ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2022"

Mais de 85 mil baianos podem perder benefício de Tarifa Social de Energia, aponta Coelba; saiba como regularizar situação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os baianos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuem o Número de Identificação Social (NIS), têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos de até 65% no valor da fatura de energia. No primeiro trimestre de 2022, mais de 145 mil famílias foram cadastradas proativamente pela Neoenergia Coelba no programa. Os inscritos, porém, precisam manter os dados atualizados para não perderem o benefício. De acordo com o Ministério da Cidadania e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 85 mil baianos podem deixar de receber o benefício em maio devido à desatualização cadastral. Além disso, a Neoenergia Coelba estima que mais de um milhão de famílias têm direito à TSEE, porém muitos que possuem o NIS não são titulares da conta de energia elétrica, o que impede o cadastramento de forma automática pela empresa ao cruzar informações com os dados do CadÚnico. Para realizar a atualização do cadastro, os consumidores devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município. Para verificar a documentação necessária e como proceder, basta acessar o site (veja aqui). Para ter acesso ao desconto da Tarifa Social na conta de energia, que pode chegar a até 65%, e não pagar eventuais cobranças extras da bandeira tarifária, o cliente deve estar inscrito no CadÚnico. As famílias de baixa renda devem obter o NIS diretamente em um Cras do município onde reside. Os usuários cadastrados também podem fazer a inscrição da Tarifa Social no site da concessionária (veja aqui). 



Homem morre em confronto com a PM de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l PM

Na tarde da última segunda-feira (02), um indivíduo associado ao tráfico de drogas morreu em confronto com a polícia durante a Operação Força Total, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a 46ª Companhia de Polícia Militar (CIPM), Alisson Ribeiro de Oliveira, vulgo Tuquinha, disparou contra os policiais na ação e a guarnição revidou. Conforme a 46ª CIPM, o indivíduo havia saído recentemente da prisão, e possui vasta passagem policial por tráfico de drogas. “Ele entrou em confronto com os policiais em uma área rural. Quando avistou a viatura teve essa questão do confronto, houve uma troca de tiros e o indivíduo foi conduzido ainda com vida ao hospital, mas, infelizmente, no local, evoluiu a óbito”, disse. De acordo com a 46ª CIPM, a operação foi promovida pela Polícia Militar com vistas à intensificação do policiamento e diminuição da criminalidade.



Malhada de Pedras: TCM apura irregularidades no pagamento de servidores municipais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dois vereadores do município de Malhada de Pedras entraram com uma representação no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) contra o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, em razão da inobservância do Plano Municipal de Cargos e Salários. Segundo os parlamentares Erasmo dos Santos Silva (PP) e Maricélio Lima Ferreira (PP) de forma acintosa, o gestor remunera os servidores, especialmente àqueles ocupantes de cargos em comissão, em cumprimento a acordos políticos, sem a observância do estabelecido na legislação. “Trata-se de irregularidades graves e de lesão ao erário municipal”, apontaram. Na ação, os vereadores ainda acusaram o gestor de atentar contra os princípios da Administração Pública, violando os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, isonomia e lealdade às instituições. Na denúncia, ambos encaminharam uma relação de nomes de servidores que estariam recebendo bem acima dos valores determinados no Plano de Cargos e Salários.



Brumado: Comunidade de Campo Seco realiza 1ª Feira Cultural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último final de semana a Comunidade de Campo Seco 1, recebeu a 1ª Feira Cultural. Em entrevista ao site 97NEWS, o vice-presidente da Associação, Cassemiro Silveira, disse que a iniciativa é uma oportunidade para a comunidade mostrar tudo o que é produzido na própria região. “Reunimos novamente a comunidade para mostrar o que produzimos e que, às vezes, nem nós mesmos conhecemos. Esse foi o intuito. Graças a Deus, acredito que alcançamos os nossos objetivos”, disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na feira, foram apresentados artesanatos e comidas típicas para valorização da cultura local. “Me surpreendeu demais o que aquelas pessoas mostraram: tanta coisa bonita e maravilhosa. Foi acima das expectativas”, destacou. A Feira Cultural foi organizada pela Associação de Moradores do Campo Seco 1 e pela própria comunidade. Conforme o presidente da associação, o evento deverá ser promovido uma vez por ano.



