ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

Seleção Brumadense perde para Macaúbas no intermunicipal

Seleção de brumado perde com diferença de um gol Foto: Edmilson Leite

Jogando no estádio municipal de Macaúbas, neste domingo(25) a Seleção de Futebol de Campo de Brumado, perde para a seleção local por 2 a 1, ficando na segunda colocação com 3 pontos. Macaúbas lidera o grupo 15 com 6 pontos, Tremedal é o terceiro sem nenhum ponto.

Zezinho, ex-jogador do Vasco da Gama, marcou os dois gols de Macaúbas, enquanto Álvaro descontou para Brumado.

No próximo domingo Macaúbas recebe Tremedal, Brumado joga apenas dia 08 de setembro no estádio municipal de Tremedal onde enfrenta a seleção local.



Brumado: Campeonato Brumadense de Futsal 2013

 

Aconteceu nesta Sexta Feira(23) a terceira rodada do campeonato Brumadense de futsal no Ginásio poliesportivo Municipal Antônio Alves Ribeiro, com os seguintes jogos:

19h:15m Juventude 7 x 4 Ajax

Gols do Juventude: Giordano (3), Almir (1), Léo (1), Bibio (1) e Hélder (1)

Gols do Ajax: Neto (1), Dênis (1), Jean (1) e Clábson (1)

20h:15m Crediário Cardoso 7 x 5 Nova Esperança

Gols do Crediário Cardoso: Fabiano (6) e Jéferson (1)

Gols do Nova Esperança: Wálisson (3), Badangue (1) e Adão Neto (1)

A Equipe do crediário Cardoso lidera a competição com 6 pontos.



Brumado: Reforma da Biblioteca Municipal

Reforma da Biblioteca Municipal garantirá humanização do espaço. Foto: Marcos Paulo

Em breve os usuários da Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho terão à sua disposição um espaço bem mais agradável para as suas pesquisas bibliográficas. Uma ampla reforma física será iniciada no mês de setembro. De acordo com Acácia Gondim Ribeiro, Secretária de Educação, a reforma da Biblioteca cujas instalações não proporcionavam praticamente nenhum conforto, é um desejo antigo da comunidade. “Renovamos recentemente os livros e inserimos mais de 1500 novos livros com diversos títulos, contamos com imobiliário novo, tendo até mesmo ‘puff’ ”, explica a secretária. Esta reforma é um convênio da Prefeitura com a Fundação Miguel Calmon do governo do estado da Bahia. A reforma contará com a construção de 02 novas salas, mais sanitários e também quiosques na área externa, “sem cortar as árvores” enfatiza Acácia. Todo o acervo será informatizado, uma pessoa irá tomar um curso de Auxiliar de Biblioteca Pública oferecido pela Fundação Miguel Calmon, para organização e orientação aos frequentadores. Segundo informações da secretária de educação, existe uma campanha de incentivo à leitura nas escolas municipais.

 



Brumado: Pagador de promessa é atropelado próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bitencourt

Pagador de promessa é encontrado muito machucado por moradores da região - Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Neste domingo (25) o senhor Jorge Moura, residente em Manoel Vitorino, foi encontrado por moradores, num matagal nas proximidades do Aeroporto Sócrates Mariani Bitencourt, o homem gritava de dor, o que chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Jorge Moura retornava de bicicleta para sua cidade, depois de pagar uma promessa em Bom Jesus da Lapa, cidade que concentra terceira maior romaria do Brasil, no mês de agosto, quando por volta das 16:30 foi atropelado por um carro, e com o impacto foi arremessado para dentro do mato, o que dificultou o socorro imediato por pessoas que passavam no local. O condutor do veículo fugiu sem prestar socorro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) prestou os primeiros atendimentos, considerando o estado de saúde como estável o encaminhou para o Hospital Geral Prof. Magalhães Neto. 



Brumado: Grave acidente nesta tarde envolvendo uma moto e um carro

Na colisão a moto teve o pneu dianteiro estourado Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Hoje, por volta das 14:50, uma colisão na BR- 030 próximo à fábrica de postes e a trezentos metros da ponte do esconso. O acidente envolvendo um Fiat Uno de placa policial GUM 1277 conduzido por Sr Filinto Dias Barros, e uma moto Honda Brosa de placa policial NZI 0963, conduzida por Reinaldo Vieira, deixou o condutor da moto muito machucado, com ferimentos expostos na perna. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samur 192) prestou os primeiros atendimentos no local e encaminhou o jovem Reinaldo para o Hospital Geral Prof. Magalhães Neto, o motorista do Fiat Uno também foi atendido pelo Samur, e encaminhado à Delegacia, para fazer teste do bafômetro, já que aparentemente estava embriagado. Várias pessoas se aglomeraram no local. 

