ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

IBGE aponta que população quilombola na Bahia é mais jovem e masculina

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação

'Só é corretor de imóveis quem tem CRECI'; alerta presidente da instituição

Neoenergia Coelba é destaque em rankings de queixas no Procon e na Justiça

Dez animais morrem após serem atingidos por caminhão à beira de pista na Bahia

PM apreende veículo com restrição de roubo/furto em Presidente Jânio Quadros

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Além do vereador 'Boca' em Brumado, PDT perde vários mandatos pelo Brasil por fraude na cota de gênero

Brumado: Mulher tem casa invadida e é alvejada por arma de fogo no Residencial Brisas 4

Após cassação de Boca, Glaudson Dias Lima fala sobre o retorno à Câmara de Brumado

Homem é condenado pelo júri popular a 26 anos por matar ex-companheira no norte da Bahia

Brumado: TSE cassa em definitivo, mandato do vereador Vanderlei Boca

Detran abriu novo leilão com quase 250 veículos e sucatas em Brumado e mais 5 municípios

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19

INSS realizou pagamento de R$ 193 milhões em benefícios a pessoas mortas durante 4 anos

Projeto pretende manter como herdeira mulher que matar parceiro em legítima defesa

Temporal no RS com 10 mortos: vítimas morreram por choque, deslizamento e afogamento

Morte de Ayrton Senna completou 30 anos; o maior ídolo do Brasil

Acusado de empurrar de carro mulher com bebê tem prisão decretada

1º de Maio: Guilherme Bonfim presta homenagem a todos os trabalhadores



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Zé Ribeiro acompanha Mutirão das Cirurgias e lamenta pouca divulgação por parte do município; 'poderia ter muito mais pacientes'

O vereador Zé Ribeiro recebeu do coordenador Deleon Francisco as primeiras avaliações sobre o Mutirão de Cirurgias em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT), que vem em seus constantes pronunciamentos mostrando uma grande preocupação com a área de saúde pública em Brumado, fez questão de acompanhar o processo de triagem do Mutirão das Cirurgias, o qual está sendo realizado pelo Governo do Estado da Bahia por meio da Sesab. "Fizemos questão de estarmos presentes neste último dia da triagem para ouvir uma primeira avaliação sobre essa ação fantástica, que está sendo promovida pelo governo de Rui Costa", citou o vereador que ainda observou que "apesar de ser uma grande ação que vem beneficiar muito a população, não só de Brumado, mas com os 20 municípios pactuados, com o acesso a cirurgias caras como a da vesícula que é feita por meio de um sistema moderno à laser, o comparecimento foi menor do que o previsto (como pode ser comprovado na foto abaixo), já que não houve uma ampla divulgação por parte da prefeitura municipal. Lamentamos isso, pois um grande número de pessoas que poderiam ser beneficiadas não tomaram conhecimento do mutirão". Zé Ribeiro ainda argumentou que "tem que existir o reconhecimento por esta ação tão grandiosa, que vem atender os grandes anseios da população. Eu presenciei aqui um grande profissionalismo e todos os pacientes muito satisfeitos, o que vem comprovar o empenho do governo do estado e também do sdeputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo na promoção de uma saúde pública de excelência" e finalizou dizendo que "fica aqui também o nosso reconhecimento à equipe coordenada pelo excelente profissional Deleon Francisco, que está desempenhando um trabalho notável que merece todos os nossos aplausos". 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)




Dermatologista no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

O Centro Médico São Gabriel informa a população de Brumado e região que fechou mais uma parceria, desta vez na área de Dermatologia com a Dra. Edmara Andrade, realizando tratamento de doenças de pele, cabelo e unhas, além de aplicação de botox, preenchimentos, peelings, biópsias, retirada de lesões e muito mais. Não perca tempo marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807. Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só Lugar. Praça dos Meira, 164, em frente ao Lab Laboratório.



