ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Aumento salarial dos agentes comunitários de saúde aterroriza prefeitos de municípios pequenos

Os agentes estão na torcida para que a Medida Provisória seja sancionada pela Presidência da República (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Medida Provisória (MP) 827/2018, que trata da atuação dos agentes comunitários de saúde e do consequente aumento no piso salarial da categoria em 52,86% ao longo de três anos, sendo que, a cada dois anos, os agentes terão que passar por cursos de aperfeiçoamento que serão organizados e financiados pelo poder público. Ainda segundo a medida o atual piso da categoria que está fixado em R$ 1.014,00, terá um acréscimo gradual, de 23% em 2019, de 12% em 2020 e de 10% em 2021, onde o salário já será de R$ 1.550,00. Além disso, as prefeituras irão ter que arcar com o 14º salário, adicional de insalubridade e o e-social, que trará gastos que farão com que os prefeitos venham a ter que readequar os seus orçamentos. Vários gestores de pequenos municípios baianos já começaram a “chiadeira”, sendo que alguns já se mostram horrorizados com tal possibilidade, pois ficariam numa “saia justa” sem condições de fechar as suas contas, o que, realmente se vier a ocorrer, os tornará inelegíveis. Segundo especulações dos corredores da política, o presidente Michel Temer já teria confessado aos seus assessores mais próximos que não irá sancionar a lei, o que está trazendo um alívio aos prefeitos.



Bom Jesus da Lapa: Funcionária pública desaparece depois de viajar para encontrar suposto namorado em Barreiras

Foto: Divulgação

Familiares e amigos estão à procura de Andréia Silva Pereira, de 29 anos, que saiu de Riacho de Santana no dia 23 de julho para encontrar um suposto namorado na cidade de Barreiras. Segundo a família, o último contato foi no dia 17 de agosto. A família já registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento da jovem. Andreia é de Riacho de Santana, no entanto mora no bairro São João, em  Bom Jesus da Lapa, onde é  servidora pública do município. A família conta que há seis dias ela não entra mais em contato, e afirmam que as vezes que ela ligou foi sempre com número restrito, aumentando ainda mais o mistério. “Ela saiu daqui de Riacho de Santana sentido a Barreiras para encontrar um tal de Guilherme, o dito namorado dela, que ninguém nunca viu, pelo menos a gente da família. Saiu para encontrar esse rapaz, só que ela estava ligando, mandando mensagem, mas ligando privado e não mandava o número”, realtou. Nas redes sociais, amigos e familiares compartilham a foto de Andreia, na esperança de encontrar a jovem. Qualquer informação sobre o paradeiro de Andréia pode ser enviada aos familiares, pelos números: (77) 99838-7535 / 99917-0603 ou 99995-8158.



Após aparecimento de iguana, moradores do Feliciano Pereira cobram iluminação e limpeza do bairro

Mato e lixo vem tomando conta do bairro e os moradores estão cada vez mais preocupados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O déficit na infraestrutura do Bairro Feliciano Pereira Santos vem trazendo muito preocupação aos moradores, que se dizem esquecidos pelo poder público. Na semana passada uma iguana apareceu no quintal de uma residência, o que dimensionou ainda mais a situação, já que, segundo eles, o mato está tomando conta de vários terrenos criando um aspecto negativo para o bairro, além de propiciar a criação de insetos e animais peçonhentos. Em novo contato com a redação do 97NEWS eles relataram que uma das grandes inquietudes, além da limpeza das ruas e do mato que está sendo tomado por lixo e por entulho que vem sendo despejados de forma constante por carroceiros, é a falta de iluminação, especialmente nas ruas Prudente Leite e na que fica em frente ao Estádio “Gilbertão” (foto abaixo), que ainda está sem nome. Eles esperam ser rapidamente atendidos em suas reivindicações.  

