ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

Brumado: Derramamento de combustível numa batida entre gol e caminhão

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um acidente envolvendo um caminhão e um gol na tarde desta quarta-feira (28) na BA-148, nas proximidades de Lagoa do arroz, provocou derramamento de combustível pela pista. De acordo o condutor do caminhão senhor Wilson Oliveira, ele estava indo para Livramento de Nossa Senhora, quando o gol invadiu a contramão atingindo a lateral do veículo e perfurando o tanque de combustível.  No momento da colisão o motorista do gol, que segundo senhor Wilson, estava embriagado, perdeu o controle da direção e o carro parou numa ribanceira, bastante danificado. O condutor do gol foi socorrido por populares e encaminhado ao Hospital Prof. Magalhães Neto, com ferimentos leves.



O senador Pinheiro cobra esclarecimentos sobre a interrupção do fornecimento de energia

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) cobrou na noite desta quarta-feira (28) esclarecimentos sobre a interrupção no fornecimento de energia que atingiu a Região Nordeste na tarde de hoje (28). No plenário do Senado, Pinheiro pediu mais esclarecimentos sobre o argumento de que a causa da queda do sistema em várias regiões foram incidências de queimadas, como ocorrido, inicialmente, no Piauí.

Para ele, a causa inicialmente apontada é grave, pois, pode apontar outras inúmeras vulnerabilidades do sistema. Pinheiro quer maiores esclarecimentos e pediu profunda apuração por parte da Operadora Nacional do Sistema, assim como por parte da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

“É preciso esclarecer as ocorrências. Eu quero ter a certeza e a garantia de que não estamos vulneráveis o tempo inteiro. Uma queimada, com a estiagem prolongada quer dizer que estamos vulneráveis? Eu, sinceramente não quero que essa explicação tome conta da minha mente”, afirmou.

Por: Blog do Marcelo



Brumado: Oito armas de fogo são tiradas de circulação

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A Polícia Militar de Brumado, através do Subcomandante Capitão Wagner comunica o balanço de armas apreendidas nestes 27 dias do mês de agosto. Um total de oito armas de fogo, entre elas revólveres de calibre, 38, 37, pistola 380 e uma garrucha que estavam em poder dos criminosos foram tirados de circulação. Segundo o Capitão Wagner, o trabalho ostensivo e intensivo da Polícia Militar continua, na tentativa de combater a criminalidade e dar à população uma maior segurança.



Brumado: Jovem de dezoito anos sofre tentativa de homicídio no Bairro Baraúnas

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Na noite de quarta-feira por volta das 23h00min, na Rua Manoel Joaquim Santos, Bairro Baraúnas um jovem de 18 anos, Douglas Patrick foi alvejado com três tiros sendo um no pescoço, um na cabeça e outro na altura do ombro. Segundo informações, Douglas Patrick estava em um bar, quando três elementos chegaram a pé e o chamou pelo nome , em seguida os tiros foram disparados, tiros estes, à queima-roupa. O jovem ainda conseguiu caminhar uns trezentos metros chegando até a casa da avó, quando não resistiu e caiu. A polícia e o SAMU 192 estiveram no local e a vítima foi  encaminhada para o Hospital Prof. Magalhães Neto, e em seguida transferido para um hospital de Vitória da Conquista em estado grave. O jovem já tem passagem pela polícia. O caso está sendo investigado para chegar aos autores da tentativa de homicídio.