Após vários meses sem examinadores, 18ª Ciretran de Brumado irá receber dois profissionais da área

Os usuários estão indignados com a constante falta de examinadores na 18ª Ciretran (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na manhã desta quinta-feira (13), em frente a 18ª Ciretran de Brumado, inúmeros motoristas reclamaram da falta de examinadores na unidade, segundo informações o órgão já está sem esses tipo de profissionais há mais de dois meses, criando uma grande indignação nos usuários. Alguns dos condutores já estão com mais de 40 dias com o processo em andamento para trocar de categoria ou tirar a primeira habilitação, mas não conseguem andamento nos seus procedimentos. “É inadmissível que Brumado dependa de Salvador, para que examinadores venham de lá para realizar os exames nossos. Muitos precisam da habilitação, então é um descaso, o que a gente pede aqui é um parecer das autoridades porque todos aqui são pais de família e trabalhadores, a maioria saiu do seu trabalho e pediu licença para estar aqui”, declarou Édina Conceição Barbosa que estava querendo trocar a categoria. Falando ao 97News, Bruno Carvalho esbraveja contra o atendimento ao citar que “eu estou tirando minha primeira habilitação, que era um sonho, mas que, agora, vem se tornando um pesadelo, acordei as 05h da manhã já são 10h e o examinador não veio de Salvador fazer meu teste”. Após contato com o coordenador da 18ª Ciretran de Brumado, Cléber Tadeu Leal Cambuí (foto abaixo), ele nos informou que dentro de em breve dois examinadores chegarão pra começar a fazer os testes dos motoristas para Brumado. “Já tivemos o primeiro contato com o diretor geral do Detran e já foi disponibilizado dois examinadores para a próxima semana para Brumado, para sanar essa situação. Com esses dois examinadores iremos resolver esta situação, da qual realmente Brumado está em falha, sabemos que tem muita gente necessitando fazer estes exames. Portanto, na próxima semana teremos dois examinadores aqui na 18ª Ciretran de Brumado”, afirmou Cambuí.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


15 custodiados da DT de Brumado são transferidos para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista após tentativas de fuga

Foto: 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (13), uma grande operação foi montada pela Polícia Civil para realização da transferência de 15 presos, custodiados da Delegacia Territorial de Brumado, para o Presídio em Vitória da Conquista. A operação contou com a participação de agentes de Brumado e região, que bem armados realizaram com êxito o objetivo. A transferência dos custodiados foi autorizada pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Brumado, por meio de Mandado Judicial, após o Delegado Titular da DT de Brumado, Dr. Leonardo Soares, informar ao magistrado a possibilidade real de fugas na carceragem da delegacia local. De acordo com a decisão, a autoridade policial informou que os detentos tentaram fugir várias vezes. E ainda segundo o documento, essa situação colocava em risco não só a vida daqueles que ali trabalham, como a de todos os detentos. Após a retirada dos presos da carceragem, uma minuciosa revista foi realizada pela Polícia Militar. Mesmo com a transferência, o local ainda abriga outros quinze detentos. Após as duas últimas tentativas de fuga, a polícia constatou que os detentos danificaram algumas vigas no teto da carceragem. Segundo o delegado, Dr. Samuel Bruno, que também acompanhou a transferência, os detentos que permanecem na carceragem são de comarcas que estão sem juízes e por isso ainda não foram realizadas outras transferências. A expectativa é de que, nos próximos dias, todos os presos sejam transferidos.



