ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Homens são detidos com simulacros de pistola em Brumado

Pai é preso na Bahia suspeito de colocar chumbinho em chupeta do filho de 2 meses por não aceitar paternidade

Vitória da Conquista lidera ranking de registros de dengue na Bahia

Sistema de reconhecimento racial ajuda prender acusado de homicídio no centro de Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

Saiba o que fazer quando perder a senha de inscrição no Enem

Além de estudar, candidatos devem ter também atenção com documentação para evitar sustos no dia da prova.

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não basta focar na revisão do conteúdo. O candidato deve estar atento a detalhes importantes para evitar surpresas antes e depois da prova. O número de inscrição e a senha, por exemplo, devem ser guardados pelo participante. Sem eles não é possível acompanhar o processo de inscrição, obter o resultado individual e se inscrever para programas de bolsa de estudo e financiamento estudantil. Em caso de perda da senha, basta informar o CPF e a data de nascimento para recuperar o dado no site sistemasenem2.inep. gov.br/inscricaoEnem.

Para, por exemplo, modificar o município de realização da prova, é preciso acessar os dados informados na inscrição, alterar o local e salvar a nova opção. Para a solicitação de atendimento específico, o que inclui caso de gestantes, idosos, lactantes e hospitalizados, a página de inscrição também deve ser acessada para atualizar a ficha.
No dia da prova é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto. São válidos, apenas, cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Federal e Ministério da Justiça em caso de estrangeiros. Também podem ser usados Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
Em caso de documentação vencida, o candidato deverá aceitar ser submetido a um procedimento de identificação especial, que inclui coleta de dados e assinatura em formulário próprio. Se o documento tiver sido roubado, além do procedimento de identificação especial, o candidato deve apresentar o Boletim de Ocorrência emitido, no máximo, há 90 dias da data da prova.

 



Brumado: Reunião do "Fórum de Estágio" aconteceu na 34ª Cia. Independente de Polícia Militar

Foto: PMB

O Programa “Fórum de Estágio”, que se desenvolve mensalmente com a realização de reuniões objetivando o norteamento dos jovens diante dos problemas que os afligem, foi realizado nesta quinta-Feira (17/10), nas instalações da 34ª Cia. Independente de Polícia Militar e com representantes de diversas entidades; Prefeitura Municipal de Brumado, 34ª Cia. de Polícia Militar, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) e a presença dos jovens integrantes do Programa “Fórum de Estágio”.

Os integrantes do Fórum de Estágio; Sr.ª Antônia Bezerra representante da FIEB, Sr.ª Ednéia Ataíde representante do IEL,  Professor David Anderson,  e a Professora Sônia de Cássia Brito representantes do CEEP e o Tenente de Polícia Militar Cláudio José Delmondes Danda, participaram de forma ativa valorizando a reunião.

O Tenente Cláudio Desmondes proferiu sua palestra intitulada “Drogas Prá Quê?”. Tema que preocupa a sociedade moderna e que avança sobre os nossos jovens de forma epidêmica destruindo famílias e o futuro desses jovens.

Com os esclarecimentos e as dúvidas dirimidas e com as informações recebidas os participantes levarão a outros jovens a mensagem do quanto é danosa a droga na vida de um cidadão.  



Barragem de Paramirim corre risco de rompimento

Foto: Divulgação- Google

O Secretário de Agricultura de Paramirim e Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paramirim e Santo Onofre, conforme fontes do site o ECO,  o senhor Anselmo Barbosa Caires, confirmou todas as denuncias divulgadas há alguns dias pelo Jornal O Eco, ressaltando, que existe sim o risco de rompimento da Barragem, infomação foi documentada pela CODEVASF e pelo COMITÊ de BACIAS.

Anselmo Caíres esteve na manhã da quarta-feira, 09 de outubro de 2013, no recinto da Câmara de Vereadores. Na ocasião o Secretário participou da Sessão Ordinária, usou a tribuna para explicar o real estado da Barragem Zabumbão e disse que a situação da Barragem é de alerta. Ele apresentou documentos que comprovam problemas na estrutura da Barragem. Ressaltou que o valor para recuperação fica em torno de trezentos e cinquenta mil reais.

Problemas constatados: Excesso de vegetação no talude de jusante, rachaduras no vertedouro, juntas de dilatação na tomada d’água sem neoprene, instalação elétrica na tomada d’água necessitando de revisão, buracos no coroamento e o pior, problemas sérios de erosão no talude de jusante.

