ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Cristiano Zanin, um advogado dos diabos

“Engomadinho” - Cristiano Zanin: ternos Ricardo Almeida, cabelos sempre alinhados e talento para irritar (Moacyr Lopes Junior/Folhapress)

Até os idos de 2013, quando começou a advogar para a família Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins era mais um entre centenas de advogados endinheirados de São Paulo a usar ternos Ricardo Almeida com abotoaduras e circular em carros importados pelas ruas dos Jardins. “Engomadinho demais”, dizia Lula sempre que Roberto Teixeira — seu compadre e hoje parceiro de acusações na Lava-Jato — indicava Zanin como interlocutor para algum assunto jurídico. O primeiro caso importante que ele assumiu na família foi o episódio do passaporte diplomático concedido a Luís Cláudio Lula da Silva, o filho caçula do ex-presi­dente, em 2013. A posse indevida de passaportes diplomáticos era, até então, o caso judicial mais ruidoso a rondar o clã. O tempo passou e a proximidade de Zanin com os Lula da Silva cresceu na mesma proporção que a ficha criminal da família. Hoje, cabe ao jovem advogado, de 41 anos, defender o ex-presidente de acusações bem menos banais: corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa são apenas alguns artigos do Código Penal que Zanin está incumbido de driblar. O “engomadinho” agora é chamado por Lula de “Cris”, e é a Cris que o ex-presidente recorre quase que diariamente para consultas penais. Os dois também almoçam juntos com frequência — quase sempre no escritório de Teixeira ou na sede do Instituto Lula, já que o ex-presidente tem evitado locais públicos. Amigos de juventude de Zanin dizem que lhes custa crer no rumo que tomou a vida do estudante tímido vindo do interior de São Paulo. De família de classe média, ele se mudou em 1994 de Piracicaba para São Paulo para estudar direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). “Rato de biblioteca”, “certinho”, “careta” e “de direita” eram adjetivos normalmente associados ao piracicabano, duas décadas antes de ele se tornar a sombra de Lula.



Novo terremoto de 6,2 graus atinge região central do México

Foto | EFE e Associated Press

Um terremoto de magnitude 6,2 graus na escala Richter sacudiu neste sábado, 23, a região central e o sul do México, gerando alerta apenas quatro dias depois de outro poderoso tremor de 7,1 graus ter deixado cerca de 300 mortos, segundo informações do Observatório Geológico dos Estados Unidos. Ainda não há relatos de feridos ou danos causados pelo novo terremoto. O sismo foi registrado por volta de 7h53 no horário local (9h53 horário de Brasília), com epicentro 12 quilômetros ao norte da cidade de Ixtepec, no estado de Oaxaca, a mesma região onde no último dia 7 de setembro um terremoto de 8,2 graus, o mais forte no país desde 1932, ter deixado 98 mortos. 



Novo talento da música brumadense, Rafa Dias será a atração do Camarote Arena Prime

Rafa Dias entrou na cena musical de Brumado em grande estilo (Fotocomposição: 97NEWS)

A música brumadense sempre revelou grandes talentos, muito dos quais hoje brilham em palcos do Brasil a fora. Sempre mostrando uma capacidade de renovação muito intensa, a cada temporada surgem novos nomes que se integram ao círculo dos grandes artistas da "Terra do Minério". Um desses nomes é o cantor e instrumentista Rafa Dias, que vem conquistando o exigente público e mostrando uma diversidade incrível e uma qualidade musical que somente os grandes artistas possuem. Dono de um carisma fantástico, Rafa Dias foi escolhido pela produção do maior evento do ano em Brumado para comandar a musicalidade do Camarote Arena Prime. Então você que irá curtir a Arena Safadão no dia 27 de outubro será contemplado com os grandes sucessos da música brasileira entoadas pelo incrível Rafa Dias.



