ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2019"

Bahia: Cerca de mil latas de tinta falsificada são apreendidas; carga seria vendida no interior

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Cerca de mil latas de tinta falsificadas foram apreendidas em um galpão da cidade de Simões Filho. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (18). Dois homens que estavam com as tintas foram encaminhados para a Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas de Feira de Santana, onde foram ouvidos e liberados. De acordo com a Polícia Civil, as latas tinham uma mistura de cal, amido de milho e solventes que pareciam tinta, com o rótulo imitando uma marca famosa. A polícia detalhou ainda que os dois homens são naturais do estado de São Paulo e teriam a função de vender a tinta falsificada em cidades do interior da Bahia. Cada lata seria vendida por R$ 50, enquanto o preço médio é cerca de quatro vezes mais caro. A Polícia informou ainda que o responsável pela fabricação e envio das tintas já responde inquérito policial na cidade paulista de Mogi das Cruzes. 

Foto: Divulgação l Polícia Civil


Nutricionista da Clínica Mais Vida esclarece sobre tipos de leite e suas diferenças

Foto: Divulgação

Leite em pó? Integral? UHT? Qual melhor? A resposta é: todos são bons, mas a sua escolha depende. O leite mais “in natura” é o pasteurizado (lembrando que o leite pasteurizado deve ficar refrigerado mesmo antes de aberto). O leite pasteurizado mais conhecido como “leite de saquinho” não precisa ser fervido antes de consumir, justamente porque a pasteurização o torna seguro para o consumo. O Leite em pó é saudável porque passa por um processo de secagem que mantém toda a qualidade do alimento e normalmente não tem aditivos alimentares (as vezes pode apresentar em sua composição lecitina de soja que não é prejudicial ao organismo). O leite UHT (de caixinha\longa vida) também pode ser consumido, mesmo que tenha alguns aditivos alimentares. O leite integral possui mais vitaminas lipossolúveis, contém mais gordura (mínimo de 3% de sua composição). Ele se chama “integral” justamente porque mantém integralmente toda gordura antes de ser industrializado. Devido a isso, sua textura líquida é mais cremosa e densa. O leite semidesnatado é o tipo de leite intermediário entre o integral e o desnatado. No processo de fabricação, parte da gordura é retirada, mantendo estes níveis entre 0,6 e 2,9%. É um leite mais leve em comparação ao integral. O leite desnatado é o que possui menos gordura. Porém, ele não contém as vitaminas A e D presentes no integral, porque o processo de retirada da gordura ocasiona essa perda. De qualquer forma, ele mantém as quantidades de proteínas, fósforo, potássio e demais nutrientes. É bem mais líquido (e também mais leve) que as demais versões. É importante destacar que o cálcio é mantido nas três versões. Tanto o desnatado quanto o semi e o leite integral possuem a mesma quantidade. O que é perdido no leite desnatado são as vitaminas A e D, pois são solúveis na gordura e esta é retirada. Além disso, vale lembrar que: quanto mais natural o leite, melhor. Sempre leia os ingredientes presentes nos rótulos para entender qual o tipo de leite que se encaixa melhor na sua rotina alimentar. Maiana Luz Chaves- Nutricionista Clínica e Esportiva com ênfase em fisiologia do exercício. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Drogas e dinheiro são encontrados com traficante na cidade de Macaúbas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Na última quarta-feira (18), um homem, foi preso em flagrante pela Polícia Militar ao comercializar drogas na cidade de Macaúbas. Com o traficante identificado como Tiago Souza Silva, foram encontrados entorpecentes prontos para a venda e mais de R$ 1200. Tiago foi abordado pelos policiais na Praça da Imaculada Conceição com 60 gramas e seis sachês de cocaína, um cartão de banco, um celular e dinheiro. Conforme informou a PM, ele estava alterado e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O suspeito foi apresentado, depois do atendimento médico, na Delegacia local.



