ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

Rui Costa e russos celebram compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

Foto: Divulgação

O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O ato aconteceu na tarde de segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril. Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho e com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”. O CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria com o Governo da Bahia. “Esta parceria é muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível. Lembramos que a Sputnik V já foi vendida para 51 países”, afirmou Kirill Allexandrovich Dmitriev.



Brumado registra mais 7 óbitos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), o município de Brumado registra 5.955 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.605. Entre os diagnósticos: 56 internações, 91 óbitos, 631 pacientes em tratamento e 5.233 recuperados. No momento, 185 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.198 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bahia: Governo anuncia auxílio para famílias de baixa renda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) anunciou durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), a criação de um auxílio para beneficiar as famílias de baixa renda durante a pandemia. “Nós vamos mandar um projeto de lei pra Assembleia Legislativa para apoiar as famílias de baixa renda que estão aí na faixa da extrema pobreza com uma renda complementar”, explicou o governador. Apesar do anúncio, as informações como a quantia que deve ser paga e o período não foram divulgados. No entanto, o gestor baiano estima que cerca de 300 mil famílias sejam beneficiadas. O governador afirmou que vai se reunir com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, para discutir o assunto ainda nesta segunda-feira. De acordo com Rui, para receber o benefício, a matrícula dos alunos nas escolas deve ser uma condicionante para o pagamento do auxílio, devido a isso, o cartão onde os estudantes já recebem o auxílio-alimentação pode ser aproveitado para o depósito desse novo recurso.



Brumado: Presidente da Câmara adia sessão que votaria projeto de compra de vacinas da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Marcada para a tarde desta segunda-feira (15), a sessão da Câmara previa a votação do Projeto de Lei (nº 023/2021), que autorizava o poder Executivo comprar vacinas contra a Covid-19. Também nesta mesma sessão, seria ouvido o Secretário Municipal de Saúde, o enfermeiro Cláudio Soares Feres, no qual o mesmo seria sabatinado pelos vereadores sobre a real situação da pandemia no município e quais as estratégias da Pasta para conter o número de mortes e de casos ativos. Entretanto, o adiamento da Sessão no Poder Legislativo, pegou os vereadores de surpresa, tendo em vista que, o presidente da Casa, o vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, segundo os edis, avisou de última hora, via aplicativo de mensagens. De acordo com a Câmara, “diante do agravamento da situação da doença no município, a Câmara de Vereadores vem adotando e reforçando as ações visando o combate à proliferação do vírus e a preservação da vida”. A sessão foi adiada para a próxima sexta-feira (19), às 09h. Diferentemente da Capital do Minério, o município vizinho, Vitória da Conquista, fez o inverso da Capital do Minério, e nesta segunda, o Poder Legislativo da Capital do Sudoeste votou e aprovou o Projeto de Lei (nº 02/2021), que tem como finalidade a compra de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos direcionado aos procedimentos da pandemia. A sessão foi antecipada pelo presidente da Casa, Luís Carlos Batista de Oliveira (MDB), o Dudé.



Brumado: Empresário manda limpar por conta própria entulho de rua que margeia linha férrea na Vila Presidente Vargas

Foto: Leitor l 97NEWS

Dificultando a passagem de pedestres ou juntando moscas e animais, entulhos e lixo em ruas da Vila Presidente Vargas, em Brumado, irritam moradores. Em contato com a redação do site 97NEWS, o empresário Avilmar Leite de Souza, o popular "Geleia" disse que por várias vezes os moradores solicitaram da prefeitura a limpeza da comunidade, no entanto, nem sempre são atendidos. "Aqui só nos resta a gente mesmo limpar. Aqui mesmo do lado da minha casa eu paguei cerca de R$ 1.000 para limpar, isso é uma vergonha na Vila", relata. Ele contratou uma retroescavadeira e uma caçamba para remover pedaços de madeira, lixo, vegetação e resto de construção do local. "A prefeitura não limpa e nós somos obrigados a pagar, e olha que o presidente da Câmara de Vereadores mora ali ao lado", criticou fazendo referências ao vereador José Carlos Marques, o Zé Carlos de Jonas, que também mora na localidade. 

Foto: Leitor l 97NEWS

Ainda segundo o empresário,  é comum ver montes de lixo pelas ruas da Vila, tanto em vias principais quanto em locais mais afastados. "Com esse entulho aqui, dificulta a passagem de pedestres, deixando pessoas que andam a pé, mais vulneráveis no trânsito. Perto do trilho da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Conforme Geleia, essa não é a primeira vez que ele paga para limpar o local. "Já é a segunda ou terceiro vez que mando fazer isso, cadê o representante dessa comunidade que é vereador. Aliás, presidente da Câmara né?", questiona Avilmar.



Bahia tem novo recorde de internados em UTI Covid; foram 80 mortes em 24h

Foto: Divulgação

A Bahia registrou no domingo (14) um novo recorde de pacientes internados em leitos de UTI Covid, desde o início da pandemia. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), são 1.137 pessoas nesta situação, 26 delas crianças ou adolescentes. Com isso, a ocupação de leitos de UTI adultos atingiu 89%. Nas últimas 24h, 80 óbitos foram registrados por causa da doença - são 13.239 mortes desde o início da pandemia no estado. O boletim epidemiológico deste domingo também contabilizou mais registrados 2.916 casos de Covid-19, sendo que 743.064 já foram confirmados até o momento. Dentre os óbitos, 56,02% ocorreram no sexo masculino e 43,98% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,96%, preta com 14,95%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,48% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,21%). Os números de pacientes à espera de leitos mostram que o sistema de saúde baiano continua sob pressão. Às 15h de domingo, 495 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 255 pedidos eram para internação em leitos clínicos adultos. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.



15 de março - Dr. Jorge Malaquias Filho parabeniza o Consumidor pelo seu dia

Foto: Divulgação

Hoje (15) comemoramos o Dia Mundial do Consumidor, data celebrada desde 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, primeiro líder mundial a enfrentar diretamente a questão dos direitos do consumidor, enviou ao Congresso mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores, dentre estes o direito a segurança, informação e escolha. No Brasil, a proteção do consumidor ascendeu a status constitucional, de direito e garantia fundamental, exposto no inciso XXXII do art. 5º da Constituição Federal e regulamentado pela Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor. O CDC representa um microssistema jurídico, com normas que dispõem acerca da proteção do consumidor sob todos os aspectos, em caráter interdisciplinar: normas de natureza civil, administrativa, penal e processual civil, todas coordenadas entre si. A publicação da Lei Consumerista registrou grande avanço na defesa dos direitos do cidadão vulnerável, por representar política pública de interesse social inegável, sendo louváveis os avanços atingidos. Contudo, desafio atual é a eficácia desta legislação – busca incansável de toda a advocacia e de consumidores nos Tribunais pátrios. A comemoração deste dia reforça a necessidade de que toda a sociedade reflita sobre o movimento consumerista e o respeito ao cidadão consumidor, que luta arduamente para ver seus direitos observados, sempre se valendo da intervenção do Poder Judiciário. Os avanços vêm a passos lentos, mas não podemos esmorecer, nem retroceder. A todos os consumidores, mola propulsora da movimentação econômica em geral, que devem ser tratados como a alma do negócio, nossos parabéns. Desejamos que seus direitos sejam respeitados e suas obrigações cumpridas.



