ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

Bahia: Barragem se rompe e invade casas na cidade de Pedro Alexandre

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma barragem se rompeu em um povoado, na cidade de Pedro Alexandre, nordeste baiano, na manhã desta quinta-feira (11). A Defesa Civil da cidade informou que as fortes chuvas que atingiram a egião do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há informações sobre feridos. Ainda não há detalhes sobre a composição da barragem. A Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) informou que o caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati. Por causa da quantidade de lama, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta o atendimento pelos órgãos à população. Ainda de acordo com o órgão estadual, o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso foi acionado para ajudar nos atendimentos da região. Os órgãos alertam para necessidade dos moradores de Coronel João Sá, vizinha ao município, deixarem as casas.



Radialista 'Manelão' confirma pré-candidatura a prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O radialista Emanoel Araújo Lima, o Manelão, anunciou oficialmente na quarta-feira (10) que é pré-candidato a prefeito de Brumado na eleição municipal de 2020, em declaração feita após reuniões com lideranças políticas e a sua nova legenda partidária. Manelão que disputou o pleito Municipal em 2016, ingressou em um nova legenda partidária. “Estamos animados e confiantes, a crença de que seguiremos pelo caminho certo nos motivou a continuar esta luta,”disse. Araújo se diz fortalecido e experiente para alcançar a chefia do poder executivo municipal. “O que me move na política não são interesses pessoais como muitos que se candidatam fazem, o que me fará sair de casa em busca desta cadeira, são os descasos que nós brumadenses vivemos, precisamos de gente do povo e sensível aos problemas dos brumadenses,” comentou. O radialista completou ainda dizendo que a ausência de representativa do nosso município frente ao governo do Estado, impede a cidade de atrair novos investimentos. “O Governador do estado precisa saber que Brumado existe, e não apenas passar por aqui recebendo comitivas, apertos de mãos e abraços, achando que está tudo bem," concluiu. O pleito eleitoral de 2020 promete ser movimentado, vários nomes circulam na mídia como pré-candidatos, no entanto, a tendência é de maior exposição dos personagens que vão protagonizar a disputa eleitoral em Brumado no fim deste ano.



Brumado: Operação da Seinfra com apoio da SMTT notificam estabelecimentos comerciais por obstrução de vias e solo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde da última quarta-feira (10, uma operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e apoio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), notificaram vários estabelecimentos comerciais de Brumado pelo uso indevido do solo e obstrução de vias. Na ação de quarta-feira, proprietários de duas lanchonetes localizadas na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) chegaram a pavimentar o solo para colocar mesas e cadeiras a fim de servir a clientela. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, relatou que a ação foi desencadeada a partir de denúncias com relação à referida pavimentação da manta asfáltica. “Essa é uma conversão muito perigosa que existe aqui na Praça Coronel Zeca Leite e a SMTT tem cobrado da Procuradoria Municipal uma solução para mesas e cadeiras, tanto no passeio quanto na via. É uma condição de risco”, salientou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o coordenador, a ocupação do pavimento público municipal necessita de autorização da entidade com jurisdição sobre a via. “Estamos esperando que os proprietários removam o que foi colocado sobre a via ou então a SMTT vai providenciar a remoção e demolição dessa concretagem sobre o pavimento asfáltico. E os custos vai ficar para o empreendedor”, disse. Ainda na tarde de quarta, a operação seguiu para a Avenida Centenário, onde um vendedor utilizava o canteiro central da via para expor cadeiras de escritórios, obstruindo parcialmente a passagem de pedestres. "Isso é muito comum na cidade, mas esta operação visa acabar com este tipo de ação que impede a livre passagem do pedestre ou até mesmo de veículos nas vias públicas", afirmou o coordenador.



Brumado: AABB recebe neste mês a JEMAB 2019

Foto: Divulgação

Dias 20 e 21 de Julho acontece na AABB de Brumado a Jornada Esportiva Microrregional de AABBs 2019, com a participação de oito cidades. Serão oito modalidades, muito esporte, diversão e shows. Convidamos todos os amantes do esporte brumadense para torcer por nossas seleções nesse grande evento que movimentará a Capital do Minério. Evento aberto ao público.