O caldo engrossou: Justiça analisa que Geddel pode ser condenado a mais de 80 anos de prisão

(Foto: Reprodução)

Embora tenha concedido prisão domiciliar a Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o desembargador Ney Bello não descarta uma pena mais severa ao ex-ministro da Secretaria de Governo. O magistrado considera a possibilidade de Geddel ter, de fato, se envolvido nos crimes denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF). "Acaso verdadeiro o que se diz no decreto prisional – que Geddel Vieira Lima se apossou de mais de R$ 20 milhões por sua intermediação para a liberação de recursos da Caixa para J&F, Mafrig, Alpargatas, Seara e Bertin – será o caso de sanção criminal que pode chegar a mais de 80 anos de cárcere", adiantou Bello na decisão, segundo informações do Radar Online, da Veja. Mas, por ora, o desembargador decidiu que a investigação não apontou motivos suficientes para justificar a prisão preventiva, determinada pelo juiz Vallisney Oliveira na última semana. Geddel vai usar tornozeleira eletrônica e está proibido de manter contato com outros investigados 



Projeto autoriza posse de arma para moradores da zona rural

Projeto de Lei do Senado 224/2017 modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) para incluir uma nova condição para autorizar a posse de armas de uso permitido: a residência na zona rural. De autoria do senador Wilder Morais (PP-GO), o projeto aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. De acordo com o projeto, terão direito à posse de arma as pessoas residentes na zona rural maiores de 21 anos que satisfaçam as mesmas exigências já presentes nos incisos I a III do parágrafo 5º do artigo 6º do Estatuto do Desarmamento, que trata do porte de armas para o morador de área rural que também é caçador de subsistência. Ou seja, deve apresentar documento de identificação pessoal, comprovar morar em área rural e ter bons antecedentes. A diferença principal está no fato de que, atualmente, na lei, o porte é permitido apenas aos maiores de 25 anos que comprovarem a necessidade da arma para a caça, enquanto o projeto tem o objetivo de permitir a posse (não o porte) de arma para maiores de 21 anos pelo fato de residirem em área rural, independente de precisar ou não da arma para garantir a subsistência alimentar. De acordo com o autor do PLS 224/2017, em geral as áreas rurais do país estão distantes dos postos policiais, o que deixa seus moradores vulneráveis a ataques de criminosos e animais silvestres. O senador afirma, na justificação do projeto, considerar que o morador do campo  “encontra-se desassistido pelas forças de segurança em tempo hábil para preservar a sua integridade física e moral, o que demanda a atuação do Estado no sentido de assegurar seu direito à autodefesa”. Wilder Morais argumenta ainda que o Estatuto do Desarmamento, apesar de já estar em vigor desde a década de 2000, não conseguiu reduzir o número de mortes causadas por armas de fogo, de modo que não se poderia “estabelecer uma relação de causalidade entre o número de armas de fogo em posse de civis e o número total de homicídios”.



Identificada idosa que chegou morta em Jequié, dentro de ônibus da Cidade Sol

A passageira de prenome Floripes é natural do município de Jitaúna e moradora da cidade de Aiquara e já foi sepultada pelos familiares (Foto: Reprodução)

A idosa encontrada morta sentada em uma poltrona dentro do ônibus um ônibus intermunicipal da empresa Viação Cidade Sol, na tarde desta quarta-feira (12), quando chegou ao município de Jequié, já foi identificada. O ônibus fazia a linha do município de Itacaré a Jequié. Segundo as informações não ouve ocorrências policial e o Instituto Médico Legal (IML) da região não foi acionado. A passageira de prenome Floripes é natural do município de Jitaúna e moradora da cidade de Aiquara e já foi sepultada pelos familiares, no Distrito de Itajuru, município de Jequié, que fica próximo a Aiquara. O nome, idade não foram divulgados.



Após 3 dia desaparecido, livramentense é encontrado pela família em Barretos

Foto: Livramento Manchete

O livramentense José Antônio de Souza, de 87 anos, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (13) em uma Fazenda, na cidade de Barretos em São Paulo. O idoso estava desaparecido desde terça-feira (11). Conforme apurou o 97News, um fazendeiro encontrou o idoso. A Fazenda fica cerca de 20 km de Barretos. José Antônio estava em uma casa de apoio da cidade realizando tratamento de saúde, e tem começo Alzheimer. Conforme os familiares, ele  foi acolhido pelo fazendeiro, que viu uma postagem da família sobre o seu desaparecimento, em seguida ligou para a neta do idoso para avisar que tinha encontrado Antônio, e ele estava bem. 

