ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

5 baianos são resgatados em situação análoga à escravidão no Espírito Santo

PM prende três traficantes com arma e recupera produtos furtados em Caetité

Vitória da Conquista: Homem simula o próprio sequestro para extorquir família que mora em Brumado

Brumado: Homem de 53 anos é morto a tiros em bar localizado na BA-148

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

‘Vou apoiar quem me apoiou’; Governador Jerônimo deixa claro que só apoiará pré-candidatos que 'caminhou junto com ele'

TJBA institui Semanas de Sentenças e Baixas Processuais

Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 56 devido a fortes chuvas

Brumado: Fabrício Abrantes se destaca em concorrido evento do AVANTE em Salvador

Carreta tomba na BA-052 e carga é saqueada em Morro do Chapéu

Ex-prefeito de Macaúbas é multado por descumprimento de metas da educação

Homem é preso por estupro de vulnerável em Macaúbas

Deputado Vítor Bonfim e Guilherme Bonfim trazem benefícios para Brumado

IBGE aponta que população quilombola na Bahia é mais jovem e masculina

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação

'Só é corretor de imóveis quem tem CRECI'; alerta presidente da instituição



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2018"

Brumado: Motorista perde o controle de carro automático e bate em loja

Foto: 97NEWS

Uma motorista que não teve a identidade revelada que dirigia um Fiat Toro acabou batendo contra a lateral de uma loja de artigos infantis após perder o controle da direção, na Travessa São Bento, centro da cidade, na tarde desta sexta-feira (14). A motorista não se feriu. A cena chamou a atenção de populares, que logo foram prestar socorro a vítima, que com o suto acabou passando mal. O impácto foi tão forte, quem um buraco foi aberto na lateral da loja. Já no fim da tarde, funcionários da loja consertaram os danos no imóvel. A proprietária do veículo não precisou ser hospitalizada e passa bem.



Moradores denunciam desmatamento na Vila Presidente Vargas em Brumado

Vários pés de gameleira já foram arrancados no local que fica na faixa de servidão da ferrovia da FCA (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A crise severa que passa o planeta na área ambiental, que vem despertando a consciência humana, vem provocando repúdio às ações de crimes contra o meio ambiente, sendo o desmatamento um dos principais. Neste contexto, atitudes desta natureza têm que ser devidamente repudiadas e, foi esse o sentimento de vários moradores da Vila Presidente Vargas em Brumado, os quais, ao se depararem na tarde desta sexta-feira (14) com uma ação de derrubada de várias figueiras mata-pau, as populares gameleiras, que, mesmo sem estarem inseridas no grupo de vegetação protegida pelo código ambiental, são consideras muito benéficas, já que funcionaram como uma espécie de filtro contra os poluentes que são expelidos por uma empresa mineradora que atua no município.

Moradores e um vigilante da empresa mineradora solicitaram que a ação de desmatamento fosse encerrada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo o porta-voz da denúncia, que pediu reserva de identidade, 3 homens estavam cortando as referidas árvores, que fica na área de servidão da rodovia da FCA, próximo à Vila de Catiboaba, quando os moradores chegaram junto com um vigia da empresa e solicitaram que a ação de desmatamento fosse interrompida. Os mesmos alegaram que tinham recebido uma ordem de um vereador para realizar o serviço, mas não tinham nenhuma autorização oficial nesse sentido. O 97NEWS buscou contato com a assessoria do referido vereador para tentar esclarecer a situação, mas não obtivemos êxito. Tentamos contato com o secretário municipal de Agricultura, Charles Granger, mas não também não conseguimos contato. Existe a possibilidade de que a ação possa mesmo ter uma autorização do município, o que deixamos aqui todos os espaços para os devidos esclarecimentos.

No local também vêm sendo despejado muito entulho (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Galpão da Mineração do IFBA em Brumado está aprovado e terá lançamento do processo licitatório; obra está orçada em cerca de R$ 400 mil

A estrutura do galpão da mineração já se iniciou e, após a licitação, as obras de construção deverão começar (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A ampliação da oferta de cursos universitários em Brumado é um dos maiores anseios da classe estudantil, já que, ainda, um grande número de jovens tem que buscar a continuidade dos estudos em cidades da região e nos grandes centros. A vinda do IFBA foi uma das esperanças na busca de atender essa demanda, o qual, além dos vários cursos profissionalizantes, irá oferecer também cursos superiores. O primeiro que está no “gatilho” é o de Engenharia de Minas, que é tem uma grande sincronia com Brumado, já que a principal atividade econômica do município é a mineração. O processo está avançando e, agora, um dos pontos principais que é o galpão da mineração, que será a “sala-de-aula” da referida disciplina, que será ofertado pelo sistema SISU. Para concorrer as 50 vagas, os candidatos deverão possuir ensino médio completo e realizar a inscrição online. 

