ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima segunda

É hoje! Estrutura do Verão Vip pronta para receber Maiara & Maraísa, Tayrone e Parangolé

Faustão é diagnosticado com Covid-19 e programa é suspenso na Band

Você sente muita fome a noite? Nutricionista da Clínica Mais Vida explica os motivos e o que fazer para diminuir

Caminhão bate em van, carro capota e sete ficam feridos

Israel doa 3 máquinas purificadoras de água às cidades atingidas por enchentes na Bahia

Bahia completa um ano de vacinação contra Covid-19 e redução de taxa de mortalidade

Livramento de Nossa Senhora: Homem é preso acusado de trafico drogas em bar

Brumado registra 140 casos ativos de Covid-19

ACM Neto testa positivo para Covid-19 e cancela agenda em Brumado e Região

Homem tenta escapar da polícia, mas é alcançado e preso com mais de meia tonelada de maconha

Brumado: Prefeitura libera consumo fora das dependências do Restaurante Popular

Brumado: Motociclista e passageiro são arremessados durante colisão em frente ao Fórum; vídeo

Brumado: Criança de 4 anos morre após carro capotar na BA-148

Brumado: Radar é instalado para controle de velocidade próximo ao Terminal Rodoviário

Brumado: Secretaria de Saúde inicia vacinação para crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Papa Francisco reza pelas vítimas das enchentes no Brasil

Rui Costa ameaça reduzir 'drasticamente' público em eventos

MP-BA aciona operadoras telefônicas Claro, Vivo, Tim e Oi por vazamento de dados pessoais

Brumado: Funcionários demitidos da Endicon realizam 4º dia de manifestação em busca de receber salários e rescisões



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Brumado: PGP de Rui Costa tem forte presença popular e garantias de grandes obras para o município

Rui Costa garantiu mais uma vez a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a instalação do Sistema de Esgotamento Sanitário (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Dando continuidade à sua agenda pré-eleitoral, o governador Rui Costa esteve em Brumado nesta sexta-feira (20) para realizar mais uma PGP – Plenária de Governo Participativo, desta feita para o Território do Sertão Produtivo. O evento ocorreu no salão de eventos do Clube Social e contou com uma forte presença popular, como também de prefeitos e lideranças políticas da região, além de vários pré-candidatos a deputados federais e estaduais. Com a mesa que deverá compor a chapa majoritária que é capitaneada pelo PT, formada por Jaques Wagner, Ângelo Coronel, e pelo vice-governador João Leão, a plenária foi avaliada como extremamente positiva, já que foram feitos compromissos por parte do governador no atendimento a duas das grandes urgências de Brumado, que são a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e da instalação do sistema de esgotamento sanitário. Outra afirmação feita pelo chefe do executivo baiano foi a construção da Policlínica Regional, que garantiu que irá colocar esse item importante no seu programa de governo, bem como instalar uma usina móvel de asfalto em cada consórcio da Bahia para que que as cidades possam ser todas asfaltadas. Em seu discurso Rui Costa iniciou explanando que “primeiramente agradeço a presença de todos que saíram das suas residências para vir aqui ouvir as nossas propostas como também dar as suas sugestões. Em 2014 realizamos um PGP e temos o orgulho de que esse documento serviu para que a imprensa avaliasse o nosso governo como o melhor do país. Agora queremos fazer um programa ainda mais robusto e muito melhor”. 

