ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

Anac abre investigação para apurar pouso de avião da equipe de Amado Batista em aeródromo de Jequié

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu uma investigação para apurar as condições do pouso da aeronave que levou a equipe do cantor Amado Batista, no início da noite de domingo (12), na cidade de Jequié. O avião aterrissou em um aeródromo que estava fechado e com as luzes da pista apagadas. Conforme a Anac, o piloto do avião pode sofrer uma punição, que vai de multa à cassação da licença de voo. O aeródromo de Jequié é homologado pela agência e está aberto ao tráfego. Entretanto, o terminal está apto a operar apenas durante o dia, e pode ser utilizado à noite apenas em caso de pouso de emergência. Segundo a prefeitura de Jequié, duas aeronaves de Amado estavam programadas para pousar no aeródromo. Uma delas chegou ao local no horário programado, às 15h. A outra, um bimotor com capacidade para 9 pessoas, na qual estava o cantor, deveria aterrissar às 17h. No entanto, o avião só apareceu no entorno do aeródromo por volta das 17h40, 10 minutos após o horário do fechamento do do terminal. Não houve feridos.



Novo edital do programa Mais Médicos tem 6 vagas para Brumado

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (13), um novo edital do Programa Mais Médicos, com cerca de 265 vagas para 145 municípios da Bahia. A cidade de Brumado tem 6 vagas em aberto. Os profissionais precisam ter registro brasileiro e devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio no site do programa (Aqui). Caso haja vagas remanescentes, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior. Em todo o país, o programa abriu 2 mil vagas. Os médicos selecionados pelo edital desta segunda devem começar a atuar em junho nos 790 municípios brasileiros, especialmente em áreas com dificuldade de acesso. No novo edital foram estabelecidos critérios de classificação para garantir a seleção de profissionais qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária. Serão avaliados títulos de especialista ou residência médica em Medicina da Família e Comunidade. Outra novidade é que toda a documentação deverá ser enviada ao Ministério da Saúde, pela Internet já no ato de inscrição. Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, desta feita "se espera o preenchimento completo das vagas o que contribuirá para a ampliação dos serviços na área de saúde pública". 



Brumado: Cejusc aplica prática de Justiça Restaurativa para o Conseg

Foto: Divulgação

No último dia 08 de maio, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) da comarca de Brumado realizou uma das práticas de Justiça Restaurativa, qual seja, o Círculo de Construção de Paz (CCP) aplicado pelos facilitadores Luís Antônio Meira e Rowane Dias Viana. O evento foi realizado no Fórum Leonor da Silva Abreu com os membros do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) e líderes de instituições desta Comarca. O CCP teve como tema: A construção de valores para a equipe de trabalho do Conseg". Bem como por objetivo, apresentar uma das técnicas que será utilizada no 1° encontro Conseg e Comunidade, que será realizado entre os dias 31 de maio e 01 de junho. Estiveram presentes membros da Vara Criminal, CREA, 34ª CIPM, PRE, CDL, Rotary, Defensoria Pública, TJ-BA, Cicom e membros de empresas privadas.



Brumado: Após declarações do diretor do Sindae sobre privatização da água e esgoto, prefeito rebate críticas e diz; 'são verdadeiros parasitas'

