ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2021"

Estão abertas as inscrições de candidatos ao Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As inscrições de candidatos a membro titular do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) foram iniciadas, e seguem até o dia 3 de maio de 2021. São 31 vagas disponibilizadas, de forma não remunerada, em 29 municípios. Para se candidatar, é necessário ter, no mínimo, 21 anos, ser brasileiro em pleno gozo dos direitos políticos e representar organizações da sociedade civil que atuem em qualquer das áreas de competência da DPE/BA. O edital está disponível no Diário Oficial Eletrônico da Defensoria (veja) e esclarece que é preciso ainda cumprir outros requisitos, tais como: não possuir ação penal condenatória transitada em julgado contra si e não ocupar cargo eletivo, cargo comissionado ou de confiança em qualquer uma das esferas da administração pública municipal, estadual ou federal, direta ou indireta, em qualquer esfera de poder. O interessado em compor o Grupo Operativo como membro titular deverá enviar o pedido de inscrição para o e-mail [email protected] com a ficha de Inscrição preenchida e assinada, além da cópia do documento oficial de identificação com foto, do Cadastro de pessoas físicas (CPF), do comprovante de residência, do título de eleitor e do comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral. Outros documentos necessários também estão descritos no item 4 do edital. Saiba mais no site da Defensoria Pública da Bahia (veja aqui).



Paramirim: Polícia prende indivíduo suspeito de matar empresário da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil de Paramirim prendeu no final de semana, um dos autores do homicídio do empresário José de Jesus Pereira, encontrado morto em sua residência na comunidade de Pau de Colher, zona rural de Paramirim. Segundo a polícia, o mesmo confessou que cometeu o crime juntamente com outros dois comparsas. Com ele foi encontrada uma moto, uma TV de Plasma e uma corrente roubados da residência da vítima. Também foi encontrada uma quantia em dinheiro adquirida com a venda das outras três motos roubadas da casa da vítima. O indivíduo foi apresentado Delegacia de Polícia Civil de Paramirim para as providências cabíveis. Estão sendo realizadas diligências para a captura dois outros dois suspeitos, já identificados.



PM apreende arma e munição em evento com aglomeração na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l PM

No último sábado (24), às 22h30, a Polícia Militar recebeu denúncia de aglomeração e utilização sonora em alto volume na Avenida São Lucas, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no local, foi constatada a veracidade dos fatos. Durante a abordagem, os policiais foram desacatados por três homens. Os mesmos foram apresentados na delegacia. Além disso, realizadas buscas em veículos que se encontravam no local. Em um veículo Voyage, os militares encontraram uma arma de fogo tipo garrucha artesanal e uma munição calibre 44. Em outro veículo, um Gol, foi identificado um equipamento sonoro acoplado, causador da perturbação do sossego. Todo material apreendido também foi apresentado na delegacia local.



Brumado ultrapassa 8 mil casos confirmados de Covid

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (26), o município de Brumado registrou 8.079 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.679. Entre os diagnósticos: 41 internações, 158 óbitos, 538 pacientes em tratamento e 7.383 recuperados. No momento, 30 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.074 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamentos à pandemia.



Brumado: Advogado adverte sobre golpes por redes sociais na pandemia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante a pandemia de Covid-19 aumentaram os chamados “golpes virtuais” praticados pela internet, principalmente por meio das redes sociais como: Facebook e Whatsapp. O site 97NEWS conversou sobre o assunto com o advogado Jorge Malaquias Filho, que fala dos golpes mais comuns aos mais sofisticados e como se prevenir e buscar reparação. Hoje em dia golpes estão ligados a envio de mensagens de pessoas desconhecidas no qual na maioria das vezes são compartilhadas fotografias encantadoras entre homens e mulheres que buscam aproximação de intimidade. Os golpes não são praticados por falsos perfis, usando páginas "fakes". "Essas pessoas buscam por intermédio do deseja atrair o próximo através de promessas com algum tipo de vantagem. Geralmente inicia a conversa promovendo uma sensação romântica para aproximação e provavelmente de maneira entre apas, envia uma fotografia sem reais interesses, depois pede uma foto da vítima e começam ali a estreitar um tipo de bate papo", alertou. De acordo com o advogado, o próximo passo do golpista é entrar em contato com a vítima e coloca-la em situação constrangedora. "Certamente são mal feitores que querem obter vantagens frente às vítimas. Geralmente entram em contato dizendo ser um parente da 'suposta' vítima informando ser uma menor de idade. E para não levar o [caso à justiça], solicitam valores em dinheiro, ou seja extorquindo para que não haja uma suposta denúncia das conversas e divulgação das fotos", ressaltou Malaquias Filho. Ele alerta aos usuários das redes sociais a terem mais cuidado com quem conversa e compartilha imagens ou informações através de mensagens. "Muito cuidado ao enviar imagens ou mandar mensagens para pessoas estranhas, porque isso pode lhe comprometer futuramente e gerar transtornos. Em casos como estes, você deve registrar uma Ocorrência e de imediato, bloqueie o contato. Mas é claro, a primeira recomendação é muito cuidado nesse tipo de conversa", alerta o advogado.



