ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2019"

Bahia: Governador envia projeto que aumenta idade para aposentadoria de praças da PM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), enviou para Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) um projeto de lei que aumenta a idade-limite de 56 para 60 anos para permanência do “praça” na reserva remunerada da Polícia Militar – que é uma espécie de aposentadoria militar em que ele pode voltar à ativa. Após isso, os soldados, cabos, sargentos, sub-tenentes e aspirantes irão para a reforma remunerada, que neste caso não voltariam à corporação. Segundo o Bahia Notícias, hoje os praças vão para a reserva remunerada quando atingem 30 anos de serviço. Ou seja, um policial que entra na corporação com 21 anos, vai para reserva remunerada com até 56 anos. Com a proposta de Rui, ele poderá ir até os 60 anos, desde que queira continuar na PM. No texto, o chefe do Executivo estadual pede alteração no art. 178 da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, com o argumento de que "ajusta" o "texto normativo à realidade atual da Corporação Militar, proporcionando benefícios para o serviço de segurança pública do Estado". O artigo em questão trata da reserva "ex officio" e será aplicada ao praça da Polícia Militar que atingir a idade-limite de 56 anos, que sai da reserva remunerada e vai para a reforma.



Paramirim: Jovem é presa por filmar suicídio da própria amiga

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma jovem foi presa na tarde de segunda-feira (2), após filmar o suicídio da própria amiga de 33 anos, na cidade de Paramirim, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a Polícia Militar ao 97NEWS, a guarnição foi acionada por volta das 13h30 no povoado de Riachão, zona rural do município, para averiguar um suposto suicídio ocorrido na localidade. Ao chegar no local, os policiais da 46ª CIPM encontraram no interior de uma residência o corpo de Ana Cláudia de Oliveira que havia se enforcado com uma corda. Conforme a PM, no local também se encontrava a amiga da vítima identificada como Larrisa. Ainda segundo a Polícia, a amiga é suspeita de ter registrado em vídeo o momento em que Ana Cláudia se enforcou. De acordo com a PM, as imagens foram compartilhadas nas redes sociais pela suspeita. A mulher foi conduzida à Delegacia de Paramirim para prestar esclarecimentos, após acusação de auxílio a suicídio. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Ana Cláudia foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Paramirim.



Câmara realiza cerimônia de entrega de Títulos de Cidadão Brumadense

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, aconteceu na sede do Poder Legislativo de Brumado a cerimônia de entrega dos vinte e três Títulos de Cidadão Brumadense. Os homenageados foram agraciados com a maior honraria concedida aos que colocaram como plano estabelecer estadia e viver em Brumado. A cerimônia foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento dos serviços prestados à sociedade para aqueles que transformaram a Capital do Minério com sua cidade para trabalhar e constituir família. Ao comentar sobre o significado da honraria, o presidente da Câmara, Leonardo Vasconcelos frisou sobre a participação da sociedade no desenvolvimento da cidade. “Uma homenagem mais do que justa. Sabemos que são pessoas que nasceram em outra cidade, e vem para Brumado contribuir para o seu crescimento. Nosso município ganha muito, portanto, parabenizo a todos os agraciados”, destacou Vasconcelos. O cerimonial foi aberto pela Lira Ceciliana Brumadense com o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, prestou também a sua homenagem aos novos brumadenses tocando seus tradicionais dobrados. 

Confira a lista dos agraciados abaixo:

Antônio Emídio Pinho
Anildo Ferreira da Silva
Ana Cristina Villasboas Lêdo
Claudio Marques Pereira
Diógenes Viana de Amorim
Daniel Machado Simurro
Erismar Macêdo Silva
Frederico Maciel Carvalho Neves
Frederico Xavier Rêgo
Geraldo José dos Santos
Helvácio Ribeiro Meira Jardim
Igor Eduardo dos Santos Araújo
Idenor Silva Amorim
José Avelino de Novais
João Vitor de Castro Lino Bonfim
José Wayme Cavalcante
José Ribamar Viegas da Silva
Leonardo Fabiani Rabelo Silva
Mariene Maria Oliveira Silva
Nivionei Alves Ferreira
Ruano Fernando da Silva Leite
Sérgio Mauro de Oliveira
Sônia Assunção de Santana Novais