Um grande público esteve presente ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Relativo a Brumado, ele foi enfático ao reafirmar que “apesar das dificuldades que enfrentamos com esse governo que desarrumou o país e fez com que os recursos para a Bahia fossem minimizados, iremos já no início de 2019 iniciar as obras da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, muito provavelmente, pelo processo de fusegate, que tem um custo de aproximadamente R$ 7 milhões”. E continuou citando que “vamos também atender outra grande urgência que é a construção do sistema de esgotamento sanitário, que já tem um custo mais elevado, que é no mínimo de R$ 60 milhões. O projeto já está em fase final de atualização e, caso não consigamos captar verbas federais, faremos empréstimos para realizar a obra, pois sabemos que ela vital para o crescimento do município”. Rui Costa também comentou a questão da Policlínica Regional de Saúde destacando que “nesse sentido já também colocamos no nosso programa de governo a instalação de usinas de asfalto em todos os consórcios, o que irá facilitar a vida dos prefeitos para pavimentarem as suas cidades. Quanto à Policlínica de Brumado ela será construída, pois também foi um compromisso assumido e também será cumprido”. E finalizou exaltando o sistema de Educação em Tempo Integral que foi implantado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos observando que “a Educação é o que muda a vida das pessoas, então no próximo quadriênio vamos implantar em todas as escolas estaduais do ensino médio cursos profissionalizantes para fomentar a geração de emprego e renda. E, assim como em Brumado, vamos intensificar o ensino em tempo integral, que é um modelo muito positivo e que produz grandes frutos”.

O prefeito Eduardo Vasconcelos agradeceu o empenho do governador Rui Costa no atendimento das reivindicações (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


'Não há clima de revanche', afirma Mancini antes do Ba-Vi

Vagner Mancini promete que o Vitória fará um bom jogo no clássico (Maurícia da Matta/EC Vitória)

Domingo é dia de Ba-Vi. E disputar um clássico nesta temporada não tem sido bom para o Vitória. Em três jogos, foram três derrotas, incluindo nesta contagem o primeiro duelo de 2018, que acabou 3x0 para o Bahia devido a um W.O. Apesar disso, o técnico Vagner Mancini não vê o jogo de domingo (22), às 16h, na Fonte Nova, como uma revanche. “A gente vai entrar focado por tudo aquilo que passamos este ano, por tudo aquilo que foi falado. Não há um clima de revanche, de vingança, não. Temos vontade de mostrar para todo mundo o que podemos. O Bahia enfrentou o Vitória com o time muito desfigurado. Vamos fazer um bom jogo”, afirmou o treinador, referindo-se aos desfalques que o Leão teve na final do Campeonato Baiano por causa da briga e da saída precoce de campo no clássico da fase classificatória.Depois daquele primeiro encontro, Bahia e Vitória se enfrentaram na decisão do estadual, com o tricolor ganhando os dois jogos: 2x1 na Fonte Nova e 1x0 no Barradão.



Carlinhos Moura tem pré-candidatura homologada pelo PTC em Salvador

O registro da celebração da homologação (Foto: Divulgação)

Com a aproximação do período eleitoral, os postulantes aos cargos públicos estão realizando os últimos ajustes para que o palanque esteja bem estruturado. Na manhã desta sexta-feira (20) o pré-candidato a deputado federal, Carlinhos Moura, homologou a sua pré-candidatura em ato realizado na Câmara de Vereadores de Salvador. A homologação foi feita na companhia de familiares, amigos e lideranças partidárias, as quais garantiram que irão se empenhar o máximo para que o projeto político possa alcançar os objetivos propostos. Estiveram presentes os irmãos Genival e Manoel Matos (Lin), o seu advogado Irenaldo Muniz, o ex-presidente da agremiação Renato Mendonça e Arthur Santos, membro da ala jovem do PTC. O presidente da legenda na Bahia Rivailton Veloso destacou que o PTC já está com o “time montado”, onde todas as pré-candidaturas foram devidamente homologadas. O partido ainda não tem a data marcada para a convenção, mas o clima, segundo Veloso, é o mais positivo possível. Carlinhos Moura ficou muito satisfeito e agradeceu o apoio dos familiares, amigos e parceiros dizendo que “realmente é mais um momento muito importante de nossa jornada, então, sabemos que a responsabilidade é grande, mas nos sentimentos totalmente capacitados para a disputa”.