Foto: Reprodução l Vídeo

Logo após vários posts terem sidos lançados nas redes sociais pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Erick Vinícius Félix Maia, sobre a privatização da Embasa, o Prefeito Eduardo Vasconcelos também gravou um vídeo, onde ele esclarece o processo da licitação que ocorrerá no próximo mês, dia 03 de junho, no qual através do processo, a empresa vencedora possa explorar os serviços de saneamento básico e distribuição de água potável em Brumado. Lembrando da escarces de água na década de 90, o prefeito destacou sua luta por uma água de qualidade na Capital do Minério. Segundo o prefeito, a antiga barragem de Brumado, que recebia água do Rio do Antônio, foi construída com a proposta para 20 anos, e naquela época, ficou defasada. "Vencido esse prazo, a Embasa como é de seu costume, ela não tomou nenhuma providência, nem os governantes da época. Sete anos depois tivemos a grande crise, colapso total. Nos tornamos uma cidade proibida, porque as pessoas que vinha da região, passavam por aqui não se hospedavam e, iriam embora com medo", comenta. Isso segundo o prefeito, lhe motivou deixar a carreira de engenheiro, para seguir a vida pública. "Naquela crise de seis meses, eu vi uma senhora com mais de 70 anos, com um balde e duas ou três latinhas debaixo de um caminhão aparando as gotas de água. Aquela senhora se contentou com uma pequena quantidade de água para levar para casa, e aquilo me marcou profundamente. Então naquele dia, eu abracei a luta de meu povo", relata. O prefeito ainda diz no vídeo, que, o que lhe entristece mais ainda, é ver aqueles que nada fazem contestando uma vontade do povo. "Como podem pessoas que são verdadeiros parasitas, vir colocar informações falsas, nós temos uma gestão séria", lamentou o prefeito, fazendo referências as declarações do diretor do Sindae. 

Foto: Reprodução

Conforme Eduardo, o certame está aberto até para a própria Embasa, mas que ela possa fazer um papel de igual para igual. "Hoje nós temos uma empresa estatal, onde todos os seus absurdos, de preço e falta de água, não esgotamento sanitário, enfim, você não tem para quem apelar", disse Vasconcelos que ainda completou que, Brumado hoje é a joia da coroa e, por isso a Embasa não quer perder o seu trono. "Por isso ela faz  estertores, com diversas investidas, inclusive com pessoas que nada fazem". O prefeito ainda esclarece que Brumado é um dos municípios com maior número de população que a Embasa administra, e conforme o gestor, a cidade sempre fica em segundo plano. "Nunca tivemos o nosso esgotamento sanitário, hoje quem faz isso, é o município, de forma precária, porque já encontrei o sistema dessa forma, coletando através de manilha e jogando no Rio do Antônio, transformando o rio em esgoto e céu aberto". O gestor esclarece ainda, que ao contrário do que o diretor do Sindae afirmou, não existe reajuste de preço maior do que a Embasa aplica. "Isso está no edital, o preço não pode superar o valor da Embasa, ou seja, será menor do preço praticado pela Embasa. É isso que o povo quer, que o serviço de água e esgoto respeite a nossa cidade. E que tenhamos água de qualidade, e que essas águas depois de utilizadas, na forma de efluentes limpos, que eles tenham uma destinação adequada, e seja devolvidas ao leito do rio de forma compatível com sua qualidade", finaliza o prefeito.



Motorista brumadense que capotou caminhão na rodovia Juscelino Kubitschek não resiste e morre na UTI de Belo Horizonte

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Depois de 24 horas internado em um hospital de Belo Horizonte, Luciano Lima, conhecido pelos colegas como "Manga Rosa", não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta segunda-feira (13). Ele era o motorista do caminhão de uma empresa brumadense carregado com bolachas, que saiu da pista e capotou na Rodovia Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, nesse fim de semana. O brumadense estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, e segundo amigos próximos, devido a gravidade dos ferimentos na cabeça, ele não resistiu e veio a óbito. Familiares e amigos de estrada lamentaram a morte do brumadense que amava dirigir. O site 97NEWS manifesta seu mais profundo sentimento de tristeza e solidariza-se com a família de Luciano nesse momento tão doloroso. 



Brumado: Primeira etapa do programa 'Saúde na Escola' é realizado na rede de ensino municipal

Foto: Divulgação

Na última semana, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou a primeira etapa do Programa “Saúde na Escola”, que preconiza a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino. A primeira unidade escolar a receber as ações foi a Escola Miguel Mirante, localizada no Distrito de Arrecife. A equipe multidisciplinar efetuou a avaliação antropométrica dos alunos, que se mostraram muito receptivos. O programa também busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. Após traçar o perfil nutricional dos alunos, foi feita uma roda de conversas educativas sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividades físicas.



Polícia prende suspeita de aplicar golpe e acusar Padre Marcelo Rossi de plágio

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na última quinta-feira (9), Izaura Garcia de Carvalho Mendes, de 65 anos, suspeita de praticar estelionato ao aplicar um golpe milionário no padre Marcelo Rossi. Uma investigação da Polícia Civil, mostrou que Izaura fraudou o registro de um texto e, em processo na Justiça, alegou que o padre o copiou e o usou sem dar crédito no livro "Ágape". O livro vendeu 10 milhões de exemplares entre 2010, quando foi lançado, até abril deste ano, quando foi retirado de circulação por uma decisão judicial movida por ela. Em 2013, Izaura fez um acordo com a Editora Globo e recebeu R$ 25 mil numa primeira ação. Segundo o site G1, em uma nova ação contra a editora do livro, que manteve na obra o trecho que Izaura diz ser seu, a Justiça determinou, em 11 de abril de 2018, a proibição de venda do "Ágape" e o recolhimento de todos os livros que estão no mercado. Não satisfeita, Izaura ainda fez o pedido de uma indenização de R$ 51,6 milhões. Izaura foi chamada a depor na delegacia. Diante do delegado respondeu que não sabe falsificar documentos e que mostrou toda a documentação às advogadas. "Só sei datilografar", disse. Conforme o G1, após a afirmação, o delegado prendeu Izaura e as duas advogadas. Depois, a polícia fez buscas na casa de Izaura, no bairro do Rio Comprido, na região Central do Rio, onde apreendeu documentos que podem auxiliar nas investigações. Após constatar a fraude, a escritora e as duas advogadas foram presas e posteriormente liberadas para responder o processo em liberdade.



Brumado: Sindicato diz que empresa contratada por prefeitura para privatizar os serviços de água e esgoto responde por fraudes em licitações

Foto: Reprodução

Neste fim de semana o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Erick Vinícius Félix Maia, soltou vários posts nas redes sociais relatando que a empresa mineira contratada pela prefeitura de Brumado para privatizar os serviços de água e esgoto, a Prefisan, responde por fraudes em licitações e diversas irregularidades. A polêmica da privatização do saneamento básico na Capital do Minério começou no fim de 2018, quando o prefeito Eduardo Vasconcelos, contratou a empresa Prefisan Ltda para realizar o plano municipal de saneamento e apresentar uma proposta de manifestação de interesse para entregar a iniciativa privada. Segundo o projeto, a nova empresa que assumir, poderá explorar pelos serviços em Brumado por trinta anos. Mas de acordo com o diretor, a empresa responde por diversas irregularidades no estado de Minas Gerais, inclusive na operação "Mar de Lama", movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2017. Ainda segundo o sindicalista, a Prefisan é acusada ainda de assediar prefeitos no interior da Bahia. "No município de Caravelas e Prado por exemplo, as prefeituras defendiam o processo de licitação, alegando da mesma forma que o prefeito de Brumado, que várias empresas poderiam se habilitar e ofertar uma melhor proposta de tarifa e investimentos. Lá como em Brumado, foi a Prefisan que tinha feito o plano. Conclusão, apenas uma empresa apareceu para disputar. Sabe quem? A Prefisan, através de uma empresa chamada Sociene, que é sócia da Prefisan", disse na postagem Erick Maia. Que ainda completou dizendo no qual o processo de licitação do saneamento em Brumado não passa de um projeto obscuro. Em outro post, Erick Maia diz que a privatização do esgoto no Brasil, é um conto do vigário. De acordo com ele, as empresas privadas nunca entregam o que prometem, além disso, as tarifas sofrem reajustes de até 80% só no primeiro ano de concessão. "Com a privatização, além dos custos dos serviços que atualmente você paga, será embutido o lucro do empresário, e todos os postos de serviços que eles prometem sairão do seu bolso", relatou. No vídeo, o diretor diz ainda que com o fim do contrato com a Embasa, a prefeitura terá que indeniza-la imediatamente em R$ 40 milhões, que segundo Erick, o dinheiro sairá dos cofres público. "Será uma judicialização sem fim, onde a população será a maior prejudicada", afirmou o diretor do Sindae. 