 

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Agentes de endemias intensificam ações para combater o mosquito Aedes aegypti no distrito de Itaquaraí

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Agentes de combate a endemias iniciaram desde o dia 13 de agosto os trabalhos para combater o mosquito da dengue no distrito de Itaquaraí, em Brumado. A força tarefa está atuando no distrito devido ao alto risco de infestação. O levantamento demonstrou que a localidade estava classificada na faixa de alto risco de infestação do Aedes aegypti. Segundo o supervisor de endemias do município, Francirlei Alves, devido um número crescente de notificação para casos suspeitos de dengue na região de Itaquarai, foi feito um planejamento emergencial em 100% dos imóveis da localidade para conter a proliferação do mosquito. “Estamos mobilizando os moradores a não deixarem água acumulada. Sabemos que o distrito contém áreas de risco, então isso favorece a criação do mosquito. Pedimos apoio das pessoas. Se não tivermos consciência, teremos um avanço grande de Aedes aegypti”, destacou. Ainda assim, o coordenador de combate à dengue contou que o combate tem sido satisfatório. "Estamos trabalhando com o bloqueio na área externa dos imóveis para controlar o aparecimento de mais casos e, essa ação vem surgindo efeito pois já percebermos uma queda significativa nas notificação desde que iniciamos o bloqueio", comenta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além disto, Alves pede que as pessoas colaborem limpando seus quintais, pois o número de funcionários é reduzido para o tamanho da cidade. Estamos fazendo 100% dos imóveis dessa localidade, mas como frisei, é uma ação emergencial, o combate ao aedes aegypti tem que ser diário, onde a população deve estar atenta para com os cuidados a serem tomados em sua residência, pois uma simples vasilha esquecida em meio ao jardim de uma residência pode se tornar um berçário ideal para proliferação do mosquito. Vamos fechar corretamente as caixa, evitar água parada e assim venceremos essa batalha", alerta. Eles relataram que foram encontradas larvas em alguns imóveis. O tempo para a proliferação delas é de aproximadamente apenas oito dias. A fêmea pode depositar até 1.000 ovos, distribuídos em vários locais. “O trabalho dos agentes de endemia é entrar na residência, quando o morador permite, identificar o foco, se tiver algum criadouro, e ele é destruído”, explica Francielei. Neste período de verão, a preocupação é maior, ainda mais em Brumado, que é uma considerada uma cidade endêmica. Em muitas localidades há áreas cobertas de lixos e recipientes que acumulam água, favoráveis para a proliferação do Aedes aegypti.



Prefeitos baianos defendem transporte alternativo nos municípios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em uma reunião realizada na segunda-feira (2), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, prefeitos, parlamentares e trabalhadores do transporte alternativo e complementar de passageiros discutiram a regulamentação da atividade. Uma lei, sancionada em julho deste ano, prevê o endurecimento de regras para o setor em todo o país. Um dos presentes, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, vê a nova legislação, que entra em vigor a partir de outubro, como "excludente". Para Eures, a modalidade de transporte é essencial para a economia dos municípios. “O transporte regular não tem como atender toda a demanda do estado. Hoje, 80% de todos os serviços de ir ao médico de um município ao outro, de ir ao comércio de outra cidade é feito pelo transporte alternativo. Então, esse serviço tem que ser legalizado”, frisou. Foi aprovada como deliberação da reunião a criação de uma comissão de prefeitos para acompanhar o andamento da matéria em Brasília, assim como a tramitação da reforma do Código de Trânsito Brasileiro. A decisão foi unânime entre os participantes da ocasião. Será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia o pedido para debater o tema em sessão específica, bem como os prefeitos apoiarão o pleito dos trabalhadores em pedir a anistia das multas e vão pleitear a permissão para atividades específicas, como transporte para turismo, saúde e educação. Uma carta também será entregue ao governador Rui Costa, durante o 7º Encontro de Prefeitos, na próxima semana, destacando a importância da atividade para os municípios.