Carlinhos Moura conta com o apoio incondicional de sua família (Foto: Divulgação)


Sindicato dos Bancários repudia ato antissindical da Prefeitura de Vitória da Conquista

(Divulgação)

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região vem, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio à medida autoritária tomada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através do secretário de Administração Jonas Souza Sala, em ameaçar os servidores que fazem parte da direção do Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) com punições disciplinares. Em ofício enviado ao SIMMP na última quinta-feira (19), o secretário afirma que, devido à greve dos professores, não será aceito a promoção de manifestações no interior de qualquer um dos recintos das repartições públicas do município de Vitória da Conquista. Compreendemos que a tentativa de intimidação por parte do Poder Municipal se configura como prática antissindical, demonstrando um posicionamento arbitrário, impositivo e contrário ao direito de greve, que é garantido pela constituição e extremamente importante em um regime democrático. Aproveitamos para endossar o nosso apoio aos companheiros que, diariamente, se dedicam a educação fundamental pública, um dos setores mais importantes para a construção de uma sociedade mais igualitária e com justiça social.



Prefeitura de Vitória da Conquista proíbe manifestações dentro das repartições públicas

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Em ofício emitido na quinta-feira (19), a Prefeitura de Vitória da Conquista proibiu os servidores de promoverem manifestações nas repartições públicas. O documento foi assinado pela Secretaria de Administração e entregue ao Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), que anunciou greve a partir deste sábado (21). "No intuito único de não ocorrer possíveis punições disciplinares aos servidores públicos vinculados ao sindicato, não será aceito no interior de qualquer um dos recintos das repartições públicas do Município de Vitória da Conquista, Bahia, servidores promoverem manifestação de apreço ou desapreço e caso isso venha a ocorrer serão adotadas medidas administrativas para apuração do fato com a devida punição", diz um trecho do comunicado. A entidade reivindica o reajuste de 6,81% como indicado pelo Ministério da Educação, mas a proposta da gestão municipal é de 2,76%. Além disso, eles protestam contra a desvalorização profissional, o "achatamento salarial" e a perda de direitos da categoria.

 

 



'Sertânia': Com gravações encerradas em Brumado e Conquista, o longa de Geraldo Sarno remonta pré-canganço e discute injustiça

Foto: Conteúdo l 97News

Com o encerramento das cenas nos municípios de Milagres, Brumado e Vitória da Conquista, “Sertânia”, o mais novo filme de ficção do cineasta baiano Geraldo Sarno, usa o pano de fundo do Sertão dos anos 1920 e cangaço pré-Lampião. O longa-metragem que agora vai para pré-produção, conta a história de Antão, um homem que nasceu em Canudos e que com o fim da guerra, ainda criança, é levado por um militar a São Paulo, junto com sua mãe. Após a morte dela, já adulto, ele decide retornar e acaba se metendo no mundo do cangaço, na cidade fictícia de Sertânia, onde recebe outros dois nomes: Jararaca e Gavião. Contada de forma subjetiva e não linear, a história é uma projeção dos pensamentos do protagonista, que, segundo o diretor, na verdade é um anti-herói. “Se passa na cabeça, na memória dele. Porque ele foi ferido com uma bala no peito, e o filme começa com ele se arrastando na caatinga e se escondendo”, narra Geraldo Sarno. 

Foto: Luciano Santos l 97News

“Ele delirante, febril, caído na caatinga, aguardando a volta do grupo, que não volta”, contextualiza. Cronologicamente, tudo isso se passa em um dia, desde o ferimento à prisão, mas as memórias do protagonista remontam sua vida inteira, levando-o de volta à infância e à sua cidade natal. “O delírio que lhe ocorre quando ele no sonho retorna a Canudos para buscar o pai, que foi morto lá quando ele era menino. Ele reprimiu essa memória do pai morto e volta pro sertão, na verdade, nesta busca”, explica o diretor. “Ele faz uma viagem ao inferno e o inferno dele é Canudos destruída”, acrescenta. O longa-metragem “Sertânia” teve todas as cenas gravadas em junho deste ano, com grande participação da população de Milagres e Brumado. “O filme é feito através de edital de filmes de baixo orçamento, de estímulo à criação, e tivemos apoios locais, como das prefeituras”, conta Geraldo Sarno. “Agora vamos nos dedicar à montagem e ver se o filme fica pronto até o final do ano”, acrescenta.