 

Desaparecimento – O idoso saiu da casa de apoio por volta das 17h do dia 11 sem destino. Antônio estava acompanhado do sobrinho Edilson. Após ele sair para comprar um chip de celular e deixar o tio com um amigo, quando retornou, o paciente não estava mais no local, e desde então ele não havia mais sido visto. Após o susto José, continua hospedado na casa de uma neta em São Paulo, e passa bem. 



Escândalo: Em conversa grampeada, senador põe gabinete à disposição de prostitutas

Com influência no meio político, grupo alicia garotas no Sul e as convence a pagar até R$ 900 por semana para ficar em imóveis na capital (Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga uma rede de prostituição interestadual que se alastrou por áreas nobres do Distrito Federal e tem influência para circular com desenvoltura por gabinetes de clientes poderosos. Diálogos gravados por meio de interceptações telefônicas, e que agora integram inquérito aberto pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), revelaram a aproximação de cafetões e parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Um dos políticos chegou a colocar parte de sua equipe, paga com dinheiro público, à disposição de uma das garotas de programa. A apuração conta com dezenas de horas de gravações feitas com autorização judicial e investiga a conexão entre agenciadores do DF e do Sul do país. O cafetão, de Porto Alegre, costuma utilizar as garotas de programa como uma espécie de “cartão de visita” para se aproximar dos políticos. Em duas interceptações telefônicas, os investigadores flagraram o agenciador conversando com dois deputados federais (um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro) e um senador (eleito pela Região Norte). O integrante do Senado demonstra bastante intimidade com o cafetão e a prostituta, que chega a trocar algumas palavras com o político pelo telefone. Durante a conversa com a garota de programa, o senador coloca seu gabinete à disposição para ajudá-la no que for preciso até que ela se estabeleça na cidade. A mulher agradece e diz que pretende fazer faculdade no DF e se firmar. O político insiste em encontrá-la assim que ela desembarcar em Brasília. Os nomes dos parlamentares estão sendo mantidos em sigilo pela polícia para não atrapalhar a investigação. Os agentes destacam que eles não eram alvo das gravações, mas sim o cafetão. E causou surpresa o conteúdo das conversas. Como os senadores e deputados têm foro privilegiado, será necessária autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigá-los. O agenciador do Rio Grande do Sul, que costuma viajar constantemente para o DF, foi monitorado pela Polícia Civil durante a negociação de programas sexuais. Os policiais descobriram que o homem chegou a usar a própria mulher – com quem tem dois filhos – como garota de programa. A teia de captação, segundo as apurações policiais, começa em boates e casas noturnas no interior do Rio Grande do Sul, em cidades como Canoas. Jovens que estão em dificuldade financeira e faturando pouco com o mercado da prostituição são cooptadas por um dos cafetões do grupo que age no DF. O homem promete passagens aéreas, hospedagem e uma carteira de clientes. As mulheres também ganham espaço em um site adulto, para veicular anúncios e vídeos. // Metropoles.

(Fotos: Reprodução)


Malhada de Pedras: Ex-prefeito 'Ceará' continua foragido; prisão pode acontecer a qualquer momento

