ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2021"

EUA incluem Brasil em lista de países que vão receber doação da vacina anti-Covid

Foto: Reprodução l Adam Schultz

O governo dos Estados Unidos detalhou na quinta-feira (3) seu plano para a doação de 25 milhões de vacinas anti-Covid, a primeira parte de um lote de 80 milhões de injeções que será exportado até o fim de junho. Ao menos 19 milhões das doses serão alocadas pelo Covax, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seis milhões delas serão doadas para países da América Latina, entre eles o Brasil. O Brasil, contudo, ficou de fora do rol de nações que receberão doações diretas de Washington neste primeiro momento. As 6 milhões de vacinas que não serão entregues ao Covax serão distribuídas de acordo com "prioridades regionais" e parcerias. Os recipientes incluem a Índia, o epicentro global da crise sanitária, México, Canadá, Coreia do Sul e os territórios palestinos ocupados da Cisjordânia e de Gaza, onde o grupo Hamas travou uma guerra com Israel no início do mês.



Brumado: Adolescente surta, agride familiares e quebra objetos de residência na zona rural

Foto: Reprodução l Vídeo

Um adolescente de 15 anos, em surto psicótico, agrediu familiares e quebrou diversos objetos de sua residência, na zona rural de Brumado. Segundo a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) solicitou apoio de uma guarnição para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local do fato, os familiares confirmaram o surto e informaram que o adolescente havia se trancado dentro de seu quarto. Conforme a PM, foi iniciada uma negociação e convenceu o adolescente a se destrancar do quarto. Após êxito na ação, o jovem foi atendido pela equipe médica do Samu e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. O fato aconteceu na última terça-feira (1º). O jovem deve seguir tratamento na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).



Brumado tem 192 casos ativos por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 03 de junho, o município de Brumado registrou 8.649 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 15 internações, 174 óbitos, 192 pacientes em tratamento e 8.283 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Operação Casmurro: Policial civil é preso e delegado é afastado suspeitos de tráfico de drogas em Seabra

Foto: Alberto Maraux l SSP-BA

Uma operação conjunta entre a Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) resultou na prisão temporária de um investigador e cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na cidades de Seabra e Cachoeira, na manhã de quarta-feira (2), na segunda fase da Operação Casmurro. Segundo o site G1, a operação foi deflagrada em abril deste ano. Na ocasião, outros dois policias civis foram presos (veja). Além disso, um empresário suspeito de integrar o grupo foi preso por ordem judicial, e um quarto suspeito de participar da organização criminosa também foi preso na ação, após ser flagrado com drogas. Segundo a SSP-BA, a segunda fase da operação tem o objetivo de apurar a participação de policiais civis nos crimes de tráfico de drogas e associação, lavagem de dinheiro, fraude processual, entre outros delitos. O investigador foi preso na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. Além disso, houve também o afastamento de um delegado. Entretanto, a SSP-BA não detalhou a unidade em que ele é lotado. O MP-BA informou que dois outros policiais e um agente administrativo foram afastados. Entretanto, nem a SSP-BA e nem o MP-BA detalharam quantas pessoas são suspeitas de integrar o grupo. Segundo o MP-BA, a nova fase da operação apurou indícios da prática de tráfico de drogas por policiais civis lotados na 13ª Coorpin, em Seabra. Investigações da Polícia Civil descobriram, em junho de 2020, uma extensa plantação de maconha no Povoado de Baixio da Aguada, zona rural de Seabra, com previsão de colheita de três toneladas. Ainda segundo o MP-BA, a investigação revelou que os suspeitos de tráfico e os policiais que fazem parte do grupo, com o intermédio de um empresário local com grande influência na polícia local, estabeleceram uma propina de R$ 220 mil e a droga apreendida não foi completamente incinerada. Com isso, segundo o MP-BA, policiais permitiram a colheita do restante da droga, e ainda ajudaram a transportá-la dentro das viaturas da polícia, para armazenamento em propriedade rural do empresário, até que fossem finalmente enviadas para Salvador. Conforme a reportagem do G1, na ação desta quarta, foram apreendidas armas de fogo, celulares e documentos referentes à aquisição de imóveis e outros bens. De acordo com a SSP-BA, o material recolhido durante as buscas será analisado para verificar a existência de vínculos entre os servidores e suspeitos de tráfico que cultivavam maconha na região. A segunda fase da operação contou com a participação de cerca de 40 policiais civis e militares.