Homem morre após ser jogado da janela de ônibus durante assalto

Foto: Divulgação

Um homem morreu, na quinta-feira (19), após ter sido jogado da janela de um ônibus durante um assalto. A vítima estava internada no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana e morreu após ter sofrido um traumatismo cranioencefálico. Segundo informações do site Acorda Cidade, o corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira. O assalto aconteceu na terça (17), na BR-324, na região de Amélia Rodrigues, interior da Bahia.



Pastor evangélico é preso suspeito de chefiar quadrilha de roubo a bancos no Paraná

Foto: Reprodução / RPC

Um pastor evangélico foi preso por suspeita de chefiar uma quadrilha de roubo a bancos que atuava no Paraná e em Santa Catarina. De acordo com informações do G1, gastava parte do dinheiro arrecadado nos crimes com carros novos e viagens de luxo. O Tático Integrado de Grupos de Repressões Especiais (Tigre) também prendeu outras seis pessoas envolvidas no esquema. A operação realizada pelo órgão durou dois meses e teve ações em cidades de Curitiba e Santa Catarina, resultando na apreensão de veículos e quase R$ 250 mil. "Era ele que organizava e montava os grupos para cada um dos atos criminosos, mantendo seu núcleo rígido", comentou o delegado responsável pelas investigações, Luiz Fernando Artigas, em entrevista ao G1.



Salvador: Jogadores e torcedores do Bahia se enfrentam no aeroporto; Júnior Brumado também se envolveu na confusão

Foto: Reprodução l TV Bahia

Na noite de sexta-feira (20), o clima esquentou no desembarque do Bahia em Salvador após o empate em 1 a 1 com a Chapecoense, pela 13ª rodada do Brasileiro. Cerca de 20 integrantes de uma torcida organizada foram ao aeroporto da capital baiana para protestar contra a fase do time. O tom das cobranças subiu, e policiais militares presentes no aeroporto tiveram que intervir, mas não conseguiram evitar agressões. Everson e Junior Brumado, formados na base do clube, foram os principais envolvidos. O desembarque do Bahia estava previsto para o final da tarde, mas os problemas no aeroporto de São Paulo atrasaram o retorno da delegação. Ainda assim, os torcedores permaneceram no local à espera do elenco, que só aconteceu pela noite. Na chegada, os jogadores foram questionados ainda no saguão de desembarque. Além da situação do time no Brasileiro, onde ocupa a zona de rebaixamento, os torcedores reclamaram da perda do título da Copa do Nordeste para o Sampaio Corrêa. O Bahia está na 17ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo, o Tricolor tem o clássico Ba-Vi, na Arena Fonte Nova e, com um triunfo, consegue deixar a zona de rebaixamento. A comissão técnica do Bahia não informou se os dois jogadores envolvidos na confusão tiveram algum ferimento. Mas nas imagens, é possível ver apenas empurrões.



Devinho Novaes assume namoro com modelo e ela é chamada de 'interesseira' por fãs

Foto: Divulgação

O cantor Devinho Novaes assumiu namoro na quinta-feira (18) com a digital influencer Aylle Santiago. A loira é popular no Instagram e tem mais de 67 mil seguidores na rede social. Depois de Devinho anunciar o namoro, a modelo foi atacada pelas fãs do cantor, que a acusaram de estar com ele somente pela fama e dinheiro do cantor. Seus admiradores, no entanto, a defenderam. “Só os fãs reais ficam felizes vendo o ídolo feliz, o resto é resto. Achei muito fofo eles juntos”, disse uma seguidora. “Que Deus abençoe o relacionamento dos dois, Deus está na frente de tudo, e não liguem pra que os outros vão falar, pois pra falar e criticar tem muitos”, falou outro. “Interesseira?”, questionou um terceiro. Depois da confusão, Devinho apagou a foto com a namorada de seus stories. “As pessoas julgam demais”, comentou. Mas antes de entrar no palco em um show na quinta a noite, o cantor Devinho Novaes foi às redes sociais pedir desculpa a todos os fãs que se sentiram ofendidos com suas palavras. Ele destacou que “não sabe se expressar direito” e as vezes “fala sem pensar”. Devinho se desculpou pelas palavras e pediu compreensão de todos. “Sei que errei ao me expressar daquela maneira toda, todo mundo erra, estou aqui pela minha forma errada de falar, não quis generalizar muito menos ofender vocês. Me perdoe, foi um momento de raiva e não soube me expressar direito. Sou humilde e tudo que está acontecendo na minha vida hoje é novo, a pressão psicológica é grande”, desabafou.