90% dos diagnósticos de câncer de pulmão vêm de fumantes

câncer de pulmão tem 90% dos diagnósticos associados ao consumo de derivados de tabaco -Foto:divulgação

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado para esta quinta-feira (29), alerta mais uma vez a população para o risco de doenças ligadas aos cigarros, como o câncer de pulmão que tem 90% dos diagnósticos associados ao consumo de derivados de tabaco. De acordo com o Instituto Brasileiro de Câncer (Inca), só em 2010, 21.867 pessoas morreram da enfermidade. Para o diretor-técnico do Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (Ihoba), Alberto Nogueira, a batalha contra o hábito de fumar pode ser superada pelo fato de a cultura do cigarro ter perdido glamour. “Quem viveu as décadas de 60, 70 e mesmo 80 sabe que as propagandas de cigarro exaltavam o poder. Antes disso, os heróis da Segunda Guerra Mundial entraram em Paris fumando“, exemplificou, em entrevista ao Bahia Notícias. Pelo fato de haver maior resistência entre adultos, o foco da campanha é o jovem. “Quase ninguém começa a fumar aos 40 anos. O primeiro contato geralmente se dá por volta dos 15”, comenta. O médico diz que além do câncer de pulmão, os de esôfago e faringe, e o enfisema pulmonar, provocam a perda da capacidade de trabalho da pessoa, o que abate vítimas e familiares. O oncologista chama as propagandas de combate ao cigarro de “esclarecedoras” e afirma que elas não discriminam os não-fumantes. “Em um ambiente fechado, você não pode querer que alguém fume. Por isso existem os espaços de fumantes”, argumentou.



Ex-secretário da educação é assassinado em Condeúba

Adão Marcos foi alvejado por vários tiros -Foto:divulgação

Um crime chocou a população da cidade de Condeúba, na noite da última quarta-feira (29). De acordo com informações do Blog do Anderson, o ex-secretário municipal da Educação, Adão Marcos Silva Pereira, foi alvejado por vários disparos dentro do carro dele em uma movimentada via da cidade.

 

Ainda segundo informações, Adão chegou a sair do carro, mas o suspeito que estava em uma moto fez novos disparos contra a vitima que foi levada ao Hospital Municipal Doutor José Cardoso dos Apóstolos, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia investiga o crime.



Apagão atinge Região Nordeste do País

Duas queimadas no Estado do Piauí provocaram o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste do País na tarde desta quarta-feira, 28, segundo informou Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Às 14h58 (horário de Brasília), houve o desligamento da linha de transmissão da IENNE entre as cidades de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. Às 15h04, outro incêndio paralisou uma segunda linha em funcionamento no local, operada pela Taesa, "o que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)." O ONS ainda afirmou que "após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30." Moradores relatam, contudo, que ainda falta energia em alguns bairros das cidades.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse queimadas já afetaram o fornecimento de energia no Brasil anteriormente, assim como em outros países. Apesar do problema, o Lobão garantiu que o sistema elétrico brasileiro "é forte". Nesta época do ano, as queimadas são comuns em quase

todas as regiões do País. Três Estados nordestinos - Bahia, Piauí e

Maranhão - estão na lista dos que lideram o ranking de ocorrências de

agosto.

Por:Estadão



Brumado: Acidente entre caminhão baú e trem

Colisão entre trem e caminhão em frente à Magnesita S.a -Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Nesta manhã de quarta-feira (28), um caminhão baú de placa policial MLE 0960 de Santa Catarina, carregado de embalagens, colidiu com um trem  quando atravessava uma passagem de nível sentido à Magnesita S.A., onde a carga seria entregue.

Conforme o motorista do caminhão, ao atravessar a passagem de nível ele não percebeu a movimentação do trem que vinha muito lento e acabou atingindo a traseira do carro, que foi arrastado por alguns metros. O acidente não teve maior gravidade devido à velocidade que vinha o vagão. o caminhão ficou um pouco danificada, e felizmente, as pessoas envolvidas não se machucaram. A Polícia Militar esteve no local para registrar ocorrência.