Motorista brumadense capota caminhão próximo a Belo Horizonte

Foto: Leitor l 97NEWS

Um caminhão carregado de bolachas capotou na Rodovia Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, nesse fim de semana. O motorista brumadense, Luciano Lima, conhecido como "Manga Rosa", foi arremessado para fora do caminhão após capotar por várias vezes em uma curva da rodovia. Ele sofreu ferimentos na cabeça. O caminhoneiro foi encaminhado à um  Hospital da região e permanece internado. Ele transitava sentido Belo Horizonte a Brumado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a rodovia chegou a ficar interditada e a carga foi removida da pista por funcionários que administra a via. Não há mais informações sobre o estado de saúde de Luciano.

Foto: Leitor l 97NEWS


Guajeru: Homem suspeito de estuprar adolescente com deficiência é preso pela polícia

Foto: Luciano Santos l 97News

Principal suspeito de estuprar uma adolescente de 16 anos com deficiência, um homem de 54 anos foi preso em Guajeru, na última sexta-feira (9). Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu no dia 23 de abril, na Fazenda Olaria, zona rural do município. O suspeito foi identificado como Adelvaci Leal. Quanto a vítima, a polícia não deu maiores detalhes. Conforme a polícia, o homem já teria estuprado a adolescente em uma outra ocasião. O caso está sob investigação. O suspeito foi encaminhado para a carceragem da Delegacia de Rio do Antônio, onde segue à disposição da Justiça.



Pela terceira vez avião do cantor Amado Batista passa por sufoco no interior da Bahia

Foto: Reprodução

Na noite deste domingo (12), o avião do cantor Amado Batista que transportava sua equipe passaram por sufoco no aeroporto do intrior da Bahia. Segundo o site Informe Baiano, o avião do artista tentou pousar no aeroporto de Jequié, que estava sem iluminação e por pouco, não houve um acidente. O motivo do “apagão” no aeroporto ainda é desconhecido. Amado Batista foi ao município para participar das comemorações ao Dia das Mães. Essa é a segunda vez que o avião do cantor passa por momentos de tensão dentro de uma aeronave, no interior. Em julho de 2012, esse mesmo avião fez um pouso forçado na rodovia BA-262, trecho entre Aracatu e Brumado. Já em março de 2018, o avião que o cantor viaja teve que fazer um pouso de emergência, no aeroporto de Vitória da Conquista. Ele havia saído de Goiânia (GO) e deu 13 voltas no espaço aéreo até conseguir aterrissar com segurança. Por pouco, a aeronave não teve uma pane seca. Em nota, a Prefeitura de Jequié disse que ”todos os comandantes de aeronaves conhecem bem, através do Sistema Rotear, quais os aeroportos no Brasil que possuem balizamento para operação noturna. Diante desse aspecto técnico, considerado básico para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), qualquer piloto que tente o pouso noturno em aeroporto sem esses equipamentos, como é o caso de Jequié, assume toda e total responsabilidade pela operação, salvo em caso de emergência, que deve ser esclarecido e comprovado às autoridades militares logo após o pouso forçado". A Prefeitura finaliza, informando que "o pouso dessa aeronave no Aeroporto Vicente Grillo, nas condições acima apresentadas, é de inteira responsabilidade do comandante da aeronave e que tal procedimento será comunicado a ANAC, com o objetivo de evitar procedimentos aéreos considerados de risco para a população e também o espaço aéreo da cidade”, concluiu a nota emitida pela assessoria de comunicação da Prefeitura, tendo informado também que Amado já estava na cidade, desde as 16h do domingo. 



Lúcio Mauro, ator e comediante, morre no Rio aos 92 anos

Foto: Reprodução

O ator e comediante Lúcio Mauro morreu no fim da noite de sábado (11), aos 92 anos, no Rio de Janeiro, informou seu filho, o também ator Lúcio Mauro Filho. Ele estava internado em uma clínica do Rio, havia cerca de dois meses, com problemas respiratórios. O corpo de Lúcio Mauro será velado nesta segunda-feira (13) no Theatro Municipal do Rio. A cerimônia, aberta ao público, acontecerá das 9h às 14h. Ainda não há informações sobre o enterro. Em março, Lúcio Mauro completou 92 anos. Lúcio de Barros Barbalho, mais conhecido como Lúcio Mauro, nasceu em Belém do Pará, no dia 14 de março de 1927. Estreou na Globo em 1966. O ator integrou o elenco de alguns dos principais programas de humor da emissora, como "Chico City" (1973), "Os Trapalhões" (1989) e "Escolinha do Professor Raimundo" (1990).