A rua em frente ao Estádio 'Gilbertão' está sem iluminação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


GCM participa de evento na APAE de Brumado em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Os GCMs num momento de confraternização com os alunos da APAE e as equipes disciplinares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A GCM – Guarda Civil Municipal de Brumado vem realizando um trabalho diversificado, pois além de manter a vigilância do patrimônio público, outras ações vêm sendo desenvolvidas. Uma delas que vem se destacando a atuação no campo social, aonde os guardas municipais vêm fazendo um trabalho notável junto às comunidades que são mais vulneráveis. Dentre essas ações se destacam a doação sistemática de sangue e a distribuição de brinquedos e alimentos a algumas instituições que atuam nessa área. Nesta quinta-feira (23) mais uma ação foi feita, desta feita na APAE, onde aconteceu a culminância das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Um grupo de GCMs esteve presente e participou ativamente da programação. Na oportunidade foi feita a ministração da Palavra de Deus, com um pregador que foi convidado. Alguns membros da GCM são músicos e cantores e fizeram questão de se apresentarem para o grupo de crianças assistidas pela instituição, que ficaram muito felizes com o carinho e apoio recebido. A direção da GCM aproveita para convidar a toda a comunidade brumadense para visitar a APAE e, se possível, contribuir com o brilhante trabalho que é feito na entidade.

O grupo de guardas municipais que estiveram presentes ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Livramento: Comerciante é assassinado com cinco tiros; é o 7º homicídio do ano no município

Fernando Oliveira acabou morrendo no local (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

O município de Livramento de Nossa Senhora vem apresentando índices preocupantes que mostram o avanço da violência, especialmente de crimes contra a vida. Na madrugada de hoje (24) foi registrado o 7º homicídio do ano, o qual teve como vítima o comerciante Fernando Edmilson de Oliveira, de 64 anos, que era proprietário de um quiosque que ficava em frente ao hospital municipal. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS, dois homens em uma motocicleta chegaram de surpresa e o garupa fez cinco disparos contra a vítima e, rapidamente, se evadiram do local. Os disparos foram na região craniana e o comerciante acabou falecendo ainda no local. Muito conhecido, Fernando era natural do Distrito de Arapiranga, que fica em Rio de Contas, mas já vivia em Livramento há muitos anos, onde construiu família e amizades, sendo uma pessoa querida. A motivação do crime ainda é desconhecida, mas a Polícia Civil já abriu investigação sobre o caso que está buscando maiores informações e testemunhas, tendo inclusive a possibilidade de se encontrar imagens de câmeras de monitoramento que podem ajudar a elucidar o homicídio. O corpo de Fernando foi trazido para o IML de Brumado e deverá ser liberado ainda hoje para posterior sepultamento.



Polícia apreende armas de fogo no bairro Olhos D'água, em Brumado

Foto: Divulgação l PM

O trabalho de combate à criminalidade feito pela 34ª CIPM está cada vez mais intenso em Brumado, já que a mancha criminal na cidade vem se expandido. Mesmo diante de aparente “calmaria” nos assaltos na cidade, os criminosos continuam fazendo os seus esquemas para fazer novas vítimas.  Na noite desta quinta-feira (23), no bairro Olhos D'água, em Brumado, em mais uma ação da PETO - Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), por volta das 20h, 3 elementos notaram a aproximação da viatura e evadiram-se do local, abandonando armas de fogo e toucas ninja. o que pode caracterizar a formação de uma quadrilha. Os militares fizeram rastreamento, mas até esta publicação ninguém havia sido preso. As armas foram abandonadas no chão. No local, foram apreendidos um revólver calibre 32, um revólver calibre 22, uma pistola tipo garrucha e duas balaclavas (touca ninja). Todo o material foi entregue na delegacia de Brumado, onde o caso será investigado.



Enfermeira natural de Lagoa Real fica em estado grave após sofrer acidente de trânsito em São Paulo

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma enfermeira identificada como Andreia Carvalho, de 31 anos, sofreu um acidente de trânsito na rodovia Mário Perosa, entre as cidades de Uchoa e Ibirá, no estado de São Paulo. O acidente aconteceu na última quarta-feira (22). De acordo com informações, a vítima é natural de Lagoa Real, mas atualmente mora em São Paulo. Andreia conduzia um veículo Onix e teria perdido o controle da direção, ela invadiu a pista contrária e acabou colidindo frontalmente contra um caminhão baú. Em virtude do impacto a enfermeira foi lançada para fora do automóvel e acabou sofrendo graves ferimentos. Segundo o site G1, a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Base em São José do Rio Preto (SP), onde está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O carro de passeio ficou totalmente destruído. Andreia Carvalho é enfermeira na Santa Casa de Ibirá e voltava de outro turno de plantão em Rio Preto.



Homem é preso na Chapada Diamantina com simulacro de fuzil e drogas

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um simulacro de fuzil e várias trouxinhas de maconha foram apreendidos na tarde de quarta-feira (22), após incursão de policiais civis, na região de Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo informações da polícia, após rondas na cidade, foram abordados indivíduos que portavam drogas, ao verificar o celular de um deles, foi constatado que havia a foto de um fuzil. Questionado sobre a mesma, um dos suspeitos relatou que era um simulacro e, que eles planejavam assaltar lojas no centro da cidade. Dando continuidade as investigações, um suspeito de prenome Erick, compareceu a Delegacia local, na presença de um advogado e entregou o simulacro ao delegado de plantão. O suspeito foi ouvido e liberado. A polícia informou ainda que o simulacro pode ter sido usado em vários assaltos na região de Seabra. As investigações continuam.



Brumado: Proprietários de locadoras de mototaxis se posicionam contra aplicativo Giross

Os proprietários de locadoras afirmam que o aplicativo Giross faz concorrência desleal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A repercussão da matéria intitulada “Brumadense, estudante de engenharia, lança aplicativo para mototaxi; categoria aprova a ideia, mas espera que ajustes sejam feitos” foi grande, principalmente por parte dos que são usuários constantes desse serviço, mas, na outra extremidade, teve os que se posicionaram contrariamente, que foram os proprietários das locadoras. O 97NEWS falou com vários deles que não quiseram gravar entrevista e nem se identificar, mas, todos, protestaram dizendo que serão prejudicados. Eles alegam que é uma concorrência extremamente desleal e que irá trazer prejuízos e afetar centenas de famílias que tirão o “ganha pão” por meio dessa prestação de serviço. Eles ainda alegam que qualquer pessoa que tenha a CNH e esteja com os documentos em dia pode ser piloto do aplicativo e que isso pode incorrer em perigo para os clientes, pois eles não terão o conhecimento de quem virá fazer a corrida, o que não acontece com a locadora, onde os mototaxistas são todos identificados com a camisa da empresa. Com isso se cria uma queda de braço parecida com a dos taxistas e motoristas de Uber. Não existe ainda uma legislação que regulamente os serviços em Brumado, então, diante disso, os clientes é que escolhem qual o sistema que mais lhes convém.



Promoção Gigante do Rey do Dellivery; está esperando o que para fazer o seu pedido?

(Publicidade 97NEWS)

Brumadense é um povo apaixonado por pizzas e quando elas são de alta qualidade, acompanhadas por um preço irresistível, o sabor é ainda melhor. É exatamente isso que o Rey do Dellivery, Telepizzas e Lanches, está promovendo, com promoções incríveis e imperdíveis. A qualidade das pizzas do Rey do Dellivery é um grande diferencial, que é representado pelo renomado e premiado pizzaiolo Darlan Ribeiro, que é considerado um dos melhores da região. Nesta quinta-feira (23), a promoção é “tamanho família”, onde os clientes irão poder pedir uma Pizza Gigante, com 12 pedações, de qualquer sabor, com as bordas e entrega grátis, por apenas R$ 29,99, que com certeza irá fazer a alegria da galera. O Rey do Dellivery fica Praça Maria Aparecida Ferreira, 56 (Fundo do Detran) e o horário de Funcionamento é das 18h às 0h0m e você pode pedir a sua pizza pelo celular ou whatsapp: 9.9925-4844, lembrando que são aceitos todos os cartões. Aguardem que uma nova e grande promoção em breve.