Brumado: Eduardo recebe Rui Costa em sua casa e oficializa apoio ao governador

O prefeito Eduardo Vasconcelos oficializou o seu apoio à pré-candidatura de Rui Costa (Foto: Conteúdo 97NEWS)

As especulações sobre o posicionamento do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) para as eleições de outubro, mais especificamente, de quem ele iria apoiar ao governo do estado, foram desfeitas no final da tarde desta sexta-feira (20), já que o gestor brumadense recebeu em sua residência, o governador Rui Costa, onde foi selado e sacramentado o apoio neste momento de pré-candidatura. Rui Costa. segundo informações, estava acompanhado de Jaques Wagner, João Leão e Angelo Coronel e o encontro foi muito comemorado pelo grupo situacionista que ansiava por essa consolidação. Neste momento as duas comitivas se dirigem para o Clube Social de Brumado, local escolhido para sediar a Plenária de Governo Participativo, onde Rui Costa estará ouvindo da população brumadense inúmeras sugestões para formatar o seu planejamento futuro.



Moradores do Conjunto Residencial Brisa na bronca com a Embasa; ‘já são 3 dias sem água’, protestam

Os moradores relatam que estão sem água nas torneiras desde segunda-feira (16) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As interrupções no abastecimento da Embasa em Brumado vêm sendo cada vez mais constantes, o que vem deixando muitos brumadenses com os nervos “à flor da pele”. Além da zona rural que está à beira de um colapso, como foi noticiado pelo 97NEWS, o que ocasionou um protesto por parte dos pipeiros, vários bairros da cidade também estariam sem água já tem alguns dias. Esse é o caso dos moradores do Conjunto Residencial Brisa, que relataram à redação do 97NEWS que estão sem receberem água desde quarta-feira (18). “É um absurdo uma coisa dessas, pois tenho filhos pequenos e estou tendo que comprar água mineral até para fazer café. Não merecemos passar uma humilhação dessas”, relatou o morador Anderson Souza. A situação é realmente bem preocupante, tanto que várias mensagens estão chegando até à nossa redação, muitas das quais exprimem a grande insatisfação pelo desserviço da referida empresa. A questão se agrava ainda mais, pois as caixas da grande maioria das residências são de 200 litros. Segundo informações não oficiais, foi efetuada uma troca de funcionários, sendo que os que entraram, provavelmente pela inexperiência, deixaram o reservatório vazar o que provocou essa crise no abastecimento. A empresa vem se negando a comentar o assunto e só limita a dizer que os serviços estão sendo gradativamente estabilizados.



Polêmico: Bolsonaro incentiva criança a fazer sinal de arma de fogo com a mão

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (18), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) causou polêmica ao incentivar uma criança a empunhar, simbolicamente, uma arma. As imagens foram divulgadas nas redes sociais e renderam críticas ao pré-candidato à Presidência. Segundo o site Mais Goiás, Bolsonaro agradeceu ao apoio dos goianos e fez promessas: “Vamos quebrar essa máquina corrupta que há 30 anos frequenta o Planalto Central e impor uma nova forma de fazer política no Brasil”. Apesar de ter dito que não estava em Goiás para fazer campanha, ele reiterou algumas de suas propostas: “Vamos fortalecer a nossa liberdade, vamos conseguir porte de arma de fogo para vocês”.



