ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

Diferente de outros municípios, Brumado repassa com antecedência o recurso para o tratamento de Terapia Renal Substitutiva (TRS), diz Secretário de Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cerca de sete mil pacientes que fazem hemodiálise nas 38 clínicas conveniadas ao SUS na Bahia, oito delas estão com o tratamento ameaçado. Alguns já estão tendo sessões canceladas por falta de material. As unidades afirmam que não têm recebido o repasse da prefeitura e estão sem dinheiro para comprar insumos, medicamentos e pagar os funcionários. Para tentar resolver a situação, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), busca junto ao Ministério da Saúde, uma solução para que os pagamentos da terapia com recursos do Governo Federal, sejam feitos direto para as clínicas de diálise, e não mais por intermédio das secretarias municipais ou estaduais. De acordo com a Associação, o objetivo é evitar os constantes atrasos no repasse de recursos e a valores defasados praticados pela rede pública de saúde. Indo de encontro aos índices Estaduais, o município de Brumado se destaca das demais prefeitura, ao que se refere ao tratamento de Terapia Renal Substitutiva (TRS). 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o Secretário Municipal de Saúde, Claudio Feres, afirmou que a prefeitura repassa o valor antes dos cinco dias previsto em Lei. "Após o pagamento do Ministério ao município, antes mesmo de completar os cinco dias previsto na Lei, nós repassamos o valor para a Clínica de Hemodiálise, mostrando assim o compromisso que a prefeitura tem com a saúde", ressaltou Feres. O secretário também fez questão de destacar que o valor varia conforme o número de pacientes. "Atualmente Brumado paga em torno de R$ 600 mil por mês pelo tratamento, e esse compromisso é honrado todos os meses", esclareceu. O secretário disse ainda que a garantia desses pagamentos contribui para um bom funcionamento da Clínica, trazendo assim um conforto aos pacientes. "Nós sabemos da dificuldade de se manter uma clínica, pois tem a manutenção de equipamentos de alta complexidade, materiais e pessoal, lidando com diversas vidas que dependem daquelas máquinas para sobreviverem. A prefeitura vem dando total apoio a hemodiálise do nosso município", ressalta Cláudio que completou ainda, no qual essa foi uma conquista do prefeito Eduardo Vasconcelos. "É bom lembrar que esses pacientes tinham que se locomoverem por vários quilômetros para realizar o tratamento em Vitória da Conquista por até três vezes por semana, em busca de atendimento. E hoje não, temos esse tratamento em Brumado", finalizou o Secretário de Saúde.



Brumado: Polícia Militar faz trabalho de prevenção nas escolas do município

Foto: Divulgação

Prevenir a violência é um trabalho que começa na escola. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, já atende várias escolas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na Região da 34ª CIPM, além disso, participa efetivamente do quadro escolar na Escola Idalina Azevedo Lobo, no bairro Malhada Branca. Buscando ampliar ainda mais essa parceria entre PM e Comunidade, a 34ª CIPM começou a realizar na cidade as "Rondas Escolares" e policiamento ostensivo em algumas instituições. Segundo o Major Mário Cabral, comandante da unidade em Brumado, o motopatrulhamento disponível nas ruas também atenderá as escolas, aplicando medidas pontuais para aumentar a ostensividade policial, visando prevenir a prática de delitos e atos infracionais. "O foco das visitas é tranquilizar os educadores, pais e alunos, propiciando a segurança adequada ao ambiente educacional", ressaltou. Ainda conforme o comando, só a presença do PM na área escolar já impede que muitas situações ocorram. Os casos mais comuns são relacionados à droga, comercialização e uso, um problema da sociedade, e as ameaças. "A Operação Ronda Escolar serve para promover uma maior aproximação com diretores e professores dos colégios", comentou Cabral. 