Proposta diminui Imposto de Renda de taxistas para compensar perdas com aplicativos

Os taxistas reclamam que tiveram muitos prejuízos depois que os aplicativos entraram no mercado | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Um projeto de lei em tramitação no Senado quer garantir que os motoristas de táxi paguem menos Imposto de Renda. A proposta seria uma espécie de compensação pelo impacto causado aos taxistas com a legalização dos aplicativos de transporte individual de passageiros como Uber, Cabify e 99Pop. O texto (PLS 462/2017) está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Pelo projeto, fica concedido um benefício temporário de cinco anos para a categoria dos taxistas, período em que haverá redução, de 60% para 20%, do percentual de renda líquida tributável desses trabalhadores. Ou seja, se hoje o motorista de táxi paga Imposto de Renda sobre 60% dos ganhos brutos com a atividade, passará a pagar apenas sobre 20% de seus rendimentos. – Em vez de a gente onerar o aplicativo, nós entendemos que é melhor desonerar ainda mais os táxis. Mesmo considerando que o Brasil já oferece inúmeras vantagens aos taxistas. 

Nós estamos falando de uma transição, para atender inclusive à Lei de Responsabilidade Fiscal, por um período de cinco anos. E fazer com que o taxista possa, com essa desoneração, ter melhor condição de concorrência no mercado – explicou o autor do projeto, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), ao apresentar a proposta. O relator na CAS, senador José Pimentel (PT-CE), considerou a iniciativa um “alívio” aos taxistas, que pagarão menos imposto mensalmente na forma de carnê-leão. Ele destacou que a vantagem temporária não afeta outras já concedidas à categoria. “O taxista vai poder utilizar eventuais sobras na modernização do serviço de táxi, sem afetar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de veículo novo, prevista na Lei 8.689, frisou Pimentel em seu relatório. Pimentel apresentou emendas ao texto para explicitar que o projeto entra em vigor assim que for sancionado e para adequar a redação aos ditames da Política Nacional de Mobilidade Urbana, substituindo a expressão “táxi” por “transporte público individual”. E salientou que, após cinco anos, o dispositivo legal perderá eficácia e os taxistas voltarão a ser enquadrados nos limites anteriores. Depois de aprovada na CAS, a proposta segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde recebe decisão terminativa.

CONTINUE LENDO


Cipe Sudoeste prende quadrilha que planejava explodir caixa eletrônico do distrito de Mutans em Guanambi

Foto: Divulgação l Cipe Sudoeste

Em uma ronda de rotina da Cipe Sudoeste, pela BR-122 a guarnição visualizou uma motocicleta com um indivíduo em atitude suspeita. Feita a abordagem, foi encontrado ao lado do suspeito, 06 buchas de maconha. A guarnição averiguou o celular do mesmo e visualizou troca de mensagens em aplicativo com outros comparsas, arquitetando o arrombamento do caixa eletrônico do banco Bradesco no Distrito de Mutans, zona rural de Guanambi. Ação que ocorreria na madrugada de sexta-feira (24). O indivíduo confessou que iria encontrar com outros elementos para cometerem o crime. O suspeito também contou aos policiais que ele seria o responsável por comprar os explosivos, que inclusive já estava negociado com um funcionário de uma Pedreira da cidade. Os policiais deram continuidade na operação, onde foi verificada no interior de uma residência na cidade de Guanambi, que havia duas armas que seriam utilizadas durante a ação, um revólver calibre 38, uma pistola 9mm, além de munições calibre 357, duas gandolas camufladas, uma calça camuflada e um binóculo. De acordo com as investigações, outro comparsa estaria monitorando a PM, no Distrito de Mutans. E um terceiro comparsa iria fazer a segurança do grupo durante ação. Ainda na residência de um dos suspeitos, a Cipe encontrou 02 Celulares; R$ 222,00 (duzentos e vinte e dois reais) em espécie. O indivíduo e o material apreendido pela guarnição foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Guanambi. Os outros três comparsas conseguiram fugir.