Justiça Estadual realiza leilão eletrônico em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

No dia 21 de maio, a Justiça Estadual de Brumado em conjunto com o leiloeiro oficial Paulo Cézar Teixeira, realizam leilão eletrônico com encerramento às 10h. Serão leiloados, um sítio localizado em Malhada de Pedras e reboques. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site ou então pelo 0800-707-9272.

 

 



Apostador leva sozinho os R$ 289 milhões; aposta foi feita na internet

Foto: Luciano Santos l 97News

A Caixa realizou na noite deste sábado (11) o concurso 2.150 da Mega-Sena, com expectativa de prêmio de R$ 289 milhões. Apenas uma aposta acertou as seis dezenas. A aposta foi feita pela internet, mas a Caixa não divulgou em qual cidade ela foi realizada. As dezenas sorteadas foram: 23 - 24 - 26 - 38 - 42 - 49. A Quina teve 838 acertadores. Cada um vai ganhar R$ 30.450,20. Outras 56.994 pessoas ganharam na Quadra. Neste caso, o prêmio é de R$ 639,59. Este é o maior prêmio entre os concursos regulares da história. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em São Paulo (SP). De acordo com a Caixa, foram feitas 126,3 milhões de apostas nas lotéricas do país e pela internet. Para o próximo sorteio, a expectativa de prêmio é de R$ 3 milhões.



Homem morre após cair de moto e bater cabeça no chão em Brumado

Foto: Composição l 97News

Um homem de 32 anos morreu na noite deste sábado (11), por volta das 19h30, após perder o controle da motocicleta no Bairro Esconso, em Brumado. Segundo informações passadas ao 97NEWS, Edvaldo da Silva, 32 anos, tentou desviar de um buraco na Avenida Cleóbulo Meira Leite, quando perdeu o controle, caiu do veículo e bateu a cabeça no chão, vindo a óbito.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ainda prestou socorro, mas o motociclista não resistiu e morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). A situação na Cleóbulo Meira Leite já vem sendo exposta há vários anos, inclusive pelo 97NEWS. A nossa reportagem já registrou por várias vezes a situação daquela via, que está completamente esburacada e exige maior atenção de motoristas e pedestres. A obra de recuperação foi anunciada desde agosto de 2018. Segundo apurou a nossa reportagem, uma empresa brumadense foi contratada para realizar a obra, mas até o momento não foi iniciada.

 



Jovem é morto a tiros no Bairro Dr. Juracy em Brumado

Foto: Composição l 97News

Um rapaz, de 19 anos, foi assassinado a tiros na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, na noite deste sábado (11). Por volta das 23h, a Polícia Militar (PM) foi chamada após populares ouvirem diversos tiros próximo ao Posto de Saúde. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada, e ao chegar no local, a equipe médica encontrou a vítima identificada como Denilson de Lima Amorim, 19 anos, já sem vida, com perfurações no corpo.  A perícia técnica foi acionada e realizou os trabalhos de praxe no local. O autor dos disparos não foi identificado. A Polícia Civil investiga o caso.

 



Deputado livramentense Nelson Leal assumirá iterinamente o Governo do Estado

Foto: Divulgação

Prestes a assumir o governo do estado interinamente neste domingo (12), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal (PP), declarou que está se sentindo honrado com a oportunidade. “É uma experiência nova e estou me sentindo extremamente honrado. Quem diria que um caatingueiro de lá de Livramento chegaria a um posto tão importante na Bahia”, falou ao site Bahia Notícias. Natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Leal ficará no posto de governador até a próxima sexta-feira, 16 de maio, data que marca o possível retorno do governador Rui Costa (PT) e do vice-governador João Leão (PP) de suas agendas internacionais. “Vou procurar estender minha contribuição e desenvolver o mesmo trabalho que estamos fazendo à frente da Assembleia Legislativa da Bahia”, declarou ao site. Durante a estadia na governadoria, Leal pode ficar responsável por uma possível reabertura do diálogo do governo do estado com os professores de universidades estaduais em greve.