Brumado: Mesmo com tarifa paga nas contas, bairro São Jorge sofre com esgoto a céu aberto

Foto: Leitor l 97NEWS

Doenças, mau cheiro, ratos e animais peçonhentos. Estes são só alguns dos inimigos que os moradores do bairro São Jorge, em Brumado, enfrentam diariamente graças à ausência de manutenção no saneamento básico do bairro. Mesmo pagando a tarifa de esgoto que é cobrada na conta de água todos os meses, moradores afirmam que a Estação de Tratamento (ET) da localidade não funciona. Fotos envidas ao 97NEWS, mostram caixas de esgoto da Rua Santa Rita de Cássia transbordando no meio da via, uma situação que segundo os moradores deixa qualquer um revoltado. “Pagamos uma taxa de esgoto no bairro que não é barata, quase 60% da conta é taxa de esgoto. Ai vem funcionários da Embasa aqui no bairro e dizem que realizam manutenção na Estação. Mentira, estamos sendo lesados", afirma o morador André Bonfim. Ele se estende a outros moradores do bairro São Jorge e Brisas, onde está localizada a Estação de Tratamento, sobretudo porque no local não é visto funcionários realizando manutenção dos equipamentos. Ha hoje no município uma discussão sobre a privatização da Embasa, e de acordo com o morador, essa situação seria a mais viável para o município. "Se já pagamos pelo esgoto e essa empresa do Governo não faz nada, é melhor que sege particular, porque só assim poderemos cobrar na justiça os nossos direitos", disse Bonfim.



Homem morre atropelado por trem na região de Malhada de Pedras

Foto: 97NEWS

Um homem identificado como Eliseu Silva Moreira, morreu após ser atropelada por um trem na madrugada desta quinta-feira (04) em Malhada de Pedras. O acidente aconteceu na linha férrea da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que cruza o município. De acordo com a Polícia Militar, eles foram acionados devido a um atropelamento por trem. Já no local, foi encontrado o corpo do homem, já sem vida. Conforme o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado o homem apresentava fraturas no braço e na cabeça, compatíveis com atropelamento. O 97NEWS tentou contato com a assessoria da VLI, empresa responsável pela ferrovia, mas ninguém atendeu as ligações.



Brumado: Motorista de carro-pipa flagrado jogando água em riacho esclarece que água não era potável

Foto: Leitor l 97NEWS

Logo após o vídeo em que um motorista despeja água de um carro-pipa no riacho do "Bufão"  no bairro Santa Tereza, em Brumado viralizar na internet, alguns profissionais entraram em contato com a nossa Redação, e esclareceu a situação. Segundo eles, caminhões pipas particulares foram contratados para removerem a água de uma piscina que está sendo construída no Clube do Sindicato dos Mineradores de Brumado, após moradores reclamarem do acúmulo de água no local. Conforme apurou a nossa reportagem, moradores vizinhos ao clube temerosos com o calor, porque o local poderia se transformar em um possível criadouro de mosquitos Aedes Aegypti. Conforme as informações, de imediato, a direção do Clube contratou caminhões pipas para a remoção da água, que não é potável, e sim de acúmulo das chuvas para serem despejadas em local adequado. Por ser um local ingrime, os motoristas optaram pela localização do riacho para despejar a água. "A população pode se tranquilizar que está água não é potável. Sabemos da escassez de água em nosso sertão e, já mais faríamos isto", comentou um dos motoristas.



Caminhão com carga de cigarros contrabandeados tomba e pega fogo na BR-116

Foto: Divulgação l PRF

Um caminhão com carga de cigarros contrabandeados pegou fogo após tombar na quarta-feira (3), na BR-116, trecho da cidade de Jequié. Segundo o G1, o motorista não foi encontrado no local do acidente e polícia suspeita que ele tenha fugido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que parte da carga pegou fogo e outra foi saqueada. Ainda não há detalhes sobre a causa do acidente. A suspeita é de que o caminhoneiro dormiu ao volante. Segundo a PRF, não houve registro de feridos.





Clínicas de diálise querem repasse direto do Ministério da Saúde após atraso nos pagamentos

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) planeja pleitear, junto ao Ministério da Saúde, que o pagamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS) seja feito direto do Fundo Nacional de Saúde para as clínicas de diálise, não mais por intermédio das secretarias municipais ou estaduais. A ideia está relacionada a constantes atrasos no repasse de recursos e a valores defasados praticados pela rede pública de saúde. Segundo a Associação, para agravar esse problema, muitas prefeituras e alguns estados recebem o dinheiro do ministério e não repassam para a clínica no momento adequado. As normas dizem que os fundos municipais e estaduais têm cinco dias úteis para esse repasse. Na Bahia, oito clínicas que realizam hemodiálise via Sistema Único de Saúde (SUS) estão há dois meses sem verba. Todas elas recebem o repasse do Governo do Estado. Há outras 30 clínicas baianas, que recebem pelos municípios onde estão localizadas, com pagamentos em dia. Já a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que os processos referentes a janeiro de 2019 chegaram apenas em 20 de março e devem ser pagos em breve. 