Ação Solidária da LBV leva alegria e esperança para famílias do Sertão do São Francisco

(Foto: Divulgação LBV)

A Instituição entregará 23 mil quilos de alimentos a 1.350 famílias que sofrem com os efeitos da longa estiagem na zona rural de e Uauá, Sobradinho e Juazeiro. O semiárido baiano está sofrendo com os efeitos da seca. Em algumas regiões chove pouco há anos. O Lago de Sobradinho, maior reservatório de água do Nordeste, está funcionando com 33% de sua capacidade, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS). Diante desta realidade, os índices de pobreza e desemprego são elevados na região do Vale do São Francisco e em muitos municípios já foi decretada situação de emergência. É o caso de Juazeiro, Sobradinho, Uauá, dentre outros. Com a finalidade de levar esperança e amparo a esse povo forte e batalhador, que padece com a estiagem, a Legião da Boa Vontade (LBV) estará nos dias 25, 26 e 27 de julho nesses municípios entregando 1.350 cestas de alimentos a famílias que residem na zona rural. A iniciativa faz parte da campanha Diga Sim!, que graças a ajuda de amigos e colaboradores de Boa Vontade arrecadou toneladas de alimentos não perecíveis para ajudar essas famílias. Ainda dá tempo de ajudar! Quem quiser colaborar com a campanha pode fazer doação entrando em contato pelo tel.: 0800 055 50 99 ou pelo site www.lbv.org.

 

Serão beneficiadas as seguintes comunidades:

Dia 25/07 (quarta-feira):
Sobradinho - Povoados Algodões Novos e Serra do Nilo, às 9 horas. (200 cestas)
Povoados Correnteza e Traíras, às 11 horas. (200 cestas)
Juazeiro - Serra dos Espinhos, às 16 horas. (175 cestas)

Dia 26/07 (quinta-feira):
Juazeiro – Goiabeira do Salitre, às 8 horas. (175 cestas)
Uauá – Arraial e Barriguda, às 15 horas. (200 cestas)

Dia 27/07 (sexta-feira):
Uauá – Povoados Santana e Umbuzeiros, às 8 horas. (200 cestas)
Povoados Sitio do Meio e Sítio Zacarias, às 16 horas. (200 cestas)

Para saber como está ocorrendo a entrega das doações, basta acessar as redes sociais Facebook (LBVBrasil), YouTube (LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil.

CONTINUE LENDO


Movimento ‘Vamos de Vermelho’: Rui Costa deverá sofrer forte cobrança do grupo de situação em sua visita a Brumado hoje (20)

O governador Rui Costa deverá sofrer fortes cobranças durante a realização da PGP hoje em Brumado (Foto: Daniel Simurro)

Como já foi citado pelo 97NEWS, a visita do governador Rui Costa a Brumado irá acontecer em meio a uma grande insatisfação da população que se mostra frustrada com o não cumprimento das promessas feitas pelo chefe do executivo baiano em sua última vinda ao município em dezembro de 2017. Absorvendo essa grande insatisfação, o grupo situacionista que é liderado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o qual vem sendo cada vez mais veemente em seus pronunciamentos, está fazendo, por meio de várias lideranças, uma grande convocação nas redes sociais para que a população esteja presente ao evento que acontecerá às 17h no Clube Social de Brumado, e que todos estejam de vermelho, que é, inclusive, a cor do PT. A pressão vem simbolizar o alto grau de frustração com o governo do estado que prometeu iniciar obras prioritárias para o município, como o sistema de esgotamento sanitário e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e, até o momento, não cumpriu com essas promessas. O movimento pode ganhar corpo e, com isso, a pressão em cima de Rui Costa poderá ser grande, já que a plenária territorial é justamente para tratar da construção do PGP – Programa de Governo Participativo. Confira abaixo o convite que circula nas redes sociais: 

(Reprodução: Whatsapp)


Mototaxista fica ferido em colisão no cruzamento entre a Deolino de Carvalho e Guilherme Dias