Código de Trânsito faz 20 anos; País é o 4º em nº de mortos

(Foto: Reprodução)

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa hoje (23) 20 anos. Criado pela lei 9.503, o CTB tem 341 artigos e 688 resoluções inseridas ao longo do tempo, na tentativa de se buscar uma perfeição de normas. Mesmo considerada boa por especialista, a legislação ainda não tem sido suficiente para tirar o Brasil de uma posição nada invejável no ranking mundial de mortes no trânsito: o quarto lugar, depois da China, Índia e Nigéria. Os dados oficiais mais recentes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são de 2015, quando 38.651 morreram vítimas de acidentes de trânsito. Esse número foi 11% inferior a 2014, mas ainda elevado e em ritmo lento diante do propósito de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir as ocorrências à metade no fechamento da década, em 2020. Os casos envolvendo automóveis caíram 23,9% e os óbitos por atropelamentos, 21,5%. Já os registros referentes a motociclistas diminuíram com intensidade menor (4,8%). De acordo com esse relatório, o estado de São Paulo foi o que mais conseguiu reduzir o número de vítimas fatais ao passar de 7.303 (em 2014) para 6.134 (em 2015), uma baixa em termos absolutos de 1.169 óbitos. Em seguida aparece o Rio de Janeiro (de 2.902 para 2.193), o que significa 709 mortes a menos, e Bahia, onde 2.265 pessoas perderam a vida em 2015, ante 2.737, em 2014, uma diferença de 472.



Boxe: Robson Conceição ganha quinta luta como profissional

(Foto: Reprodução)

O baiano Robson Conceição venceu na noite desta sexta-feira (22) Carlos Osorio, da Nicarágua, em Tucson, nos Estados Unidos. Esta foi a quinta vitória do lutador de boxe como profissional. O triunfo foi confirmado no quarto round, quando o oponente deslocou o ombro, viu-se sem condições de combate e abandonou o ringue, dando a vitória ao brasileiro.Nas outras quatro vitórias de Conceição, três foram por nocaute, menos o triunfo sobre o norte-americano Clay Burns, em sua primeira luta, quando ganhou pela decisão de pontos.



Mais de 800 mil baianos enfrentam racionamento de água

(Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Água é artigo de luxo para a professora Maria Célia Pacheco, 59 anos. É que na casa dela, no município de Mairi, o líquido só cai nas torneiras umas duas vezes por semana. O drama de Maria Célia é compartilhado por outros 836.250 baianos que vivem nas 40 cidades afetadas pelo racionamento de água no estado. Das 366 cidades abastecidas pela  Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), órgão ligado ao governo do estado, 11% delas deixaram de ter o fornecimento de água diário. Em fevereiro, o problema afetava apenas quatro cidades. Outros sete municípios que passaram por racionamento voltaram a ter o fornecimento normalizado nos últimos três meses. “É sempre assim, cai água duas vezes por semana, no máximo. Tem ruas que, por causa da localização, cai mais vezes, mas tem outras que passam até uma semana sem cair água”, diz Maria Célia. Membro da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mata do estado, zona rural de Capim Grosso, Suzana Lima de Matos, 27, vive a 51 quilômetros de Maria Célia, mas tem o mesmo problema - a falta de água. Ela diz que o líquido chega a faltar por até uma semana na cidade: “Tem muita gente reclamando, indo para a casa de quem ainda tem água no reservatório. Falta água para tudo”. Se na cidade, a falta de água já afeta   a vida da população, na zona rural a situação consegue ser ainda mais crítica. No povoado de Mata do Estado, onde moram 130 famílias,  há apenas 15 cisternas com capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Mas elas não conseguem acumular água porque não chove.“Quando vem chuva é muito fraca, não faz volume. Faz tempo que não chove forte. Por conta da falta de água, a criação de porcos está afetada. Porco precisa de água para ficar gordo, mas os daqui estão bem fraquinhos. Só não está pior porque a maioria das pessoas tem Bolsa Família”, destaca. A Embasa explica que o racionamento é por conta do longo período de estiagem, que atinge a Bahia e da diminuição do nível dos mananciais (barragens, açudes, rios e poços) utilizados para abastecimento. Entre elas, as barragens de Pedras Altas, São José do Jacuípe e Ponto Novo. Ainda segundo a Embasa, a medida é adotada para evitar que os sistemas de abastecimento entrem em colapso e, ao mesmo tempo, é necessária para garantir a continuidade do serviço até que volte a chover nas regiões afetadas pela seca. Por conta do racionamento preventivo, a distribuição de água tem sido feita em dias alternados, para diferentes áreas da cidade, com intervalo médio de dois dias, diz a Embasa.



Vereador Palito consegue da Embasa cessão de água para comunidade Bernardo José

(Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (19.09) o presidente da Câmara, vereador Léo Vasconcelos acompanhado do vereador Luiz Carlos “Palito” e do superintendente de Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura, Guilherme Bonfim estiveram na secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento em audiência com o secretário, Cássio Ramos Peixoto e o superintendente de Saneamento, Carlos Fernando a fim de tratarem sobre diversas demandas para o município de Brumado. Entre as solicitações estavam a liberação de extensão de água para as localidades rurais do Ariri, Riachão, assim como Espinheiro, tendo como concretizado na oportunidade a solicitação de extensão de água para a comunidade de Bernardo José, pleito do vereador Luiz Carlos “Palito”. Devido ao empenho do parlamentar “Palito”, que tem buscado a efetivação de obras que contemplem as comunidades rurais principalmente as que sofrem com a falta de água serão liberados pela Embasa 1.050 metros de tubos para a efetivação da obra, que beneficiará nove famílias. A obra levara aproximadamente quarenta dias para a sua conclusão em razão do material se encontrar em Salvador e será supervisionada pelo escritório local da Embasa de Brumado, através de sua gerente, Patrícia Meira Gomes.   Palito destacou que é uma grande satisfação conseguir a concretização deste pleito de tamanha importância para as famílias que residem na comunidade de Bernardo José.  

 



'Cura gay': OAB se une a Conselho de Psicologia em ação contra tratamento

ovem segura bandeira gay (Foto: Marcos Serra Lima / G1)

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu “auxiliar” a defesa do Conselho Federal de Psicologia na ação popular que "derrubou" a resolução 001/1990, que impedia os profissionais de ofertarem "cura gay" e de verem homossexualidade como doença. De acordo com o presidente nacional, Claudio Lamachia, uma eventual decisão neste sentido pode representar “retrocesso social”. A decisão foi tomada durante reunião nesta terça-feira (19). Com isso, a OAB vai ingressar como amicus curiae – “amigo da corte” ou “amigo do tribunal”, entidade estranha à causa que traz esclarecimentos sobre questões essenciais ao processo. “A OAB tem de ingressar em juízo na condição de amicus curiae para que eventual decisão de mérito nessa ação não represente de forma alguma retrocesso social que implique no tratamento de homossexuais como portadores de doença, o que é inaceitável”, disse Lamachia. Na última sexta (15), o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal, liberou psicólogos a tratarem gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos de classe. O magistrado argumentou "liberdade científica" para tomar a decisão. A medida é liminar e acata uma ação popular movida por profissionais que dizem acreditar na "cura gay". Para o Conselho Federal de Psicologia, terapias de reversão sexual representam “uma violação dos direitos humanos e não têm qualquer embasamento científico”. Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O presidente do CFP, Rogério Giannini, afirmou ao G1 nesta terça-feira (20) que deve entrar com recurso nesta quarta. Relator da proposta no Plenário do Pleno da OAB, o conselheiro federal Marcello Terto e Silva (GO) disse que a tentativa de classificar homossexuais como portadores de uma doença é inaceitável e anacrônica. “É uma abordagem que já foi descartada há muito tempo no plano internacional, em 1990. Então essa decisão de ingressar como amicus curiae é o cuidado em acompanhar essa discussão em juízo para que não haja uma distorção em relação à aplicação da resolução que vem impedir que os profissionais da psicologia possam agir dessa forma, tratando as pessoas que os procuram como portadores de patologia.”