Fiat Uno ficou bem danificado - Foto: Marcos Paul


Campanha de vacinação infantil começa neste sábado

crianças menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação - Foto: divulgação

A campanha de atualização das vacinas para crianças  começa neste sábado(24)em todo o Brasil.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, que são a BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e as vacinas atualizadas de acordo com a situação de cada uma.

A campanha será realizada até o dia 30 deste mês, em conjunto com estados e municípios.

De acordo com a Sesab, em paralelo à campanha, será feita também uma mobilização para intensificar a administração de Vitamina A, em crianças de 6 meses a menos de 5 anos, com o objetivo de reduzir a deficiência do micronutriente que atinge cerca de 20% das crianças no nordeste do país.



Brumado: Dia do Bem-Fazer

Dia do Bem-Fazer, evento anual de solidariedade

Criado em 2009, com o objetivo de celebrar os 70 anos do Grupo Camargo Corrêa, o Dia do Bem-Fazer tornou-se um evento anual de solidariedade. Profissionais das empresas do Grupo, familiares e amigos realizam, simultaneamente, ações voluntárias em prol das comunidades onde vivem em um domingo do mês de agosto.

Primeiro ano em nossa cidade, neste domingo (25),  as melhorias acontecerão nas sedes da APAE, Fadesb e Escola Mun. Prof. Roberto Santos, através do Projeto Ideal Voluntário do Instituto Camargo Corrêa, pelos funcionários da empresa CIMPOR/Intercement, familiares e amigos. 



Brumado: Polícia Militar faz abordagens na Av. Centenário

Foto: Marcos Paulo

Nesta sexta-feira (23) por volta das 23h00min na Av. Centenário a Polícia Militar realizou diversas abordagens no intuito de tirar de circulação veículos irregulares, armas e drogas.

A polícia está trabalhando incansavelmente para tranquilizar a população brumadense e pede que todos colaborem ligando para o 190 para fazer denúncias. 



Brumado: Carreta pega fogo em frente a fábrica de postes

Polícia consegue controlar o fogo com uma mangueira de água - Foto: Marcos Paulo

Na madrugada deste sábado (24), por volta de 01h50min, uma carreta de placa policial JRP 1010, que estava estacionada em frente a uma fábrica de postes da nossa cidade, começa a pegar fogo que logo foi percebido pelo vigilante da fábrica,  Sr. Edinho Bispo de Jesus, que  relatou ao 97NEWS, “o fogo se espalhou muito rápido, acionei a polícia que em pouco tempo chegou e evitou que o fogo atingisse o tanque do veículo”.

Em conversa com a 97NEWS, o Tenente da Polícia Militar, Sr. Avelino diz acreditar  em “combustão natural, já que não foi observada nenhuma prática delituosa no local, só uma perícia irá apontar o que realmente aconteceu”.



Brumado: dois homens, acusados de assalto, são presos pela guarnição do peto

Enquanto faziam ronda pela praça da igreja matriz, nas proximidades do Banco do Brasil, a guarnição do PETO abordou dois indivíduos, Geovani Batista Dutra, 19 anos e Diego Nascimento, 24 anos, que foram reconhecidos através de um vídeo do assalto a um supermercado do Bairro Baraúna. Conduzidos à Delegacia os meliantes confessaram vários roubos feitos pela dupla, disseram também de uma arma que estaria escondida numa casa na URBIS I. Chegando ao local a polícia encontrou uma arma, cartões de crédito e vários celulares. Segundo informações, a moto que os dois usavam durante os assaltos era emprestada, e o dono não sabia que seria usada para esta prática. O caso está sob investigação.



Ônibus da Novo Horizonte pega fogo

Foto:divulgção

Mais um ônibus da Viação Novo Horizonte que fazia a linha Barreiras para Ilhéus, pegou fogo. O fato foi na madrugada desta sexta-feira (23) e causou tumulto e corre-corre. De acordo com informações de testemunhas, uma pane elétrica teria sido a causa do incêndio. As chamas foram debeladas pelo próprio motorista com auxilio de extintores. Os passageiros seguiram em outro veículo da mesma empresa. Ninguém ficou ferido.