Brumado: PM recupera motocicleta roubada no bairro Jardim Brasil

Foto: Divulgação l Polícia Militar

No início da tarde de quarta-feira (03), por volta das 13h30min, em patrulhamento pelo Bairro Norberto Marinho, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacioanl (PETO) recebeu a informação de que uma motocicleta Honda CG FAN 125 cor preta de com placa JML-7824, de Brumado, havia sido abandonada na Rua Antônio F. do Santos. Ao chegar no local, mantiveram contato com populares e concluiram que tal veículo poderia ter sido furtado, razão pelo que fizeram a retenção da referida motocicleta. Ato contínuo, deslocaram à Rua Ceará, no Bairro Jardim Brasil, onde localizaram a vítima, que confirmou o furto e apresentou documentos do veículo. Os policiais seguem em diligência para fins de capturar o autor do crime.



Mesmo sem regulamentação mototaxistas cobram isenção do pagamento da Zona Azul em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Brumado, a Zona Azul está em processo de implantação e os mototaxistas estão preocupados com a possibilidade de o zoneamento afetar o serviço de mototáxi, que ainda não é regulamentado na cidade. Em entrevista ao 97NEWS, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que os mototaxista de Brumado não serão isentos das taxas do estacionamento rotativo, ou seja, pagarão pelo local onde trabalham. Dados não oficiais apontam que operam no serviço de mototáxi na cidade, hoje, cerca de 700 a 800 pais de famílias. Para os mototaxistas que atuam na área da Cesta do Povo, a classe não tem como pagar pelo uso do local, onde fica de 6h às 18h. “A gente está fazendo muito poucas corridas e não temos condições de pagar a Zona Azul, além do combustível”, afirmou um deles. Outro grupo que atua em frente a Caixa Econômica Federal alegam que a prefeitura teria de entrar em um acordo com a categoria, visto que os mototaxistas não tem condições de arcar com os custos do uso do solo na Zona Azul. Apesar dos protestos, os trabalhadores não souberam explicar por que não compareceram a convocação feita pela SMTT para cadastramento e regulamentação do serviço de mototáxi na cidade. A previsão é de que no mês de maio a empresa Zadar já esteja realizando cobrança nas áreas destinada ao sistema no município. Nas áreas incluídas, o sistema funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h. O prazo máximo de estacionamento na mesma vaga será de 2 horas, podendo ser prorrogada, no máximo, por mais 2 horas, não excedendo o prazo permitido de 4 horas em uma mesma vaga. O valor a ser cobrado para carros será de R$2,00. Para motocicletas será cobrada uma tarifa de R$ 0,60, respeitando período permitido de permanência. 



Avó é suspeita de ter jogado o neto do 1° andar de prédio na Bahia

Foto: Reprodução l BNews

Uma avó é suspeita de ter jogado o neto de três meses do 1° andar de um prédio, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. Segundo o site Bocão News, os moradores relataram a mãe da criança que saiu gritando, contando que a avó jogou o bebê. Não há informações sobre o que motivou o crime. Ela foi autuada em flagrante pela Polícia. Segundo o Centro Integrado de Comunicação da SSP (Cicom), o caso aconteceu na Rua Paquetá, no edifício de número 96. A vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) em estado grave. 



Brumado: Igreja Universal realiza 'Unisocial' no bairro irmã Dulce

Foto: Divulgação

No último domingo (31), foi realizado no bairro Irmã Dulce, em Brumado, o projeto "Unisocial", da Igreja Universal. O Unisocial é a união de todos os grupos da Igreja Universal: Obreiros, Evangelização, Força Jovem, Calebe e outros. O objetivo é levar vários serviços gratuitos para a população. Todo mês a universal realiza este evento não apenas em Brumado mas na Bahia e no Brasil, onde tem uma Igreja, tem um grupo de voluntários, com o objetivo de realizar ações sociais, além de levar a palavra de Deus para os aflitos. O evento também realizou sorteios de cestas básicas e kits de higiene pessoal.