 



Brumado: 60% dos partos realizados no Hospital Municipal são normais, diz Sesau

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar de todos os benefícios do parto normal, o Brasil lidera o ranking dos países da América Latina que mais fazem cesarianas. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, nos hospitais do país, principalmente nas instituições privadas, cerca de 85% das mulheres realizam parto cirúrgico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas. Na contramão do que vem sendo registrado nacionalmente, no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, neste ano de 2019, dos 383 partos realizados, 223 foram normais, ou seja, 60% dos procedimentos. Para a atual administração, os números mostram que o município continua no caminho certo em busca da excelência nos serviços de saúde pública.



Câmara dos Deputados aprova em primeiro turno reforma da Previdência; 25 deputados da Bahia votaram Sim e 13 contra o texto-base

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou em Brasília, na noite de quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que altera as regras de aposentadoria. Foram 379 votos a 131. Na Bahia, dos 39 deputados federais, 25 votaram a favor da reforma da previdência e 13 votaram contra. Apenas Bacelar (PODE) se ausentou da votação. O G1 listou o voto de cada um dos 39 deputados federais baianos. O texto-base da PEC 6 de 2019 estabelece, entre outros pontos, a imposição de uma idade mínima para os trabalhadores se aposentarem: 65 anos para homens; e 62 anos para mulheres. O tempo mínimo de contribuição previdenciária passará a ser de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens. O texto propõe ainda regras de transição para quem já está no mercado de trabalho. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), é necessário que o texto da reforma da Previdência seja aprovado, em dois turnos, na Câmara e no Senado, com votação qualificada, ou seja, com os votos de pelo menos, 60% dos parlamentares de cada uma das casas legislativas. A expectativa é de que a votação em segundo turno ocorra ainda nesta semana. Veja a lista:

Abílio Santana (PL-BA) SIM

Adolfo Viana (PSDB-BA) SIM

Alex Santana (PDT-BA) SIM

Antônio Brito (PSD-BA) SIM

Arthur Oliveira Maia (DEM-BA) SIM

Cacá Leão (PP-BA) SIM

Charles Fernandes (PSD-BA) SIM

Claudio Cajado (PP-BA) SIM

Elmar Nascimento (DEM-BA) SIM

Igor Kannário (PHS-BA) SIM

João Carlos Bacelar (PL-BA) SIM

João Roma (PRB-BA) SIM

José Nunes (PSD-BA) SIM

José Rocha (PL-BA) SIM

Leur Lomanto Júnior (DEM-BA) SIM

Márcio Marinho SIM

Otto Alencar Filho (PSD-BA) SIM

Pastor Sargento Isidório (AVANTE-BA) SIM

Paulo Azi (DEM-BA) SIM

Paulo Magalhães (PSD-BA) SIM

Dayane Pimentel (PSL-BA) SIM

Raimundo Costa (PL-BA) SIM

Ronaldo Carletto (PP-BA) SIM

Tito (AVANTE-BA) SIM

Uldurico Júnior (PROS-BA) SIM

 

