ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

Administrador do Mercado Municipal de Brumado garante não suportar mais a situação dos sanitários públicos

A situação do sanitário público do Mercado Municipal ainda é muito precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecido como “Banheiros dos Horrores”, os sanitários público do Mercado Municipal de Brumado ainda continuam em situação muito precária. Quem garante isso é o próprio administrador, Manoel “Patinha” Gonçalves, que declarou ao apresentador do Jornal da Alternativa, Carlos "Kaká" Silva, que não suporta mais o quadro, que já extrapolou os limites do tolerável. O problema da violência, onde aconteciam assaltos sequenciais, foi minimizado, mas a estrutura ainda deixa muito a desejar. Uma das reclamações mais veementes do administrador é que os proprietários de bar vendem bebidas alcoólicas para dependentes, os quais acabam utilizando banheiro como refúgio, provocando inclusive depredações do equipamento público. Ainda segundo “Patinha”, várias mensagens vêm sendo enviadas à administração, mas, até o momento elas não foram atendidas. Ele explicou que “já enviamos até mensagens de whatsapp relatando a situação insustentável, mas eles nos informam que a estrutura passará futuramente por uma grande reforma e esse problema do banheiro será automaticamente solucionado”. E finalizou destacando que "infelizmente é uma situação que causa vergonha para o município, mas creio que será logo solucionada". 

Realmente a imagem é vergonhosa para um município do porte de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Lixão ao lado do Oscarlina Azevedo mostra falta de consciência ambiental por parte da população de Brumado

O lixão acabou se tornando um

A consciência em defesa do meio ambiente ainda parece bem distante de alguns setores da comunidade brumadense, que, de forma negativa, vem praticando ações recorrentes nesse sentido. Dentro deste cenário depreciativo, uma das mais emblemáticas fica localizada no Bairro Dr. Juracy, ao lado da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva. A equipe do 97NEWS esteve mais uma vez no local nesta quinta-feira (07) e comprovou essa postura negativa, já que foi encontrado muito lixo, entulho e até animais mortos jogados. O local que ainda não recebeu a pavimentação por parte do município se transformou num lixão, que vem revoltando alguns moradores que relataram que são moradores de outros bairros que vem, principalmente à noite, despejar toda a sorte de lixo, entulho e até animais mortos. Vale ressaltar que o setor de limpeza pública vem realizando limpezas sistemáticas do local, mas, em contrapartida, não vem existindo nenhuma fiscalização ou punição aos infratores, que aproveitam disso e continuar a despejar toda a sorte de sujeira, prejudicando inclusive a escola que fica ao lado, já que até animais peçonhentos foram encontrados. Para piorar a situação ainda existe o esgoto que é expelido da escola e quando chove a situação fica ainda pior. Os moradores esperam que a administração municipal venha a realizar com urgência a pavimentação do local, pois somente dessa forma o problema, que já dura anos, será definitivamente solucionado.

Esgoto expelido da escola ainda torna a situação ainda pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Em ‘tour’ por várias escolas municipais, prefeito de Brumado exalta projeto de terceirização e confirma slogan de sua gestão

O prefeito Eduardo Vasconcelos mostrou os grandes avanços estruturais das escolas municipais (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Defensor intransigente da tese de Tereza de Lizie de que “é preciso do mínimo de comodidade para a prática da virtude”, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que neste seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Brumado adotou ainda com maior intensidade a defesa pela Educação, elencando-a como a prioridade das prioridades, começou a prestar contas de suas ações à população. Ele que operacionalizou no início deste ano a metodologia inédita de terceirização das unidades escolares, a qual foi criticada e avaliada até como inconstitucional, hoje, após uma grande vitória na justiça, vem colocando em prática o novo paradigma, o qual, inclusive está sendo adotado por outros municípios. Tendo respaldo nos cofres públicos, a gestão municipal que estava com cerca de R$ 41 milhões “engessados”, agora, com a liberação na justiça, poderá desenvolver as suas ações em prol da consolidação do sistema educacional do município. Uma das mais significativas é facilitar o acesso às unidades escolares, inclusive as do meio rural, que irão contar com a pavimentação asfáltica que será executado por meio de um programa municipal que foi batizado de “caminho da escola”, que irá proporcionar um ganho infraestrutural muito representativo. Diante dessa perspectiva, o chefe do executivo brumadense, juntamente com a secretária municipal de Educação, a professora Ednéia Ataíde e do ex-vereador Márcio Moreira, convocou vários veículos de comunicação na manhã desta quinta-feira (07) para um “tour” que teve como destino várias escolas municipais. Iniciando pela Escola Escola Municipal Professor Américo Zizico Nascimento, que fica localizada no Povoado de Umburanas, o itinerário voltou para a cidade onde foram visitadas as escolas: Roberto Santos, Maria Iranildes Lobo (Caic), Clarice Morais, Sheila Barreto, Élcio José Trigueiro e CMEAS. Também foi visitado o Almoxarifado Municipal, que hoje conta com um sistema de segurança bem rígido, já que aparelhos, maquinários e objetos que são utilizados pelas diversos setores da administração ficam armazenados.  