 



Brumado: Policiais da 34ª CIPM recuperam bolsa roubada de trabalhadora

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na manhã desta quarta-feira (03), por volta de 11h15min, as guarnições de Motopatrulhamento Carcará, em rondas pela rua Virgílio Ataíde, no bairro do Mercado, em Brumado, colheram informações e acabaram encontrando uma bolsa que havia sido furtada de uma senhora no dia 25 de março. Os policiais recuperaram nessa ocasião uma quantia em dinheiro e os documentos subtraídos. Por essa razão, mantiveram contato com a vítima e apresentaram os pertences à Delegacia, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.



Brumado: Uneb realiza debate sobre 'Ditadura nunca mais: 55 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil'

Foto: Divulgação

No dia 1° de abril, o Brasil se viu diante do marco dos 55 anos de Golpe Civil-Militar no país. Este episódio instaurou uma ditadura que durou 21 anos, marcada por assassinatos, tortura, censura e desrespeito aos direitos e garantias fundamentais. O Projeto de Educação em Direitos Humanos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DCHT Campus XX, Brumado), em parceria com o Centro Educacional de Educação Profissional, estará realizando uma discussão intitulada: “Ditadura nunca mais: 55 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil” abordando os impactos, processos e retrocessos referentes a este período. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (3) às 19h, no Centro Educacional de Educação Profissional (CEEP), antigo Colégio Modelo. Os debatedores serão a Prof.ª Conceição Amorim, Licenciada em História, o Prof.º Alexandre Xandó, Meste e Doutorando em Memória, Linguagem e Sociedade e Igor Araújo, Estudante de Direito da UNEB e Coordenador Geral do Centro Acadêmico Luiz Gama. O debate será aberto a toda a comunidade.



Brumado: Prefeitura é acusada de não cumprir lei que obriga eleições para escolha de diretor em escolas públicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Brumado foi provocada pela Auditoria Pública do Município de Brumado (Aucib), com uma ação por improbidade administrativa contra o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, e a secretária municipal de Educação, Edinéia Ataíde, por promoverem a escolha de diretor e vice-diretor nas escolas da rede municipal. O motivo alegado pela Aucib é de que, mesmo previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Educação e no próprio estatuto dos servidores do magistério, criado pelo município de Brumado em 2016, o prefeito assumiu os riscos de não realizar as eleições. O 97NEWS apurou ainda que na administração anterior já havia sido tentado, estabelecer as eleições. Mas mesmo assim, os cargos de diretor e vice-diretor continuariam sendo de livre provimento, nomeados pelo prefeito. Três anos depois da criação do estatuto, a nova gestão não aceita a decisão, que segundo ele é uma forma de democratizar a escolha dos dirigentes das escolas. A proposta era que servidores da escola, pais e alunos fossem consultados sobre quem seria o diretor e o vice-diretor de cada unidade. Os critérios, a forma do processo e os demais detalhes foram definidos no estatuto. “Tudo na escola tem que ser democrático. O prefeito tinha a obrigação legal de consultar a população, os pais, os alunos e os professores. Gestão democrática é isso”, declarou Genivaldo Azevedo, presidente da Aucib. Conforme previsto no estatuto, as eleições deveriam ter sido realizadas em 2018. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.



Brumado: Vestibular para Biologia está aberto na UAB

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

 A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), publicou edital para seleção de alunos para cursos de graduação na modalidade à Distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para o Polo da UAB em Brumado, serão ofertadas 30 vagas no curso de Licenciatura em Biologia. As vagas são para o público em geral e as inscrição estarão abertas no período de 4 a 30 de abril. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet através do site (Clique Aqui). Os cursos são totalmente gratuitos, com duração de 4 anos. 

 



Polícia Civil de Brumado recupera veículo furtado em Guanambi

Foto: Divulgação

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Brumado, recuperaram nesta terça-feira (02), em Brumado, um veículo Volkswagen Gol, furtado na madrugada do dia 29 de março, na cidade de Guanambi-BA. De acordo com o registro da ocorrência, a vítima havia deixado o carro estacionado na porta da sua residência, como de costume, e não o encontrou quando saiu para trabalhar no dia seguinte. Os criminosos abandonaram o veículo no trecho entre Brumado e Sussuarana, no km 390 da BR-030. As investigações seguem em curso na busca da autoria do furto.