Afonso Florence (PT-BA) NÃO

Alice Portugal (PCdoB-BA) NÃO

Bacelar (PODE-BA) AUSENTE

Daniel Almeida (PCdoB-BA) NÃO

Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) NÃO

Jorge Solla (PT-BA) NÃO

Joseildo Ramos (PT-BA) NÃO

Lídice da Mata (PSB-BA) NÃO

Marcelo Nilo (PSB-BA) NÃO

Mário Negromonte Júnior (PP-BA) NÃO

Nelson Pellegrino (PT-BA) NÃO

Valmir Assunção (PT-BA) NÃO

Waldenor Pereira (PT-BA) NÃO

Zé Neto (PT-BA) NÃO

CONTINUE LENDO


PM faz apreensão de cerca de 1 kg de substância análoga à cocaína em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite de quarta-feira (10), uma guarnição em rondas pelo bairro São Jorge, foram verificar uma denúncia de populares de que naquele local estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas. Após isso os policiais depararam-se com um elemento em atitude suspeita, que ao avistar a viatura, tentou evadir-se deixando cair dois papelotes com cocaína. Diante disso o indivíduo, o qual foi identificado pela Polícia como Islan Costa Soares, sendo abordado próximo à sua residência. Ao ser questionado sobre a quantidade de droga que havia sido dispensada, confirmou a existência de mais entorpecentes em sua residência. Em ato contínuo, foram realizadas buscas no imóvel onde foi apreendido 01 tablete de 493g, 19 papelotes e 07 porções menores, todas análogas à cocaína. Além disso, 03 papelotes contendo substância análoga à maconha; 01 balança de precisão. Diante disso, a PM conduziu o suspeito e o material para a Delegacia de Brumado, onde foi registrado a ocorrência pelo Delegado de plantão.



Seleção de Brumado não participará do Intermunicipal 2019 por falta de recursos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Seleção de Brumado não participará da edição de 2019 do campeonato Intermunicipal, torneio que reúne seleções de diversas cidades de todo o estado da Bahia. Paulo Sergio Lobo, presidente da Liga Brumadense de Futebol, explica os motivos que levaram a desistência da equipe de se inscrever na competição. “Devido eu ter assumido a Liga recentemente e também o problema de saúde do meu filho que eu acabei ficando quinze dias com ele internado no hospital, e isso me atrasou. Veio o problema do recesso da Federação Baiana, então quando sentamos com a prefeitura e a comissão da Liga, nós achamos por bem não entrar este ano", afirmou Paulo Sergio no qual disse ainda que a prefeitura alegou que o estádio vai passar por uma reforma na iluminação. "Além da iluminação, a prefeitura segue o cronograma de investimentos, então se fosse para entrarmos só para constar no campeonato, é melhor nem entrar, então nem que eu seja criticado agora por isso, mas não vou participar de um campeonato sem jogadores. Porque todos sabem da dificuldade em trazer jogadores que moram fora. Nós seríamos irresponsáveis se a seleção entrasse agora. Porque ta em cima da hora, e todos sabem que é um custo muito alto. Para ser ter uma ideia, gasta-se cerca de R$ 50 mil só com jogadores", relata o presidente da LBF. Ainda segundo Lobo, alguns atletas acabam não assumindo compromisso por conta de pagamento. "Nós buscamos atletas de outros municípios e acertamos com ele um valor, mas na véspera do jogo ele liga e diz que não vai dar para vir, porque o outro time ofereceu mais. Então nosso projeto agora é treinar duas vezes por dia, para ter uma base, e o ano que vem não ter esse desgaste e pagar jogadores de fora", disse ao 97NEWS.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Questionado se a saída da seleção do campeonato não afetaria em uma possível punição, Lobo relatou que a Federação Baiana foi informada sobre a desistência. "Nós mandamos um ofício para Thais que faz parte do departamento de divisões, e explicamos a situação, e ela entendeu o nosso afastamento esse ano, e inclusive explicou que Brumado não seria a única cidade que estaria desistindo do Intermunicipal por conta da dificuldade financeira", esclareceu Paulo. Recentemente o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) notificou várias cidades por conta da não declaração de valores que foram aplicados em jogadores e campeonatos. Por conta disso, muitos municípios desistiram de participar do Intermunicipal. "No sudoeste que é a nossa região, apenas duas seleções confirmaram a participação, que foram Vitória da Conquista e Itapetinga, o resto ninguém confirmou ainda", destacou. De olho em 2020, a LBF pretende colocar a seleção no campeonato, mas segundo o presidente da entidade, sem apoio da prefeitura, será muito difícil. "A gente depende de mais da prefeitura, e em 2020 teremos que ter uma sintonia muito boa com quem quer que seja o novo gestor, porque a Liga não tem condições de gastar com a competição", completou o presidente da Liga Brumadense de Futebol, Paulo Sergio.