O mototaxista teve que ser removido pelas equipes do SAMU192 para o HMPMN (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como foi citando em matéria veiculada pelo 97NEWS intitulada “Brumado: Motocicletas lideram estatísticas de acidentes na cidade” esse tipo de ocorrência de trânsito é ainda muito comum nas ruas da cidade. No início da tarde desta sexta-feira (20), por volta das 13h, uma nova colisão envolvendo motocicletas ocorreu no cruzamento da Rua Deolino de Carvalho e Av. Guilherme Dias. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS no local, o condutor, um mototaxista acabou colidindo na lateral de um Fiat Uno branco, indo ao solo e, consequentemente, se ferindo. Ele foi atendido pela equipe do SAMU192, sendo transferido em seguida para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não foi revelado o quadro, mas existe a suspeita de fratura em uma das pernas ou nos braços. Não se sabe a causa do acidente, mas a desatenção e a imprudência são as principais responsáveis por esses tipos de acidentes na cidade. 

A Polícia Militar chegou ao local e controlou o tráfego e afastou os curiosos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Pipeiros fazem protesto; abastecimento na zona rural pode entrar em colapso

Os pipeiros afirmam que a situação se agravou muito e o abastecimento para a população rural está muito comprometido devido à falhas na distribuição da Embasa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o agravamento da estiagem, o abastecimento no meio rural de Brumado, que já estava deficitário, agora, corre um sério risco de entrar em colapso. Isso é corroborado pela grande dificuldade que os pipeiros estão tendo para carregar os caminhões na estação de tratamento da Embasa, que fica no anel viário da BR-030. A crise da falta do precioso líquido, que já tinha se agravado muito devido ao fato de à proibição da distribuição não ser mais diretamente nas residências e sim em caixas coletivas, agora, pode realmente provocar uma onda de desespero nos cerca de 20 mil habitantes que moram na zona rural. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve na manhã de hoje na referida estação da Embasa e comprovou o alto grau de insatisfação dos pipeiros. Segundo o porta-voz da categoria, o motorista brumadense Marcos Caíres Lima (37), a situação piorou muito nas duas últimas semanas. Questionado sobre os motivos dessa afirmação ele respondeu que “estamos praticamente 2 semanas sem poder carregar, as comunidades rurais estão ficando desesperadas e as cobranças vêm aumentando muito, tanto que hoje mesmo eu recebi inúmeras ligações de famílias que dizem que estão com os reservatórios no limite” e emendou explicando que “os motivos dessa nova crise é que a Embasa trocou funcionários experientes por novatos que acabaram provocando uma falha no sistema, causando um grande desperdício”. E finalizou destacando que “para não deixar a população da cidade sem água, os pipeiros foram os primeiros a serem cortados, só que eles se esquecem que na zona rural moram milhares de famílias que também são seres humanos e não podem ficar sem água. Espero que esse problema se resolva o quanto antes, já que existem crianças e idosos que já estão sofrendo muito com o racionamento forçado”.

A dificuldade para abastecer os caminhões é o motivo da indignação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Susto na BR-030: Motorista perde o controle e capota veículo no trevo próximo à Magnesita

O capotamento provou um grande susto e o veículo ficou muito danificado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A rotatória que fica na BR-030, próxima à Vila Presidente Vargas, que sempre registrou um número alto de acidentes, agora, mesmo com a nova sinalização, continua, apesar da diminuição, sendo palco de fatos dessa natureza como o que ocorreu nesta sexta-feira (20), às 06h40m. Segundo as informações um motorista que vinha de Guarulhos-SP, o qual, possivelmente estava numa velocidade acima da permitida para o local, acabou perdendo o controle do veículo e capotando várias vezes numa curva da referida rotatória. No veículo, além do motorista, tinham dois passageiros, mas, por sorte ninguém se feriu, apesar do susto ter sido muito grande. O carro, um Fiat Idea, ficou bem avariado, mas o prejuízo material não teve relevância, já que os momentos foram de muita tensão e medo.