Incêndio atinge 'Serra das Almas' na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: 97NEWS

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra das Almas, localizada no município de Livramento de Nossa Senhora, portal da Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (19). O combate às chamas foi feito pelos brigadistas do Corpo de Bombeiros da Chapada. A área fica entre a Cachoeira Véu da Noiva, em Livramento, e a BA-148, incluindo vegetação rasteira e também partes mais altas próximo ao município de Rio de Contas. Ainda não é possível precisar a extensão da queimada. Durante a noite desta quinta, um cheiro de fumaça foi sentido por moradores da região central de Livramento. 

Foto: 97NEWS

Os moradores dizem que existe possibilidade de o incêndio ter sido provocado por pessoas. Ainda durante à tarde, a preocupação era que as chamas fosse aumentando bastante e ameaçasse a biodiversidade do local. Isso porque ventava bastante, e o fogo gerou fumaça, como mostra a imagem abaixo. As chamas também atingiram parte da rede fibra óptica da cidade, deixando alguns municípios e localidades da região sem internet. Na manhã desta sexta-feira (20), os brigadistas conseguiram conter o incêndio no Balneário Dr. Edilson Pontes, onde o fogo se intensificou durante a noite.

A noite os brigadistas conseguiram debelar o incêndio - Foto: Divulgação


Mulher é atingida por nove tiros e sobrevive na cidade de LEM

Foto: Reprodução

Na noite da última quarta-feira (18), uma mulher teve a casa invadida e levou nove tiros no município de Luís Eduardo Magalhães. Segundo a Polícia Civil, apesar da quantidade de disparos que a atingiu, a vítima, de 48 anos, sobreviveu. De acordo com a Polícia, dois homens chegaram em uma bicicleta na casa da mulher e a chamaram. Um familiar abriu a porta, os suspeitos perguntaram onde ela se encontrava e invadiram o quarto dela, disparando tiros em seguida. Socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a vítima foi transferida posteriormente para o Hospital do Oeste. A maioria dos tiros, segundo a Polícia Civil, atingiu a barriga e a perna da vítima. Não se sabe a motivação do crime, porém, conforme a Polícia, a mulher tem passagens por envolvimento com o tráfico de drogas.



Bahia: Campanha contra raiva é suspensa após atraso de laboratório na entrega de vacinas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A campanha de imunização de cães e gatos contra a raiva foi suspensa temporariamente na Bahia, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A estratégia seria realizada neste mês. O anúncio foi feito depois que o laboratório fornecedor da vacina antirrábica atrasou a entrega para o Ministério da Saúde e, no repasse, o estado recebeu apenas 16% do que era esperado para o período. Por meio de nota, o Ministério divulgou que, com esse atraso, a estratégia de imunização deste ano foi alterada para priorizar municípios com maior risco de epidemia da doença e a Bahia não é um deles. A previsão de normalização é em novembro. De acordo com a Sesab, o Estado esperava a chegada de 2,5 milhões de vacinas neste mês, mas só chegaram 400 mil unidades. 



Brumado: Para driblar a crise, brumadense se veste de 'homem aranha' e vende trufas nas ruas da cidade