Liminar da justiça paralisa obras do Porto Sul em Ilhéus

Foto: Divulgação

Uma liminar expedida na última terça-feira (9) pelo juiz Alex Venícius Campos Miranda, da Comarca de Ilhéus, determinou a interdição imediata das obras do Porto Sul. De acordo com a decisão, a área de pouco mais de sete hectares escolhida para construção, localizada no distrito de Aritaguá, não pertenceria ao estado da Bahia. O texto afirma que de maneira arbitrária e sem pagamento de indenização, os réus, o Estado da Bahia e a Bahia Mineração S.A (Bamin), estariam tentando ocupar o terreno e retirando os atuais ocupantes dos 61 lotes para instalação do Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul. A área em questão teria sido desmembrada de um terreno maior, ocupado na década de 60 e loteada a partir dos anos 90. Três outras ações foram consideradas pelo juiz, segundo a liminar, o objetivo delas seria impedir que os réus ameacem ou esbulhem a posse sem antes negociar e indenizar. O Estado, em um parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado, alega que o imóvel tem natureza devoluta. O Ibama, no momento do licenciamento do empreendimento, indicou a necessidade de idenizar os possuidores. Como decisão, uma audiência de justificação foi marcada para dia 27 de agosto, onde os réus deverão apresentar laudos e documentos de avaliação da área e a cópia integral da Discriminatória Administrativa, que o Estado afirma ter apresentado aos ocupantes. 



Brumado: I Simpósio do Curso de Pedagogia e II Encontro de Turmas do Parfor

Foto: Divulgação

Nos dias 14 e 15 de agosto, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, irá realizar o I Simpósio do Curso de Pedagogia e II Encontro de Turmas do Parfor. Na oportunidade, serão apresentados conferências, mesa-redonda, comunicações orais, oficinas, minicursos, lançamentos de livros e atividades culturais em torno do tema "O legado freiriano para a formação de professores". O evento visa suscitar o debate e a produção científica relacionados à formação de professores no Brasil, bem como motivar a troca de resultados de pesquisa sobre a temática. Até o dia 20 de julho, a pessoa interessada em apresentar trabalho no evento poderá realizar a sua inscrição. Para qualquer uma das modalidades de inscrição (ouvinte ou comunicação oral), o interessado deverá contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue no ato do credenciamento no evento, a ser realizado no dia 14, de 18h às 19h. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes ou instituições de caridade. A inscrição em minicursos e oficinas acontecerá no ato do credenciamento.



BR-030: Motorista perde controle de veículo, bate em árvore e veículo pega fogo

Foto: 97NEWS

Uma ultrapassagem quase que se transformou em uma fatalidade na tarde desta quarta-feira (10), na BR-030, próximo ao cruzamento da BA-026 que da acesso ao município de Malhada de Pedras. Um motorista não identificado, perdeu o controle de um Corolla e bateu em uma árvore após tentar realizar uma ultrapassagem. Segundo as primeiras informações, para não bater de frente com um caminhão, o condutor jogou o veículo para o acostamento e acabou atingindo a árvore e uma cisterna que ficam na frente da residência. O veículo pegou fogo em seguida e foi consumido pelas chamas. De acordo com testemunhas, ele não sofreu ferimentos graves. Além disso, a vítima conseguiu sair sozinha do veículo após a colisão. Não há informações se havia outras vítimas no veículo. 

Foto: 97NEWS


‘Não troco a defesa do povo da Bahia por emenda de 20 milhões’, diz governador

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) rebateu a declaração do deputado federal Arthur Maia (DEM), que acusou o petista de “jogar para plateia” quando o assunto é a reforma da Previdência,  pois no fundo sabe a necessidade da aprovação para o equilíbrio das contas do Estado. Mais uma vez, Rui afirmou que não irá trocar “a defesa do povo da Bahia” por qualquer “emenda de 20, 30, 40 milhões de reais”: “Essa é a opinião dele. Os meus valores são os meus, e os deles são os deles”, afirmou o governador. “Cada um se guia pelos seus valores”, acrescentou. Às vésperas da votação da reforma no plenário da Câmara, o governo federal concedeu a liberação de verbas em busca de votos para a aprovação. Ao todo, segundo informações do O Globo, só nos cinco primeiros dias de julho foram garantidos R$ 2,5 bilhões – valor superior ao observado durante todo o ano, até o mês de junho.



