Brumadense, estudante de engenharia, lança aplicativo para mototaxi; categoria aprova a ideia, mas espera que ajustes sejam feitos

O universitário brumadense Felipe Martins desenvolveu a plataforma Giross que já está disponível para os clientes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A vida moderna vem sendo marcada por inovações tecnológicas e, dentre as inúmeras que aparecem no mercado todos os dias, se destacam os aplicativos que vêm trazendo um novo referencial para o mercado, facilitando a vida das pessoas que em poucos toques têm acesso a serviços sem nenhuma burocracia. Nesse contexto a área de mobilidade urbana vem passando por transformações inovadoras e uma delas foi o Uber e o 99, que hoje são muito comuns nas grandes cidades e que deram uma alternativa de renda para milhares de pessoas. Dentro desta nova lógica, o estudante de engenharia de produção, o brumadense, Felipe Mendes Martins, de 24 anos, criou o aplicativo GIROSS que é específico para mototaxistas, ou seja, o Uber para Motótaxi, já que plataforma é a mesma.

O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store

A ideia foi colocada em prática e o projeto experimental já está disponível desde o último dia 18 de agosto para os clientes que podem baixar o aplicativo Giross pelo Play Store. Neste primeiro momento está somente disponível para Android, mas, em setembro também poderá ser baixado pelo IOS. Depois disso é só fazer o cadastro simples e solicitar o serviço que tem algumas diferenças do normal, pois a corrida é feita pelo quilômetro rodado com preço inicial de R$ 1,80, onde se coloca o local de origem e destino e já sai o valor do serviço que está disponível 24h. Além disso, os clientes receberão toca descartável, poderão fazer as suas avaliações, desde a condução até o estado da motocicleta, bem como dar sugestões. Centenas de mototaxistas já estão cadastrados e a clientela está aumentando todos os dias.

Os mototaxistas ouvidos pelo 97NEWS aprovaram a ideia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como todas as inovações, no primeiro momento elas podem causar estranheza e até opiniões contrárias, mas, segundo alguns mototaxistas que foram ouvidos pelo 97NEWS, o lançamento do aplicativo GIROSS foi aprovado. Para Leandro Lima, 33 anos, que já tem vários anos atuando no setor, a ideia é muito positiva e veio para ficar, mas, segundo ele “alguns ajustes têm que ser feitos, pois o preço inicial da corrida é impraticável nos dias de hoje, onde a gasolina está muito cara”. Ele ainda observou que “mas acredito que, por meio de diálogo, esse ponto discordante deverá ser resolvido, mas, como já falei está no início e, dependendo da corrida, poderá ser vantajoso, pois é por quilômetro rodado”. Ainda vale ressaltar que os proprietários de locadoras deverão ser os grandes prejudicados com essa novidade, assim como foram os taxistas com a implantação do Uber, mas, apesar do mercado ser cada vez mais competitivo, há espaço para todos, pois a demanda de clientes em Brumado é muito alta, tanto que, mesmo sem dados oficiais, estima-se que cerca de 1.200 taxistas ganham a vida em Brumado com essa atividade.