A climatização das escolas vem proporcionando mais comodidade e melhorando o aprendizado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos destaques foi a Escola Professor Américo Zizico Nascimento, que está recebendo uma grande ampliação, que irá disponibilizar 7 novas salas de aulas, biblioteca, sala de vídeo, refeitório e outros compartimentos. As obras de reforma estão a todo vapor e, a partir de julho a escola estará funcionando no Sistema Tempo Integral, perfazendo um total de 17 unidades, das 30 existentes, as quais, até o final da atual gestão, estarão todas incorporadas a esse modelo. Nas outras escolas também ficaram visíveis as benfeitorias, sendo a climatização uma das mais notáveis, proporcionando conforto para os alunos para que o aprendizado seja o mais positivo possível. Outro avanço significativo foi a limpeza das escolas, já que a responsabilidade agora é das “empresas madrinhas”, o que agiliza sobremodo esse tipo de ação, como a que pode ser observada na visita, onde um bebedouro quebrou e, logo em sequência, os técnicos vieram consertar, tirando assim a velha burocracia hierárquica do passado. Segundo a administração está sendo criada uma nova cultura da higiene, do bem estar e da limpeza, para que os alunos tenham um ambiente similar aos de suas casas, o que também vem contribuindo para a elevação do aprendizado.

Ações na área esportiva também vêm sendo executadas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após as visitas o prefeito Eduardo Vasconcelos fez um balanço da visita expressando que “isso faz parte da transparência que é defendida na nossa Constituição, pois temos que mostrar à população o que estamos fazendo, então esse foi o motivo de chamar a imprensa para conhecer mais de perto o nosso trabalho, que é apoiado nessas três vertentes, Educação, Saúde e Infraestrutura” e continuou explanando que “temos que ser autocríticos, temos que ser perseverantes, mesmo que diante de uma sucessão de erros, pois mudar um paradigma requer obstinação, mas já estamos observando mudanças positivas, o que vem nos estimular ainda mais”. E, num tom de satisfação, ele abordou que “o conceito de que escola é do batente para dentro precisa ser desmistificado, por isso vamos aperfeiçoar o acesso às nossas escolas, com ruas e estradas com pavimentação asfáltica e uma logística moderna entorno dos núcleos”. E finalizou destacando que “mesmo que ainda sejamos uma “pátria de chuteiras”, como dizia o saudoso Nelson Rodrigues, acreditamos num futuro muito maior, que seja representado pelo símbolo do canudo, um país onde a educação seja o seu principal vetor, por isso vamos trabalhar duro até o final de nossa gestão para que alcancemos essa nossa meta, que é ambiciosa, mas que com a força do trabalho, será obtida”. Veja abaixo fotos do tour: 



Caetité: Pastor é preso suspeito de pedofilia; as vítimas são garotos entre 13 e 17 anos

Foto: Reprodução

Um pastor evangélico foi preso na manhã desta quinta-feira (07), em Caetité, acusado de pedofilia. Segundo informou a polícia ao site Sudoeste Bahia, as vítimas dos abusos são garotos com idade entre 13 e 17 anos residentes em diversas cidades. Ele utilizava um perfil nas redes sociais e aplicativos de mensagens para conversar e trocar fotos com os adolescentes. Ainda de acordo com o site, a investigação realizada pelo Serviço de Inteligência das policias Civil e Militar, durou cerca de 40 dias e foi iniciada após o tio de uma das vítimas – um menino de 13 anos, residente em Taquara no Rio grande do Sul – denunciar o caso ao Conselho Tutelar. O homem de 35 anos, foi detido na residência dele, no bairro Pedro Cruz, em Caetité, após mandado de busca e apreensão. Na ação foram apreendidos, um veículo Fiat Palio, computadores, pendrives e cartões de memória contendo fotos e vídeos de meninos nus. Em seu depoimento ele disse que ao cometer os crimes “estava possuído pelo demônio”. O pastor foi indiciado por um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente que trata sobre pornografia envolvendo menores. O caso segue sendo investigado.