Brumado: Morador faz graves denúncias sobre o uso de agrotóxicos em plantações de maracujá as margens da barragem de Cristalândia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na semana passada, o Ministério Público (MP) da Bahia divulgou uma nota técnica, no Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA), em que aponta que o monitoramento de defensivos agrícolas na água é insuficiente em pelo menos 60 municípios baiano. Realizado a partir das ações do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de 2017 a 2019, coordenado pelo MP-BA em conjunto com órgãos federais e estaduais, o estudo analisou tecnicamente a contaminação da água potável por pesticidas em cidades abastecidas pelas bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Paraguaçu. Os agrotóxicos utilizados foram mapeados pelo MP-BA, através dos núcleos de Defesa da Bacia do São Francisco e da Bacia do Paraguaçu, e comparados com as substâncias que são analisadas obrigatoriamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Ainda segundo o estudo, somente 20% dos agrotóxicos usados na região estão sendo analisados pelos órgãos competentes. Os 80% restantes são pesticidas que não têm monitoramento obrigatório pela regra do Ministério da Saúde (MS). Dentro desta mesma realidade, o município de Brumado pode está vivenciando uma possível contaminação as margens do Rio das Contas, como também na própria barragem de Cristalândia, que abastece não só o município de Brumado, como a cidade de Malhada de Pedras. 

Foto: 97NEWS

Em contato com a Redação do 97NEWS, o morador da comunidade de Cristalândia, Juvenilson Teixeira Malheiro chama a atenção das autoridades e dos políticos brumadenses sobre o uso de agrotóxicos por empresários que realizam o plantio de maracujá as margens da represa. "É preocupante a quantidade de agrotóxicos que estão sendo utilizados nas plantações que ali margeiam a barragem. O assunto é tão grave, que na audiência pública realizada na comunidade a respeito do projeto de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água do Município, eu chamei a atenção da representante da Embasa sobre o assunto, e ela me olhou com surpresa", esclareceu Malheiro. Ainda segundo ele, a palestrante apresentou um laudo sobre o aumento de coliformes fecais na água, mas não mostrou um laudo sobre a quantidade de agrotóxicos na água. "Mostrar os coliformes fecais da água os bioquímicos já sabem fazer isso. Agora eu quero saber qual é o tratamento para tirar veneno da água? Porque é o que está acontecendo em nossa região", argumentou o ex-presidente da associação. O morador ainda disse que muitos tem uma interpretação de que ele é contra a agroindústria. "Nosso foco é quem regulamento o uso desses produtos na lavoura de maracujá da bacia de Cristalândia. E isso, ainda não nos foi passado pela Embasa e nenhum órgão de proteção", indagou Juvenilson Malheiro.



Brumado: Juiz Coordenador do Cejusc Dr. Rodrigo Souza Britto palestrou sobre Direito Sistêmico na Uneb

Foto: Divulgação

O encontro ocorreu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX Brumado no dia 04 de julho. O momento versou como o estudo das leis sistêmicas faz com que operador do direito tenha um olhar que vai além do que aparece no processo judicial. O interesse real foi de apresentar aos estudantes de direito como a constelação familiar tem se mostrado uma via a mais para auxiliar nos julgamentos dos processos mas também para facilitar na condução das audiências onde se possa verificar que as partes quando confrontadas com a verdade, com o que está oculto e com o que veio antes do conflito, passam de uma postura litigante a uma posição consensual e, neste sentido, o Juiz Constelador atua como um conciliador e mediador em suas demandas judiciais, gerando sentenças pacificadoras. O momento da palestra foi cedido pela Professora Unebiana Marília Brito a partir da disciplina Psicologia aplicada ao direito e contou com às professoras Luciana e Micheline que junto com suas turmas se dispuserem a compartilhar esse momento. Participaram ativamente os técnicos, o Juiz Dr. Rodrigo Souza Britto e à própria UNEB através de apoio, orientações e incentivos. 



