ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

'Só é corretor de imóveis quem tem CRECI'; alerta presidente da instituição

Neoenergia Coelba é destaque em rankings de queixas no Procon e na Justiça

Dez animais morrem após serem atingidos por caminhão à beira de pista na Bahia

PM apreende veículo com restrição de roubo/furto em Presidente Jânio Quadros

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Além do vereador 'Boca' em Brumado, PDT perde vários mandatos pelo Brasil por fraude na cota de gênero

Brumado: Mulher tem casa invadida e é alvejada por arma de fogo no Residencial Brisas 4

Após cassação de Boca, Glaudson Dias Lima fala sobre o retorno à Câmara de Brumado

Homem é condenado pelo júri popular a 26 anos por matar ex-companheira no norte da Bahia

Brumado: TSE cassa em definitivo, mandato do vereador Vanderlei Boca

Detran abriu novo leilão com quase 250 veículos e sucatas em Brumado e mais 5 municípios

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19

INSS realizou pagamento de R$ 193 milhões em benefícios a pessoas mortas durante 4 anos

Projeto pretende manter como herdeira mulher que matar parceiro em legítima defesa

Temporal no RS com 10 mortos: vítimas morreram por choque, deslizamento e afogamento

Morte de Ayrton Senna completou 30 anos; o maior ídolo do Brasil

Acusado de empurrar de carro mulher com bebê tem prisão decretada

1º de Maio: Guilherme Bonfim presta homenagem a todos os trabalhadores

Programa Ver Mais Brumado entra em nova fase e vai realizar mais de 1700 consulta

Casal é preso em flagrante por torturar filha de sete anos na Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2021"

Bahia registra cinco doações de múltiplos órgãos em 24 horas

Foto: Divulgação

A Central de Transplantes da Bahia registrou, nas ultimas 24 horas, cinco doações de múltiplos órgãos, o que possibilitou a realização de três transplantes de fígado, 10 transplantes de rim e seis transplantes de córneas, totalizando 19 pessoas beneficiadas com as doações. Alguns órgãos deixaram de ser captados por estarem inviáveis para o transplante ou por não ter sido autorizado pela família. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), as doações ocorreram nos hospitais: Geral do Estado, Geral de Vitória da Conquista, Geral Roberto Santos e Metropolitano de Salvador. Desde o inicio da pandemia, o programa de transplante da Bahia se mantém ativo, realizando acolhimento das famílias, entrevista familiar, captação de órgãos e transplantes. De janeiro ate julho desse ano foram efetivadas 56 doações de múltiplos órgãos, 228 doações de córneas, 26 transplantes de fígado, 135 transplantes de rim, 225 transplantes de córneas, 20 transplantes de medula óssea e quatro transplantes de pele. O principal motivo da não efetivação de doadores no estado é a negativa familiar, que vem registrando cerca de 68% nos últimos 6 meses de 2021. A lista de espera atual para transplante  é: 22 para fígado, 1049 para rim, 893 para córneas.



Câmara aprova projeto que permite a dois ou mais partidos se unirem

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 119, projeto que permite a dois ou mais partidos se unirem em uma federação e, após registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atuarem como se fossem uma legenda única. A matéria segue para sanção presidencial. Pelo texto originário do Senado e em tramitação desde 2015, a proposta permitirá que siglas com afinidade ideológica e programática se juntem em eleições, sem que seja necessário fundir os diretórios. Para que entre em vigor nas próximas eleições, o texto deve ser sancionado até outubro. O projeto representa uma sobrevida a legendas pequenas, que corriam o risco de serem extintas por não alcançarem um percentual mínimo de votos nas eleições, a chamada cláusula de barreira. As siglas reunidas em federação partidária deverão permanecer juntas por, no mínimo, quatro anos. A federação poderá ser constituída até a data final do período de realização das convenções partidárias. O texto ainda prevê como punição pelo descumprimento do prazo mínimo de permanência na federação a perda do programa e das inserções de rádio e televisão e a vedação de ingresso em federação por um semestre. A federação continuará em funcionamento até a eleição seguinte, na hipótese de desligamento de um ou mais partidos, desde que nela permaneçam dois ou mais partidos.



