Psicólogo Rafael Lopes passa a fazer parte do quadro de especialista da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

A Clínica Mais Vida amplia mais uma vez seu quadro de especialistas firmando parceria com o psicólogo, Dr. Rafael Lopes, que passará a oferecer todo seu conhecimento e experiência na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde mental. O psicólogo Rafael Lopes pontua que o aspecto da ansiedade não passa só por esse aspecto da pandemia. Muitas pessoas se questionam com relação ao sentimento de ansiedade e angústia. Questiona as mesmas dizendo que: Como a pessoa iria agir diante do episódio de pandemia sem os sintomas de angústia e sofrimento? Esses sintomas e sofrimentos fazem parte do ser humano e são recursos de enfrentamento e proteção.

Ou seja, na visão da Logoterapia, o homem possui:

Uma dimensão biológica

Uma dimensão psicológica

Uma dimensão noética

Segundo Viktor Frankl, um conflito, ou seja, uma neurose, pode acontecer em uma determinada dimensão e ser gatilho para um problema emocional.

Por exemplo:

Na dimensão biológica, pode haver uma disfunção hormonal e isso ser o principal gatilho para um problema emocional.

Na dimensão psicológica, pode haver um trauma de infância ou uma crença limitante que pode ser o principal gatilho para um problema emocional.

E na Dimensão Noética, pode haver uma Neurose Noogênica, ou seja, um conflito existencial que pode ser o principal gatilho para gerar uma angústia, um estado deprimido ou uma irritabilidade, por exemplo.

E, por consequência, pode desencadear problemas emocionais como a Depressão, Ansiedade, Vazio, Vício e Estresse.

Compreender o homem de forma mais completa e integrada.

Ajudá-lo a lidar com suas crises existenciais para que assim tenha mais saúde mental e melhores no tratamento de problemas emocionais.

Dr. Rafael explica que trabalha como Logoterapeuta e que suas ferramentas psicológicas vem de encontro com as demandas atuais mencionadas acima.

O psicólogo observa que a crise existencial não se relaciona apenas por uma crise desse período em que estamos vivendo e sim um dilema pelo qual as pessoas passam em diversas estancias na vida, que desencadeiam angústia, crise de ansiedade, sintomas de depressão, depressão.

Relata que o vazio existencial é um fenômeno que vem desde o século XX, podendo ser atribuída a uma dupla perda sofrida pelo ser humano: a perda de uma instinto básico de sobrevivência, a perda de tradições que são muito importante para a vivência das pessoas na sociedade. “As pessoas quando sofrem essas crises existências acabam respondendo com o conformismo fazendo o que os outros fazem ou com o totalitarismo fazendo o que as pessoas querem que elas façam. Aí onde está a liberdade?

Essa liberdade é a condição humana em que vem acompanhada pela responsabilidade.

Se você não fizer quem o fará?

Se não o fizer agora, quando?

Os efeitos desse vazio são a depressão, a desmotivação crônica, a ideação suicida que tem acometido principalmente os jovens. A agressividade tem aumentado na sociedade, os relacionamentos conflituosos, violentos, a tóxica dependência, a alienação, anestesia, vontade de preencher esse vazio na vida que não encontra nos valores de criação, experiência e atitudes.

Destaca que as pessoas que apresentam o vazio existencial buscam suprir a suas vidas através dos vícios, da agressividade, do prazer sem os cuidados necessários. As pessoas estão perdendo a habilidade de lidar com a frustação.

Concluo dizendo as frases de Viktor Frankl.

“Apesar de tudo dizer sim a vida”

Cuide de sua saúde mental.

Dr. Rafael Lopes estará atendendo todas as quintas-feiras na Clínica Mais Vida.

A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO