Diferente de outros municípios, Brumado repassa com antecedência o recurso para o tratamento de Terapia Renal Substitutiva (TRS), diz Secretário de Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cerca de sete mil pacientes que fazem hemodiálise nas 38 clínicas conveniadas ao SUS na Bahia, oito delas estão com o tratamento ameaçado. Alguns já estão tendo sessões canceladas por falta de material. As unidades afirmam que não têm recebido o repasse da prefeitura e estão sem dinheiro para comprar insumos, medicamentos e pagar os funcionários. Para tentar resolver a situação, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), busca junto ao Ministério da Saúde, uma solução para que os pagamentos da terapia com recursos do Governo Federal, sejam feitos direto para as clínicas de diálise, e não mais por intermédio das secretarias municipais ou estaduais. De acordo com a Associação, o objetivo é evitar os constantes atrasos no repasse de recursos e a valores defasados praticados pela rede pública de saúde. Indo de encontro aos índices Estaduais, o município de Brumado se destaca das demais prefeitura, ao que se refere ao tratamento de Terapia Renal Substitutiva (TRS). 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao 97NEWS, o Secretário Municipal de Saúde, Claudio Feres, afirmou que a prefeitura repassa o valor antes dos cinco dias previsto em Lei. "Após o pagamento do Ministério ao município, antes mesmo de completar os cinco dias previsto na Lei, nós repassamos o valor para a Clínica de Hemodiálise, mostrando assim o compromisso que a prefeitura tem com a saúde", ressaltou Feres. O secretário também fez questão de destacar que o valor varia conforme o número de pacientes. "Atualmente Brumado paga em torno de R$ 600 mil por mês pelo tratamento, e esse compromisso é honrado todos os meses", esclareceu. O secretário disse ainda que a garantia desses pagamentos contribui para um bom funcionamento da Clínica, trazendo assim um conforto aos pacientes. "Nós sabemos da dificuldade de se manter uma clínica, pois tem a manutenção de equipamentos de alta complexidade, materiais e pessoal, lidando com diversas vidas que dependem daquelas máquinas para sobreviverem. A prefeitura vem dando total apoio a hemodiálise do nosso município", ressalta Cláudio que completou ainda, no qual essa foi uma conquista do prefeito Eduardo Vasconcelos. "É bom lembrar que esses pacientes tinham que se locomoverem por vários quilômetros para realizar o tratamento em Vitória da Conquista por até três vezes por semana, em busca de atendimento. E hoje não, temos esse tratamento em Brumado", finalizou o Secretário de Saúde.