Vale-alimentação estudantil começa a ser pago a partir do dia 23 de março

Foto: Reprodução

Mais um crédito do vale-alimentação estudantil será realizado pelo Governo do Estado, a partir do dia 23 de março. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, durante a aula inaugural da rede estadual de ensino, nesta segunda-feira (15). O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre o novo montante destinado ao vale-alimentação estudantil. “Serão destinados mais R$ 44 milhões, que, junto aos recursos já creditados até agora, somam R$ 220 milhões de investimentos com recursos próprios do Estado. Além do vale-alimentação, teremos também investimentos nas bolsas de 100 reais para 52 mil estudantes monitores do Mais Estudo. Serão dois monitores por turma. E tudo isso ressalta os esforços do governador Rui Costa em assistir aos estudantes e às suas famílias, neste momento de pandemia, mesmo com a baixa arrecadação no Estado”, afirmou. Todos os estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino têm direito ao vale-alimentação de R$ 55. O recurso, depositado no cartão Alelo e do qual os estudantes já têm acesso, poderá ser usado em qualquer um dos 18 mil estabelecimentos que aceitem a bandeira Alelo nos 417 municípios, distritos e povoados da Bahia. O cartão vale-estudantil é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.



Oeste: Incêndio atinge carretas em pátio de posto de combustível em Barreiras

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu quatro carretas, na madrugada desta segunda-feira (15), no pátio de um posto de combustível de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso ocorreu na BR-242 e não deixou feridos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM/Barreiras) foram deslocadas por volta da 0h30, e encontraram os veículos em chamas. Os bombeiros então atuaram para evitar a propagação do fogo aos semirreboques, uma vez que os cavalinhos (cabines) já haviam sido atingidos. Os bombeiros trabalharam durante toda a madrugada desta segunda-feira (15) conseguiu debelar o fogo por volta das 7h. Além de atuar com várias linhas de mangueiras, as equipes precisaram retirar parte da soja de um dos veículos, para identificar um dos focos de incêndio. Ainda segundo os bombeiros, não há informações sobre o que causou o incidente. A coreporação destacou, entretanto, que a disposição das carretas, que estavam estacionadas uma ao lado da outra, pode ter contribuído para a propagação do fogo entre elas.



Brumado: Fiscalização da prefeitura visita instituições financeiras visando cumprimento do Decreto que restringe quantidade de clientes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (12), a prefeitura municipal de Brumado, publicou um Decreto (nº 5.431) no qual estabelecem restrições à agencias bancárias e casas lotéricas, para combater a propagação do coronavírus (veja aqui). Com a medida, que passou a valer nesta segunda-feira (15), fica determinado aos bancos e instituições financeiras restrições à entrada e permanência de clientes em seu interior, com contingente de 30% de sua capacidade. Alem disso, o acesso de clientes a qualquer estabelecimento comercial ou prestação de serviços, fica limitado a uma pessoa a cada 15m² por área destinada ao público. O decreto também estabelece que cada estabelecimento comercial, especialmente as instituições financeiras e lotéricas, fica responsável pela organização de filas, seja no interior ou exterior, preservando o distanciamento de 1,5 entre os clientes. Visando o cumprimento das restrições publicadas pela gestão municipal, a prefeitura montou uma operação, na qual envolve Secretaria da Fazenda, Guarda Civil Municipal, SMTT, Sesau, Semar e Infraestrutura. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, o fiscal de Tributos, Maurício Trindade, disse que após a publicação do Decreto, a operação prevê orientar aos donos e gerentes dos estabelecimentos, a cumprirem as medidas. "Hoje [15] especialmente a gente esta orientando as instituições financeiras para elas se adequarem. Porque a partir de amanhã e até quando for necessário, nós vamos cobrar e notificar, caso as empresas não cumpram as medidas de restrição", disse. De acordo como o fiscal, após esse período de orientações, mesmo assim, a instituição financeira seja ela bancos ou casas lotéricas não cumprindo o decreto, nós vamos interditar", relata. Conforme Maurício, um dos grandes problemas nas instituições financeiras são as filas. "De um modo geral, os comerciantes alegam que conseguem controlar o número de clientes, mas a gente sabe que as filas é o maior problema, não só em bancos e lotéricas, mas em supermercados também", afirma. 