Brumado: Festas juninas, Copa e Dia dos Namorados aquecem comércio local

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A expectativa para a Copa do Mundo da Rússia vai além dos gramados. A economia é um dos setores influenciados pelo mundial. Empresários acreditam que o volume médio de vendas será maior nesse mês de junho, comparado ao mesmo mês em 2017. Isso é o que foi apontado pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Brumado. De acordo com o presidente do órgão, Manoel Messias, os micro e pequenos empresários dos segmentos de comércio e serviços apostam em boas vendas no período de São João e jogos. “Desse grupo, estima que o faturamento aumente. Os próprios empresários que nos deram os dados para a análise”, informou Messias. Para os festejos juninos, as vendas ainda serão maiores, para o comerciante Dilmar Santos, as vendas serão aquecidas. “Já comecei a vender bastante roupas. Acredito que neste mês minhas vendas vão ter crescimento entre 15% e 20% em relação a esses últimos meses”, disse o empresário. Juntando os festejos e a copa, diversos setores serão aquecidos, como o comércio informal, as vendas, os bares e restaurantes. “O mês de junho já movimenta bastantes todos os anos, mas agora com a Copa do Mundo, o ganho será em vários segmentos". Explicou Evacy, dono de um restaurante. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Lembrando ainda que na próxima semana terá o Dia dos Namorados e depois, São João e São Pedro, datas importantes para os setores. Para a comerciante Maria Coqueiro da Silva, as vendas no seu comércio iniciaram no mês passado. “Estou conseguindo vender bem as peças. As roupas femininas por exemplo, já estão acabando. Vou comprar mais para vender”, disse. Mas outros comerciantes ainda não conseguem enxergar esse aumento nas vendas. Segundo Lúcia Souza, o desempenho nas vendas precisa melhorar. “O movimento ainda está fraco, fiz os pedidos de roupas para esperar a chegada dos clientes. Eu espero que o lucro aumente quando estiver mais perto das festas”, comentou Lúcia. A vendedora Daniele Pereira da Silva também constatou o movimento ainda pequeno. “Espero que as vendas cresçam. Pretendo aumentar minha comissão”, contou Daniele. Para aumentar a expectativa nas vendas no comércio de Brumado, a CDL lançou um festival de prêmios com uma moto 0km, Smart TV´s e vales compras no valor de R$ 11 mil. Para concorrer, após as compras, o cliente solicita o cupom, deposita nas urnas em lojas inscritas na campanha. Os sorteios serão realizados no dia 15 de junho e 06 de julho de 2018.



Em sua nova fase AABB de Brumado passa por reformas, e uma delas é o campo Society

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um campo Society dentro da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) está perto de atingir o auge. Por vários anos, ali foi o quintal de vários jogadores e campeonatos do clube. Em tempos de obras faraônicas em estádios por todo o Brasil, o espaço de futebol Society da AABB recebe um novo gramado, padrão FIFA, presente nas arenas do Mundo. Após o período de tratamento do solo, o campo recebe o gramado e acabamento final. O presidente da AABB, Maxuel Barreto sabe bem a responsabilidade que tem nos ombros. Por isso, faz tudo que está ao alcance para que não haja nenhum detalhe errado para terminar a obra. Estamos em fase de acabamento, em breve haverá a inauguração do novo gramado, uma grama sintética padrão FIFA, uma nova era no esporte da AABB e de nossa comunidade. Será um espaço de locação para escolinhas de futebol e empresas". Comentou Max.