Rádio Web é assaltada em São Paulo e roubo é transmitido ao vivo

Foto: Reprodução l Vídeo

A rádio online SOT, em São Paulo, foi assaltada na noite de terça-feira (2) enquanto um programa era transmitido ao vivo pelas redes sociais. Segundo a polícia, pelo menos cinco ladrões participaram da ação, que ocorreu no estúdio da rádio, no Jardim Paulista, Zona Oeste de São Paulo. Um dos assaltantes estava armado. O grupo recolheu celulares, relógios, colares e correntes de apresentadores e convidados. Entre as vítimas, estava o cantor Pinha Presidente, ex-integrante do grupo de pagode Exaltasamba. Além de Pinha, estavam no estúdio: os apresentadores Jocimar Martins, mestre-sala da Mocidade Alegre, e Ronaldo Brás; Grazzi Brasil, intérprete da Vai-Vai, e Tassiane Martins, Miss São Paulo Plus Size.

 



Ministério Público pede que promotores cumpram meia-entrada em eventos de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na terça-feira (02), a 1ª Promotoria de Brumado, cobrou que produtores de eventos do município ofereçam meia-entrada à estudantes. Em Brumado, já existe uma investigação que apura a não cobrança de meia-entrada por um produtor de eventos. O acusado também é suspeito de realizar venda casada, para festas open bar, as que têm bebidas e alimentos inclusos no pagamento do ingresso, o que é considerado crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. Conforme o promotor Millen Castro Medeiros de Moura, os produtores devem colocar à disposição do público cerca de 40% do total de ingressos em meia-entrada. Para isso, acrescenta o promotor, devem também divulgar o número de meia-entrada disponível desde o começo das vendas. Até pelo menos 48h antes dos eventos, a meia deve ser garantida. Segundo a promotoria, em eventos open bar, a meia-entrada também deve ser vendida. Neste caso, serviria para quem quer tem apenas acesso à festa. Tem direito à meia-entrada s estudantes, jovens de baixa renda, idosos, e pessoas com deficiência.  



Morador de Catolândia acusa ex-namorado de sua filha de comprar carro e não pagar; o suspeito seria de Brumado

Foto: Divulgação

Um brumadense de prenome Ricardo, é acusado de ter comprado um veículo Gol, com placas JOD-6983 de Barreiras no valor de R$ 12 mil, mas não retornou mais para efetuar o pagamento. O verdadeiro proprietário, Hailton Tomaz Pereira, de 45 anos, morador de Catolândia, no Oeste da Bahia, disse que vendeu o veículo para o ex-namorado de sua filha, com a promessa de ele arrecadar o restante do dinheiro. O negocio foi realizada em Catolândia, mas segundo Hailton, Ricardo ha cerca de seis meses não voltou mais na cidade. A compra foi efetuada em outubro de 2018, onde foi realizado o acordo verbal. De acordo com Hailton, o 'DUT', que é o documento de transferência do veículo ainda está em nome do antigo dono, Antônio Ferreira de Souza. Na tarde desta terça-feira (02), Hailton, entrou em contato com a nossa Redação no intuito de localizar o autor, sem êxito, então resolveram denunciar o caso como estelionato. 

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Hailton, o brumadense morou com sua filha por vários meses, e acabou adquirindo confiança da família. "Ele morou conosco aqui um bom tempo, se interessou pelo carro e disse que iria ficar com o veículo", relatou. Com a promessa de sair para buscar o dinheiro, conforme o proprietário, o brumadense não voltou mais. "Ainda consegui falar com ele um bom tempo através de ligações, mas depois de alguns meses, ele mudou o número e não consegui falar mais", afirma o agricultor. O homem ainda acrescentou que o veículo era o único meio de locomoção da família, que ganha a vida trabalhando no campo. "Ele me conhece, sou um pai de família, tenho meus filhos para criar, como é que ele faz isso comigo", lamentou o morador de Catolândia.