 



Duas garotas são encontradas mortas em Correntina, por suposta ligação com tráfico

(Foto: Reprodução)

Duas jovens foram encontradas mortas em uma estrada na zona rural de Correntina, cidade no oeste da Bahia, nesta sexta-feira (22). De acordo com a polícia, as vítimas tinham 17 e 19 anos. A mais nova faria aniversário no sábado (23). A suspeita é de que elas teriam se envolvido com o tráfico de drogas. Segundo a polícia, um morador da região passou pela estrada que dá acesso à comunidade Capão Modesto, viu os corpos, e acionou a polícia. As vítimas tinham marcas de tiros. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, cidade também também na região oeste. Até agora ninguém foi preso.



Itabuna: Homem suspeito de envolvimento em pirâmide financeira que lucrou R$ 200 milhões é solto

Foto: Divulgação l Polícia Civil

O homem que havia sido preso por suspeita de envolvimento em um esquema de pirâmide financeira que lucrou mais de R$ 200 milhões, no sul da Bahia, foi solto pela Justiça, após audiência de custódia. A informação foi passada, nesta sexta-feira (22), pelo juiz Murilo Staut, da 1ª Vara Crime de Itabuna, onde ocorreu a audiência, na quarta-feira (20). O suspeito, identificado como Alessandro Almeida, foi capturado pela Polícia Civil na terça-feira (19) e deveria permanecer preso por cinco dias, quando acabava o prazo do mandado de prisão preventiva em nome dele. No entanto, de acordo com o juiz, a Justiça, em conjunto com a polícia e o Ministério Público, entendeu que não era mais necessária a prisão do suspeito, já que ele já havia esclarecido o envolvimento no caso durante depoimento. Conforme a polícia, o suspeito usava uma procuração em nome Danilo Santana Gouveia, primo dele e um dos líderes da quadrilha, para ocultar bens do grupo criminoso, adquiridos com o dinheiro proveniente do golpe. A Justiça obteve a informação de que Danilo fugiu do país e a situação foi comunicada à Interpol. No entanto, o suspeito segue foragido nesta sexta-feira. Cinco dias após a Justiça ter decretado a prisão preventiva de um dos fundadores da pirâmidade, a Polícia Civil de Itabuna, no sul da Bahia, apreendeu um valor aproximado de R$ 1 milhão em espécie na conta da sogra do suspeito. A operação que levou a polícia até a residência ocorreu no dia 5 de setembro, por meio do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DPCP). A sogra do suspeito, que também era investigada por participação no esquema criminoso, foi identificada como Edlane Alves de Oliveira. Ela é procurada pela polícia. Segundo o delegado Humberto Mattos, um dos responsáveis pelas investigações, o valor apreendido foi depositado em uma conta e ficará à disposição da Justiça para a possível reparação às vítimas da pirâmide financeira. A Justiça do Rio Grande do Sul decretou no dia 31 de agosto a prisão preventiva de Danilo Santana. Ele é suspeito de ter criado, na cidade de Itabuna, um esquema de pirâmide financeira, que funcionava em vários estados do país, por meio da internet, e tinha como foco apostas em jogos de futebol. O decreto de prisão para Danilo foi expedido pelo juiz Ricardo Andrade, da 1° Vara Crime de Sapiranga. O empresário foi indiciado pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Um outro empresário, chamado Isaac Albuquerque, dono da Tips Club, também do sul da Bahia, é outro investigado por suspeita de envolvimento no esquema.



Brumado: Primavera tem início nesta sexta e promete dias mais claros e temperaturas mais amenas

Foto: Luciano Santos l 97News

Considerada uma estação intermediária e de transição entre o inverno e o verão, com um pouco de características dessas duas outras estações, a primavera começou nesta sexta-feira (22) às 17h02 e segue até o dia 21 de dezembro. Para Brumado, a estação promete dias mais claros e temperaturas mais amenas, que devem variar entre 15ºC e 31ºC. No começo, a estação tem características que lembra mais o inverno, com possibilidade de ocorrência de chuvas fracas. No decorrer da estação, isso muda gradativamente e a primavera ganha características de verão. A primavera é uma estação mais agradável, porque tem dias mais claros, ao contrário do inverno, mas com temperaturas agradáveis. Não são temperaturas como as do verão, que chegam a causar desconforto. A primavera, a depender do ano, pode chegar mais cedo ou mais tarde. Em 2016, a estação, assim como esse ano, teve início no dia 22 de setembro. Em 2015, no entanto, iniciou no dia 23 do mesmo mês. Essa variação ocorre sempre de 20 a 23 de setembro. O que define isso, quando a primavera vai começar, é a astronomia, de acordo com a quantidade de dias do ano, se é ano bissexto ou não, ou de acordo com movimentação do sol.