Janaúba: PM recupera 140 cabeças de gado roubadas em MG; carga tinha como destino Guanambi (BA)

Foto: Divulgação l PM

A Polícia Militar recuperou, em Janaúba (MG), 140 cabeças de gado roubadas na região de Uberlândia (MG). Os animais estavam sendo transportados em caminhões, que foram abordados na quinta-feira (12) na rodovia MG-122. Dois homens foram presos. "Os assaltantes estavam armados, amarraram os moradores da fazenda e estavam transportando o gado roubado em dois caminhões com destino à Bahia", disse o tenente Elino Gomes Júnior. De acordo com a PM, as vítimas desse crime foram abordadas na madrugada da quarta-feira (11). Além dos animais, avaliados em R$ 440 mil, os bandidos fugiram levando pertences delas e um carro. 

 

Foto: Divulgação

Segundo a PM, uma operação foi montada na região de Janaúba, onde a carga foi recuperada. "As características dos caminhões batiam com as informações que nós tínhamos e, além disso, os condutores apresentaram uma documentação suspeita. Para fazer esse tipo de serviço eles precisam da nota fiscal e de uma guia de transporte. Nós também ligamos para o telefone de uma vítima, que nos repassou informações que batiam com os animais que estavam sendo transportados", diz. Conforme à PM, os animais seguiam para Espinosa (MG), divisa com a Bahia. De lá, a carga teria como possível destino o município de Guanambi. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

 



Bahia receberá mais 314 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta (13)

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou, na quinta-feira (12), o recebimento de mais 314.678 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a pasta, as remessas chegarão ao estado nesta sexta-feira (13). O primeiro lote chegará em um avião com pouso programado para as 9h40 no aeroporto de Salvador, com 192.998 doses de Coronavac. Já o segundo trará doses da Pfizer, às 16h40. Todas serão destinadas para primeiras e segundas aplicações. Ainda de acordo com a Sesab, os imunizantes devem começar a ser distribuídos para os municípios neste sábado (14). Com estas duas novas cargas, a Bahia chegará ao total de 12.893.518 doses de vacinas recebidas, sendo 4.416.298 da Coronavac, 6.151.580 da AstraZeneca/Oxford, 2.064.540 da Pfizer/BioNTech e 261.100 da Janssen.



Startup de logística de entrega atinge faturamento recorde em 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma startup baiana que fazia apenas transporte de passageiros por meio de motociclistas viu a pandemia do coronavírus atingir em cheio o seu negócio, mas isso não foi motivo para o jovem empreendedor, Filipe Martins, desistir do sonho que nasceu anos atrás quando ainda era um estudante universitário. O foco agora é o serviço de logística da entrega delivery. Após completar um ano de mudança no modelo de negócio, a Giross pode comemorar e respirar aliviada. O faturamento do primeiro semestre de 2021 atingiu um crescimento de 500% se comparado ao mesmo período de 2020. Apenas no primeiro semestre de 2021, a Giross cadastrou 1.520 entregadores, totalizando nove mil profissionais. “A previsão, pelas premissas de número de entregadores fazendo corridas, é que consigamos fechar 2021 com um faturamento de quase o triplo atingido no primeiro semestre do ano”, comemora Martins.

 

 

Foto: Reprodução

Expansão dos negócios

No início de 2020, a Giross atuava em 17 cidades, todas no estado da Bahia. Com a mudança no modelo de negócio, a startup viu a sua operação chegar à 85 cidades distribuídas em 18 estados do país. Mas a expansão dos negócios continua. A startup acaba de firmar parceria com a rede de farmácias Drogasil para o serviço de entrega e passa a operar em mais 40 cidades do Brasil nos próximos seis meses. Saiba mais em: www.giross.com.br.



Brumado volta a registra óbitos por conta da Covid-19; já são 193

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O boletim desta quinta-feira (12), infelizmente trouxe mais um óbito para o município de Brumado. Desde o ínicio da pandemia, 193 brumadenses morreram por conta da doença. Desde o dia 30 de julho que não registrava-mos mortes provocadas pelo novo coronavírus. O boletim desta quinta também registra 9.669 casos confirmados. Entre os diagnósticos: 5 internações, 189 pacientes em tratamento e 9.287 recuperados. 