Foto: Luciano Santos l 97News

Oportunidade! Esse foi o motivo que fez um jovem brumadense que mantem a identidade no sigilo, por conta do personagem: O "homem aranha", de quem ele é fã desde criança. Cursar engenharia elétrica é o desejo dele, e para isso, ele tem que conseguir arrecadar recursos para pagar a faculdade. De segunda a sexta, o jovem sai de sua casa, e segue para o Centro de Brumado. Vestido o personagem, leva sua caixa cheia de trufas para vender. "Peço um minuto da atenção. Se a pessoa não der, conto minha história", explica o estudante, que decidiu improvisar, já que não conseguiu um emprego. O jovem vende cerca de 250 doces por semana, e segundo ele, a ideia tem dado certo. "No início eu e minha namorada tivemos a ideia de comprar a fantasia para tirar fotos pela cidade, uma forma de brincar com as crianças, mas decidi que poderia fazer algo mais, foi ai então que tivemos a ideia de vender os doces vestido de Homem Aranha, deixando de lado a vergonha", relata o brumadense que só ficava em casa sem fazer nada. Ele ainda diz que aprendeu fazer os brigadeiros pela internet. "Aprendi fazer os doces vendo vídeos. E ai, fui pra avenida vender. O traje serve pra chamar a atenção das pessoas”, conta. No primeiro dia, levou horas para vender a primeira trufa. Mas não desistiu, hoje, é elogiado pelas ruas e tem inspirado outros estudantes. “As pessoas são tocadas pelo meu sonho e acabam comprando para me ajudar”, relatou. O homem aranha de Brumado ainda manda um recado aos jovens. "Se você tem um sonho não desista dele, mesmo diante das dificuldades, mostre seu lado criativo, deixe a vergonha de lado e conquiste o seu espaço. Saia do comodismo", desperta o jovem.



Brumado: SESOC realiza ações contra o Trabalho Infantil

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC) promoveu no último dia 12 de setembro um Seminário para apresentação do Diagnóstico Socioterritorial com foco no Trabalho Infantil, por meio da  Idheia Consultoria  e Projetos. A partir do resultado do Diagnóstico será possível ampliar o planejamento para o desenvolvimento de ações focalizadas e particularizadas de acordo com a caracterização do trabalho infantil identificado, o que deve contribuir sobremaneira, nas atividades das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, este que pode ser um mecanismo de política pública eficaz na erradicação de toda e qualquer forma de trabalho infantil, em Brumado. E, com base nos fundamentos das avaliações sobre as políticas públicas implementadas pelo município, o presente documento apresenta em sua parte final, propostas de reordenamento para a AEPETI, com a definição de um conjunto de estratégias de ações visando fortalecer a defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescente deste município.



Grupo de assessores do PT na Câmara leva prêmio de R$ 120 milhões da Mega-Sena

Foto: Divulgação

Um grupo de funcionários da assessoria da liderança do PT na Câmara dos Deputados levou na quarta-feira (18) o prêmio de R$ 120 milhões da Mega-Sena. Ao todo, foram 49 cotas, o que deve render R$ 2,48 milhões por cota. Alguns funcionários disseram que não havia deputados no grupo que fez a aposta, somente assessores técnicos, de coordenação e de imprensa, por exemplo. Assim que o resultado da Mega-Sena se tornou conhecido, parlamentares já começaram a repercutir o assunto no plenário em tom de brincadeira. Sorrindo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), respondeu: "Você tem que ser liberal em tudo, não pode querer o dinheiro dos outros, não, meu amigo". Em seguida, o deputado Aliel Machado (PSB-PR) também brincou: "Parece, aqui pelas conversas, que o PT vai mudar de orientação também e não quer mais taxar as grandes fortunas, parece agora que o PT agora vai querer ficar com as fortunas aí". As dezenas sorteadas foram: 04 - 11 - 16 - 22 - 29 - 33. A quina teve 406 apostas ganhadoras, e cada uma levará R$ 19.407,24. A quadra teve 24.366 apostas ganhadoras, e cada uma receberá R$ 461,96.



Notícia que Brumado celebrou convênio para instalação de Subgrupamento do Corpo de Bombeiros não agrada guanambienses