Brumado: SMTT da início a campanha Maio Amarelo: 'Juntos Salvamos Vidas'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde de segunda-feira (02), foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado a solenidade de abertura da campanha Maio Amarelo, com o Tema: "Juntos Salvamos Vidas". O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), demais autoridades e alunos da rede municipal de ensino participaram do evento. Ao site 97NEWS, o coordenador de educação no trânsito da SMTT, Jansen Ricardo, afirmou que uma extensa programação foi preparada para a campanha, a qual inclui palestras, seminários, workshops, congresso e campeonatos esportivos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o superintendente da SMTT, Diego Evangelista, destacou que também serão promovidas blitz educativas e ostensivas para divulgação do tema da campanha e promoção de um trânsito mais seguro. “Nesse Maio Amarelo estaremos também compondo a revitalização da sinalização nas vias”, disse. Segundo Evangelista, a educação no trânsito é um dos pilares da SMTT e a presença dos alunos na abertura visa multiplicar essa grande campanha de conscientização.



O 1° episódio da temporada do 'Dicas do Vet' já está disponível no canal Tema Livre Podcast

Foto: Divulgação

Dicas do Vet é mais um lançamento do canal Tema Livre Podcast que conta com a apresentação do médico veterinário Dr. Leandro Viana e a temporada será dividida em 06 Episódios. Durante a temporada, o veterinário apresenta dicas relacionadas aos cuidados com os animais. O primeiro episódio já está disponível no canal Tema Livre Podcast. Para o proponente do canal, Dr. Jorge Malaquias Filho, essa é apenas uma das novidades deste semestre no Tema Livre Podcast. "Teremos várias temporadas de temas diferentes, e claro, como advogado já estamos organizando algo para o âmbito jurídico", afirmou. O canal Tema Livre Podcast já conta com episódios postados as segundas, quartas e sextas. Acesse e conheça e se inscreva. Participe desse projeto crescente.



Golpe do PIX agendado prejudica comerciantes de Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Donos de bares e restaurantes do município de Brumado estão sendo vítimas do mais novo golpe do Brasil: O PIX agendado. Um um casal foi preso no município de Vitória da Conquista, região Sudoeste, no mês de abril, sob a suspeita de aplicar o golpe do PIX agendado em estabelecimentos comerciais após comer e beber de graça. O dono do restaurante acionou a polícia depois de perceber que havia um prejuízo no caixa. O valor não foi divulgado. Mas antes de serem presos no município vizinho, há indícios de que o casal também passou por Brumado. Recentemente, um empresário que é dono de uma lanchonete na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) gravou um vídeo repercutindo casos parecidos na cidade. Segundo Romar Marques, ele tem recebido diversos golpes, e o mais recente seria o golpe do PIX agendado. "Hoje a gente tem um cuidado maior, mas mesmo assim sempre comprove se o Pix foi debitado em conta. Porque eles podem editar o comprovante e mandar no seu celular. Então não aceite, tem que ser valor debitado em conta", relata o empresário. Conforme Romar, a situação se complica ainda mais quando os pedidos são para entrega (delivery). "Cria uma situação muito desgastante porque, as vezes o cliente faz o pedido e até a gente conferir se o valor entrou em conta, esse cliente já consumiu o produto", afirma o empresário que ainda completou dizendo que os golpistas podem ser alguém da alta sociedade. "O que mais intriga é que, pode vim de pessoas que você menos imagina, pessoas que vivem na sociedade, pessoas que caminham com você no dia a dia", disse.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Esse golpe que vem sendo aplicado em comerciantes, que, ao ver o agendamento no celular do cliente, acreditam ter recebido o dinheiro, mas depois se dão conta de que não era o comprovante da transferência e que não foram pagos. Além do golpe do Pix agendado, tem também o golpe aplicado em empresas, que funciona assim: Os fraudadores enviam uma fatura falsa para ser paga. Com ela, os golpistas enviam um QR Code do PIX como opção de pagamento da conta. Para convencer as vítimas de que a fatura falsa é original, os golpistas imitam o visual das contas ou sites das empresas reais. Além disso, criam e-mails para simular os oficiais. E oferecem descontos para pagamentos via QR Code. Quando a vítima abre seu aplicativo de banco, entra na opção PIX, escaneia o QR Code do boleto falso e confirma o pagamento, o golpe está consumado. O Banco Central faz um alerta: Não coloque informações pessoais ou bancárias, muito menos realize pagamentos, se não tiver certeza absoluta sobre o link que você recebeu e sobre quem o enviou. E, no caso do golpe do PIX agendado, esse mesmo aplicado pelo casal que consumiu em bares e restaurantes da Região Sudoeste, o ideal é que você confira se o pagamento foi realmente consumado ou se é o caso de um agendamento. Ou seja, é bom sempre ficar atento e conferir os comprovantes, além de ter as contas na ponta do lápis. 