Duas pessoas morrem carbonizadas em acidente envolvendo ônibus de Caculé

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na manhã da última terça-feira (9), um acidente envolvendo um ônibus da cidade de Caculé e um veículo de passeio deixou duas pessoas mortas na rodovia Fernão Dias, em Minas Gerais. De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que as vítimas estavam foi atingido por um ônibus de turismo na altura do quilômetro 765, entre Campanha (MG) e Três Corações (MG). Ainda conforme a PRF, o ônibus seguia de São Paulo para a Bahia e atingiu a traseira do carro onde as vítimas estavam. O veículo foi arrastado por cerca de 10 metros e pegou fogo. De acordo com a PRF, após a colisão, o carro de passeio pegou fogo. Devido à carbonização dos corpos, a identificação das vítimas só será possível após o exame de necropsia. No ônibus, além do motorista, de 38 anos, havia 14 passageiros. Nenhum deles ficou ferido. A polícia vai investigar as causas do acidente. Uma faixa da pista foi interditada para a retirada dos veículos.



Brumado: Bombas de irrigação com alta potência podem estar causando colapso em vazão de água ecológica da barragem de Cristalândia

Foto: 97NEWS

Mesmo morando à baixo da tão sonhada barragem de Cristalândia, moradores da comunidade ribeirinha da localidade que dá nome a barragem, sofrem com a escarces de água, que já acontece no Rio das Constas, afluente que abastece a atual barragem de Brumado. De acordo com os moradores, a captação de água sem outorga ou acima do volume permitido por agricultores se tornou alvo principal da falta de água no leito do rio e na 'barraginha' que abastecia a comunidade. Ainda segundo os moradores, empresários e donos de plantações das cidades de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora que adquiriram terrenos as margens do rio, estão captando água no manancial que abastece o município de Brumado sem licenciamento ou outorgas (concessão do poder público). Conforme um funcionário da Embasa, já foram detectadas várias irregularidades no entorno da barragem. As principais irregularidades são a falta de certidão de uso insignificante (documento que permite uso de água por segundo), inexistência de outorga e descumprimento de condicionante para uso de recursos hídricos (frequência e volume de retirada acima do permitido). "Em algumas plantações identificamos bombas de até 75 cavalos de potência, capazes de drenar até 18 litros por segundo do rio, o que poderia abastecer várias casas por dia. Isso é um absurdo na irrigação", denunciou o funcionário que preferiu manter-se no anonimato. Chegar a esses pontos de captação não é fácil. “Não basta seguir as tubulações que levam água do rio para as plantações, porque muitas delas ficam enterradas e passam sob matagais”, afirma o funcionário. 

 

Foto: 97NEWS

De acordo com os moradores, em propriedades próximas, onde ocorre o arrendamento das terras para o cultivo de maracujá e hortaliças, os proprietários simplesmente desviam a água de uma área após a descarga ecológica que a Embasa realiza, de onde é sugada por uma bomba que também é capaz de dar vazão a vários litros por segundo. As tubulações que distribuem os recursos hídricos entre as plantações de maracujá contidas em cerca de 5 hectares promovem grande desperdício. Em conexões mal encaixadas e canos furados, a água se perde no solo antes mesmo de chegar aos aspersores que molham as plantas, formando poças em alguns pontos e lamaçais sem qualquer utilidade. Ainda de acordo com a comunidade, a Embasa sempre fez o descarte ecológico da água para continuar dando vazão ao rio, e isso abastecia a pequena barragem da comunidade. Mas de acordo com eles, de dois anos para cá, a barraginha secou por conta da captação irregular da água. "Quando um agricultor planta este ano uma hectare de lavoura, ou quando terminar a lavoura, ele quer plantar 5 ou 10 hectares no próximo ano. Então a vazão ecológica que a Embasa está dando desde quando foi criada a barragem continua, mas com tanta água sendo retirada do rio, não dá conta", afirma um morador da localidade. 