Brumado: Moradores reclamam de acúmulo de lixo e falta de coleta no distrito de Pedra Preta

Foto: MP l 97NEWS

Moradores do distrito de Pedra Preta, zona rural de Brumado relataram que a coleta de lixo não é feita desde o último sábado (24). O site 97NEWS, flagrou sacos de lixo acumulados próximo a uma estação de bombeamento de água da Embasa. Não é a primeira vez que isso acontece, segundo os moradores. Eles reclamaram ainda sobre o mal cheiro e a quantidade de moscas em frente às casas. As sacolas estão espalhadas nas vias. "O carro só faz a coleta na rua principal do distrito. Antes eles entravam nas ruas e realizava a coleta completa, mas não sei o que está acontecendo que de uns dias para cá, só passam na via principal", relatou um morador ao site. 

Foto: MP l 97NEWS


Bolsonaro ataca jornalista da TV Aratu ao ser questionado sobre foto: 'Deixa de ser idiota'

Foto: Reprodução

Em visita à Bahia nesta segunda-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou a jornalista da TV Aratu, Driele Veiga. Durante a entrevista coletiva, Driele que estava ao vivo, perguntou ao presidente sobre a foto no qual ele aparece ao lado de um cartaz escrito “CPF Cancelado”, termo utilizado por criminosos e milícias armadas. Bolsonaro reagiu chamando a jornalista de “idiota”. “Você não tem o que perguntar não? Deixa de ser idiota”, disse. O Sindicato de Jornalista da Bahia (Sinjorba), em nota, se solidarizou com a jornalista Driele Veiga. “Mais do que nunca precisamos defender a democracia brasileira, ameaçada por títeres e viúvas da ditadura militar, que usam leis anacrônicas e os cargos que ocupam para intimidar o exercício da liberdade de imprensa e o ofício de seus trabalhadores”, disse Moacy Neves, presidente do órgão.

Foto: Reprodução

Nesta segunda, Bolsonaro participou da entrega da duplicação da BR-101, entre Feira de Santana  e a divisa com Sergipe. As obras foram iniciadas em 2014, ainda no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). São 165 km de duplicação da pista. A foto em questão foi a que o presidente posou após participar do programa “Alerta Nacional” na última sexta-feira (23). Na imagem, rodeado por seus ministros, o presidente aparece ao lado do apresentador da atração, Sikêra Jr., segurando a placa “CPF cancelado”. A gíria é frequentemente utilizada por Sikêra Jr. em referência à morte de criminosos. Alvo de grande repercussão nas redes sociais, a foto foi compartilhada por parlamentares de oposição ao governo, que usaram a imagem para disparar críticas ao presidente. A foto em questão foi a que o presidente posou após participar do programa “Alerta Nacional” na última sexta-feira (23). Na imagem, rodeado por seus ministros, o presidente aparece ao lado do apresentador da atração, Sikêra Jr., segurando a placa “CPF cancelado”. A gíria é frequentemente utilizada por Sikêra Jr. em referência à morte de criminosos. Alvo de grande repercussão nas redes sociais, a foto foi compartilhada por parlamentares de oposição ao governo, que usaram a imagem para disparar críticas ao presidente. 