O campus do IFBA em Brumado busca ampliar as suas atividades para toda a região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em contato com o diretor do campus do IFBA em Brumado, Rui Pereira Santana, ele informou que “hoje aqui estamos abrindo as nossas portas para um encontro regional do Programa Mais Médicos, o que acaba divulgando o campus na região” e continuou descrevendo que “queremos cada vez mais expandir as nossas portas para entidades e comunidades externas, oportunizando esse moderno espaço para as mais diversas atividades acadêmicas. Outro dado relevante é que o número de inscrições de nosso procel atingiram um recorde na Bahia, com mais de mil inscritos, o que mostra que estamos no caminho certo”. Questionado sobre o andamento do processo de implantação do galpão para o curso de engenharia de minas, ele respondeu que “as obras do galpão da mineração, que estão orçadas em cerca de R$ 400 mil, tiveram o projeto aprovado e, nos próximos dias, será aberto o processo licitatório, então, se tudo ocorrer normalmente até o mês de novembro a empresa estará definida e a construção poderá ser iniciada, o que será um marco para a instituição a nível regional”.

O diretor do campus do IFBA em Brumado, Rui Santana, está muito otimista com a implantação do Curso de Engenharia de Minas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Programa Mais Médicos realiza encontro de capacitação e interação no IFBA de Brumado

O encontro aconteceu no auditório do campus do IFBA em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo sobre si um entendimento de cunho político, o Programa Mais Médicos, desde que foi implantado em 2013, sofreu um grande avanço, sendo, hoje, um importante braço para a humanização e ampliação dos serviços prestados pelo SUS à população. No início contando quase que na sua totalidade, com médicos cubanos, o programa hoje vem atraindo médicos brasileiros, o que irá expandir ainda mais a oferta na área de saúde pública, beneficiando assim pequenos municípios, que muitas vezes são desassistidos por esse serviço. Na manhã desta sexta-feira (14), o campus do IFBA em Brumado acabou sediando um dos encontros anuais do referido programa para os eixos de Brumado e Guanambi, que, juntos, contam atualmente com 80 médicos atendendo nas UBSs da área de Saúde da Família. Num ambiente acadêmico, supervisores, tutores e médicos interagiram com muito dinamismo. O 97NEWS ouviu a supervisora regional do Programa Mais Médicos, Márcia de Castro Neves Bastos, que explicou que “o programa prevê 3 encontros anuais, visando a capacitação pedagógica e uma maior interação entre os seus membros. É feita uma avaliação clínica e, por meio de troca de informações, se promove um salto qualitativo que beneficiará as populações desses dois eixos muito importantes da região sudoeste”. Questionada sobre a ampliação do programa, ele respondeu que “sim, já será lançado um novo edital para que possam ser inseridos novos profissionais ao programa. Diferentemente do primeiro momento, agora, os médicos brasileiros estão abraçando a causa e isso é um dado muito positivo”. No final ouvimos uma das primeiras médicas cubanas que chegou à região, Maria Neila, a qual descreveu que “está sendo uma experiência incrível. Cheguei aqui em 2013 no município de Paramirim e fui muito bem acolhida por todos, está sendo um trabalho ótimo que vem beneficiando muito as camadas mais carentes da população”.  

Cerca de 80 médicos que atendem nos eixos de Brumado e Guanambi estiveram presentes ao encontro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Jacaraci: Criminoso troca tiros com a Cipe/Sudoeste e acaba morto

A arma utilizada pelo criminoso (Foto: Divulgação CIPE Sudoeste)

Na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 17h40, uma guarnição da CIPE/Sudoeste, ao efetuar rondas ostensivas na cidade de Jacaraci, recebeu uma denúncia anônima de populares que apontavam para um indivíduo por nome “W.”, que seria responsável por diversos assaltos e homicídios na região, o qual estaria escondido na zona rural, numa localidade conhecida como Jacaré. A guarnição deu prosseguimento à ação de descolando com rapidez até o local. Fazendo um cerco à residência, o suspeito tentou empreender fuga, e acabou efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais que, no sentido de salvaguardar suas vidas, responderam a injusta agressão. Ao cessarem os disparos, constataram que o mesmo havia sido alvejado, o qual foi imediatamente encaminhado ao hospital local, onde foi constatado seu óbito pelo médico plantonista.