 

Foto: 97NEWS

Os ribeirinhos afirmam que não são contra a plantação e geração de emprego na comunidade, mas eles alegam que a quantidade de água que é retirada todos os dias, está afetando o abastecimento da comunidade, que vive a dois anos uma escarces de água. "Nós não podemos culpar a Embasa pela falta de água, mas sim, a quantidade de bombas que aumenta a cada dia, retirando milhões de litros de água todos os dias e sem controle. Os órgãos público tem que controlar esse plantio que vem acontecendo na região de Cristalândia, porque a cada safra, as pessoas estão aumentando o perímetro irrigado", diz outro morador ao 97NEWS. Na quinta-feira (11), os moradores da comunidade estarão realizando um manifesto, em busca de uma solução para que a água chegue aos moradores como acontecia há alguns anos atrás. Eles também pretendem provocar o Ministério Público Estadual (MPE) para acionar os órgãos responsáveis.



Brumado: Justiça determina reintegração de mais uma aposentada aos quadros de servidores ativos da prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça de Brumado, determinou a reintegração de mais uma servidora pública aposentada que foi exonerada pela Prefeitura Municipal, ao quadro de servidores ativos do município. A liminar foi deferida pela juiza Ely Christianne Esperon Lorena, que também determinou a aplicação de multa no valor de R$ 500, por cada dia de descumprimento da sentença. Como em outros casos, o prefeito Eduardo Vasconcelos exonerou por decreto a servidora municipal, após constatar que ela, embora já estivesse aposentada pelo INSS, continuava no cargo, prestando serviços e recebendo suas remunerações. A reintegração foi em favor da Agente Comunitária de Saúde, Iraides Lessa de Souza. O Decreto de reintegração de Nº 5.155 foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 03 de julho. A aposentadoria voluntária pelo INSS não provoca a automática vacância do cargo ocupado pelo servidor, pois não se trata de aposentação afeta no regime próprio de previdência e sim ao regime geral da Previdência Social. Como o município não possui regime previdenciário próprio, é possível, em tese (por cognição sumária) a acumulação de proventos oriundos de aposentadoria no Regime Geral de Previdência Social com remuneração de cargo público. 



Morre jornalista Paulo Henrique Amorim aos 77 anos

Foto: Reprodução l Folhapress

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu, na madrugada desta quarta-feira (10), aos 77 anos. O jornalista deixou o legado para a comunicação brasileira. Amorim estava em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante. Na noite da terça-feira (9), o jornalista havia saído para jantar com amigos. Paulo Henrique Amorim estava na Record TV desde 2003. Antes, passou por diversos jornais, revistas e emissoras de televisão do país. Nascido em 22 de fevereiro de 1942, Paulo Henrique estreou no jornal A Noite, em 1961. Depois foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente, da revista Veja. Na televisão, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional em Nova York. Em 1996, deixou a TV Globo e foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Depois, foi para a TV Cultura. Em 2003, foi contratado pela Record TV, onde apresentou o Jornal da Record segunda edição. No ano seguinte, ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver na emissora. Em 2006, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho deste ano. Amorim deixa uma filha e a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro.