Começa a imunização para idosos com 77 anos ou mais contra a Covid-19 em Brumado

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (15), mais uma etapa de imunização contra a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, serão vacinados idosos com 77 ou mais e profissionais da saúde. As vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) para os idosos e na Policlínica Municipal, para os profissionais da saúde, de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.



Menino de 6 anos mantido em jaula pelo pai é resgatado no DF

Foto: Divulgação l Polícia Civil l DF

Policiais militares prenderam um homem de 31 anos suspeito de espancar o próprio filho, de apenas seis anos, e trancá-lo dentro de uma jaula, no Distrito Federal. O caso ocorreu por volta das 22h30 de domingo (14). De acordo com a Polícia Militar, a criança foi encontrada com marcas de espancamento e seminua. Testemunhas contaram que o menino foi agredido com um cabo USB após o pai brigar com a esposa. O agressor foi preso em flagrante e levado para a 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul. O crime é investigado como lesão corporal e violência doméstica. Ainda segundo relatos de quem presenciou a cena, a criança foi arrastada no chão e deixada na caçamba de um veículo, que é equipada com uma jaula. Os militares receberam uma denúncia anônima e compareceram ao endereço. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi levado à carceragem da corporação, onde se encontra à disposição da Justiça. O caso seguirá para o Ministério Público e para o Judiciário.

 

 



Agentes da GCM de Brumado se unem e realizam campanha para ajudar famílias carentes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas famílias têm passados por momentos difíceis. Por isso, comovidos com a situação, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado iniciaram uma campanha para arrecadar alimentos e ajudar a família. A "Campanha Azul Marinho", busca arrecadar alimentos durante a crise de saúde o desemprego que vem surgindo na cidade. Em entrevista ao site 97NEWS, o comandante da GCM, Jussimar dos Santos, destacou que a campanha busca junto ao comércio e a população ajudar os mais carentes. "Aos empresários e às famílias que podem, nos ajudem com esta campanha e amenizar o sofrimento de pais e mães que estão desempregados durante a pandemia. É muito triste você chegar em uma casa e ver que o armário dessas pessoas estão vazio", relata o comandante. 

Foto: Divulgação

Segundo Jussimar, com a rede de solidariedade, será possível arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal para serem entregues às famílias. "Nós sabemos que o momento é difícil pra todos, mas pedimos aos empresários que nos ajudem com o que puderem, no fim disso tudo, vamos somar juntos uma rede de solidariedade", destacou Santos. Para doar basta ligar nos números (77) 9.9999-7374 ou 9.9999-5149. Quem preferir pode se deslocar a té a sede da Guarda Municipal que fica localizada no anexo do antigo Derba, próximo ao Mercado Municipal, em Brumado. “Que atitudes como essa sirva de exemplo para outras pessoas com um único objetivo de  estender as mãos para o próximo”, disse a corporação.



Brumado: Manutenção preventiva pode ajudar a economizar combustível, destaca mecânico