Advogada é agredida com cabo de vassoura por filho de cliente em Condeúba

OAB de Conquista divulgou nota de repúdio sobre o caso - Foto: Reprodução

Uma advogada denunciou que foi agredida com cabo de vassoura e empurrões pelo filho de uma cliente, na cidade de Condeúba. O caso foi divulgado na quarta-feira (2) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Vitória da Conquista, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas. Segundo o site G1, o caso aconteceu após a advogada Rennê Cássia Pereira descobrir que a cliente dela, de 65 anos, se encontrava em cárcere privado, na casa do próprio filho, que tem 36 anos. À OAB de Vitória da Conquista, advogada relatou que procurou apoio da Polícia Militar e Civil para que ambas pudessem assisti-la, mas não recebeu respostas no primeiro momento. Após a negativa, de acordo com a OAB de Vitória da Conquista, Rennê Cássia e o esposo da cliente dela foram até a casa do filho da mulher e ao chegar no local, ela foi agredida. A OAB informou que após o ocorrido, o homem foi levado à delegacia da Polícia Civil para ser ouvido e depois foi liberado. Em nota, a OAB-Conquista informou que fará a apuração do caso de forma detalhada, para averiguar todos os procedimentos, já que a lesão corporal foi comprovada por meio de laudo médico. A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista também lamentou o caso, no qual considerou como "inaceitável e intolerável ato de violência contra a advogada em exercício laboral". A Subseção também repudiou o fato, se solidarizou com a profissional e expressou que continuará combatente no exercício de sua função social, da defesa da população, da Democracia, dos Direitos Humanos, da Justiça e das Prerrogativas. Além disso, informou que buscará junto aos órgãos competentes, a aplicação da Justiça como punição ao suspeito das agressões praticadas contra a advogada Rennê Cássia Pereira.



TJ nega pedido de liminar do MPBA para barrar vacinação de jornalistas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) com o objetivo de proibir a vacinação de profissionais da imprensa contra a Covid-19 mesmo após aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O mandado de segurança buscava cassar um artigo da Resolução da CIB nº 085/2021 que justamente incluiria os jornalistas na lista dos imunizados. A decisão foi assinada pelo desembargador José Cícero Landin Neto. Na decisão, o desembargador avalia que a inclusão de grupos não previstos inicialmente no Plano Nacional de Imunização (PNI) pela CIB deve ser fundamentada em critérios técnicos e científicos, e que não pode presumir o contrário. O desembargador ainda destaca o entendimento de que priorizar os profissionais de comunicação, não significa deixar de vacinar os grupos prioritários que seguem o calendário de vacinação. O desembargador ainda afirma na decisão da competência da CIB em realizar a inclusão da categoria. O texto destaca que na resolução da CIB é possível identificar o escalonamento da vacinação obedecendo o Plano Nacional de Operacionalização e à ordem de grupos nele fixada. O texto diz, também, que a definição do Ministério da Saúde de prioridades não significa, no entendimento do desembargador, que estados e municípios fiquem proibidos de levar a efeito ajustes no plano. 