Brumadense, estudante de engenharia, lança aplicativo para mototaxi; categoria aprova a ideia, mas espera que ajustes sejam feitos

O universitário brumadense Felipe Martins desenvolveu a plataforma Giross que já está disponível para os clientes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A vida moderna vem sendo marcada por inovações tecnológicas e, dentre as inúmeras que aparecem no mercado todos os dias, se destacam os aplicativos que vêm trazendo um novo referencial para o mercado, facilitando a vida das pessoas que em poucos toques têm acesso a serviços sem nenhuma burocracia. Nesse contexto a área de mobilidade urbana vem passando por transformações inovadoras e uma delas foi o Uber e o 99, que hoje são muito comuns nas grandes cidades e que deram uma alternativa de renda para milhares de pessoas. Dentro desta nova lógica, o estudante de engenharia de produção, o brumadense, Felipe Mendes Martins, de 24 anos, criou o aplicativo GIROSS que é específico para mototaxistas, ou seja, o Uber para Motótaxi, já que plataforma é a mesma.

O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store

A ideia foi colocada em prática e o projeto experimental já está disponível desde o último dia 18 de agosto para os clientes que podem baixar o aplicativo Giross pelo Play Store. Neste primeiro momento está somente disponível para Android, mas, em setembro também poderá ser baixado pelo IOS. Depois disso é só fazer o cadastro simples e solicitar o serviço que tem algumas diferenças do normal, pois a corrida é feita pelo quilômetro rodado com preço inicial de R$ 1,80, onde se coloca o local de origem e destino e já sai o valor do serviço que está disponível 24h. Além disso, os clientes receberão toca descartável, poderão fazer as suas avaliações, desde a condução até o estado da motocicleta, bem como dar sugestões. Centenas de mototaxistas já estão cadastrados e a clientela está aumentando todos os dias.

Os mototaxistas ouvidos pelo 97NEWS aprovaram a ideia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como todas as inovações, no primeiro momento elas podem causar estranheza e até opiniões contrárias, mas, segundo alguns mototaxistas que foram ouvidos pelo 97NEWS, o lançamento do aplicativo GIROSS foi aprovado. Para Leandro Lima, 33 anos, que já tem vários anos atuando no setor, a ideia é muito positiva e veio para ficar, mas, segundo ele “alguns ajustes têm que ser feitos, pois o preço inicial da corrida é impraticável nos dias de hoje, onde a gasolina está muito cara”. Ele ainda observou que “mas acredito que, por meio de diálogo, esse ponto discordante deverá ser resolvido, mas, como já falei está no início e, dependendo da corrida, poderá ser vantajoso, pois é por quilômetro rodado”. Ainda vale ressaltar que os proprietários de locadoras deverão ser os grandes prejudicados com essa novidade, assim como foram os taxistas com a implantação do Uber, mas, apesar do mercado ser cada vez mais competitivo, há espaço para todos, pois a demanda de clientes em Brumado é muito alta, tanto que, mesmo sem dados oficiais, estima-se que cerca de 1.200 taxistas ganham a vida em Brumado com essa atividade.



Brumado: Ações efetivas da 34ª CIPM dinamizam sensação de segurança na cidade

As ações efetivas da 34ª CIPM em Brumado vêm produzindo uma elevação da sensação de segurança na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com inúmeras ocorrências policiais que aconteceram no primeiro semestre em Brumado, que mostravam um avanço da criminalidade e da violência no município, os dois primeiros meses do segundo semestre já trazem indicadores que apontam para um caminho oposto, em que a elevação da sensação de segurança é cada vez mais evidente. Uma das grandes responsáveis por isso foram as ações que vêm sendo realizadas pela 34ª CIPM, num trabalho notável que, apesar das dificuldades e do déficit de contingente, revelam que é possível se combater a criminalidade de forma eficaz. Segundo dados já revelados pelo major Adriano Souza Dias, que, com sua nova filosofia, vem empreendendo uma dinâmica muito positiva, nesses primeiros dois meses do segundo semestre foram realizados 40 flagrantes de marginais, com 8 menores autuados e 14 pessoas conduzidas à DP por crimes de menor potencial, além do cumprimento de 6 mandatos de prisão e 11 armas de fogo retiradas de circulação e a recuperação de 16 veículos com restrições de furtos ou roubos. Os indicados apontam para uma redução de crimes contra o patrimônio e até contra a vida, o que mostra que as ações no campo preventivo vêm sendo muito produtivas. Outro fator interessante são as iniciativas na área social, com a participação direta da tropa que vem se mostrando ainda mais motivada, o que conota que o comando vem dando todo o amparo para que os resultados, que já são facilmente perceptíveis, caminhem para um aumento progressivo, o que entra em consonância com as expectativas da população. Então, neste contexto, a projeção é de que Brumado terá uma redução dos índices de violência e criminalidade neste segundo semestre, o que realmente traz um aumento da sensação de segurança da comunidade.



Brumado sediará a Iª Copa de Marcha Coopmab da microrregião

O evento acontecerá no dia 1º de Setembro no Parque de Exposições Gilson Brito | Foto: Luciano Santos | 97NEWS

Brumado é uma terra de inúmeras vertentes culturais e esportivas, mas a vocação para o lado sertanejo ainda é forte e, com isso, algumas variações modernas acabam se encaixando muito bem por aqui. Esse é o caso de uma nova tendência dos que são apaixonados por cavalos, onde a raça Mangalarga acaba tendo um destaque muito especial. Diante disso o médico veterinário Léo Caldas, juntamente com o presidente da COOPMAB – Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado, estão organizando um evento inédito, a Iª Copa de Marcha de Mangalarga de Brumado, que irá acontecer no próximo dia 1º de Setembro no Parque de Exposição Gilson Brito. Irão participar criadores de toda a região que irão trazer os seus cavalos, éguas, mulas e muares integrados à raça Mangalarga Marchador. Para os apaixonados por cavalgadas e eventos correlatos será uma grande oportunidade de mostrar o quanto esse tipo de atividade que mescla esporte, cultura e paixão está em alta. Segundo as informações mais de 100 animais já foram inscritos, os quais são advindos de cerca de 10 municípios da microrregião. 

Eventos envolvendo cavalos da raça Mangalarga estão em alta em todo o Brasil (Foto: Reprodução)


Brumado: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem programação especial

Foto: Divulgação

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um evento que acontece em todo o país, entre os dias 21 e 28 de agosto. E Brumado também, Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) preparou uma programação para essa semana com uma série de atividades envolvendo a comunidade, pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e as famílias. Em 2018 com o tema "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. O objetivo do movimento é estimular o debate e reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca da inclusão e pela garantia de uma mobilidade urbana de qualidade, além de convocar a sociedade para se engajar nesse processo. A APAE de Brumado acolhe várias famílias no processo de habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência. Na última terça-feira (21) aconteceu a abertura oficial das atividades em comemoração a data. O evento contou com palestras da Pastoral Familiar, Dança do Carinbó com o grupo da 3ª idade Viva a Vida e Viva Bem e apresentação com alunos da APAE, na Rua Auta Leite Oliveira, 328, no bairro Santa Teresa. Na quarta-feira (22), a Guarda Civil Municipal participou com o Projeto Azul Solidário.

Programação:

Quinta-feira (23) apresentação de grupo de dança com alunos do CEEP e o projeto solidário do CEMNAS, na Sede da APAE, na Rua Auta Leite Oliveira, 328, no bairro Santa Teresa, às 14h com a participação de familiares, educadores e profissionais da rede de proteção a pessoas com deficiência.