Foto: Luciano Santos l 97News


Casa da Tapioca: Venha saborear o que Brumado já aprovou

(Fotocomposição: 97NEWS)

O brumadense é um povo de paladar apurado, que tem o maior prazer em degustar as delícias da culinária sertaneja e brasileira, as quais revelam a alma de um povo muito hospitaleiro e, hospitalidade, é sinônimo de mesa farta, repleta de pratos saborosos. Em Brumado um dos locais que é referência nesse sentido é a Casa da Tapioca, que vem recebendo cada vez mais a aprovação popular. Localizada no coração da cidade, na Praça Coronel Zeca Leite bem em frente à Prefeitura Municipal, a Casa da Tapioca tem um cardápio variado que oferece mais de 50 tipos de tapiocas doces e salgadas, como também uma grande variedade de açaís, como o cremosinho na tigela, que é um dos sucessos do momento. Lá você também encontra lanches produzidos pela grife CT, tendo como destaque os hambúrgueres caseiros, com 140 g, os quais são produzidos de forma artesanal com a carne especial. Agora, uma grande novidade, que são os mais 30 tipos de Pizzas, que vêm sendo uma grande opção para as famílias, para os grupos de amigos e até para os casais. Então faça já o seu pedido pelo celular: 9.9953-2215 que também é o whatsapp da CT.

Na Casa da Tapioca você encontra cerca de 30 tipos de pizzas (Foto: Divulgação)


Taisan Auto e Stark Jeep juntos em Brumado para uma parceria incrível

Foto: Divulgação

Em Brumado, Taisan Auto e a Stark Jeep acabam de anunciar a parceria entre as duas empresas. O projeto é bastante ousado e promete abalar o mercado de automóveis na cidade. Com a aliança, a marca Jeep como o "Jeep Compass" vão estar presentes a partir deste sábado na loja da Taisan. O Jeep Compass apresenta um interior que inclui novos tecidos, com costura detalhada e elegante, gráficos do conjunto de instrumentos, novas superfícies de toque suave e detalhes de cromo acetinado. Uma exclusiva bússola digital no painel de instrumentos dá um toque especial. Por fim, o Jeep Compass ainda conta com descansos de braço central e nas portas em material especial, garantindo toque suave para maior conforto. Segundo a Fenabrave o Jeep Compass agora é o SUV mais vendido do país. Por tanto venha conhecer a nova linha Jeep e faça o Test Drive, na Av. Centenário, 853, Bairro Novo Brumado, em Brumado/Bahia, Telefone (77) 3441-5551. Veja mais em, www.taisanauto.com.br.



Vereadora Lia Teixeira representou o Poder Legislativo durante a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Brumado

A vereadora Lia Teixeira, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos, representou o Poder Legislativo na formação da mesa diretora do evento (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21), no auditório do Paço Municipal de Brumado foi realizado o evento oficial de apresentação da Semana Nacional do Trânsito, que está sendo promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT em Brumado. Diversas autoridades marcaram presença no evento, as quais, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e o Superintendente Interino do órgão, André Cardoso ouviram atentamente a apresentação do cronograma da Semana Nacional do Trânsito que será operacionalizada no município até o final do mês. A atuante vereadora Lia Teixeira (PDT) esteve representando o Legislativo e compôs a mesa diretora dos trabalhos. Muito engajada na luta pela otimização do setor ela destacou que "todos os vereadores estão à disposição para contribuir com a realização da campanha na cidade, bem como colaborar para que o nosso trânsito venha ter evoluções sistemáticas, já que esse é o anseio de nossa população". Ela ainda citou que "a temática que norteou as discussões foi muito produtiva e tomamos conhecimento dos novos planejamentos para que o sistema viário de nossa cidade seja qualificado e muito mais seguro. Creio que a gestão municipal está no caminho certo, pois, somente com a participação de todos poderemos alcançar esse objetivo".