Mucugê começará a ter linha de voos comerciais

Foto: Divulgação

A região de Mucugê, na Chapada Diamantina, deverá contar com voos comerciais, entre o município e Salvador, a partir de junho. Projeto neste sentido está sendo articulado pelo secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, que levou à cidade, na última sexta-feira (23), técnicos para avaliarem a pista e o hangar do aeródromo da Fazenda Progresso.  "A ideia é começar com dois voos semanais, as quintas e domingos, aproveitando a sequência de feriados que virá com o Corpus Christi, São João e Dois de Julho, e depois aumentar conforme a demanda", explicou Fausto Franco. Para o secretário, os voos que serão operados pela Abaeté Aviação, contribuirão para tornar o acesso à Chapada Diamantina mais confortável, uma vez que apenas o município de Lençóis conta com aeroporto estruturado para receber voos comerciais. Segundo os técnicos da Abaeté, a pista do aeródromo da Fazenda Progresso, que tem 1.240 metros de comprimento por 20 metros de largura, está apta a operar os voos da companhia. "Somente pequenos ajustes são necessários para que o local se torne ideal", disse o diretor Guilherme Mello. Os voos deverão ser operados por aeronaves Caravan 208, com capacidade para nove passageiros, segundo o técnico Robson Vieira.  



Bolsonaro promove aglomeração e ataca governadores do Nordeste: 'Querem impor a ditadura no meio de vocês'

Foto: Reprodução

Durante cerimônia nesta segunda-feira (26) em Conceição de Jacuípe, na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou os governadores dos estados que cumprem medidas de segurança para conter o avanço da pandemia. “Tá chegando a hora de dar um novo grito de independência. Alguns pseudos governadores querem impor a ditadura no meio de vocês para subjugá-los”, disse, no que foi entendido como um ataque direto ao governador da Bahia, Rui Costa (PT). Bolsonaro disse que sempre tratou o vírus com responsabilidade, embora durante o período da pandemia tenha promovido aglomeração e desacreditado a eficácia das vacinas, defendendo remédios sem comprovação científica para o tratamento da covid-19. “Nós tratamos a questão do vírus com muitas responsabilidade. Mas sempre disse que temos que preocupar com a questão do desemprego. Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa. Esse suplício está chegando ao fim”, afirmou. 

 



Brumado: Polícia Militar apreende drogas com passageiros de táxi no bairro do Mercado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Três homens foram detidos com drogas dentro de um táxi na noite de domingo (25), no bairro do Mercado, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, por volta das 23h, a equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em rondas pelo bairro, perceberam que traficantes faziam transporte de drogas em um táxi. Os policiais abordaram o veículo com três passageiros e o motorista. Durante revista, os policiais encontraram dinheiro, cocaína, crack  e maconha com os passageiros. Eles foram levados até a delegacia para registro da ocorrência. Com os suspeitos a PM encontrou: 17 porções médias de Cocaína; 01 porção de aproximadamente 250g de Cocaína; 12 porções pequenas de crack; 6 porções médias de crack; 01 balança e R$ 72,00 (setenta e dois reais).



Brumado: Mulher fere companheira com golpes de facão durante discussão no bairro Bom Jesus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher é suspeita de ferir a companheira com golpes de facão durante uma discussão na residência do casal, no bairro Bom Jesus, em Brumado, na noite de sábado (24). A vítima afirma que o desentendimento foi causado por ciúmes da suspeita. Conforme Euza Maria Ribeiro, ela havia consumido bebida alcoólica com vizinhas da rua e, ao chegar em casa, ouviu uma discussão entre a sua companheira e amigos. "Minha colega estava na casa com outro amigo, foi quando ela [agressora] chegou e viu que era um ex-cunhado, e os dois começaram a discutir. Ouvindo os gritos, fui até a residência e perguntei o que estava havendo, foi quando recebi o golpe de facão na cabeça", disse Maria. De acordo com a vítima, ela convivia com a agressora a cerca de quatro anos, e relatou ainda que durante a convivência elas discutiam muito, mas nunca chegaram à agressões físicas. "A gente sempre tinha briga como todo casal tem, mas a de sábado [24] a noite foi o fim", comentou. Ribeiro disse que já foi casada por cerca de 22 anos com um homem, no qual teve dois filhos. Ao se separar, conheceu a atual companheira e passaram a morar juntas. "Sempre fui uma mulher trabalhadeira, nunca cheguei a esta situação, todo mundo me conhece", diz. 