O estado do veículo comprova a sorte dos ocupantes que saíram ilesos do acidente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Dom Basílio: TCM julga improcedente denúncia contra prefeito Roberval

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou como improcedente a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC) contra o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR). O gestor municipal havia sido acusado de suposta irregularidade na utilização de uma ambulância, que viajou do Rio de Janeiro para a cidade baiana transportando um servidor municipal. Segundo o relator do processo, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, o prefeito conseguiu demonstrar que "efetivamente a ação se caracterizou como assistência social a servidor da própria comuna, na medida em que, comprovadamente, a remuneração percebida pelo funcionário não permitiria o custeio de ser retorno, em ambulância, à sua cidade, após a realização de uma cirurgia". Dentre os documentos apresentados pela defesa, consta um relatório médico assinado pelo profissional que atendeu o servidor com orientações para que o "retorno domiciliar ocorresse em ambulância, deitado, pois as irregularidades das estradas poderiam comprometer o procedimento cirúrgico". De acordo com o TCM, embora o voto do relator tenha sido acompanhado por outros conselheiros, não houve unanimidade na decisão. O conselheiro Paolo Marconi apresentou voto divergente "por considerar irrazoável o gasto, já que não há razão a justificar o privilégio a um cidadão, como também causa ou fundamento descrito no processo para que o atendimento médico tenha sido realizado no Rio de Janeiro e não num dos hospitais especializados existentes na Bahia". Já o conselheiro Fernando Vita decidiu se abster sob a justificativa de que as informações contidas no processo não eram suficientes para formação de juízo.



Brumado: Com olhar em 2020, Waldenor e Vitor Bonfim oficializam parceria em evento muito concorrido

Waldenor Pereira e Vitor Bonfim disseram estar muito otimistas com a parceria (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para que a Democracia se estabeleça em sua plenitude, é necessário que exista uma igualdade de forças, então diante disso, toda hegemonia prejudica o processo. Foi esse o sustentáculo para a formação de uma nova aliança política em Brumado, a qual tem como protagonistas os pré-candidatos Waldenor Pereira (PT) e Vitor Bonfim (PR), tendo sido oficializada em um evento muito concorrido que ocorreu na sede do PT no início da noite desta quinta-feira (19). O encontro foi comandado pelo presidente da legenda, o ex-vice-prefeito José Luiz Alves Ataíde e contou, além dos referidos parlamentares, com inúmeras lideranças locais e regionais, dando-se destaque para o líder da bancada no Legislativo, o vereador Zé Ribeiro e o ex-prefeito Geraldo Azevedo (sem partido). Todos se pronunciaram, sendo muito aplaudidos pelo grande público presente. A equipe do 97NEWS acompanhou o encontro e questionou os pré-candidatos sobre os motivos que levaram a formação desta aliança inédita. Segundo Vitor Bonfim “é um ponto de convergência, além do que, esse é o mesmo grupo que caminhou ao lado de Rui Costa e de Dilma em 2014. Hoje é um grupo bem mais sólido, mais coeso, que unirá forças em prol de Brumado com o foco em 2020” e ainda observou que “o resultado obtido agora em 2018 irá nos cacifar a apresentar um nome alinhado ao conteúdo programático do governo estadual e federal, o qual terá como missão trazer de volta a alegria para a população”.

O momento da oficialização da parceria (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O deputado Waldenor Pereira expressou que “o PT decidiu construir essa nova aliança já de olho em 2020, ou seja, ela é de médio prazo, já que é urgente a correlação de forças na política local. É um grupo muito forte que está se formando, que conta, por exemplo, com o ex-prefeito Geraldo Azevedo que é um político muito tarimbado, além de outras lideranças de grande representatividade com Edmundo e Marizete” e continuou explanando que “é uma estratégia que está sendo montada de forma muito ampla, que tem na aproximação com o governador Rui Costa o seu principal condão, pois, tanto eu, como Vitor, que foi secretário de governo, estamos conscientes da construção de um projeto vitorioso que é liderado pelo ex-presidente Lula”. E ainda salientou que “espero que a população de Brumado saiba distinguir e avaliar de forma muito consciente as nossas propostas que pretendem fazer com que a transformação social aconteça em sua plenitude. Acredito que estamos no caminho certo e iremos colher grandes frutos dessa nossa aliança”.

Um grande público lotou o auditório da sede do PT de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)