Comissão da Câmara de Guanambi em Salvador - Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (19), a imprensa brumadense veiculou a celebração de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Brumado e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Termo assinado no último dia 13 de setembro, no qual vai viabilizar a instalação de um Subgrupamento da corporação na Capital do Minério. Nesse mesmo pário estava o município de Guanambi, que chegou anunciar a compra de equipamentos e a instalação da unidade na cidade, a 140 km de Brumado. Só que a notícia provocou uma "chama" de insatisfação nos guanambienses por parte dos políticos locais. Segundo a imprensa de Guanambi, em julho de 2018, a Prefeitura da cidade anunciou que a implantação do Subgrupamento estava próxima de ser concretizada. O anuncio foi dado pelo prefeito da cidade, Jairo Magalhães, após reunião com o Major Bombeiro Militar (BM) Valdir Ferreira de Oliveira Júnior, Comandante do 7º Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista. Na época, a Prefeitura deu como certa o convênio e chegou a determinar um local para a instalação do subgrupamento e disse que iria providenciar a adequação do espaço para acomodar os bombeiros, as viaturas e os equipamentos da corporação. Ainda segundo a imprensa de Guanambi, em maio deste ano, a prefeitura informou que o local escolhido na cidade, não atendeu às exigências técnicas. Com a assinatura do convênio com a Prefeitura de Brumado, provavelmente o município de Guanambi vai ficar sem o Subgrupamento de Bombeiros. Em Brumado, o convênio (003 CG-CBMBA/2019) prevê apoio recíproco à prestação dos serviços na área de segurança contra incêndio e pânico, com vistas à prevenção e combate a incêndios e a situações de pânico, bem como busca, resgate e salvamento de pessoas e bens a cargo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, visando à preservação da vida e do patrimônio em geral e a garantia da defesa civil, dentro do esforço da Administração Pública Estadual de interiorização dos serviços de bombeiro militar.



PM prende dois indivíduos de alta periculosidade com arma na cidade de Ituaçu

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na última quarta-feira (18), policiais da 34ª CIPM, lotados na cidade de ituaçu, prendeu dois indivíduos de alta periculosidade escondidos em uma residência. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, após denúncia na qual informava que dois indivíduos estariam armados em uma casa, a guarnição solicitou reforço de mais uma guarnição na cidade de Tanhaçu. Com a casa cercada. a operação foi iniciada. O proprietário autorizou a entrada da polícia no imóvel e os indivíduos foram encontrados, sendo que um deles estava foragido do presídio de Sergipe. Diante dos fatos, foi dada voz de abordagem para os meliantes, que confessaram que estariam de posse de uma espingarda cal. 36. A guarnição conseguiu êxito na diligência e retirou das ruas dois elementos de alta periculosidade. Os suspeitos foram apresentados na delegacia de Brumado, juntamente com o material apreendido, para as medidas cabíveis.



Brumado: 'Gatuno' é filmado furtando capacete de funerária; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

No início da tarde desta quinta-feira (19), uma ação chamou a atenção dos funcionários de uma funerária em Brumado. Imagens de monitoramento da empresa, mostram um motociclista que agiu feito um "gatuno" furtando um acessório de segurança que estava sobre o retrovisor da motocicleta da funerária. Nas imagens é possível ver que por volta das 14h12min um homem vestindo blusa preta e calça azul, encosta sua motocicleta, uma CG Fan na cor preta próximo ao veículo da empresa, e furta o capacete. A funerária fica localizada na Av. Antônio Mourão Guimarães, centro comercial da cidade, local de bastante movimento em horário comercial. Veja o vídeo:



Professor viaja quase 100 km para doar sangue no Hemoba de Brumado e não consegue por falta de material