Caminhão fica danificado em colisão com trem - Fot


Brumado: É quase certa a ida de Eduardo Vasconcelos para o PSB

Ex-prefeito tenta mantér mistério Foto: divulgação

Os eleitores de Brumado estão passando por uma semana de especulações no cenário político. Tudo isto porque o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos esteve reunido em Salvador com a senadora Lídice da Mata, presidente do PSB baiano, provavelmente acertando o seu ingresso no partido e reforçando a lista de pré-candidatos, onde os esforços da direção do partido nos próximos dias estarão voltados para fortalecer a chapa de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Em conversa com o 97NEWS,  O ex-prefeito diz que “ ‘ainda’ não tem nada sacramentado, a única certeza é que até 30 de setembro estarei filiado a alguma legenda”. De acordo com Eduardo Vasconcelos, “há interesse, sim, em disputar uma vaga na Câmara dos Deputados”. Então diante de tudo isto, resta-nos aguardar mais um pouco e ver o que será definido.



Igaporã: Justiça decide, e Rosana se mantém no cargo

Foto: Divulgaçaõ

O tribunal Superior eleitoral TSE, acaba de decidir por unanimidade manter o registro da candidatura e consequentemente manter no cargo a Prefeita de Igaporã Rosana Cotrim(PR) e o vice Prefeito Suly Fagundes.  A decisão acaba com a polêmica Jurídica que focava a vida politica e administrativa do município. Rosana derrotou nas Urnas na ultimas eleições de 2012 o ex-prefeito que disputava a reeleição Neto, que chegou a volta ao cargo através de decisão TRE Baiano. O TSE entendeu por Unanimidade que não houve irregularidade no processo eleitoral no município. O povo de Igaporã já esta nas ruas comemorando a decisão. “ A justiça foi feita, a decisão soberana do nosso povo foi respeitada e agora vamos trabalhar ainda mais por nossa terra” afirmou a Prefeita logo após a decisão.

Por: Iguanambi

 



Brumado: Filha de empresário é encontrada morta dentro de casa

Jovem brumadense foi encontrada pelo irmão já em estado de putrefação - Foto: Divulgação

Um fato triste deixou a população brumadense em choque na noite desta terça-feira (27), a morte de Mary Cristina Ataíde, filha do empresário e ex-vereador Senhor Elias Ataíde. Segundo informações, desde domingo (25) o namorado da jovem estava tentando falar com ela, mas não conseguiu. Procurou o cunhado para saber notícias da namorada, o irmão preocupado foi até a casa da irmã, não conseguindo falar com ela, pediu permissão a  vizinha para  pular o muro. Quando entrou na casa encontrou Mary de bruços na cama, já em estado de putrefação.O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Foto: Marcos Paulo/97NEWS


Brumado: Filhote de jacaré é encontrado em galinheiro na Faz. Corcunda

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Um filhote de jacaré foi encontrado num galinheiro na Faz. Corcunda a 26 Km de Brumado. Segundo a proprietária da fazenda Senhora Idalina Freire Pereira, 75 anos,  escutou um barulho estranho no galinheiro, quando chegou ao local viu o filhote de jacaré, assombrada pediu ajuda ao vaqueiro, Senhor Geraldo Lima, que entrou no cercado e com muita dificuldade pegou o filhote de jacaré, que estava assustado e acuado em um canto. Ele foi capturado sem ferimentos. O jacaré virou atração no local, a todo momento tem alguém querendo conhecer o animal. Senhor Geraldo pede que o órgão responsável, já que em Brumado ainda não tem IBAMA, entre em contato para que o filhote seja encaminhado para seu habitat natural.



IFBA Guanambi abre inscrições do processo seletivo para contratação de professor de informática

valor dos vencimentos pode chegar a R$ 4.649,65

O campus do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em Guanambi, 780km a sudoeste de Salvador, está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado destinado à contratação de professor substituto por tempo determinado para a área de Informática. O concurso é para preenchimento de 1 (uma) vaga. A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente pela internet no período de 2 a 10 de setembro.

Para participar da seleção, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição disponível no edital do concurso. Além disso, os interessados deverão possuir graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas ou Processamento de dados, com especialização em qualquer área do conhecimento.

A seleção será feita através de uma prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória). O sorteio, para definição do horário da apresentação da prova de desempenho didático, acontecerá no dia 17 de setembro, às 8h, no auditório do campus Guanambi, Distrito de Ceraíma, s/n, Caixa Postal 9, CEP: 46430-000.