Brumado: Grupo de jovens busca resgatar pessoas para a sociedade com atos de fé em benefício ao próximo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Muitas vezes, trilhar caminhos é um ato diretamente interligado à vontade de dar sentido à vida. A escolha de direcionar a rotina para uma missão, ou ainda mesmo encaixar as práticas missionárias no tempo livre é escolha de parte da população que atua em segmentos religiosos. Na contramão de uma grande parte das pessoas acusada de viver numa cultura de egoísmo e individualismo excessivo, há jovens que exalam amor ao próximo. Como exemplos desta geração que se importa com o outro estão o grupo de Fé Cênica que optou por servir à Deus e aos mais necessitados. A trajetória para que isso acontecesse foi escolhida por vários jovens como é o caso de Valtenilson Pereira de Souza ainda na adolescência. Ou, como ele diz, a escolha sequer foi sua. Tudo veio a partir de uma consagração dada à ele. O jovem explica que sempre foi um jovem brincalhão, mas ao mesmo tempo muito tímido. "Eu tinha vergonha de mim mesmo, porque eu era diferente e achava que as pessoas não iriam socializar comigo. Eu era aquele que andava com cabelo pintado, sandália rasteira e brinco. E muitos criticavam isso, mas na igreja católica encontrei o grupo Fé Cênica que não discrimina ninguém", defende. Ainda segundo o jovem, ao participar do grupo, ele percebeu que os jovens que ali participam não importava com sua aparência. "O grupo abraça você como você é, ele tenta no decorrer do tempo não mudar seu físico, e sim, mudar seu espírito, seu caráter, sua disciplina, e isso que me cativou nos 11 anos que eu estou no Fé Cênica", contou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na verdade Valtenilson não está sozinho. Assim como ele, há outros jovens que dedicam à vida religiosa em Brumado, para resgatar jovens das drogas ou do mundo obscuro. Segundo ele, o grupo Fé Cênica recebe vários casos que hoje são tratados como exemplos de superação. "Nós já tivemos casos de pessoas que entraram com depressão, jovens sem apoio dos próprios familiares. Além disso, tivemos casos como o de um jovem que já chegou a trocar tiros com a polícia, mas em um determinado momento ele decidiu sair do crime e veio para o grupo em busca de paz, e hoje é um exemplo de superação", relata Pereira. Com 28 anos de história, o grupo Fé Cênica forma jovens para uma sociedade exigente. "Nós temos 40 jovens hoje que participam do grupo, mas já tivemos mais. São jovens que hoje já são homens formados que buscaram uma faculdade ou até mesmo constituíram famílias. Outros entraram no mercado de trabalho e vivem sua história", destaca. Para o jovem, apenas um caminho pode o levar para o sucesso, e esse roteiro quem escolhe é você. "Vocês podem conhecer todos os mandamentos, todas as profecias, todas as verdades de fé, mas se isso não for colocado em prática, se não se transformar em obras, não servirá para nada. Uma fé que não dá frutos em obras não é fé". Para Valtenilson, o Fé Cênica é muito mais que um grupo de teatro. "A gente é um grupo católico, mas a gente evangeliza de uma maneira diferente, com teatro, com música, com dança e com apresentações. Também realizamos reuniões e principalmente a roda de bate papo entre os jovens, para contar o seu dia a dia e suas dificuldades. Além disso, momentos de lazer como gincanas e visitas aos idosos", conta o membro do Fé Cênica que também busca valorizar a família. Se você deseja conhecer o grupo, basta se dirigir até a comunidade São Cristóvão que fica localizada na Avenida Centenário, em Brumado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Prefeitos baianos vão à Brasília para incluir municípios na reforma da previdência

Foto: Divulgação

Em dois dias de evento (terça e quarta), vários prefeitos baianos foram até Brasília participar de uma mobilização que tem como objetivo a votação de matérias de interesse dos governos locais. Com apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), os gestores buscam prioridades como a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência, o aumento do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a partilha das receitas dos royalties do pré-sal. Segundo Eures Ribeiro, presidente da UPB, votar a reforma sem inclusão dos municípios vai gerar prejuízos. “Como está o texto fere a autonomia municipal. Prejudica quem já possui previdência própria e proíbe a criação de novos Regimes Próprios. Além disso, precisamos garantir que a previdência respeite a realidade local dos municípios pequenos. Mexer nas regras atuais do BPC e aposentadoria rural tem um enorme impacto negativo na vida do povo que mora no interior”, alegou ao site Bahia Notícias. O Congresso Nacional deve votar a cessão onerosa firmada entre o governo e a Petrobras na exploração de petróleo e gás na região do pré-sal. De acordo com Eures, a intenção é que a pauta avance para garantir que o leilão de exploração do pré-sal ocorra no mês de outubro e que os 30% da cessão onerosa sejam repassado aos municípios ao fim de dezembro deste ano. “Seria uma receita significativa para aliviar os cofres municipais no final do ano”, avalia.