Empresário é condenado por xingar ex-governador Paulo Souto

Foto: Max Haack

O juiz Paulo Albiani, da 10ª Vara cível e Comercial de Salvador, condenou o empresário Paulo Albiani a pagar uma indenização de R$ 295 mil para o ex-governador Paulo Souto (DEM). Souto acionou a justiça depois que o empresário o chamou de “bom filho da p…” enquanto era entrevistado na rádio Tudo Fm em outubro de 2011. Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, para o magistrado Cavalcanti referiu-se a mãe do político como uma “mulher desqualificada, profissional do sexo, que obtém lucros através de serviços sexuais”. Geólogo de formação, o empresário João Carlos Cavalcanti ficou bilionário ao encontrar grandes jazidas de minério de ferro no interior da Bahia. Em 2016, o João cogitou se candidatar a vice-governador do estado com o slogan ““Não vou roubar, eu não preciso roubar, ganhei meu primeiro milhão aos 26 anos de idade.”, na chapa do ex-ministro Geddel Vieira Lima.



Acusados de matar Sidiney Vasconcelos, o 'Camarão' serão transferidos para a Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cézar Paulo de Morais Ribeiro, o "Cézar de Lim", e Pedro Augusto de Araújo Ribeiro, acusados de matar Sidney Vasconcelos Meira, o "Camarão" em 18 de junho de 2017, vão ser transferidos do Estado do Paraná para a Bahia. Cézar de Lim será transferido para uma unidade prisional comum em Vitória da Conquista. Já Pedro será encaminhado ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Salvador (HCTP), -- para que o mesmo seja submetido a exames que possam apurar a sua integridade mental. A decisão do juiz da Vara Criminal de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, foi publicada no dia 30 de maio. Ainda na mesma decisão, o magistrado já havia negado o pedido de revogação de prisão preventiva requerido por Cézar Paulo. No entanto, o juiz Genivaldo decidiu retirara-los das dependências do Presídio do Paraná e transferi-lo para a Bahia. No caso de Pedro, seu advogado requereu a internação compulsória para tratamento de transtorno mental. O julgamento está previsto para acontecer neste mês. A transferência dos dois ficará a cargo da Polinter.

Entenda

Cézar Paulo de Morais Ribeiro e Pedro Augusto de Araújo Ribeiro, são acusados de matar Sidney Vasconcelos Meira por motivos relacionados a suposta dívida. O crime aconteceu na zona rural de Brumado na madrugada do dia 18 de junho de 2017



Cadeirante é preso por tráfico de drogas em Guanambi

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Policiais Militares do 17° Batalhão de Polícia Militar de Guanambi e Cipe/Sudoeste realizaram na manhã de quarta-feira (6), a prisão de Edcarlos da Silva Santos, 35 anos, pelo crime de tráfico de drogas na Feira Livre (Mercado Municipal). Na ocasião, moradores da região denunciaram que ali funcionava uma boca de fumo, tendo os policiais se dirigido até o local a fim de averiguar a veracidade das informações, e se deparou com Edcarlos. Momento este em que os policiais fizeram busca no suspeito e encontraram com ele, um tablete de maconha com 50 gramas. Diante dos fatos, continuando a revista, um veículo Corsa que estava com o suspeito também foi revistado e encontrado mais meio tablete maconha prensada, pesando 20 gramas e um aparelho celular Samsung. Segundo a PM, Edcarlos estaria fazendo entrega de drogas nos bairros, Beija Flor I e II, Alto Caiçara, Monte Azul e Morada dos Pássaros. Ainda segundo a PM, Edcarlos possui passagens por tráfico e mandado de prisão em aberto pelo crime de Roubo Majorado. Ele se encontra em uma cadeira de rodas por ter levado um tiro motivado por um assalto há anos atrás. Ele foi conduzido a Delegacia de Guanambi para serem tomadas as medidas cabíveis.



Brumado: Oficinas de artesanato da Prefeitura incentivam trabalho e geração de renda

Foto: Divulgação

Aprender e executar um trabalho manual reduz o estresse e incentiva a criatividade. Mas o que é uma atividade de lazer pode se tornar trabalho e fonte de renda. A segunda amostra de tapetes do curso de tapeçaria ofertado para assistidas do Programa Avante Sertanejo, do CRAS Yolanda Pires e membros da comunidade da Vila Presidente Vargas, foi concluída proporcionando bastante satisfação para as participantes. As oficinas ensinam gratuitamente como produzir peças de crochê, tapeçaria e até mosaicos. “Era o meu sonho aprender a fazer uma colcha de patchwork. Estou há cinco meses sem trabalhar. Quero treinar para depois ter oportunidade de comercializar”, conta uma das alunas. As participantes produzem, a partir de retalhos de tecido, peças como colchas, bolsas, sacolas ecológicas, caminhos de mesa, jogos americanos e capas de almofada. A oficina conta com máquinas de costura: como overloques, máquinas domésticas e máquinas de costura reta industriais. O Curso é ministrado pelo Projeto FRED, da cidade de Contagem (MG) em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado e RHI Magnesita Mineração.