 



Guanambi: Tumulto na entrega de senhas para cadastro do Minha casa minha vida

 

Na noite desta quinta feira, dia 22 de agosto de 2013, a Prefeitura municipal de Guanambi realizou uma reunião para esclarecimentos e distribuição de senhas para cadastros de famílias interessadas no programa Nacional Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

 

Estão sendo construídas seiscentas unidades habitacionais que serão distribuídas de acordo as normas do programa. Porém, segundo estimativas cerca de cinco mil pessoas estiveram no Ginásio de Esportes de Guanambi em busca de senhas, como o espaço se tornou pequeno e faltou organização, ocorreram vários pontos de tumultos e muitas pessoas retornaram para suas residências sem a senha para o cadastro da tão sonhada casa própria.

 

Segundo explicações de representantes da secretaria de Ação Social, todos os interessados terão oportunidades de efetuar o cadastro independentemente de terem conseguido a senha no presente evento, é só procurar a secretaria que serão atendidos, e os beneficiários serão aqueles que cumprirem as características do programa.

Por:Iguanambi

Foto: Divulgação


Previdência começa a pagar 13º salário nesta segunda-feira

A antecipação da primeira parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começa a ser paga nesta segunda-feira (26). No total, será injetada uma parcela de R$ 12,622 bilhões na economia. Cerca de 26,1 milhões de pessoas terão direito à antecipação de metade do benefício de final de ano. Os valores serão creditados juntamente com o pagamento da folha de agosto, em calendário de liberação que segue até 6 de setembro. Em 2012, o governo também adotou a antecipação do pagamento da metade do 13º salário dos segurados e dependentes do INSS, exatamente na mesma época do ano. A medida, no ano passado, representou uma liberação de R$ 11,3 bilhões.

por Ayr Aliski/Agência Estado



Confirmada 1ª morte por H1N1 em Vitória da Conquista

Imagem do vírus H1N1 - Foto:divulgação

Nesta sexta-feira (23) foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano,  a primeira morte pelo vírus H1N1 na cidade. O registro aconteceu nesta quinta (22), com a "confirmação de um caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), H1N1, no último dia 20 de agosto. A paciente, uma pessoa idosa com mais de 80 anos, recebeu todo atendimento e acompanhamento necessários, mas veio a óbito em decorrência de insuficiência cardíaca", diz a nota da unidade. O óbito ainda não entrou no balanço oficial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o que só acontece após exames feitos no Laboratório Central (Lacen). Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fátima Guirra, “Temos nove óbitos e 46 casos confirmados de janeiro até agora. Mas, não se trata de um surto, pois os casos são distribuídos e o surto se caracteriza por um aumento de registros em um local fechado, como uma creche, um bairro. Apesar de que tivemos 20 situações confirmadas em Salvador, mas são distribuídos em vários bairros. No estado, o número de mortes está disseminado por várias cidades”.

Médicos de todo estado foram comunicados a ficarem alertas e notificarem possíveis casos a Sesab.



Brumado: Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla

Comemoração de 21 a 28 de agosto na sede da APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (A PAE) está comemorando a Semana Nacional de Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema "Desafiando os limites, diminuindo as diferenças"  e comunica a todos que neste sábado (24) a instituição estará na Pça. Cel Zeca Leite das 08h00min às 16h00min fazendo arrecadações de alimentos, roupas, material de limpeza  e também objetos que as pessoas queiram doar.  No domingo (25) haverá melhorias na sede da APAE através do Projeto Ideal Voluntário do Instituto Camargo Corrêa, pelos funcionários da empresa CIMPOR/Intercement, familiares e amigos e às 11h00min uma feijoada, música ao vivo com Bruno Caires e amigos, o custo é de R$ 10,00 para a feijoada. A programação segue durante a semana, até dia 28.08.



Brumado: Prefeitura em processo de limpeza de aguada

Secretário de Recursos Hídricos diz do empenho em limpar aguadas

Em resposta às declarações do vereador José Carlos de Jonas (PT), o secretário de Recursos Hídricos, Frederico Neves, diz que já existe um planejamento acordado entre a Secretaria e o Prefeito Aguiberto Lima Dias, onde todas as aguadas do município serão limpas, e este acordo é para atendimento a todas as solicitações que chegarem à Secretaria. Algumas localidades já foram listadas para tal benefício, como o município é grande, pode ser que demore um pouco a chegar a certas comunidades. Quanto ao poço na Lagoa do São João, o secretário afirma que a falta de acesso da máquina de perfuração ocorreu por causa de um proprietário de terra que não permitiu tal acesso. Porém, providencias já foram tomadas. Conforme Sr. Frederico “a administração Municipal tem se empenhado bastante na busca pelos operadores de retroescavadeira, (máquina doada pelo Programa do Governo Federal, o PAC2) para que o mais breve possível todas as solicitações sejam atendidas”.