Servidora pública é acusada abandonar local de trabalho para realizar campanha eleitoral em Guajeru

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Proibida por lei, a iniciativa de utilizar o trabalho de servidores públicos na campanha foi adotada pela administração municipal de Guajeru. A denúncia partiu do vereador da cidade, Adenilson Mesquita da Silva (MDB). Segundo ele, servidores estariam abandonando postos de trabalho para participarem de ato eleitoral. Um dos casos citados foi da Coordenadora de Enfermagem do Centro de Saúde Monsenhor Valdemar, que de acordo com o vereador, a funcionária pública teria abandonado o local durante horário de expediente. Ainda segundo o parlamentar, pacientes que buscaram atendimento na unidade de saúde, não encontraram a coordenadora e outros funcionários. O vereador Adenilson ainda relatou que, ao procurem por atendimento, os pacientes foram informados de que os funcionários estavam em um ato político promovido pelo atual prefeito, Gilmar Rocha Canguçu (PDT). O parlamentar informou ainda que a denúncia vai ser encaminhada a Justiça Eleitoral.



Após constatação do aumento surpreendente de alunos autistas, Brumado implantará um NAERME

A secretária municipal de Educação, Ednéia Ataíde, garantiu que as ações para a ampliação da educação inclusiva e especial vêm sendo tomadas | Foto: 97NEWS

Após a veiculação da matéria pelo 97NEWS intitulada “Mãe luta há dois meses para recolocar seu filho autista na rede municipal de ensino”, a questão envolvendo os alunos autistas em Brumado ganhou uma nova dimensão que irá culminar na implantação do NAERME – Núcleo de Atendimento Especializado da Rede Municipal de Ensino, o qual já está em fase de implantação. Segundo a secretária Ednéia Ataíde, os fatores que levaram a esta tomada de decisão foram a constatação, de forma surpreendente, de um grande número de alunos com autismo, além de inúmeras solicitações do Ministério Público. “Nesse primeiro momento estamos identificando os casos mais avançados para que estes sejam acompanhados da nossa equipe de psicopedagogas. Outro fator importante nessa questão será o aumento do número de monitores, que hoje já são 100 só para esse atendimento específico, ou seja, um para cada aluno diagnosticado com esse problema”, explicou a secretária que ainda argumentou que “também estamos reformando um de nossos prédios para que possa, se possível ainda este ano, abrigar provisoriamente o centro especializado e, assim que ele estiver pronto, iremos contratar mais psicopedagogas e aumentar ainda mais os monitores para que o acompanhamento a esses alunos seja o melhor possível”. E finalizou observando que “na verdade fomos pegos de surpresa com o grande número de alunos identificados com autismo, mas, como já afirmei, estamos nos preparando e nos adequando para oferecer um serviço de excelência, pois a educação é a prioridade das prioridades da gestão municipal”.



Com o auxílio de um drone polícia descobre plantação de maconha na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Em torno de 1.500 mil pés de maconha foram descobertos na zona rural de Conde, na tarde desta quarta-feira (12). Um drone ajudou na localização da plantação. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a carga pesa mais de meia tonelada. Os pés de maconha eram cultivados entre árvores de eucalipto. Após uma denúncia anônima, os policiais se dirigiram até a região apontada. Como o local era de difícil acesso, os militares usaram um drone para checar a informação. Após a confirmação, os agentes andaram por alguns quilômetros e chegaram na roça de maconha. Cerca de 750 kg da droga foram erradicados e depois incinerados, no próprio terreno. No local, os PMs ainda destruíram também acampamentos usados por acusados que vigiavam a plantação. As guarnições continuam as buscas na região à procura da  quadrilha.



São Paulo: Juíza proíbe advogado de beber água em audiência

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma juíza proibiu um advogado de beber água durante audiência na Vara do Júri de Guarulhos, em São Paulo. Segundo relato em rede social, o advogado de defesa, Fábio Tavares, teria ido até uma bancada onde havia um engradado com garrafas de água. No entanto, antes que pudesse abrir a garrafa, a juíza interrompeu o advogado de acusação, Edson Belo, que discursava no momento, para proibir Tavares de beber daquela água. A magistrada argumentou que a água era somente para membros do Tribunal e devolveu a palavra a Edson. Diante da proibição, Edson questionou a juíza porque o seu opositor não podia beber água, que, segundo ela, era do Tribunal. A mesma defendeu-se alegando que os advogados não faziam parte do Tribunal e que a água era só para quem estava trabalhando, pois não tinham verba para comprar. O advogado de acusação informou que a proibição era uma afronta a dignidade da advocacia e que a juíza os tratou como meros espectadores que só estavam ali por imposição legal.