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Manter o veículo em boas condições de uso, realizando avaliações periódicas, pode evitar o desperdício de combustível e, consequentemente, gastos desnecessários. "Diversos defeitos podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e também aumentar o consumo de combustível. Um exemplo é a falta de manutenção adequada dos filtros do combustível e ar", afirma Gleison da Silva Amorim, mecânico com 15 anos de experiência. Outro exemplo de falta de manutenção que pode elevar o consumo de combustível, segundo ele, é o sistema de suspensão, mesmo quando em bom estado, se o veículo apresentar problemas relacionados a geometria pode aumentar o consumo de combustível além de acelerar o desgaste dos pneus. "Alguns proprietários só trocam amortecedores, buchas, e outros itens da suspensão quando estão no limite. O interessante é trocar as peças antes disso acontecer para garantir uma estabilidade no veículo e garantir sua segurança", explica. Alguns hábitos também podem mexer no bolso do motorista, como circular com excesso de peso e calibração de pneus inadequada. “Quanto mais peso, maior o esforço para o carro se movimentar. Já se a calibração do pneu estiver abaixo da recomendada, o consumo será mais alto”, comenta. A recomendação é fazer a manutenção preventiva para evitar rodar com o veículo desalinhado e ou  peças comprometidas. “Nas avaliações periódicas, diversos itens relacionados à performance do veículo são checados. Dessa forma, é possível identificar falhas logo no início. Isso, além de impedir o elevado consumo de combustível, evita gastos e paradas desnecessários com maiores reparos”, conclui. Ele também chama a atenção para itens importantes do motor. "É importante trocar [velas] e cabos e limpar os bicos injetores, na maioria dos casos, esses itens são os vilões no consumo de combustível", afirma. O motorista Alex relata que muitos reclamam na hora de realizar a manutenção do veículo, mas segundo ele, a conta pode ficar mais cara quando essa revisão não é feita regularmente. "O prejuízo pode ser maior ainda quando a gente deixa para vir na oficina quando o carro apenas apresenta problemas, é importante vir periodicamente", ressalta o proprietário de uma Pagero diesel.



Pneumologista pediátrica - mais uma especialidade que passa a fazer parte do quadro de profissionais da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

O pneumologista pediátrico é o profissional responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças respiratórias que acometem desde recém-nascidos, crianças e adolescentes. Além disso, faz o acompanhamento de outras doenças sistêmicas que também podem ter repercussões respiratórias. As doenças respiratórias, como a asma, bronquite, rinossinusites, rinite alérgica e pneumonia são muito prevalentes na infância e adolescência. Buscando atender a essa necessidade de Brumado e região a Clínica Mais Vida passa a ofertar em seu quadro a especialidade de pneumologista pediátrica firmando parceria com a Dra. Jaqueline Luz. A especialista destaca que as doenças respiratórias são muito comuns na infância e podem ter várias causas, como vírus, e cita como exemplo da infecção pelo coronavírus, podendo ainda ser causadas por bactérias, fungos. Além das causas pulmonares, outras causas muito comuns são alérgicas, relacionadas a prematuridade, e genética, como a fibrose cística, doença muito grave que pode acometer outros órgãos, mas que pode ser detectada precocemente pelo teste do pezinho. Salienta que o corpo humano precisa de um equilíbrio num todo para uma vida saudável, porém ao se tratar das doenças respiratórias é preciso destacar que as crianças que têm falta de ar diariamente, infecções respiratórias recorrentes, e que precisam buscar com frequência pronto socorros, sendo muitas vezes internadas, pode impactar significativamente a qualidade de vida dessa criança, podendo causar um déficit no crescimento e desenvolvimento. Por isso, o acompanhamento com um especialista em pneumologia pediátrica é essencial para impedir que as doenças respiratórias evoluam para condições mais graves, que podem deixar sequelas a longo prazo. O especialista também é um profissional capacitado para ajudar os pais no aprendizado de boas práticas nos cuidados com a doença dos filhos. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Polícia Militar apreende 15 pessoas em bares desrespeitando decreto estadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar prendeu no último domingo (14), cerca de 15 pessoas em bares na zona rural e urbana de Brumado. As apreensões aconteceram por desrespeito ao decreto estadual do governo da Bahia, com medidas restritivas para frear o avanço da Covid-19, o novo coronavírus. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) recebeu denúncias de bares em pleno funcionamento com pessoas se aglomerando e consumindo bebidas alcoólicas na zona urbana nos bairros: Hospital, Dr. Juracy, Malhada Branca e Apertado do Morro. Já na zona rural, aglomerações foram registradas nas comunidades de Umburanas, Lagoa Funda, Campo Seco, Riachão, e Furado dos Veados. Em uma das ocorrências, o dono de um bar fugiu, quando percebeu a chegada da polícia. A PM também agiu em diversos churrascos privados com aglomerações e cervejas. Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Brumado. O decreto de toque de recolher, suspende todas as atividades que não são consideradas essenciais, toda sexta-feira às 17h até às 05 da segunda-feira (15). Segundo informou a polícia militar, as ações continuarão em todo o município.