Foto: Divulgação


Brumado: Com pico de acesso, site gerador de senhas para a vacina da Covid sai do ar

Foto: Divulgação

Assim que foi liberado para gerar as senhas da campanha de imunização da Covid-19 nesta quinta-feira (12), o site veiculado a Secretaria Municipal de Saúde, o brumadosenhas.com, saiu do ar. Era por volta das 17h quando a página foi liberada aos brumadenses para que o público geral de 34 anos e mais acessassem o sistema e se cadastrassem. No entanto, minutos depois, um leitor do 97NEWS nos informou do problema. Questionamos o secretário de saúde da cidade, Cláudio Soares Feres, mas o mesmo nos informou que já estava verificando o problema. 

Foto: Reprodução

Em seguida, a Pasta de saúde lançou uma nota na qual informava que o site apresentou problemas técnicos pouco antes de iniciar a distribuição das senhas. "Nossa equipe já está trabalhando na normatização do sistema", diz a nota. Segundo a Sesau, a previsão é que o site retorne ao seu funcionamento normal as 21h de hoje (12). No entanto, por volta das 18h50 desta quinta, o site voltou a funcionar. Nas redes sociais, a população aflita, comentou sobre o problema. "Se na idade de 34 anos a página não está suportando a quantidade de pessoas, imagina quando chegar no grupo de 20 anos", comentou Aline Souza em sua página do Facebook.



Excesso de placas causa confusão no centro de Brumado; SMTT notifica empresa Zadar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Enquanto os motoristas reclamam da falta de demarcação ou até mesmo do desgaste natural das pinturas que indicam vagas no estacionamento rotativo de Brumado, o excesso de placas em algumas vias confunde o trânsito local. Os condutores afirmam que em alguns trechos há placas que se contradizem, gerando a insegurança de quem precisa de uma vaga. Na manhã desta quinta-feira (12), o site 97NEWS registrou o excesso de sinalização na Rua Dr. Mário Meira, centro da cidade. A situação deixou os condutores confusos, pois não sabiam se estacionavam ou corria o risco de levar uma multa. O representante comercial Gilson Jorge destaca que a situação precisa ser revista com urgência, pois pode gerar infrações. "A sinalização na rua Mário Meira está complicada. O trânsito em Brumado está um caos no geral. Pois vejam, existe uma placa regulamentada pelo CTB que indica proibido estacionar. Também tem uma faixa amarela pintada na guia do meio fio. Mas, para confundir a nossa cabeça tem uma placa da Área Azul que indica estacionamento rotativo. Ou seja, eu estaciono ou levo uma multa?". 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O gerente de compras Maxuel Dias chegou a estacionar seu veículo, mas foi alertado por nossa equipe que poderia ser multado. "Agora vejam só, pelas normas de trânsito, é proibido estacionar, mas como uma empresa que ganhou uma licitação, está implantada em nosso município há alguns anos coloca uma placa na qual indica estacionamento rotativo para duas rodas. E se eu for multado, quem devo recorrer?", argumentou.  Em entrevista ao site 97NEWS, o coordenador de educação no trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, afirmou que a sinalização da empresa Zadar é incorreta, e que, a empresa já foi notificada sobre o erro. "O trânsito é um sistema que envolve todas as condições. Aqui a Zona Azul errou e errou feio colocando uma placa permitindo estacionamento de veículos quando existe uma sinalização, tanto horizontal, quanto vertical determinado a proibição. A Zona Azul está errada, já foi notificada e foi solicitado a retirada de imediato das placas irregulares na cidade", afirmou. 

 