Nova versão do ECA é lançado com proibição para menores de 16 viajarem sozinhos

Foto: Divulgação

A nova versão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lançado na quinta-feira (10), instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e criou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Dentro desses políticas, está a proibição de crianças ou adolescentes menores de 16 anos de viajarem desacompanhados. Com a nova versão, agora só podem viajar acompanhados ou com autorização. Também foi criado o cadastro para agilizar a busca de desaparecidos. A Mudança no ECA vale para viagens rodoviárias ou aéreas. A nova regra não isenta menores de 12 anos de apresentar documento oficial com foto para embarcar em ônibus interestaduais.

 



Brumado: Moradores da zona rural reclamam de constantes assaltos; PM diz que sem registro de ocorrências não há como enviar viaturas

Foto: 97NEWS

Os moradores das comunidades de Baixa do Arroz, Barreiro Branco, Campo Redondo, Várzea Queimada e São Sebastião, em Brumado, reclamam da insegurança na zona rural. Segundo eles, são constantes os assaltos e roubos de veículos nas estradas que dão acesso às comunidades. "Os roubos que vêm acontecendo geralmente na conhecida ladeira do mosquito, e os bandidos ficam armados, e os roubos acontecem mais no período da noite, por volta das 19 horas", afirmou uma das vítimas. Conforme a comunidade, eles pedem a Polícia Militar para que façam rondas nesses lugares, e principalmente no horário de fim da tarde e início de noite, que segundo eles, é o horário em que a maioria dos moradores que trabalham fora, voltam para suas residências e, se tornam vítimas dos assaltantes. Já a PM afirma que se não houver registros dessas ocorrências, fica difícil saber qual comunidade tem um índice maior de violência. "Para a Polícia Militar, tomar conhecimento, é necessário que o cidadão vá até a delegacia e registre o fato. Porque só assim teremos os dados registrados no nosso mapa e, a partir dai, possamos elaborar uma planilha para o envio de viaturas para estas localidades", afirmou o subcomandante da Polícia Militar, Valmari Santos Nogueira. Segundo o PM, a Polícia já vem realizando a "Ronda Rural" em várias comunidades onde há registros de criminalidade, mas para que o trabalho de proteção se estenda, é preciso que a comunidade ou até mesmo os representantes de bairros da cidade se manifeste, e informe a Polícia, sobre o que está acontecendo. "Pedimos aos representantes de associações ou presidentes de bairros que nos envie um ofício relatando em qual localidade e quais horários esses crimes mais correm. Deste modo, poderemos dar mais atenção a essas situações que vem acontecendo em nosso município", disse. Valmari ainda esclareceu que a 34ª CIPM vem dando uma atenção muito grande aos moradores da zona rural, tanto que em algumas localidades, os resultados tem sido satisfatórios. "O município de Brumado não é só a zona urbana, nós temos uma preocupação também com a zona rural. Nós temos os problemas logísticos, mas é nesse momento que precisamos do apoio da população", ressaltou o subcomandante. A 34ª CIPM pede ainda para que os moradores que precisarem de um apoio da PM ou quiserem denunciar algum fato, que entrem em contato com a corporação via telefones, 190 ou 197, além do whatsapp que é o 99974-4364.



Brumado: Polícia Civil prende suspeito de prática de homicídio em 2018

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia Civil de Brumado prendeu na manhã desta sexta-feira (10), Allan Silva de Novais, de 23 anos, acusado de prática de homicídio no mês de dezembro de 2018. A prisão aconteceu após um mandado em desfavor do mesmo expedido pelo Juiz criminal da comarca de Brumado. Segundo a Polícia, Allan é suspeito de participar de um homicídio ocorrido em 23 de dezembro de 2018, no centro da cidade de Brumado. Conforme a Polícia, Novais, já foi condenado a 6 anos e 4 meses de prisão por uma tentativa de latrocínio em 2014 e possui passagens na Delegacia por posse de drogas. O Delegado Samuel Bruno Paz presidiu o inquérito que apurou o referido homicídio e, após análise do relatório dos Investigadores, representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão temporária do Investigado.  Ele ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado à disposição da justiça até ulterior deliberação.