Polícia desarticula quadrilha responsável por explosões em bancos da Bahia

Foto: Divulgação

A principal quadrilha responsável pelos assaltos à banco que tomaram conta no interior baiano desde o mês de abril foi desarticulada depois de uma ação comandada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).  Ao todo, em 2021, 28 ataques a bancos com explosivos já foram registrados no estado. “Temos evidências para acreditar que boa parte dessas ocorrências registradas no nosso estado em 2021 foram orquestradas por essa quadrilha. Os esforços de investigação seguem no sentido de identificar se temos ainda outros membros remanescentes desse grupo que ainda não foram capturados”, diz o diretor do Draco, José Bezerra Júnior, em coletiva vitual para a imprensa.  Ao todo, oito suspeitos foram identificados. Sete foram encontrados após um cerco armado pelas equipes da Polícia na cidade de Maracás. Na abordagem realizada aos suspeitos, cinco acabaram mortos em confronto. A última prisão, daquele identificado como líder da quadrilha, foi realizada no último dia 22 na cidade de Osasco, em São Paulo. Equipes baianas realizaram a ação na cidade paulista e o suspeito já foi transferido para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. A identidade do suspeito não foi revelada. Ainda segundo o diretor do Draco, as ações com explosivos no interior baiano ocorridas até o dia 7 de maio, quando três agências foram atacadas na cidade de Correntina, no interior, teriam sido realizadas pela quadrilha. Ainda segundo o diretor, ainda não é possível apontar relação do de membros remanescentes do grupo com os ataques mais recentes registrados na quarta-feira (2). “Sobre as ocorrências de hoje ainda é precoce dizer se há ligação já que as investigações começaram hoje”, concluiu.



Em nova decisão na Bahia, 80% das vacinas serão por idade e 20% para grupos prioritários

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A diretriz da vacinação na Bahia vai passar a priorizar muito mais a imunização por idade do que por grupo prioritário. Em reunião na manhã de quarta-feira (2), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu que, a partir de agora, 80% das vacinas serão aplicadas por idade e 20% por grupos especiais. Antes, a proporção estava obedecendo critérios de 70% para prioridades e 30% por idade. Também na quarta-feira, um novo lote com 366 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 chegou à Bahia. As doses chegaram em um voo comercial, que pousou por volta das 9h40 no aeroporto de Salvador. Todas as vacinas que chegaram neste lote serão usadas para a aplicação da 1ª dose no estado.

 



Morando em barraco de lona, família com recém-nascido pede ajuda para construir casa em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A brumadense Poliana Cardoso está realizando uma campanha para construir a casa de uma família que se encontra desabrigada no bairro Apertado do Morro, em Brumado. A jovem lançou a campanha nas redes sociais após se comover com a situação da família que inclusive tem um recém-nascido. "Eu inicie essa campanha pedindo ajuda à essa família porque a gente vê que eles não em condições alguma de construir a casa sozinhos. Eles tinham uma casa no bairro Baraúnas, no entanto era de herança e foi vendida e dividido o valor entre os herdeiros. O pouco dinheiro que rendeu à eles, eles compraram o terreno aqui no Apertado do Morro e começou a levantar, mas o dinheiro acabou", disse Cardoso que também mora no mesmo bairro da família. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Morando de maneira improvisada em um barraco de lona, a família vive de doações. "Eles estão recebendo a ajuda da comunidade com relação aos alimentos, mas ainda precisa de muita coisa como fraldas para o bebê, leite, material de construção, enfim, quem poder ajudar", relata Poliana. A dona de casa Márcia, 39 anos, que mora com o esposo, duas filhas -- uma de 9 anos e outra de 14 --, além de um neto de 3 meses, afirmou ao site 97NEWS que sua filha mais velha  teve bebê recentemente, o que preocupa a família em ter um lar o mais breve possível. "Meu esposo é pedreiro, mas não tem dinheiro pra comprar o material. O dinheiro que tinha da herança, ele investiu aqui e, lá não tinha como morar porque dava muita confusão, coisa de herança", relata. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para não piorar a situação, vizinhos cederam água e energia elétrica á família para não passarem as noites no escuro. "Os vizinhos nos ajudam no que podem, tem alguns alimentos, mas a criança é que precisa mais. De leite, fralda (...) e o material de construção", diz. O esposo Ubirajara, tem problemas de saúde e não consegue trabalhar todos os dias. "Ele consegue construir aqui aos pouquinhos, mas ele tem um problema na coluna e não pode pegar muito peso", conta. Segundo a família, uma equipe da  Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) chegou a ir no local e acompanha a família de perto. "Eles vieram aqui, mas disseram que iriam ver o que podem fazer com a gente", disse. Para ajudar, bastar ligar no telefone 77 99912-6314.