Brumado recebe a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta quinta-feira (12), em Brumado. O evento teve como tema "Assistência Social: direito do povo, dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". A conferência aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal durante o período da manhã. Foram realizados debates e palestras sobre a Política de Assistência Social, eleição de delegados para Conferência Estadual e votação das propostas elaboradas nas Pré-Conferências. Em entrevista ao site 97NEWS, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Edinéia Ataíde, ressaltou que o evento abordou cinco eixos e avaliou as questões que a secretaria desenvolveu durante os últimos dois anos. "Nós vamos formar grupos de trabalho para ver o que pode melhorar. Hoje aqui temos representantes da SESOC, da sociedade civil, dos Conselhos e da Assistência Social. Nossa meta é avaliar, discutir e melhorar o serviço da assistência social", diz. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A secretária lamentou a redução dos recursos nos âmbitos: Federal e Estadual, e destacou a participação do Município nos projetos da Assistência Social. "Esses projetos que são desenvolvidos aqui são com recursos próprios, inclusive o Avente Sertanejo que é da administração e não paramos ele. Pelo contrário, intensificamos ainda mais. E temos outros projetos que por serem financiados com recursos da prefeitura, também não pararam. À exemplo, o de assistência funeral, com translado de outros municípios à Brumado, urnas para as famílias com vulnerabilidade social, o benefício natalidade com gestantes que são cadastradas nos CRAS, enfim, são inúmeros projetos do município que continuam durante a pandemia", afirmou Edinéia. A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social teve início as 07h30 e terminou por volta de meio dia.



Senado aprova quebra temporária de patentes de vacina contra Covid

Foto: Reprodução

O Senado aprovou na quarta-feira (11) projeto de lei que permite a quebra temporária de patentes de vacinas contra a Covid-19, de medicamentos e de testes de diagnóstico. O texto teve 61 votos a favor e 13 contra, e agora vai a sanção. De acordo com as regras da proposta, que altera a Lei de Propriedade Industrial, em casos de emergência nacional ou internacional em saúde o governo publicará uma lista de patentes ou de pedidos de patente de produtos potencialmente necessários ao enfrentamento da situação.



Vacinação em Brumado chega a pessoas com 34 anos e mais para público em geral

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta sexta-feira (13), mais uma etapa da campanha de imunização contra Covid-19 com um grupo de 34 anos e mais. O horário de atendimento ao público será das 08h às 16h30. O local de vacinação será nas escolas CMEAS e Idalina Azevedo. Antes de se dirigir ao ponto de imunização, o cidadão deve, obrigatoriamente, conferir os documentos solicitados e as senhas só devem ser solicitadas pelo site brumadosenhas.com se você for do grupo prioritário. Segundo a Sesau, a Central de Senhas eletrônicas estará disponível a partir das 17:00 horas do desta quina-feira (12), apenas para a população com idade de 34 anos e mais.



Morre aos 85 o ator Tarcísio Meira, por complicações da covid-19

Foto: Reprodução

Morreu nesta quinta-feira (12) o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos de idade. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta da covid-19. Um dos mais importantes atores do país, marcou história da TV e do cinema, sendo inclusive o protagonista da primeira novela diária do país, "2-5499 Ocupado" (TV Excelsior, 1963). O último boletim de saúde do ator, divulgado na terça-feira (10), afirmava que ele estava intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passava por "diálise contínua" por problemas nos rins. A esposa dele, a atriz Glória Menezes, 86, também foi infectada pelo vírus, mas teve um quadro mais brando. Ela está em um quarto, com "boa recuperação". Casados desde 1962, ambos receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se isolaram durante a pandemia. O casal é pai de Tarcísio Filho, 58 anos. Glória também é mãe de Amélia Brito, 64, e João Paulo Brito, 62, da união com Arnaldo Brito. Nas redes sociais, Mocita Fagundes, mulher de Tarcísio Filho, comentou que o casal foi contaminado "num descuido". Ainda, segundo ela, seu marido foi testado e não contraiu a doença.



Professores testam positivo para Covid-19 e aulas não são suspensas em Brumado

Foto: Luciano Santos l Arquivo 97NEWS

Duas professores, uma da rede estadual e outra da rede municipal, testaram positivo para Covid-19 e as aulas presenciais continuam em Brumado. A revelação vai de encontro com as declarações do secretário de Educação feitas esta semana à imprensa local. À Rádio Alternativa, João Nolasco informou que não havia registro de professor que tenha testado positivo para a doença desde o início das aulas, no dia 26 de julho. Segundo o secretário, todos os casos testados no Centro Covid até a última terça-feira (10), foram negativos. "Estamos tratando tudo com muita seriedade. O profissional da educação que tiver qualquer sintoma vai passar para a direção e a direção irá nos passar nome e CPF. O caso será encaminhado para a Sesau e o profissional irá até a UPA fazer o teste rápido", disse. No entanto, declarações que foram feitas nas redes sociais por duas profissionais da educação, confronta a afirmação do secretário. A professora Sílvia Melo, escreveu que está abalada psicologicamente. "Não estou emocionalmente legal porque recebi o resultado há pouco. Já comuniquei a APLB, fiz questão de avisar. Todo mundo está correndo risco, é muito complicado. Estou bem fisicamente, mas meu emocional está abalado. Estou sem sintomas", escreveu. A servidora atua na Escola Municipal Professor Sá Teles, na Vila Presidente Vargas. Já a professora Débora que atua no CEEP, escreveu. "Já estou no 12° dia hoje, estou afastada do CEEP desde o primeiro dia dos sintomas. Lá na escola, ninguém teve contato comigo. Estou no isolamento desde então", escreveu.