 



Não é Fake News: Após impasse, obras de recuperação da Cleóbulo Meira Leite são iniciadas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A novela envolvendo a recuperação da Av. Cleóbulo Meira Leite, conhecida como antiga estrada do Esconso, vai ter um final feliz após vários capítulos, inclusive mostrados por diversas vezes aqui pelo 97NEWS (Aqui), (Aqui). Com a licitação aberta desde outubro do ano passado, a empresa vencedora nunca chegou a realizar os serviços de recapeamento da via. Onze meses depois, a história parece que vai ter um fim, e na manhã desta segunda-feira (2), a nossa reportagem registrou máquinas começando o serviço na avenida, o que deixou moradores aliviados com o desfecho da história. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com um orçamento em cerca de R$ 700 mil, as obras são um dos grandes anseios da comunidade, já que a referida via está totalmente esburacada e com sua trafegabilidade extremamente prejudicada. Considerada uma importante via do município, a Avenida Cleóbilo Meira Leite faz a ligação entre a Avenida Centenário, passando pelo Bairro Esconso e interligando a BR-030. Segundo funcionários da empresa, a previsão é que a obra seja concluída até o final deste mês.



Nordeste teve maior redução no número de mortes violentas no 1º semestre desse ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou uma queda de 22% no número de mortes violentas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 21.289 assassinatos antes os 27.371 de 2018, seis mil a menos. Dentro desse quadro, a região Nordeste foi a que contribuiu com a maior diminuição, com 3.244 mortes a menos, o equivalente a 53% da redução. Apesar da tendência de queda, o número de assassinatos continua alto. De acordo com o site Bahia Notícias, o Brasil registra uma morte violenta a cada 12 minutos. Em média, 118 por dia. Esses dados foram extraídos do Monitor da Violência, ferramenta criada pelo portal, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para acompanhar o índice de homicídios no país mês a mês. O detalhamento indica que três estados tiveram quedas superiores a 30%: Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. Esse último, inclusive, registrou 1/5 da redução de mortes do país. Em quinto lugar no ranking de queda, a Bahia representa 8,1% dessa diminuição. Na outra ponta, o estado de Roraima, no Norte, registrou a menor redução, com apenas 0,6% de homicídios a menos que o registrado no mesmo período de 2018. Assim como o Monitor da Violência, os mecanismos de contabilidade da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) indicam que houve diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais, os CVLIs - sigla que incorpora casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. No entanto, os dados do estado apontam uma queda maior, de 16%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, foram 493 casos a menos no primeiro semestre de 2019.



Ituaçu: PM prende Jovem de 23 anos por traficar drogas durante romaria na Gruta da Mangabeira

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Em rondas ostensivas na área da Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, com o objetivo de inibir práticas delituosas devido ao grande movimento de pessoas durante a romaria, a polícia avistou um indivíduo em atitude suspeita. A ação ocorreu na tarde de domingo (1º). Segundo informou a PM ao 97NEWS, o suspeito tentou fugir, mas a guarnição conseguiu alcança-lo. O mesmo informou que carregava uma pequena quantidade de cocaína em seu bolso e havia poucos dias que teria saído do presídio de Vitória da Conquista. Diante dos fatos, a polícia acompanhou o suspeito até o local onde ele estava alojado, onde foi encontrada uma outra quantidade de material semelhante à cocaína, além de dinheiro referente às vendas dos entorpecentes. Todo material foi recolhido e o suspeito foi apresentado na Delegacia de Brumado para as medidas cabíveis.



Homem sofre infarto e morre perto de cemitério onde acontecia velório do tio na cidade de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Um homem de 31 anos morreu após sofrer infarto fulminante enquanto ia para o velório do tio em Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Segundo o Blog do Anderson, a vítima Alessandro Lima dos Santos morreu na Avenida Presidente Dutra, próximo ao Cemitério da Saudade. O velório e sepultamento do homem aconteceu no domingo (1º).