 



PSDB exigirá da Saúde que médicos cubanos prestem o Revalida e que se enquadrem na CLT

Os deputados do PSDB criticaram nesta quinta-feira 22 a contratação de médicos estrangeiros pelo governo brasileiro. Por meio de nota, o líder do partido na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), exigiu que fossem seguidas todas as leis trabalhistas e aplicado o Revalida, exame obrigatório para o médico que se gradua fora do País.

 

Ele afirmou que irá pedir para que o Ministério Público do Trabalho faça o acompanhamento do Programa Mais Médicos e dos profissionais que serão contratados pelo governo quanto ao cumprimento da legislação. “Somos um país que sempre recebeu bem os estrangeiros. Isso faz parte da nossa formação. No entanto, existem regras que precisam ser cumpridas, que é a revalidação do diploma dos médicos de outros países. É inadmissível que o governo brasileiro simplesmente descumpra a legislação. É um péssimo sinal e pode abrir precedentes. Exemplo se dá de cima para baixo”, disse o deputado.

Ele também pedirá ao MP um monitoramento constante e rígido das condições de trabalho e do cumprimento da legislação. Segundo ele, o Programa Mais Médicos não é suficiente para solucionar o problema na Saúde, que “só será resolvido quando a presidente Dilma Rousseff e o ministro Alexandre Padilha admitirem que o problema não se resume à falta de médicos, mas à necessidade de se investir mais, de melhorar a infraestrutura”. De acordo com o parlamentar, Dilma e Padilha, “em vez disso, tentam jogar a culpa nos médicos brasileiros, como se eles fossem os responsáveis pelo caos no setor”. 

Por: Brasil247

 



Brumado: Bandido recebe polícia a tiros e em revide é alvejado e morto

Bandido recebe guarnição da polícia à tiros no Bairro São Félix - Foto: Marcos Paulo

Sexta-feira (23) mais um bandido morre em troca de tiros com a polícia. Nesta madrugada, numa ação conjunta de busca e apreensão, as polícias Militar e Civil de Brumado e Cipe/Sudoeste são recebidos à bala na Rua São Sebastião, Bairro São Félix, num revide da guarnição o jovem conhecido como “Luquinha” foi   alvejado com um tiro no ombro e outro na virilha,  levado ainda com vida para o Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto, chegou a ser atendido mas não resistiu e veio a falecer. A polícia tem “Luquinha “ como um dos suspeitos em atear fogo em um carro e tentar invadir o Caic durante um cortejo fúnebre,na quarta-feira (21). Segundo informações da polícia, há ainda muitos mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça a serem cumpridos. 



Balcão previdenciário, unidade itinerante da Previdência Estadual em Brumado

Balcão Previdenciário em Brumado nesta sexta-feira 23.08.2013

Brumado contará com um Balcão Previdenciário, unidade itinerante da Previdência Estadual, órgão vinculado à Secretaria da Administração (Saeb). Nesta sexta-feira (23) os servidores públicos estaduais devem buscar o serviço na Diretoria Regional de Educação (DIREC), na Rua Marechal Deodoro, 225, das 08h00min às 11h30min. O Balcão tem o objetivo de sensibilizar os servidores ativos para as questões previdenciárias que se iniciam desde o seu ingresso no serviço público.

O Balcão Previdenciário oferece a simulação de aposentadoria, esclarecimentos quanto aos descontos previdenciários ao Funprev e Baprev, orientação sobre a situação de servidores à disposição de outros órgãos, procedimentos para a averbação de tempo de serviço, pensões ou quaisquer assuntos que tenham relação com a vida funcional do servidor público estadual. Também fornece informações acerca da política de investimentos dos recursos provenientes das contribuições aos fundos previdenciários do Estado.



Brumado: Polícia prende dois homens tentando passar droga para detento

Policiais Civis receberam uma denuncia anônima através do 197, que por volta das 13:00 seria arremessada uma sacola com entorpecentes para o solário da Cadeia Pública. Alerta, os policiais perceberam dois homens, Flávio Santos, 18 anos e Franklin Roberto, 39 anos, em uma moto com atitude suspeita. Na abordagem a polícia encontrou com estes, uma sacola amarrada com uma corda para ser arremessada, contendo, 02 aparelhos de celular mais 05 carregadores e 02 trouxinhas de maconha. Segundo informações Flávio estaria arremessando tal sacola para um primo que se encontra preso.