O candidato selecionado será contratado pelo prazo de 1 (um) ano, com possibilidade de prorrogação para igual período. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. Valor dos vencimentos pode chegar a R$ 4.649,65. Resultado será divulgado a partir do dia 20 de setembro.



Guanambi: Homem esconde dinheiro do roubo em lugar estranho

No desespero da fuga, jovem cai de muro e é preso pela polícia Foto: divulgação

Na madrugada desta sexta-feira (27) um rapaz de 19 anos, Jaderson Santos de Oliveira é preso, depois de fazer uma assalto a uma residência no Bairro Brindes, em Guanambi.Simulando estar com uma arma embaixo da camisa, o rapaz anunciou o assalto,conseguindo da vítima R$ 850,00. Ao tentar fugir, o assaltante machucou a perna. A polícia foi acionada, e o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia, onde para surpresa de todos que estavam no local, o elemento declarou que havia escondido o dinheiro do roubo no ânus. 



Brumado: Homem perde controle de veículo, e carro capota ferindo gravemente uma pessoa

motorista da pickup perde o controle ao ter um pneu estourado - Foto: Marcos paulo

Uma pick up D- 10 de placa policial GQB 7469, que carregava borra asfáltica tombou por volta do meio dia desta terça-feira (27) no Km 05 sentido Vila presidente Vargas. Segundo informações, o condutor perdeu o controle do carro após ter um pneu estourado. O motorista não se machucou muito, porém o homem que vinha na carroceria ficou preso embaixo do carro e foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em estado grave e encaminhado para o Hospital Prof. Magalhães Neto.



Brumado: 15ª Corrida Ecológica

Neste domingo ciclistas estarão fazendo o trajeto, Brumado a Rio de Contas

Faltando apenas quatro dias para a 15ª Corrida Ecológica Brumada a Rio de Contas, a organização do evento está trabalhando a todo vapor, para que tudo fique conforme o planejado. Este ano a corrida contará com uma novidade, que é o ” Troféu Participação”, todos os participantes da competição ao finalizar a corrida, receberão um troféu para ter de recordação. Já são mais de cem inscritos, com presenças confirmadas de vários atletas de diversos locais do Brasil, lembrando também que, esta competição será válida pelo ranking brasileiro de ciclismo.  A organização da 15ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas avisa que no sábado (31) às 19:30hs no auditório da Prefeitura de Brumado, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, acontecerá o “Congresso Técnico”.



Vitória da Conquista: Idosa morre ao tentar proteger o filho

O alvo dos tiros seria o filho de D. Maria

Uma mulher de 67 anos foi morta a tiros na noite desta segunda-feira (26), em Vitória da Conquista. Dona Maria de Lourdes, moradora na Rua Deodoro da Fonseca, foi morta com disparos de arma de fogo em frente a sua residência, por dois homens em uma moto. O alvo seria o filho da vítima,  conhecido por Murilo,  que foi também baleado, mas socorrido com vida e levado para o Hospital de Base.



Guanambi: Após Justiça questionar licitação, prefeito desiste de guarda armada

Foto: divulgação

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), cancelou uma licitação para contratação de serviços de vigilância armada e monitoramento eletrônico 24 horas aos prédios das repartições públicas do município do sudoeste baiano, após a Justiça considerar o processo "viciado" por suposto favorecimento à empresa Gaspe LTDA. O processo licitatório previa a contratação de uma companhia do ramo para atuar, até o final de 2016, ao custo de R$ 3,06 milhões aos cofres públicos. Apenas duas empresas participaram do pregão. Conforme documentação, o serviço era realizado pela Guard Líder Monitoramento Eletrônico, cujo contrato, vencido em fevereiro de 2013, custava ao Município R$ 140 mil anuais. Com a nova contratação, as despesas previstas com segurança saltariam para R$ 765 mil ao ano, já que a administração municipal passaria a contar com a atuação de homens armados. No entanto, conforme resposta a uma petição encaminhada pela 22ª Coordenadoria de Polícia de Guanambi (Coorpin), datada do último dia 15 de julho, a Polícia Civil da Bahia afirmou que “não é comum ocorrer crimes contra o patrimônio, contra as repartições públicas federais, estaduais e municipais, na cidade de Guanambi". No final de junho deste ano, a Justiça chegou a suspender o Edital 39/2013 por considerar que as exigências de documentos contidas no processo de escolha da prestadora de serviço privariam a participação da Guard Líder Ltda, empresa que atuou no município nos últimos seis anos. A prefeitura recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça Bahia (TJ-BA), que determinou a suspensão dos efeitos da liminar, o que possibilitou à Gaspe vencer a nova licitação, após a desclassificação da Guard Líder.