Foto: Conteúdo l 97NEWS


Por 8 a 2, STF derruba voto impresso nas eleições de 2018

Foto: Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (6), por oito votos a dois, derrubar o voto impresso nas eleições de 2018, para eventual conferência dos resultados da disputa. A maioria concordou com ação da Procuradoria Geral da República, que apontou que a medida coloca em risco o sigilo do voto. Na prática, os ministros decidiram suspender o artigo da minirreforma eleitoral de 2015 (artigo 2ª da lei 13.165/2015), que estabeleceu: "No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado". Com a conclusão do julgamento, valerá a medida cautelar que derruba o voto impresso para a eleição de outubro. O Supremo, contudo, ainda terá de julgar a questão de maneira definitiva, em data ainda não prevista, para deliberar sobre o voto impresso nos próximos pleitos. A ação foi apresentada em fevereiro pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela argumentou que eventual trava na impressão acarretaria intervenção de um mesário junto ao eleitor, possibilitando que conhecesse suas escolhas.



Bola de Neve: Acordo de Temer com caminhoneiros espalha conflitos

Foto: Luciano Santos l 97News

A negociação com os caminhoneiros colocou o governo Michel Temer sob nova pressão. As promessas feitas não só se mostraram difíceis de serem cumpridas como abriram várias frentes de crises, em um efeito bola de neve que atinge ministérios, agências reguladoras, órgãos de controle, estados e empresários dos mais diversos setores. Na área empresarial, por exemplo, há forte reação contra a tabela de frete mínimo. Centenas de empresas estão reclamando do tabelamento que haverá aumento de 30% a até 150% no preço final dos produtos, e quem vai acabar arcando com isso será o consumidor. Do outro lado, poucos postos, porém, repassaram o valor, segundo levantamentos de Procons. Isso ocorre por uma razão de mercado. A medida provisória determinou o desconto na refinaria. Da refinaria até os postos, vale a livre negociação. Há questionamentos sobre a constitucionalidade de ações do governo na bomba. Na primeira reunião com os caminhoneiros, no auge da paralisação, o Planalto não negociou o tabelamento do frete e a isenção do pedágio. A avaliação já era que as concessões sobre esses pontos criariam um efeito cascata de insatisfação a outros setores. A paralisação foi mantida, e Temer cedeu. Assessores afirmam que, para ele, era necessária uma solução imediata para que não houvesse uma revolta popular que ameaçasse seu cargo.



Vitória vence Chapecoense e se livra da zona de rebaixamento

Foto: Maurício da Matta l EC Vitória

O Vitória recebeu a Chapecoense no estádio Manoel Barradas, na noite desta quarta-feira (06), em Salvador, pelo Brasileirão. O clube baiano, que estava na zona de rebaixamento, precisava de pontos, bateu o a Chape em 1×0 e deixou o Z-4. Antes da Copa do Mundo, o Leão ainda faz duas paridas fora de casa, onde enfrenta o Corinthians no próximo sábado (09) e depois o São Paulo, na terça-feira (12).



Polícia Federal pede quebra de sigilo telefônico de Michel Temer

Foto: Marcelo Camargo l Agência Brasil

A Polícia Federal (PT) pediu a quebra do sigilo telefônico do presidente Michel Temer, dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia). O pedido foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), referente ao ano de 2014. De acordo com a PF, a solicitação foi feita para aprofundar a investigação sobre o pagamento de R$ 10 milhões feito pela Odebrecht, naquele ano. O pedido foi sigiloso e foi entregue ao ministro Edson Fachin, do STF, no final de março. O processo foi encaminhado para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e devolvido para Fachin há duas semanas. Após analisar o pedido, Dodge foi contra a quebra de sigilo de Temer, contudo, ficou a favor das quebras dos demais envolvidos. A decisão final cabe ao ministro.