O ex-prefeito Ceará pode voltar à prisão a qualquer momento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O 'upgrade' que vem sendo feito na Justiça do Brasil, onde até ex-presidente é condenado em primeira instância pela Justiça, como ocorreu ontem (12) com Lula (PT) e, hoje, com o atual presidente Michel Temer (PMDB) que está passando por uma avaliação na CCJ do Senado, sobre possíveis crimes de corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, vem promovendo um clima de forte transformação e de resgate da seriedade de um país que se encontra num momento muito delicado, onde, infelizmente, a impunidade vinha imperando. Nesse novo cenário, políticos que lesam o erário público estão na alça de mira da Justiça e, esse é o caso do ex-prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra, o "Ceará" que ficou confinado por meses numa cela fria do presídio em Vitória da Conquista, conseguindo a sua liberdade por meio de uma fiança fixada em R$ 150 mil em 11 de março de 2017. Ele que foi recebido com festa por seus correligionários e simpatizantes, agora, deverá voltar para atrás das grades, já que uma nova decisão da justiça publicada nesta terça-feira (11) decretou a prisão preventiva do ex-prefeito. O clima na cidade continua de forte apreensão, pois é dada como certa a prisão a qualquer momento, mesmo "Ceará" estando foragido. Há rumores que ele tenha saído do estado, para que os seus advogados possam conseguir o relaxamento da prisão, que pelos indícios, foi dada pelo fato da fiança não ter sido paga. Vários membros do seu governo estão sendo ouvidos (alguns já penalisados inclusive) pela Polícia Federal que está dando continuidade à Operação Vigilante que promete novos e estrondos desdobramentos que poderão respingar até sobre a atual gestão municipal. Confira a decisão abaixo: 

(Reprodução TRF1)


Sistemas de abastecimento de água na zona rural serão ampliados fruto de parceria entre CERB e Prefeitura de Brumado

(Foto: Divulgação)

A zona rural de Brumado tem merecido uma atenção especial por parte dos poderes executivos e legislativo, que têm tido a preocupação de buscarem melhorias para o fortalecimento do homem no campo, principalmente no que tange a área de abastecimento de água. Em audiência na CERB com o diretor de saneamento, Dr. Antônio Eduardo estiveram o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos acompanhado dos vereadores Lia Teixeira e Wanderley Amorim e do Superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria de Agricultura, pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura – SEABRI, Guilherme Bonfim com o propósito de solicitarem abertura de poços artesianos e ampliações de rede de água da EMBASA. Na oportunidade foi exposto a grande necessidade destes benefícios para que o homem do campo tenha melhores condições de convivência com a seca e água de qualidade para consumo. A vereadora Lia Teixeira direcionou sua solicitação para as localidades de Imbé, Angico e Algodões, referenciando seus pedidos e destacando a necessidade das comunidades em razão da grande carência de água. Os parlamentares foram agraciados com a importante notícia da liberação da ampliação do sistema do sistema de água que saíra da localidade de Lagoa Funda para as regiões de Riachão e Ariri, solicitação do vereador Luiz Carlos “Palito”, que não pode estar presente na audiência. O projeto será executado pela prefeitura municipal com a concessão dos canos pela CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia. Para os parlamentares foi uma audiência muito promissora e que, com certeza, será revertida em benefícios para Brumado.   

 



Ministério Público Federal pede nova prisão de Geddel

(Foto: Reprodução)

Um dia após o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) autorizar a saída de Geddel Vieira Lima da Papuda, o Ministério Púbico Federal pede nova prisão preventiva contra o ex-ministro de Michel Temer. Para os procuradores Anselmo Lopes e Sara Moreira Leite, novos elementos colhidos na investigação mostram que Geddel cometeu os crimes de exploração de prestígio e tentou embaraçar às investigações. Os procuradores se baseiam nos depoimento do corretor Lúcio Bolonha Funaro e de sua esposa, Raquel Pitta. Os dois detalharam os contatos feitos pelo ex-ministro. Segundo o MPF, em depoimento, Funaro afirmou que Geddel "alegou exercer influência criminosa sobre o Poder Judiciário da União". O corretor narrou à PF que, após a realização de sua audiência de custódia, Geddel mandou mensagem via "WhatsApp" reclamando da troca de advogado de Funaro e disse que, com a entrada da nova defensora, tinha "ficado ruim para o juiz". No entendimento do MPF, a revelação de Funaro mostra que Geddel tentava monitorar o ânimo do corretor em fazer possível colaboração premiada e também alegava, perante ele e sua família, exercer (direta ou indiretamente) influência sobre decisões que interessariam à defesa do corretor, nos processos relacionados à Operação Sépsis, na qual este último é réu. "Observa-se, assim, que Geddel, ao protestar contra a troca do patrono de Funaro, insinua ter a capacidade de influenciar decisões do Poder Judiciário, agindo como verdadeiro vendedor de 'fumaça', indicando, inclusive, que teria, com a troca de advogados, 'ficado ruim para o Juiz", afirma o MPF. Ainda de acordo com o MPF, o "Juiz" citado por Geddel "deve ser entendido como magistrado, ou seja, membro do Poder Judiciário." "Assim, não se sabe ao certo, nesse possível contexto de tráfico de influência aplicado ao Poder Judiciário (no caso, possível conduta penal de exploração de prestígio), a qual magistrado Geddel Vieira Lima invocava exercer influência: se a magistrado da 10ª Vara Federal, se a magistrado que compõe a Turma Julgadora de processos das Operações Sépsis e Cui Bono no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), ou, ainda se a magistrados de Cortes Superiores", completam os procuradores.