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população de Brumado e Região tem encontrado dificuldades para doar sangue por falta de material na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Um doador comovido com a história de uma paciente que precisava do sangue O-, não conseguiu realizar o procedimento por falta da bolsa de coleta na instituição. O professor Alex Farias da Silva, de 41 anos, se enquadra no perfil. Ele, que tem o costume de doar sangue desde que completou a maioridade, viajou do município de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, mas, por falta de material, não conseguiu doar. “Fala-se tanto em doar sangue para salvar vidas, já sou doador a muito tempo, me desloquei da minha cidade até aqui, fui no hemoba, mas infelizmente fui informado que não tinha a bolsa de coleta”, conta. Segundo ele, a direção do hemocentro relatou que a responsabilidade da distribuição das bolsas é da Secretaria de Saúde do Estado, e no momento estava em falta. “Eu fico chateado é que, faz tanta propaganda para doar, a gente vem com a maior boa vontade, nos comovemos com a vida do próximo, e ai chegando aqui, recebo uma notícia dessa”, lamenta Farias. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o professor, o Estado é omisso, ele não está fazendo sua parte. "A população está fazendo sua parte, mas a Bahia não está cumprindo com o seu papel na área da saúde", disse o doador da cidade de Presidente Jânio Quadros. Nossa reportagem foi informada que a direção do Hemoba não pode falar com a imprensa. Buscando esclarecimentos, tentamos falar com a Secretaria de Saúde do Estado, mas até o momento não obtivemos êxito. Essa não é a primeira vez que falta material no hemocentro de Brumado. Em janeiro deste ano, um material chamado "Microcuveta" esteve em falta em boa parte dos hemocentros da Bahia. Na época o órgão informou a nossa equipe que o material foi adquirido dias depois na cidade de Guanambi. 



Brumado: PETO apreende drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na manhã desta quinta-feira (19), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em rondas pelo bairro Irmã Dulce apreendeu várias porões de entorpecentes, em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao 97NEWS, por volta das 09h, nas proximidades da quadra poliesportiva do referido bairro, a guarnição  avistou  indivíduos que ao perceberem a presença da viatura se evadiram do local. Ao fazer uma averiguação onde os homens se encontravam, foi encontrado uma pequena bolsa contendo em seu interior certa quantidade de maconha, cocaína e crack. O material apreendido foi encaminhado para Delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Assinado o 'Termo de Convênio' para construção da sede do Corpo de Bombeiros em Brumado

Foto: Divulgação

Um convênio entre a prefeitura de Brumado e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi assinado no último dia 13 de setembro, para a construção da Sede do Corpo de Bombeiros, em Brumado. A previsão é que ocorra o funcionamento imediato da Corporação, assim que haver homens e equipamentos necessários para o funcionamento da unidade, que será construída na antiga sede do almoxarifado da Secretaria de Infraestrutura, localizado na Rua Teotônio Souza Silva, fundos do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, no bairro Novo Brumado. O convênio (003 CG-CBMBA/2019) foi assinado durante audiência com com os representantes do Corpo de Bombeiros da Bahia e o prefeito Eduardo Vasconcelos. 

Foto: Divulgação

A Corporação deverá entrar em operação, provavelmente ainda no início de 2020, e contará com caminhões auto-bomba e bombeiros militares. A vinda do corpo de bombeiros para Brumado não só dará mais segurança e suporte com suas atividades de combate a incêndio e salvamento, bem como uma excelente condição ao município de manter e atrair novas empresas de grande porte, tendo em vista que os altos valores das apólices de seguro caem consideravelmente quando se tem o corpo de bombeiros nas proximidades.



Brumado: Identificado o jovem de 28 anos que morreu em um acidente de moto na BA-148

Foto: Composição l 97NEWS

O jovem de 28 anos que acabou perdendo a vida em um grave acidente de moto na noite da última quarta-feira (18), foi identificado pela Polícia. Gilson Júnior, morreu segundo as investigações, quando tentava realizar uma ultrapassagem na altura do km-18, próximo a entrada para o distrito de Itaquaraí e colidiu na traseira de um caminhão. Com o impacto a vítima foi lançada na rodovia e outro caminhão que seguia atrás de Júnior não conseguiu frear a tempo e passou por cima de sua cabeça. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a ser acionada, mas constatou o óbito do jovem no local. O acidente foi registrado por volta das 21h, e segundo testemunhas, o jovem estava com amigos na comunidade conhecida como 18, quando resolveu sair com a motocicleta pela BA-148. Gilson era um jovem muito querido na região, amigos e familiares estão comovidos com a morte repentina do brumadense. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. A Polícia Técnica vai apurar as causas do acidente. 



