ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé


Brumado: Após declarações do diretor do Sindae sobre privatização da água e esgoto, prefeito rebate críticas e diz; 'são verdadeiros parasitas'

Foto: Reprodução l Vídeo

Logo após vários posts terem sidos lançados nas redes sociais pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Erick Vinícius Félix Maia, sobre a privatização da Embasa, o Prefeito Eduardo Vasconcelos também gravou um vídeo, onde ele esclarece o processo da licitação que ocorrerá no próximo mês, dia 03 de junho, no qual através do processo, a empresa vencedora possa explorar os serviços de saneamento básico e distribuição de água potável em Brumado. Lembrando da escarces de água na década de 90, o prefeito destacou sua luta por uma água de qualidade na Capital do Minério. Segundo o prefeito, a antiga barragem de Brumado, que recebia água do Rio do Antônio, foi construída com a proposta para 20 anos, e naquela época, ficou defasada. "Vencido esse prazo, a Embasa como é de seu costume, ela não tomou nenhuma providência, nem os governantes da época. Sete anos depois tivemos a grande crise, colapso total. Nos tornamos uma cidade proibida, porque as pessoas que vinha da região, passavam por aqui não se hospedavam e, iriam embora com medo", comenta. Isso segundo o prefeito, lhe motivou deixar a carreira de engenheiro, para seguir a vida pública. "Naquela crise de seis meses, eu vi uma senhora com mais de 70 anos, com um balde e duas ou três latinhas debaixo de um caminhão aparando as gotas de água. Aquela senhora se contentou com uma pequena quantidade de água para levar para casa, e aquilo me marcou profundamente. Então naquele dia, eu abracei a luta de meu povo", relata. O prefeito ainda diz no vídeo, que, o que lhe entristece mais ainda, é ver aqueles que nada fazem contestando uma vontade do povo. "Como podem pessoas que são verdadeiros parasitas, vir colocar informações falsas, nós temos uma gestão séria", lamentou o prefeito, fazendo referências as declarações do diretor do Sindae. 

Foto: Reprodução

Conforme Eduardo, o certame está aberto até para a própria Embasa, mas que ela possa fazer um papel de igual para igual. "Hoje nós temos uma empresa estatal, onde todos os seus absurdos, de preço e falta de água, não esgotamento sanitário, enfim, você não tem para quem apelar", disse Vasconcelos que ainda completou que, Brumado hoje é a joia da coroa e, por isso a Embasa não quer perder o seu trono. "Por isso ela faz  estertores, com diversas investidas, inclusive com pessoas que nada fazem". O prefeito ainda esclarece que Brumado é um dos municípios com maior número de população que a Embasa administra, e conforme o gestor, a cidade sempre fica em segundo plano. "Nunca tivemos o nosso esgotamento sanitário, hoje quem faz isso, é o município, de forma precária, porque já encontrei o sistema dessa forma, coletando através de manilha e jogando no Rio do Antônio, transformando o rio em esgoto e céu aberto". O gestor esclarece ainda, que ao contrário do que o diretor do Sindae afirmou, não existe reajuste de preço maior do que a Embasa aplica. "Isso está no edital, o preço não pode superar o valor da Embasa, ou seja, será menor do preço praticado pela Embasa. É isso que o povo quer, que o serviço de água e esgoto respeite a nossa cidade. E que tenhamos água de qualidade, e que essas águas depois de utilizadas, na forma de efluentes limpos, que eles tenham uma destinação adequada, e seja devolvidas ao leito do rio de forma compatível com sua qualidade", finaliza o prefeito.



Comentários

  • Francisco

    "O Prefeito só não explicou foi a contratação da empresa Prefisan, que esta envolvida em diversas irregularidades e sendo investigada pelo MPF em Minas Gerais. "

Deixe seu comentário