Segundo informações,  caso ocorra o rompimento da Barragem Zabumbão sobre o Rio Paramirim, os “riscos são inimagináveis”… O que colocaria em risco milhares de pessoas e a existência de grande parte da cidade de Paramirim que fica abaixo da barragem, é o que ninguém quer imaginar!…

O alerta foi dado, agora espera-se iniciativas das autoridades, principalmente as federais, pois o Zabumbão é uma obra do Governo Federal, finaliza a nota.



Polícia prende em Jacobina, pedófilo que colocava fotos de meninas na web

Foto: Divulgação

A polícia prendeu Michel Almeida de Oliveira Veras, de 23 anos, na sexta-feira, 18, em Jacobina, por colocar na Internet imagens de adolescentes nuas fotografadas por ele. A maioria era forçada a consumir drogas antes das sessões de fotos. O caso foi levado à polícia por duas vítimas e uma ex-namorada de Michel também fez denúncia à Delegacia Territorial de Jacobina (DT), por ter sua intimidade exposta na Internet. O titular da DT/Jacobina, delegado Rogério Menezes, apurou que algumas vítimas eram induzidas, via webcam, a ficarem despidas, cujas imagens, depois de capturadas, eram compartilhadas por Michel com amigos.

Na casa dele, no bairro Félix Tomaz, foi apreendido um computador, material pornográfico de adolescentes em um notebook, além de pinos para acondicionar cocaína. Michel Veras, que já esteve preso na cidade de Caém por tentativa de homicídio, foi autuado por crime de pedofilia na Internet, enquadrado no Artigo 241-A. O delegado Rogério Menezes orienta outras adolescentes vítimas do esquema a registrarem queixa na unidade policial. As garotas fotografadas por Michel têm entre 13 e 16 anos de idade.

Por: A tarde



Solidariedade e Pros têm 45% dos integrantes com processos no STF

Lastima-se que, dos dois novos partidos criados recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral – Solidariedade e Pros – nada menos de 45% dos deputados que pularam de galho e foram se aninhar nos novos partidos são alvos de investigações criminais no Supremo Tribunal Federal. Dos 44 parlamentares que mudaram de legenda 20 respondem a inquéritos, o que desmoraliza as novas legendas e demonstra que a legislação política brasileira está totalmente errada, daí a necessidade de uma reforma, não esta que tramita na Câmara. Quanto mais partidos, mais corrupção. Esta é a conclusão que se chega diante do que na realidade acontece, segundo o site Congresso em Foco. São várias as suspeitas. Desde a ausência de prestação de contas a investigações realizadas pela Polícia Federal, como a “Operação Sanguessuga” que em 2006 investigou o desvio de verbas para a compra de ambulâncias. As novas informações demonstram que o processo político brasileiro está completamente distorcido e, só faz piorar.

Por: Bahia Notícias



Geddel não nega apoio a Paulo Souto, mas insiste: ‘desejo, quero e trabalho para ser governador’

Foto: Tiago Melo/ Max Haack/BN

O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, presidente estadual do PMDB e pré-candidato ao governo do estado, Geddel Vieira Lima, disparou nesta segunda-feira (21) uma metralhadora de críticas ao governo Jaques Wagner e deu pitaco até na escolha do possível oponente em 2014. Sem querer cravar a candidatura, Geddel admitiu conversar com diversos partidos e não descartou um possível apoio a Paulo Souto. “As conversas são permanentes. Não há chance de meu nome ser impeditivo na escolha. Se Paulo Souto me ligar e disser que quer ser candidato, eu declaro meu apoio a ele”, alegou. “Eu já disse até de forma cansativa que desejo, quero e trabalho para ser governador. Estamos construindo meu nome”, completou, em entrevista ao jornalista Samuel Celestino no programa Bahia Notícias.