Vício Mortal: mesmo com consumo em queda, Brasil ainda tem 20 milhões de fumantes

(Foto: Divulgação)

Mesmo estando fora de moda, o ato de fumar ainda é alto no Brasil, mas a boa notícia é que o consumo está em queda, pelo menos 36% no período de 2006 até 2017. Ainda assim, há muito trabalho a ser feito. Segundo o Ministério da Saúde, pouco mais de 10% da população brasileira fuma, o que equivale a pelo menos 20 milhões de fumantes. A OMS afirma que, em média, um fumante reduz em 15 anos sua expectativa de vida, além disso, pelo menos 50% morre por alguma doença relacionada ao uso contínuo do tabaco. Mas o vício atinge não só a saúde, mas também o bolso: a plataforma de descontos Cuponation compilou em um infográfico interativo o ranking de preços de um maço de cigarros em 48 grandes cidades ao redor do mundo, além do consumo médio per capita em diversos países.  Pelos dados extraídos do relatório anual do Deutsche Bank, a cidade com o maço de cigarro mais caro é em Melbourne, custando pelo menos R$ 93, quase dez vezes mais o preço no Brasil, aproximadamente R$10 na cidade de São Paulo e R$ 9,50 no Rio de Janeiro. 

A capital das Filipinas, Manila, ficou em primeiro lugar com o maço mais barato, aproximadamente R$ 6,20 cada maço.  Dados do relatório The Tobacco Atlas (ou Atlas do tabaco), mostram que o brasileiro fuma, em média, 333 cigarros ao ano. Considerando que um maço de cigarro possui 20 unidades, seria o equivalente a 17 maços ou pelo menos R$ 170 gastos no vício anualmente, representando 18% do salário mínimo atual. Com base nos dados do relatório, é possível afirmar que o Brasil está em 11º no ranking de consumo da América Latina. Os argentinos lideram no consumo per capita de cigarro, ao menos 1.176 unidades ao ano, ou pelo menos 59 maços de cigarro! Em seguida no ranking está Uruguai, (899 cigarros per capita, ou 45 maços), Chile (769 unidades, ou 39 maços), e Honduras (470 cigarros, ou 24 maços). É possível visualizar o restante da análise no infográfico interativo da plataforma. Realizada desde 2006 pelo Ministério da Saúde, o relatório Vigitel monitora a frequência de alguns hábitos que culminam no desenvolvimento de doenças crônicas, dentre eles, o hábito de fumar. Na amostra da pesquisa a capital que lidera o ranking é Curitiba, com 15,6%. Lembrando que o consumo de uma caixa de cigarros por dia faz o indivíduo desembolsar pelo menos R$ 3.650 ao ano com o vício, praticamente o equivalente a quase 10 cestas básicas (preço médio calculado com base nos valores da DIEESE). Outro ponto a ser considerado é de que o do fumante, esporádico ou não, ter o hábito de consumir o cigarro com bebida.  No levantamento da plataforma de descontos há os preços compilados do relatório do Deutsche Bank, que indica quanto sai em 47 grandes cidades ao redor do mundo consumir dois maços de cigarros e cinco cervejas. Melbourne e Oslo são as cidades com o maior preço de consumo: R$ 311. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o preço sai em média R$ 102 e R$ 103, respectivamente. Com base nesses dados, se um fumante consome dois maços e bebe três cervejas em todos os sábados, em um ano será desembolsado ao menos R$ 4.896 neste “hábito ruim”, como denominado na pesquisa do banco alemão. Sinal de que muito além do corpo, o vício também faz mal para o bolso. 

Saiba mais no site (Clique Aqui)



Brumado: PETO estoura possível ‘QG’ do tráfico no Brisa III

Caso seja confirmada pela perícia, a apreensão é bem significativa (Foto: 34ª CIPM)

Dando sequência ao trabalho de alta resolutividade realizado pela 34ª CIPM, em especial no combate ao tráfico de drogas, uma guarnição da PETO, ao realizar rondas, por volta das 20h30m desta quinta-feira (13) no Bairro São Jorge, mais precisamente no Conjunto Residencial Brisas III, acabou avistando 4 elementos em atitude suspeita, os quais ao perceber que iriem ser abordados abriram fuga do local, buscando esconderijo num matagal. Mostrando um grande “faro policial”, foi realizada uma busca em uma residência suspeita de ser uma espécie de “quartel general” do tráfico, na qual foram encontrados 261 gramas de substância análoga a crack e cerca de 1kg de substância análoga à cocaína, além de 50 gramas com indicativa de ser maconha e duas balanças de precisão. A apreensão foi considerada mais substancial, já que pelo valor de mercado só a quantidade de cocaína estaria avaliada em uns R$ 250 mil. Todo o material apreendido foi levado para a 20ª Coorpin para passar por perícia do DPT. Segundo o comunicado da PM, nenhum suspeito foi preso.