 



Brumado: Tiro de Guerra 06/024 realiza Solenidade de entrega de Certificado

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (22), nas dependências do Tiro de Guerra 06/024, foi realizada a formatura e entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos cidadãos da classe de 1999, aos quais foram dispensados da prestação do serviço militar inicial. A formatura foi conduzida pelo Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra e contou com a participação do senhor Evanilson Teixeira, Secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, e demais funcionários. 



MPF, MP e DPU acionam Estado da Bahia e União para impedir fechamento de hospitais psiquiátricos

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Defensoria Pública da União (DPU) moveram conjuntamente, no último dia 21 de setembro, ação civil pública com pedido liminar contra o Estado da Bahia e a União. O objetivo é impedir o descredenciamento, junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), de três hospitais psiquiátricos estaduais: o Juliano Moreira e o Mário Leal, em Salvador, e o Lopes Rodrigues, em Feira de Santana. De acordo com a ação, esses hospitais têm sofrido um “contínuo processo de sucateamento”, situação que culminou com a indicação de descredenciamento pelo Ministério da Saúde (MS). 



Primavera é Alegria: Hoje (22) tem mais uma edição do 'Seresta Show' no Sabor do Nordeste

(Fotocomposição: 97NEWS)

O Bar e Restaurante "Sabor do Nordeste" é, certamente, um dos marcos da alegria, diversão e da boa música em Brumado. Com um histórico muito positivo, o Sabor do Nordeste vem desenvolvendo há muitos anos um trabalho cultural de excelência, exaltando os artistas da terra e levando alegria à sua grande clientela. Comandado com muita competência pelo empresário Lucas Graddziane, o popular "Show", o Sabor do Nordeste está desenvolvendo um novo projeto que já se tornou um grande sucesso, o "Seresta Show" que é conduzido magistralmente pela dupla de artistas, Tatá e Wallas, os quais dispensam comentários. E nesta sexta-feira (22), uma data emblemática que traz o início da estação mais querida por todos, a Primavera, irá ter mais uma edição do projeto à partir das 21h. Então, não marque nada da sua agenda, porque a grande pedida é degustar uma cerveja estupidamente gelada, degustar as maravilhosas tapiocas e quitutes do Sabor e dançar aos som de músicas que embalaram e continuam a embalar os casais apaixonados. 



Zé Carlos de Jonas, em parceria com a prefeitura, promove a reestruturação da estrada do Tamboril dando assim mais qualidade ao transporte escolar

O vereador Zé Carlos de Jonas vem acompanhando de perto os serviços (Foto: 97NEWS)

A reestruturação das estradas do meio rural em Brumado é um dos desafios que estão sendo enfrentados pela atual gestão municipal. Neste contexto o papel dos vereadores é importante, pois são eles os mais próximos da comunidade, conhecendo assim os seus problemas mais urgentes e também mantendo uma relação mais efetiva com os moradores. Neste contexto um dos vereadores que vem tendo uma atuação muito importante nesse sentido é Zé Carlos de Jonas (PT) que está realizando, em parceria com a administração municipal, a reestruturação da estrada vicinal que liga a BR-030 ao Povoado de Tamboril, a qual é a principal via de acesso à Escola Municipal Professora Joselita Meira de Carvalho, uma das mais conceituados do município, inclusive tendo várias premiações importantes. Desenvolvendo um papel de mediador muito eficaz, Zé Carlos de Jonas vem conscientizando e convencendo os proprietários sobre a importância do alargamento da estrada para que o transporte escolar seja mais qualificado, além de beneficiar os próprios moradores da região que irão ter a sua mobilidade melhorada.