Cândido Sales: Variante inglesa do novo coronavírus é encontrada em morador

Foto: Reprodução

A variante do Reino Unido [B. 1.1.7] do novo coronavírus foi constatada no município de Cândido Sales. A informação foi divulgada em boletim municipal de terça-feira (1°). Segundo o comunicado, a cepa foi detectada em um paciente que fez o exame laboratorial no dia 4 de maio. A prefeitura informou que o paciente já recebeu alta e que tem sido executadas medidas de rastreamento de contato e isolamento de suspeitos. As novas variantes têm sido acompanhadas e são suspeitas pelo aumento do número de casos confirmados. Até esta terça, Cândido Sales acumulava 1.608 casos confirmados e 44 mortes provocadas pela Covid-19. 



Bahia: Mais uma agência bancária é explodida; esse é o 24º ataque no estado

Foto: Divulgação

Mais uma agência bancária foi explodida na Bahia na madrugada desta quarta-feira (2). O ataque foi realizado por volta das 1h15, na cidade de Santa Cruz da Vitória, no sul do estado. Parte da unidade ficou destruída, mas não há registro da quantia de dinheiro levada. A agência explodida é do Banco Bradesco. A rede elétrica próxima ao estabelecimento foi atingida, o que causou a interrupção da energia na região. Os suspeitos não foram capturados, mas deixaram para trás um explosivo com um celular. Uma equipe do Bope de Salvador foi acionada para analisar a bomba. No ano de 2021, já são mais de 24 ataques a agências na Bahia. No mês passado, quatro registros foram feitos no estado. O último caso aconteceu em Salvador, no bairro de Stella Maris, em uma agência da Caixa Econômica Federal.



BR-030: PRE apreende 1.467 produtos eletrônicos com notas fiscais divergentes em Caetité

Foto: Divulgação l PRE

Em ação realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na última segunda-feira, 31 de junho, um ônibus interestadual com itinerário São Paulo/Buritirama foi abordado no trecho de Caetité, na BR-030. No compartimento de bagagem do veículo, os policiais encontraram 4 caixas contendo 1467 produtos eletrônicos e 02 mochilas com notas fiscais divergentes, caracterizando o crime de descaminho. Os produtos seriam levados para São Félix do Coribe (BA). Toda a mercadoria e o motorista foram encaminhados para a delegacia de Caetité para adoção das medidas legais cabíveis.



Bahia recebe novo lote com 366 mil doses de vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Um novo lote com 366 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã desta quarta-feira (2). As doses chegaram em um voo comercial, que pousou por volta das 9h40 no aeroporto de Salvador. Todas as vacinas que chegaram neste lote serão usadas para a aplicação da 1ª dose no estado. Os imunizantes passarão por conferência e contagem, para depois começarem a ser distribuídos pelas cidades baianas. Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, ainda está prevista para esta quinta-feira (3) a chegada de mais 37.440 doses de vacinas Pfizer/BioNTech. 



Brumado: Aos 55 anos, ex-goleiro Marlon fala de sua carreira no futebol amador e profissional

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Tornar-se um jogador de futebol profissional não é fácil. Desde pequeno o futuro atleta precisa entender que a modalidade, atualmente, demanda de jogadores preparados para atuar com o maior nível de excelência possível. No entanto, também requer "sorte e indicação". Para isso, é preciso passar por processos da base e, depois de determinado período, o jogador é assistido por um 'olheiro'. Mas para o brumadense Marlon Ney Souza Viana, 55 anos, sua história começou aos 14 anos de idade quando ainda morava na Vila Catiboaba, em Brumado. "Através de Franklin, uma pessoa maravilhosa que me deu um apoio muito grande e me levou pro Flamengo e, consegui passar no teste, e permaneci lá por três anos, 82, 83 e 84. Esse foi o meu início como jogador de futebol", comenta Viana falando sobre sua carreira no futebol profissional. Entretanto, sua trajetória também fez parte do futebol amador. E o jovem atleta começou no time de uma mineradora da cidade. "O Magnesita foi um time que sempre teve uma extensão muito grande desde a fundação do MEC e, até agora ela mantem um nome muito forte. Mas eu peguei uma época muito maravilhosa onde você tinha Fezinho, Jaime, Paulinho, Carote, Moisés né, então eu cheguei pegar esse período. Não dei continuidade poque tive que sair de Brumado", lembra. 