Zé Raimundo: 'A defesa de Lula é a defesa do estado de direito'

(Foto: Reprodução)

Indignação e revolta são os sentimentos expressados pelo deputado estadual Zé Raimundo diante da  sentença do Juiz Sérgio Moro, condenando o ex-presidente Lula. "Não só temos a convicção da inocência do Lula como também a certeza de que ele será absolvido na instância superior, corrigindo essa decisão tendenciosa, politicamente, e frágil, processualmente, de acordo com ordenamento jurídico pátrio, que é cristalino em não admitir condenação sem provas", reagiu. Zé Raimundo lembrou que foram Lula, Dilma e o PT que fortaleceram os órgãos e a legislação para combater a corrupção, inclusive a Lei de delação, que na sua opinião vem sendo usada de forma distorcida e premeditadamente  contra as lideranças do PT. "Grande parte da elite, da burocracia incrustada no judiciário, e da mídia,  está a serviço dos poderosos e contra o modelo de inclusão social e de democracia efetiva que incorpore o povo nas decisões estratégicas de interesse nacional", observou o deputado. Segundo Zé Raimundo, a tentativa de condenar o Lula "faz parte do retrocesso político que começou com o golpe do impeachment de Dilma e continua com as reformas anti-populares da previdência e trabalhista, patrocinadas pelo governo golpista do PMDB/DEM/PSDB/PPS e outros. Nesse momento de profunda crise econômica e política os grupos conservadores querem jogar nas costas das classes médias baixas, assalariadas e pobres mais sofrimentos e penúrias. A defesa de Lula é a defesa do Estado Democrático de Direito e de uma sociedade com mais oportunidade e igualdade para todos", defende.

 



Unidade da Farmácia Popular em Brumado será extinta no próximo dia 31 de julho

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A partir do dia 31 de julho de 2017, a unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil encerrará suas atividades em Brumado. O encerramento se deve ao cancelamento do programa previsto pelo Governo Federal. Para adquirir os medicamentos gratuitos ou com valores reduzidos, a população deverá se encaminhar às farmácias conveniadas com o Programa Aqui Tem Farmácia Popular.



Câmara de Vereadores de Brumado realizará nesta sexta-feira (14.07) sessão extraordinária para votação de projeto

(Divulgação)

Com a finalidade de votar em regime de urgência urgentíssima projeto de lei proveniente do executivo municipal que dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para permutar terreno com o Estado da Bahia, bem como autoriza a abertura de crédito adicional especial para custear despesas com a construção da estrutura da Base Regional de Saúde de Brumado a Câmara de Vereadores de Brumado realizará nesta sexta-feira, 14 de julho, às 18h30 sessão extraordinária conforme solicitado pelo prefeito municipal através do ofício nº 139/2017. Segundo justificativa do gestor municipal a solicitação se faz em razão do Estado haver pedido agilidade no processo da permuta, a fim de dar celeridade à construção da Base Regional de Saúde de Brumado. Os terrenos a serem permutados são de propriedade do município que fica localizado na quadra 47, setor 8, do loteamento/Bairro Santa Tereza e de propriedade do Estado o localizado na Avenida Antônio Mourão Guimarães, antigo DERBA. Sendo este de relevante importância para que o projeto de ampliação do complexo do Mercado Municipal de Brumado para funcionamento da feira livre. O presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos destaca que a convocação da sessão extraordinária se dá em razão de ser um projeto importante para o desenvolvimento do município. “A construção da Base Regional de Saúde de Brumado é primordial para o processo de excelência dos serviços prestados na área da saúde para toda comunidade, assim como a ampliação do espaço referente ao mercado municipal”.   



Brumado: Ponte do São Jorge, uma aberração histórica-estrutural que ainda perdura; apesar de prometida a reforma ainda não aconteceu

A ponte está totalmente ultrapassada e não comporta mais o grande fluxo de veículos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos grandes gargalos na área de infraestrutura urbana em Brumado é, certamente, a ponte do Bairro São Jorge, que é considera inclusive uma aberração histórica-estrutural. Anacrônica e fora do atual contexto arquitetônico da mobilidade urbana, a referida ponte é o elo de ligação importante com a BR-030 e com um dos bairros mais populosos da cidade, o Dr. Juracy que abriga os conjuntos residenciais do Brisa (I,II,III e IV), que foram recentemente construídos e aumentaram sobremaneira o fluxo de moradores e, consequentemente, o tráfego de veículos. Então, diante disso, foi feita uma promessa no final do ano de 2016 de que a ponte seria totalmente reformada e ampliada com verbas oriundas do Ministério das Cidades. Isso até agora não aconteceu, o que vem revoltando os moradores que exigem que a obra seja realizada com urgência, já que está trazendo grandes transtornos. "Como que Brumado pode ter uma situação como essa, de uma ponte em curva, que só passa um veículo, na verdade ela tinha que ser destruída e construída uma nova, mas isso seria sonhar demais, já que nem a reforma ainda aconteceu", esbravejam. Enquanto nenhum representante política encara o desafio, a situação continua como pode ser observado no vídeo abaixo: 



Praça Senhor do Bonfim: Até o busto do ex-governador Roberto Santos é alvo de vândalos; veja

Até o busto do ex-governador Roberto Santos não foi perdoado pelos vândalos (Foto: Carlos 'Kaká' Silva)

As praças em Brumado vêm sendo, de uma década para cá, alvo constante do vandalismo que destrói o patrimônio público e, ainda por cima, causa um aspecto negativo à cidade. Um dos principais fatos que corroboram para essa ação destruidora é a falta de guardas municipais garantindo a segurança do patrimônio público, já que essa seria uma das funções precípuas da categoria. Com o baixo contigente policial, os vândalos ficam "à lá vontê" para agir. O repórter Carlos "Kaká" Silva esteve num dos locais preferidos pelo vandalismo, a Praça Senhor do Bonfim que fica bem no centro da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal. Em videorreportagem, ele registrou um fato que vem chamar a atenção sobre o desrespeito aos grandes governantes da Bahia que contribuíram para o desenvolvimento de Brumado, pois o busto do ex-governador Roberto Santos foi atacado pelos vândalos. Silva também relata que outras ações destrutivas foram realizadas principalmente na área de iluminação. A boa notícia é que a prefeitura, por meio de uma empresa terceirizada, está iniciado a recuperação estrutural do equipamento público, mas, fica uma pergunta no ar: será que vão ser colocados guardas municipais para zelar deste patrimônio público?; isso só o tempo irá responder. Confira o vídeo abaixo: 



Padre 'metaleiro' tem coleção de caveiras e defende estilo musical

Foto: Reprodução

Quem vê Felipe Augusto Bracher Pasquini, de 36 anos, pela primeira vez rezando missas na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, em Tapiraí (SP), não imagina que o padre tem um gosto musical mais pesado, curte filmes de terror e é dono de uma coleção de caveiras. Já na cidade, com pouco mais de 8 mil habitantes, não é segredo que o único sacerdote é “metaleiro”. No Dia Mundial do Rock, comemorado nesta quinta-feira (13), ele revelou ao G1 que tem bandas como Iron Maiden, Pantera e Motörhead na playlist e defendeu o estilo musical, às vezes apontado como “do demônio”. "A escritura nos mostra que podemos aproveitar de tudo um pouco. Só é preciso discernir aquilo que é bom do que é mal. Há shows que eu não vou, há lugares que eu não frequento, pois ao meu estado não me convém. Dependendo da banda, eu participo sem nenhum problema. Não tenho receio do que vão pensar de mim", dispara. O padre conta que cresceu escutando artistas como Creedence, Led Zeppelin e Janis Joplin, por influência do pai - que gostava de blues e rock. Na adolescência, descobriu a banda brasileira fundada pelos irmãos Max e Igor Cavalera na década de 1980: Sepultura. Felipe se perdeu no caminho, conheceu o submundo das drogas, mas há 17 anos abandonou o vício. O lema "sexo, drogas e rock'n'roll" ficou para trás, entretanto, o gosto pelas músicas marcadas por um vocal gutural, guitarras distorcidas e baixos acelerados o seguiu até mesmo depois de entrar para o seminário e ser ordenado padre. "Escutar um som mais pesado é só um estilo, não quer dizer que faço culto satânico ou missa negra em casa. Pelo contrário, tenho capela em casa e rezo minha missa particular. Tem os que são a favor e os contra. Gosto de fazer provocações a quem demoniza tudo, principalmente como se o rock fosse obra do diabo para perverter a juventude." O padre conta ainda que já o abordaram em shows de rock pedindo para tirar fotos. Ele até mesmo já tirou dúvidas pelas redes sociais sobre Deus de pessoas que conheceu nas apresentações. "Gosto de estar no meio, além de curtir o show, um bom som, atendo os que quiserem ajuda. Eu não levo bíblia para evangelizar, não quero converter ninguém, mas se quiserem conversar comigo de forma decente eu acolho numa boa”, afirma o padre. Entre os grupos que costuma ouvir estão Pantokrator, Crimson Moonlight, Oficina G3, Pantera, Motörhead, Sacrificium e até mesmo Iron Maiden, uma das mais consagradas bandas de rock, cujo mascote é o morto-vivo Eddie the Head. Sobre as críticas a canções como “The Number Of The Beast”, Felipe rebate: “São mais contos do que algo exaltando”. “The Number of the Beast, por exemplo, tem a letra tirada da própria escritura. São provocações que vão fazendo, escrevem músicas questionando e criticando um ponto ou outro da igreja. Críticas um pouco fundamentadas, mas a realidade da igreja é bem mais ampla do que simplesmente um ou outro que cometeu erro ou desvio”, pondera.



Bruxa solta na BA-148: Mais um motorista perde controle da direção ao colidir com barranco próximo à Lagoa Funda

Curiosos fizeram os primeiros atendimentos ao motorista (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A bruxa parece realmente estar solta na BA-148, rodovia que liga as cidades de Brumado a Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. Pouco mais de três horas após um motorista de um caminhão ter capotado na mesma rodovia, próximo ao Rio Gavião, por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (12). No início da tarde, mais um acidente foi registrado, desta feita, envolvendo um veículo Gol de cor preta, onde o motorista, que não foi identificado, após perder o controle da direção, colidiu com um barranco próximo a “Curva dos Tocos”, que já fica em Brumado. O SAMU 192 foi acionado e fez os primeiros socorros e em seguida encaminhou a vítima para o Hospital Municipal Professor Magalhães, apenas com escoriações no corpo. Ele estava aparentemente bem, apesar do susto.