Vigilante recebe auto de infração do SMTT por som alto em motocicleta que atrapalhava pedestres de conversar; ele nega e já recorreu

O vigilante Luan Almeida exibindo a sua motocicleta, garantindo que ela nunca fez serviço de propaganda volante ou coisa do gênero (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Mesmo estando errado, ninguém gosta de ser multado, e, ainda mais quando se está certo e a multa pode ter sido provocada por uma confusão ou erro de leitura. É essa a situação do vigilante Luan Almeida, de 28 anos, o qual recebeu um auto de infração considerado grave no qual ele foi penalizado com a perda de 5 pontos na CNH, além de uma multa de R$ 195,00, por estar com som alto em sua motocicleta, em uma área residencial, atrapalhando transeuntes e moradores. Luan entrou em contato com o 97NEWS e, de forma contundente, relatou que “eu fiquei muito surpreso, pois isso não ocorreu de forma alguma, minha motocicleta não tem suporta para caixa de som e eu nem trabalho e, nem nunca trabalhei, com propaganda volante, pois sou vigilante”. Ele continuou narrando que “eu, inclusive, conheço vários agentes, os quais me disseram que eu fui premiado” e emendou subindo o tom dizendo que “eu tive que perder dias das minhas férias para tentar resolver o problema, fui ao SMTT e lá não me disseram nada, somente me deram um folha para recorrer. É um absurdo porque na multa está escrito que o agente deu dois silvos para que eu parasse e isso nunca aconteceu”. 

No auto de infração está explícito o fato de som alto que atrapalhava transeuntes (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando esclarecer o fato, nossa equipe foi ao SMTT e falou primeiramente com o coordenador de estatísticas Jansen Ricardo que se limitou a dizer que o problema não era de sua competência, mas que o setor já tinha recebido a documentação na qual o vigilante recorreu. Em contato com o superintendente interino do órgão, João Nolasco, o mesmo citou que estava em viagem, mas pediu uma cópia da infração e garantiu que fará toda a apuração e, caso tenha existido falha, ela será totalmente reparada. Nós passamos a cópia do auto de infração e esperamos a resposta que até o momento do fechamento da matéria não foi feita, mas, pelas palavras firmes do superintendente, o caso será totalmente esclarecido. No final, o vigilante ainda observou que “tenho certeza que deve ter existido alguma confusão, pois o fato não aconteceu. Eu recorri e sei que irei ganhar, pois, de forma alguma, iria aceitar levar 5 pontos na carteira e ainda pagar uma multa de R$ 195,00 por uma coisa que eu não fiz”.



Brumado: Ministério Público abre inquérito para investigar descumprimento de gratuidades para idosos em ônibus interestaduais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O promotor Millen Castro Medeiros de Moura, da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, determinou a abertura de inquérito civil para apurar denúncia de que ônibus interestaduais não estariam cumprindo lei estadual que determina gratuidade para idosos com 60 anos ou mais. A denúncia foi feita pela idosa Helena Silva dos Santos e envolve diversas linhas que pertencem a empresa Gontijo. O inquérito se refere ao benefício da gratuidade para idosos com idade entre com 60 a 65 anos, que foi instituído pela Lei estadual no Art. 1 º do Decreto nº 9.072, de abril de 2004, que diz, "assegurar aos idosos a gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semi-urbanos". A gratuidade não abrange serviços seletivos e especiais, a não ser que não exista outra opção de transporte no serviço comum para o deslocamento do interessado. Se o idoso tiver direito e lhe for negado pelo condutor do ônibus, o mesmo deve ser denunciado, informando o prefixo do coletivo, data e horário da ocorrência para que seja adotada as providências cabíveis. Segundo Helena Silva, a agência da Gontijo em Brumado teria recusado o direito à gratuidade na passagem para a cidade de Presidente Prudente, afirmando que só estaria disponível a partir do dia 26 de outubro. Segundo o Ministério Público, foi instaurado Processo Preparatório para Inquérito Civil, de acordo com o Art. 40, I, do Estatuto do Idoso, a fim de colher subsídios que confirmem o teor da representação e averiguar se a gratuidade foi concedida para as duas vagas gratuitas em todos os dias entre 10 de setembro e 26 de outubro de 2018.