Governo freou: Salário mínimo para 2019 sofre redução, e passou de R$ 1.002 para R$ 998

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A estimativa para o reajuste do salário mínimo de 2019 passou de R$ 1.002 para R$ 998. O primeiro valor foi estimado em abril deste ano. A nova previsão consta em nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, divulgada pela Comissão Mista do Orçamento. O salário mínimo atualmente está em R$ 954. Com isso, o aumento previsto passou a ser de R$ 44. Com a nova previsão, o governo estima que irá deixar de gastar R$ 1,21 bilhão em 2019. Isso porque, para cada R$ 1 de aumento, há o impacto de R$ 303,9 milhões em despesas, sendo R$ 243 milhões apenas nos gastos do INSS (previdência do setor privado). O reajuste do salário mínimo leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. A mudança na previsão ocorre porque o governo revisou de 3,8% para 3,3% sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2018.



BA-262: Policiais do TOR/Brumado apreende motocicleta com restrição de roubo

Foto: Divulgação l PRE

Na manhã desta quarta-feira (6), por volta das 10h, a Guarnição do TOR/Brumado realizava rondas na BA-262 na altura do km 372 próximo ao Povoado da Jibóia, quando ao realizar abordagem a motocicleta Twister 250, de cor prata, com placa JRI-3313, de Vitoria da Conquista. Após consulta no sistema, foi constatado que o veículo tinha restrição de roubo. O proprietário identificado como Vinícius Barbosa dos Santos, 21 anos, alegou ter comprado a motocicleta sem conhecimento do ato ilícito. A equipe do TOR informou ao mesmo a situação e conduziu a motocicleta e o proprietário para a Delegacia de Caraibas, onde foram apresentados a autoridade competente. 



Brumado: Campus do IFBA conta com sistema de geração de energia fotovoltaica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A busca da economia de energia por uso de sistema solar tem crescido entre empresas e instituições baianas. A geração com placas instaladas no local de consumo, funciona assim: a empresa ou instituição produz a energia solar e, se o consumo for menor do que foi calculado, a sobra é transferida para o sistema de distribuição da Coelba, é o que acontece no IFBA em Brumado. Na instituição, foi instalado um sistema de geração de energia fotovoltaica, com potência de geração de 5 KWp. O sistema de geração foi doado pela Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (CISA). Em contrapartida, o Campus de Brumado implantou o Plano de Gestão de Energia Elétrica, que visa a redução do consumo de energia através de diversas ações. O projeto também serve de objeto de estudo nos cursos do Campus. Além de Brumado, os Campi de Eunápolis, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Ubaitaba têm disponíveis um sistema de 5kWp, enquanto que, em Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Paulo Afonso, são duas unidade de 5kWp, totalizando uma potencia instalada de 10kWp. De acordo com pesquisas divulgas recentemente, o Brasil chegou no final de 2017 com 11.780 consumidores com micro ou minigeração distribuída. A geração de energia solar fotovoltaica responde por 80,7% do total de instalações. O restante é dividido por sistemas de energia eólica, biogás, biomassa, hídrica e cogeração qualificada.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Eleições de outubro poderão ter voto impresso

(Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes votou hoje (6) pela validade uso do voto impresso nas eleições de outubro. A Corte começou a julgar a questão nesta tarde, a partir de um pedido liminar da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender a impressão. Mais dez ministros devem votar sobre o tema na sessão de hoje. No entendimento de Mendes, a exigência do voto impresso não é inconstitucional, mas deverá ser implantada gradualmente pela Justiça Eleitoral, conforme a disponibilidade de recursos. Em seu voto, o ministro também criticou pessoas que contestam a segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas. “Há uma ideia de que a votação, toda ela, no Brasil, é fraudada, e que o eleitor vai ter o voto impresso e vai levar para casa, vai colocar no bolso e vai levar para casa. Daqui a pouco, farão uma apuração particular. Vende-se um tipo de ilusão. Beira ou já ultrapassou os limites do ridículo”,afirmou. A implementação do voto impresso foi prevista na Lei 13.165/2015 (minirreforma eleitoral). Apesar de ser chamado de voto impresso, o mecanismo serve somente para auditoria das urnas eletrônicas, e o eleitor não ficará com o comprovante da votação. Ao entrar na cabine, o eleitor digitará o número de seu candidato. Em seguida, um comprovante para conferência vai aparecer no visor da urna. Se a opção estiver correta, o eleitor confirma o voto, e a impressão será direcionada para uma caixa lacrada, que será analisada posteriormente pela Justiça Eleitoral. A fiscalização deverá confirmar se os votos computados batem com os impressos. Na ação julgada pelo STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, autora da ação direta de inconstitucionalidade (ADI), sustenta que o voto impresso “causará transtornos ao eleitorado, aumentará a possibilidade de fraudes e prejudicará a celeridade do processo eleitoral”, sendo inconstitucional também por ter o potencial de comprometer o sigilo do voto. O TSE assinou, em 30 de abril, um contrato de R$ 57 milhões para instalar impressoras em 30 mil urnas eletrônicas, o que representa 5% do total.