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Morando oito anos fora da cidade natal, além do Flamengo, Marlon jogou em times do interior de São Paulo e Bahia. "Aos 22 anos de idade retornei a Brumado onde eu entrei na Magnesita, dei continuidade ao esporte e me aposentei", diz. Sobre a carreira profissional não ter se prolongado, Marlon acredita que tudo tem sua fase. "A gente olha para um lado e olha para o outro e não sabe como a carreira não foi além, mas eu tô feliz porque simplesmente eu consegui iniciar como profissional e voltei para o amador, mas tive muita felicidade no futebol de salão, onde nós ganhamos três campeonatos, sendo dois pelos jogos abertos do interior", conta o goleiro. Marlon garantiu que terminou a carreira realizado e orgulhoso da trajetória. "Foi um período que vai ficar marcado na minha história", contou. Em maio de 2013 o ex-goleiro da Seleção Brumadense de Futsal, sofreu um infarto. No entanto, esta adversidade não abateu o ex-atleta que se recuperou bem do choque. No rádio brumadense, Marlon também é comentarista de futebol, e sempre que possível, participa das transmissões esportivas na Alternativa FM. 



Exames Laboratoriais na Clínica Mais Vida - excelência de qualidade com maior comodidade

Foto: Divulgação

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo médico pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias. Infelizmente não é comum aos brasileiros realizarem exames preventivos, sendo que é extremamente importante para detectar e tratar doenças em estágio inicial. O CheckUp consiste na realização de exames laboratoriais de rotina para avaliar a saúde. Portanto, faça a diferença. Realize exames laboratoriais após sua consulta médica conforme solicitação, ou, para saber como anda sua saúde. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Governo chinês relata 1º caso humano de gripe aviária H10N3

Foto: Reprodução l Reuters

A governo chinês informou na terça-feira (1º) a descoberta do primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3 de gripe aviária, mas disse que o risco de grande propagação entre pessoas é baixo. As informações são do site G1. Um homem de 41 anos de Jiangsu, província no leste da China, foi confirmado como o primeiro caso humano de infecção pela linhagem H10N3, segundo a Comissão Nacional de Saúde chinesa (NHC). "O risco de uma propagação em grande escala é extremamente baixo", afirmou o NHC. O morador da cidade de Zhenjiang foi hospitalizado em 28 de abril, após desenvolver febre e outros sintomas, e foi diagnosticado com o vírus H10N3 em 28 de maio, disse a NHC em um comunicado. O paciente está estável e pronto para ter alta do hospital. O acompanhamento médico de seus contatos próximos não detectou nenhum outro caso. A entidade não deu detalhes de como o homem se infectou. A H10N3 é uma linhagem patogênica baixa (relativamente menos forte) do vírus em aves, e o risco de ela se disseminar em larga escala é muito baixo, acrescentou a NHC. A linhagem "não é um vírus muito comum", disse Filip Claes, especialista da FAO (braço da ONU para a Alimentação e a Agricultura). Ele é coordenador laboratorial regional do Centro de Emergência para Doenças Animais Transfronteiriças do Escritório Regional da FAO para a Ásia e o Pacífico. Cerca de 160 exemplares do vírus foram relatados em 40 anos, entre 1978 e 2018, a maioria em pássaros selvagens ou aves aquáticas da Ásia e de algumas partes limitadas da América do Norte, segundo Claes. Nenhum caso foi detectado em frangos até agora.