A assessoria de imprensa do prefeito informou que o gestor já desistiu da ideia de contratar guarda armada e cancelou a licitação. Um novo edital para escolha da companhia que oferecerá apenas serviço de monitoramento por câmeras será elaborado pela prefeitura, sem data ainda prevista para publicação. A Guard Líder ainda aguarda decisão da Justiça baiana, já que, conforme resultado do pregão, a desclassificação foi por não contar com o serviço de vigilância armada. Como o ítem será excluído do edital, a empresa se torna apta a poder voltar à concorrência, independentemente do resultado do processo.

Por: Bahia Notícias



Médicos estrangeiros têm primeiro encontro em Salvador

Foto: divulgação

Um total de 63 profissionais que vão atuar na Bahia no Mais Médicos teve o primeiro encontro nesta segunda-feira (26) no auditório do Banco do Brasil, na Piedade, região central de Salvador. Identificados de pulseiras com as cores do Brasil, os profissionais foram recebidos pelo secretário de Saúde, Jorge Solla, no encontro de boas-vindas do programa no Estado. Os profissionais estrangeiros passaram o dia no local onde foram atendidos pela Policia Federal para retirada de documentos e abertura de contas bancárias. De acordo com a programação do treinamento, nas próximas três semanas, eles terão aulas de saúde da população brasileira, legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e Língua Portuguesa. A carga horária é de 40 horas semanais, com oito horas diárias com avaliação de conteúdo ao final de cada assunto. Professores de instituições públicas farão o acompanhamento e os profissionais aptos vão receber registro profissional provisório para começar a trabalhar no município determinado, a partir do dia 16 de setembro. Aqueles que não alcançarem pontuação mínima voltarão aos países de origem. Gastos com hospedagem e alimentação serão de responsabilidade do município onde o médico irá trabalhar. Em Salvador, a ajuda de custo será no valor de R$ 1,2 mil para moradia e R$ 370 para alimentação. No orçamento dos profissionais estrangeiros, está prevista também Uma bolsa que varia entre R$ 10 a R$ 30 mil. Informações do Correio.

 



Brumado: Alunos de Escola Pública do Município se destacam em concurso nacional

Estudantes da Escola Maria Iranilde Lôbo se destacam em Concurso Nacional - Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Dois alunos da Escola Prof. Maria Iranildes Lôbo foram destaques conquistando a primeira colocação no Concurso Nacional de Cartazes antidrogas promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. O objetivo do concurso promovido pela Senad é incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no espaço escolar.

Esta é a sexta vez que alunos da Escola Prof. Maria Iranildes Lôbo ganham este prêmio. Os cartazes ganhadores foram de Mariana Nascimento Palmeira 09 anos, cursa o 3º ano e é aluna da Professora Eliza Vale da Silva, e Weslei Gomes Novais de 11 anos e cursa o 5º ano, aluno da Professora Guilene Antonier. Em geral, o Concurso tem premiação para os três primeiros colocados, sendo que os vencedores, juntamente com um acompanhante (pai, mãe ou responsável legal) e o professor responsável pelo trabalho participam de cerimônia de premiação, em Brasília, com as despesas pagas pela Senad.