futebol. 



23 de outubro - Dia do Aviador

Foto: Divulgação

A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. As pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX. O Dia do Aviador foi dado origem no dia 23 de Outubro de 1906, devido o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o inicio de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião. A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro! O Decreto de Lei nº 11.262, publicado no Diário Oficial da União, decretou que 2006 seria o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação (em homenagem ao centenário do primeiro voo de Dumont). No dia 23 de outubro também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.



Amante é atraído para encontro e queimado vivo por casal em Goiás

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na segunda-feira (22), em Águas Lindas de Goiás, um casal acusado de um crime bárbaro. Eles teriam atraído um homem de 70 anos, para uma emboscada e queimado a vítima viva dentro do próprio carro. Segundo a polícia, o crime hediondo teria sido cometido por vingança, uma vez que a mulher estava tendo um relacionamento extraconjugal com Osorino Pereira dos Santos. Os suspeitos presos são Daniel Pereira de Souza, 51 anos, e Rosilene Alves de Souza, 47, que são casados. Após descobrir a traição, Daniel disse a Rosilene que queria a separação. Ela, então, ainda de acordo com a polícia, prometeu ajudá-lo a se vingar de Osorino. Em troca, continuariam juntos. No dia 5 de outubro, a mulher ligou para o amante e marcou um encontro romântico, no distrito de Cocalzinho de Goiás. A vítima atendeu ao chamado da mulher. De lá, eles seguiram para uma chácara, onde Daniel os aguardavam armado com uma faca e um revólver de brinquedo. Osorino foi rendido, amarrado e agredido. Depois, o casal levou a vítima para uma área de eucaliptos em Brazlândia, onde, segundo a polícia, pode ter sido queimada ainda vivo. Daniel jogou gasolina no veículo da vítima, deixando o homem e o carro totalmente carbonizados. O casal vai responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Daniel e Rosilene foram presos após a Justiça expedir mandado de prisão preventiva.