Câmara de Brumado aprova projeto de lei que institui prioridade de atendimento aos portadores de fibromialgia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto de Lei nº 011/2022 foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Brumado. A lei propõe a prioridade de atendimento para pacientes que sofrem com a fibromialgia no município. Dessa forma, ficaram os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e estabelecimentos privados do município, obrigados a conceder o atendimento preferencial a esse público. A identificação desse público será realizada por laudo ou atestado médico que comprove a referida condição. Após aprovação, o poder executivo tem 60 dias para regulamentar a lei. É importante recordar que o projeto de lei é de autoria da vereadora Lia Teixeira que, em sua justificativa, apontou as motivações para apresentação do texto. “Por ser uma doença relativamente nova e causa muito sofrimento, é importante auxiliar esse público a fim de minimizar o sofrimento das pessoas”, afirma.

O que é fibromialgia? 

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão, ansiedade e alterações intestinais. Os sintomas são muito variáveis, em aparecimento e intensidade. Entretanto, alguns critérios de diagnóstico podem auxiliar na suspeição clínica:

  • Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
  • Alteração do sono e fadiga;
  • Quadro de depressão ou ansiedade;
  • Alteração do hábito intestinal;
  • Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.



Estudo da UESB pesquisa uso de planta da Caatinga para produção de repelente

Foto: Divulgação l UESB

Um repelente à base de óleos essenciais produzidos a partir do cróton, planta nativa da Caatinga brasileira, está sendo estudado por pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenado pelas professoras e pesquisadoras Simone Gualberto e Débora Cardoso da Silva, vinculadas ao Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN) do campus de Itapetinga, o estudo foi identificado por meio da pesquisa Etnobotânica, um ramo que trata as relações das comunidades tradicionais com as plantas do seu convívio, realizada na Floresta Nacional de Contendas do Sincorá. De acordo com as professoras, as informações sobre espécies autóctones, ou seja, originárias do próprio território onde habitam, não são encontradas com facilidade na literatura, porque são pouco conhecidas ou são conhecidas somente pela população daquela região. Segundo os pesquisadores, são várias espécies diferentes de crótons, no entanto, apenas três espécies são estudadas no Lapin e no Lapron: o linearifolius, argyrophyllus e o tetradenius. As três apresentaram propriedades mais interessantes para os estudos das pesquisadoras e, também, os mais citados pelas comunidades tradicionais no levantamento etnobotânico. Conforme as pesquisadoras, são realizadas pesquisas básicas no Lapin e Lapron, por isso, eles possuem parcerias com outros laboratórios da Uesb e de outras universidades, como a Universidade Federal de Pernambuco, para realização de testes como avaliação de toxicidade, cromatografia, dentre outras etapas.



PF prende homem que abusava da própria enteada e vendia imagens na Deep Web

Foto: Imagem Ilustrativa

A Polícia Federal (PF) prendeu um homem de 36 anos anos em Camaçari, na Bahia, investigado pela prática de abuso sexual e estupro contra sua enteada, uma adolescente de 12 anos. A investigação foi iniciada em 2021 e, durante o trabalho, foi possível encontrar indícios de que o indivíduo, além de produzir material em mídia contendo abuso sexual da enteada, guardava cuidadosamente e negociava as imagens. A PF está investigando a venda do material por meio da Deep Web, camada da Internet invisível aos sites de busca e por isso acaba sendo usada também por criminosos. Os delitos praticados pelo preso tem  penas previstas de 08 até 15 anos de prisão. A prisão preventiva foi deferida pela 2ª Vara de Camaçari, providência necessária para encerrar imediatamente o perigo a que a vítima era submetida, uma vez que convivia com o abusador no seio da família, dele dependendo economicamente. Segundo a PF, outras providências de cunho psicossocial para assistir a menor e sua família devem ser adotadas pela rede de apoio de Camaçari, já tendo sido notificado o Conselho Tutelar.