Conquista: Apicultor faz etanol a partir de mel e dribla crise dos combustíveis

Foto: Mário Bittencourt l BBC

O apicultor Luiz Jordans Ramalho Alves pode não ter sido o único motorista do Brasil que não passou aperto durante a greve dos caminhoneiros. Com 46 anos de idade, ele já é autossuficiente em etanol desde 2015, quando, por insistência em aproveitar todo o descarte do mel, acabou descobrindo que era possível obter o combustível a partir do produto. A experiência de Jordans, morador de Vitória da Conquista, é inédita no Brasil, segundo engenheiros da área química, mecânica e estudiosos de biocombustíveis no país. Na zona rural de Barra do Choça, cidade de 34 mil habitantes vizinha a Vitória da Conquista, Jordans possui um entreposto por onde passam de cerca de 10 toneladas de mel por mês. Na mesma área, ele tem ainda mais de 100 mil pés de café. O mel vem de seus apiários e de dez cidades da Bahia, e do volume produzido sempre acaba voltando para o apicultor entre 0,5 e 1% de mel, chamado de descarte. "Eles voltam por pequenos defeitos, como uma embalagem que trincou e gerou risco de contaminação, então, recolhemos para manter o controle de qualidade do mel", disse. Jordans é apicultor há quase 30 anos, mas o descarte só virou preocupação maior nos últimos dez anos, quando no entreposto aumentou seu movimento para 10 toneladas mensais. Em 2012, ele contratou uma consultoria que o auxiliou a montar um projeto sobre aproveitamento do descarte para produzir extratos de mel, como álcool etílico (conhecido como alimentício ou nobre) e, com isso, fazer cachaça ou aguardente de mel.

Foto: Mário Bittencourt l BBC

Com um orçamento de R$ 185.052,40 financiado pelo governo, o apicultor usou o dinheiro para comprar os equipamentos necessários ao processo de produção do álcool etílico. Depois que conseguiu o financiamento, Jordans montou no entreposto de mel, sua segunda casa, um pequeno laboratório para obtenção da aguardente. No processo químico, o descarte entra em fermentação num tanque de 250 litros durante 5 a 15 dias. Nesse período, ocorre a primeira destilação do álcool, que dura 24 horas. É daí que surge o álcool etílico, que rende por ano mais de 600 litros, usado por Jordans para fazer aguardente de mel e comercializar por R$ 60 a garrafa de meio litro - valor cobrado ainda hoje. O financiamento da Fapesb durou até 2014. Ainda se sentindo incomodado por ver que 30% do descarte não estavam sendo aproveitados para nada, ele decidiu continuar as pesquisas por conta própria, em 2015, ele teve a ideia de enviar o produto restante para testes num laboratório de Salvador, que apontou que o líquido tinha graduação alcoólica de 80%, próximo às normas da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para o etanol hidratado, utilizado em veículos - que deve ter 94,5% de álcool. "Fiz um teste com meu carro e funcionou", disse Jordans, informando, em seguida, que notou redução da potência do motor do veículo enquanto rodava. "Ele perde força, sobretudo em ladeiras ou durante ultrapassagens, aí tem de pisar mais no acelerador. Com o álcool hidratado, da cana-de-açúcar, o carro faz 7 km com um litro, e com esse meu álcool de mel chega a 5 km", ele contou. Por semana, Jordans produz cerca de 50 litros de etanol, mas não vende nenhum - e nem poderia, porque seu produto não atende às normas da ANP. 