Projeto regulamenta o direito de greve dos servidores públicos

(Foto: Reprodução)

Projeto de Lei do Senado propõe regulamentar o exercício do direito de greve dos servidores públicos da administração pública direta, autárquica ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O exercício da greve será autorregulamentado pelas entidades sindicais representativas dos servidores públicos e acolhido pelos Observatórios das Relações de Trabalho, de caráter tripartite, a serem criados no âmbito da União, estados, Distrito Federal e municípios. O projeto de autorregulamentação deverá ser aprovado em instância coletiva e representativa das entidades sindicais dos servidores. O direito de greve deverá levar em conta o juízo de proporcionalidade e razoabilidade, de forma a assegurar o atendimento das necessidades inadiáveis da sociedade. O projeto estabelece que competirá à Justiça Federal julgar as ações sobre as greves ocorridas no âmbito da administração pública federal. No caso dos estados, Distrito Federal e municípios, as ações serão julgadas pela justiça comum. As entidades sindicais ou os servidores, durante a greve em serviços públicos ou atividades estatais essenciais, ficam obrigados a manter em atividade o percentual o mínimo de 60% dos funcionários, como forma de assegurar a continuidade na prestação dos serviços. O percentual será de 80% do total dos servidores se a greve ocorrer nos setores de assistência médico-hospitalar; segurança pública; educação e nos serviços vinculados à distribuição de medicamentos de uso continuado pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e ao pagamento de benefícios previdenciários. 

Regulamentação

Autor da matéria, o senador Dalírio Beber (PSDB-SC) observa que o texto busca regulamentar o inciso VII do artigo 37 da Constituição, que prevê o exercício do direito de greve dos servidores públicos. Passados 30 anos da publicação e promulgação da Carta Magna de 1988, o dispositivo ainda continua pendente de regulamentação pelo Congresso Nacional.

Em 2007, quando julgava mandados de injunção impetrados por sindicatos de servidores públicos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, até a publicação de norma regulamentadora específica, o direito de greve dos servidores públicos seria exercido com base na Lei 7.783/1989, que define as atividades essenciais e regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Essa situação irregular, observa Dalírio Beber, tem sido aceita como regra pela demora da elaboração da norma jurídica, fazendo com que questões relativas ao direito de greve — como corte de remuneração, manutenção de percentual mínimo de servidores, comunicação prévia sobre a deflagração da greve, entre outras — sejam resolvidas de forma pontual e assistemática pelo Poder Judiciário. O senador ressalta ainda que o projeto busca “enxugar” textos sobre a matéria já em tramitação no Senado, como forma de não pormenorizar o diploma legal.

CONTINUE LENDO


Carinhanha: Polícia recupera carga de calçados avaliada em R$ 1 milhão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No fim da tarde de quarta-feira (12), uma carga de calçados que havia sido roubada no estado de Goiás foi recuperada pela Polícia Militar em Carinhanha, a 250 km de Brumado. Segundo a polícia, quatro homens foram presos quando se preparavam para passar o carregamento para outro caminhão. Mesmo com a remoção do rastreador, a polícia conseguiu chegar até a quadrilha com ajuda de um segundo rastreador instalado pela empresa no caminhão. O veículo foi localizado no povoado de Angico, distrito de Carinhanha. Foram presos em flagrante, Jadson Rodrigues Leite, 25 anos, natural de Goiás, João Paulo Prates de Oliveira, de 24, Márcio Ferreira de Oliveira, de 29 e Diego Cavalcante da Silva, de 28 anos, são da Bahia. A quadrilha e o material apreendido foram  encaminhados para a Delegacia de Carinhanha.



Impasse pode tirar o Bahia da TV no Brasileirão de 2019; entenda

(Foto: Divulgação)

O Campeonato Brasileiro de 2018 ainda não terminou, mas a competição do próximo ano já está em pauta. A transmissão das partidas na televisão passa por um impasse, já que Bahia, Atlético-PR e Palmeiras ainda não fecharam contratos com a Globo para a exibição das suas partidas em 2019. A emissora e os clubes já trabalham com a possibilidade do Brasileirão ficar desfalcado e não ter os 380 jogos transmitidos. As informações são do Estadão. A dificuldade envolve os contratos de exibição das partidas entre 2019 e 2024, na TV aberta e nos canais pay-per-view (PPV). Já com a TV fechada, os clubes puderam assinar acordos separados com a própria Globo, para transmissão no SporTV ou Esporte Interativo. Recentemente o EI anunciou o encerramento de suas operações no Brasil. No cenário atual, 108 dos 380 jogos da Série A de 2019 não poderão ser transmitidos no PPV ou na TV aberta. Isso porque a Lei Pelé determina que os direitos de transmissão pertencem às duas equipes envolvidas nas partidas. Os três clubes não aceitaram a proposta da Globo para a TV aberta e para o PPV por discordarem de uma redução que varia de 5% a 20% no valor. Para o presidente do Bahia, Guilherme Bellitani, afirmou que as conversas ainda estão em andamento, mas não é possível saber se o acordo será fechado. "Se tiver mesmo de acontecer de ficar sem jogos na televisão, vejo como um processo natural", disse.



Apostas vencedoras da Lotofácil da Independência na BA são bolões com 24 e 25 cotas

Foto : Divulgação/Caixa

Duas apostas na Bahia faturaram os prêmio de R$ 91.702.300 da Lotofácil de Independência, informou hoje (13) a Caixa Econômica Federal. O prêmio, que foi dividido entre 33 ganhadores em todo o país, foi sorteado no último sábado (8). Os palpites vencedores no estado foram feitas em Lauro de Freitas e Candeias, na RMS (Região Metropolitana de Salvador).  Em Lauro, o jogo vencedor foi um bolão com 24 cotas, realizado na Lotérica da Estrada do Coco. Cada cota angariou R$ 115,785,73. Já em Candeias, o prêmio foi dividido entre as 25 cotas do bolão. Cada participante levou para casa R$ 111.154,30



Dia Internacional da Cachaça: Setor faturou mais de R$ 10 bilhões em 2017

O setor de cachaça faturou no país mais de R$ 10 bilhões em 2017. Para mais de 60 países, foram exportados 8,74 milhões de litros do destilado com geração de receita de US$ 15,80 milhões. Os números representaram crescimento de 13,43% em termos de valor e 4,32% em volume em comparação a 2016. No Dia Nacional da Cachaça, lembrado hoje (13), o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Carlos Lima, afirma que o esforço dos produtores é para mudar o sistema de tributação de tal maneira que consigam redução a carga de impostos. Pelo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano passado, há 11.023 produtores de cachaça. Porém, Carlos Lima ressalta que a maioria está na informalidade, pois apenas 1,5 mil mantêm registros no Ministério da Agricultura. Segundo Carlos Lima, a opção é mudar o sistema de tributação para a inclusão no Simples Nacional. “Porque além de possibilitar que micro e pequenas empresas tenham carga tributária menor, isso ajudará na redução da informalidade e da clandestinidade no setor.” De acordo com ele, o Ibrac vai atuar de forma incansável na busca da revisão da carga tributária. “O setor não aguenta novos reajustes. A preocupação do Ibrac é para que o setor não sofra novos aumentos, o que seria danoso, além da revisão da carga tributária.”

Tributação

Segundo Carlos Lima, o setor ainda não absorveu o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicado em 2015. Ele disse que, em decorrência do aumento, o consumo de cachaça caiu 4% de 2015 para 2016. “Desde então, a gente vem operando no mesmo patamar, em torno de 520 milhões de litros de consumo.”

A adesão ao regime tributário simplificado (Simples Nacional) por mais de 500 empresas que faturam até R$ 4,8 milhões/ano representou um alívio nas contas porque, para esses produtores, a carga tributária incidente sobre a cachaça representava 81,87% do preço de venda, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Lima analisou que uma revisão da carga tributária para o segmento proporcionará a retomada do crescimento do setor, aumentando também a arrecadação para o governo.

Exportação

Dos mais 60 países importadores da cachaça brasileira, o principal deles são os Estados Unidos, que detêm 17,69% do total exportado, seguidos da Alemanha, com 17,44%.

Os principais estados produtores no Brasil são São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. Entre os principais estados consumidores destacam-se São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

História

O Dia Nacional da Cachaça foi criado em 2009 pelo Ibrac em homenagem à data em que a bebida passou a ser oficialmente liberada pela Coroa Portuguesa para fabricação e venda no Brasil: 13 de setembro de 1661. A rebelião ocorrida no Rio de Janeiro à época, conhecida como a Revolta da Cachaça, levou à legalização da bebida, proibida até então.

A produção de cachaça vem se mantendo estável nos últimos anos. A capacidade instalada de produção atinge 1,2 bilhão de litros e, de acordo com o Ibrac, a produção girou em torno de 700 milhões a 800 milhões em 2017.

Em termos de consumo doméstico, os números apontam para 510 milhões a 520 milhões de litros por ano, o que corresponde a 72% do mercado de destilados no país. “E a estimativa para este ano é que continue o mesmo”.