Varejo baiano cresce 16,4% em junho; destaque para os setores de vestuário e calçados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As vendas no varejo baiano registraram crescimento de 16,4% em junho deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada na quarta-feira (11) pelo governo do estado. O número representa que a Bahia obteve a quinta maior alta entre os estados do país. Em relação a maio, na série livre de influências sazonais, as vendas na Bahia caíram 2,8%, queda superior a registrada para o Brasil (-1,7%). Já no semestre, a taxa foi positiva em 10,6%, sendo o maior crescimento de vendas já registrado para o estado num primeiro semestre em 11 anos, desde 2010 (11,6%), e superior à variação nacional (6,7%). Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). O comportamento do varejo baiano segue positivo na comparação interanual, sendo o melhor resultado para o mês de junho desde o início da série em 2001, podendo ser atribuído ao receio menor dos consumidores à medida que conhecem o impacto da pandemia na economia e ao efeito estatístico, dado a queda verificada em junho de 2020 (-12,5%), frente ao mesmo mês de 2019. Por atividade, em junho de 2021, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de junho de 2020, revelam que sete dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Tecidos, vestuário e calçados (287,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (50,1%), Combustíveis e lubrificantes (19,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,9%), Móveis e eletrodomésticos (13,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (12,9%), e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,0%). Apenas Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou variação negativa (-9,1%). No que diz respeito aos subgrupos, verificam-se que registraram variações positivas as vendas de Eletrodomésticos, e Móveis com taxas de 15,8%, e 9,4%, respectivamente. Enquanto Hipermercados e supermercados registrou variação negativa de 11,7%. O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou expansão de 22,4% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. Esse comportamento resultou no acumulado dos últimos 12 meses, variação foi positiva de 6,1%.



Barreiras: Operação apreende mais de uma tonelada de maconha

Foto: Divulgação l PRF

Aproximadamente 1.300 quilos de maconha, pronta para venda, que estavam escondidos em um caminhão baú foram apreendidas na quarta-feira (11), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um trecho da BR 242 na cidade de Barreiras. Ao final da operação, três homens foram presos. De acordo com a PRF, o flagrante ocorreu durante uma fiscalização em frente a unidade operacional. Ao ser dada ordem de parada a um caminhão VW/8.130, conduzido por um homem de 39 anos os agentes encontraram dentro da cabine uma pequena porção de cocaína e 15 comprimidos de anfetaminas, o que elevou o grau de suspeita. Desconfiados, os policiais decidiram aprofundar à fiscalização e quando abriram o compartimento de carga encontraram grande quantidade de maconha distribuídas em meio a uma carga de mudança. Pacotes da droga também foram encontrados dentro de uma geladeira e de um freezer. Após pesagem todo o volume somou 1.300 Kg (um mil e trezentos quilos). O motorista do caminhão disse que ganharia 5.000 reais para fazer o serviço. Ainda de acordo com a PRF, a apreensão causou um prejuízo de quase de R$ 3 milhões a toda logística financeira do crime organizado. Ficou constatado que um outro veículo de passeio realizava o serviço de ‘batedor’ dos ilícitos. Dois homens que estavam dentro do carro também foram presos além do motorista do caminhão.