Brumado: Presidente da Câmara diz que projeto da Área Azul tem um 'jabuti' parlamentar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto de Lei (028/2017) de autoria do Poder Executivo que implantou o estacionamento rotativo denominado Área Azul em Brumado, está dando o que falar. Na última sessão que aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 30 de agosto, a sociedade civil organizada, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fizeram o uso da palavra, na qual foi representada pelo diretor de Relações Institucionais da CDL, Orlando Gomes. Em sua fala, ele fez alguns questionamentos sobre a maneira que foi implantada o zoneamento na cidade. Segundo os empresários, os valores cobrados, a quantidade de ruas e vagas, além de multas aplicadas pelos monitores, estão sendo de modo segundo eles, arbitrárias, ou seja, fugindo dos padrões de outros municípios, com menor ou maior porte de Brumado. Em seu pronunciamento, Orlando citou algumas mudanças sugeridas por eles, e que podem melhorar as vendas no comércio local, o que segundo eles, caiu drasticamente depois do estacionamento rotativo. Ao fim da palavra de Gomes no plenário da Câmara, o presidente da Casa Legislativa, o vereador Leonardo Vasconcelos destacou alguns pontos do projeto, inclusive lamentou a desatenção por parte dos treze vereadores, no qual ele considerou como 'falha', quando não percebeu que dentro do projeto havia uma Autonomia de Decreto Regular, o que dá total poder ao executivo nas decisões futuras, como por exemplo, aumentar os valores cobrados atualmente, que é de R$ 2, a qualquer momento. "Foi enviado no início desse governo, esse projeto, e não percebemos esse decreto regulador, o seja uma [falha] nossa e reconhecemos este erro", afirmou Vasconcelos na sessão. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Classificando como arbitrária a forma de implantação adotada pelo poder municipal, o vereador citou ainda que o projeto veio com um "jabuti" dentro -- um termo usado pelos parlamentares de todo país --, quando é usado para batizar projetos com temas estranhos ao seu conteúdo. A prática é considerada inconstitucional, desde outubro de 2015, pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo Leonardo, o jabuti do projeto da área azul, é o Decreto Regulador, o que ainda segundo ele, está causando prejuízos à população. "O projeto de Lei foi aprovado dando autonomia, e foi discutido com Acácia, com CDL e alguns comerciantes, e mostramos para eles que o problema todinho seria esse decreto", relatou o vereador. Ainda na sessão, o presidente da Câmara assegurou aos comerciantes que um pré-projeto em comum acordo com os 13 vereadores foi feito, e que em um novo encontro entre as partes possa ser realizado ainda esta semana para que se busque o convencimento da prefeitura para voltar atrás e efetuar as mudanças solicitadas. "Debatendo com os vereadores e com os comerciantes, nós achamos por bem que esse pré-projeto que inclusive atende cerca de 90% do pedido dos comerciantes, fosse analisado pelo jurídico da CDL, antes mesmo de ser levado ao poder executivo", disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o parlamentar, saindo do tema "adequações", o jurídico da Câmara constatou que a Lei Orgânica do município abre brechas para outras possíveis intervenções. "O artigo 15 da Lei Orgânica diz que, compete a Câmara Municipal privativamente entre outras, as seguintes atribuições. [Parágrafo sexto, sustar os atos normativos, ou seja, Decretos, do poder executivo que exorbitem do poder regulador ou dos limites de delegação legislativa], que somos nós", disse em sua fala. Para o presidente da casa, a Câmara tem embasamento jurídico para suspender o Decreto Legislativo. "Vocês irão analisar essa possibilidade de sustar esse decreto e voltar a conversar novamente com o Poder Executivo. Mas é claro que toda ação, tem uma reação, nós também estamos sujeitos a judicialização de tanto, a regulamentação, como vocês querem, como a sustação do decreto", alertou o presidente da Câmara ao representante da CDL, Orlando Gomes na última sessão de sexta-feira (30). Ao que tudo indica, a definição só será dada nos tribunais, porque o município, pelo menos até o momento, não deu a mínima demonstração de que poderá ceder e atender às reivindicações dos empresários.