Brumado: SMTT realiza abertura da 'Semana Nacional de Trânsito'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na quarta-feira (18), em evento realizado no auditório do Paço Municipal de Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início às atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito. O superintendente da SMTT, Castilho Viana fez referências aos avanços obtidos no setor e ressaltou a importância da participação popular no processo de conscientização e avanços na organização do trânsito. "O estacionamento rotativo na nossa cidade é um marco de evolução, tendo em vista que todos os grandes centros possuem esta ferramenta que organiza o trânsito das cidades. E Brumado não poderia ser diferente, a área azul é uma evolução", disse Viana. Também presente na cerimônia, o Capitão da Polícia Rodoviária Estadual, Mota Araújo destacou a importância dos estudantes na hora de atravessar a rua, principalmente na hora de ir à escola. "É importante saber como a atitude de cada um pode fazer diferença para evitar que o pedestre, ou sejam vítimas, ou sejam autores de acidentes no trânsito. Eu vejo muitas crianças quando vão ou retornam da escola atravessando a rua fora da faixa, e isso pode ser evitado com a educação no trânsito", esclareceu. Já o Secretário de Saúde, Claudio Feres ressaltou o quanto o poder público gasta no Sistema Único de Saúde (SUS) com vítimas de trânsito. Com um índice de 82%, os homens são os maiores responsáveis por mortes no trânsito, o que representa um custo anual de R$ 2,3 bilhões no sistema de saúde do Brasil. "O custo para se manter um paciente hospitalizado vítima do trânsito chega aos R$ 72 mil, esse dinheiro poderia está sendo investido em outras áreas ao invés de ser aplicado em vítimas de acidentes. Mas isso pode ser mudado com a participação de todos nós, ou seja vamos ser mais prudentes no trânsito", destacou Feres. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo ele, em Brumado, os maiores índices acontecem nos fins de semanas, onde exige uma demanda muito grande do Hospital Municipal. "Os acidentes de motos, é a principal causa dos traumas no fim de semana no hospital, são vitimas com pernas e braços quebrados e até traumatismo craniano, e esse paciente precisa de atendimento imediato. E isso, além dos custos, causa um deslocamento de vários profissionais da unidade hospitalar", afirmou. Fazendo parte da mesa, a Secretária de Educação, Edinéia Ataíde chamou a atenção dos alunos sobre a conscientização da família, sendo eles porta-vozes, ou seja, levando o que aprendeu sobre o tema nas escolas, aos pais. Citando um exemplo que teve como protagonista a sua irmã, Edinéia comentou sobre um acidente envolvendo o membro de sua família, na qual foi vítima de uma colisão em uma rua da cidade. "Acabei de chegar do hospital, justamente por conta de um acidente de trânsito com minha irmã, ela sofreu um acidente de moto e foi levada para o hospital. Então alguém descumpriu com as leis de trânsito, porque quando acontece um acidente, alguém não respeitou as regras, graças a Deus minha irmã está bem, mas poderia ter sido grave. Por isso que estamos aqui, para mostrar para todos o quanto é importante evitar os acidentes no trânsito", informou a secretária. Três escolas foram convidadas para participar da abertura da Semana Nacional do Trânsito, a Escola Idalina Azevedo Lobo, Clarice de Marais e Nice Públio. Também compondo a mesa, estiveram o prefeito Eduardo Vasconcelos, a vereadora Ilka Abreu, um representante do TG 06-024, da 34ª CIPM e secretários de outras pastas. A programação das atividades se estenderá até o final de setembro com diversas ações no município, promovendo o debate das melhorias no trânsito em Brumado.



