PSDB exigirá da Saúde que médicos cubanos prestem o Revalida e que se enquadrem na CLT

Os deputados do PSDB criticaram nesta quinta-feira 22 a contratação de médicos estrangeiros pelo governo brasileiro. Por meio de nota, o líder do partido na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), exigiu que fossem seguidas todas as leis trabalhistas e aplicado o Revalida, exame obrigatório para o médico que se gradua fora do País.

 

Ele afirmou que irá pedir para que o Ministério Público do Trabalho faça o acompanhamento do Programa Mais Médicos e dos profissionais que serão contratados pelo governo quanto ao cumprimento da legislação. “Somos um país que sempre recebeu bem os estrangeiros. Isso faz parte da nossa formação. No entanto, existem regras que precisam ser cumpridas, que é a revalidação do diploma dos médicos de outros países. É inadmissível que o governo brasileiro simplesmente descumpra a legislação. É um péssimo sinal e pode abrir precedentes. Exemplo se dá de cima para baixo”, disse o deputado.

Ele também pedirá ao MP um monitoramento constante e rígido das condições de trabalho e do cumprimento da legislação. Segundo ele, o Programa Mais Médicos não é suficiente para solucionar o problema na Saúde, que “só será resolvido quando a presidente Dilma Rousseff e o ministro Alexandre Padilha admitirem que o problema não se resume à falta de médicos, mas à necessidade de se investir mais, de melhorar a infraestrutura”. De acordo com o parlamentar, Dilma e Padilha, “em vez disso, tentam jogar a culpa nos médicos brasileiros, como se eles fossem os responsáveis pelo caos no setor”. 

Por: Brasil247