O peemedebista disse ainda discordar dos critérios de escolha do PT para a corrida eleitoral. “Vai ser um candidato de continuidade do que está aí. A população vai poder escolher se quer o continuísmo ou se quer algo novo, mas que vai preservar o que foi feito de bom”, decretou. O grande número de secretarias estaduais também esteve na mira do político, que questionou a extinção da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter) e a funcionalidade da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). “Supõe-se que, se existe uma pasta, é por ela ser importante, né? Aí o secretário é eleito presidente do Bahia e acabam com a pasta. Por que acabou? Era só para tê-lo como secretário? Não serve mais? Outra coisa é a ‘secretaria de administração penitenciaria’. Quais são as funções? Quantos presídios ela construiu? Será que ela serve apenas para agregar apoio político?”, indagou. Para o líder do PMDB, a era petista deve ter logo um fim. “O PT teve sua chance. Fez muito menos do que prometeu e do que as oportunidades permitiam”, finalizou.



Brumado: Coordenador do MODERA estará na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília

Foto: Divulgação

Tendo o objetivo de construir as soluções para evitar o desperdício e reduzir a produção de lixo, a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente – CNMA, será realizada em Brasília – DF, no período de 24 a 27 de outubro de 2013.

Dentre os delegados baianos que participarão da IV CNMA, está o Coordenador Geral do MODERA, Aurino Ferreira dos Anjos.  O Coordenador do MODERA, assim como os demais delegados baianos, foi eleito na 3ª CEMA com a missão de defender as deliberações da Conferência referentes aos resíduos sólidos.

A IV CNMA deverá discutir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com a Lei 12.305 de 2010, focalizando os seguintes temas: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais e geração de emprego e renda para os catadores de lixo.

Considerando a discussão da CNMA, o MODERA entende que os municípios devem apreciar as deliberações da Conferência, no sentido de encontrar os melhores meios para erradicar os seus lixões, bem como instituir a sua coletiva seletiva e a sua logística reversa, pois conforme a Lei 12.305, em agosto de 2014 expirará o prazo para que essas ações sejam realizadas.



Seleção brumadense perde para Itamaraju e se complica

Foto: 97news

A seleção de Futebol de Brumado, neste domingo (20/10), não apresentou o mesmo futebol dos últimos jogos, acabou surpreendido pela Seleção de Itamaraju, com o placar de quatro a zero. No próximo domingo em Ituaçu a seleção brumadense terá a missão difícil de vencer a forte seleção adversária por um placar de cinco gols de diferença, ou quatro para levar a decisão para os pênaltis.



Brumado: Homem embriagado, senta nos trilhos, e morre atropelado por locomotiva

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Estandes Ribeiro dos Santos, 59 anos, morreu atropelado por um trem da Ferrovia Centro Atlântico (FCA), na noite deste domingo (20/10). Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, o homem estava aparentemente embriagado quando sentou nos trilhos do trem e não percebeu a aproximação da locomotiva. Momentos antes ele havia pedido um copo com água, para um morador do Bairro são Félix, nas proximidades onde aconteceu o acidente, quando o homem chegou com a água, Estandes já havia sido esmagado pela locomotiva. O maquinista do trem foi avisado sobre o ocorrido pela testemunha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU 192, foi acionado, mas nada pode fazer.  O homem atropelado era irmão de João Ribeiro, Secretário Municipal da Fazenda.

 



Duas pessoas morrem carbonizadas e outras três ficam feridas após colisão na BA-262

Foto: Divulgação/Facebook

Duas mulheres morreram carbonizadas no início da noite deste domingo (20/10), e três ficaram feridas, após um acidente na BA-262, a aproximadamente cinco quilômetros de Aracatu, sudoeste baiano.

De acordo informações, do condutor da caminhonete Amarok, "um veículo Fiat Pálio seguia no sentido Vitória da Conquista, quando a condutora perdeu o controle da direção e veio a colidir lateralmente com meu carro que vinha no sentido contrário”, relatou.

Com o forte impacto, os dois carros pegaram fogo, as ocupantes do Fiat Pálio, a odontóloga Lara Fernandes de Carvalho Costa, 42 anos, e sua sobrinha Paloma Souza Santiago, 22 anos, da cidade de Caetité, morreram carbonizadas. Ainda segundo informações, no momento da colisão, as bolsas das mulheres foram arremessadas para fora, uma amiga de Lara que passava pelo local no momento do acidente, olhou os documentos e reconheceu as duas. A família foi avisada no mesmo instante.    Os ocupantes do outro veículo, entre eles uma criança de quatro anos, com muita dificuldade conseguiram sair do carro, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados pelo Serviço de atendimento Móvel de Urgência - Samu 192, para o Hospital Prof. Magalhães Neto em Brumado.