Aumento de acessos para regularizar título deixa site do TSE fora do ar temporariamente

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfrentou instabilidades na tarde de segunda-feira (2) e chegou a ficar fora do ar em alguns momentos. Segundo a Corte eleitoral, o problema foi gerado pelo grande número de acessos ao sistema do e-título. De acordo com a Corte, somente até as 17h foram realizados 431 mil atendimentos. A instabilidade foi registrada a dois dias para o final do prazo para a regularização e emissão do título de eleitor. Por meio de nota, o TSE informou que "as áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados".



Psicólogo Rafael Lopes passa a fazer parte do quadro de especialista da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

A Clínica Mais Vida amplia mais uma vez seu quadro de especialistas firmando parceria com o psicólogo, Dr. Rafael Lopes, que passará a oferecer todo seu conhecimento e experiência na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde mental. O psicólogo Rafael Lopes pontua que o aspecto da ansiedade não passa só por esse aspecto da pandemia. Muitas pessoas se questionam com relação ao sentimento de ansiedade e angústia. Questiona as mesmas dizendo que: Como a pessoa iria agir diante do episódio de pandemia sem os sintomas de angústia e sofrimento? Esses sintomas e sofrimentos fazem parte do ser humano e são recursos de enfrentamento e proteção.

Ou seja, na visão da Logoterapia, o homem possui:

Uma dimensão biológica

Uma dimensão psicológica

Uma dimensão noética

Segundo Viktor Frankl, um conflito, ou seja, uma neurose, pode acontecer em uma determinada dimensão e ser gatilho para um problema emocional.

Por exemplo:

Na dimensão biológica, pode haver uma disfunção hormonal e isso ser o principal gatilho para um problema emocional.

Na dimensão psicológica, pode haver um trauma de infância ou uma crença limitante que pode ser o principal gatilho para um problema emocional.

E na Dimensão Noética, pode haver uma Neurose Noogênica, ou seja, um conflito existencial que pode ser o principal gatilho para gerar uma angústia, um estado deprimido ou uma irritabilidade, por exemplo.

E, por consequência, pode desencadear problemas emocionais como a Depressão, Ansiedade, Vazio, Vício e Estresse.

Compreender o homem de forma mais completa e integrada.

Ajudá-lo a lidar com suas crises existenciais para que assim tenha mais saúde mental e melhores no tratamento de problemas emocionais.

Dr. Rafael explica que trabalha como Logoterapeuta e que suas ferramentas psicológicas vem de encontro com as demandas atuais mencionadas acima.

O psicólogo observa que a crise existencial não se relaciona apenas por uma crise desse período em que estamos vivendo e sim um dilema pelo qual as pessoas passam em diversas estancias na vida, que desencadeiam angústia, crise de ansiedade, sintomas de depressão, depressão.

Relata que o vazio existencial é um fenômeno que vem desde o século XX, podendo ser atribuída a uma dupla perda sofrida pelo ser humano: a perda de uma instinto básico de sobrevivência, a perda de tradições que são muito importante para a vivência das pessoas na sociedade. “As pessoas quando sofrem essas crises existências acabam respondendo com o conformismo fazendo o que os outros fazem ou com o totalitarismo fazendo o que as pessoas querem que elas façam. Aí onde está a liberdade?

Essa liberdade é a condição humana em que vem acompanhada pela responsabilidade.

Se você não fizer quem o fará?

Se não o fizer agora, quando?

Os efeitos desse vazio são a depressão, a desmotivação crônica, a ideação suicida que tem acometido principalmente os jovens. A agressividade tem aumentado na sociedade, os relacionamentos conflituosos, violentos, a tóxica dependência, a alienação, anestesia, vontade de preencher esse vazio na vida que não encontra nos valores de criação, experiência e atitudes.

Destaca que as pessoas que apresentam o vazio existencial buscam suprir a suas vidas através dos vícios, da agressividade, do prazer sem os cuidados necessários. As pessoas estão perdendo a habilidade de lidar com a frustação.

Concluo dizendo as frases de Viktor Frankl.