O trabalho vem sendo intenso e a comunidade vem dando a aprovação (Foto: 97NEWS)

"Nosso papel é defender os interesses do povo, então, nesse sentido, eu venho desenvolvendo esse trabalho de conscientização para que os donos de terra possam recuar um pouco as suas cercas, promovendo assim o alargamento da estrada dando melhores condições para o tráfego de veículos, principalmente para o grande número de ônibus escolares que levam centenas de alunos para a unidade escolar", ressaltou o vereador que ainda destaca que "a parceria com o município que vem disponibilizando todo o maquinário para a realização dos serviços vem sendo muito positiva e, com isso, quem ganha são os moradores. Vamos intensificar ainda mais essa parceria em outras localidades, pois já vimos que os resultados obtidos são excelentes". Veja abaixo um vídeo da realização dos serviços que estão sendo feitos no local:



Brumado: Assaltantes que agiam na zona rural são procurados pela Polícia

(Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

Após informação e solicitação por volta das 16h desta quinta-feira (21) à CENOP – Central de Operações – da 34ª CIMPM/Brumado, através do 190, onde foi citado o fato de um roubo com uso de arma de fogo, diante disso, a Guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional, no Comando do Oficial Coordenador de Área, foi em busca de dois indivíduos suspeitos de estarem de posse de arma de fogo a bordo de uma motocicleta, os quais teriam tentado roubar a motocicleta Honda Bros, conduzida por um homem de prenome Cícero na estrada da Cachoeirinha sentido Terra Vermelha, o qual relatou aos policiais que conduzia sua motocicleta, a qual foi fechada bruscamente pela motocicleta Yamaha YBR 125 cor azul, placa policial DJJ 7797, com dois indivíduos a bordo, sendo que um deles portava uma arma de fogo, trajando camisa de cor branca e calça jeans, o que estava de posse da arma de fogo e estava na garupa da motocicleta, trajava camisa de cor marrom e bermuda, porém no momento da abordagem dos marginais surgiu uma camionete Ford F 1000, cor cinza, conduzida por Joselito, transitava pela via, e observar a ação a qual os marinais ao perceberem a aproximação do veiculo foram efetuados três disparos em direção do veiculo, momento em que o condutor da caminhonete para proteção da injusta agressão direcionou o veiculo na direção dos agressores, momento que os assaltantes fugiram em direção ao matagal, com as informações de imediato foram realizadas diligências pelas Guarnições do Pelotão Especial e Rádio Patrulhamento, sendo então recuperadas as duas motocicletas, as quais foram em seguida apresentadas com as vítimas na 1ª Delegacia Territorial / Brumado.



Crime Ambiental: Moradores denunciam descarte de embalagens de agrotóxico em Livramento

Foto: 88 FM

Moradores da zona rural, em Livramento de Nossa Senhora, denunciaram nesta quinta-feira (21) o aparecimento misterioso de embalagens vazias de agrotóxico em uma estrada vicinal da zona rural do município, na localidade de Onça, no perímetro irrigado, Bloco 2. Os leitores se dizem indignados e preocupados com o meio ambiente e a saúde das pessoas que transitam pelos arredores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já foi acionada e disse que vai averiguar o descarte irregular do material, já que é uma área plantações. Segundo a secretaria, o setor faz limpezas periódicas no perímetro. O descarte irregular configura crime ambiental, mas é difícil de identificar os autores, pois geralmente os atos acontecem na madrugada. Por se tratar de embalagens de agrotóxicos, a responsabilidade é das empresas que fabricam e revendem os produtos dar o destino correto para elas. Ainda segundo a secretaria, a penalidade para o ato consiste na aplicação de uma multa que pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme o grau de prejuízo do problema. A partir de agora, a pasta pretende tentar identificar o responsável pelo descarte no Bloco 2, através da documentação utilizada na compra. Após a identificação, a pessoa será penalizada de acordo com a punição prevista pela lei federal. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), diz está atuando intensivamente contra este tipo de irregularidade. O orgão também ressaltou que vem promovendo campanhas para a remoção de uma grande quantidade de lixo tóxico das propriedades rurais, contribuindo com a preservação do meio ambiente e saúde da população. Em caso de denúncia, a ADAB solicita que entre em contato através da Ouvidoria, tanto pelo site (www.adab.ba.gov.br) ou pelos telefones: (71) 0800 284 0011 e em Livramento, (77) 3444-2700.