Brumado: Diego Evangelista é nomeado novo superintendente da SMTT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), nomeou através da Portaria de nº 352, de 1º de junho, Diego Dias Evangelista, de 28 anos, para assumir o cargo de superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em substituição ao José Santos, "Santinho" que recentemente assumiu o cargo de vereador na Câmara Municipal. O ato de posse de Diego aconteceu, sem cerimônia. Em entrevista ao site 97NEWS, Evangelista relatou que já conhece muito bem as ações da SMTT e tem todas as qualificações necessárias para desempenhar a sua nova missão. "Já tive uma esperiência na 18ª Ciretran de Brumado e, quando surgiu o convie pelo prefeito aceitei sem sombra de dúvidas. Nossa missão será contribuir com os projetos e ações no trânsito, dando mais segurança aos brumadenses", disse. O novo dirigente da SMTT destacou que a entidade já teve diversos superintendentes e, que todos fizeram o seu papel. "Chego para somar e multiplicar esforços, dando continuidade ao trabalho dos que já passaram aqui", diz. Diego Evangelista atuou por três anos no setor de habilitação da 18ª Ciretran e, apesar da pouca idade, afirma que adquiriu larga experiência profissional. "Sabemos de perto algumas dificuldades e vamos junto à equipe da SMTT realizar um bom trabalho", destacou.



CDL de Brumado divulga calendário de feriados para o ano de 2021

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado comunica que, através de acordo firmado em convenção coletiva de trabalho, foram estabelecidos os feriados para o ano 2021. O comércio está autorizado a funcionar, com a devida remuneração a título de jornada extra, nas seguintes datas: 03 de Junho (Corpus Chris), 11 de Junho (aniversário da cidade), 02 de Julho (Independência da Bahia), 06 de Agosto (Bom Jesus, padroeiro da cidade), 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida), 02 de Novembro (Finados) e 15 de Novembro (Proclamação da República). Serão devidamente pagos com adicional de 100% sobre a remuneração das horas trabalhadas, no final do expediente ou através de folga a compensação da jornada, em dobro, mediante escala a ser elaborada pela empresa. Também foi acordado que nos feriados a seguir será vetado o funcionamento do comércio: 24 de Junho (São João), 07 de Setembro (Independência do Brasil) e 25 de Dezembro (Natal).



Em meio a pandemia da Covid, Brasil confirma Copa América daqui a doze dias

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a realização da Copa América no Brasil. A decisão saiu na terça-feira (1º) e foi publicada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Ramos, no seu Twitter. Quatro estados vão receber os jogos que começam no dia 13 de junho: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. No caso da Bahia, o governador Rui Costa já havia afirmado que não aceitaria a realização da Copa na Bahia, uma vez que a Arena Fonte Nova, em Salvador, está sendo usada como hospital de Campanha contra a Covid-19. Segundo a Conmebol, o diferencial é que as seleções só vão poder jogar depois que a delegação for vacinada. Das 10 seleções do continente, sete chegaram a receber a primeira dose, mas até o início da competição, em 13 de junho, não vai dar tempo de tomar a segunda dose. No caso do Brasil, Peru e Colômbia, nem a 1ª dose foi aplicada ainda. Só no dia 9 de junho os brasileiros vão poder tomar o imunizante, depois que jogarem contra o Paraguai lá em Assunção, por outra competição, que é a Eliminatória pra Copa do Mundo de 2022. O país vai receber a Copa após a Argentina ter recusado ser sede devido ao recrudescimento da pandemia. O Brasil, no entanto, é o segundo país, atrás apenas dos Estados Unidos, em número de mortes por conta da Covid-19. De acordo com o último boletim divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa, o país se aproxima de 463 mil óbitos pela doença.  



Brumado: Município registra um óbito por conta da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 01 de junho, o município de Brumado registrou 8.615 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.799. Entre os diagnósticos: 13 internações, 174 óbitos, 193 pacientes em tratamento e 8.248 recuperados. No momento, 115 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.690 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.