“Apesar de tudo dizer sim a vida”

Cuide de sua saúde mental.

Dr. Rafael Lopes estará atendendo todas as quintas-feiras na Clínica Mais Vida.

A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado aprova 26 indicações

Foto: Divulgação l CMB

Foi realizada nesta segunda-feira, 2 de maio de 2022, a 13ª sessão ordinária do legislativo brumadense. A presidente Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato) iniciou os trabalhos solicitando a chamada nominal dos vereadores. Estiveram presentes todos os vereadores de Brumado: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Rubens Araújo, João Vasconcelos, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), José Santos (Santinho), César Bar, Tiago Amorim, Renato Santos e Luís Carlos Palito. Depois, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Na oportunidade, foram aprovados 26 indicações e 1 requerimento. A maioria das indicações apresentadas nesta noite correspondem à limpeza, capina e reestruturação em ruas da cidade e comunidades da zona rural. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. A presidente da Câmara, a vereadora Verimar Dias Meira encerrou a presente sessão convocando para a próxima, que será realizada na segunda-feira, 9 de maio de 2022, em seu horário regimentar.



Malhada de Pedras: Homem de 50 anos é preso por tráfico de drogas e associação ao tráfico

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na tarde desta segunda-feira (2), a 20ª Coorpin, por meio da Delegacia Territorial de Malhada de Pedras, deflagrou operação “Velha Guarda” e cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão no centro da cidade. Durante a operação, um homem de 50 anos foi preso pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Segundo a Polícia Civil, o homem vinha sendo monitorado pelos policiais há 03 meses. No momento da prisão, também foram apreendidos pequena quantidade de substâncias análogas a maconha e cocaína, além de dinheiro proveniente do tráfico. A Polícia apurou que ele vendia entorpecentes em Malhada de Pedras e região, possuindo aporte financeiro muito maior daquele condizente com a sua realidade, uma vez que não trabalha e nem possui renda mensal. Conforme a 20ª Coorpin, ele já cumpriu pena de prisão no Estado de São Paulo por roubo qualificado e estava há quase um ano na cidade, além de também responder por outros crimes em Vitória da Conquista (tráfico de drogas e porte de arma de fogo). O acusado encontra-se preso preventivamente na sede da 20ª Coorpin de Brumado à disposição da justiça.



Brumado: Secretaria de Educação aguarda resposta da Justiça após ADI contra a Lei que torna horário facultativo nas ETI

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No mês apassado, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Município de Brumado, que cumpra a Lei (nº 1.893/2020) na qual determina que alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 permaneçam apenas sete horas nas escolas -- compreendendo o período de 7h às 14h. Sendo proibido a exigência no período das 14h às 16h. Na última quarta-feira, dia 27 de abril, terminou o prazo dado pelo MPE. Entretanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) visando derrubar a Lei Municipal 1.893/2020, que altera e acresce dispositivos na Lei nº 1.752, de 30 de junho de 2015, que reformulou o Plano Municipal de Educação (Decênio 2015-2025), tornando facultativa a Escola em Tempo Integral. Já a Secretaria Municipal de Educação questiona a constitucionalidade da proposta por conta da obrigação de fornecimento de transporte em horários adicionais, gerando aumento de despesas não previstas anteriormente em lei. Um parecer do Procurador Geral de Justiça da Bahia em exercício, Paulo Marcelo de Santana Costa, opinou pela concessão da medida liminar pleiteada pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). “Diante do exposto e pelos fundamentos acima, opina pela concessão da medida cautelar e, no mérito, pelo julgamento procedente a presente Ação e, por conseguinte, seja reconhecida a inconstitucionalidade da Lei no 1.893/2020 do Município de Brumado na medida em que viola formalmente os artsformalmente os arts. 25, §1o, 61, §1o, II, a) e e) da CRFB/88 c/c arts. 77, incs. II e VI e VII da CEBA/89 e, materialmente, os arts. 2o da CRFB/88 e 1o, § 2o da CEBA/89, garantindo, assim, a higidez do ordenamento jurídico-constitucional pátrio”, escreveu o procurador no parecer. Agora, cabe a desembargadora Ivone Bessa Ramos emitir uma decisão, que pode ser publicada a qualquer momento. Ainda não se sabe se Ramos irá decidir monocraticamente ou se o caso será submetido ao Tribunal Pleno do TJ-BA. Conforme a Pasta de educação, a administração municipal acredita no deferimento da medida liminar derrubando a lei facultativa.