A população de Caetité está abalada com este trágico acidente. 



Maior evento de ciclismo das Américas teve início neste domingo na Chapada Diamantina

Foto: Brasil Ride/ Facebook

Um dos maiores eventos do ciclismo mundial teve início, na tarde deste domingo (20), no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O "Brasil Ride", que conta com 250 atletas de 24 países, vai até o próximo dia 26 de outubro e tem como desafio percorrer cerca de 600 quilômetros em trilhas pelos municípios baianos de Mucugê e Rio de Contas, na região central do estado. Em sua quarta edição, o Brasil Ride conta com apoio do Ministério do Esporte e do Governo da Bahia, além de mais de 20 grandes patrocinadores. O evento deste ano atrai à Chapada Diamantina atletas de ponta do mountain bike mundial, como o suíço Crhistoph Sauser, bicampeão mundial da Maratona de Mountain Bike, bronze em Sydney 2000 e tricampeão da Cape Epic, tradicional prova de ultramaratona realizada na África do Sul. Ele e seu parceiro, o japonês Kohei Yamamoto, tentam desbancar os portugueses Tiago Ferreira e Luís Leão Pinto, campeões do evento no ano passado.

Por: Bahia Notícias



Brumado: Dupla em motocicleta, assalta padaria na Av. Mestre Eufrásio

Foto: Marcos Paulo /97NEWS

Dois homens assaltaram uma padaria na Av. Mestre Eufrásio, na noite de sexta-feira (18 -10).  O crime aconteceu por volta das 19h30min, e segundo relato da proprietária, um dos criminosos estava armado e entrou no estabelecimento anunciando o assalto, usando de violência e palavras torpes, se dirigiu ao caixa e pegou todo dinheiro. Ao sair da padaria o elemento disparou um tiro que atingiu a parede frontal do comércio. A dupla fugiu em direção à Av. João Paulo.

A proprietária da panificadora está muito assustada, pois em pouco mais de dois meses o comércio sofreu dois assaltos. 



Brumado: Homem é preso em blitz realizada pela Polícia Militar na Praça Cel. Zeca Leite

Foto: Marcos Paulo /97NEWS

Visando a segurança da população, a Polícia Militar realizou na noite de sábado (19-10), uma blitz preventiva na Praça Cel. Zeca Leite. Durante a operação foram abordados vários Carros e mais de oitenta motocicletas. Esse trabalho tem como objetivo apreender drogas, armas, veículos roubados, foragidos da justiça e também orientar a população quanto à segurança no transito.

Por volta das 22h um indivíduo aparentemente embriagado tentou furar o bloqueio policial e foi detido. O indivíduo, popularmente chamado de “Timbal”, é um velho conhecido da justiça, por realizar diversos assaltos na cidade. Ele foi conduzido à Delegacia de polícia e ficará a disposição da justiça.

 



Brumauto apóia movimento Outubro Rosa

Foto: Divulgação / Brumauto

Com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, no mês internacional de luta contra o câncer de mama, a Brumauto  apoia a campanha e  chama a atenção dos colaboradores e da população para a importância do diagnóstico precoce da doença, o melhor caminho para a cura. 



Veja qual será o início das provas do Enem no horário local de cada estado

As provas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecem no próximo sábado (26) e domingo (27). Os portões dos mais de 15 mil locais de prova nos 1.661 municípios que receberão o exame fecharão pontualmente às 13h do horário de Brasília. Neste ano, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC em todos os estados do país. Mas, por causa do fuso horário no território nacional e do horário de verão, que entrou em vigor neste domingo (20), é preciso consultar o horário local para não se confundir e acabar se atrasando e perdendo o Enem. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Início às 11h: No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, estados que agora estão duas horas atrás em relação a Brasília, os portões vão fechar às 11 horas locais. Os candidatos poderão sair da prova a partir das 13h locais sem o caderno de provas. Com o caderno, a partir das 15h (sábado) e 16h (domingo). A prova terminará às 15h30 no sábado e 16h30 no domingo, sempre no horário local.

Início às 12h: No Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), e nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, os portões serão fechados às 12h do horário local, os alunos podem sair sem a prova a partir das 14h, com a prova às 16h no sábado e às 17h no domingo. A prova termina às 16h30 no horário local, sábado, e 17h30, no domingo.

O Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que adotaram o horário de verão. Porém, como eles estão em outro fuso horário que o Distrito Federal, os dois estados continuam uma hora atrás do horário de Brasília. Já o Tocantins participou do horário de verão em 2012, mas neste ano os relógios não avançaram e, portanto, o estado está uma hora atrás do horário de Brasília até fevereiro.

Início às 13h: Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais), os portões serão fechados às 13h no horário local. Os candidatos poderão sair sem a prova às 15h, com a prova às 17h no sábado e 18 no domingo. A prova termina às 17h30 (sábado) e 18h30 (domingo).

Sobre a prova
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

Já no domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

CONTINUE LENDO


Incomparável, inconfundível, imperdível, Brumado Indoor 4ª edição

Como nos anos passados, nesta 4ª edição, a produção do Brumado Indoor 2013, na qualidade de Ney Eventos Empreendimentos, mais uma vez estará trazendo para nossa cidade nomes de peso como Saulo, Pablo, Torres da Lapa, DJ Pantera e o DJ Rafa Gouveia. Amantes do Brumado Indoor contarão com uma mega estrutura de som, iluminação de última geração, Boate ao ar livre, Camarote Open Bar e Boate, gente bonita e muita folia. O evento terá início às 16h no espaço de entretenimento  Planet show 2, a sua área top de eventos.

O primeiro lote de abadas será prioritário e limitado para os interessados em trocar o ingresso de Léo Magalhães para o Brumado Indoor, pagando a diferença do valor, caso não tenha interesse, poderá ser ressarcido em espécie, a partir de quarta-feira (23/10), ou trocar para o show de Léo Magalhães, no mês de janeiro 2014.  



Presos serram grade e fogem de cela em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Blog Sigi Vilares

Cinco presos fugiram da delegacia de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na madrugada deste sábado (19), por volta das 3h30. Segundo informações da unidade policial, eles usaram uma serra para partir as grades em uma parede e conseguiram ter acesso ao pátio.Os detentos pularam o portão da frente da delegacia. Dois cachorros que ficavam no pátio para fazer a segurança apresentaram sintomas de que foram "dopados", segundo informou a unidade policial. Os fugitivos respondem por crime de homicídio, tráfico, assalto e estupro.

Por: G1



Afiando a Língua

Homônimos   

São palavras que possuem a mesma pronúncia (algumas vezes, a mesma grafia), mas significados diferentes.

 

Não confunda!

 

Espectador ( que presencia)  Ex.: Ele é um espectador assíduo do Cine Marine.

            

Expectador (que está na expectativa) Ex.: O pai é o principal expectador da chegada do seu filho.

 

Esperto (ágil, astuto)  Ex.: O mundo é dos espertos.

 

Experto (especialista) Ex.: Procure ouvir a opinião de algum experto.

 

 



MEC diz que operação da Polícia Federal não tem relação com Revalida

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota em que afirma que a Operação Esculápio deflagrada na manhã desta sexta-feira (18) pela Polícia Federal, para apurar um esquema de fraude na emissão de diplomas de medicina, não está associada com o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao MEC. Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início depois de a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entrar em contato com universidades bolivianas. As entidades da Bolívia afirmaram que 41 pessoas, inscritas no Revalida, nunca estudaram ou não concluíram a graduação nessas instituições. O MEC ainda declarou que a UFMT não faz parte das instituições federais que adotam o Revalida, com a adoção de um processo próprio para revalidar diplomas. Segundo o ministério, as universidades também têm autonomia para revalidar diplomas, condição que está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Por: Agência Brasil.



Doodle do Google homenageia o centenário de Vinícius de Moraes

O centenário do diplomata, poeta e compositor carioca Vinícius de Moraes foi lembrado pela equipe do Google Brasil, que o homenageia com um doodle em sua página inicial neste sábado. Na imagem, uma caricatura de Vinicius aparece tocando violão, com uma paisagem carioca ao fundo. O "poetinha", como ficou conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Entre seus maiores clássicos como compositor estão Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Se todos fossem iguais a você e Eu sei que vou te amar. Vinicius morreu em 9 de julho de 1980, de edema pulmonar, em sua casa, no Rio. Por conta de seu centenário, a cidade onde nasceu e viveu terá uma programação especial neste sábado.