Sexta-feira (24) na sede da AABB de Brumado, às 14h, os alunos participarão dos projetos, Boxe Juventude em Ação e Capoeira com o Grupo Topázio.

Segunda (27) acontecerá o multirão da beleza e saúde na sede da APAE.

Terça-feira (28) a partir das 14h, participação da Loja Maçônica Manoel Joaquim de Carvalho, palestra com a psicóloga Sara Viana e apresentação com alunos da APAE. O evento será na sede da APAE, na Rua Auta Leite Oliveira, 328, no bairro Santa Teresa.

 



Vitória da Conquista: Motorista de carreta abastece R$ 2 mil em diesel e foge de posto sem pagar

Foto: Divulgação l PRF

Um motorista de 26 anos foi preso na última terça-feira (21), após abastecer uma carreta com R$ 2,2 mil em diesel e fugir do posto de combustíveis sem pagar em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem abasteceu em um posto da BR-116 e saiu sem pagar, após a ação o gerente do estabelecimento acionou a PRF. Já no posto da PRF, durante uma abordagem, também foi descoberto que o suspeito, que não teve a identidade revelada, usava uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. A PRF esclareceu que o homem usava o documento falso com o objetivo de burlar a fiscalização, já que estava com a CNH original vencida desde 2016. Durante a fiscalização, os policiais rodoviários também descobriram que a placa do veículo estava adulterada com fita isolante. O suspeito foi encaminhado para a delegacia de Vitória da Conquista.



Inter vence o Bahia na Fonte Nova, engata a quinta vitória seguida e segue na cola do líder

Foto: Divulgação

Dois tempos diferentes entre Bahia e Internacional. Se na primeira etapa as equipes fizeram um jogo bom de assistir, no segundo tempo, houve uma queda brusca de rendimento. O Colorado foi cirúrgico na partida e abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Patrick, após falha da defesa tricolor. Principalmente na segunda etapa, o time baiano fez uma “falsa pressão” no Inter: cercou a área adversária, mas pecou no último passe. Coube ao Colorado administrar o placar até o final e sair da Fonte Nova com três pontos a mais na conta, Bahia 0 x 1 Inter. As duas equipes voltam a campo neste fim de semana, pela 21ª rodada do Brasileirão. No sábado, o Tricolor encara o Santos, na Vila Belmiro, às 16h (de Brasília). Já no domingo, o Inter recebe o Palmeiras no Beira Rio, também às 16h.



Guanambiense é encontrado morto dentro de presídio em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

No final da tarde de quarta-feira (22), um detento foi encontrado morto dentro do novo presídio de Vitória da Conquista. O guanambiense identificado como Erasmo Cardoso Santos, tinha passagens por tráfico de drogas, roubo e receptação. A causa da morte ainda é desconhecida. A polícia civil de Vitória da Conquista abriu um inquérito para investigar o caso e verificar se o preso cometeu suicídio ou se ele foi morto por outros detentos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. A perícia vai identificar a causa da morte.



Termina hoje (23) o prazo para solicitar voto em trânsito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Termina nesta quinta-feira (23) o prazo para os eleitores com cadastro eleitoral regular e que tenham previsão de estar fora do domicílio eleitoral no dia 7 de outubro no primeiro e 28 de outubro no segundo turno solicitarem o chamado voto em trânsito. Para isso, o eleitor deve comparecer em qualquer cartório eleitoral com um documento oficial com foto e indicar o local em que pretende votar. Ao finalizar o atendimento, o eleitor recebe um protocolo que deve ser utilizado no dia da votação. Não há cobrança de taxas para solicitar o voto em trânsito. Quem estiver fora do estado do domicílio eleitoral poderá votar em trânsito apenas para presidente da República. Caso o eleitor esteja em trânsito em outro município, mas dentro do estado em que tem domicílio eleitoral, poderá votar para todos os cargos em disputa nestas eleições (presidente, governador, senador, deputado federal e estadual).