 

Euza levou sete pontos na cabeça - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Euza Maria afirmou que o relacionamento começou a se desgastar após ela descobrir que a companheira havia conhecido uma outra mulher do estado de São Paulo pela internet. "Eu sempre via ela no celular conversando com essa pessoa, mas nunca falei nada, ficava chateada mas me resguardava. E hoje só porque eu bebia com minhas colegas ela faz isso comigo", argumentou. Maria acionou a Polícia Militar e foi socorrido ao hospital. No domingo (25) pela manhã, ela registrou um Boletim de Ocorrência. Em entrevista ao 97NEWS, o delegado da 20ª Coorpin, Fábio Lago, esclareceu que, mesmo se tratando de um caso entre um casal homoafetivo, a agressora pode responder pela Lei Maria da Penha. "É bom que se esclareça que mesmo sendo uma relação homoafetiva, é sim enquadrada na Lei Maria da Penha, a 11.340/2006, ou seja uma mulher no momento em que agride a sua companheira em uma relação homoafetiva, ela também se enquadra na Lei", afirmou Lago. 



Gel Sol: Energia solar cresce em 118% na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O conceito de geração distribuída de energia solar vem sendo adotado em residências e também em empresas na Bahia. A potência instalada baiana cresceu 118% na comparação de janeiro a outubro de 2020, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A capacidade para produção energética a partir da fonte solar no estado aumentou de 63,2 MW para 138,3 MW no período. No Estado da Bahia, 90% dos municípios já possuem locais que tenham a presença de placas fotovoltaicas gerando a própria energia. Os principais benefícios para implantação das placas em imóveis ou estabelecimentos comerciais são o financeiro e o ambiental. No financeiro, a redução do custo pode chegar a atingir o valor mínimo a ser pago na conta de luz. Sobre o meio ambiente, o aproveitamento energético de origem renovável e limpa contribui com o conceito de sustentabilidade. Também em 2020, a empresa Gel Sol vendeu e instalou mais de 13 mil placas Fotovoltaica na Bahia. A Gel Sol, uma empresa parceira Intelbras, vem ajudando nessa ampliação no setor energético na Bahia e no Brasil. Representando Brumado e Região e também a Capital Baiana, Salvador, a Gel Sol tem projetos inovadores para cada tipo de setor, seja ele comercial ou residencial. Fale com nossa equipe nos telefones: (77) 3441-2659 / (77) 98852-1791 (Alvimar - Geleia) / (77) 98115-9898 (Adalberto) / (71) 988979140 (Fabiana - Salvador-BA). Gel Sol, localizada na Avenida Salvino Lopes, 201, Vila Presidente Vargas, Brumado-Bahia. Saiba mais em: www.gelsol.com.br ou @gelsolenergiasolar.



Famílias de Brumado e Rio do Antônio recebem cestas básicas da Patrulha Solidária

Foto: Divulgação

Moradores em situação de vulnerabilidade das cidades de Brumado e Rio do Antônio, receberam cestas básicas preparadas por equipes da Patrulha Solidária da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM). A entrega ocorreu durante a última semana. Em entrevista ao site 97NEWS, o Major Mário Cabral destacou que a ação, foi desenvolvida em parceria com a população e empresários das duas cidades e, beneficiou 40 famílias. "Esse retorno dessas doações veio de uma forma inusitada, quando uma senhora procurou uma guarnição da Polícia Militar na cidade de Rio do Antônio pedindo que um bilhete fosse entregue a mim. No bilhete ela tratava de problemas de saúde, dificuldade financeira e alimentação e, isso fez com que procurássemos a ajuda de parceiros e foi o que aconteceu", disse o Major. 

Foto: Divulgação

De acordo com Mário, a mesma situação aconteceu na cidade de Brumado, no qual famílias na mesma situação buscou ajuda na 34ª CIPM. "Coincidentemente, na semana seguinte uma mãe procurou nossa guarnição no bairro São Feliz e fez a mesma solicitação e novamente buscamos ajuda de parceiros e entregamos as cestas. De acordo com o Major, os auxiliados foram previamente cadastrados pela unidade. Criada pela PM da Bahia há vários anos, a unidade de Brumado já arrecadou e distribuiu centenas de quilos de alimentos e agasalhos para pessoas carentes dos quase 12 municípios que a Companhia atende. Conforme o comando da unidade, as doações podem continuar sendo feitas. Para isso basta entregar os alimentos as guarnições em patrulhamento pelos municípios ou na sede da 34ª CIPM de Brumado.