Estudante baiana que criou tecnologia para filtrar água por meio da luz solar ganha prêmio da ONU

Foto: Divulgação l ONU

A estudante baiana que criou uma tecnologia para filtrar água por meio da luz solar ganhou um prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), graças ao projeto. O Prêmio Jovens Campeões da Terra é voltado para jovens empreendedores com ideias inovadoras para o futuro do planeta. Anna Luísa Beserra tem 21 anos e ficou entre 35 finalistas globais e concorreu na categoria América Latina e Caribe com outros 4 jovens. É a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio. A premiação será realizada durante uma cerimônia na 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, no dia 26 de setembro, em Nova York. Segundo o G1, em abril, o projeto ganhou um outro prêmio que reuniu 400 startups de tecnologia nos Estados Unidos. O prêmio foi R$ 25 mil. O nome do projeto é "Aqualuz". Anna Luísa, que é formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), teve a ideia quando tinha 15 anos e ainda estava no ensino médio. Ela contou com apoio de outros três estudantes para desenvolver a startup. O sistema do grupo usa radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo em regiões castigadas pela seca de forma sustentável. Trata-se de uma caixa de inox que é coberta por um vidro e uma tubulação simples ligada à cisterna, um reservatório comumente usado para armazenar água da chuva ou de caminhão-pipa. A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. O dispositivo, que filtra até 28 litros de água por dia, dura cerca de 15 anos e precisa apenas de limpeza com água e sabão, troca do filtro natural (com o estoque de refil já fornecido), sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica. Testes preliminares feitos em laboratório certificado, que usaram parâmetros do Ministério da Saúde, revelaram que o "Aqualuz" reduziu em 99,9% a presença de bactérias de referência. Atualmente, o "Aqualuz" já distribui água potável para 265 pessoas, na Bahia, e o objetivo é alcançar mais 700 ainda este ano.

 



Brumado: Motociclista morre após ter cabeça esmagada em acidente na BA-148

Foto: Conteúdo l 97News

Um jovem de 28 anos morreu após sofrer um grave acidente na noite de quarta-feira (18), na BA-148, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, o jovem de prenome Gilson conduzia sua motocicleta, quando numa tentativa de ultrapassagem não conseguiu e colidiu bruscamente com outro veículo que seguia no sentido contrário. Após a colisão, o motociclista perdeu o controle de direção e acabou caindo na pista. Um outro veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear e passou por cima da vítima. O jovem teve a cabeça esmagada por um dos pneus do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) chegou a ser acionado, porem foi constatado o óbito. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. O jovem era morador da comunidade conhecida como 18. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Família pede ajuda para criança de 7 anos que após tomar medicação perdeu a visão e não anda

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma família do município de Tanhaçu, vive um drama com sua filha de 7 anos de idade. Sem um diagnóstico preciso ainda, Ana Luíza perdeu a visão, não fala e nem consegue andar. Segundo o pai da criança, Edilson Costa Rocha, de 44 anos, sua filha ficou assim após o organismo rejeitar uma medicação tomada por ela. Internada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, há vários dias, o pai conta que vem de uma família humilde, e não tem condições de realizar o tratamento. De acordo com Edilson, a garota foi hospitalizada em São Paulo por quatro meses, mas a unidade hospitalar a encaminhou de volta para a Bahia. “Ela foi comigo andando, falando, enxergando. Chegando lá, ela tomou um remédio e deu alergia. Ai mandaram de volta pra Bahia pra fazer o tratamento aqui. A gente não tem condições”, relatou. Hoje, depois de uma série de complicações causadas pela medicação, a criança precisa ser acompanhada por um neurologista. A família mora na comunidade rural de Várzea da Pedra, em Tanhaçu, mas o pai teve de largar tudo para cuidar da filha. Há quase um mês, ele se encontra na unidade de saúde de Brumado onde a filha trata uma pneumonia e está precisando de cuidados especiais constantemente. “Sou um pai de família e não trabalho mais, então a gente precisa de tudo”, relatou. Para doações, basta ligar 77 99810-6538 e falar com Edilson.