 



CCJ aprova pagamento de despesas por presos e construção de colônias para cumprir pena

Marcos Oliveira/Agência Senado

Os números do Atlas da Violência 2018, constatando que o Brasil chegou à taxa de 30 assassinatos por 100 mil habitantes em 2016, índice 30 vezes superior ao da Europa, impulsionaram a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de duas propostas relativas ao sistema prisional: o PLS 580/2015, que obriga o preso a ressarcir o Estado pelos gastos com sua manutenção no presídio, e o PLS 63/2018, que prevê a construção de colônias agrícolas para o cumprimento de penas por crimes cometidos sem violência, no regime semiaberto. De autoria do senador Waldemir Moka (MDB-MS), o PLS 580/2015 altera a Lei de Execução Penal (LEP) para prever que o ressarcimento é obrigatório, independentemente das circunstâncias, e que se não possuir recursos próprios, ou seja, se for hipossuficiente, o apenado pagará com trabalho. - Quero combater a ociosidade, que tem levado os presos a serem presas fáceis das facções que estão hoje infestando nossos presídios – afirmou Moka, após a votação, nesta quarta-feira (6). 

O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), lembrou que o objetivo da proposta é fazer com que o Estado seja realmente ressarcido dos gastos que hoje estão sobre os ombros de toda a sociedade brasileira a um custo médio de mais de R$ 2.440,00 por mês. Duas sugestões de melhoria foram apresentadas pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) e acolhidas por Caiado. Pelo texto aprovado, quando o preso tem condições financeiras, mas se recusa a trabalhar ou pagar, será inscrito na dívida ativa da Fazenda Pública. Além disso, o hipossuficiente que, ao final do cumprimento da pena, ainda tenha restos a pagar por seus gastos, terá a dívida perdoada ao ser colocado em liberdade. A LEP já determina que o preso condenado está “obrigado” ao trabalho, na medida de suas aptidões e capacidade, com uma jornada que não poderá ser inferior a seis nem superior a oito horas e com direito a descanso nos domingos e feriados. A proposta detalha essa forma de cumprimento e “não inventa a roda”, como frisou Simone. O projeto recebeu 16 votos favoráveis e cinco contrários, um deles do senador Humberto Costa (PT-PE). Na opinião do parlamentar, o projeto é mais um que estimula o encarceramento da população. Se não houver recurso para que seja votado em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Colônias agrícolas e industriais

O outro projeto aprovado é o PLS 63/2018, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que visa à construção de colônias agrícolas e industriais em municípios com mais de 500 mil habitantes para que os condenados por crimes sem violência cumpram penas no regime semiaberto.

O texto, relatado pelo senador Valdir Raupp (MDB-RO), permitirá a criação de até 62 mil novas vagas no sistema prisional brasileiro, a ser destinadas, exclusivamente, ao cumprimento de pena privativa de liberdade por condenados do regime semiaberto envolvidos em crimes cometidos sem violência ou grave ameaça. Quanto aos condenados pelos mesmos tipos de crimes, mas em regime fechado, poderão ser transferidos para as colônias quando progredirem para o regime semiaberto.

Para viabilizar a medida, o PLS 63/2018 determina o repasse, mediante convênio, de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) aos estados. Esse seria o ponto de partida para a construção – até 31 de dezembro de 2020 – de colônias agrícolas ou industriais em municípios com mais de 500 mil habitantes. O número total de vagas nessas unidades prisionais deverá corresponder, no mínimo, a 0,1% da população do município.

“Os condenados terão uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de ressocialização, por meio do trabalho agrícola ou industrial remunerado. Além disso, evita-se que presos de menor periculosidade tenham contato com presos de maior periculosidade. As colônias, enfim, não serão ‘universidades do crime’”, resumiu Braga

Segundo Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), o Brasil possuía, em junho de 2016, 726.712 pessoas privadas de liberdade. Esse contingente excedia a capacidade do sistema em 358.663 presos (mais de 50%)

- O projeto vai contribuir para que os presos tenham oportunidade de trabalhar, produzir , conquistar seu sustento e retornar ao convívio social – frisou Braga

O PLS 63/2018, que recebeu 17 votos favoráveis e nenhum contrário, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação do texto em Plenário.

CONTINUE LENDO