Boletim da Sesab traz número menor de mortes e casos ativos na Bahia

Foto: Divulgação l Sesab

Os novos óbitos e os casos ativos da Covid-19, no domingo (25), tiveram número menor, em comparação ao último boletim, de acordo com a secrataria de saúde do estado. Foram registrados 95 mortes e 15.534 casos ativos do novo coronavírus. Os dados também apresentam 3.241 novos casos, valor que também revelou uma diminuição em comparação ao último sábado. Já a ocupação de leitos de UTI na Bahia chegou a 81%. Os leitos de enfermaria tem ocupação de 60%. Já o número de recuperados chegou a 850.507, com os 3.183 que superaram a Covid-19 nas últimas 24 horas. 



Ministério enviou 1,2 mil doses vencidas de vacina ao país; Salvador pode ter aplicado

Foto: Divulgação

Cerca de 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Duas delas são na Bahia: Salvador e Pedro Alexandre teriam aplicado doses já expiradas do imunizante AstraZeneca. Ao todo, 1.254 pessoas receberam doses de lotes do imunizante vencido. Em Slavador, quatro pessoas receberam as doses e em Pedro Alexandre uma. O estado de São Paulo registra o maior número de ocorrências do tipo, com 373 casos. Em seguida, vem Minas Gerais, com 313. O problema envolve três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os de número 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. A data de validade desses imunizantes, de seis meses, já expirou. De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120Z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas se refere a esse lote. Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 -- com 108 casos em cinco estados -- e 4120Z005 -- 277 casos em 17 Unidades da Federação -- foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente.



Abril é o mês com mais mortes por covid no país desde o início da pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

Mesmo antes de terminar, o mês de abril deste ano já contabiliza mais mortes por Covid-19 no Brasil do que qualquer outro desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde. Desde o primeiro dia do mês até o dia 24, foram registradas 67.977 vítimas de coronavírus no país. A informação foi divulgada pela CNN Brasil. Até então, março de 2021 era o mês mais letal, com 66.573 mortes. Somente janeiro deste ano, com 29.555 óbitos, seria o terceiro mês mais fatal em 2020, ficando atrás apenas de julho (32.881) e junho (30.280) do ano passado.



Brumado registra um óbito de Covid-19 nas últimas 24h e ultrapassa 8 mil casos

Foto: Divulgação

N0 domingo (25), o município de Brumado registrou 8.015 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18.600. Entre os diagnósticos: 45 internações, 158 óbitos, 545 pacientes em tratamento e 7.312 recuperados. No momento, 33 ainda aguardam resultado laboratorial e 9.974 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Bahia ultrapassa marca de 880 mil casos de Covid-19 neste sábado

Foto: Divulgação

Com mais 3.319 registros de Covid-19 acrescentados ao boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, neste sábado (24), o estado chega ao total de 880.803 casos já confirmados da doença. Desse total, 847.324 pessoas estão recuperadas, 17.907 vieram a óbito e 15.571 ainda estão com o vírus, os chamados casos ativos. O boletim divulgado no fim da tarde contabiliza ainda novas 104 mortes decorrentes da Covid-19. A grande maioria ocorreu neste mês de abril, mas há poucos casos referentes ao ano de 2020. A Sesab explica que esses registros tardios se devem à sobrecarga das equipes de investigação, "pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19". Além disso, outra justificativa destacada é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipal e estadual, que trabalham para evitar distorções ou equívocos.



Empresário é encontrado amarrado e morto em Paramirim

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um empresário de 45 anos, identificado como José de Jesus Pereira, foi encontrado morto na última sexta-feira (23), em sua residência, na comunidade de Pau de Colher, zona rural da cidade de Paramirim. A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registrou a ocorrência. Segundo a polícia civil as investigações segue na linha de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Jesus foi encontrado sem sinais vitais, amarrado e com cortes na região do abdômen. A polícia não descarta a hipótese que ele pode ter sido torturado antes de ser morto. Segundo testemunhas, cinco motocicletas que eram comercializadas pela vítima sumiram do local do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil, que investiga o caso.