Brumado: Prefeitura recebe do Ministério da Saúde três respiradores de alta performance

Foto: Luciano Santos l 97News

A prefeitura de Brumado recebeu no último sábado (13), três respiradores de alta performance. Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, para auxiliar vítimas no tratamento à Covid-19. Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, os ventiladores já estão no atendimento aos pacientes no Centro de Atendimento Covid-19, a UPA COvid. Até o momento, 13 ventiladores estão destinados ao tratamento do novo coronavírus em Brumado. A cidade aguarda o envio de dez novos ventiladores solicitados ao governo da Bahia. De acordo com o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, o governador Rui Costa (PT), já autorizou o envio dos equipamentos. Ele acredita que os ventiladores devem chegar esta semana.



Brumado registra mais 3 óbitos de Covid-19 nas últimas 24h; 663 estão em tratamento

Foto: Divulgação

No domingo (14), o município de Brumado registrou 5.846 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15.410. Entre os diagnósticos: 55 internações, 84 óbitos, 663 pacientes em tratamento e 5.099 recuperados. No momento, 156 ainda aguardam resultado laboratorial e 8.152 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Fiocruz anuncia que receberá da AstraZeneca o dobro de IFA para produção de vacina; 30 milhões de doses estão prevista

Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou na sexta-feira (12) que receberá da AstraZeneca este mês o dobro do número de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é matéria-prima para a produção da vacina, previstos para março. Segundo a nota, serão enviados da China, em março, quatro lotes de 256 litros cada, com quantidade de insumo suficiente para a produção de cerca de 30 milhões de doses de vacina. Com isso, a produção de vacinas na Fiocruz estará garantida até o final de maio. Com a obtenção da licença para exportação das autoridades chinesas na manhã de sexta, a AstraZeneca informou o adiantamento de dois lotes a mais, totalizando o envio de quatro lotes em março. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu na sexta-feira o registro para a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. O imunizante, que é produzido no Brasil pela Fiocruz, foi a principal aposta do governo brasileiro para a imunização da população. A vacina da AstraZeneca já tinha autorização para uso emergencial no Brasil, mas fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. A Fiocruz espera entregar cerca de 222 milhões de doses neste ano, sendo 112 milhões até julho. Em nota, a fundação afirmou que com o registro, poderá entregar as primeiras doses na semana que vem. Caso a Fiocruz deseje registro para a produção 100% nacional, deverá encaminhar à Anvisa informações sobre o processo de fabricação do IFA no Brasil e a agência avaliará os dados para a alteração do registro e inclusão do imunizante produzido nesses termos.



Caetité: Unacon começa a receber pacientes com covid-19

Foto: Divulgação

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), implantada no Hospital Municipal de Caetité, começou a receber pacientes diagnosticados com a covid-19 para tratamento nos leitos laboratoriais do equipamento. Pacientes da região de Caetité já estão sendo encaminhados para serem tratados no hospital da cidade, visto que o sistema de saúde da região encontra-se em escassez de vagas dedicadas ao tratamento de pessoas diagnosticadas com a covid-19. Na última quinta-feira (11) foi instalado um tanque de oxigênio, com capacidade de 5 mil m³. Além disso, um necrotério será construído na unidade. Os dois itens são fundamentais para a reabertura da Unacon. De início, 10 leitos de UTI começarão a funcionar a partir deste domingo (14). Os pacientes que chegarem a unidade hospitalar, farão uso de 20 leitos cli?nicos e 10 leitos de UTI para pacientes Covid. A UNACON tem capacidade de expandir em mais 50 leitos de atendimento. Atualmente, até 60 pacientes podem obter suporte no equipamento hospitalar, segundo a unidade hospitalar.