 



Guanambi: Bingo de Hilux 0 km termina em confusão após troca de prêmio por R$ 66 mil

Foto: Whatsapp l 97NEWS

O que era para ser o sonho de sair de carro zero quilômetro, acabou se tornando em uma confusão generalizada no município de Guanambi, na tarde do último domingo (1º). Segundo apurou o 97NEWS, os organizadores do bingo anunciaram o sorteio de uma Toyota Hilux avaliada em quase R$ 140 mil reais, mas em cima da hora, o veículo foi substituído por um prêmio no valor menor em decorrência da baixa venda de cartela. O bingo seria realizado em um espaço fechado e acabou em confusão. Conforme a organização, estava previsto à venda de 800 cartelas, mas só foram vendidas 256 unidades, e o prêmio seria substituído pelo valor de R$ 66 mil. Outro fator que contribuiu para o bate-boca, seria a proposta de devolver parte do dinheiro da cartela nesta segunda-feira (02) para quem adquiriu antecipado, outra parte, ou seja, quem adquiriu no domingo, receberia de volta naquele momento o valor de R$ 300. Muitos compradores ficaram revoltados com a proposta e a partir dai iniciou uma confusão no local. A Polícia Militar, informou à imprensa que assim que soube da realização do bingo, determinou  que um  coordenador fosse até o local e levasse o organizador juntamente com o veículo para delegacia, mas quando os policiais chegaram no evento, o responsável pelo bingo já havia saído e levado consigo a picape. Não há mais informações sobre o desfecho do evento. 



Brumado: Após quase cair em cima de frequentadores, árvores da espécie 'algaroba' preocupa moradores do bairro São José

Foto: Leitor l 97NEWS

Uma "algaroba", que caiu, tem preocupado quem usa a Praça Edimundo Dantas Coelho no bairro São José, em Brumado. A árvore fica perto de uma escola e de um parquinho. Moradores contam que já solicitaram por várias vezes a poda das árvores, na sua maioria algarobas. Eles temem que outras árvores caiam. "Essa árvore caiu no domingo por volta de meio dia, por sorte não caiu em cima de pessoas que estavam sentado na praça e curtindo o final de semana", conta o presidente da associação, Ivan Oliveira. Ele ainda relatou que tentou falar com a empresa responsável pela limpeza e manutenção das praças no município, mas não conseguiu. "Tentei ligar para o responsável pela empresa, mas o telefone não completava a ligação. Também tentei via mensagem, mas não obtive êxito", lamenta o presidente da associação. Conforme o morador, como quase todas as árvores do local são algarobas, existe um risco muito grande de provocar acidentes. "Essas árvores são muitos frágeis, e a praça Edimundo Dantas só tem algaroba", relata. Em abril deste ano, a nossa reportagem também mostrou outra árvore dessa mesma espécie que teve os galhos quebrados durante um vento forte. De lá para cá, já se passaram cinco meses e nenhuma poda foi feita nas árvores que compõe a praça do bairro São José. A Secretaria de Meio Ambiente ainda não se manifestou sobre o assunto.



Inovare: Campanha Setembro Amarelo

Foto: Divulgação

A depressão e o suicídio são uma relevante questão de saúde pública no Brasil e no mundo. O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos. No Brasil, estima-se em média 11 mil mortes por suicídio ao ano, e os números vêm aumentando. O CVV (Centro de Valorização da Vida) disponibiliza o número  de telefone 188 para apoio emocional àqueles que têm ideação suicida, visando a prevenção. A Inovare Saúde se solidariza com esta causa. Esteja atento, busque ajuda. Informações: Ministério da Saúde.