Acordo

O Ibrac pretende também firmar novos acordos como o aprovado pelo Senado no último dia 5 com o México, para o reconhecimento mútuo da cachaça e da tequila como indicações geográficas. Lima disse que a pauta de proteção da cachaça em âmbito internacional é algo em que o Ibrac vem se dedicando nos últimos dez anos e que caminha junto com a pauta de proteção da cachaça. Atualmente o Ibrac já consegue proteger a cachaça em três mercados (Estados Unidos, Colômbia e México).

Os novos planos envolvem obter a proteção da cachaça no âmbito do Acordo Mercosul/União Europeia, que vem sendo discutido pelos dois blocos. “A proteção da cachaça é uma das principais pautas que nós temos. Não se consegue mensurar o quanto vale a proteção dessa denominação. Basta ver o que os outros países vêm fazendo para proteção de suas bebidas tradicionais”. Nesse sentido, lembrou o caso do México com a tequila, do Reino Unido com o uísque escocês.

Feiras

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de setembro, o Anhembi, em São Paulo, receberá a Cachaça Trade Fair 2018, que reunirá produtores de todas as regiões do país. “A gente entende a importância de ter cada vez mais ações como essa, elevando o status da categoria cachaça”. A expectativa é que sejam realizados muitos negócios durante a feira, nos mercados doméstico e externo, disse Carlos Lima.

 

CONTINUE LENDO


Moradores do Brisa II agradecem a limpeza de terreno, mas esperam solução para problema do esgoto

Os moradores agradeceram a limpeza do terreno (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os moradores do Conjunto Habitacional Brisa II foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (13) com uma ação promovida pelo poder público municipal de limpeza de um grande terreno que estava causando preocupação às famílias que residem no local, já que o acúmulo de lixo e mato estava trazendo animais peçonhentos, o que era um risco, principalmente, para as crianças que brincam no local. Eles ficaram agradecidos pelos serviços, mas cobraram uma ação efetiva para a solução do problema de um esgoto rompido na Rua Santa Rita, o qual já recebeu até o apelido de “fedozão”, devido ao forte mau cheiro. Uma das moradoras que pediu reserva de identidade citou que “conviver com esse rio de lama fedido é muito difícil, então, espero que assim como fizeram a limpeza, que solucionem esse problema do esgoto porque está terrível”.

Os problemas referentes ao esgoto estourado ainda atormentam os moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Usina de Beneficiamento de Umbu na eminência de fechar as portas

A Usina ainda é a única em funcionamento no estado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Uma das grandes urgências do município é a ampliação do setor de emprego e renda, já que o déficit empregatício em Brumado ainda é muito alto. Visando minimizar a situação algumas ações isoladas vêm criando alternativas e, uma delas, que era vista como uma saída para a Comunidade do Campo Seco, hoje, passada a euforia dos primeiros momentos, mostra um quadro totalmente contrário. Em questão está a Usina de Beneficiamento do Umbu, a única da Bahia que ainda está em funcionamento, mas que, pelo depoimento do seu presidente, Cassemiro Silvério Miro, está à beira de fechar as portas, já que os prejuízos vêm se acumulando e, agora, até a água teve que ser cortada por falta de pagamento. “Tivemos uma boa produção neste ano, mas, infelizmente, não conseguimos ter o retorno esperado das vendas, o que nos obrigará a ter que jogar fora os nossos produtos avaliados em R$ 35 mil, já que o prazo de validade está para se expirar”, explicou. Em tom de tristeza, ele ainda argumentou que “a manutenção da fábrica ficou inviável, pois, mesmo estando com os produtos legalizados, não conseguimos vender a nossa produção e, pelo visto, infelizmente, teremos que fechar as portas, pois só as contas de água e luz somam cerca de R$ 1,2 mil mensais”. 

Mais de 5 mil kg de produtos em estoque podem ser jogados fora devido à situação (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Atualmente a fábrica tem 22 funcionários que, ao que tudo indica, irão engrossar a fila dos desempregados. Questionado sobre quais seriam as ações para salvar a fábrica, Silvério respondeu que “uma das saídas é a parceria com os municípios para a compra de nossos produtos para a merenda escolar, já que as vendas no varejo ainda são muito limitadas. Vendemos para Malhada de Pedras, mas a compra foi pouca. Tivemos uma promessa da ex-secretária de educação de Brumado que iria fechar uma parceria para comprar os nossos produtos para serem incorporados ao cardápio da merenda escolar, mas ela acabou deixando o cargo e a parceria não foi efetivada. Temos um pequeno apoio da RHI Magnesita, que não supre as nossas necessidades”. Eles vão tentar uma última “cartada” que é a feira anual que acontece em Salvador, na esperança de conseguir ampliar a carta de clientes para se evitar o fechamento da fábrica.