Brumado: Continua a queda de braço entre a Prefeitura e Sindsemb: 'Estamos há 11 anos com os salários defasados'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O impasse entre a Prefeitura Municipal de Brumado e o funcionalismo público sobre a reivindicação do reajuste salarial ainda não foi resolvido. O Município negou novamente o reajuste salarial pleiteado pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb). Para o Sindicato, essa situação é preocupante. "Por conta da pandemia da Covid-19, nós demoramos em procurar a administração. Mas recentemente quando buscamos mais um diálogo com a prefeitura, simplismente foi negado mais uma vez", afirmou Jerry Adriano, presidente do Sindsemb ao site 97NEWS. Segundo ele, o Sindsemb moveu uma ação judicial para assegurar os direitos da categoria. "É um direito nosso ter o reajuste salarial todo ano. Precisamos recuperar as nossas perdas salariais. Para isso basta bom senso do gestor. Mas, no atual momento, o gestor não está tendo esse bom senso com o servidor", lamentou. A ação judicial foi protocolada em janeiro e, encontra-se conclusa para decisão, ou seja, a qualquer momento o magistrado proferirá a sentença. "Se for deferida a tutela provisória, o reajuste precisará acontecer", disse Adriano. Para se ter uma ideia da defasagem salarial da categoria, desde 2010, o Município não repassa o reajuste salarial correto para os servidores. "É sempre aquela desculpa que não tem recurso, que o índice tá grande, mas sabemos que não é isso. Não tem recurso para repassar para os servidores, que carrega o município nas costas, mas tem para contratar empresa terceirizada", disse o presidente do Sindsemb que ainda completou dizendo. "São 11 anos. Eles dão uma correçãozinha, como, em 2010, que foi 4,5%, mas não fazem o reajuste integral. Nosso salário base hoje é de R$ 700", diz. Conforme o Sindsemb, atualmente, a defasagem salarial dos servidores municipais chega a 32%. 



Governo da Bahia prepara medidas para exigir comprovante de vacinação em algumas situações

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) disse em sua live semanal na quarta-feira (11) que está preparando um decreto para passar a exigir o comprovante de vacinação para permitir o acesso em alguns ambientes. Inclusive, será exigido a comprovação de vacinação para inscrição em concurso público. Rui disse que as medidas estão sendo elaboradas e devem ser anunciadas na próxima semana. O governador citou algumas situações nas quais serão exigidas a caderneta de vacinação, a exemplo de presença em estádios de futebol, parques e repartições públicas e desembarque no aeroporto. “A vacinação já está chegando aos 25 anos na maioria das cidades da Bahia e estamos elaborando as medidas para exigir a comprovação da vacinação na próxima semana”, afirmou. 



Ator Paulo José morre aos 84 anos no RJ

Foto: Divulgação

Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira na TV, no cinema e no teatro -- como ator e diretor -- Paulo José morreu na quarta-feira (11) aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso. Paulo José descobriu o Mal de Parkinson há mais de 20 anos. Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul, em 20 de março de 1937. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, atuou em mais de 20 novelas e minisséries. Como diretor, participou de alguns episódios. Ele também fez parte da equipe que implementou o programa ‘Você Decide’.



Etanol poderá ser vendido diretamente por produtores aos postos de combustíveis

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Ciro Nogueira, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participaram na quarta-feira (11) da cerimônia de assinatura da Medida Provisória (MP) que propõe alterações na Lei nº 9.478/1997, a Lei do Petróleo. O texto permite que o produtor ou o importador possa, facultativamente, comercializar etanol hidratado diretamente com os postos de combustíveis, e que o transportador-revendedor-retalhista (TRR) possa comercializar etanol hidratado. Para viabilizar a venda direta de etanol hidratado, a medida prevê o sistema dual de tributação, com o produtor recolhendo todos os impostos federais, mitigando o risco de sonegação fiscal. A proposta também equaliza os tributos federais incidentes no etanol anidro nacional e no importado, corrigindo a distorção então existente. A medida busca também incentivar uma maior concorrência entre os diversos setores envolvidos na cadeia, incentivando novos investimentos e melhoria dos serviços ao consumidor. O novo modelo possibilitará que o produtor instalado próximo aos Postos de Revenda de Combustível possa comercializar seu produto sem a necessidade deste etanol ser deslocado para a base de uma distribuidora de combustível.

 



Brumado: Boletim registra 189 pessoas em tratamento da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 11 de agosto, o município de Brumado registrou 9.651 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 04 internações, 192 óbitos, 189 pacientes em tratamento e 9.270 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.