 



Vereadores de Brumado participam da 21ª Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília

Foto: Divulgação l CMB

Os vereadores Amarildo Bomfim (PSB), Lia Teixeira (PCdoB), Harley Lopes (Republicanos), Reinaldo de Almeida Brito (UB), Rubens Araújo (Podemos), Renato Santos (Sem Partido), Luiz Carlos (PP), João Vasconcelos (UB), Wanderley Amorim da Silva (UB), José Santos (PSB) e Paulo César (PCdoB) estiveram representando o município de Brumado na XXI Marcha dos Legislativos Municipais, em Brasília. Organizada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). Este ano, a Marcha tem como tema o “Brasil do futuro passa pela liderança e o protagonismo do Legislativo Municipal”. O evento foi considerado a maior mobilização do Poder Legislativo Brasileiro, com a participação de grandes personalidades. Os parlamentares brumadenses destacaram a importância da participação nesse grande evento para entender como as demais Câmaras do Brasil vêm atuando com objetivo de garantir os interesses da população. 



Homem mata primo com tiro de espingarda na zona rural de Jequié

Foto: Reprodução

Um homem foi morto com um tiro de espingarda no peito, no Povoado das Bateias, que fica no distrito de Florestal, zona rural de Jequié. O crime aconteceu no domingo (1º) e o principal suspeito é primo da vítima, na qual foi identificada como Benício Silva Souza. Testemunhas disseram aos investigadores que ele estava em um estabelecimento, que funciona como bar e mercearia, comprando mantimentos, quando foi surpreendido pelo primo, que o chamou para fora do local. Ao se aproximar da porta de entrada, foi atingido pelo disparo. De acordo com a polícia, Benício também estava armado com uma espingarda, mas não teve tempo de se defender.



Tanhaçu: Motociclista morre após ser atingido por veículo na BA-142

Foto: Divulgação l CIPRv

Um motociclista morreu após ter sido atropelado por um carro, na noite deste domingo (1º), na BA-142, próximo a Tanhaçu. Segundo informou a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), a suspeita é que o motociclista teria caído na rodovia após se envolver em um acidente com um ciclista. Em seguida, ele foi atingido por um carro, com placas de Vitória da Conquista. O Samu 192 socorreu o motociclista para o Hospital Municipal de Brumado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ela foi identificada como Juraci, de 43 anos. Não há informações sobre o estado de saúde ciclista. Já o motorista do veículo, conforme a CIPRv, fugiu do local.



TSE aprova plano para ampliar transparência nas eleições

Foto: Composição l 97NEWS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou um plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral. Após reunião realizada na última segunda-feira, dia 25 de abril com os membros da comissão de transparência das eleições, foram definidas dez medidas que serão aplicadas nas eleições de outubro. A informação é da Agência Brasil. Foram aprovados mecanismos como a ampliação do acesso ao código-fonte dos programas usados nas urnas eletrônicas, aumento do número de entidades fiscalizadoras que participam da cerimônia de preparação das urnas para votação, aperfeiçoamento e ampliação dos testes de auditoria dos equipamentos, além do incentivo à conferência adicional do boletim de urna, modalidade que permite imprimir o somatório de votos da urna eletrônica em cada seção eleitoral. O plano foi realizado a partir de 44 sugestões feitas pelos integrantes da comissão, entre as quais, seis foram feitas pelas Forças Armadas, 11 da Polícia Federal e dez da Universidade de São Paulo (USP). 



Polícia Militar prende homem traficando drogas no Mercado Municipal de Brumado

Foto: Divulgação l PM

A Polícia Militar prendeu na última sexta-feira, dia 29 de abril, um homem traficando drogas nas imediações do Mercado Municipal de Brumado. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava rondas ostensivas pelo local, quando avistou um homem com atitude suspeita. Quando o acusado avistou a viatura policial tentou empreender fuga, mas sem êxito. Após uma abordagem minuciosa, a polícia encontrou 19 porções de substância análoga a crack, dinheiro e uma faca. O indivíduo foi preso e conduzido para a Delegacia de Brumado.