Promoção 'Ligou Ganhou' da Locar Rápido é um sucesso; Saiu mais um sorteio quinzenal

Foto: Divulgação

Uma das maiores promoções de Brumado e Região é um sucesso. Com quase dois anos de sorteios, a promoção ligou Locar Rápido ganhou prêmios em dinheiro tem sorteios quinzenais. São dois sorteios por mês para você ter mais chances de ganhar. É R$ 250 em dinheiro para você comprar o que quiser. Para participar é fácil, a cada corrida solicitada, o cliente exige o cupom, preenche e deposita na urna. E saiu mais um sorteio realizado na sexta-feira (30), a contemplada foi Osvaldina (Val), moradora da Rua Cecília Lessa, nº 110. Ela que é cliente Locar Rápido, ligou, acreditou e ganhou o valor de R$ 250. Fique atento, o próximo sorteio será dia 15 de setembro. Locar Rápido, 3441-9090 / 9.9955-3589. Há 20 anos em Brumado transportando passageiros com responsabilidade, segurança, rapidez e, corridas a partir de R$ 3,00.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Quatro em cada dez jovens negros não terminaram o ensino médio

Foto: Reprodução l CEERT

Concluir a educação básica ainda é realidade distante para muitos jovens brasileiros, mas o problema atinge com maior intensidade a população negra. Um terço dos brasileiros entre 19 e 24 anos não havia conseguido concluir o ensino médio em 2018. Apesar da média geral já ser alta, o panorama entre os negros é ainda pior: quase metade (44,2%) dos negros homens dessa faixa etária não concluiu a etapa. Segundo o site Folhapress, os recortes por cor de pele e gênero revelam outros abismos: 33% das meninas negras nessa idade não têm ensino médio, enquanto o índice é de 18,8% entre as brancas. O cenário relacionado ao ensino médio é só uma ponta do desafio, que começa mais cedo. Ser negro no Brasil aumenta a chance de exclusão escolar ao longo da educação básica, como mostram dados da mais recente PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), relacionado a 2018. As informações do IBGE foram tabuladas pelo Instituto Unibanco para a reportagem. O abandono escolar é um dos maiores entraves educacionais do país, o que tem forte relação com as altas taxas de reprovação. E desde o ensino fundamental essa conjectura incide de forma mais acentuada sobre a população negra. Enquanto, na média, 13,1% dos jovens de 19 a 24 anos não haviam concluído o 9º ano do fundamental, entre os negros o percentual era de 19%. Desigualdades raciais são identificadas também entre aqueles que estão na escola na idade indicada para o ensino médio, de 15 a 17 anos. Entre os brancos, 16,6% não tinham passado do 9º ano. Esse índice é de 25,5% entre pretos e pardos. Também há mais negros dessa faixa etária que, atrasados, ingressaram em escolas para Jovens e Adultos, o EJA. Mais de seis em cada dez estudantes da modalidade são negros. Os dados mostram que o percentual de jovens de 15 a 17 anos que só trabalham e não estudam é maior entre os negros (5,7%), ainda que próximo à realidade dos brancos (4,9%). A população negra é a que mais sofre com a pobreza. Três em cada quatro pessoas entre os 10% mais pobres do país são negras, segundo dados do IBGE de 2015. O MEC afirma que a preocupação com a diversidade, sobretudo racial, foi incorporado por outras áreas. Não citou, entretanto, ações específicas. Segundo a pasta, o governo está elaborando uma política para fortalecer o EJA integrado à educação profissional como forma de tornar a modalidade mais atrativa aos estudantes.



Caculé: Clientes encontram 'chupa-cabras' em caixas eletrônicos de banco

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Dois “chupa-cabras” foi encontrado por clientes em caixas eletrônicos do Bradesco em Caculé, a 100 km de Brumado. O fato ocorreu no sábado 31 de agosto quando dois clientes flagraram o ocorrido. Segundo apurou o 97NEWS, os objetos estavam instalados em dois terminais de autoatendimento. Um dos clientes percebeu algo estranho quando depositou um valor em conta e o terminal não emitiu recibo. Ao verificar, se deu conta de que havia um chupa-cabra instalado. O objeto com uma frente falsa imitava a do caixa eletrônico. O dispositivo retiraria para os criminosos o envelope com dinheiro depositado pelos clientes. O caso ainda foi registrado na delegacia local. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.